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segunda-feira, 23 de outubro de 2023

AVIAÇÃO. Aeroporto de Newcastle lidera a jornada de digitalização dos terminais regionais australianos // Azul inicia venda de passagens para voos entre Campina Grande e Maceió // Qatar Airways vai oferecer internet gratuita de alta velocidade a passageiros // Número de passageiros domésticos cresce 18% no Brasil nos últimos nove meses // Emirates lança novos kits de espécies de animais ameaçadas


Aeroporto de Newcastle lidera a jornada de digitalização dos terminais regionais australianos. NTL implementa a solução SITA Flex, baseada em nuvem, para reduzir custos de TI, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do passageiro

Newcastle, Austrália - A SITA está auxiliando o Aeroporto de Newcastle (NTL), na Austrália, a reduzir os custos de TI e expandir rapidamente sua capacidade de processamento de passageiros, posicionando o NTL como o principal hub aeroportuário regional no país.

Utilizando a solução baseada na nuvem, o SITA Flex, o Aeroporto de Newcastle reduziu os custos e a complexidade das operações, usufruindo da tecnologia de uso comum nos seus dispositivos de preferência. Com isso, é possível eliminar a necessidade da aquisição de equipamentos mais caros e de economizar os custos nas escolhas dos hardwares.

Newcastle é o primeiro aeroporto regional do mundo a adotar a nova solução personalizada para aeroportos de pequeno porte e com poucos pontos de contato. A tecnologia padroniza o hardware, oferece suporte para simplificar a infraestrutura e melhora a operação. 

O SITA Flex aproveita ao máximo o espaço físico limitado, permitindo que aeroportos e companhias aéreas alternem facilmente entre balcões de check-in e portões de embarque compartilhados. Com a funcionalidade plug-and-play, o Flex exclui a necessidade de infraestrutura no local, garantindo total segurança.

Os benefícios da solução incluem a redução dos custos do aeroporto, possibilitada pela simplificação da infraestrutura. Além disso, permite que o terminal opere em um ambiente de uso comum com despesas significativamente mais baixas, sem impactar na funcionalidade.

"Estamos entusiasmados em firmar essa parceria com o Aeroporto de Newcastle e apoiar seus ambiciosos planos de crescimento. Com a nossa experiência na digitalização da indústria - antes, durante e pós-pandemia - percebemos os desafios enfrentados por aeroportos regionais em relação às altas despesas, porém que possuem o desejo de financiar soluções digitais e inteligentes, como encontradas nos terminais de grande porte”, ressalta Sumesh Patel, presidente da SITA na Ásia-Pacífico. 

A tecnologia de nuvem torna a viagem digital e a TI de ponta mais econômicas e acessíveis aos aeroportos regionais. Com as principais funcionalidades de processamento de passageiros disponíveis através da nuvem, os terminais podem administrar operações compartilhadas, economizando em infraestrutura, espaço e manutenção. 

Além disso, ao implementar o SITA Flex, os aeroportos ficam equipados para adotar soluções adicionais como o auto embarque, o autodespacho de bagagem, o processamento off-airport e outras opções. 

Dr. Peter Cock, CEO do Aeroporto de Newcastle, explicou que a adoção do sistema faz parte da ampla transformação do aeroporto.

"O Aeroporto de Newcastle está em um processo significativo de transformação para otimizar a experiência dos passageiros, aumentar a eficiência e a sustentabilidade e apoiar o turismo. Estamos trabalhando para oferecer o aeroporto que nossa região de Hunter merece, e, em breve, ofereceremos voos internacionais diretos para os principais destinos comerciais e turísticos. Para isso, vamos aproveitar nossa posição como um dos centros econômicos e de trabalho da região, impulsionando a inovação, a geração de mais empregos e as oportunidades comerciais”, destaca.

"Hoje, estamos contentes por liderarmos o caminho da digitalização das operações aeroportuárias com a ajuda da SITA. Com isso, esperamos continuar inovando e melhorando a experiência dos passageiros”, completa.


Azul inicia venda de passagens para voos entre Campina Grande e Maceió.   

Operação da Azul em Campina Grande (PB) foi ampliada no primeiro semestre de 2023 

   

São Paulo A Azul iniciou a venda de passagens de sua nova rota, que ligará as cidades de Campina Grande (PB) e Maceió (AL). A companhia anuncia o reforço de sua presença no Nordeste, conectando dois importantes estados da região. A partir de 14 de dezembro, os Clientes terão à disposição um voo semanal, partindo de Campina Grande para a capital alagoana.   

   

Com a nova rota, a Azul passa a ter 11 decolagens diárias partindo da Paraíba para dez destinos brasileiros. Dentre eles estão, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal hub da Azul, além de Confins (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).   

  

“A Azul vem investindo em sua malha partindo de Campina Grande e toda a região do Nordeste para os mais diversos destinos brasileiros. Seguimos nosso plano de conectar os brasileiros ao Brasil. Com a ampliação da nossa malha, aumentamos a conectividade e oferecemos mais opções de voos diretos. O acréscimo é um combustível para que possamos levar ainda mais Clientes a todos os destinos possíveis”, diz Vitor Silva, gerente geral de Planejamento de Malha e Estratégia da Azul. 

   

Os Clientes que desejarem realizar o percurso já podem adquirir suas passagens no site da Azul, call center ou agências de viagens parceiras . O novo voo será operado por aeronaves ATR 72-600 , com capacidade para transportar até 70 Clientes.   

   

Em junho deste ano, a Azul inaugurou uma nova fase de investimentos e cooperação no Estado da Paraíba. A empresa estabelece uma malha fixa em vez de criar trechos temporários exclusivamente para atender à demanda e conta com 290 voos mensais, sete voos diários e seis destinos diretos.   

  

Para a alta temporada de 2023, a companhia irá ampliar a oferta de voos dedicados para Maceió, partindo de 16 cidades de diferentes regiões do país, com um aumento de 36% em relação a última temporada (2022/2023).  

  

Clientes poderão desfrutar de toda a experiência proporcionada pela Azul em suas viagens pelo Brasil, com serviço de wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade.   


Airport BH Confins (CNF) – Aeroporto de Manhuaçu (JMA)     

*A partir de 16/10*          

Origem          

Saída          

Destino          

Chegada          

Frequência          

Confins (CNF)      

12:15     

Manhuaçu  (JMA)      

13:20     

Segundas, quartas, sextas e domingos     

Manhuaçu  (JMA)     

13:45       

Confins  (CNF)    

14:50      

Segundas, quartas, sextas e domingos   


   

Confira a tabela dos novos voos de Campina Grande (PB) para Maceió (AL) 


Com nova experiência a bordo, voos da Qatar Airways vai oferecer internet gratuita de alta velocidade a passageiros. Starlink permitirá que os usuários utilizem velocidade Wi-Fi de até 350 megabits por segundo para jogos, acesso VPN, streaming de esportes e muito mais

Doha, Catar – A Qatar Airways acaba de se tornar a maior companhia aérea a colaborar com a Starlink e lança uma experiência gratuita de conectividade de internet de alta velocidade e baixa latência a bordo de aeronaves e rotas específicas. O serviço da Starlink será mais um aprimoramento da experiência a bordo cinco estrelas da companhia aérea. Assim que o serviço estiver ativo, os passageiros poderão desfrutar de velocidades Wi-Fi ultrarrápidas de até 350 megabits por segundo, que podem ser usadas para uma variedade de serviços, como streaming de vídeo para assistir seus filmes e esportes favoritos, jogos, e muito mais.

O acordo com a Starlink permitirá que os passageiros tenham uma experiência rica e contínua de conectividade Wi-Fi a bordo com um simples clique. A rede é alimentada pelo sistema de comunicações por satélite Starlink – a maior constelação de Internet via satélite do mundo, projetada e operada pela SpaceX. A Qatar Airways e a Starlink estão atualmente na fase de pré-lançamento da estratégia de implementação em toda a frota da companhia aérea.

“A Qatar Airways tem o orgulho de anunciar seu acordo com a Starlink para fornecer Wi-Fi contínuo e gratuito aos seus passageiros globais. Esta colaboração não está apenas alinhada com a nossa abordagem líder do setor para a adoção tecnológica, mas também serve como uma oportunidade imperdível para conectar a Starlink aos nossos passageiros globais. Esperamos que nossos passageiros se beneficiem desta adição de última geração à experiência de voo da Qatar Airways”, afirma o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker.

Para o vice-presidente de vendas comerciais da Starlink da SpaceX, Jonathan Hofeller, a parceria mostra o compromisso da Qatar Airways em garantir boas experiências aos passageiros durante o voo. “Com a Starlink preparada para oferecer suporte a toda a frota da Qatar Airways, os passageiros que viajam entre mais de 160 destinos ao redor do mundo poderão ficar conectados com o serviço de internet de alta velocidade mais avançado do espaço. Na verdade, assim que os passageiros embarcam no avião, a internet funciona perfeitamente durante todo o voo, de portão a portão, e tudo pode ser acessado no conforto dos seus assentos”, destaca Hofeller.

Número de passageiros domésticos cresce 18% no Brasil nos últimos nove meses

  

São Paulo - A LATAM acaba de registrar a marca de 24,3 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil entre janeiro e setembro deste ano. O volume é 18% superior ao registrado nos primeiros nove meses de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 20,6 milhões de passageiros. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável. Ao todo, a LATAM inaugurou 11 novos destinos no Brasil desde 2021.

 

Queremos que cada vez mais brasileiros possam voar de avião. Por isso, temos realizado investimentos sustentáveis e estratégicos em nossa operação, buscando sempre crescer onde há demanda potencial”, reforça Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

 

De janeiro a setembro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 12,7% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 12,3% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2022.

 

Crescimento

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). 


Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer no site da LATAM passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.

 

No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima). Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).

 

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

 

Crescimento

 

Em setembro de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 17,7% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 16,4% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 10,8% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a setembro de 2022. Confira os resultados completos abaixo:
 



Emirates lança novos kits de espécies de animais ameaçadas

Os clientes das cabines Premium Economy e Economy de voos de longa distância da Emirates do mundo todo receberão novos kits de cortesia a bordo. Os kits foram desenvolvidos em parceria com a United for Wildlife para destacar oito das espécies mais ameaçadas do planeta.

A preservação da vida selvagem e dos habitats é um pilar central do Emirates Environmental Sustainability Framework (programa de sustentabilidade ambiental da Emirates).

A nova linha de kits de cortesia destaca a longa parceria da Emirates com a United for Wildlife e o compromisso de aumentar a conscientização sobre as espécies ameaçadas e a prevenção do comércio ilegal de animais selvagens e de produtos derivados desses animais. 

Os animais retratados nos kits e marcadores de livro estão entre os tipos mais traficados do mundo, que incluem a tartaruga-verde, o elefante-africano, a arara-azul, o gorila, o tubarão-martelo, o leão, o pangolim e o rinoceronte-negro.

 

A United for Wildlife divulgou alguns dados estatísticos importantes que destacam a magnitude do problema. Segundo os dados, 100 elefantes são caçados ilegalmente a cada dia em todo o mundo. Desta forma, com as atuais taxas de caça furtiva, os elefantes podem se tornar extintos até 2025. 




Restam agora apenas 30 mil rinocerontes na natureza em comparação com 500 mil que existiam no início do século XX. Além disso, o pangolim é o mamífero mais traficado do mundo.

 

David Fein, copresidente da United for Wildlife, disse: “O comércio ilegal de animais selvagens é o crime organizado internacional que está levando muitas espécies icônicas do mundo todo à extinção em um ritmo alarmante. As companhias aéreas e outras operadoras do transporte têm o papel fundamental de ajudar a acabar com as cadeias de abastecimento dos traficantes. 


A Emirates tem demonstrado de forma consistente liderança e compromisso no combate a esta ameaça global. Estamos muito satisfeitos com os novos kits de cortesia da Emirates e esperamos que os passageiros os considerem informativos e inspiradores.”

 

A Emirates está envolvida ativamente na luta contra o tráfico e a exploração ilegal de animais selvagens. Além disso, a companhia aérea faz parte da United for Wildlife Transport Taskforce. 


A Emirates tem a política de tolerância zero para o comércio ilegal de animais selvagens e produtos derivados desses animais e a sua divisão de transporte de carga, Emirates SkyCargo, implementou a proibição total de troféus de caça de elefantes, rinocerontes, leões e tigres. 




Em junho de 2023, a Emirates reforçou o seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis ao obter as certificações dos módulos IATA Environmental Assessment (IEnvA) Stage One e IEnvA Illegal Wildlife Trade.


 

As novas bolsas do kit de cortesia da Emirates com as figuras dos animais selvagens são reutilizáveis e feitas de papel kraft lavável com arte personalizada dos animais impressa em tinta não tóxica à base de soja. O conteúdo inclui uma seleção de itens essenciais de viagem duráveis, feitos de materiais que reduzem o uso de plástico virgem. 


A escova de dentes é feita de uma combinação de palha de trigo e plástico, e as meias e viseiras são feitas de plástico reciclado; neste caso, rPET (polietileno tereftalato reciclado). A Emirates também está incluindo tampões de ouvido nos kits de cortesia no final do ano, atendendo aos pedidos dos clientes.



domingo, 22 de outubro de 2023

Deboche ou cara de pau? LATAM anuncia "troca de snacks servidos como lanche nos voos domésticos com foco na brasilidade": agora vai servir pipoca, só salgada, biscoito integral de cacau e cereais e destaque-se "gratuitamente" em todos os voos domésticos



Em release enviado à Imprensa especializada, a Latam anuncia "os novos snacks dos seus voos domésticos no País" quando diante do alto custo das passagens a Latam devia estar anunciando a volta de lanches decentes. Ao invés de anunciar o serviço de lanche decente em seus voos, regozija-se com a apresentação de snacks feitos no Brasil. Sinceramente, era melhor trocar a marca do lanchinho mequetrefe em silêncio. Latam, de verdade, esse anúncio ficou ridículo. 


A Latam ainda informa que "neste mês de outubro, a companhia começa a servir de forma gradativa pipoca salgada, biscoito integral de cacau e cereais aos passageiros que realizam viagens dentro do Brasil na cabine Economy". Já nos voos internacionais servirão refeições confeccionadas por chefs. 


Os clientes Latam devem aplaudir a companhia sempre que receberem os novos snacks, "novidades oferecidas gratuitamente em embalagens personalizadas" que serão renovadas a cada dois meses para oferecer uma experiência superior em voo aos clientes com um serviço mais cuidadoso". A Latam só pode estar debochando de quem voa sob sua bandeira.


 A comunicação da empresa, na íntegra:

 

São Paulo, 17 de outubro de 2023 - A LATAM Brasil acaba de lançar com foco na brasilidade os novos snacks dos seus voos domésticos no País. Neste mês de outubro, a companhia começa a servir de forma gradativa pipoca salgada, biscoito integral de cacau e cereais aos passageiros que realizam viagens dentro do Brasil na cabine Economy. 


As novidades oferecidas gratuitamente em embalagens personalizadas serão renovadas a cada dois meses para oferecer uma experiência superior em voo aos clientes com um serviço mais cuidadoso, afetivo e humanizado, além de melhorar a qualidade, sabor e variedade dos produtos. 


Além das novas opções que estreiam agora em outubro, a companhia programou para mais adiante opções como balõezinhos de queijo, mini goiabinha, batata doce chips e cookie de baunilha com gotas de chocolate. Outra novidade é que refrigerantes e sucos também passam a ser servidos em todos os voos domésticos de média e longa duração.

 

“Escutamos os nossos clientes para oferecer o melhor produto e temos trabalhado constantemente para uma experiência de viagem baseada nesta escuta ativa. Já avançamos nos voos internacionais com o projeto Sabor à Brasileira. Agora, diversificamos, aumentamos e apresentamos muito melhor as nossas opções aos passageiros que voam dentro do Brasil. Esse é um processo de renovação contínua para sempre oferecer a melhor opção de viagem aérea do País”, afirma Ricardo Oliveira, head de Parcerias e Estratégias para o Cliente do LATAM Airlines Group.
 

Para lançar as novidades, a LATAM levou os novos snacks para os convidados do Baile de Halloween 2023 da Sephora. A ação contou até com um trolley, o carrinho utilizado para servir os passageiros a bordo das aeronaves. A LATAM foi a companhia aérea oficial do tradicional baile realizado em 11 de outubro, em São Paulo (SP).

 

O TALENTO DAS BRASILEIRAS A BORDO DOS VOOS INTERNACIONAIS DA LATAM

 

Não é somente o serviço de bordo dos voos domésticos que tem recebido atenção da LATAM. Desde o início de 2023, a companhia tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa “Sabor à Brasileira”. A cada três meses, a LATAM escala para voos internacionais que decolam do Brasil um prato signature (almoço e jantar) assinado por essas profissionais. O prato é incluído no cardápio de suas cabines Premium Business e Economy, em voos internacionais com mais de 7 horas de duração.

 

Desde 1º de agosto, o programa “Sabor à Brasileira” conta com o prato Amazônia Encantada (pirarucu grelhado com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas), assinado pela chef Débora Shornik para representar a região Norte do Brasil.

Coluna Mecânica Online®


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Por Tarcisio Dias


21 de outubro de 2023


Quais as vantagens da inteligência artificial nos automóveis?


A inteligência artificial (IA) oferece uma série de vantagens significativas para a indústria automobilística, que impactam positivamente a segurança, a eficiência e a experiência do motorista.

Os sistemas de inteligência artificial (IA) estão cada vez mais nos holofotes e agora começam a embarcar nos automóveis, conforme seja o fabricante e o modelo do veículo, mas geralmente incluem uma combinação de hardware e software projetados para melhorar a segurança, a conveniência e a experiência de direção. 

Iniciarei pelos sistemas mais comuns de assistências:

Sistemas de assistência ao motorista (ADAS) – Os sistemas ADAS utilizam sensores, como câmeras, radares e sensores de ultrassom, para monitorar o ambiente ao redor do veículo e fornecer assistência ao motorista. Isso inclui recursos como controle de cruzeiro adaptativo, assistência de permanência na faixa, frenagem automática de emergência e estacionamento automático.

Reconhecimento de voz – Muitos veículos possuem sistemas de reconhecimento de voz baseados em IA que permitem aos motoristas controlar funções de entretenimento, navegação e comunicação por meio de comandos de voz.

Sistemas de navegação avançada – Os sistemas de navegação em automóveis usam IA para calcular rotas mais eficientes, evitar congestionamentos e fornecer atualizações em tempo real sobre as condições de tráfego.

Assistência ao estacionamento – Muitos carros modernos estão equipados com sistemas de assistência ao estacionamento que usam IA para auxiliar o motorista ao estacionar, incluindo estacionamento paralelo e perpendicular.

Monitoramento do condutor – Alguns carros incluem sistemas de monitoramento do condutor que usam IA para detectar sinais de distração ou fadiga, emitindo alertas para manter o motorista alerta.

Manutenção preditiva – A IA pode ser usada para monitorar o estado do veículo e prever quando a manutenção é necessária, como a troca de óleo, substituição de pneus ou reparos no motor.

Personalização da experiência – Sistemas de IA podem ajustar automaticamente as configurações do veículo, como temperatura, iluminação e configurações de assentos, com base nas preferências do motorista.

Condução autônoma – Embora a condução autônoma ainda esteja em desenvolvimento, veículos autônomos de nível avançado usam IA para tomar decisões de direção e navegação com base nas informações dos sensores.

A inteligência artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais importante no setor automobilístico, trazendo diversas vantagens para veículos modernos. Aqui estão algumas das principais vantagens da IA no automóvel:

Segurança aprimorada – A IA pode ajudar a aprimorar a segurança no trânsito por meio de sistemas avançados de assistência ao motorista, como freios automáticos de emergência, detecção de pedestres e alertas de colisão.

Condução autônoma – A IA é fundamental para o desenvolvimento de veículos autônomos, podendo potencialmente reduzir acidentes causados por erros humanos e melhorar a eficiência do tráfego.

Navegação inteligente – Sistemas de navegação baseados em IA, como o GPS, podem calcular rotas mais eficientes, evitar congestionamentos e fornecer informações em tempo real sobre condições de tráfego.

Personalização da experiência – A IA pode ajustar as configurações do veículo, como temperatura, música e iluminação, conforme as preferências do motorista.

Eficiência energética – A IA pode otimizar o consumo de combustível ou energia em veículos híbridos e elétricos, ajustando dinamicamente o desempenho do motor.

Combate ao roubo – Sistemas de segurança baseados em IA podem detectar atividades suspeitas e alertar o proprietário ou as autoridades em caso de roubo.

Interação com o motorista – Assistentes virtuais baseados em IA, como Siri, Alexa e Google Assistant, podem facilitar a comunicação entre o motorista e o veículo, fornecendo informações e executando comandos de voz.

Melhoria na gestão de tráfego – A IA pode ajudar a controlar o tráfego de forma mais eficiente, otimizando semáforos e sugerindo rotas alternativas.

Estes são apenas alguns exemplos de sistemas de IA que estão sendo usados ou desenvolvidos para automóveis. A tecnologia continua a evoluir, e novos recursos baseados em IA estão sendo adicionados aos veículos regularmente para melhorar a segurança e a comodidade dos motoristas.

Muitos fabricantes de automóveis têm integrado sistemas de IA em seus veículos para oferecer recursos avançados de assistência ao motorista, segurança e conveniência. Aqui estão alguns exemplos de fabricantes de automóveis e modelos que já incluem IA em seus carros:

1. A Tesla é uma das pioneiras em veículos autônomos e utiliza um sistema de IA chamado “Autopilot” em seus carros. Os modelos da Tesla, como o Model 3, Model S e Model X, são conhecidos por suas capacidades avançadas de direção autônoma.

2. A Mercedes-Benz utiliza seu sistema de assistência ao motorista chamado “MBUX” (Mercedes-Benz User Experience), que inclui recursos de IA avançados, como reconhecimento de voz, navegação inteligente e assistência ao estacionamento.

3. Os veículos da BMW vêm com o sistema “iDrive” que utiliza IA para melhorar a experiência do motorista, controlar funções de entretenimento e navegação e oferecer assistência ao estacionamento.

4. A Audi implementa IA em seus veículos por meio do sistema “Audi MMI” (Multi Media Interface), que oferece reconhecimento de voz, navegação avançada e assistência ao motorista.

5. A Ford utiliza o sistema “Ford Co-Pilot360” em muitos de seus modelos, fornecendo recursos como assistência de direção e frenagem autônoma de emergência.

6. A Toyota incorpora IA em muitos de seus veículos por meio do sistema “Toyota Safety Sense”, que inclui recursos como controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres e alerta de colisão.

7. A Volvo é conhecida por seu compromisso com a segurança e incorpora IA em seus veículos para oferecer sistemas de assistência ao motorista, como “Pilot Assist” e “City Safety”.

É importante destacar que a disponibilidade de sistemas de IA pode variar conforme o modelo e o mercado onde o veículo é vendido. Além disso, a tecnologia está evoluindo rapidamente, e mais fabricantes de automóveis estão incorporando IA em seus veículos à medida que novos modelos são lançados.

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Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Azul Cargo completa 14 anos de operações com inovação e tecnologia em logística, ampliação da frota e em novos terminais de carga e serviços

   


                     

Líder no transporte aéreo de cargas, a Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, completou 14 anos de operações neste mês de agosto. Durante esse período, a empresa revigorou o setor, trazendo mais inovação, segurança, tecnologia e agilidade nas entregas pelo modal aéreo. 


No primeiro semestre de 2023, a companhia transportou 37 mil toneladas de carga no mercado doméstico e internacional. Atualmente, a empresa possui 32% do market share. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram entregues mais de seis milhões de pacotes.  

    

De acordo com Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express desde 2018, o resultado faz parte de um trabalho coletivo que envolve bases espalhadas por todo o país e conta com o suporte da estrutura da Azul em planejamento estratégico, operações e vendas. 


"Estamos orgulhosos do que alcançamos na Azul Cargo até hoje e estamos preparados para atender ao cenário pós-pandemia. Quando as rotas comerciais tradicionais foram interrompidas, utilizamos toda a frota para o transporte de cargas, que cresceu com a demanda por insumos hospitalares e com o aumento do consumo online. Agora, readequamos a estratégia para as necessidades atuais do mercado, como agilidade no e-commerce, maior capilaridade da malha, ampliação de terminais e mais soluções digitais. A flexibilidade, rapidez nas ações e a capacidade de adaptação são o que garantem nossa eficiência. A atenção e o cuidado com os Clientes é o que assegura a sustentabilidade do negócio. Nosso propósito é construir uma companhia voltada para o futuro", afirmou.   

   

A estrutura da Azul Cargo é composta por 700 Tripulantes e 300 lojas, tendo alcançado o marco de atender 5.000 cidades no território nacional. Esse número representa aproximadamente 90% dos municípios do país e oferece cobertura equivalente a cerca de 96% da população. 


Para atender todos esses municípios, a companhia faz uso da malha aérea da Azul, a maior do Brasil, e conta com uma robusta rede de parceiros. Isso permitiu democratizar o acesso para os brasileiros que vivem em regiões com infraestrutura rodoviária limitada, como as cidades do Norte. 


Hoje, a entrega de produtos nesses locais é realizada com agilidade, encurtando prazos que poderiam chegar a mais de dez dias pela via terrestre, para menos de quatro.   

   

Ampliação da frota e terminais de carga   

   

Para garantir a alta performance e expansão, a Azul Cargo Express investiu na ampliação de sua frota e em novos terminais de carga. Recentemente, anunciou a expansão dos terminais em Vitória, Campinas, no aeroporto de Viracopos e São Paulo, em Congonhas. Em 2022, trouxe cinco aeronaves cargueiras Classe F, certificadas para transportar cargas na cabine e que já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas.     

   

Os serviços da Azul Cargo Express   

No primeiro semestre deste ano, a Azul Cargo Express lançou o serviço “Especial”, destinado ao transporte de cargas que requerem prazos e cuidados diferenciados, como flores, semijoias para o exterior, materiais radioativos e até mesmo de restos mortais. Além disso, há o serviço "Premium", dedicado aos Clientes que necessitam de entregas urgentes, considerando prazos até 24 horas. Com essa opção, é possível deixar uma encomenda no aeroporto até duas horas antes do voo, garantindo sua retirada no aeroporto de destino ou sua entrega no local combinado.    

   

Já o serviço 'Express' assegura a entrega de volumes com as mesmas especificações em até 48 horas, abrangendo mais de 4.800 cidades e oferecendo a opção de retirada e entrega porta a porta.  Nas modalidades ‘Premium’ e ‘Express’, os Clientes também podem solicitar cuidados específicos com a carga, como é feito para laboratórios de análises clínicas, que precisam enviar amostras biológicas de diferentes regiões do Brasil.   
  

O serviço 'e-com' é ideal para empresas que realizam distribuição frequente de encomendas, com pesos e dimensões variadas, encurtando prazos e trazendo equidade entre as regiões. 

sábado, 21 de outubro de 2023

Doe livros durante o Festuris que acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado


Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) , Abrajet e Afeet, o Festuris quer ajudar a recompor as bibliotecas conquistadas pelas cheias no Rio Grande do Sul.

A união faz a força! Faça parte dessa campanha também. Faça um livro durante a grande feira de negócios turísticos das Américas.

A ação aconteceu no estande da AFEET (Q-322) nos dias 10 e 11 de novembro, no Festuris.

* Não serão aceitos livros didáticos

Para mais informações, clique no botão abaixo.

SAIBA MAIS

Bah! Negócios no incentivo às práticas ESG no turismo no Festuris de Gramado de que participará a Kangaroo Tours no Espaço Luxury, de 9 a 12 de novembro



Criar conscientização sobre práticas sustentáveis no turismo é a proposta da Bah! Negócios, de Porto Alegre, no Espaço Green Experience, no 35º Festuris, que ocorre de 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Curadora do espaço, a Bah! Negócios é uma empresa de consultoria, que tem como foco a integração de princípios sustentáveis nas áreas fundamentais das operações empresariais.

“Nossa atuação se destaca por proporcionar consultoria personalizada e treinamentos inovadores, direcionados a moldar um futuro empresarial sustentável e eficiente”, explica Rossana Parizotto, uma das idealizadoras da empresa comandada, também, por Ana Lígia Espuny e Andrea Hermes. O nome “Bah!” transcende o mero termo gaúcho. “Para nós, ela personifica os benefícios ambientais e humanizados que a nossa empresa se dedica a oferecer”, frisa Ana Ligia.

A proposta da Bah Negócios para o espaço Green Experience dentro do Festuris é criar conscientização sobre práticas sustentáveis no turismo por meio de informações visuais e materiais informativos. 

Segundo elas, o propósito é criar no Festuris um ambiente que promova a sustentabilidade em sua totalidade, abraçando os três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental.

“O objetivo é catalisar iniciativas que possam ser replicadas em todo o setor de turismo, com um foco especial na adoção do ESG (Environmental, Social and Governance) como uma ferramenta impulsionadora para o desenvolvimento sustentável do turismo”, acrescenta Andréa Hermes.

Palestras, workshops práticos e cases de sucesso

A Bah Negócios pretende desmistificar o tema ESG no contexto do segmento de turismo. Uma das metas é torná-lo acessível e compreensível dentro do setor de turismo. 

Isso será alcançado através de um conjunto de estratégias, como palestras informativas, workshops práticos, compartilhamento de melhores práticas e cases de sucesso relacionados ao ESG no turismo. A ideia é não apenas informar, mas também inspirar os profissionais do setor a adotarem práticas mais sustentáveis em suas operações.

Segundo as sócias da Bah! Negócios, a prática ESG tem encontrado uma boa aceitação no setor de turismo, à medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade aumenta globalmente. Diversos segmentos dentro do turismo estão abraçando essa abordagem. 

Mas atividades como ecoturismo, turismo de natureza e hospitalidade têm mostrado uma maior predisposição para a adoção de práticas ESG, uma vez que a ligação entre suas operações e o meio ambiente é mais direta. “No entanto, a tendência é que essa mentalidade sustentável se estenda cada vez mais para outras áreas do turismo à medida que a conscientização cresce”, afirma Rossana.

INFORMAÇÕES SOBRE AS SÓCIAS

Rossana Parizotto - Uma das idealizadoras da Bah! Negócios. Com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos, nos últimos 5 anos ela direcionou seu foco para práticas sustentáveis e responsabilidade social corporativa. 

Sua expertise em RH, juntamente com sua paixão por soluções sustentáveis, a torna uma peça-chave na condução de estratégias de negócios que promovem relações humanas, preservação ambiental, valor social, endomarketing e comunicação corporativa. 

Com Rossana liderando, a Bah! Negócios oferece uma abordagem única, conectando gestão de RH, sustentabilidade e comunicação corporativa para impulsionar mudanças transformadoras nos negócios. 

Sua trajetória inclui um Doutorado em Administração pela Unisinos, bem como um Mestrado em Administração e Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UPF.

Ana Lígia Espuny - Uma das idealizadoras por trás da Bah! Negócios. Com 12 anos de serviço público estadual no Rio Grande do Sul, nos Poderes Legislativo, Executivo e Ministério Público, ela é uma expert em Marketing Institucional. 

Sua expertise e experiência permitem que ela desenvolva estratégias de impacto, promovendo relações mais humanas e sustentáveis. Como idealizadora, Ana Ligia desempenha um papel fundamental na visibilidade e reputação das empresas, conectando-as a práticas sustentáveis e valores éticos. 

Sua paixão pela criação de impacto positivo se reflete em cada projeto da Bah! Negócios. Sua trajetória inclui Mestrado em Administração pela Unisinos, bem como é Doutoranda em Administração pela PUC/RS e Graduada em Administração.

Andrea Hermes - Uma das mentes criativas por trás da Bah! Negócios. Com 4 anos de experiência em consultoria de sustentabilidade e licitações sustentáveis, ela possui expertise em integrar práticas sustentáveis em diversos setores. 

Andrea é reconhecida por sua habilidade em desenvolver soluções inovadoras e viáveis, alinhando os objetivos de negócio com a responsabilidade social e ambiental, incluindo critérios sustentáveis em processos licitatórios. 

Sua paixão pela sustentabilidade e compromisso com excelência são evidentes em cada projeto liderado por ela na Bah! Negócios. Sua trajetória inclui Mestrado em Administração pela Unisinos, Graduada em Direito e Graduada em Administração.

Enviado por Rossi & Zorzanello

EXPO Abreu: Embratur coloca o Brasil como o “destino oficial”: Salvador, Natal e Maceió em feiras em Almada, Cascais, Matosinhos e Oeiras

 

Projeto do estande brasileiro que a Embratur preparou para ser exposto durante a EXPO Abreu, em Portugal (Imagem: Divulgação/Embratur)

 

A Embratur leva o Brasil para a 9ª Edição da Expo Abreu, que acontece neste fim de semana, nos dias 21 e 22 de outubro, em Portugal. A feira, que divulga a sua oferta para a temporada de outono e inverno no mercado português, irá destacar as festas de fim de ano com a programação de voos especiais para Salvador, Natal e Maceió, além de opções de atrações turísticas no Rio de Janeiro e na Amazônia.

 

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença da Agência da feira tem a finalidade de reforçar o interesse português nos destinos brasileiros já consolidados, principalmente de sol e praia, mas também ampliar a diversidade de destinos na prateleira. 


De acordo com o Portal de Dados da Embratur, de janeiro a agosto deste ano, mais de 120 mil visitantes portugueses, sendo que, atualmente, existem 102 voos diretos que conectam Portugal com o Brasil.

 

“Estamos preparando uma exposição para mostrar que, além de sol e praia, temos no nosso país uma diversidade de atrações a serem conhecidas, seja no turismo de experiências, o afroturismo, a nossa gastronomia e outros segmentos que fazem do Brasil um lugar único neste mundo. Teremos também outras ações de comunicação com o parceiro Abreu, principalmente em mídias sociais. O Brasil será destaque de promoção nas plataformas de rádios e emissoras de TV e ainda de revistas para potencializar a presença dos destinos brasileiros no mercado português”, pontuou.

 

A Expo Abreu acontece em toda a rede de lojas Abreu, no website e em vários centros comerciais de Portugal, como Almada Forum, Cascais Shopping, MarShopping Matosinhos, NorteShopping e Oeiras Parque.

 

Serviço:

9ª Edição Expo Abreu

Quando: 21 e 22 de julho
Local: Lojas Abreu, em Portugal

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Sindetur-RJ elege nova diretoria e Luiz Strauss assume com a proposta de estreitar o relacionamento com o Sintur-RJ

Aldo Sivieiro, ex-presidente e Luiz Strauss, eleito presidente do Sindetur-RJ

O Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Sindetur-RJ) elegeu, na manhã de hoje, a chapa “Juntos pelo Rio” para o próximo triênio. Luiz Strauss, ex-presidente da Abav-RJ, assume a presidência do sindicato, cargo ocupado há 12 anos por Aldo Artur Siviero, atual presidente da Federação Nacional de Turismo (Fenactur).

“Foi uma honra e um desafio liderar uma organização tão crucial para o desenvolvimento e representação das empresas do setor. A escolha de Luiz Strauss para estar à frente da presidência foi unânime e temos plena confiança de que sua liderança continuará impulsionando nosso sindicato e o turismo do estado do Rio de Janeiro como um todo”, declarou Aldo Siviero.

O presidente eleito ressalta que pretende potencializar ainda mais a atuação do sindicato e seguir estreitando o relacionamento junto ao Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Sintur-RJ), de forma a promover a razoabilidade e o bom senso nas negociações de salários e de benefícios trabalhistas.

“Queremos seguir cada vez mais alinhados com o sindicato dos trabalhadores, de forma que possamos pensar em estratégias de resolução de conflitos com o objetivo de atender a todos os envolvidos, da melhor forma possível”, ponderou Strauss.

Outro objetivo será conscientizar a categoria da importância da atuação do Sindetur-RJ na defesa dos interesses dos empresários perante autoridades administrativas e judiciárias.

“O mercado precisa entender que se não houver um sindicato patronal forte e atuante, os sindicatos laborais poderão agir por conta própria e propor dissídios e leis sem que haja um contraponto, o que seria extremamente prejudicial para as micro e pequenas empresas de Turismo, que representam 90% da categoria”, enfatizou o novo presidente.

A nova diretoria ficou assim constituída:

Diretoria Executiva:

• Presidente – Luiz Antônio Strauss de Campos – Promotional Travel Viagens e Turismo Ltda

• Vice- Presidente – Marcelo de Faria Siciliano – Dannytau Viagens e turismo Ltda

• Diretor Secretário – Alexandre Gurgel de Araújo Lima – New It Viagens e Turismo Ltda

• Diretor Tesoureiro – Aldo Arthur Siviero – Premier Travel Agência de Viagens e turismo Ltda


Diretoria Executiva Suplente:

• 1º Diretor – Savio Luiz F. Neves Filho – Trem do Corcovado Ltda

• 2º Diretor – Ronaldo Aguiar Malta – Vamar Turismo e Viagens Ltda


Representantes FENACTUR:

• Luiz Antônio Strauss de Campos.

• Marcelo de Faria Siciliano.


Conselho Fiscal:

• Cristiana Andrea Krautz Chao – Crischao Viagens, Consultoria e Negócios Ltda

• Miguel Rodrigues de Andrade – Transmundi Operadora de Turismo Ltda

• Monica Giselle Destri Chaves – Travel Expert Viagens e Turismo Ltda


Conselho Fiscal Suplente:

• Marcos Zani – Tower Viagens e Turismo Ltda

• Luiz Eduardo Amorim Ferreira – CL Turismo Ltda

• Viviane Fernandes – Nice Rio Viagens e Turismo Ltda

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