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segunda-feira, 23 de outubro de 2023

AVIAÇÃO. Aeroporto de Newcastle lidera a jornada de digitalização dos terminais regionais australianos // Azul inicia venda de passagens para voos entre Campina Grande e Maceió // Qatar Airways vai oferecer internet gratuita de alta velocidade a passageiros // Número de passageiros domésticos cresce 18% no Brasil nos últimos nove meses // Emirates lança novos kits de espécies de animais ameaçadas


Aeroporto de Newcastle lidera a jornada de digitalização dos terminais regionais australianos. NTL implementa a solução SITA Flex, baseada em nuvem, para reduzir custos de TI, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do passageiro

Newcastle, Austrália - A SITA está auxiliando o Aeroporto de Newcastle (NTL), na Austrália, a reduzir os custos de TI e expandir rapidamente sua capacidade de processamento de passageiros, posicionando o NTL como o principal hub aeroportuário regional no país.

Utilizando a solução baseada na nuvem, o SITA Flex, o Aeroporto de Newcastle reduziu os custos e a complexidade das operações, usufruindo da tecnologia de uso comum nos seus dispositivos de preferência. Com isso, é possível eliminar a necessidade da aquisição de equipamentos mais caros e de economizar os custos nas escolhas dos hardwares.

Newcastle é o primeiro aeroporto regional do mundo a adotar a nova solução personalizada para aeroportos de pequeno porte e com poucos pontos de contato. A tecnologia padroniza o hardware, oferece suporte para simplificar a infraestrutura e melhora a operação. 

O SITA Flex aproveita ao máximo o espaço físico limitado, permitindo que aeroportos e companhias aéreas alternem facilmente entre balcões de check-in e portões de embarque compartilhados. Com a funcionalidade plug-and-play, o Flex exclui a necessidade de infraestrutura no local, garantindo total segurança.

Os benefícios da solução incluem a redução dos custos do aeroporto, possibilitada pela simplificação da infraestrutura. Além disso, permite que o terminal opere em um ambiente de uso comum com despesas significativamente mais baixas, sem impactar na funcionalidade.

"Estamos entusiasmados em firmar essa parceria com o Aeroporto de Newcastle e apoiar seus ambiciosos planos de crescimento. Com a nossa experiência na digitalização da indústria - antes, durante e pós-pandemia - percebemos os desafios enfrentados por aeroportos regionais em relação às altas despesas, porém que possuem o desejo de financiar soluções digitais e inteligentes, como encontradas nos terminais de grande porte”, ressalta Sumesh Patel, presidente da SITA na Ásia-Pacífico. 

A tecnologia de nuvem torna a viagem digital e a TI de ponta mais econômicas e acessíveis aos aeroportos regionais. Com as principais funcionalidades de processamento de passageiros disponíveis através da nuvem, os terminais podem administrar operações compartilhadas, economizando em infraestrutura, espaço e manutenção. 

Além disso, ao implementar o SITA Flex, os aeroportos ficam equipados para adotar soluções adicionais como o auto embarque, o autodespacho de bagagem, o processamento off-airport e outras opções. 

Dr. Peter Cock, CEO do Aeroporto de Newcastle, explicou que a adoção do sistema faz parte da ampla transformação do aeroporto.

"O Aeroporto de Newcastle está em um processo significativo de transformação para otimizar a experiência dos passageiros, aumentar a eficiência e a sustentabilidade e apoiar o turismo. Estamos trabalhando para oferecer o aeroporto que nossa região de Hunter merece, e, em breve, ofereceremos voos internacionais diretos para os principais destinos comerciais e turísticos. Para isso, vamos aproveitar nossa posição como um dos centros econômicos e de trabalho da região, impulsionando a inovação, a geração de mais empregos e as oportunidades comerciais”, destaca.

"Hoje, estamos contentes por liderarmos o caminho da digitalização das operações aeroportuárias com a ajuda da SITA. Com isso, esperamos continuar inovando e melhorando a experiência dos passageiros”, completa.


Azul inicia venda de passagens para voos entre Campina Grande e Maceió.   

Operação da Azul em Campina Grande (PB) foi ampliada no primeiro semestre de 2023 

   

São Paulo A Azul iniciou a venda de passagens de sua nova rota, que ligará as cidades de Campina Grande (PB) e Maceió (AL). A companhia anuncia o reforço de sua presença no Nordeste, conectando dois importantes estados da região. A partir de 14 de dezembro, os Clientes terão à disposição um voo semanal, partindo de Campina Grande para a capital alagoana.   

   

Com a nova rota, a Azul passa a ter 11 decolagens diárias partindo da Paraíba para dez destinos brasileiros. Dentre eles estão, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal hub da Azul, além de Confins (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).   

  

“A Azul vem investindo em sua malha partindo de Campina Grande e toda a região do Nordeste para os mais diversos destinos brasileiros. Seguimos nosso plano de conectar os brasileiros ao Brasil. Com a ampliação da nossa malha, aumentamos a conectividade e oferecemos mais opções de voos diretos. O acréscimo é um combustível para que possamos levar ainda mais Clientes a todos os destinos possíveis”, diz Vitor Silva, gerente geral de Planejamento de Malha e Estratégia da Azul. 

   

Os Clientes que desejarem realizar o percurso já podem adquirir suas passagens no site da Azul, call center ou agências de viagens parceiras . O novo voo será operado por aeronaves ATR 72-600 , com capacidade para transportar até 70 Clientes.   

   

Em junho deste ano, a Azul inaugurou uma nova fase de investimentos e cooperação no Estado da Paraíba. A empresa estabelece uma malha fixa em vez de criar trechos temporários exclusivamente para atender à demanda e conta com 290 voos mensais, sete voos diários e seis destinos diretos.   

  

Para a alta temporada de 2023, a companhia irá ampliar a oferta de voos dedicados para Maceió, partindo de 16 cidades de diferentes regiões do país, com um aumento de 36% em relação a última temporada (2022/2023).  

  

Clientes poderão desfrutar de toda a experiência proporcionada pela Azul em suas viagens pelo Brasil, com serviço de wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade.   


Airport BH Confins (CNF) – Aeroporto de Manhuaçu (JMA)     

*A partir de 16/10*          

Origem          

Saída          

Destino          

Chegada          

Frequência          

Confins (CNF)      

12:15     

Manhuaçu  (JMA)      

13:20     

Segundas, quartas, sextas e domingos     

Manhuaçu  (JMA)     

13:45       

Confins  (CNF)    

14:50      

Segundas, quartas, sextas e domingos   


   

Confira a tabela dos novos voos de Campina Grande (PB) para Maceió (AL) 


Com nova experiência a bordo, voos da Qatar Airways vai oferecer internet gratuita de alta velocidade a passageiros. Starlink permitirá que os usuários utilizem velocidade Wi-Fi de até 350 megabits por segundo para jogos, acesso VPN, streaming de esportes e muito mais

Doha, Catar – A Qatar Airways acaba de se tornar a maior companhia aérea a colaborar com a Starlink e lança uma experiência gratuita de conectividade de internet de alta velocidade e baixa latência a bordo de aeronaves e rotas específicas. O serviço da Starlink será mais um aprimoramento da experiência a bordo cinco estrelas da companhia aérea. Assim que o serviço estiver ativo, os passageiros poderão desfrutar de velocidades Wi-Fi ultrarrápidas de até 350 megabits por segundo, que podem ser usadas para uma variedade de serviços, como streaming de vídeo para assistir seus filmes e esportes favoritos, jogos, e muito mais.

O acordo com a Starlink permitirá que os passageiros tenham uma experiência rica e contínua de conectividade Wi-Fi a bordo com um simples clique. A rede é alimentada pelo sistema de comunicações por satélite Starlink – a maior constelação de Internet via satélite do mundo, projetada e operada pela SpaceX. A Qatar Airways e a Starlink estão atualmente na fase de pré-lançamento da estratégia de implementação em toda a frota da companhia aérea.

“A Qatar Airways tem o orgulho de anunciar seu acordo com a Starlink para fornecer Wi-Fi contínuo e gratuito aos seus passageiros globais. Esta colaboração não está apenas alinhada com a nossa abordagem líder do setor para a adoção tecnológica, mas também serve como uma oportunidade imperdível para conectar a Starlink aos nossos passageiros globais. Esperamos que nossos passageiros se beneficiem desta adição de última geração à experiência de voo da Qatar Airways”, afirma o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker.

Para o vice-presidente de vendas comerciais da Starlink da SpaceX, Jonathan Hofeller, a parceria mostra o compromisso da Qatar Airways em garantir boas experiências aos passageiros durante o voo. “Com a Starlink preparada para oferecer suporte a toda a frota da Qatar Airways, os passageiros que viajam entre mais de 160 destinos ao redor do mundo poderão ficar conectados com o serviço de internet de alta velocidade mais avançado do espaço. Na verdade, assim que os passageiros embarcam no avião, a internet funciona perfeitamente durante todo o voo, de portão a portão, e tudo pode ser acessado no conforto dos seus assentos”, destaca Hofeller.

Número de passageiros domésticos cresce 18% no Brasil nos últimos nove meses

  

São Paulo - A LATAM acaba de registrar a marca de 24,3 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil entre janeiro e setembro deste ano. O volume é 18% superior ao registrado nos primeiros nove meses de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 20,6 milhões de passageiros. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável. Ao todo, a LATAM inaugurou 11 novos destinos no Brasil desde 2021.

 

Queremos que cada vez mais brasileiros possam voar de avião. Por isso, temos realizado investimentos sustentáveis e estratégicos em nossa operação, buscando sempre crescer onde há demanda potencial”, reforça Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

 

De janeiro a setembro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 12,7% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 12,3% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2022.

 

Crescimento

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). 


Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer no site da LATAM passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.

 

No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima). Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).

 

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

 

Crescimento

 

Em setembro de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 17,7% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 16,4% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 10,8% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a setembro de 2022. Confira os resultados completos abaixo:
 



Emirates lança novos kits de espécies de animais ameaçadas

Os clientes das cabines Premium Economy e Economy de voos de longa distância da Emirates do mundo todo receberão novos kits de cortesia a bordo. Os kits foram desenvolvidos em parceria com a United for Wildlife para destacar oito das espécies mais ameaçadas do planeta.

A preservação da vida selvagem e dos habitats é um pilar central do Emirates Environmental Sustainability Framework (programa de sustentabilidade ambiental da Emirates).

A nova linha de kits de cortesia destaca a longa parceria da Emirates com a United for Wildlife e o compromisso de aumentar a conscientização sobre as espécies ameaçadas e a prevenção do comércio ilegal de animais selvagens e de produtos derivados desses animais. 

Os animais retratados nos kits e marcadores de livro estão entre os tipos mais traficados do mundo, que incluem a tartaruga-verde, o elefante-africano, a arara-azul, o gorila, o tubarão-martelo, o leão, o pangolim e o rinoceronte-negro.

 

A United for Wildlife divulgou alguns dados estatísticos importantes que destacam a magnitude do problema. Segundo os dados, 100 elefantes são caçados ilegalmente a cada dia em todo o mundo. Desta forma, com as atuais taxas de caça furtiva, os elefantes podem se tornar extintos até 2025. 




Restam agora apenas 30 mil rinocerontes na natureza em comparação com 500 mil que existiam no início do século XX. Além disso, o pangolim é o mamífero mais traficado do mundo.

 

David Fein, copresidente da United for Wildlife, disse: “O comércio ilegal de animais selvagens é o crime organizado internacional que está levando muitas espécies icônicas do mundo todo à extinção em um ritmo alarmante. As companhias aéreas e outras operadoras do transporte têm o papel fundamental de ajudar a acabar com as cadeias de abastecimento dos traficantes. 


A Emirates tem demonstrado de forma consistente liderança e compromisso no combate a esta ameaça global. Estamos muito satisfeitos com os novos kits de cortesia da Emirates e esperamos que os passageiros os considerem informativos e inspiradores.”

 

A Emirates está envolvida ativamente na luta contra o tráfico e a exploração ilegal de animais selvagens. Além disso, a companhia aérea faz parte da United for Wildlife Transport Taskforce. 


A Emirates tem a política de tolerância zero para o comércio ilegal de animais selvagens e produtos derivados desses animais e a sua divisão de transporte de carga, Emirates SkyCargo, implementou a proibição total de troféus de caça de elefantes, rinocerontes, leões e tigres. 




Em junho de 2023, a Emirates reforçou o seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis ao obter as certificações dos módulos IATA Environmental Assessment (IEnvA) Stage One e IEnvA Illegal Wildlife Trade.


 

As novas bolsas do kit de cortesia da Emirates com as figuras dos animais selvagens são reutilizáveis e feitas de papel kraft lavável com arte personalizada dos animais impressa em tinta não tóxica à base de soja. O conteúdo inclui uma seleção de itens essenciais de viagem duráveis, feitos de materiais que reduzem o uso de plástico virgem. 


A escova de dentes é feita de uma combinação de palha de trigo e plástico, e as meias e viseiras são feitas de plástico reciclado; neste caso, rPET (polietileno tereftalato reciclado). A Emirates também está incluindo tampões de ouvido nos kits de cortesia no final do ano, atendendo aos pedidos dos clientes.



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