Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Ano se encerra com alta nas vendas, produção estável e exportações em queda, inclusive de vendas de veículos à Argentina. Para 2024, ANFAVEA projeta maiores volumes em todos os indicadores

Queda nas exportações atingiu a indústria automotiva

7 de dezembro de 2023 – Faltando poucos dias para o término do ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou hoje o balanço estimado do setor automotivo em 2023, além das projeções para 2024. 

O ano que se encerra foi marcado por aumento relevante no mercado interno, estabilidade na produção e queda nas exportações. Para o próximo ano, a estimativa é de mais um degrau de crescimento, não só de vendas, mas também nos outros dois principais indicadores da indústria automobilística.

Mercado interno – Depois de um primeiro semestre aquém do esperado, houve um relevante aumento no ritmo de vendas de autoveículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades/dia em novembro. O ano deverá fechar com 2,29 milhões de emplacamentos, alta de 8,8% sobre 2022, acima dos 6% projetados pela entidade.


No segmento de pesados, os ônibus tiveram surpreendente crescimento de 18,8% no ano, graças sobretudo à maior demanda por modelos de uso rodoviário. Já os caminhões, conforme o previsto, registraram queda de 15,2% após a forte antecipação de compras ocorrida em 2022, na esteira da nova fase de legislação de emissões que elevou os custos dos produtos.

Para 2024, a ANFAVEA projeta vendas de 2,450 milhões de autoveículos, uma elevação de 5,8% sobre 2023. Na divisão por grandes segmentos, espera-se alta de 5,3% para automóveis e comerciais leves, e de 14,1% para veículos pesados.

Produção – Apesar do crescimento do mercado interno, a produção recuou 0,5% no ano, em função da queda nas exportações e do aumento relevante das importações. A estimativa, faltando poucos dias para o encerramento do ano, é de uma produção acumulada de 2,359 milhões de autoveículos.

Para o próximo ano, a expectativa da ANFAVEA é para um crescimento de 4,7% nesse volume, o que representa 2,470 milhões de unidades produzidas. “Precisamos de todo o esforço conjunto das empresas e da sociedade para aumentar nossa produtividade, mas acredito que só em 2026 recuperaremos os níveis registrados antes da pandemia”, afirmou o Presidente Márcio de Lima Leite.

Exportações – Depois de um 2022 de forte crescimento, os embarques neste ano recuaram 17%, com 399 mil unidades. Além do encolhimento no mercado doméstico de importantes destinos, como Chile e Colômbia, houve uma sensível perda de participação dos produtos brasileiros na Argentina, nosso principal parceiro comercial, a ponto de ele ser superado pelo México pela primeira vez na história.

Se os modelos nacionais ainda tivessem a participação de 49% no mercado argentino, como há quatro anos, teríamos vendido 95 mil unidades a mais neste ano, já que houve crescimento daquele mercado. Porém, a fatia brasileira caiu para 27%. Para 2024, a projeção da ANFAVEA é de exportações totais de 407 mil unidades, leve alta de 2% na comparação com 2023

SUV elétrico Peugeot e-2008 sai agora por R$ 159.990. Promoção vale até dia 31/12, desconto de R$ 40 mil




PEUGEOT oferece seu último lançamento eletrificado, e-2008 com preço extremamente competitivo. De R$199.990 por R$159.990 com seminovo na troca (de qualquer marca e modelo). A oferta é válida até o final do mês de dezembro e pode ser adquirida em qualquer uma das lojas da Rede e-Center espalhadas pelo Brasil.

A oferta faz parte do agressivo plano comercial da PEUGEOT, a fim de impulsionar as vendas do modelo no país. Além de parceiros que oferecem uma série de ações para garantir a melhor experiência possível, concebidas a partir do mapeamento da jornada da eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade aos clientes.

Hoje a rede e-Center, especializada em vendas e pós-vendas de veículos eletrificados já está presente em diversas capitais do Brasil, contando atualmente com 32 lojas.

Com estilo único o PEUGEOT e-2008 possui comportamento dinâmico e conforto de altíssimos níveis. O modelo oferece muita performance com um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cv de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor.

Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao e-2008 uma autonomia 234 km pelo Inmetro (WLTP: 345 km) e recarga rápida de 0 a 80% em até 30 minutos (por suportar até 100 kW em DC). O modelo conta ainda com o seletor de condução, o e-Toggle, para otimizar a dirigibilidade.

O veículo 100% elétrico têm como “cartão de visita” os faróis em Full LED com o marcante dente de sabre e lanternas traseiras em LED que remetem às garras do leão. Além do PEUGEOT i-Cockpit 3D® que garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, com muita funcionalidade para uma condução intuitiva e fora de série. Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, com navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches.

O modelo eletromagnético apresenta ainda, para a linha 2023 novos bancos em couro e Alcantara com formato esportivo e acabamento premium com ajuste elétrico. Somam-se a esse conforto e tecnologia um belo teto solar panorâmico e a supressão do farol de neblina – sem afetar a funcionalidade devido ao full LED – além da opção de ambientação com oito cores de iluminação que torna a viagem a bordo do NOVO PEUGEOT e-2008, ainda mais prazerosa.

Novo Citroën C3 Aircross chega como o SUV Turbo mais acessível do Brasil com muito espaço, estilo único e diversas inovações. Modelo chega às lojas em três versões e amplo pacote de itens de série. Motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio automático CVT equipa todas as versões. Opção de sete lugares com bancos rebatíveis e removíveis é inédita no segmento. Clientes terão as três primeiras revisões grátis e amplo pacote de acessibilidade 360º. Custa a partir de R$ 109.990

 


Novo Citroën C3 cresce mais de 20% nas vendas em novembro


Dezembro, mês de celebrar as festas e a Citroën aproveita para comemorar o último trimestre do ano, período marcado por destacados índices, ações voltadas ao consumidor e lançamentos de produtos e versões. A expectativa é um 2024 ainda melhor, repleto de tecnologia, conectividade e inovação.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Dolphin vende mais do que todos os outros modelos somados e BYD lidera mercado de elétricos com 66% de share. Greentech vendeu mais veículos elétricos do que a soma de todas as outras montadoras


BYD é líder absoluta em vendas no mercado brasileiro de carros elétricos

 

(06/12/2023) – O BYD Dolphin vem conquistando a cada mês sucessivos recordes de vendas. O modelo foi novamente o carro elétrico mais comercializado do país: foram 1.694 unidades em novembro, segundo dados da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico. O resultado assegurou à BYD a liderança em vendas – pela quarta vez consecutiva - no segmento de veículos elétricos, onde a marca vendeu um total de 2.099 unidades no último mês. O desempenho da BYD em novembro garantiu uma participação de 66% no mercado (BEV) e um expressivo crescimento de 28,6% sobre as 1.632 unidades do mês passado.

 

Os números impressionam ainda mais, considerando que apenas o Dolphin e o Dolphin Plus (1.694 unidades) venderam mais do que a soma de todos os outros modelos elétricos (1.503 unidades).

 

Clique Para Download

 

Ainda em novembro, o segundo lugar (BEV) ficou com o Yuan Plus, que teve mais 286 unidades novas circulando nas ruas do Brasil. No acumulado do ano, o SUV elétrico já acumula 1.281 veículos e representa o segundo modelo mais comercializado da marca.

 

Com relação ao acumulado do ano (janeiro ~ novembro 2023), considerando-se todas as marcas, a BYD mantém a liderança isolada em vendas de veículos elétricos com um total de 6.657 unidades, ou 50% de participação do total de automóveis BEV comercializados no país.

 


 


BYD lidera também as vendas de carros híbridos plug-in

Considerando-se os veículos PHEV, o BYD Song Plus DM-i foi o modelo mais vendido do mercado brasileiro com 1.523 unidades, o que representa 38% de todas as vendas dentro desta categoria. O SUV líder de mercado entre os híbridos faz tanto sucesso que vendeu mais que o dobro do segundo colocado no mês e, dentro do top 5, teve mais unidades vendidas do que os outros quatro modelos somados, o que comprova a qualidade, eficiência e confiança do brasileiro na BYD.

 

Já no acumulado do ano o único modelo híbrido da BYD também brilhou e liderou em 2023 entre janeiro e novembro, com 5.786 unidades comercializadas, o que representa mais de 20% do mercado total de carros híbridos no Brasil e mais de 45% acima do segundo colocado.

Definida a seleção dos pilotos brasileiros que representarão a NASCAR Brasil no International iRacing Series 2023. Competição virtual acontece no dia 12 de dezembro, no LA Coliseum de Los Angeles (California) e os pilotos disputarão por um prêmio em dinheiro de US$ 5.000.

Cayan Chianca conta com 138 pontos na categoria PROAM, em que ocupa o terceiro lugar

A NASCAR Brasil terá oito pilotos no mundial do eNASCAR International iRacing Invite 2023 no dia 12 de dezembro: Beto Monteiro (#88), Vitor Genz (#46), Júlio Campos (#1), Jeff Giassi (#20), João Pedro Bortoluzzi (#57), Guilherme Alves (#98), Arthur Gama (#9) e Erick Schotten (#90).

O projeto de parceria entre as competições incluiu a oportunidade de selecionar o grupo para mais um intercâmbio com a NASCAR. Arthur Gama já participou como convidado exclusivo em dezembro do ano passado no campeonato americano e representou o elenco brasileiro.

“Esse é um tema esperado pelos nossos pilotos. O nível da competição é fortíssimo, mas tenho certeza que estaremos bem representados e vamos brigar pelo título”, destaca Thiago Marques, representante da NASCAR Brasil.

Jeff Giassi é um entusiasta e campeão mundial da modalidade. “Eu me sinto extremamente honrado em ser um dos pilotos do grupo de convidados a representar a NASCAR Brasil em um campeonato mundial. Não só isso, mas por ter sempre acompanhado essa competição e por ser um piloto que comecei no automobilismo virtual, fiz a minha carreira em simuladores. Então, sei a importância e agora ter essa oportunidade de participar é um prazer enorme e no dia 12 vou com tudo que for possível para levar a bandeira do Brasil”, afirma o piloto.

A conclusão épica da eNASCAR International iRacing Invite estará correndo virtualmente de uma partida dupla apresentando o Los Angeles Coliseum e o layout Indy de Brands Hatch, com um prêmio de US$ 5.000 em jogo.

Serão aproximadamente 25 pilotos em todas as quatro séries internacionais NASCAR Brasil Sprint Race, NASCAR Canada Series, NASCAR Mexico Series, NASCAR Whelen Euro Series e três séries de turismo nacional da NASCAR.

Os fãs podem esperar a participação de muitos dos principais iRacers da NASCAR, incluindo Dale Earnhardt Jr., membro do Hall da Fama da NASCAR, Parker Kligerman, piloto dos playoffs da NASCAR Xfinity Series 2023, e Ty Majeski, Carson Hocevar e Rajah Caruth, líderes da NASCAR Craftsman Truck Series. Outros pilotos que deverão disputar as vitórias incluem Treyten Lapcevich e Alex Tagliani da Canada Series, Paul Jouffreau da Euro Series, Victor Barrales e Jake Cosio na Mexico Series.

O eNASCAR International iRacing Invite será transmitido ao vivo na terça-feira, 12 de dezembro, às 18 horas (horário do leste dos EUA) em eNASCAR.com e nas redes de mídia social iRacing. Para obter mais informações sobre a eNASCAR, visite www.eNASCAR.com. Para obter mais informações sobre o iRacing visite www.iRacing.com. A NASCAR Brasil tem um promissor piloto que soma 138 pontos na categoria PROAM, Cayan Chianca.

Antes disso, a NASCAR Brasil terá a sua etapa final da temporada 2023 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste final de semana, dias 09 e 10 de dezembro.

A NASCAR Brasil Sprint Race conta com apoio da Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Real Radiadores, Zanoello e Graxa.



Siga-nos também nas redes sociais:

Instagram: @NASCARBrasil

Youtube: @NASCARBrasil

Facebook: @NASCARBrasil

Twitter: @NASCARBrasil

Tik Tok: @NASCARBrasil

Marta Rossi, a Dama do Turismo brasileiro, está na lista dos 100 + Poderosos do Turismo




A fundadora e CEO do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi, faz parte da seleção dos 100+ Poderosos do Turismo. O destaque é da Revista Panrotas, na 13ª edição da lista, que ranqueia as maiores lideranças e empresas do turismo.

Marta Rossi, natural da cidade de Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, e considerada a capital nacional do turismo, sempre teve o turismo correndo em seu DNA. Ela iniciou a sua carreira profissionalmente no meio turístico na década de 80. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, fundou a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, no ano seguinte, nasceu o Festuris.

“É uma lista para homenagear pessoas, os profissionais da indústria de Viagens e Turismo. É uma lista B2B, pois acreditamos na força da cadeia produtiva. O Turismo é sim multicanal, e isso não vai mudar, mas a Panrotas é uma empresa que há 50 anos está do lado do agente de viagens, do profissional. Somos 100% B2B e não teria como nossa lista ser diferente”, explica o editor-chefe da Panrotas e chief communication officer, Artur Luiz Andrade.

Para a empresária, é uma honra receber esta indicação de um veículo de comunicação que tem o respeito do trade turístico nacional. “Estar entre as grandes personalidades que contribuem e constroem para o desenvolvimento do setor de turismo e eventos me deixa orgulhosa e honrada. Além de ser um grande estímulo para que eu continue sempre produzindo mais e melhor. Aliás, é isto que eu busco todo dia, ser uma pessoa melhor, assim como uma executiva comprometida, realizadora e capaz de transformar”, pontua.

Em 2023, juntamente com seu sócio, Eduardo Zorzanello (filho de Silvia), Marta realizou a 35ª edição do Festuris em Gramado, que ocorreu de 9 a 12 de novembro. O evento reuniu 15 mil participantes, contou com 2,7 mil marcas em exposição e 40 países internacionais representados. Foram 27 mil m² de área construída, 400 estandes, 7 palcos de conteúdo, e 710 profissionais da imprensa inscritos.


crédito da foto Gustavo Merolli

--

Stellantis faz mudanças em sua estrutura organizacional na América do Sul em meio a conquistas de prêmios importantes de suas marcas

 

Nova Fiat Titano que chegará para a América Latina e África, inspirada na entidade da mitologia grega, o nome desta picape do segmento D faz referência a toda a robustez do novo modelo


Dezembro é um mês de grande alegria e conquistas para a Stellantis que faz mudanças em sua estrutura organizacional na América do Sul em meio a conquistas de prêmios importantes de suas marcas: Nova Rampage é a melhor Picape Intermediária no Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2023; Jeep® Commander foi eleito o melhor SUV Grande pelo Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2023 e Fastback Abarth recebeu primeiros prêmios um mês após seu lançamento e a Fiat está ampliando sua gama de picapes com a Nova Fiat Titano, que chegará para a América Latina e África.


Jeep® Commander foi eleito o melhor SUV Grande pelo Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2023



Novo comando

Herlander Zola assumirá a nova posição de vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis Brasil e veículos comerciais leves (LCV) para América do Sul, responsável pela comercialização das marcas Fiat, Abarth, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën.  

Nesta nova estrutura, a área de operações comerciais também contará com algumas mudanças. Os novos responsáveis comerciais pelas marcas da Stellantis no Brasil responderão a Herlander Zola: 

  • André Montalvão, responsável pela operação comercial Fiat e Abarth 
  • Ricardo Gouveia, responsável pela operação comercial Jeep 
  • Gustavo Azambuja, responsável pela operação comercial Peugeot e Citroën 
  • Raquel Ribeiro, manterá sua responsabilidade pela operação comercial Ram  
  • Fabio Meira, adiciona a sua atual responsabilidade de Vendas Diretas o gerenciamento de veículos comerciais leves (LCV) da Stellantis na América do Sul 

Alexandre Aquino passa a ser o novo responsável pelas marcas Fiat e Abarth para a América do Sul. Enquanto Hugo Domingues assumirá o comando da marca Jeep para a região. Caberá a Juliano Machado a liderança da marca Ram no continente sul-americano. 

Já Frederico Fialho assumirá a área de Planejamento de Programas e Produtos da Stellantis para a América do Sul. Breno Kamei, até então à frente desta área, será o novo responsável global pelos produtos da marca Jeep.  

Alexandre Aquino, Hugo Domingues, Juliano Machado e Frederico Fialho se reportam diretamente a Emanuele Cappellano. 

Erica Schwambach será a nova responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios e Sinergias da Stellantis para a América do Sul, respondendo ao Juliano Almeida, Vice-presidente Sênior de Compras & Supply Chain da Stellantis para a América do Sul que substituirá Fabiano Augusto, que passará a responder por Desempenho & Governança global da marca Jeep.

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Cinco carros-conceito da Nissan em uma experiência eletrizante no video game Fortnite. Vídeo no texto


ASSISTA O VÍDEO:

https://youtu.be/pukLbR1Ui5Y


Cidade do México, México – Em sua busca constante pela inovação e formas criativas de se conectar com diferentes perfis de clientes, a Nissan firma parceria com o jogo Fortnite, um dos video game de maior sucesso da atualidade, para oferecer uma experiência única que leva os jogadores a viver a emoção de uma mobilidade eletrificada.

Graças a esta iniciativa, os #gamers e fãs da marca poderão conhecer virtualmente os cinco protótipos de veículos da Nissan apresentados durante o Japan Mobility Show sob o conceito "Electrify the World", um mini jogo já disponível na plataforma da Fortnite que eleva a experiência de dirigir veículos elétricos a um novo patamar.




Por meio deste video game, os participantes podem conhecer em detalhes, explorar e curtir a experiência proporcionada por cada um destes carros-conceito: Nissan Hyper UrbanNissan Hyper AdventureNissan Hyper TourerNissan Hyper Punk Punk e Nissan Hyper Force, que fazem parte da visão da Nissan para impulsionar o futuro da mobilidade elétrica.

O mini jogo tem o objetivo de aproximar a marca das gerações X e Z, além de compartilhar valores e interesses que se identificam com este público, para se conectar com a marca de uma forma mais próxima e divertida.

O jogo divertido apresenta cinco níveis, cada um deles associado a um dos carros-conceito revelados no salão, começando pelo Hyper Punk, passando pelo Hyper Adventure, Hyper Tourer, Hyper Urban e, finalmente, o Hyper Force. Para subir de nível, é preciso armazenar energia em cada missão, já que o video game tem o objetivo de eletrificar o mundo em cada nível por meio destes veículos cujas caraterísticas diferenciadas proporcionam uma experiência única, que fará o usuário mergulhar no mundo da Nissan.

Com esta iniciativa, a Nissan demonstra mais uma vez sua capacidade de criatividade e inovação, para enriquecer a vida das pessoas por meio de diferentes experiências de condução, neste caso por meio de dispositivos digitais.

O jogo eletrônico está disponível na plataforma Fortnite desde 25 de outubro. Os apaixonados pela marca e amantes de video games tiveram a oportunidade de ser os primeiros a conhecer esta aventura durante o lançamento no Japan Mobility Show, durante o qual também foram apresentadas algumas das propostas de tecnologia mais interessantes da marca japonesa.


Mobilidade com tecnologia e inovação que vão mais além

Em um espaço denominado "Tokyo Future City Tour" no Japan Mobility Show, a Nissan também apresentou alguns de seus desenvolvimentos tecnológicos mais avançados, que estão protagonizando tendências para o futuro da mobilidade.

Um deles foi um protótipo de veículo lunar desenvolvido pela Nissan em conjunto com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Uma das principais contribuições da Nissan para este projeto foi o uso da tecnologia de tração integral e-4ORCE, que permite aumentar o rendimento de veículos lunares em terrenos difíceis.

Neste espaço, também foi apresentado o programa "Drive Myself Project" para criar, em conjunto com as gerações mais jovens, experiências de mobilidade e novas ideias de manufatura para transitar o futuro com melhor preparação. Por meio de um projeto criado em conjunto entre a Nissan e a Sampo – um coletivo de criadores de nova geração – são propostos novos estilos de vida utilizando casas móveis.

Outra das propostas da Nissan apresentadas durante o salão foi o robô Eporo, que foi projetado pela Nissan para demonstrar como os carros podem se mover de forma segura e eficiente, tanto isoladamente como em grupo, por meio de sistemas avançados como a tecnologia de comunicação de banda ultralarga e um telêmetro a laser, que calcula distâncias a partir da longitude da base e dos ângulos de um objeto.

O robô Eporo faz parte da busca de novas tecnologias da Nissan para fazer com que os carros sejam mais seguros e inteligentes, assim como o sistema ProPILOT, tecnologia que já está presente em veículos como o Nissan Altima e que está assentando as bases para a condução autônoma do futuro.

Honda abre inscrições para Programa de Trainee 2024. Inscreva-se até 10 de janeiro de 2024

 



A Honda está com inscrições abertas para seu Programa de Trainee, que oferece oportunidades para recém-formados iniciarem suas carreiras na empresa.
 

São oferecidas 18 vagas para as unidades da empresa em São Paulo (SP), Sumaré (SP) e Manaus (AM), para atuação nas áreas de Auditoria, Cobrança, Compliance, Compras, Contabilidade, Crédito, Planejamento de Produto, Planejamento Comercial, Recursos Humanos, Tesouraria e Tecnologia da Informação.
 

A Honda busca candidatos recém-formados (até 2 anos | dez/21 a dez/23), de cursos como Administração, Contabilidade, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, Matemática, Sistemas de Informação, entre outros. Além disso, o idioma inglês é requerido em nível avançado.
 

O programa conta com 24 meses de atividades monitoradas, nas quais os trainees passarão os primeiros três meses em uma experiência pelas principais áreas da empresa e os nove meses seguintes em atividades em suas próprias áreas de atuação.

No segundo ano do Programa, os mesmos terão a oportunidade de desenvolver projetos de melhoria nas áreas atuantes além de uma grade específica de treinamentos e mentoria com gestores.
 

As inscrições para o processo seletivo, que acontece em parceria com a Cia de Talentos, seguem abertas até 10 de janeiro de 2024. Os interessados devem acessar o Link, que traz todos os detalhes sobre o programa. Os aprovados iniciarão as atividades em abril de 2024.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.