Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 1 de outubro de 2022

Primeiro avião de passageiros totalmente elétrico faz voo com sucesso. Aeronave da empresa israelense Eviation Aircraft pode voar por uma hora, com velocidade máxima de 460 km/h



O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo completou seu voo inaugural com sucesso. A Alice, aeronave da empresa Eviation Aircraft, decolou do Aeroporto Internacional Grant County, em Washington, nos Estados Unidos, alcançando uma altitude de 3.500 pés em uma viagem de oito minutos.

O avião tem uma bateria semelhante à de um carro elétrico e pode voar por uma hora, percorrendo uma distância de 814 quilômetros. A aeronave tem velocidade máxima de 460 km/h e capacidade para transportar até nove passageiros.

“Isso é história. Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor à turbina. Na década de 1950, foi a última vez que você viu uma tecnologia totalmente nova como essa se unir”, comemorou Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.

Fundada em Israel em 2015, a empresa aérea pretende usar as informações coletadas durante o primeiro voo de sua aeronave elétrica para revisar os próximos passos e entregar modelos do avião aos clientes até 2027.

O primeiro voo teste do avião elétrico estava previsto para 2021, mas a Eviation enfrentou vários problemas que forçaram o adiamento. A companhia aérea CapeAir já comprou uma frota do modelo Alice e espera colocá-la em serviço nos EUA até 2023. A DHL e a empresa de fretamento aéreo GlobalX também anunciaram planos para a compra da aeronave.
Embraer estuda avião elétrico

A Embraer, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciaram em maio a aprovação de um investimento compartilhado de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos em um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a mobilidade aérea do futuro.

A pesquisa inédita no Brasil reunirá representantes da comunidade científica e profissionais da indústria aeronáutica em atividades fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.