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domingo, 2 de outubro de 2022

Emirates começa voos para Bangalore com sua icônica aeronave A380 é a primeira companhia aérea a operar a icônica aeronave A380 para o aeroporto internacional Kempegowda de Bangalore.


A Emirates anunciou que sua icônica aeronave A380 fará voos pela primeira vez para Bangalore a partir de 30 de outubro para atender aos seus clientes nessa rota movimentada. Com isso, a Emirates será a primeira companhia aérea a operar voos programados de passageiros com a A380, a maior aeronave comercial do mundo em operação atualmente, no aeroporto internacional de Kempegowda de Bangalore. 

Com a aeronave A380, os clientes poderão viajar de e para a cidade do sul da Índia e aproveitar seus serviços exclusivos em uma rede mais ampla. Bangalore será a segunda cidade da Índia a ser atendida pela icônica aeronave A380 da Emirates, pois desde 2014 os clientes desfrutam dessa experiência exclusiva na rota entre Dubai e Mumbai.




Os voos diários da A380, operados como EK568/569, serão realizados por uma aeronave de três classes, oferecendo assentos na Classe Econômica, além de cabines premium na Classe Executiva e Primeira Classe. A aeronave de dois andares complementará seus serviços atuais, EK564/565 e EK566/567, que também operam diariamente com modernas aeronaves Boeing 777 de fuselagem larga. Os voos EK564/565 serão realizados por uma combinação de aeronaves Boeing 777-200LR e Boeing 777-300ER, enquanto o EK566/567 oferecerá assentos na Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica da aeronave Boeing 777-300ER.

 

A partir de 30 de outubro, os três voos diários da Emirates de/para Bangalore serão operados da seguinte forma:

 

Datas

Voo

Partida

Chegada

Aeronave

A partir de 30 de outubro

EK564 (DXB/BLR)

03h40

08h50

Boeing 777

EK565 (BLR/DXB)

10h25

13h00

A partir de 30 de outubro

EK566 (DXB/BLR)

13h35

18h35

Boeing 777

EK567 (BLR/DXB)

20h20

23h00

A partir de 30 de outubro

EK568 (DXB/BLR)

21h25

02h30 (dia seguinte)

A380

A partir de 31 de outubro

EK569 (BLR/DXB)

04h30

07h10

 

*Todos os horários são locais.

 

A Emirates está operando sua icônica aeronave A380 em uma lista expandida de destinos para atender à alta demanda dos clientes em rotas populares, aumentando a capacidade de um único voo em até 45% em relação à aeronave Boeing 777. Atualmente, as aeronaves A380 da Emirates operam em mais de 30 aeroportos em seis continentes (cálculo de agosto de 2022), com um total de mais de 130 destinos na rede global da companhia aérea.


 


A experiência com a aeronave A380 da Emirates continua a favorita entre os viajantes, devido ao seu conforto e espaço adicional para as pernas, além das maiores telas do setor para os clientes de todas as cabines aproveitarem a extensa seleção de conteúdo do ice, seu premiado sistema de entretenimento a bordo. Os clientes que viajam em cabines premium incluem essa cabine repetidamente em seus planos de viagem, devido aos seus serviços exclusivos, como o popular Onboard Lounge e os assentos totalmente planos da Classe Executiva, além das suítes privativas e Shower Spas na Primeira Classe.

 

A Emirates iniciou seus voos para a Índia em 1985 com serviços programados para Mumbai e Deli e atende aos clientes de Bangalore com seus serviços premiados desde 2006. A Emirates oferece acesso a nove destinos na Índia por meio de conexão perfeita com sua rede global.




As passagens podem ser adquiridas no site da Emirates, nos escritórios de vendas da Emirates e em agências de viagem físicas ou online.

sábado, 1 de outubro de 2022

YPF completa 100 anos e projeta crescimento sustentável com energia limpa e renovável


A YPF, 3° maior petrolífera da América Latina e uma das principais provedoras de energia do continente, completa 100 anos em 2022. A empresa comemora o seu primeiro centenário celebrando o desenvolvimento produtivo conquistado nos últimos anos, alinhado à ciência aplicada em soluções de valor para clientes, consumidores e indústria de petróleo, energia e gás.

“A YPF sempre foi reconhecida pela proximidade com seus clientes, pela qualidade de seus produtos e serviços que fazem parte do nosso dia a dia, por sua história e por seu protagonismo no desenvolvimento produtivo não apenas da Argentina, como de toda América Latina. Nos últimos anos, ela também passou a ser reconhecida por sua liderança indiscutível e visão para um futuro mais sustentável”, destaca Pablo Luchetta, CEO da YPF no Brasil.

Atualmente, a empresa tem o objetivo de alcançar a autossuficiência e tornar-se um importante gerador de divisas através da exportação de petróleo. Neste aniversário, a YPF renova a sua aposta e compromisso de promover investimentos em energias cada vez mais limpas e sustentáveis, que permitirão produzir barris com menor impacto nas emissões de CO₂ e, por sua vez, caminhar para um futuro com maior penetração das energias renováveis.

Para contribuir com essa prática, a companhia criou o Y-TEC, considerada a ponte entre os setores produtivo e científico da YPF em conjunto com o CONICET (Conselho Nacional Argentino de Investigações Científicas e Técnicas), para gerar novas tecnologias e soluções que agregam valor às cadeias produtivas que a empresa está inserida.

 

YPF no Brasil

A atuação da YPF no Brasil começou em 1998, em sua sede e fábrica em Diadema, região localizada no grande ABC paulista. A empresa conta com capacidade produtiva de 84 mil toneladas por ano, e a marca foi reconhecida em 2021 como a que mais cresce no país pelo 4° ano consecutivo, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

No país, seu portfólio de produtos tem foco principalmente no segmento automotivo com as vendas de óleo lubrificante, destacando-se a linha premium de lubrificantes da empresa, o Elaion Auro, cujo garoto propaganda e embaixador é o eterno capitão da seleção brasileira Cafu. Também está presente no segmento de motores a diesel (transporte de cargas, passageiros) e no setor agrícola, com a sua marca de lubrificantes YPF Extravida. 

Além disso, nos últimos dois anos, a empresa promoveu diversos investimentos em melhorias de processos e medidas sustentáveis. Foram mais de R$10 milhões apenas para destinação ambientalmente correta de 25 milhões de litros de OLUC - óleo lubrificante usado ou contaminado -, capaz de causar severos danos ao solo se não recolhido corretamente.

 

Visão para o futuro da YPF

A YPF iniciou a transformação de seus complexos industriais para adaptá-los ao petróleo não convencional e ajustar a qualidade do seu combustível, assim como a renovação da rede de postos de serviço no âmbito do projeto Estação do Futuro, que incorpora a tecnologia necessária para proporcionar aos clientes a melhor experiência através da digitalização, transformando-os em soluções de mobilidade multi energia e com uma nova imagem sustentável.

No Brasil, a empresa tem investimento constante em tecnologia para o segmento de lubrificantes, tanto na linha de produção como no laboratório e que busca, através da tecnologia TEC – Tecnologia em Constante Evolução – atender às mais recentes normas e exigências dos motores tanto de carros de passeio como a diesel para os veículos de hoje e do futuro.

“No Brasil, estamos atuando para apresentar uma constante evolução dos nossos produtos, seguindo as demandas do mercado com os investimentos necessários no médio e longo prazo, no intuito de estar na vanguarda do nosso segmento”, finaliza Pablo. 

 

Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, com capacidade produtiva de 47 mil toneladas por ano e  distribuição em todo país. A marca destaca-se por ser a  que mais cresce no mercado brasileiro pelo 4º ano consecutivo, no segmento de lubrificantes, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás). Visite o site  www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história.

Acordo entre Delta e LATAM oferecerá a melhor conectividade entre América do Sul, EUA e Canadá. Joint Venture permitirá aos passageiros acessar mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai)



Estados Unidos, 30 de setembro de 2022Acordo tornará mais fácil para as companhias aéreas aumentarem o nível de cooperação no mercado América do Sul - Estados Unidos/Canadá, o que resultará em maior número de rotas, mais e melhores conexões e no fortalecimento dos benefícios oferecidos atualmente para seus clientes dos programas de passageiro frequente

 - O Departamento de Transportes (DOT) dos EUA aprovou a Joint Venture (JV) entre Delta Air Lines e LATAM Airlines Group, LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Peru e LATAM Airlines Paraguai, que permitirá às companhias aéreas melhorar a experiência de viagem de seus passageiros e clientes de carga, oferecendo-lhes novos benefícios, incluindo melhor serviço e mais rotas a serem adicionadas às operações de codeshare.

Assim que a JV for implementada, as companhias aéreas trabalharão para criar este acordo comercial líder entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). Mais detalhes sobre os benefícios deste acordo serão compartilhados nos próximos meses.

“A joint venture entre a Delta e a LATAM ajudará o crescimento do mercado entre a América do Norte e a América do Sul, proporcionando benefícios significativos e necessários para os clientes. Aplaudimos o DOT por esta aprovação final”, afirma Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines. "Agora vamos trabalhar com a LATAM para transformar a experiência de viagem de todos os nossos clientes e criar novas oportunidades para nossos funcionários."

“A aprovação do DOT dará início ao trabalho com a Delta para entregar mais e melhores benefícios aos clientes da LATAM e da Delta, como conexões mais rápidas, acúmulo conjunto de milhas em programas de passageiro frequente, entre muitos outros. Tenho certeza de que, com o tempo, poderemos oferecer as melhores conexões incorporando uma visão sustentável de futuro”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.

Delta e LATAM anunciaram seu primeiro acordo em 2019, com o objetivo de expandir significativamente as opções de viagem na América do Norte e do Sul e oferecer uma experiência líder do setor. Desde então, as companhias aéreas alcançaram vários marcos, incluindo acúmulo/resgate mútuo de milhas e benefícios recíprocos para os passageiros; terminais compartilhados em aeroportos como Nova York (JFK), São Paulo/Guarulhos (GRU) e Santiago (SCL); e acesso mútuo a 53 salas VIP Delta Sky Club nos Estados Unidos e 5 salas LATAM na América do Sul, incluindo o novo e exclusivo Delta Sky Club em Los Angeles (LAX) e o novo LATAM Lounge Santiago, no Chile, o maior da América do Sul.

Em 2020, a Delta e a LATAM introduziram seus primeiros serviços de codeshare na América do Sul e, em 2021, expandiram o codeshare para mais de 20 rotas entre os EUA e a América do Sul, além de conexões para uma ampla rede de destinos nacionais e regionais a partir de seus centros de conexão em Atlanta, Nova York e Los Angeles, Santiago, Lima, Bogotá e São Paulo, melhorando a conectividade entre as duas regiões.

Um compromisso compartilhado entre duas marcas globais líderes

A Joint Venture entre Delta e LATAM reúne duas marcas globais líderes que estão comprometidas com a inovação; melhoria contínua da experiência do cliente; à diversidade, equidade e inclusão e cuidado com o meio ambiente. Durante a pandemia, as companhias aéreas mantiveram sua abordagem centrada no cliente, implementando medidas de saúde e higiene para garantir a segurança de seus funcionários e clientes e oferecendo políticas de viagem flexíveis para sua tranquilidade. A Delta e a LATAM continuarão avançando em suas metas em direção a um futuro mais sustentável.

Crédito: Divulgação LATAM




Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira



Destaques do turismo



Casa JK é uma das atrações de Diamantina, a casa, na qual Juscelino Kubitschek passou parte de sua infância, foi transformada em museu dedicado ao ex-presidente, após sua morte. No interior há uma reunião de fotos, objetos pessoais, uma biblioteca e a réplica de seu consultório médico.

 Dez destinos brasileiros estão entre os 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, pela organização holandesa Green Destinations.. Entre os premiados aparecem as cidades de Epitaciolândia (AC), Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Orleans (SC) e Itá (SC).

Os canyons da represa Furnas, em Capitólio

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade catarinense de Bombinhas foi selecionada pela entidade para compor a seleta lista, neste ano com o projeto “Pesca Artesanal da Tainha”. Patrimônio Cultural do Município e do Estado de Santa Catarina, a iniciativa é uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade bombinense. Muito mais que uma atividade econômica da qual muitas famílias tiram o sustento, é sobretudo uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração.

Epitaciolândia, no Acre, foi reconhecida pelo case do senhor José Rodrigues, apelidado como Dr. da Borracha. Ele é responsável pela produção de acessórios sustentáveis com elementos extraídos do látex no seringal Nova Esperança, onde mora. O trabalho de José possui um impacto importante no desenvolvimento sustentável da região, assim como na proteção às florestas do Acre. Em 2014, o Doutor da Borracha também foi reconhecido com o Prêmio Chico Mendes de Florestania. Outros destinos contemplados com a iniciativa foram os municípios de Corguinho e Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul. O primeiro, conquistou o prêmio por conta do Complexo Turístico de Zigurats, que engloba o observatório astronômico, o centro de pesquisas, as construções diferenciadas, as trilhas com descobertas arqueológicas e as maquetes científicas. Já o segundo, expôs para o mundo as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas.

O PRÊMIO – Os destinos nacionais entraram para a seleta lista da organização que busca premiar anualmente 100 histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável a nível mundial. A seleção contempla destinos que estão caminhando em direção a uma indústria de turismo sustentável. Além de receberem visibilidade global, os selecionados se tornaram elegíveis para indicação ao “Green Destinations Stories Awards”, divulgado na ITB Berlin, uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndhan.

O Hotel Ouro Minas, associa a nova marca no ramo da hotelaria a marca irá contribuir principalmente para área turística no segmento de eventos e convenções. O empreendimento agora passa integrar a Wyndham hotel & Resorts, maior empresa de franquias de hotéis do mundo, presente em quase, 95 países em seis continentes e com 8.900 hotéis e que possui o maior programa de fidelidade do mundo com 94 milhões de membros inscritos. Com a bandeira Dolce, o Ouro Minas Hotel agora passa a se chamar Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndhan.

A marca surgiu na Europa, uma vez que as cidades por não terem espaço físico, sentiam a necessidade de se criar espaços próximos que atendessem as necessidades do novo perfil de cliente, principalmente após a pandemia COVID19, que trouxe novos focos para área hoteleira. Observou-se que as pessoas começaram a redescobrir os hotéis próximos às suas casas e usufruir de forma relevante aos serviços oferecidos. A Marca traz algumas particularidades, já que os empreendimentos devem promover a inspiração aos hóspedes, fundamentalmente para aqueles que buscam espaço com infraestrutura não só de negócios, mas que ofereça o lado de conforto e lazer.

Eduardo Cruz Del Rio, vice-presidente de Operações da Wyndhan para América Latina e Caribe, explica a Bandeira Dolce by Wyndham que chega ao Brasil tendo como protótipo o Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte. Segundo ele, o Brasil tem muita capacidade para atender esse conceito e acredita no futuro da hotelaria no Brasil, depois dos EUA ser o país com mais hotéis da marca Wyndham e Dolce. Eduardo Cruz também ressalta que, “até o final do ano, todos os franqueados da rede deverão se adequar aos programas de sustentabilidade, uma vez que a mentalidade das pessoas tem mudado. Estão mais conscientes.” Em sua fala Eduardo se mostra com muitas expectativas e agradecido ao implantar aqui no Brasil a marca e futuramente na América Latina.

Hiram Della Croce, diretor de Operações para Brasil e Bolívia da Wyndham Hotels & Resorts; Erica Drumond, proprietária do Ouro Minas Hotel e representante da Dolce by Wyndham no Brasil e Eduardo Cruz Del Rio, Vice-Presidente de Operações para a América

A empresária e proprietária do Ouro Minas Hotel, Erica Drumond, ressalta que quando retornou ao Brasil, chegou no empreendimento com muita vontade de implantar mudanças. Trazer a marca para o Hotel já consolidado e conceituado em Belo Horizonte  tem trazido essas mudanças que tanto almejava. De acordo com ela, o empreendimento agora busca adequar a marca Dolce. A maior transformação que um hotel já teve, diz Erika. Sendo o primeiro empreendimento a estampar a bandeira Dolce, o hotel tem passado por um retrofit (renovação), em suas infraestruturas físicas, pessoal e de serviço, para adequar ao conceito de Resort Urbano. De acordo com Erica Drumond, hoje o consumidor mudou “ele não busca só o luxo, mas o conforto e facilidade”, ou seja, quando houver eventos e convenções os participantes querem trazer suas famílias, pessoas próximas e até pets, para usufruírem dos diversos serviços oferecidos, além de curtir a cidade”. Com o novo modelo de negócio, o Hotel tem oferecido aos seus clientes diversos serviços onde ele mesmo possa montar o seu pacote ou contratar os pacotes já existentes. O hotel possui piscina – academia – bares – restaurante - barbearia- cabeleireiro – pet friendly – espaço kids club – salas de convenções – auditórios - loja de convivência e estão criando novos espaços para melhor atender o hóspede, como: bar japonês, sala vip para patrocinadores dos eventos com serviços All inclusive e muito mais. Tudo com referências a nível internacional em ambientes sofisticados e modernos atrelados a serviços completos que fazem da marca, dentro da categoria upper-uspcale.

Parceira da marca, a empresária Erica Drumond, prevê a expansão da Dolce em ritmo ágil e as expectativas é abrir até o final de 2023 mais dois empreendimentos. E para a próxima década, a meta será alcançar uma nova unidade por ano, seja por sistema de conversão ou no modelo greenfield. Confiante nesse movimento, vem cogitando os mercados turísticos de Brasília – São Paulo – Rio de Janeiro- Rio Grande do Sul para fazerem parte desse modelo inovador. Ambientes inspiradores promovem grandes ideias. Essa é a filosofia por trás da Dolce Hotel &Resorts by Wyndham.

Festival Internacional de Turismo em Ouro Preto

 

O barroco é marcante na história da construção de Ouro Preto

Ouro Preto vai sediar a segunda edição do Festival Internacional de Turismo – FESTUR, entre os dias 19 a 22 de outubro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, com o tema “Turismo, conexão e negócios”. O evento é uma realização da entidade “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau”, com produção da empresa CM Business Hub e com apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A programação contará com imersão de negócios, compartilhamento de conteúdo e experiências, espaço gourmet, com a Cozinha Show, rodada de negócios, além de cursos temáticos para capacitar e estimular o empreendedorismo. Haverá também atrações culturais e shows musicais

A primeira edição do FESTUR ocorreu em Ouro Preto, em 2019, e está de volta, nesta segunda edição, com tudo para se tornar um evento contínuo e de prestígio na cidade histórica. Após o período de pandemia de Covid-19, que assolou o país e o mundo, mudando a rotina das pessoas e a economia, o turismo tem sua retomada gradual das atividades agora em 2022, e os eventos retornam e movimentam o setor e os seus segmentos.

Com o enfoque na potencialização do turismo mineiro para a promoção de Minas Gerais como destino e o que o estado oferece, o festival visa impactar mais de 30 cidades e 40 circuitos turísticos mineiros com o fomento do turismo, conexões e negócios durante os quatro dias de evento.


A charmosa cidade de Ouro Preto resguarda a arquitetura colonial do século XVIII, obras do Barroco Mineiro com os entalhes e esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural e é um dos destinos mais visitados do país e do mundo devido às suas características singulares, por valores históricos e culturais.

O Festival irá contar com a participação internacional de atores da área do turismo da França, Portugal e do Peru. Além de Ouro Preto, várias cidades mineiras já confirmaram presença nos estandes em que promoverão seus municípios, como Airuoca, Resende Costa e as cidades da Associação do Circuito do Ouro. Mas ainda há vagas para outros expositores que desejarem participar, basta acessar o link no instagram do evento: @festivaldeturismodeop. O evento pretende ser uma vitrine de produtos e atrativos de Minas Gerais para incrementar e potencializar os negócios do turismo e oferecer workshops, mesas redondas e rodadas de negócios para os que atuam no trade do turismo. A área de exposição será aberta ao público e contará com Espaço Gourmet, na Cozinha Show, com a participação de chefes de Ouro Preto, e atrações culturais durante os quatro dias de evento.

A secretária de cultura e turismo, Margareth Monteiro, falou da importância de realizações como essa para a cidade e para o setor do turismo. “Essa é uma ação de extrema importância para o município, considerando que Ouro Preto é uma cidade em que o fomento do turismo se faz por meio da cultura. O evento vai promover conexões e negociações. Contará também com participações internacionais, então irá divulgar Ouro Preto e o estado de Minas Gerais em outros países, incentivando o turismo em nossa região”, disse a secretária. @festivaldeturismodeop.

200 anos da Revolução Industrial

Este será o tema da 33ª. Tudo na vida começou artesanalmente, e este ano o evento acontece de 06 A 11 de dezembro, Expominas - Avenida Amazonas, 6200.

Um carro é inicialmente moldado em massa plástica, antes de ser transformado numa matriz para produção em série. Em 1700, um artesão demorava um dia para fazer 10 pregos...hoje é desenvolvido manualmente uma matriz e são produzidos milhões em um só dia.Qualquer objeto que você veja hoje...um copo...um celular...uma TV...um sapato...tudo começa com um protótipo que depois de testado é transformado numa matriz para a produção.A história aponta que o artesanato surgiu na Pré-História, mais precisamente no período neolítico (6000 A.C). Foi nesse período que o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica, tecer fibras animais e vegetais, etc.


Centenas de artesanatos estarão a venda com muita criatividade


No Brasil os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.

O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. ... Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.

A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa e posteriormente se transferiu para os galpões.




Nestes sistemas o artesão deixou de ser o dono dos instrumentos; O local de trabalho passou a ser nos galpões das fábricas; e, os trabalhadores passaram a ceder a sua força de trabalho em troca de um salário, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir.

Com a chegada das máquinas a vapor, o trabalho não é mais realizado na casa dos artesãos, e sim nas fábricas, sob a supervisão dos burgueses, os quais passaram a receber todos os lucros. Com isto, o artesão, que não assume todas as etapas de produção, passa a vender sua mão de obra para sua sobrevivência. Com o apoio do Senai Nacional, a Exposição A ARTE DO OFICIO contando esta história e valorizando assim todos os artesãos presentes na 33ª. Feira Nacional de Artesanato.          https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/publico/conteudo/dados_evento

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Informações para a coluna para

 @sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

Primeiro avião de passageiros totalmente elétrico faz voo com sucesso. Aeronave da empresa israelense Eviation Aircraft pode voar por uma hora, com velocidade máxima de 460 km/h



O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo completou seu voo inaugural com sucesso. A Alice, aeronave da empresa Eviation Aircraft, decolou do Aeroporto Internacional Grant County, em Washington, nos Estados Unidos, alcançando uma altitude de 3.500 pés em uma viagem de oito minutos.

O avião tem uma bateria semelhante à de um carro elétrico e pode voar por uma hora, percorrendo uma distância de 814 quilômetros. A aeronave tem velocidade máxima de 460 km/h e capacidade para transportar até nove passageiros.

“Isso é história. Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor à turbina. Na década de 1950, foi a última vez que você viu uma tecnologia totalmente nova como essa se unir”, comemorou Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.

Fundada em Israel em 2015, a empresa aérea pretende usar as informações coletadas durante o primeiro voo de sua aeronave elétrica para revisar os próximos passos e entregar modelos do avião aos clientes até 2027.

O primeiro voo teste do avião elétrico estava previsto para 2021, mas a Eviation enfrentou vários problemas que forçaram o adiamento. A companhia aérea CapeAir já comprou uma frota do modelo Alice e espera colocá-la em serviço nos EUA até 2023. A DHL e a empresa de fretamento aéreo GlobalX também anunciaram planos para a compra da aeronave.
Embraer estuda avião elétrico

A Embraer, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciaram em maio a aprovação de um investimento compartilhado de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos em um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a mobilidade aérea do futuro.

A pesquisa inédita no Brasil reunirá representantes da comunidade científica e profissionais da indústria aeronáutica em atividades fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada.

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 

30 | SETEMBRO | 2022


Tarcisio Dias


O que esperar da FENATRAN 2022? 


De 7 a 11 de novembro acontece a 23ª edição da FENATRAN, maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. Para conhecer os detalhes das novidades que a feira prepara, tive a oportunidade de conversa com Ana Paulo Pinto, gerente da FENATRAN.

“A tradição e a força da Fenatran de reunir empresas que tem novidades para vender com um público especializado que deseja comprar deverá fazer com que a edição deste ano seja a maior de sua história. Acreditamos que vamos receber mais de 65 mil visitantes no evento”, estima Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran.

Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF, destacou que a empresa está preparando uma experiência única para os visitantes. “A Fenatran será o momento de mostrarmos aos clientes nossos lançamentos, produtos e serviços e o que estamos fazendo nesses 9 anos no Brasil. A expectativa é de um volume significativo de vendas, de acordo com a nossa capacidade de entrega dos produtos, e alinhada ao nosso planejamento de crescimento constante no Brasil”, comentou o executivo.

“Nossa participação na Fenatran 2022 será histórica. Teremos um estande especial na feira, além de apresentarmos o portfólio completo Euro VI, soluções em combustíveis alternativos para o transporte de cargas e sistemas de conectividade no suporte ao cliente por meio da nossa Rede de atendimento. Nosso foco total é o cliente e é para ele que estamos nos preparando para a Fenatran”, comentou Wagner Tillmann, gerente comercial da Iveco

“A Fenatran será uma feira democrática para conversar tanto com os grandes frotistas como com os pequenos transportadores”, segundo Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto & Estratégia Caminhões da Mercedes-Benz. O executivo acredita que volumes consistentes de vendas poderão ser realizados e que a marca vai destacar a importância da adoção do Euro 6 e seu impacto para o meio ambiente. 

A Scania tem também boas expectativas de negociações durante a Fenatran, onde ela marcará os encerramentos das comemorações dos 65 anos da empresa no Brasil. De acordo com Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Experiência do cliente, a marca vai apresentar o seu novo portfólio completo de produtos Euro 6, desde os semipesados, passando pelos pesados e fora de estrada, com destaque para a sustentabilidade e as soluções de serviços para o transporte. “Combustíveis alternativos e a eletrificação são alguns dos meios principais para a redução das emissões e não únicos, sendo a conectividade e a eficiência energética também pontos essenciais nesta jornada”, destacou ele, lembrando que a empresa já conta com 600 veículos a gás vendidos no Brasil. A abordagem da Scania estará relacionada aos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro e combustíveis alternativos e eletrificação. Além da conectividade que torna a gestão do cliente mais completa, com frotas eficientes e reduzindo custos e emissões de poluentes.

A Volvo apresentará na Fenatran todo o portfólio de produtos e serviços da marca e destacará suas soluções voltadas à sustentabilidade, para incrementar os negócios da marca. Segundo Clovis Lopes, Gerente Comercial da empresa, a empresa vai mostrar para os clientes de todo o País uma série de inovações que ajudarão os transportadores a contar com maior disponibilidade de seus caminhões e com menor consumo de combustível.

De acordo com Lopes, a Volvo tem puxado esse contexto no mundo inteiro, valorizando as novas tendências em relação a eletrificação, ao hidrogênio e outras tecnologias que serão oferecidas aos clientes. “Já estamos nos adequando à Euro 6 e vem aí uma nova esteira de novos produtos para os nossos clientes”.

Para Sergio Pugliese, Diretor de Vendas de Caminhões da VWCO, a Fenatran marcará em novembro a retomada do principal evento de negócios do setor após o período da pandemia. “A feira acende uma chama que fica acesa por muitos meses rendendo novos negócios”, destacou o executivo.

A Volkswagen está reservando para o evento a apresentação de novos lançamentos e tecnologias. “A feira de maior expressão do setor, que movimenta toda a América Latina, será um show do transporte’, prevê o executivo. 

Segundo Pugliese, a presença da marca na feira vai proporcionar uma experiência completa aos clientes, com um apelo forte em conectividade, serviços digitais, prestação de serviços, pós-vendas, valor de revenda e ESG, por exemplo.

“O número de marcas confirmadas neste ano é superior em 20% frente à última edição, de 2019, quando foi gerado um volume de negócios de R$ 8,5 bilhões. Com base nas novas tecnologias, no avanço da Euro 6 e no engajamento das empresas na retomada da feira e na sua enorme capacidade de alavancar vendas, acreditamos que a Fenatran em 2022 deverá gerar um volume total de negócios superior a R$ 9 bilhões”, estima Luiz Bellini, diretor de Portfolio da RX.

A feira ainda contará com um auditório de conteúdo, localizado na rua principal do pavilhão, com palestras diárias sobre temas relevantes para o setor, além do Fenatran Experience, o test-drive em que os visitantes terão a oportunidade de dirigir uma máquina do setor.

Fenatran 2022

São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Jabaquara (SP)

7 a 11 de novembro

Como é voltada a profissionais do setor, não é possível comprar ingressos para a Fenatran. Assim, os interessados podem fazer inscrição no site da feira - fenatran.com.br.

Vídeo adicional | https://youtu.be/0Gg3X3kP2sw

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Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

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LATAM tem tarifas especiais para novas rotas para Boston e Buenos Aires a partir de R$ 2.449*. Os voos das rotas Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Aeroparque e São Paulo/Guarulhos-Boston começarão em 30 de outubro




São Paulo, 30 de setembro de 2022 – A LATAM Brasil iniciará, a partir de 30 de outubro, os voos nas rotas Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Aeroparque e São Paulo/Guarulhos-Boston com passagens a partir de R$ 2.449* e R$ 4.815* (preço de ida e volta com taxas inclusas), respectivamente, que podem ser adquiridas em latam.com e demais canais de venda. 

Essas retomadas no mercado internacional fazem parte da estratégia da companhia aérea, que segue mais eficiente e preparada para ampliar suas operações de forma concreta e coordenada com o crescimento da demanda dos passageiros por destinos no exterior.

Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, o constante crescimento da demanda tem sido o propulsor da ampliação das operações internacionais. “Como prevíamos desde o início da pandemia, a retomada do internacional acontece em outro ritmo se comparada com a do mercado doméstico. E o mais importante é que ela está ocorrendo de forma sustentável, conforme mais pessoas retomam os seus planos de viagens mais longas, ao exterior”.

Com os voos para Boston, que completa todos os destinos operados nos Estados Unidos (Nova York, Miami e Orlando), a LATAM Brasil chega a 21 destinos retomados (antes da pandemia de Covid-19 eram 26), junto de Assunção, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Santiago e Roma. Os destinos internacionais da companhia aérea são operados a partir de São Paulo/Guarulhos, que é o seu principal hub de conexão, junto de Rio de Janeiro/Galeão, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

VOOS ENTRE SÃO PAULO E BOSTON A PARTIR DE R$ 4.815*
A rota São Paulo/Guarulhos-Boston será reinaugurada com três voos semanais, operados em aeronaves Boeing 787-9 que comportam até 300 passageiros (30 em cabine Premium Business, 57 em Economy+ e 213 em Economy). 

Com 9h45 de duração, os voos decolarão de Guarulhos às 22h50** (quartas, sextas e domingos) e de Boston às 17h30** (segundas, quintas e sábados), com passagens a partir de R$ 4.815,67* (preço de ida e volta com taxas inclusas) para viagens em novembro de 2022.

VOOS ENTRE RIO DE JANEIRO E BUENOS AIRES A PARTIR DE R$ 2.449*
Já a rota Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Aeroparque começará com três voos semanais, que decolarão do Galeão às quartas-feiras, sextas-feiras e aos domingos, sempre às 17h55**, com duração de 3h20. A partir de Buenos Aires/Aeroparque, os voos decolarão nos mesmos dias às 10h00**, com 2h55 de duração. 

Os voos serão operados com aeronaves Airbus A320, que possuem capacidade para até 176 passageiros (8 em classe Premium Economy e 168 em Economy). As passagens nesta rota estão a partir de R$ 2.449,99* (preço de ida e volta com taxas inclusas) para viagens entre novembro de 2022 e junho de 2023.


Nova campanha do Fiat Fastback: um salto na categoria de SUVS

 


  • Filme estreia hoje com 30” no intervalo das novelas da Rede Globo e no domingo (2 de outubro) será veiculada a versão de 2 minutos no intervalo do Fantástico 
  • A trilha é uma tradicional canção italiana com arranjo completamente novo em uma gravação contemporânea e arrojada 
  • Com padrão cinematográfico, a produção contou com alguns detalhes impressionantes como envolver mais de 280 pessoas trabalhando diretamente no set e um guindaste com 70 metros de altura 

Outras imagens foram captadas na histórica cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, onde foram utilizados 4 km da estrada e 50 veículos imobilizados para compor o congestionamento. Para o cenário, foram usados 15 caminhões de areia e pintados 900 metros de faixa. Do ponto de vista técnico, foram empregados recursos e equipamentos de última geração com câmeras em hi-speed, drone FPV, internet de alta performance via satélite Star Link, entre outros.

Com a sensação de coração acelerado e adrenalina nas veias, a campanha integrada do mais importante lançamento da Fiat dos últimos anos, o Fastback, está de arrepiar em um filme repleto de ação. Com o conceito “Um pequeno passo para a humanidade. Um salto gigantesco para os SUV’s”, a marca mezzo brasileira, meio italiana, desenvolveu em parceria com a agência Leo Burnett TM, uma campanha grandiosa que traz uma linguagem cinematográfica, traduzindo a ideia de um carro que representa um salto para a categoria. Tudo isso, ressaltado pela performance de um esportivo com motorização turbo de 185 cv. 


“O novo Fiat Fastback é o principal lançamento da Fiat no ano e chega para revolucionar o segmento, através de elementos como o design SUV coupé, o maior porta-malas da categoria e uma linha 100% equipada com motores turbo. Buscamos formas para demonstrar este salto em qualidade na nossa campanha e o resultado não poderia ser melhor, com uma produção cinematográfica para impactarmos o público em multicanais, exibindo os principais atributos do produto”, explica Frederico Battaglia, CMO da Stellantis South America.

A campanha estreia dia 30 de setembro (sexta-feira) com o filme Salto na versão de 30”, no intervalo das novelas da Rede Globo. Já em 2 de outubro (domingo), no intervalo do Fantástico na mesma emissora, será veiculado o filme de 2 minutos. Também serão feitas inserções em TV aberta e fechada, cinema, OOH e uma avalanche de conteúdos digitais. 

O filme é embalado por uma tradicional canção italiana, totalmente em linha com a origem da Fiat. A trilha da campanha é VOLARE PARISH VERSION, versão em inglês, escrita por Mitchell Parish na década de 50, para o clássico italiano “NEL BLU DIPINTO DI BLU” (VOLARE). Originalmente composta pelos mestres Domenico Modugno e Francesco Migliacci, a música, que ficou mundialmente famosa por suas diversas versões, por exemplo como um dos hits da banda Gipsy Kings, ganhou arranjo completamente novo em uma gravação contemporânea e arrojada especialmente produzida pela ANtfood para a campanha.


"Quando falamos do Fastback, o novo SUV coupé da Fiat, falamos de um grande salto na categoria. Foi a partir desse insight que criamos todo um ecossistema de campanha. Assim como o Fiat Fastback representa uma evolução no segmento, desenvolvemos uma campanha à altura do conceito, levando ousadia e inovação para o público", explica Vinicius Stanzione, EVP, Creative Experience da Leo Burnett TM. 

Para revelar os bastidores dessa produção cinematográfica, a Fiat fechou uma parceria com os influenciadores digitais Paula Mordente e Rodrigo Rossi, especializados em efeitos especiais, pós-produção, iluminação, fotografia e filmagem. A dupla acompanhou todo o processo de produção do filme para divulgar imagens exclusivas nas redes sociais. 



O filme

Percorrendo uma rodovia em alta velocidade, exibindo toda a força do motor Turbo 270 na versão Limited Edition Powered by Abarth, o Fiat Fastback se depara com um congestionamento enorme com mais de 50 carros parados. Na condução do novo modelo da Fiat, a decisão do motorista não poderia ser diferente e ele decide saltar com o veículo utilizando uma plataforma de uma caminhão e viajando nas alturas para vencer o engarrafamento.

Durante o voo do Fiat Fastback, o carro é observado atentamente por diversas pessoas presas no trânsito que não acreditam no salto gigantesco realizado pelo lançamento da Fiat, fixando os olhares no design apaixonante do SUV coupé, que gira 360 graus até aterrissar depois da fila toda, seguindo viagem com toda a performance do motor turbo flex que é atrelado a um câmbio automático de 6 velocidades.

Com linguagem de cinema, ousada e inovadora, a nova campanha é considerada a maior de todos os tempos pela Fiat, para promover o grande lançamento da marca neste ano, que representa uma revolução na categoria de SUVs. Confira o vídeo completo: https://www.youtube.com/watch?v=CJjTwWTGI9Y.

"Para o filme de lançamento, mostramos o Fastback, literalmente, dando um salto cinematográfico sobre os outros carros. E convidamos influencers para produzirem conteúdos de backstage, revelando curiosidades do set”, conta Bruno G

Fiat atinge a produção de 250 mil Cronos em Córdoba e começa novo turno de produção na unidade. Modelo é o sedan mais comercializado na América do Sul, o carro mais vendido na Argentina e está também entre os preferidos dos brasileiros

 


A Fiat alcançou a marca de 250 mil Cronos produzidos na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. O sucesso comercial do modelo, que chegou à linha 2023 no Brasil recentemente, demandou o reordenamento dos processos, permitindo a incorporação de um segundo turno produtivo com 80 novos colaboradores.  

Desde o seu lançamento, o Fiat Cronos tornou-se um ícone da indústria automotiva na Argentina, atingindo e superando recordes de produção e vendas no mercado do país vizinho. Há 26 meses consecutivos o modelo é líder do mercado por lá. Além disso, é o sedan mais vendido da América do Sul com mais de 235 mil unidades. Desse total, quase 125 mil Cronos foram comercializados no Brasil e por aqui o modelo está com a segunda colocação na categoria em 2022, com aproximadamente 26 mil carros emplacados até o momento.

Nova mudança produtiva

A abertura do segundo turno na fábrica de Córdoba permite adequar as linhas de produção às necessidades do mercado, criando processos flexíveis e industrialmente ágeis, ao mesmo tempo em que fortalece a qualidade dos processos. Essa reorganização da produção também envolveu a adequação da logística interna, alinhando-a às novas metodologias de abastecimento de materiais que a Stellantis está desenvolvendo mundialmente.

O crescimento produtivo permitiu a incorporação de novos membros à empresa. Para isso, as áreas de Seleção e Diversidade e Inclusão trabalharam em conjunto e deram às boas-vindas ao primeiro grupo de mulheres que foram capacitadas para participar do desafio de produzir o Fiat Cronos. O compromisso é de manter 50% de equidade de gênero em futuras incorporações.

Um Fiat Cronos renovado

Lançada no fim de julho no Brasil, a linha 2023 do Cronos chegou com novidades, ficando ainda mais competitiva com novo motor, novo câmbio automático e mudanças no design. Ele trouxe o câmbio automático CVT com sete velocidades simuladas associado ao motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência, se tornando o sedan compacto automático mais econômico do Brasil. A nova linha 2023 passou a contar ainda com o motor Firefly 1.0, que possui o maior torque da categoria. Dessa forma, passou a ser o sedan 1.0 aspirado mais econômico do país no uso urbano. O Fiat Crono MY23 conta com cinco versões: Cronos 1.0, Cronos Drive 1.0, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático.

Destinos do Brasil serão destaque na FIT Argentina, que com contará com 28 parceiros na divulgação e promoção de destinos e produtos nacionais durante a FIT em Buenos Aires, entre os dias 1º e 4 de outubro



Brasília - 30/09/2022 - Os 28 expositores nacionais começam, neste sábado (1º/10), a reforçar a promoção dos destinos e produtos do Brasil na prateleira do mercado sul-americano, na Feira Internacional de Turismo da América Latina, que ocorre entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

 

A FIT América Latina é o evento mais importante do segmento e tem por objetivo fortalecer os negócios turísticos dos participantes. Mais de 100 mil visitantes visitam a feira em busca das melhores opções do setor, sendo que aproximadamente 25 mil são profissionais da indústria do turismo.
  

A FIT é um evento consolidado no calendário do turismo internacional e momento privilegiado para que possamos estabelecer contatos comerciais com clientes atuais e potenciais. O destino Brasil encontra-se fortemente consolidado no mercado argentino, mas vamos focar na diversificação da oferta.
  

Além de contar com o espaço físico do estande para promover o Brasil, a Embratur cumprirá extensa agenda nos quatro dias de evento. Estão programadas reuniões importantes como com o presidente da Asociación Argentina de Operadoras de Viajes y Turismo (AAOVYT), José Gonzalez, com a Embaixada do Brasil na Argentina, com coordenador Comercial Internacional da GOL, Juan Gattar, entre outras. Também compõe o calendário uma série de entrevista para veículos de imprensa local, que contribuem para o aumento do alcance das ações de promoção do Brasil no país vizinho.
 

Em 2017, o envio de turistas atingiu o pico de mais de 2,6 milhões de viajantes. Entre 2017 e 2019 o número caiu em esteve próximo a 2,3 milhões de chegadas. Aproximadamente 20% do total de viajantes da Argentina é para o Brasil (2019).
 

Calendário de feiras
 

Além da FIT América Latina, o Brasil estará em outras cinco grandes feiras internacionais ainda neste ano: a IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; a New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; a World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro, em Assunção, no Paraguai; e a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.
 

No primeiro semestre de 2022, a Embratur contou com estande próprio em seis eventos: Fitur -- Madri, ANATO -- Colômbia, BTL -- Portugal, BIT -- Itália, IMEX -- Alemanha e Fiexpo -- Panamá. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R$ 16,5 milhões.

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