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quarta-feira, 4 de maio de 2016

EMPRESAS DO GRUPO INVEPAR ADEREM AO MOVIMENTO MAIO AMARELo. NO DIA 25 DE MAIO, A LAMSA, QUE ADMINISTRA A LINHA AMARELA DISTRIBUI 100 ANYENAS ANTILINHA DE PIPA, NO PONTO DE APOIO, APÓS O TÚNEL DA COVANCA, NO RIO DE JANEIRO, ENTRE AS 9 E AS 17H. NOS PARECE QUE ESSE NÚMERO SERÁ INSUFICIENTE. OUTRAS CONCESSIONÁRIAS DE RODOVIAS FARÃO NAS SUAS ÁREAS CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO A FAVOR DA DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES


O Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes no trânsito, vitimando cerca de 43 mil pessoas por ano, de acordo com dados de 2013 do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), do Governo Federal. 

No mundo, os acidentes de trânsito são a principal causa de falecimento de jovens, segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2013. 

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas perderão a vida no trânsito até 2020 e 2,4 milhões, em 2030. 

Para ajudar a frear estas estatísticas alarmantes, as empresas do grupo Invepar, em parceria com o Instituto Invepar, participarão do Maio Amarelo, um movimento multissetorial que envolve o Poder Público e a sociedade civil com o objetivo de chamar a atenção para o tema segurança viária.

As concessionárias do grupo, que atuam nas áreas de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana, em diversos estados, prepararam uma série de ações voltadas para os usuários e o público interno com foco no papel de cada um para garantir deslocamentos mais seguros. 


No Rio de Janeiro, a LAMSA, que administra a Linha Amarela, vai distribuir no dia 25/05, das 9h às 17h, em parceria com o Detran, 100 antenas antilinha de pipa no Ponto de Apoio, após o Túnel da Covanca (sentido Barra da Tijuca), além de folhetos educativos e lixeiras para carro. 

Serão afixados também cartazes de conscientização nas cabines de pedágio, adesivo na fachada, banner no site e mensagens para os usuários no Twitter. 

O MetrôRio fará, em maio, o encerramento da edição 2015 do projeto "Pedalando para o Futuro", que incentiva crianças e jovens na prática do ciclismo, tendo o Código de Trânsito Brasileiro como base. 

Serão divulgadas também mensagens sobre a importância do tema nas redes sociais da companhia. 

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) vai distribuir aos usuários o Boletim CRT Boa Viagem com informações sobre a iniciativa.

Na Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), em São Paulo, a ação vai incluir cartazes nas praças de pedágio; distribuição de folhetos para os usuários; divulgação de alertas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo da via; cartazes nos pontos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU); mensagem no teleatendimento nas bases dos SAUs e divulgação no Facebook. 


Será realizada também palestra sobre Trânsito Legal nas escolas do Corredor Raposo Tavares. 

Além do evento "Acorda Motorista", destinado aos caminhoneiros, e focado na realização de testes rápidos de saúde e orientações de segurança.

Na Bahia, a Concessionária Bahia Norte (CBN) vai distribuir panfletos aos motoristas e realizar blitz educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e com o Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social. 


Já a Concessionária Litoral Norte (CLN), administradora da rodovia BA-099, que conecta a região metropolitana de Salvador até a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, vai promover a discussão da segurança viária em uma reunião com a diretoria do Fórum Sustentável Costa dos Coqueiros, visando que estes repliquem o assunto nas demais associações comunitárias da região. 

A Concessionária Via 040, que liga Brasília a Juiz de Fora, vai disponibilizar mensagens educativas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo da via, nas redes sociais e no site da via. 

E o GRU Airport, o maior aeroporto da América Latina, vai divulgar a ação por meio de banner no site e posts especiais nos perfis do Twitter e do Facebook.

Para ampliar o engajamento, as empresas do grupo vão disponibilizar também aos funcionários materiais com dicas e orientações de segurança no trânsito por meio de e-mails marketing; intranet; folhetos; wallpapers; móbiles; displays; bottons temáticos; TV corporativa; SMS e blogs. 


Além de matérias especiais nos quadros de avisos; mural eletrônico; informativos; boletins e revistas internas. 

O tema também será abordado nos programas Diálogo Diário de Segurança (DDS) e serão produzidas fotos institucionais dos colaboradores vestidos de amarelo em prol do movimento. 

Durante o mês de maio, será incentivado, ainda, o uso do laço amarelo que representa a ação.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Invepar, Claudia Jeunon, as ações programadas para o Maio Amarelo reforçam o compromisso das empresas do grupo com a segurança.


"Precisamos promover o debate do relevante papel de cada cidadão pela segurança nos deslocamentos diários. O Maio Amarelo é uma iniciativa fundamental para alertarmos a população sobre os riscos que condutas inadequadas no trânsito, como excesso de velocidade, circulação por áreas proibidas e desrespeito à sinalização, podem provocar, inclusive, em outros modais como metrôs e aeroportos", finaliza.

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