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sexta-feira, 6 de maio de 2016

A GM CUMPRIU A PROMESSA. CHEGOU A VERSÃO DA SUA PICAPE GRANDE AO MERCADO BRASILEIRO: A S10 2017, CHEIA DE TECNOLOGIA, INCLUSIVE O SISTEMA ON STAR, COM NOVO VISUAL, MELHOR DESEMPENHO, ALERTA DE COLISÃO, FARÓIS DE LED, MULTIMÍDIA DE ALTA EFICIÊNCIA, MAIS CONFORTÁVEL NO USO URBANO, SEM AS VIBRAÇÕES E RUÍDOS DAS VERSÕES ANTERIORES. SÃO 13 VARIAÇÕES DE CONFIGURAÇÕES E QUATRO VERSÕES DE ACABAMENTO. OS PREÇOS VARIAM DE R$ 105.290 E R$ 167.490



São Caetano do Sul - Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10 estreia no Brasil com importantes evoluções mecânicas e de conteúdos que a posicionam como a mais tecnológica do segmento.

Referência em robustez e força, a picape da Chevrolet, com este novo conjunto, estabelece um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado em picapes médias nacionais.

Tudo para atender aqueles consumidores que buscam um veículo 4x4 valente e multifuncional também para o uso urbano - como já ocorre nos Estados Unidos, onde as “trucks” imperam.


“Pegamos o conceito da versão norte-americana da picape Colorado e o trouxemos para a Nova S10. Assim, a picape brasileira reforça sua capacidade todo-terreno agregando o conforto de um carro de passeio”, explica Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors.

Para isso, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.

A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. 




O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. 




Mas ela continua sendo a mais potente e forte do segmento de picapes, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).



Do ponto de vista estético, no entanto, a versão 2017 da picape é logo percebida pela nova identidade visual, em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto.

Novo design
A maioria das novidades está na parte dianteira. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. 


A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.

O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.


Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. 

Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.

Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual harmônico do conjunto.

O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.


Em relação a paleta de cores, o Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. 


Elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili e Cinza Graphite.

Prestígio interno

A cabine também acompanha o salto de sofisticação. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.


Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.

A Nova S10 traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo – relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. 


O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. A novidade alerta quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante.

O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. 

O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.

Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. 


E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.

Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. 

Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.

“As mudanças visuais, a aplicação de materiais nobres e o uso de tecnologias hi-tech reforçam a imagem vanguardista da S10”, diz Carlos Barba, diretor de Design da Chevrolet.

“Desde que lançou o modelo em 1995, a Chevrolet tem sido a empresa que melhor vem interpretando as necessidades e os desejos do consumidor de picape no Brasil. Foi com base nessa experiência que concebemos a Nova S10”, acrescenta o executivo.

Um novo carro




A versão 2017 da picape média da Chevrolet está mais sofisticada em todas as suas configurações. 

Entre os novos itens de comodidade disponíveis, destacam-se:
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor central eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Acionamento remoto da ignição;
- Sistema de áudio premium de alta definição;
- Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis.

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). 




Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

A Nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adotar sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a veículos de categorias superiores.


O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista.


Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. 

Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

“Estudo de mercado aponta que 67% dos acidentes são frontais. A grande maioria de pequena ou média monta porte e provocado por distrações. 

O alerta de colisão mostra-se relevante, principalmente neste tipo de situação”, justifica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors.

Eficiência energética
A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. 




Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.

O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e freios de baixo arrasto, da mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.


OnStar
Outra inovação que a Nova S10 traz para o segmento de picapes é o OnStar. A tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil.

O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.


Na Nova S10, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. 


É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.


Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.

Funcionamento simples
Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.


A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. 


Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento.



Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.

O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.


O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.

Na Nova S10, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. 


Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
A Nova S10 chega à rede 
concessionária da marca em maio.



Cabine Simples
LS 2.8 Diesel 4x2 - R$ 105.290
Itens de série: duplo airbag, freios ABS com EBD, rodas de aço de 16 polegadas, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rádio com Bluetooth e USB, direção elétrica, sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Cabine Dupla
LT 2.5 Flex 4x2 - R$ 97.890
Itens de série: duplo airbag, freios ABS com EBD, farol de neblina, desembaçador traseiro, roda de alumínio de 16 polegadas, capota marítima, ar-condicionado, controle de cruzeiro, direção com ajuste de altura, travas e vidros elétricos, espelhos retrovisores externos elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, sistema multimídia MyLink 2 com tela de 7 polegadas.

LTZ 2.5 Flex 4x2 - R$ 113.690
Itens de série: todos da versão LT, mais controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, lanterna de neblina, sensores de chuva e de luz, alerta de saída de faixa e colisão frontal, rack de teto, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital, volante multifuncional, espelho retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento frontal, luz de condução diurna, MyLink com tela de 8 polegadas e sistema OnStar.

LT 2.5 Flex 4x4 - R$ 106.590
Itens de série: os mesmos da LT 2.5 Flex 4x2.

LTZ 2.5 Flex 4x4 - R$ 120.790
Itens de série: os mesmos da LTZ 2.5 Flex 4x2.

LT 2.8 Diesel 4x2 - R$ 127.290
Itens de série: todos da versão LS cabine simples, mais farol de neblina, desembaçador traseiro, roda de alumínio de 16 polegadas, capota marítima, controle de cruzeiro, direção com ajuste de altura, retrovisores externos com ajuste elétrico e indicador de direção, multimídia MyLink 2 com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro.

LTZ 2.8 Diesel 4x2 - R$ 150.190
Itens de série: todos da versão LT, mas transmissão automática, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, lanterna de neblina, sensores de chuva e de luz, alerta de saída de faixa e de colisão frontal, rack de teto, roda de 18 polegadas, ar-condicionado digital, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, cãmera de ré, sensor de estacionamento frontal, acionamento remoto da ignição, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luz de condução diurna, MyLink 2 com tela de 8 polegadas e sistema OnStar.

LT 2.8 Diesel 4x4 - R$ 139.290

Itens de série: os mesmos da LT 2.8 Diesel 4x2.

LTZ 2.8 Diesel 4x4 - R$ 160.390
Itens de série: os mesmos da LTZ 2.8 Diesel 4x2.

High Country 2.8 Diesel 4x4 - R$ 167.490

Itens de série: todos da versão LTZ, mas lanternas em LED, rack de teto com barras transversais, santo antônio, estribos laterais, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos com acabamento premium perfurado, rodas de 18 polegadas com design exclusivo.



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