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sábado, 7 de agosto de 2021

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira



Aeroporto de Belo Horizonte vai a leilão


O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, vai a leilão, conforme portaria publicada no dia 29 de julho. O leilão do terminal está previsto para acontecer no dia 5 de outubro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

A portaria da Secretaria Nacional de Aviação Civil permitiu que o processo de concessão do Aeroporto da Pampulha siga por parte do governo mineiro, a quem a União delegou a exploração do terminal em junho de 2020.

O documento publicado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) ficará disponível para leitura por 60 dias. De acordo com o edital, pessoas jurídicas brasileiras, isoladamente ou reunidas em consórcio, podem participar do leilão. O estado apenas exigiu experiência em gestão aeroportuária, seja da empresa, consórcio ou de pessoas jurídicas.

A outorga fixa mínima, no sistema de concessão comum, é de R$ 9.846.905,08. Além disso, o edital prevê, ao longo do contrato, o pagamento anual ao estado de outorga variável, ou seja, um percentual da receita bruta do concessionário. O tempo de concessão está previsto para 30 anos.

O governo de Minas Gerais trabalha com a margem de R$ 151 milhões em investimentos no aeroporto por parte do vencedor do leilão, além da arrecadação de R$ 99 milhões em impostos federais, estaduais e municipais. A operação também deverá gerar o repasse de, aproximadamente, R$ 12 milhões para o estado.

A concessão do Aeroporto da Pampulha, no entanto, não deve representar concorrência ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH. Isso porque o terminal da região metropolitana recebe voos nacionais e internacionais - todos comerciais - e é considerada base operacional de algumas companhias aéreas.

Já o Aeroporto da Pampulha deve seguir atuando nos moldes atuais, recebendo voos executivos e fretados. O terminal abriga diversos hangares de táxi aéreo e de manutenção, como o da Azul Linhas Aéreas. A estrutura do aeroporto tem capacidade para 2milhões 200 mil de passageiros por ano.

Caminhos de São Tiago 


Quem desejar fazer bela e encantadora caminhadas pelas Minas Gerais pode pegar a mochila e partir para o roteiro  Caminho de São Tiago, rota turística que começa em Ouro Preto, na Região Central do estado, e termina em São Tiago, na Região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, considerada a “terra do biscoito”.

São Tiago tem 11 mil habitante, o início da caminhada do roteiro, foi dia 25 de julho é, data especial para a cidade, onde é consagrado ao santo e 2021 o chamado Ano Santo Compostelano, que ocorre quando a data do martírio do apóstolo Tiago.

Na praça central de São Tiago, há um marco e uma placa com os dizeres:  “A mais completa rota turística das Minas Gerais, por onde se aventuram tropeiros e inconfidentes. Um roteiro onde transbordam história, natureza, religiosidade e toda a hospitalidade do povo mineiro. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Minas tem agora o seu próprio Caminho de São Tiago”.

360  marcos foram instalados no roteiro

A nova rota turística inclui 11 municípios mineiros das regiões Central e Campos das Vertentes, onde vivem cerca de 400 mil pessoas. São eles Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel  Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. “O objetivo é dinamizar a economia das cidades, especialmente as de menor porte, atrair visitantes e dar maior visibilidade aos pontos de relevância turística”, informou Marcus Januário. Ele adiantou que há mais 20 prefeituras interessadas em aderir ao Caminho de São Tiago.

Para desfrutar do roteiro de 274 quilômetros, que já tem sinalização indicativa com 360  marcos (tótens) no sentido São Tiago – portanto, a orientação é para o passeio ser nessa direção – o viajante poderá seguir a pé, de bicicleta ou a cavalo. Marcus Januário adianta que 80% dos trechos ficam na zona rural dos municípios. “As pessoas poderão dormir nas cidades e percorrer o caminho durante o dia. São Tiago, por exemplo, que há alguns anos tinha apenas um hotel, conta hoje com cinco.”

   São Tiago é conhecida pela “capital dos biscoitos”, com a fabricação    por dezenas de fábricas nas zonas urbana e rural


O rocambole é tradicional na cidade de lagoa Dourada, como a cidade do rocambole

Impossível falar no Caminho de São Tiago sem fazer referência ao célebre Caminho de Santiago, rota de peregrinação rumo a Santiago de Compostela, na Espanha.  Marcus Januário avisa que estão adiantados os entendimentos para que os dois caminhos, o mineiro e o europeu, se tornem parceiros.  A ideia é que o trecho percorrido aqui se some ao espanhol, que totaliza mais de 800 quilômetros e apresenta pontos de partida em Portugal e França.  A exemplo do caminho europeu, que atrai gente do mundo inteiro, o mineiro também terá um passaporte para moradores e visitantes registrarem sua participação.

Ouro Preto, declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

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  @sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br

Fiat fecha julho com os três modelos mais vendidos do Brasil • Argo, Nova Strada e Mobi integram o pódio do ranking mensal de veículos • Marca coloca quatro modelos entre os dez mais vendidos do país • Nova Toro fica em 5º lugar com o melhor resultado desde seu lançamento



Pelo sétimo mês consecutivo, a Fiat fechou o mês na liderança do mercado nacional de automóveis e comerciais leves com 26,8% de participação (43.684 emplacamentos), o melhor resultado desde agosto de 2007.

Os destaques de julho ficaram com o hatcback Argo, carro mais vendido do país com 10.873 unidades (6,7% de market share), o melhor desempenho comercial desde o seu lançamento. A Nova Strada vem em seguida com 9.439 unidades (5,8% de participação), com Mobi em 3ª lugar e 8.059 unidades emplacadas (4,9% de market share), atingindo seu recorde de vendas desde o seu lançamento, em 2016.

A picape Toro foi o 5° veículo em vendas nacionais com 7.031 unidades (4,3% de participação), atingindo seu melhor mês também desde seu lançamento.

Com este resultado, a Fiat amplia sua liderança no mercado brasileiro no acumulado do ano, chega a 267.457 mil unidades vendidas desde janeiro (com participação de mercado de 22,8%) e se consolida como a marca que mais cresceu no país: 8,3 pontos comparado ao mesmo período de 2020. Destaque mais uma vez para a Nova Strada, veículo mais vendido do Brasil em 2021, com 70.505 mil emplacamentos e 6% de participação nas vendas totais do semestre.

Confira outros números do mês por segmento:

· Pickup: aumenta a liderança do ano, atingindo 48,6% de participação no segmento em julho, líder com 53,3% no acumulado ano;

· B Pickup: domínio absoluto, fechando o mês passado com incrível marca de 86,2% de participação na categoria, e com 78,7% no acumulado do ano para o segmento;

· CD Pickup: também com manutenção de liderança em julho com 31,5%, reforçando a primeira posição no acumulado ano para 34,8% no segmento;

· Hatch: Fiat fecha pelo 11° mês consecutivo na liderança do segmento, atingindo a marca de 45,2% de share em julho, acumulando 32,5% no ano;

· A Hatch: fecha pelo 7° mês consecutivo na liderança do segmento com 62,3% de participação em julho e 56,8% no acumulado ano;

· B Hatch: 3° mês consecutivo na liderança do segmento com 38,9% de market share, 25,3% no acumulado ano (liderança);

· B Sedan: 2° mês consecutivo na liderança do segmento com 29,7% de participação.

Stellantis lidera mercado brasileiro, argentino e sul-americano e encerrou o mês de julho com 38,9% de participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com um total de 63.471 veículos vendidos no mês


A Stellantis encerrou o mês de julho com 38,9% de participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com um total de 63.471 veículos vendidos no mês. A marca Fiat avançou na liderança do mercado, com 43.686 veículos vendidos e 26,8% de participação, enquanto a marca Jeep® teve o maior market share de sua história, com 8,3% e 13.547 unidades emplacadas. 

Peugeot, com 1,9%, Citroën (1,6%) e Ram (0,4%) também expandiram suas participações de mercado. Entre os dez veículos mais vendidos em julho, seis modelos são da Stellantis – os Fiat Argo, Strada, Mobi e Toro, e os Jeep Renegade e Compass.

No acumulado do ano, a Stellantis lidera o mercado com 32,6% de participação e 383 mil veículos emplacados. Fiat é a marca líder do mercado brasileiro, com 22,8% de participação, enquanto Jeep acumula uma participação de 7,4%, seguindo-se Peugeot (1,3%), Citroën (1%) e Ram (0,2%). No acumulado de janeiro a julho, Stellantis tem seis modelos entre os dez mais vendidos. O campeão de vendas é a Fiat Strada, com 70.500 unidades.

Líder na Argentina e na América do Sul

A Stellantis também é líder na Argentina. Em julho, as vendas somaram 9.574 unidades, o equivalente a 31,2% do mercado total. No acumulado do ano, mais de 64 mil veículos foram vendidos no País, assegurando à Stellantis a liderança do mercado com 28,1%.

Devido a estes resultados positivos nos dois principais mercados da região, a Stellantis consolidou-se na liderança de vendas na América do Sul. Em julho, foram comercializados 80.313 veículos, com participação de 27,4% nas vendas totais, elevando o acumulado na América do Sul para 493 mil unidades, o equivalente a 24% das vendas totais registradas na região.



Fiat amplia liderança

A Fiat encerrou julho na liderança do mercado brasileiro pelo sétimo mês consecutivo, com 26,8% de participação, o melhor resultado da marca desde agosto de 2007 (26,9%). O Fiat Argo fechou o mês como o carro mais vendido no Brasil, com 10.873 unidades, o equivalente a 6,7% das vendas totais, em seu melhor resultado desde o seu lançamento, sendo seguido pela Strada, segundo modelo mais vendido no ranking geral, com 9.439 unidades e 5,8% de market share, e pelo Mobi na terceira posição no ranking geral, posição com 8.059 unidades (4,9%), que representa seu recorde de vendas desde o seu lançamento em 2016.

As picapes Toro, com 7.031 unidades vendidas, e Strada, com 9.439 unidades emplacadas, continuam se destacando no segmento.

No acumulado do ano, Fiat amplia sua liderança de mercado com 22,8% de market share, superando a marca de 267 mil unidades vendidas, sendo a marca que mais cresce no mercado, com 8,3 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2020.

Fiat Strada se consolida como veículo mais vendido do Brasil em 2021, com 70.505 unidades vendidas e 6,0% de market share. E a Fiat é a marca com mais modelos dentro do dez mais vendidos do ano: Strada na primeira posição, Argo na terceira, Mobi na quinta e Toro na sétima.

A Strada também foi o modelo mais vendido na América do Sul durante o primeiro semestre do ano, quando acumulou 66.483 unidades comercializadas e 3,8% de participação de mercado em toda a região.



Jeep atinge participação de mercado histórica em julho no Brasil

A marca Jeep atingiu recorde de market share com 8,3% no mercado total, com 13.546 carros emplacados no mês de julho, além de alcançar 25,1% entre os SUVs. A Jeep ainda garantiu mais uma vez os dois primeiros lugares no ranking de SUVs, com Renegade em primeiro lugar e Compass em segundo. No mercado total, ambos os modelos estão entre os dez mais vendidos: o Renegade em sexto e o Compass em sétimo.

O Compass atingiu seu segundo melhor emplacamento da história em julho, com 6.670 unidades emplacadas e 4,1% de participação de mercado no total da indústria, seu maior número percentual até hoje. Já o Renegade teve 6.854 unidades comercializadas em julho, com 4,2% de participação na indústria total. Em SUVs compactos ele segue sendo o líder, com 21,1% do segmento. O modelo também está no topo do mercado argentino de SUVs.

No acumulado do ano, a Jeep totaliza 86.792 veículos vendidos, o equivalente a uma participação de mercado de 7,4%.



Ram: vendas crescentes

Em julho, a Ram teve o melhor mês da sua história no Brasil pela terceira vez consecutiva, com 628 unidades vendidas, a melhor participação do ano entre as marcas premium, com 13,3%. No acumulado de 2021, a participação é de 7,4%. A 2500 foi o segundo veículo premium mais vendido em julho.

Já são 2.026 emplacamentos da marca neste ano, mais do que o dobro das vendas registradas em igual período do ano passado, com 907 unidades.



Citroën cresce 43% em vendas no acumulado do ano

No acumulado de janeiro a julho desse ano, a Citroën comercializou 11.687 veículos, um crescimento de 43% em volume de vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, taxa superior à do mercado brasileiro, que foi de 26% nos sete primeiros meses do ano. 

O multipremiado SUV C4 Cactus se destacou em seu segmento, com 2.285 unidades vendidas no mês de julho. A estratégia comercial da marca apresenta resultados significativos, consolidando seu crescimento. Em julho, conquistou 1,6% de participação de mercado.



Peugeot cresce 164%
A Peugeot comercializou 15.040 veículos nos sete primeiros meses 2021, crescendo 164% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A marca alcançou 1,3% de participação de mercado desde janeiro. A Peugeot vive hoje um de seus melhores momentos no Brasil. Esse desempenho representa um crescimento significativo, muito acima do registrado pelo mercado brasileiro, que foi de 26% nos sete primeiros meses de 2021.

Com 3.074 unidades vendidas em julho e 1,9% em market share no Brasil, a PEUGEOT atingiu seu melhor resultado em participação de mercado desde outubro de 2012.

No resultado mensal por produto, o Novo Peugeot 208 segue como modelo mais vendido. Com 1.637 unidades comercializadas em julho, o veículo alcançou a 5ª posição entre os mais vendidos do segmento B Hatch e alcançou 5,2% de participação de mercado.

No segmento de SUV’s, o esportivo tecnológico 2008 encerrou o mês de julho com 975 veículos negociados. Já no segmento de veículos utilitários leves, a PEUGEOT ganha destaque com o Peugeot Expert, com 336 unidades vendidas.



Recém-lançado, o Novo 3008 também tem apresentado bons resultados, registrando crescimento de 159% entre junho e julho desse ano. “Um desempenho acima do esperado, que traduz design, elegância e tecnologia, característicos do DNA da Peugeot. Sem dúvida, o modelo está contribuindo para o constante crescimento da marca”, afirma Felipe Daemon, Head de Brand Peugeot na América do Sul.

“Seguimos colocando em prática o nosso plano de crescimento da marca no mercado nacional. Os resultados até o momento são expressivos e superam fortemente o crescimento do setor. A forte parceria da rede de concessionários e o foco na qualidade de atendimento tem contribuído para esses resultados”, afirma Cristiano Bandeira, diretor Comercial da Peugeot Brasil.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

COMUNICADO - RENAULT SUSPENDE VOLTA À PRODUÇÃO


A Renault do Brasil informa que em função dos impactos provocados pela Covid-19 na fabricação de componentes eletrônicos, a produção na fábrica de veículos de passeio, no Complexo Ayrton Senna, segue suspensa até o dia 27 de agosto.

Não será possível o retorno da produção no dia 12 de agosto conforme previsto anteriormente, com o término das férias coletivas em vigor.

Chevrolet confirma Novo Equinox ainda mais equipado. SUV é um dos quatro produtos que a marca irá lançar até o fim do ano no país



São Caetano do Sul - A Chevrolet prepara quatro lançamentos de produto de setembro até o fim do ano. As novidades estão sendo anunciadas uma a uma desde a semana passada. Depois de confirmar a chegada do Novo Bolt EV, agora é a vez do Novo Equinox.

O Equinox é o modelo mais vendido da Chevrolet no mundo e, no Brasil, protagoniza na faixa premium em que ocupa. Destaca-se na categoria pelo maior porte, além do elevado conteúdo tecnológico e dinâmico. Tanto que é um dos veículos da marca com o maior índice de satisfação e fidelização no mercado.

"O Novo Equinox será lançado no último trimestre do ano, e a expectativa tem sido grande por parte dos clientes. O SUV médio da Chevrolet chegará ainda mais equipado e com personalidade inédita, em linha com uma característica muito singular do produto: a excelente dirigibilidade", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing da GM América do Sul. Assista ao vídeo abaixo.

Mais informações sobre o Novo Equinox e a data oficial de lançamento serão reveladas em breve pela Chevrolet.

Rotary Kart Club (RKC) realiza quinta etapa neste sábado, em Interlagos. Gustavo Pincelli (Le Mans), Fábio Cunha (Old Stock) e Hélio Matias (Light) lideram o campeonato

 


Mais tradicional campeonato do Kartódromo de Interlagos, o Rotary Kart Club (RKC) volta para a pista da zona sul de São Paulo (SP) neste sábado (07/8), para a disputa de sua quinta etapa de 2021. Por enquanto a liderança é de Gustavo Pincelli, na categoria Le Mans, Fábio Cunha, na Old Stock e Hélio Matias, na Light.

Na Light, foram quatro vencedores diferentes até agora. Gustavo Pincelli venceu a abertura do campeonato, Hélio Matias venceu a segunda etapa, José Mauro Claudino a terceira e Luis Henrique Pereira a última prova disputada. Com regularidade, Matias é o líder do campeonato, com 84 pontos, 12 de vantagem sobre Gustavo Pincelli, o vice-líder.

Na Old Stock, categoria que reúne pilotos acima de 35 anos de idade, o veterano Miguel Sacramento foi o vencedor da primeira etapa, Leonardo Ferreira triunfou na sequência, Fábio Cunha venceu a terceira, e Rogério Cebola foi o quarto vencedor. A regularidade premia Cunha com a liderança do torneio, somando 82 pontos, nove de avanço sobre Geison Granelli.


Na categoria Le Mans, modalidade em que os pilotos largam em 45 graus na margem da pista e tem que completar uma Joker Lap, apenas um piloto repetiu vitória em uma categoria do RKC, justamente as duas em que participou. O autor da façanha foi Alberto Otazú, vencedor da segunda e quarta etapas. A prova inicial da temporada foi vencida por Leonardo Ferreira, enquanto Gustavo Pincelli venceu a terceira, e lidera a modalidade com 74 pontos, pressionado por Fábio Cunha, com apenas um ponto de desvantagem.

“Vou conseguir disputar esta quinta prova e vou tentar manter a minha invencibilidade, pois sei que não participarei de todas as etapas, por choque de calendários. O mais importante pra mim é continuar o meu entrosamento com meus colegas da equipe de Endurance”, observa Alberto Otazú (Imab Metalurgica/Speed Truck/Rolley Ball/No Fire/Cardoso Funilaria/Concept Kart), campeão no ano passado das categorias Stock e Challenge (atual Le Mans).

Confira os dez primeiros da Le Mans depois de quatro etapas: 1) Gustavo Pincelli, 74 pontos; 2) Fábio Cunha, 73; 3) Fernando Teles, 72; 4) Leonardo Ferreira, 69; 5) Alberto Otazú, 62; 6) Fábio PL, 61; 7) Geison Granelli, 59; 8) Fábio Noronha, 58; 9) Alexandre Porche, 48; 10) Eduardo Fiaminghi, 46.

Confira os dez primeiros da Old Stock depois de quatro etapas: 1) Fábio Cunha, 82 pontos; 2) Geison Granelli, 73; 3) Fábio PL, 70; 4) Leonardo Ferreira, 65; 5) Miguel Sacramento, 63; 6) Sérgio Compain, 51; 7) Rogério Cebola, 49; 8) Gustavo Pincelli, 48; 9) Hilheus Vagner, 48; 10) Jorge Filipe, 47.

Confira os dez primeiros da Light depois de quatro etapas: 1) Hélio Matias, 84 pontos; 2) Gustavo Pincelli, 72; 3) Luis Henrique Pereira, 70; 4) Arthur Martins, 66; 5) Renzo Lima, 65; 6) Edinaldo Santos, 64; 7) José Mauro Claudino, 63; 8) Rafael Torres, 59; 9) Regys Alves, 55; 10) Caio Terra, 51.



 

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BMW lança campanha com condições especiais e por tempo limitado: 15 de agosto


A BMW, líder do mercado de automóveis premium nacional, oferta aos seus clientes oportunidades únicas e exclusivas para adquirir um veículo 0km da marca. Na BMW Week, que acontece  até15 de agosto em toda rede de concessionários BMW, os clientes encontrarão toda a linha com condições especiais da BMW Serviços Financeiros, com taxa de 0,59% a.m., entrada mínima de 60% e saldo financiado em 24 parcelas, além de três anos de manutenção grátis inclusa para compra à vista ou financiada.

“A BMW Week traz a chance de compra dos modelos da marca com condições exclusivas, para os clientes fazerem o melhor negócio e conquistarem o BMW dos seus sonhos. Oferecemos produtos reconhecidos pela qualidade, segurança e por proporcionar prazer em dirigir, com ofertas imperdíveis de compra por tempo limitado”, afirma Adriano Mamede, Gerente Sênior de Estratégia e Operações de Vendas da BMW no Brasil.

A BMW Serviços Financeiros é a divisão de financiamentos, seguros e consórcios do BMW Group. Com um portfólio de produtos e serviços inovador, são oferecidas soluções customizadas e competitivas, desenvolvidas para atender com eficiência e exclusividade os clientes da marca.

Bomba atômica sobre Hiroshima faz 76 anos nesta sexta (6/8); sobrevivente é homenageada pela Articulação Antinuclear Brasileira.



Texto: Tânia Malheiros

Nesta sexta-feira (6/8) serão realizadas várias homenagens aos mortos, desaparecidos e contaminados pela radiação, vítimas da destruição provocada pela bomba atômica que devastou a cidade japonesa de Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. São 76 anos de uma tragédia que precisa ser lembrada para não ser repetida. Às 19h, uma das vítimas, Junko Watanabe, sobrevivente que vive em São Paulo, será homenageada em “live” organizada pela jornalista Joelma do Couto, da Articulação Antinuclear Brasileira, que reúne dezenas de entidades civis em todo o
País.

 “Ela tinha apenas dois anos, em 6 de agosto de 1945, quando brincava com o irmão na vila perto de Hiroshima e houve o bombardeio pelos Estados Unidos”, comentou Joelma. “Os 76 anos do genocídio atômico de Hiroshima” é o título da “live”. 

Junko conta em entrevistas que soube que era sobrevivente aos 38 anos de idade. Os pais esconderam essa realidade dela por medo de represálias e preconceitos da sociedade. No ano passado, ela se apresentou em peça teatral do diretor e roteirista Rogério Nagai, por acreditar que a história de Hiroshima não deve ser esquecida. "Temos cada vez menos sobreviventes e precisamos manter essa história viva para que ela não se repita", diz. 

"Ainda que trate de uma tragédia, o texto traz uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam", ressaltou Nagai. 

Também nesta sexta, às 19h30 haverá o debate “A saga das inúteis e perigosas chaleiras nucleares de Angra dos Reis”, com os especialistas Célio Bermann, Heitor Scalambrini, Chico Whithaker, Cristina Perfeito e Monique Chessa Reis. Os eventos podem ser assistidos pelos canais do “You Tube “ e Facebook, da Pascom - Diocese de Floresta. 

A data terá muitos outros eventos lembrando a tragédia. Às 8h15, o Centro Cultural Hiroshima do Brasil realiza o “Oficio Budista Onlive em Memória às Vítimas da Bomba Atômica e da Covid-19”, em seu canal no You Tube. As vítimas da Covid-19 que já passam de 550 mil, no Brasil, ressaltam.


 Bombas atômicas estadunidenses 

Durante a Segunda Guerra Mundial o planeta assistiu à tragédia e ao horror provocados pelas bombas atômicas norte-americanas que destruíram Hiroshima e Nagasaki. A primeira era uma bomba de urânio, de 12 quilotons, lançada no dia 6 de agosto de 1945, sobre a cidade que, na época, estava com uma população de 350 mil habitantes. Sob os efeitos imediatos e posteriores à explosão, pelo menos 140 mil pessoas morreram até o final daquele ano. A explosão, que ocorreu 510 metros acima do centro de Hiroshima, provocou um imenso clarão, cegando instantaneamente milhares de pessoas. Eram 845 da manhã e os Estados Unidos mostravam ao planeta a força invencível de sua nova arma: a bomba atômica. 

Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia. Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataques nucleares contra civis na história da humanidade. 

Especialistas afirmam que nunca saberemos exatamente o número de mortos. No caso da radiação, ela pode permanecer no corpo humano durante muito tempo, provocando doenças como câncer, que são diagnosticadas anos depois da contaminação.   

Fonte: Blog Tânia Malheiros

Com 35 mil m² e R$ 400 milhões em investimentos, Golden Gramado Resort Laghetto inicia operações na Serra Gaúcha

 


O Grupo Golden Propriedades (WAM, Laghetto Hotéis, ABL Prime, WERT Estada & Co, Construtora PRG e Athivabrasil) inaugurou nesta na quinta-feira, dia 5 de agosto, um dos seus maiores empreendimentos: o Golden Gramado Resort Laghetto.

 

Considerada uma das maiores obras dos últimos anos em Gramado, o Golden Gramado Resort Laghetto tem números impressionantes que impactam positivamente a economia de Gramado, e da região.


 


No formato de multipropriedade, 40% dos compradores dos apartamentos são gaúchos e 60% são de pessoas de fora do Rio Grande do Sul.

 

Ao todo, foram cerca de R$ 400 milhões em investimentos na obra que iniciou há quatro anos. O resort está localizado na entrada de Gramado, na RS 235, km 31, ao lado do Condomínio Aspen.

 

Além do montante investido nas obras, o local ainda teve investimentos no entorno com R$ 3,5 milhões aplicados em melhorias na estrada e nos acessos, e mais R$ 1,5 milhões de investimentos em obras de saneamento básico.

 


INAUGURAÇÃO – Em cerimônia para convidados na noite desta quinta-feira, ocorreu a inauguração do resort e de uma placa comemorativa ao início das operações. Diretores das empresas investidoras destacaram a importância do empreendimento para Gramado, para a região e o impacto no Turismo.

 

O nosso foco com este empreendimento é fomentar o turismo em Gramado e na região e ajudar a diminuir cada vez mais a sazonalidade. Todos os dias do ano, o Golden Resort estará com os 345 apartamentos ocupados”, o empresário Giovani Ghisleni, diretor de WERT Estada & CO e do Grupo Golden.

 


Compartilhar é dividir e multiplicar ao mesmo tempo, prometemos nos esforçar para que cada momento aqui seja eterno e inesquecível”, disse Plínio Ghisleni, diretor da rede Laghetto de Hotéis, Construtora PRG e do Grupo Golden.

 

Temos certeza que Gramado será um dos maiores pontos do mundo na multipropriedade, este segmento que cresce muito em todo o país e no exterior” disse Waldo Palmerston Xavier, diretor WAM Group e do Grupo Golden.

 


“É motivo de orgulho para nós estar aqui entregando este empreendimento. Agradecemos aos sócios por terem confiado o desenvolvimento técnico para a ABL”, disse Fernando Fonseca, diretor ABL Prime e Grupo Golden.

 

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, em sua fala, destacou a coragem dos empreendedores ao trazer o resort para Gramado. “Com certeza os visitantes que chegarem aqui encontrarão um empreendimento de altíssima qualidade que só tem a agregar à já qualificada rede hoteleira gramadense”, disse.

 


ESTRUTURA QUE IMPRESSIONA - Ao todo, o resort ocupa 35 mil metros quadrados e uma estrutura única na região com: três restaurantes, quatro piscinas - sendo duas abertas e duas cobertas-, quatro salas de jogos e quatro espaços kids, quadra esportiva de futebol e basquete, academia, estacionamento e 345 apartamentos quádruplos sendo 12 com sacada.

 

O empreendimento já está com todas as unidades comercializadas.

 

IMPACTO NA ECONOMIA E NO TURISMO - Mesmo antes da inauguração a economia de Gramado e da região já teve impacto com cerca mil empregos diretos nos quatro anos. A partir de agora, serão cerca de 300 colaboradores contratados, trabalhando no resort. Já no turismo a meta é receber centenas de visitantes, todos os dias, inclusive nos meses considerados de baixa temporada.

 


GRUPO GOLDEN TEM NOVOS EMPREENDIMENTOS

O Grupo Golden já prepara outras duas novidades para Gramado e Canela. Em Gramado, o Château du Golden terá 56 apartamentos de alto luxo e previsão de entrega para Páscoa de 2022.

 

Em Canela, o Golden Villagio Laghetto terá 275 apartamentos e inicia as obras em outubro deste ano com previsão da entrega para 2026.

 


SERVIÇO

Golden Gramado Resort Laghetto.

Inauguração: 05 de agosto

RS 235, km 31, Carazal

Mais informações: https://site.laghettohoteis.com.br/hotel/golden/


Foto diretores: diretores Grupo Golden da esquerda para direita Fernando Fonseca, Taís Munaretto, Giovani Ghisleni, Maiquel Dilly, Plínio Ghisleni, Ronald Spieker, Waldo Palmerston e André Ladeira. Foto: Fernanda Nickel.

Fotos do resort parte interna e externa: Flávio Prestes.
Foto aérea: Grupo Gonden/ Divulgação.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Ícone da série de TV Magnum, Ferrari 308 é exposta no Centro de Visitantes da Itaipu. A ação integra parceria entre o Complexo Turístico Itaipu (CTI) e o Movie Cars, um dos mais recentes atrativos de Foz do Iguaçu (PR).


Yuri Benites, gerente do Complexo Turístico Itaipu


Tão emblemático quanto as camisas floridas do ator Tom Selleck no seriado Magnum P.I., sucesso da televisão na década de 1980, era o carrão esportivo que o detetive particular usava em suas aventuras no Havaí: uma Ferrari 308 GTS, vermelha, com teto removível.

Um modelo idêntico a esse veículo, fabricado em 1979, ficará exposto nos próximos dois meses no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Binacional, de onde partem os passeios turísticos pela usina. Uma oportunidade para ver de perto um dos mitos do automobilismo mundial e matar a saudade da série que marcou época na TV.



A ação é fruto de uma parceria entre o Complexo Turístico Itaipu (CTI) e o Movie Cars, um dos mais recentes atrativos de Foz do Iguaçu (PR), instalado na Rodovia das Cataratas. O empreendimento apresenta ao visitante, em cenários caracterizados, mais de 50 veículos especiais. A Ferrari do Magnum integra o acervo.

“O objetivo da parceria é fortalecer o Destino Iguaçu por meio da oferta de novas atrações e apoiar para que o novo atrativo se consolide no roteiro de visitação. Há um consenso de que a melhor forma de desenvolver e retomar a potência do setor se dá principalmente pelo aumento do tempo de permanência dos turistas na cidade”, explica o gerente do CTI, Yuri Benites.



“Quando surge um novo atrativo, essa estratégia ganha base, cabendo os esforços na divulgação e promoção para que, na construção do roteiro, os visitantes já cheguem no destino com a programação de dias ampliada”, completa o gerente do CTI.

Paralelamente à exibição da Ferrari no CRV, um veículo elétrico (modelo Twizy), totens e painéis informativos da Itaipu ficarão expostos no Movie Cars. Também estão sendo discutidas iniciativas de comercialização conjunta. “A contrapartida é importante”, explica Yuri, “considerando que o Movie Cars está no eixo oposto de visitação (próximo ao Parque Nacional do Iguaçu). É uma oportunidade de nos posicionarmos”.



O diretor do Movie Cars, Jin Bruno Petrycoski, acrescenta que a divulgação cruzada promove um ganha-ganha entre os atrativos e ajuda a impulsionar o setor, especialmente no momento de pós-pandemia. “A gente quer se aliar a players que são bem-conceituados, como a Itaipu, e demonstrar que o Movie Cars é um atrativo que está chegando para trazer uma mudança positiva para o turismo de Foz do Iguaçu”, diz o diretor.



Curiosidades
O seriado Magnum P.I. estreou em 1980 e foi transmitido até 1988, somando oito temporadas. A Ferrari 308 GTS utilizada no programa, idêntica e do mesmo ano (1979) do modelo em exposição no Centro de Visitantes de Itaipu, é equipada com um motor V8 3.0 de 255 cavalos. A tração é traseira e o câmbio tem cinco marchas.

A primeira marcha é engatada puxando a alavanca para trás, ao contrário do que normalmente acontece. De acordo com informações do Movie Cars, esse sistema é chamado de câmbio Dog-Leg e serve para facilitar a troca entre a segunda e a terceira marchas, que são as mais utilizadas nas entradas e saídas de curvas durante corridas.



A sigla GTS significa Gran Turismo Spider, indicando que o carro é conversível ou modelo targa (sai apenas parte da cobertura, como o veículo em exposição). Já o famoso logotipo da Ferrari é uma homenagem ao piloto de avião italiano Francesco Baracca, da Primeira Guerra Mundial, que usava o Prancing Horse (cavalo empinando) em sua aeronave.

Sobre o turismo da Itaipu
O Complexo Turístico Itaipu oferece atualmente três opções de passeios: a Itaipu Panorâmica (o mais procurado), com um roteiro pelas áreas externas da gigante de energia; o Ecomuseu de Itaipu, que apresenta um pouco da história da usina e da região; e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), uma trilha com exemplares da flora e da fauna da Mata Atlântica, como a onça-pintada e a harpia. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam (confira o regulamento no site). Outras informações e reservas em: www.turismoitaipu.com.br.



Sobre o Movie Cars
O novo atrativo de Foz do Iguaçu é um parque temático que reúne duas paixões dos brasileiros: carros e cinema. São apresentados ao visitante mais de 50 veículos que marcaram época no cinema e na televisão, como o DeLorean DMC 12, de “De volta para o futuro”, e a viatura do clássico “Caça-Fantasmas”, entre outros. Todos caracterizados e em cenários ambientados, como nos filmes. Moradores da região têm descontos. Mais informações em: www.moviecars.com.br.

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Crédito das fotos: Rubens Fraulini | Itaipu Binacional.




Estadual carioca de motovelocidade terá presença de público reduzido para a 4ª etapa Evento irá liberar 100 ingressos de total acesso para venda


No próximo domingo (8), o Autódromo de Potenza, localizado em Lima Duarte (MG), receberá mais uma etapa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Desta vez, o palco do estadual carioca contará com a presença de público reduzido para a 4ª etapa, sendo a primeira vez em que isso acontece, desde sua inauguração, devido a pandemia. 

O autódromo que vem recebendo elogio dos pilotos por ter uma pista voltada para a prática da motovelocidade, ainda não havia recebido público. No entanto, para a próxima etapa do Estadual do Rio de Janeiro, a organização do evento preparou um protocolo a ser seguido e irá disponibilizar a venda de poucos ingressos.

Marcelo Rodrigues

“A venda de credenciais é realizada através do WhatsApp (11)97564-6962, disponibilizamos apenas 100 ingressos, respeitando os protocolos de saúde determinados pelo município de Lima Duarte, onde encontra-se o autódromo Potenza”, explica o organizador no evento, Marcelo Rodrigues.

Além disso, Marcelo também explicou que os ingressos darão acesso a maior parte do autódromo, incluindo os boxes. “Os ingressos dão acesso a área de boxes e paddocks, onde o espectador tem acesso visual a todo o circuito, podendo acompanhar integralmente todas as disputas do campeonato. O estacionamento é gratuito para os credenciados”, reforça.


Além da venda de ingressos, o evento segue mantendo o chamado Track Day, voltado para pilotos não competidores que têm interesse em acelerar nas pistas de um autódromo, de maneira segura e com orientação profissional. Os interessados devem fazer contato através do WhatsApp (11)97564-6962, para maiores informações.

Kia confirma chegada da nova Carnival. Por R$ 479.990 por motor V6 de 272 cv, novas tecnologias e poderoso sistema de multimídia e muito conforto



05/08/2021 - A Kia Motors do Brasil confirma a chegada da 4ª geração da Carnival, com lançamento oficial à imprensa e início de comercialização previstos para a última semana deste mês. Inspirada em SUVs, o modelo inaugura um novo patamar para a marca em termos de conectividade, tecnologia embarcada e sistemas de segurança. 


A Grand Utility Vehicle (GUV) estará disponível no mercado brasileiro em versão única, com motor MPi V6 à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, ao preço de R$ 479.990,00.

Os recursos de conectividade e de tecnologia embarcada destacam a 4ª geração da Carnival, com uma gama de equipamentos high-tech projetados para tornar a vida com o veículo o mais fácil e conveniente possível. Essas novas tecnologias auxiliam os motoristas, ao mesmo tempo em que conectam, protegem e divertem os demais ocupantes.

O centro dos recursos de conectividade do carro é o display digital duplo de alta tecnologia. Isso conecta o novo painel de instrumentos digitais de 12,3” da Kia e o sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque também de 12.3” sob uma única peça de vidro perfeita. Esse display de tela dupla cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen.

Para mais informações sobre a nova Carnival, acesse http://kia.com.br/carnival e fique por dentro dos canais oficiais da marca.


Com foco em mobilidade urbana e sustentabilidade, MINI se destaca no IAA Mobility 2021, o Salão da Alemanha



São Paulo, dia 5 de agosto de 2021 – A MINI se apresentará no IAA Mobility 2021, o Salão da Alemanha, que será realizado de 7 a 12 de setembro, em Munique, depois de 70 anos hospedado em Frankfurt, como uma marca voltada para o futuro, que lidera o design distinto, define impulsos positivos, combina sustentabilidade com emoções e coloca as pessoas no centro do desenvolvimento de seus produtos. Com o mote #BIGLOVE e apresentações em diferentes pontos da cidade, a marca reforçará seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e ao mesmo tempo enfatizará as experiências inesquecíveis que só um MINI pode proporcionar.

Cada vez mais, a MINI – que se tornará totalmente elétrica a partir de 2030 – se mostra presente em questões relacionadas à mobilidade sustentável. Desta vez, a marca enriquece o diálogo no salão alemão com uma série de iniciativas, que ajudam a incentivar a direção sem emissão de poluentes.  Entre elas, o carro-conceito Urbanaut, uma visão inovadora do espaço na mobilidade futura. Pela primeira vez, o Urbanaut aparecerá em sua forma real e, assim, dará aos visitantes a uma experiência inédita e física com o carro. O modelo estará em exibição no Open Space na Max-Joseph-Platz, nas imediações do State Opera e do Residenztheater.

Além disso, o Pavilhão MINI exibirá uma nova parceria entre a marca e o designer britânico Paul Smith. O objetivo é projetar em conjunto soluções que enfoquem ainda mais fortemente o tema da sustentabilidade. Sir Paul Smith é há muito tempo um dos designers de moda masculina mais conhecidos da Grã-Bretanha. No final da década de 1990, ele projetou uma série especial limitada do Mini clássico em um tom de azul que ele criou. O primeiro resultado dessa nova colaboração é um modelo MINI atual único, que pode ser admirado no Pavilhão MINI no evento bávaro.

Para mais para conferir o texto completo, em inglês, acesse:

https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0338753EN/mini-at-iaa-mobility-2021-in-munich

Para conferir todas as atrações de MINI e BMW no IAA 2021, acesse:

https://www.press.bmwgroup.com/brazil/article/detail/T0338334PT/bmw-group-no-iaa-mobility-2021:-discuss%C3%B5es-sobre-o-futuro-da-mobilidade-sustent%C3%A1vel-em-munique-alemanha-e-digitalmente-em-todo-o-mundo

Para mais informações sobre a MINI do Brasil, acesse: https://www.mini.com.br/.

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