Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O Grupo PSA e a Aramisauto anunciam a abertura de negociações exclusivas visando à realização de uma aliança estratégica



O Grupo PSA e a Aramisauto, líder em vendas online de veículos seminovos, iniciaram negociações exclusivas para constituir uma aliança estratégica a fim de acelerar o desenvolvimento das vendas online de veículos seminovos e de serviços relacionados.

· Como parte do seu plano estratégico “Push to Pass”, o Grupo PSA pretende desenvolver uma atuação mundial no mercado multimarcas de veículos seminovos.

· A Aramisauto atua no mercado digital multimarcas, oferecendo veículos seminovos aos clientes particulares pela Internet.

Com esta aliança, o Grupo PSA poderá ingressar no mercado da vendas online de veículos seminovos ao lado de um dos líderes do segmento, assim como oferecer aos clientes da Aramisauto seus serviços de financiamento, seguros, garantia e manutenção dos veículos seminovos.

Esta aliança, que preserva plenamente a autonomia da Aramisauto, viabilizará a aceleração do seu crescimento, assim como seu desenvolvimento internacional, com o objetivo de dobrar o faturamento em menos de 5 anos, especialmente através da extensão dos seus serviços para diversos mercados europeus nos três próximos anos. 

Além disso, as sinergias identificadas, principalmente nas compras de veículos seminovos, levarão a uma otimização da rentabilidade.

Fundada em 2001 e pioneira nas vendas de automóveis online, a Aramisauto foi a primeira plataforma a oferecer aos clientes veículos seminovos recondicionados em uma fábrica dedicada, a garantia “Satisfeito ou 100% Reembolsado” e, recentemente, a entrega e a busca em domicílio através de um aplicativo.

Seu site, que contabiliza mais de um milhão de visitantes individuais por mês, deve chegar a 32 mil vendas no final de 2016 e a um faturamento de 360 milhões de euros.

O projeto reforça a oportunidade que representa o mercado em plena evolução dos veículos seminovos.

É um mercado que já está maduro para ser profundamente digitalizado e transformado. A aliança entre a Aramisauto e o Grupo PSA participará plenamente dessa dinâmica com a ideia de revolucionar a experiência do cliente através da criação de uma plataforma líder em compras e vendas de carros usados, graças ao modelo único da Aramisauto, que integra toda a cadeia de valor, controlando a qualidade dos veículos e o percurso do consumidor.

Esse projeto de aliança será concretizado após a obtenção do parecer das instâncias representativas dos empregados e está sujeito à autorização das autoridades responsáveis pela concorrência.

Por ocasião desse anúncio, Marco Lechantre, Diretor da Business Unit dedicada aos Veículos Seminovos do Grupo PSA, declarou: “Esta aliança entre dois líderes europeus de seus respectivos mercados criará, para ambos os parceiros, um forte potencial de crescimento no mercado de veículos seminovos e usados, que representa o dobro do mercado de veículos novos e no qual o Grupo PSA ainda está pouco presente”.

Para Nicolas Chartier, cofundador da Aramisauto: “Esta aliança com o Grupo PSA será para nós um acelerador de competitividade e de crescimento”. Guilherme Paoli, cofundador da Aramisauto, acrescenta: “Nossa ambição é nos tornarmos a solução preferida dos consumidores para comprar ou vender um automóvel usado na Europa.”

O Grupo PSA lança uma ofensiva no mercado de veículos seminovos

Carlos Tavares, presidente Mundial do Grupo PSA.
Confiante nos objetivos do seu plano estratégico de crescimento rentável “Push to Pass”, o Grupo PSA adota iniciativas destinadas a desenvolver sua presença no mercado de veículos seminovos.

A primeira fase de implementação da nova estratégia para veículos seminovos do Grupo foi concretizada com a criação, em 1º de setembro de 2016, de uma Business Unit dedicada aos Veículos Seminovos (BUVO – Business Unit Véhicules d’Ocasion) com abrangência mundial. 

A missão da BUVO, dirigida por Marc Lechantre, consiste em definir a estratégia e implementar planos de ação para garantir a realização dos objetivos de venda e de rentabilidade do Grupo PSA nos diferentes canais de comercialização de veículos seminovos.

A BUVO atua em 3 canais:
No mercado B2B, através da comercialização dos veículos “buy-back” do Grupo e no desenvolvimento de novas fontes de fornecimento de veículos seminovos, a fim de otimizar a rentabilidade da atividade de revenda de veículos seminovos.
No mercado B2C, mediante a aceleração das iniciativas de venda ao cliente final através das redes Peugeot Occasions du Lion e Citroën Select e das redes independentes, assim como pelo desenvolvimento de uma atividade de venda online multimarcas.
No mercado C2C, através da criação de uma atividade de venda de serviços aos clientes desse mercado, com ofertas ligadas a plataformas de Internet.

Para se beneficiar das oportunidades desse mercado em plena mutação, dinamizado por novos participantes, o Grupo PSA poderá contar com a sua rede (sua principal parceira), visando aumentar as vendas de veículos seminovos e os negócios induzidos pela atividade. 

O Grupo vai acelerar o desenvolvimento de suas atividades de veículos seminovos Peugeot Occasions du Lion e Citroën Select e criar uma atividade semelhante para a marca DS. 

Elas deverão ser propostas aos clientes nas redes do Grupo PSA em todo o mundo para garantir uma oferta de veículos seminovos e de serviços de qualidade.

Para acelerar o seu crescimento nos diferentes canais de comercialização, o Grupo PSA passa a desenvolver a venda online de veículos seminovos. 

O Grupo e a Aramisauto, líder em vendas online de veículos seminovos, anunciaram a abertura de negociações exclusivas para constituir uma aliança estratégica a fim de acelerar o desenvolvimento das vendas online de veículos seminovos e de serviços relacionados.

Essa aliança possibilitaria a entrada do Grupo PSA no mercado da venda online de veículos seminovos ao lado de um dos líderes do segmento e seria uma oportunidade de oferecer aos clientes da Aramisauto seus serviços de financiamento, seguros, garantia e manutenção dos veículos seminovos.

A mobilidade para o Grupo PSA consiste em oferecer aos clientes uma ampla gama de serviços conectados e de mobilidade que correspondam aos novos usos do automóvel em toda sua diversidade. Essas ofertas de serviços estarão reunidas sob a marca Free2Move.

Como parte de seu objetivo, o Grupo PSA pretende oferecer uma vasta gama de serviços ligados à mobilidade automotiva: serviço pós-venda multimarcas, leasing financeiro e novos serviços de mobilidade e venda de veículos seminovos.

Carlos Tavares, presidente Mundial do Grupo PSA, declarou: “Com o nosso plano “Push to Pass”, vamos nos beneficiar de todas as oportunidades ligadas à mobilidade automotiva, oferecendo aos nossos clientes uma iniciativa inovadora em matéria de seminovos. Pretendemos praticamente dobrar nossas vendas de veículos seminovos, visando chegar a 800 mil vendas até 2021 e multiplicar por 4 os lucros ligados a esta atividade”.

Ford vence com dobradinha as 6 Horas de Fuji, no Japão, com o novo GT. A prova do Campeonato Mundial de Endurance terá ainda duas provas este ano: as 6 Horas de Xangai e as 6 Horas de Bahrein



O novo Ford GT venceu mais uma vez na sua temporada de retorno às pistas, com uma sensacional dobradinha da equipe Ford Chip Ganassi Racing, nas 6 Horas de Fuji, no Japão, neste final de semana. 


Os pilotos Andy Priaulx e Harry Tincknell chegaram em primeiro no Ford GT 67, seguidos por Stefan Mücke e Olivier Pla no carro número 66. 

Os dois Ford GTs duelaram durante toda a prova válida pelo Campeonato Mundial de Endurance, aos pés do magnífico Monte Fuji.

"Vencer com dobradinha é uma grande recompensa ao trabalho duro dos pilotos e da equipe, com apoio da Ford em todo o mundo. É um grande resultado e agora vamos a Xangai e Bahrein esperando repetir o sucesso", comemorou George Howard-Chappell, líder da equipe.

Os dois Ford GTs largaram na primeira fila da categoria GTE, com o carro 66 em primeiro e o 67 em segundo. Mas foi Harry Tincknell, com o Ford GT 67, quem assumiu a liderança logo no começo. "Eu sabia que a primeira curva seria vital, apesar de ser uma corrida de 6 horas", diz Tincknell. "Fiquei contente de conseguir passar o Olivier Pla por dentro na curva um e depois mantivemos o mesmo ritmo."

Os dois Ford GTs fizeram uma largada limpa e correram em formação, ampliando a dianteira sobre a Ferrari na terceira posição. 

Até a metade, a prova correu sem problemas, quando Tincknell foi tocado por um Porsche classe GTE Am e entregou a liderança temporariamente para Pla, no Ford GT 66. 

Esse e uma pequena derrapada de Pla quando perseguia o carro 67 foram os únicos momentos de tensão para a equipe até o final.

"Com o carro 66 sempre colado em nós, cada volta foi difícil como uma qualificação. Mas não cometemos erros e o trabalho nos boxes foi brilhante", destaca Priaulx.

O Campeonato Mundial de Endurance terá mais duas corridas fechando a temporada, em novembro: as 6 Horas de Xangai, no dia 6, e as 6 Horas de Bahrein, no dia 19.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O SUV Chevrolet Tracker 2017 vai ter uma versão brasileira. O novo modelo é o primeiro do segmento equipado com motor turbo flex, 1.4 de alto desempenho e transmissão automática sequencial de seis velocidades e sistema Star/Stop. Chegará às concessionárias super completo até o final do ano, mas antes serrá apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece no São Paulo Expo, de 10 a 20 de novembro


São Caetano do Sul – Depois de destacar a presença das novas gerações do Camaro e do Cruze Sport6 na edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, a Chevrolet confirma mais um importante lançamento: o Novo Tracker.

A versão 2017 do SUV de entrada da marca chega às concessionárias até o fim deste ano no Brasil, mesma época que em outros importantes mercados globais.

Para isso, o Novo Tracker vem repleto de novidades. Há mudanças mecânicas, visuais, de conteúdo e de acabamento. 


Uma configuração específica para o mercado nacional foi criada para atender as particularidades do consumidor local.

Entre elas destacam-se o motor 1.4 turbo Flex de alto desempenho e eficiência energética, a transmissão automática sequencial de seis velocidades e o sistema Stop/Start. 

Tudo de série, numa configuração até então nunca ofertada em um veículo deste segmento. Esse powertrain é o mesmo do Novo Cruze.

O Novo Tracker está também mais completo. Entre os itens inéditos disponíveis estão o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, o exclusivo sistema OnStar, o teto solar elétrico e os faróis e as lanternas com LEDs, além de alertas anti-distração e outros equipamentos inovadores de segurança e de comodidade.

O Tracker traz ainda mudanças visuais. A parte frontal foi completamente redesenhada, assim como parte da traseira e as rodas aro 18, ressaltando as linhas musculosas da carroceria. Já a cabine ganha melhor acabamento com painéis e bancos mais sofisticados.

“O segmento dos utilitários esportivos compactos é o que mais cresce no País, e o Novo Tracker conta com diferenciais competitivos relevantes para continuar conquistando ainda mais consumidores e ajudar a reforçar a liderança da marca Chevrolet”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

A atual geração do Tracker já emplacou mais de 400 mil unidades em aproximadamente 70 países nos últimos três anos. O montante o posiciona como um dos três modelos mais bem-sucedidos da sua categoria no mundo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Shoppings Iguatemi de São Paulo e Brasília fecham com a BMW acordo para a instalação de mais pontos de recarga de carros elétricos I3 e o esportivo I8. Ao todo serão quase 40 pontos em nove cidades brasileiras. Veja a lista dos locais das estações de recarga

Sistemas de recarga como o da foto estarão ao dispor para recarga do BMW I8
Para oferecer ainda mais opções de recarga para os clientes da BMW i, o BMW Group Brasil anuncia parceria com a Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Sete empreendimentos da rede contarão com o BMW i Wallbox, dispositivo exclusivo para carregamento rápido dos veículos BMW i, ainda neste ano.

As primeiras unidades já estão disponíveis nos shoppings JK Iguatemi, Iguatemi São Paulo, Market Place e Iguatemi Alphaville, em São Paulo, além dos shoppings Iguatemi Campinas (SP) e Iguatemi Brasília (DF). 

BMW I3 recarregando

Além disso, o projeto contemplará ponto de recarga de automóveis elétricos e híbridos até o final desse ano também no shopping Pátio Higienópolis.

Com a inclusão desses shoppings da rede Iguatemi, os proprietários dos modelos BMW i3 e BMW i8 poderão utilizar o BMW i Wallbox em nove cidades do País, nos mais de 30 pontos disponíveis – veja lista completa abaixo.


“O BMW Group Brasil é a empresa automotiva que mais investe na operação de veículos elétricos e híbridos como alternativa sustentável para a mobilidade urbana no Brasil. A parceria com a rede Iguatemi oferece facilidades para os clientes da marca, que contarão com mais pontos estratégicos para recarga em agradáveis opções de passeio na cidade de S. Paulo ”, explica Nina Dragone, diretora de Marketing da BMW do Brasil.

Referência em mobilidade 
urbana e sustentabilidade
Feito para o ambiente urbano, o BMW i3 possui autonomia de até 160 km. Uma das versões do modelo também traz um motor a combustão interna, de dois cilindros, com 650 cc (34 hp), responsável por gerar energia para a bateria, aumentando a autonomia para até 300 km.


Os atributos do BMW i3 são típicos de um BMW. Além do design sofisticado, o modelo tem tração traseira, distribuição do peso em proporção 50:50 e baixo centro de gravidade para o Puro Prazer de Dirigir. 

O alto desempenho também está lá, com 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 250 Nm, e que propiciam a aceleração 0 a 100 km/h, em 7,2 s, e retomadas de 30 a 70 km/h, em 2,5 s.


Já o BMW i8 garante excelente eficiência e economia de combustível em conduções rotineiras. 

Dependendo dos hábitos de carregamento do usuário e das distâncias percorridas, ele é capaz de atingir níveis de consumo de combustível quase nunca alcançados por um carro esportivo. 

A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 4,4 segundos, e, mesmo assim, o consumo de combustível em uso cotidiano pode atingir 2,1 litros por 100 quilômetros, ou aproximadamente 47 km/l.


Estações de recarga BMWi


Hyundai New Elantra 2017, renovado e com motor NU 2.0 Dohc Flex com 157 cv a gasolina e 167 no etanol e 19,2 kgfm e câmbio automático de seis velocidades. Custa R$ 84.990,00




São Paulo – Depois de passar por ousadas mudanças em seu design e receber o incremento de diversas novidades tecnológicas, o Hyundai New Elantra 2017 chega ao Brasil ainda mais moderno, seguro e sofisticado. 

Disponível em três versões de acabamento, todas com completo pacote de equipamentos e um conjunto mecânico que garante elevado nível de eficiência energética, o lançamento da Hyundai oferece aos clientes o melhor custo benefício do segmento.


A reestilização do Hyundai New Elantra teve início pela grade do radiador completamente revisada, agora em formato hexagonal, realçando a identidade visual da marca Hyundai. 

O sedan também passou a contar com um novo conjunto óptico e entradas de ar em formato cortina para refrigeração das rodas dianteiras. 

Já na parte traseira, o New Elantra ganhou novas lanternas traseiras em LED e um marcante spoiler (extrator de ar) localizado na parte inferior do para-choque.

Interior


O Hyundai New Elantra utiliza materiais de alta qualidade e suaves ao toque, possui itens de conforto em abundância e um design extremamente requintado e moderno, remetendo todos os sentidos dos ocupantes as impressões proporcionadas, anteriormente, apenas por veículos de segmentos superiores e criando um ambiente interior convidativo e confortável.

Contemporâneo e esportivo, o New Elantra será comercializado em três distintas e bem equipadas versões, todas oferecendo, de série, itens como espelho elétrico e aquecido, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, piloto automático, airbag frontal para motorista e passageiro, 
dispositivo de fixação de cadeirinhas infantis (ISOFIX), além de sistema de áudio com comando no volante.


A configuração Special Edition chega ainda com botão de partida sem chave, abertura por aproximação do porta-malas, bancos revestidos em couro, Central de Entretenimento com tela de 7” touchscreen com GPS e câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, Bluetooth, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e com suporte lombar, sensor de chuva, volante e manopla em couro, conjunto óptico com fita de luz diurna em LED.

A versão Top traz todos os itens oferecidos na SpecialEdition e conta ainda com: Blind Spot Detection - BSD - (Detector de Ponto Cego), sistema ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), farol com lâmpadas de xenônio HID (High IntensityDischarge) com Assistência Inteligente de Farol Alto HBA (High BeamAssist), teto solar elétrico, painel de instrumentos Supervision de 4.2”, bolsa de proteção para os joelhos do motorista completando sete airbags, espelhos rebatíveis eletricamente e modo de seleção de condução DMS (Drive ModeSelect).

Motor Flex


Totalmente adaptado às condições brasileiras, o Hyundai New Elantra está equipado com o moderno motor NU 2.0 DOHC Flex, que desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina, sempre a 6.200 rpm. 

O torque máximo é, respectivamente, 20,6kgfm e 19,2 kgfm, ambos a 4.700 rpm. Completando o pacote, o New Elantra recebe a segunda geração da transmissão automática Shiftronic de seis marchas da Hyundai.


O Hyundai New Elantra chega essa semana em toda a Rede de Concessionárias da CAOA com preço a partir de R$ 84.990,00. 

Nas versões do Novo Hyundai Elantra vendidas no Brasil. A versão Top está equipada com sete airbags e a Special Edition com seis airbags. Na opção de entrada estão disponíveis airbags frontais para motorista e passageiro.

domingo, 16 de outubro de 2016

Mais uma Autoclasica, a 16ª, de automóveis antigos aconteceu em Buenos Aires e Casé conta tudo o que aconteceu por lá. Falando em Argentina, sairão da terra dos hermanos novidades da Renault, Mercedes e Nissan. Na Austrália, a GM, a Ford e a Toyota encerram fábricas: 15 mil desempregados. Já a Audi anuncia venda de sua nova A4 Avant, de 190 cv e custo de quase R$ 188 mil e a icônica Vespa está de volta ao Brasil com preço de cerca de R$ 23 mil, mas tem mais


Coluna nº 4.216 - 16 de Outubro de 2016
________________________________________________ 


Trio vencedor Autoclasica 2016: Ford GT 40 (e) BMW 507 e Ferrari 250 Le Mans 1966


Autoclasica, sempre exemplo

Por Carlos Elysio Garcia, Casé


Buenos Aires - CAC - Club de Automóviles Clásicos - brindou o público com a 16ª edição da Autoclásica, Buenos Aires. 

Conhecido, membro seleto clube dos oito mais importantes, não maiores, no mundo. Importância advém de serem concursos de elegância, seguindo os passos do famoso Villa D’Este, na Itália, realizado desde 1929.

Feira, aparentemente, diminuiu, mas público cresceu e ficou mais jovem. Algumas figurinhas carimbadas como os tradicionais Club Ferrari, Alfa Romeo Club e Porsche Club não apareceram, e o CAS – Club de Automóviles Sport teve paresença modesta, e no espaço aberto outros clubes se expandiram, em especial os de motos; outros mostraram mais automóveis, com destaque marcas americanas.

Grande homenageada do ano, Jaguar ocupou a alameda de honra com 34 exemplares de qualidade impressionante. 

Como sempre ocorre com as marcas em destaque, os colecionistas argentinos sacaram da manga um “melhor de cada”, expondo SS, XK 120 e 150, C, D, E, MKII, MK VII , XJS, etc, de pista e de rua, além de modelos modernos. 

Também homenageada a Torino, comemorando 50 anos. Levou duas das três unidades que competiram em Nurburgring.

Na área dedicada à tecnologia yankee houve muito investimento por parte dos restauradores. 

Os mais elaborados estandes, ostentando belas mulheres com roupas decotadas ladeando os impecavelmente restaurados Chevys, Fords e Hemis.

A música, antes concentrada próxima a saída tomou assumiu os estandes da alameda principal, ambientada em dioaramas de 1:1 com cenas americanas antigas ligadas ao trio automóvel-moto-posto de gasolina. 

Apesar de belo, a olhos analíticos, parece, na Autoclasica o “negócio” supera o “ideal”.

Duas Rodas
Outro setor de grande expansão foi a de motos, assenhorando-se de grande e circular área, exibindo centenas de veículos, alguns exclusivos e muitas figurinhas repetidas. 

Diferente da filosofia primordialmente antigomobilista da área de carros, do esconde-mostra tornando a feira atraente, sempre com grandes novidades, a área de motos é um grande encontro ainda sem rumo definido, salvo exceções como recriação de exemplar preparado na Argentina, sobre BMW R, para recordes de velocidade. Foi premiado em sua categoria.

Outra demonstração do distanciamento entre passado e presente, motos e carros, foi a premiação do Club Motonetas Picantes como melhor clube de motos. 

Ao receber o troféu, em meio a euforia, o grande grupo demorou tanto tempo para deixar a rampa das premiações, fazendo o mestre de cerimônias pedir várias vezes para se que retirasse. 

Os membros do Club com barba “lenhador”, macacões de mecânico com lenços amarrados no joelho, muitas tatuagens e moças de Pin-Ups mostravam o que talvez seja a renovação dos quadros antigomobilistas. 

Muitos antigomobilistas de hoje foram cabeludos ou transviados há décadas atrás. Uma coisa é certa: fizeram a festa.

Mescla

Veículos militares faziam a ponte entre carros e motos. Este ano a mostra contou, além dos jipes e blindados, com a cabine completa de avião de combate Gloster Meteor, com direito a boneco-piloto paramentado com indumentária de época. Possíveis as fotos nas armas e veículos, inundaram as redes sociais.

Permaneceu a tradição de ligar os motores dos carros para estimular o sendido da audição dos visitantes. 

O barulho obviamente é diferente, agudo ou grave, rápido ou quase moribundo, mas é impressionante como cada motor emite cheiros distintos e ligados à sua personalidade. 

A tecnologia, afinação, saúde, capricho, cada uma das variáveis constrói um pouco do odor próprio. 

Uma Brabham de Formula exala ímpeto, enquanto o 2 tempos dos DKW lembra da Vovó. Na Autoclasica o barulho atrai e o olfato completa.

As demonstrações dinâmicas, diferencial ante seus eventos pares, novamente ganharam um circuito no final da alameda principal, neste ano circundando a área de Autos de Competición, acessível por passarela lembrando autódromo real. 

Ver raridades andando é ainda mais empolgante que apenas vê-los. As demonstrações de carros de corrida, reais e em miniatura, tiraram o fôlego de muitos entusiastas.

Demonstração ímpar, simulada corrida entre três ícones quase contemporâneos, Alfa Romeo 308 8c dos anos 30, Simca-Gordini T15 da década 4’0 e Maserati da década de 5’0, então pilotados por Oscar Galvez, Fangio e Froylan Gonzales, ícones do automobilismo argentino de competição.

Outra a provocar suspiros na demonstração dinâmica foi a Ferrari 250 Le Mans, de 1964. Sua arrancada precisa e o barulho redondo eram música aos ouvidos treinados e invocavam o espírito de seu ex-piloto, o notável Jochen Rindt, com ela vencedor do Grand Prix da Austria, 1966. 

Era possível ver os iniciados babando ao segurar a grade, brigando por melhor visão. 

Aos novatos, chegados desavisados, atraídos pela multidão compacta, o êxtase vinha quase que automaticamente ao perceberem se tratar de uma Ferrari andando. 

O mítico Cavalino Rampante gera isso em todos.

Uma linha com dezena dos principais premiados no passado ficou na contra-rua dos Jaguar, incluindo a Mercedes Benz 300 SL Gull Wing 1955, Best of Show em 2015, Alfa Romeo Freccia D’Oro e TZ, Lamborgini 3500 GT, entre outros, sendo a maior concentração de beleza automotiva do evento.

No tema merece destaque o Club Cisitalia. Dois de seus cinco exemplares expostos foram premiados. 

Todos em restaurações impecáveis, mas destacavam-se a ousada carroceria da versão Abarth Record Monza e a extrema beleza do modelo 202 de 1948, desenhado por Battista “Pinin” Farina. 

Para noção da rara beleza, um exemplar é parte do acervo permanente do MoMA – o Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque. Impressionavam pela qualidade o mecanismo do teto e os relógios. 

Um detalhe o afastou de um possível Best of Show: marca pouco contribuiu à história do automóvel, item ponderado no julgamento.

Ocasião
Uma dezena de charmosos alemães Borgward Isabella bem representaram a marca. 

Presente nas belíssima versão Coupé, e agradável Sedan 2 portas – 1.000 unidades montadas na Argentina -, estande com sala de projeção contava sua história. 

Quem viu percebeu estratégico final enxertado para mostrar um encontro de Isabellas no lançamento do revival da marca, agora fabricada sob licença e forma de SUV na China.

A nova Borgward foi uma das patrocinadoras e sua estratégia de marketing a conecta com o passado longínquo. Com um hiato tão grande é difícil saber se vai funcionar.

Maestria
Também patrocinadora, Renault agiu com maestria ligando presente ao passado, com uma time line da marca até seu carro esportivo de topo atual, o Renault Megane RS. 


Passeou nas limousines de chauffeur da primeira década do Século XX, passou por corredores natos da década de 5’0 e 60, como o R4 e o parente do nosso Willys Interlagos, o Alpine A 108, e Renault 110. 

Renault trouxe também, pela primeira vez na Autoclasica, a exposição Speed Legends. Nesta parte ficaram expostos o Etoile Filante (estrela cadente), marcando três recordes de velocidade na famosa lagoa de sal de Boneville, Utah, em 1956. 

Perfilado a este ícone o Dauphine “Bonnevile”, construído pela Renault Classics para acompanhar o Etoile Filante. 

Os dois Renaults do Speed Legends deram o ar da graça no circuito, mostrando beleza no rodar. Grande jogada. Touché!

A Feira
Autojumble, como os argentinos chamam a feira de peças, é sempre ponto alto. Feira de partes e memorabilia grande e variada. 


Nada para nacionais, pontuou célebre antigomobilista do Espirito Santo. 

Lá o nacional é o excelente vinho, os Torinos, os Falcons, os Renaults, os Peugeots, etc. Pouco ou nada compatível com os nossos Nacionais. 

A se observar, a dinâmica da feira. Coluna informa, poucos itens propositalmente estão com preços. A forma argentina de fazer isso é mais pessoal. 

Afaste a placa Não toque para achar o desejado. Depois, pergunte, eles adoram responder. Espanhol ruim? Quem liga? Eles não. 

Outro antigomobilista de Curitiba puxou o fio da meada e em meio à feira foi visitar galpão com antigo estoque de concessionária porteña fechada há 20 anos, com direito a nova amizade e bolsa cheia de peças. Arrisque e petisque.

Prêmios
Premiação deu-se no penúltimo dia, domingo, e situou a distância entre o grosso da audiência e a tradição dos expositores de primeira linha, guardiões do passado. 


A plateia de chapéus, dita VIP e do lado de dentro do cercado, aplaudiu empolgadamente belo carro ao enguiçar na rampa de premiação, enquanto a patuleia ria e desdenhava. 

Aliás, pouco ou nada foi aplaudido pelos não-Vips, apenas empolgada com as Motonetas Picantes e a passagem das duas Ferraris.

O duelo final foi decidido com pompa e circunstância entre o trio Ferrari 250 LM de 1964, Ford GT 40 e belíssima BMW 507 primeira série de 1957. 


Foi o trio mais recente a vencer o grande prêmio, demonstrando renovação no conceito de elegância, sempre focado em veículos pré-guerra. 

O Ford GT 40 impressionou os incautos com seu roncar bruto, e os entendidos pelo desempenho esportivo-histórico notável, feito para superar a Ferrari em Le Mans, conseguido a partir 1966.

O brilho do vermelho hipnotizou e a música exaurida do seu escape cativaram. Neste duelo antológico a Ferrari 250 LM 1964 levou a Scuderia para frente outra vez, Best of Show. 


Ganhou também na categoria e o Prêmio Germán Sopeña, escolha de jornalistas ao melhor esportivo.

Hora do cisma
Em qualquer atividade humana há competitividade. Automóveis antigos não são exceção. Há disputa, vaidades, egos polidos, egos feridos. 


Isto se mede no encontro de antigos no posto de gasolina, na Autoclasica, em Pebble Beach. Colocação vem a propósito do vencedor, Gregorio Perez Companc, lastreado em euros e automóveis, de dois do trio vencedor, emplacou o Ferrari – por ele pagou 4,51 milhões de euros há anos num leilão na sede da Ferrari - e mítico BMW 507.

Goyo, como o chamam os íntimos, não participava da Autoclasica há sete anos, após sentir-se desprestigiado por não vencer com Ferrari 330TRI/LM Testa Rossa.

No clima, neste ano um vencedor habitual não apareceu. É o homem da Etiqueta Negra, marca de roupas já chegada do Brasil. Outro habitual em Pebble Beach, também disse ausente.

Parece o segundo capítulo da rusga argentina.
Acima de pneus, registro prêmio para a lancha Marea. Projeto de Oscar Pagliatini é escultórico casamento entre partes em alumínio de antigo Alfa Romeo de competição e o casco em madeira. Motor, Alfa 1.900 marinizado. Depois, motor de JK e de 2300. (RN)


Insólita mescla de carro de corridas com lancha, a Marea Alfa Romeo



Peugeot fará picape grande
Seguindo tendência mundial Peugeot desenvolve picape para fazer presença em segmento de constante expansão. 


Marcas distantes, como Renault e Mercedes-Benz já se aproximaram, e terão produto assemelhado com estas e mais o emblema Nissan, todos feitos na Argentina. 

A vizinha e a Tailândia são importantes bases de produção e distribuição deste produto.

Peugeot entrará na lista, de acordo com informação transmitida por Laurent Blanchet, responsável pelos produtos da marca, ao jornalista uruguaio Rodrigo Barcia à abertura do Salão de Paris. 


Na mostra expôs sua nova postura de mercado: o caminho dos SUV e SAV. Na prática evoluiu seu modelo 3008 de crossover para SUV. E lançou o 5008, grande, para sete passageiros, seu maior produto.

Picape é dos veículos mais simples para criar e montar, e Peugeot tem alguma experiência, na década de ’80 quando fez o modelo 504 diesel sob carroceria deste sedã na Argentina. Virada do século no Brasil criou o Hogar, vindo e ido sem noção ou posição.

Apesar do exemplo de produção sul americana – onde estão Toyota, Ford, GM, Mitsubishi e Volkswagen -, o picape Peugeot aparecerá no norte da África. Na América do Sul querem sedimentar, primeiro, a noção de qualidade do produto.

Fa-lo-á com sócio chinês Dongfeng. Poderoso, tem negócios na China com o grupo PSA, e foi à França comprando 1/6 da centenária empresa. 


No país de origem tem sociedade com Renault, Nissan, Peugeot, Cummins, Dana – e é dona da sueca Volvo.

Picape Peugeot deve ter identificação visual com o novo 5008



Roda-a-Roda

Aniversário – Veículo ímpar, único multiserviço capaz de trabalhar como rebocador, trator, caminhão, locomotiva, ônibus, máquina de operações e uso militar, Unimog comemora 70 anos.

História – Projeto solitário, o engenheiro alemão Albert Friedrich, desenvolveu-o para múltiplas funções, e especialmente, unidade de força na agricultura, onde fez a base de seu sucesso. 


Séries iniciais, com motor de apenas 25 cv faziam todo o trabalho mecânico das pequenas fazendas.

Hoje – Assumido pela Daimler-Benz, passados 70 anos e 30 séries diferentes o Unimog, abreviatura de Universal-Motor-Gerät, “máquina motorizada de aplicações universais ”, já vendeu mais de 400 mil unidades e amplia o espírito básico de sua proposta.

Triste – Sete de outubro será data lembrada na peculiar indústria automobilística da Austrália e sua fama de conseguir fazer produtos a partir de projetos superados. 


Ford encerrou produção após 91 anos de atividade, e GM fechou uma de suas fábricas. Projeta-se 15 mil empregos foram suprimidos.

Situação – Razões para a decisão comum de marca a marca – Toyota fechará junto com GM -, está no fluxo de carros orientais mais baratos e equipados; acordos comerciais com, por exemplo, a Tailândia descarregando picapes de origem japonesa em quantidade industrial, desinteresse das grandes marcas em investir para trocar produtos por outros competitivos.

Avant – Aviso da Audi sobre produto atrativo: iniciou vender A4 Avant – nome das camionetas da marca. 


Conjunto refinado, motor 2.0 TFSI ultra, 190 cv, 32 m.kgf de torque, transmissão S tronic 7 velocidades; virtual cockpit, a instrumentação eletrônica. Opcional, som 3D Bang&Olufsen. R$ 187.990.

Audi Avant


Referência – Para marcar 130 anos de pioneirismo, Mercedes-Benz fará em sua fábrica de Iracemápolis, SP, 100 unidades de série especial, a C 300 Aniversary Limited Edition. 


Motor 2.0 turbo, 245 cv, transmissão automática de sete velocidades, pintura especial, estrela no capô, madeira na decoração interna. 

Atinge 250 km/h e 100 km/h em 5,9s. R$ 250 mil. Combinação de Azul Cavansite com interior com couro cinza e azul é matadora.

Mercedes C 300, série especial


Questão – Mercado em setembro experimentou queda relativamente a agosto, enegrecendo as perspectivas de menor queda anual. 


Razões curiosas: a greve dos bancos impediu o processamento de financiamentos; ruptura da Volkswagen com fabricantes de bancos pararam a produção.

Importados – Ao lado de caminhões, veículos importados registram a maior perda de mercado neste exercício. 


Até setembro, as 27.227 unidades vendidas foram menores 42,2% ante as 47.107 registradas em idêntico período de 2016.

Solução – José Luiz Gandini, da Kia e presidente da Abeifa, associação dos importadores entende demonstrada pela crescente redução, a necessidade de revisão das normas para o setor. 


Primeiro pleito, a eliminação dos 30 pontos percentuais aplicados sobre o IPI, sobre ele incidindo cascata tributária.

Festa – Hyundai comemora quatro anos de atuação industrial no país. E resultados excepcionais: acertou no produto, o HB20, exclusivo para o Brasil; vendeu 650 mil unidades da família HB 20; e, surpresa maior, marca estreante tem o hatch como segundo veículo leve mais vendido no País.

Negócio – Volkswagen anunciou compra de 16,6% da norte-americana Navistar, fabricante de caminhões International e dos motores MWM. 


Teoricamente junção da fome com a vontade de comer, resolvendo um dos problemas da International, motores. Novo sócio pode fornecer VW, MAN, Scania, suas marcas.

Mais – Para VW Caminhões e Ônibus é endosso ao projeto de ser líder mundial no segmento, com rentabilidade, inovações e presença global. International é marca sólida nos EUA, Canadá e México.

Festa
– Pouco vistos em razão da pequena quantidade e densidade relativamente à frota, DAF comemora três anos e produção de 1.400 caminhões dos modelos XF 105 e CF 85 em sua fábrica de Ponta Grossa, PR.

E? - Primeira unidade vendida foi à Transportadora Begnini e rodou mais de 500 mil km. Diz a empresa, manutenção é metade do valor para outras marcas.

Novidade – De volta ao Brasil e trazendo a aura do charme do scooter, Vespa iniciou vender seu modelo Primavera, de inspiração histórica e em série numerada de 0001 a 1.0000. Lançamento a R$ 22.890.

Escudo – Ducati, marca de performáticas motos pertencente à Audi, mais nova associada de Abraciclo, associação corporativa fabricantes de bicicletas, ciclomotores e motos.

Ecologia – Fábrica Ford, em São Bernardo do Campo, zerou envio de resíduos do processo industrial a aterros sanitários, novo passo em sustentabilidade no Brasil. 


Matriz foi a primeira a ter diretoria para ecologia e meio ambiente.

Antigos – Sítio Retroauto, dedicado a veículos antigos faz mescla de cobertura de eventos nacionais e estrangeiros de relevo; reúne anúncios do setor, miniaturas, literatura, viagens. Agradável, movimentado. http://www.retroauto.com.br

Gigante - Tomada de controle da gigante Monsanto pela maior Bayer, negócio de US$ 66B, preocupa. 


Bayer é centenária produtora de remédios em laboratório, desprezando a medicina natural. 

Monsanto, de produtos para agricultura, conhecida pela sementes modificando o curso da natureza ao não se reproduzir.

Dúvida - Atuação traz, embricadamente, acusações de provocação de doenças graves, especialmente cancer. 


Olhar simplório vê perigosa soma de performances: Bayer produzirá remédios para as doenças provocadas pelos produtos Monsanto? 

Onde a barreira do lucro encontrará a do freio moral? Explicações oficiais com base científica serão bem vindas.
____________________________________

Nova gama 2017 do Fiat Palio Weekend sai de série com mais conteúdo nas três versões: Attractive 1.4, que custa R$ 56.600,00; Adventure 1.8, por R$ 71.150,00 e Adventure Dualogic 1.8, R$ 75.150,00


Reconhecido pelo seu confortável espaço interno, design robusto e pelo seu excelente porta-malas, o Fiat Weekend chega agora na sua linha 2017 ainda mais completo de série. Com novos conteúdos que melhora ainda mais o conforto e a versatilidade do modelo.

Além dos seus já conhecidos atributos, como o seu porta-malas, o maior da categoria, com 460 litros com o banco traseiro em posição normal, o Fiat Weekend 2017 traz mais conteúdos de série e uma gama ainda mais competitividade no mercado.


O Weekend Attractive 1.4 passa a contar de série com barras longitudinais no teto, rádio Connect e banco do motorista com regulagem de altura. 


A versão Adventure 1.8 chega ainda mais completa de série. Ela ganha externamente faróis com moldura e máscara negra, moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecidos, mais protetor de soleira escurecido, além de rodas de liga leve 16” escurecidas. Internamente traz volante em couro com comandos do rádio e banco traseiro bipartido.


A gama 2017 da Weekend passar a contar agora com a nova versão Adventure Dualogic. 

Além dos conteúdos da versão Adventure, ela traz também de série o câmbio Dualogic Plus com alavanca de seleção das marchas tipo borboletas no volante.


Com todos os novos itens de série, o Fiat Weekend 2017 chega para o consumidor muito mais versátil, confortável e robusto. 

O carro ideal para passeios e grandes aventuras em família, ou ainda, como uma excelente opção para veículo de transporte urbano.

E para completar, os preços das versões são muito competitivos.

Confira abaixo:
Fiat Weekend Attractive 1.4 – R$ 56.600


Fiat Weekend Adventure 1.8 – R$ 71.150


Fiat Weekend Adventure Dualogic 1.8 – R$ 75.150


Para ver as fotos do Weekend 2017, clique aqui

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.