Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

VAMOS TOMAR VINHO // Dicas de presentes de fim de ano para apaixonados por vinhos. // Espumantes e vinhos para brindar na noite de Réveillon


Fim de ano chegando, é hora de escolher presentes sofisticados e elegantes para os amigos, familiares e colegas de trabalho que estiveram ao nosso lado durante momentos especiais e desafiadores em 2023. Para surpreendê-los, nada melhor do que apostar em opções que dão um match perfeito com o presenteado, não é mesmo? 

Iselen Tinto - R$51,65

Elaborado com as uvas Tempranillo e Garnacha, o vinho tinto espanhol Iselen é ideal para presente de amigo oculto. Por ser um rótulo frutado pode ser apreciado mais geladinho e traz um aroma intenso de frutas vermelhas, de toques balsâmicos e leve tostado. No paladar, surpreende com um sabor de frutas maduras, final tostado de carvalho e taninos macios. 

Para os apaixonados por vinhos, Cibele Siqueira, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz sugestões pra lá de incríveis que, inclusive, estão com preços promocionais!

Finca La Daniela Malbec 2021 - R$64,59

Finca La Daniela Malbec 2021 é uma boa pedida para os Malbec lovers. É um vinho que traz a uva emblemática da Argentina com sua melhor expressão, além de trazer as duas notas autênticas de um Malbec, a ameixa e a violeta. Com um visual púrpura profundo, faz uma dupla para apaixonados por vinhos que valorizam pratos como cupim assado com especiarias ou carnes brancas intensas com molhos à base de tomate e queijos.

Alma Tierra Syrah 2022 - R$52,82

O nome do vinho já diz tudo: o Alma Tierra Syrah 2022 é um exemplar com alma. É a escolha mais indicada para os amantes da uva cultivada num terroir chileno. Produzido na região do Valle de Curió, é um vinho jovem, seco e redondo, com taninos polidos e acidez média, que traz o sabor de pimenta preta marcante de Syrah. Pode ser apreciado na companhia de uma costela suína assada com molho barbecue ou um quibe de berinjela com especiarias.

Kits especiais

1 - Best-Seller português com taça de acrílico - R$70,47

Para quem busca um vinho curinga, que agrada facilmente paladares que gostam de apreciar vinhos fáceis de beber e sabor frutado, a dica é escolher este kit que contém um exemplar do vinho tinto português Alecrim, acompanhado de uma taça de acrílico numa embalagem exclusiva. O exemplar mescla algumas das mais tradicionais uvas portuguesas e possui um estilo que conquista desde o primeiro momento. Com corpo médio e bem equilibrado, aromas frutados com notas frescas, acompanha bem os momentos alegres e divertidos.

2- Kit Humberto Barberis com saca-rolhas - R$235,18

Para os paladares mais exigentes ou que buscam vinhos marcantes, a dica é o kit que traz um rótulo do Humberto Barberis Gran Reserva, que já vem com um saca-rolhas Wine de dois estágios. Elaborado com as uvas das videiras provavelmente mais antigas de Malbec em Luján de Cuyo, é um vinho que foi engarrafado sem filtrar para preservar seus aromas e sabores. Com uma embalagem exclusiva, sem dúvida, é a opção ideal para impressionar seu chefe no amigo secreto da empresa ou uma pessoa muito especial na sua vida. 

3 - Kit com dois espumantes U By Undurraga Brut e um par de taças de acrílico - R$158,71

Com duas garrafas do espumante U By Undurraga Brut e um par de taças de acrílico, é o kit perfeito para brinde elegante nas festas de fim de ano e celebrar a chegada de 2024. É também uma alternativa perfeita para quem vai passar a virada na praia, pois é um incrível blend das uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Syrah que formam um espumante leve, frutado com delicada cremosidade e boa acidez.

Serviço

Os kits de presente e rótulos promocionais sugeridos podem ser adquiridos nas lojas físicas Wine, que permanecerão abertas no dia 24/12 das 09h às 18h e no dia 31/12, das 09h às 16h, e ainda, terão horários estendidos a partir do dia 18/12, de segunda a sábado, conforme a seguir:

Loja Belo Horizonte/MG - https://wine.co/AppWineA26833 - das 10h às 20h30

Loja Campinas/SP - https://wine.co/AppWine25cd2e - das 9h às 20h

Loja Curitiba/PR - https://wine.co/AppWine57c581 - das 10h às 20h

Loja Goiania/GO - https://wine.co/AppWine5cb344 - das 10h às 21h

Loja Fortaleza/CE - https://wine.co/AppWine912ab1 - das 9h às 20h 

Loja Natal/RN - https://wine.co/AppWineF752c0 - das 9h às 20h

Loja Porto Alegre/RS - https://wine.co/AppWine179a11 - das 9h30 às 20h30

Loja Recife/PE - https://wine.co/AppWineA107b6 - das 9h às 20h 

Loja Ribeirão Preto/SP  - https://wine.co/AppWine6534a7 - das 10h às 21h

Lojas no Rio de Janeiro/RJ: 

Lojas em São Paulo/SP: 

Loja Vitória/ES - https://wine.co/AppWineA6e3c8 - das 9h às 20h30


Confira dicas de espumantes e vinhos para brindar na noite de Réveillon

O sommelier da Cantu Wine preparou uma lista com opções para todos os gostos

O ano está acabando! Já é hora de começar a organizar os preparativos para a noite da virada do ano e, claro, um bom brinde não pode faltar. Seja com um vinho na mesa da ceia ou um espumante para brindar a chegada do novo ano, a seleção de bons rótulos para a ocasião precisa ser feita e para isso pedimos a ajuda do sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine. Ele preparou uma lista pensando em diferentes momentos, como praia, piscina e churrasco. O que importa é brindar a chegada de 2024 com boas borbulhas que nos proporcionam momentos especiais.



Celebration Brut – Calvet



Para brindar a virada do ano com elegância, o espumante francês Celebration Brut da Calvet é a escolha ideal. Com uma apresentação sofisticada, este espumante esbanja frescor e é facilmente apreciado. O sommelier ainda ressalta que vale adquirir algumas garrafas extras para estender a celebração à beira da praia ou da piscina na primeira semana do ano.

(Onde comprar:





Veuve Devienne Brut - Veuve Devienne

Outra opção para brindar é o espumante francês Veuve Devienne Brut, que possui uma efervescência fina e persistente, destacando-se por seus aromas frescos e frutados. Seu perfil equilibrado, combinado com notas cítricas e delicada mineralidade, faz dele uma excelente opção para brindar em momentos especiais.

(Onde comprar: https://www.casadabebida.com.br/espumante/espumante-veuve-devienne-brut-750-ml/)






Signature Cabernet Sauvignon - Susana Balbo



Se nos seus planos da sua virada de ano tiver um churrasco, a linha Signature da Susana Balbo, renomada produtora de vinhos na Argentina, com o seu Cabernet Sauvignon encorpado, é uma ótima opção. Com aromas de cassis, cereja preta e toques de cacau provenientes da passagem em carvalho francês, este rótulo é a escolha ideal para carnes grelhadas, proporcionando uma experiência marcante.


(Onde comprar: https://vinomundi.com.br/produto/susana-balbo-signature-cabernet-sauvignon/)



Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 19 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio.

O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 13 países. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.

Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Governo do Estado divulga balanço das ações do turismo em 2023 e projeção para 2024, durante reunião do Conselho Estadual. Nesta quinta-feira, o Rio receberá o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo para Américas e Caribe



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, apresentou nesta quarta-feira (13/12) o balanço das ações do setor em 2023 e o planejamento para o ano de 2024. A divulgação aconteceu na manhã desta quarta-feira (13/12), durante reunião do Conselho Estadual de Turismo, no hotel Copacabana Palace, com presença de mais de 50 instituições públicas e privadas. Na ocasião, a marca de 1 milhão de turistas estrangeiros que passaram pelo Rio este ano foi muito celebrada. O número consolida a retomada do setor e se aproxima muito de 2019. 

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, que é também presidente do Conselho, destacou que o Rio de Janeiro voltou a ser palco dos grandes eventos e apresentou o planejamento para 2024. Projetos como o Rio é de Vocês e o #TôNoRio, passarão por uma repaginada para atender algumas demandas do setor. 

-  Temos muito a celebrar pelos resultados de 2023, mas isso nos deixa com a missão e a enorme responsabilidade de fazer um trabalho ainda melhor em 2024. Já estamos há alguns meses fazendo todo o planejamento estratégico para o próximo ano, com todas as áreas técnicas integradas. Seguiremos nosso compromisso de fortalecer as 12 regiões turísticas do estado e avançar na promoção do Rio de Janeiro como destino nos mercados doméstico e internacional - disse Tutuca. 

A grande novidade fica por conta de um projeto que ainda está em desenvolvimento e deverá se chamar “Experiências do Rio”. A ideia é levar um pedaço do estado para as maiores cidades emissoras de turistas ao nosso estado. As ações de ativação serão feitas em espaços públicos, shoppings ou eventos, sempre voltadas ao consumidor final, gerando desejo de consumo e engajamento para "vender" o Rio de Janeiro. 

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz, apresentou um panorama da atuação da entidade nas ações do turismo e reiterou seu apoio ao Governo do Estado em 2024. 

- Tudo o que acontece no Rio de Janeiro reverbera de uma forma muito maior do que em qualquer outro Estado. A Fecomércio está muito feliz em ver os resultados que obtivemos nas ações conjuntas para o setor, que em 2024, vai expandir essas parcerias, promovendo acima de tudo os nossos atrativos e criando grandes oportunidades para a cadeia produtiva do Turismo no Rio de Janeiro e no Brasil - disse Queiroz. 

Segurança durante festividades

O Secretário de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, enfatizou a integração entre as polícias militar e civil para garantir a segurança durante eventos que ocorrem no Rio, destacando as festas de final do ano e carnaval. 

- O Rio é uma potência turística. O governo do Estado tem investido em tecnologia, que aliada ao trabalho de inteligência e dos agentes está garantindo a segurança de turistas que escolhem nosso estado para descanso e lazer. Estamos prontos para o réveillon e carnaval - explicou o secretário. 

O turismo interno foi lembrado durante a reunião, por meio das edições de verão e inverno do programa “Tô no Rio”, que divulga os atrativos turísticos do interior do estado dentro do próprio Rio de Janeiro. O Retorno de grandes eventos como a Stock Car, depois de 10 anos, a Copa Davis, após 20 anos e o Rio Open de tênis, que foi retomado, também receberam destaque.

G20 já "começa" em janeiro

Ainda no evento, a Setur-RJ divulgou uma prévia do calendário das reuniões do G20 no Rio ao longo do ano. Em janeiro, está prevista a primeira delas, uma reunião dos chanceleres. 

No mês de Julho o estado receberá os Grupos de Trabalhos do Turismo, da Educação, do Desenvolvimento, de Redução do Risco de Desastres, Combate à fome e à pobreza, e outras reuniões do G20. 

Em setembro, os trabalhos estarão voltados para iniciativas sobre Bioeconomia, Mobilização Global Contra a Mudança do Clima e Infraestrutura.  Outubro é a vez de debater temas relacionados à sustentabilidade climática e ambiental. Um Grupo de Trabalho de Saúde também está na agenda. 

Já em Novembro, o Rio de Janeiro será palco de duas reuniões de cúpula: a social e a dos chefes de Estado que compõem o G20.

Hotelaria da Região de Campinas tem melhor novembro desde 2019. Taxa média de ocupação foi de 64,28%

Royal Palm Resort Campinas

Campinas - A rede hoteleira da Região Metropolitana de Campinas (RMC) teve em novembro a melhor ocupação para o mês desde 2019 e o segundo melhor mês daquele mesmo ano. A pesquisa mensal realizada pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB – Visite Campinas) apurou uma taxa de ocupação média de no mês passado 64,28%, índice puxado principalmente pelos grandes eventos corporativos.

Dentro da série história da pesquisa do CRC&VB, desde janeiro de 2019 o índice de novembro só foi superado em agosto de 2022, quando a taxa de ocupação atingiu 65,25%. A categoria econômica fechou o mês passado com 66,30%, enquanto que a Midscale (intermediária) foi de 62,24%. A diária média permaneceu estável em relação a outubro – R$ 334,12, enquanto que o RevPAR subiu para R$ 213,69.

Douglas Marcondes, diretor de Hotelaria do CRC&VB, explica que os dados da de novembro vieram em linha com o movimento registrado pelo setor paulistana, com vitalidade e bons resultados. “Irrefutavelmente, o desempenho de novembro e o acumulado no ano até agora demonstra a capacidade do Turismo em movimentar a economia regional, beneficiando, de forma direta e indireta, quem vive deste segmento, seja empresários ou trabalhadores”, diz.

Os bons números de 2023, acrescenta, devolveram ao setor a capacidade de lapidar as condições estruturais dos mobiliários envolvidos e suas estruturas, com reformas, retrofits e upgrades em suas instalações”, explica. “Tudo isso acaba gerando empregos, propiciando aquisições diversas, além de disseminar renda e promover inclusão”.

A expectativa do setor hoteleiro da RMC para 2025, afirma Marcondes, é positiva. “Uma ampliação da oferta de crédito ao setor, a crescente e consciente interlocução entre os agentes promotores de eventos, de distintos portes e perfis, anunciam uma excelente perspectiva para o ano de 2024”.

Hotel Nacional INN Campinas

O presidente do Campinas e Região Convention, Vanderlei Costa, ressalta que em 2023 a hotelaria regional já teve a recuperação da ocupação média e aumento na diária média na comparação com 2019. “O setor de eventos tem contribuído fortemente para esses números positivos, com 227 eventos de grande porte – acima de 500 pessoas – já realizados ou confirmados até dezembro, um recorde”.

Costa lembra, também, que além da própria rede hoteleira os grandes eventos movimentam cerca de 50 setores em toda a RMC, como gastronomia, fornecedores de equipamentos, transportes, dentre outros, além de gerar milhares de empregos, renda e impostos para os municípios.

 

Edson Reis finaliza NASCAR Brasil em terceiro no Overall promete voltar em 2024 com melhor desempenho

(Pedro Henrique / SiGCom)


São Paulo (SP) – O curitibano Edson Reis, da Maxon Racing, termina sua temporada de estreia na NASCAR Brasil Sprint Race com a sensação de dever cumprido. Na competição, que terminou este final de semana (09 e 10/12) e teve sua decisão disputada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP), o piloto conquistou a terceira posição na tabela Overall (que soma os pontos de todas as corridas do calendário da competição) e em quarto lugar no Campeonato Brasil pela classe AM da categoria.

“Cheguei a São Paulo na expectativa e em total condição para a disputa pelo título, mas esta última etapa não correu como imaginávamos. Mas foi uma temporada boa. Não esperavámos que em uma estreia estaríamos em condições de competir em pé de igualdade com outros pares pelo título da categoria. E, terminando assim com o terceiro lugar, estou bem feliz.”, afirma o curitibano, que também detém na prateleira o troféu do vice-campeonato da Special Edition da NASCAR Brasil.

Foto: Divulgação


Na soma do Campeonato Brasil, Reis encerrou com 178 pontos. Durante a Special Edition – as duas etapas especiais que foram disputadas em Goiânia (GO) e no Velocitta (SP), em julho e setembro - Edson computou outros 95 pontos. A junção de todas as rodadas formou a tabela Overall, na qual o curitibano ficou com 273 pontos, na terceira posição do pódio em sua divisão. “Tenho a sensação de dever cumprido. Mas ano que vem a gente volta pra buscar o título, agora com mais experiência e mais velocidade e um carro melhor e tenho certeza de que será um ano ainda melhor”, acredita.

As disputas da NASCAR Brasil Sprint Race retornam em 2024 com a realização da primeira etapa, prevista para o dia 17 de março em Campo Grande (MS).

Edson Reis compete na NASCAR Brasil Sprint Race com o patrocínio da Maxon Oil.

Sobre Maxon Racing

A equipe paranaense carrega o patrocínio da Maxon Oil, marca que vem reforçando seu protagonismo de investidora do automobilismo brasileiro. Em toda sua história, o time esteve presente nas principais competições do país. Com Edson Reis, a esquadra tricolor faz sua primeira temporada na Nascar Brasil Sprint Race.

Sobre a Maxon Oil

Fabricada pela Teclub, desde 1997, Maxon Oil é a marca paranaense que mais se destaca no mercado nacional de lubrificantes. Atualmente, produz cerca de 1,5 milhão de litros por mês e está presente nas gôndolas de todo território brasileiro. Em 2023, a Maxon Oil pretende ampliar ainda mais sua participação no segmento automotivo, focando em fortalecer sua posição em termos de qualidade e excelência de seus produtos, buscando constantemente por inovação.

Foto: Luciano Santos


NASCAR Brasil – Classificação final

Campeonato Brasil – AM

1) #00 Henry Couto, 281

2) #7 Rômulo Molinari/ Brendon Zonta, 210

3) #78 Léo Yoshii, 188

4) #12 Edson Reis, 178

5) #8 Alexandre Kauê, 164

6) #98 MC Gui, 155

7) #8 Fabio Gubert, 140

8) #59 Cassiano Lopes / Dorivaldo Gondra Jr., 116

9) #31 Roberto Possas, 92

10) #42 Fernando Nakamura, 90

Campeonato Overall – AM

1) #7 Brendon Zonta, 302 pontos

2) #0 Henry Couto, 281

3) #12 Edson Reis, 273

4) #98 MC Gui, 252

5) #78 Léo Yoshii, 251

6) #8 Fabio Gubert, 216

7) #8 Alexandre Kauê, 212

8) #7 Rômulo Molinari, 212

9) #59/7 Dorivaldo Gondra Jr., 208

10) #59 Cassiano Lopes, 118

11) #42 Fernando Nakamura, 90

12) #31 Roberto Possas, 92

13) #77 Pedro Bezerra, 63

Confira abaixo o calendário prévio de datas e locais da temporada 2024:

Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)

Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)

Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR) #nightchallenge

Etapa 4 – 16 de Junho – a definir

Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos - São Paulo (SP)

Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR) #100miles

Etapa 7 – 13 de outubro – Rio Grande do Sul

Etapa 8 – 17 de Novembro – Goiânia (GO) #ovaltrack

*Etapas especiais a serem definidas

Projeto Festuris Cuida garante viagens de estudos de alunos da Escola Vicente Casagrande, de Gramado

Marta Rossi, CEO do Festuris, segunda da esquerda, entregou o cheque ao
diretor Francisco Silva, ao centro


Período de férias chegando e a direção da Escola Municipal Vicente Casagrande, no bairro Altos da Viação Férrea, em Gramado, teve mais um motivo para comemorar. Na última sexta-feira, dia 8, o Festuris entregou o valor de R$ 11 mil para a instituição. O recurso é oriundo de uma das ações do projeto Festuris Cuida.

Participantes que utilizaram o Transporte Solidário nos dias 10 e 11 de novembro, partindo de Porto Alegre e Caxias do Sul até Gramado, pagaram o valor simbólico de R$ 20,00.

Segundo o diretor do educandário, Francisco Silva, o valor será destinado a excursões com as turmas a partir do 3º ano, durante 2024. A escola hoje conta com 234 alunos nos turnos da manhã e de tarde. “São muito importantes doações como esta, nossas crianças precisam conhecer outros lugares e ver com outros olhos nossa região e, até mesmo, nossa capital. Eles voltam com outro ânimo para a Escola”, comenta. Neste ano, com a doação do Festuris de 2022, turmas do 6º ao 9º ano fizeram visitas a museus e pontos turísticos em Porto Alegre.

Para a organização do Festuris, esse é um pequeno gesto de devolver à comunidade a contribuição que o município e os moradores têm com o evento. “Para nós é uma satisfação poder contribuir com o desenvolvimento das crianças da nossa comunidade. São recursos que vêm do turismo para oportunizar ações pedagógicas fora da sala de aula. Sem dúvida nenhuma, a educação é o principal aspecto para uma grande transformação de vida. E quem sabe eles não serão profissionais do turismo?”, questiona a fundadora e CEO do Festuris, Marta Rossi.

Crédito Laura Gallas: Do Festuris, Marta Rossi, Telma Pata e Sergio Prade entregaram o cheque para o diretor da Escola, Francisco Silva, junto com a supervisora Claudia Penalvo, a presidente do CPM Vanessa Moraes e para o vice-diretor Diego Souza da Silva


NASCAR Brasil conhece seus primeiros campeões: Piloto do carro #1, Léo Torres gabarita os títulos do campeonato Brasil e da tabela Overall, pela PRO. Na PROAM, irmãos Léo e Rafa Reis ficam com o título nacional e Gui Backes fica com o troféu da tabela geral do ano. Na AM, Henry Couto e Brendon Zonta levaram os canecos do calendário. E o piloto pernambucano Cayan Chianca foi escolhido Piloto Destaque do Ano.




São Paulo (SP)
– A temporada 2023 da NASCAR Brasil Sprint Race se encerrou neste domingo (10) com a disputa das últimas corridas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Em seu primeiro ano correndo em parceria com a marca internacional de corridas automobilísticas, a categoria definiu seus primeiros campeões.



Destaque para o piloto paranaense Leo Torres (#1) que gabaritou os títulos das tabelas do Campeonato Brasil, ao lado do parceiro Julio Campos, e da Overall – que soma todas as provas do calendário. 

Respectivamente, na classe PROAM, os irmãos paulistanos Léo e Rafa Reis (#32) e o catarinense Gui Backes (#28) foram os campeões de 2023. 

Na classe AM, Henry Couto (#00) e Brendon Zonta (#7) conquistaram os troféus do calendário.



O piloto que recebeu a homenagem como Destaque do Ano foi Cayan Chianca (#4). 

Outros homenageados foram Chad Seigler, vice-presidente de Relações Internacionais da NASCAR e Rodrigo Matos, representante do Instituto I.G.U.A.I.S.

As outras posições dos campeonatos só foram determinados ao término da última corrida deste domingo, vencida por Julio Campos, seguido por Witold Ramasauskas (#13, PROAM) e Arthur Gama (#09, PRO). Pela AM, Henry Couto faturou o desafio final do ano.



O que disseram os campeões:

— “Mais uma vitória para coroar um ano muito bom. Estou muito feliz. Devo esse campeonato ao apoio e à torcida da minha equipe, meu parceiro e da minha família, meus pais e meus filhos. Esse título também é deles. É mais um presente de Natal para casa” – Júlio Campos, #1, PRO, Campeão Brasil.

— “O sentimento que tenho agora e me define é de muita felicidade e gratidão. Muita gente faz parte deste título. Agora é festejar e só depois pensar no ano que vem” – Léo Reis, #32, PROAM, Campeão Brasil.

— “Foi nossa primeira temporada na NASCAR Brasil e já saímos com esse resultado importante. Lutamos muito nesse ano, tivemos alguns resultados excepcionais e acredito que esse título do Campeonato Overall pode abrir portas para muita gente que queira juntar força conosco dentro do esporte. Estou muito satisfeito” – Gui Backes, #28, PROAM, Campeão Overall.

— “Foi um dia muito emocionante. Finalmente consegui gritar ‘é campeão’. Garanti mais um pódio nesta pista que é muito especial para mim. Mais uma prova de que foi um ano perfeito. Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram para que eu conseguisse esse resultado” – Henry Couto, #00, AM, Campeão Brasil.

— “Evoluímos bastante neste final de temporada. Porém, nem tudo foram flores e tivemos também alguns incidentes que nos afastaram do Campeonato Brasil. Também conquistamos resultados constantes e quatro poles seguidas que nos fizeram conquistar a Overall e é isso que mais importa, estamos levando esse título inédito pra casa” – Brendon Zonta, #7, AM, Campeão Overall.




O BandSports exibiu ao vivo todas as emoções da NASCAR Brasil. As corridas também tiveram transmissão ao vivo via streaming oficial no Youtube, através dos canais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil, @highspeedtvbr e @parcfermetv2022 (Itália). Além disso, houve cobertura dos bastidores nas plataformas digitais da competição.

O calendário da competição foi dividido em duas séries e oito etapas, sendo o campeonato Brasil, com seis etapas e duas corridas em cada (duas em Goiânia, Interlagos, Londrina, Cascavel e Tarumã), e o “Special Edition”, com duas etapas (Interlagos e Velocitta) e três corridas em cada. Nesta edição foram distribuidos quatro títulos distintos da NASCAR Brasil Sprint Race: Brasil, Special Edition, Overall e Rookie Of The Year, nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

As disputas da NASCAR Brasil Sprint Race retornam em 2024 com a realização da primeira etapa, prevista para o dia 17 de março, em Campo Grande.

NASCAR Brasil – Etapa 8

SÃO PAULO (SP)

Autódromo Internacional José Carlos Pace - Interlagos

Extensão: 4.309 metros

Resultado da corrida 2:

1) #1 Julio Campos/Léo Torres, PRO, 28min04s166

2) #13 Witold Ramasauskas, PROAM, a 1s846

3) #9 Arthur Gama, PRO, a 2s964

4) #54 Diogo Moscato, PRO, a 10s159

5) #20 Jeff Giassi/ Lourenço Beirão, PROAM, a 18s225

6) #28 Gui Backes, PROAM, a 20s789

7) #87 Jorge Martelli, PROAM, a 21s214

8) #46 Vitor Genz/ Edgar Bueno Neto, PRO, a 27s054

9) #4 Cayan Chianca, PROAM, a 27s113

10) #00 Henry Couto, AM, a 27s532

11) #78 Léo Yoshii, AM, a 27s727

12) #88 Beto Monteiro/Alex Seid, PRO, a 30s221

13) #12 Edson Reis, AM, a 30s919

14) #63 Luís Trombini/ Zezinho Muggiati, PROAM, a 45s186

15) #27 Lucas Mendes/ Rodrigo Sperafico, PRO, a 45s251

16) #57 Fe Tozzo/João Bortoluzzi, PROAM, a 45s617

17) #59 Dorivaldo Gondra Jr/ Cassiano Lopes, AM, a 48s104

18) #7 Rômulo Molinari/ Brendon Zonta, AM, a 59s466

19) #98 Guilherme Alves, AM, a 1m03s840

20) #8 Fabio Gubert/ Alexandre Kauê, AM, a 1m23s772

21) 31 Roberto Possas, AM, a 1m49s136

22) #16 Antonio Junqueira, PROAM, a 2 voltas

23) #32 Léo Reis/ Rafa Reis, PROAM, a 3 voltas

Não completou 75% da prova

24) #11 Rafa Dias/Leandro Martins, PROAM, a 11 voltas

NASCAR Brasil– Classificação final

Campeonato Brasil

PRO

1) #1 Julio Campos / Léo Torres, 280 pontos

2) #88 Beto Monteiro/Alex Seid, 200

3) #9 Arthur Gama, 192

4) #46 Vitor Genz, 192

5) #54 Diogo Moscato, 170

6) #46 Edgar Bueno Neto, 153

7) #27 Rodrigo Sperafico / Lucas Mendes, 146

8) #11 Rafa Dias, 140

9) #2 Guga Lima, 38

10) #46 Raphael Teixeira, 35

11) #2 Marco Garcia, 8

PROAM

1) #32 Léo Reis /Rafa Reis, 258 pontos

2) #72/20 Lourenço Beirão, 179

3) #28 Gui Backes, 176

4) #4 Cayan Chianca, 174

5) #57 Fe Tozzo / João Bortoluzzi, 154

6) #78 Jorge Martelli, 133

7) #72 Giovani Girotto, 117

8) #13 Witold Ramasauskas, 94

9) #4 Pedro Bürger, 88

10) #80 Rafael Seibel, 88

11) #20 Jeff Giassi, 82

12) #98 Luan Lopes, 45

13) #63 Luís Trombini / Zezinho Muggiatti, 35

14) #11 Rafa Dias / Leandro Martins, 22

15) #16 Antonio Junqueira, 21

16) #2 Marco Garcia, 12

17) #90 Erick Schotten, 8

AM

1) #00 Henry Couto, 281

2) #7 Rômulo Molinari/ Brendon Zonta, 210

3) #78 Léo Yoshii, 188

4) #12 Edson Reis, 178

5) #8 Alexandre Kauê, 164

6) #98 MC Gui, 155

7) #8 Fabio Gubert, 140

8) #59 Cassiano Lopes / Dorivaldo Gondra Jr., 116

9) #31 Roberto Possas, 92

10) #42 Fernando Nakamura, 90

Campeonato Overall

PRO

1) #1 Léo Torres, 390 pontos

2) #46 Vitor Genz, 311

3) #3 Alex Seid, 293

4) #54 Diogo Moscato, 281

5) #11 Rafa Dias, 259

6) #88 Beto Monteiro, 254

7) #1 Júlio Campos, 235

7) #1 Júlio Campos, 235

8) #27 Lucas Mendes, 233

9) #9 Arthur Gama, 192

10) #27 Rodrigo Sperafico , 146

11) #46 Edgar Bueno Neto, 139

12) #88 Kiko Porto, 54

13) #71 Valdeno Brito/Nathan Brito, 41

14) #2 Guga Lima, 38

15) #46 Raphael Teixeira, 35

16) #88 Celso Neto, 30

17) #2 Marco Garcia, 8

PROAM

1) #28/43 Gui Backes, 293 pontos

2) #72 Lourenço Beirão, 278

3) #32 Léo Reis /Rafa Reis, 246

4) #57 Fe Tozzo / João Bortoluzzi, 233

5) #13 Witold Ramasauskas, 200

6) #78 Jorge Martelli, 195

7) #4 Cayan Chianca, 172

8) #72 Giovani Girotto, 158

9) #16 Antonio Junqueira, 126

10) #43 Gabriel Casagrande, 117

11) #4 Pedro Bürger, 88

12) #80 Rafael Seibel, 88

13) #20 Jeff Giassi, 82

14) #9 Arthur Gama, 80

15) #2/72 Marco Garcia, 50

16) #63 Luís Trombini, 46

17) #98 Luan Lopes, 45

18) #9 Celio Vinicius, 41

19) #63 Zezinho Mugiiatti, 35

20) #9 Marcus Índio, 31

21) #80 Vinny Azevedo / Rodolpho Santos, 30

22) #11 Rafa Dias, 22

23) #11 Leandro Martins, 22

24) #90 Erick Schotten, 8

AM

1) #7 Brendon Zonta, 302 pontos

2) #0 Henry Couto, 281

3) #12 Edson Reis, 273

4) #98 MC Gui, 252

5) #78 Léo Yoshii, 251

6) #8 Fabio Gubert, 216

7) #8 Alexandre Kauê, 212

8) #7 Rômulo Molinari, 212

9) #59/7 Dorivaldo Gondra Jr., 208

10) #59 Cassiano Lopes, 118

11) #42 Fernando Nakamura, 90

12) #31 Roberto Possas, 92

13) #77 Pedro Bezerra, 63

Calendário da NASCAR Brasil 2024:

Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)

Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)

Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR) #nightchallenge

Etapa 4 – 16 de Junho – a definir

Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos - São Paulo (SP)

Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR) #100miles

Etapa 7 – 13 de outubro – Rio Grande do Sul

Etapa 8 – 17 de Novembro – Goiânia (GO) #ovaltrack

*Etapas especiais a serem definidas

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira






Capital mineira tem movimento turístico intenso


Belo Horizonte, pela primeira vez, registrou 100% de ocupação hoteleira entre o fim de novembro e início de dezembro. A marca recorde foi registrada em regiões da cidade, como a Centro-Sul. A abertura do Natal da Mineiridade, shows internacionais e a Feira Nacional de Artesanato impulsionam a circulação de pessoas na cidade, o que contribui para ativar o comércio, gerando emprego e renda.

O administrador de empresas, Bruno Gomes, por exemplo, foi pego de surpresa quando chegou a BH na quarta-feira (6). Residente em Ouro Branco, na região Central do estado, ele não encontrou vaga nos diversos hotéis para os quais ligou. “Nunca tinha passado por coisa parecida aqui, todos os lugares que procurei estavam com 100% de lotação. Acredito que a Feira Nacional de Artesanato, o período de Natal, além da vinda da torcida do Palmeiras para o jogo no Mineirão, contribuíram para isso. Da próxima vez, vou fazer reserva antecipada”, relata Gomes que precisou recorrer a casa de um amigo.

O Natal da Mineiridade foi inaugurado no dia 2 com o acionamento do novo projeto de iluminação da Praça da Liberdade, que tem o patrocínio da Cemig. O projeto integra a capital a mais de 400 municípios do interior em uma programação turística e cultural diversa e descentralizada, com cerca de 600 eventos. A projeção é que neste fim de ano, em Minas Gerais, haja uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado.

Já nos dias 3 e 4 foi realizado o show do beatle Paul McCartney, reunindo um público de mais de 80 mil pessoas na cidade, muitas delas vindas de outros municípios e estados.



O advogado Vitor Melo saiu de Carandaí, no Campo das Vertentes, para vir pela segunda vez à capital mineira, neste ano, para curtir a atração. “Já faz parte da minha rotina conferir os shows marcados, procurar ingressos e me programar. Felizmente temos uma oferta a todo vapor”, comenta Vitor, que também assistiu à apresentação de Roger Waters que esteve em BH em novembro.

Nesta quarta-feira (6), foi inaugurada a 34ª Feira Nacional de Arte, a qual tem a participação do Governo de Minas. Participam da feira 3.500 expositores que esperam receber cerca de 170 mil pessoas, o que deverá movimentar R$ 60 milhões. A cidade também sediou o Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami), nos dias 5 e 6 de dezembro, no Palácio das Artes, reunindo quase duas mil pessoas, entre palestrantes, empresários, especialistas do setor e investidores de todo o país.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, pontua que esse cenário demonstra a consolidação do estado enquanto polo de turismo cultural e de negócios. “Minas Gerais manteve um crescimento de 103% acima da média nacional até o início do segundo semestre de 2023 e a previsão para os últimos meses é ainda maior. E boa parte disso se deve ao turismo cultural. Mais de 30% das motivações das pessoas que vêm ao nosso estado se relacionam a atividades de lazer e passeio, e dentre elas podemos destacar os shows, os museus, bares e restaurantes. E ressaltamos agora também o Natal da Mineiridade, cuja segunda edição oferece uma vasta programação no Circuito Liberdade e em mais de 400 municípios. Além disso, Belo Horizonte está na rota do turismo de negócios, sendo o Conami um bom exemplo, uma vez que esse é o maior congresso do mercado imobiliário do país”, completa Oliveira.

   Foto: Renata Garbocci

Clara Nunes, a Tal mineira



Clara Nunes, nascida em Caetanópolis, teceu os fios de sua própria trajetória artística, marcando um lugar de destaque na história da música brasileira. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Museu da Moda de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Clara Nunes, apresenta a exposição inédita “Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira”. A mostra de longa duração mergulha nos aspectos marcantes da trajetória da icônica cantora Clara Nunes, explorando a relação única da artista com a moda e exibindo diversas peças de suas roupas, que contam a história de uma carreira brilhante na música popular brasileira. A abertura da exposição estará aberta para visitação do público a partir do dia 15 de dezembro, às 10h. O período expositivo seguirá o horário de funcionamento do espaço, de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h.



A exposição “Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira” percorre a carreira da cantora desde o início, em Belo Horizonte, até sua consagração nacional e internacional. A mostra destaca a influência da moda na carreira da artista, explorando 50 figurinos e adereços originais que serão exibidos pela primeira vez em conjunto. Ocupando os dois andares do Museu da Moda, os figurinos estão entrelaçados com documentos, objetos, adereços, recortes de jornais e fotografias, apresentando a trajetória da artista e sua imbricada relação com a cultura brasileira e a religiosidade de matriz africana. Clara Nunes foi a primeira mulher a vender mais de 400 mil cópias com o LP "Alvorecer", ganhando seu primeiro Disco de Ouro. A cantora abriu caminhos para outros artistas e deixou sua marca inconfundível na cena musical brasileira.

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, a exposição é uma celebração do advento da moda e da música, por meio da genialidade de Clara Nunes. “Fruto da parceria de pesquisa entre o Museu da Moda e o Instituto Clara Nunes, a exposição destaca os figurinos preservados cuidadosamente pelo Instituto, convidando os visitantes a mergulhar na história da cantora. A mostra destaca a importância da preservação de objetos históricos, dando ênfase à intersecção entre as diversas manifestações artísticas que fizeram parte da trajetória de Clara Nunes”, celebra.


Segundo Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, “a mostra traz, na simplicidade e autenticidade da personalidade de Clara Nunes, um grande movimento de valorização da nossa história cultural. Através das letras de suas músicas, roupas, adereços e documentação fotográfica, o visitante terá acesso à uma experiência imersiva na trajetória única de Clara Nunes através do prisma da moda”, destaca.




Para o Instituto Clara Nunes, “essa parceria contribui para a visibilidade do acervo e para a divulgação das pesquisas realizadas, desde 2005, por um grupo de profissionais dedicados à organização, catalogação, preservação e difusão da obra de Clara Nunes”.

Clara Nunes, a tecelã da música brasileira

Em 1978, Clara Nunes, ao cantar os primeiros versos da canção “Guerreira”, composição de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, afirmava suas origens: “Se vocês querem saber quem eu sou, eu sou a tal mineira”. Foi batizada Clara Francisca na cidade de Caetanópolis, em Minas Gerais, sendo filha caçula do folião de reis e serrador Manoel Pereira de Araújo e de Amélia Gonçalves Nunes, de quem assume o sobrenome. Seu pai trabalhou na fábrica de tecidos Cedro Cachoeira, e Clara Nunes, assim como seus irmãos, também atuou no mesmo local exercendo o ofício de tecelã. Posteriormente, já em Belo Horizonte, trabalhou na Companhia Renascença, no Bairro Cachoeirinha.

Os figurinos exclusivos da cantora, criados por estilistas como Arlindo Rodrigues, Geraldo Sobreira e Reinaldo Cabral, marcaram sua trajetória. Eles estarão expostos nos dois andares do Museu, relacionando-se com um precioso acervo de fotografias, documentos e matérias de jornal que percorrem a história da artista e sua relação com a moda. Elementos como renda de algodão, bordados, sisal, cordas, búzios e conchas, compõem o cenário visual da mostra, refletindo a pesquisa minuciosa da cantora acerca da cultura e religiosidade afro-brasileira, absorvida em suas viagens pelo Brasil.

A exposição destaca a relação especial de Clara Nunes com o Carnaval, especialmente com sua escola do coração, a Portela. Esses laços remontam à sua relação com o compositor mineiro Jadir Ambrósio e a velha guarda do samba de Belo Horizonte. Em 1964, a cantora foi coroada como rainha do Carnaval na capital mineira, e no Rio de Janeiro estabeleceu vínculos com a cena carioca, atuando como intérprete na Avenida. Clara Nunes também fez gravações em homenagem à Escolas de Samba como Salgueiro, Mangueira, Império da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel, e Império Serrano.

Com “Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira”, o Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO e o Instituto Clara Nunes convidam o público à um passeio pela trajetória da artista que marcou a história da música e exaltou a importância da moda na criação de uma identidade diversa, inclusiva e exuberante. Em 2024, está prevista a realização de uma série de ações dentro da programação cultural e educativa da exposição.

Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO

O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016, surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se então o primeiro museu público de moda do Brasil. Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado. Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrando-se também abertos para criação, fruição e experimentação.

O MUMO tem como missão preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico. Nesse sentido, pretende ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento. Realizou, nos últimos anos, as exposições “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil” “Arquivo Urbano - Cem anos de fotografia e moda no Brasil” e “Saberes de Costura: do molde à roupa”.

Instituto Clara Nunes
O Instituto Clara Nunes originou-se da necessidade de preservação e guarda do acervo da cantora, composto por distintos tipos de objetos: documentos pessoais, fotografias, álbuns e recortes de jornais, imagens religiosas, adereços, vestimentas, fitas k-7, troféus, entre outros. Todo o material pertencente à irmã de Clara, Maria Gonçalves da Silva, foi repassado por ela ao Instituto, em sua criação em março de 2005.

O Instituto Clara Nunes entende, porém, ser a sua função mais ampla do que o simples laurear de uma memória individual. Assim, imbuído da missão que Clara Nunes conferia a seu ofício - a divulgação da cultura popular brasileira, em sua diversidade mestiça, atua em diferentes frentes culturais, tais como: o atendimento a pesquisas acadêmicas e artísticas, o apoio a projetos educacionais e a parceria na realização de festivais.




Casa de Clara Nunes, onde morou em Caetanópolis


Exposição “Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira”

Local: Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro, Belo Horizonte)

Período expositivo: 15 de dezembro deste ano até 15 de dezembro de 2025

Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 10h às 18h-Entrada gratuita sem inscrições prévias.

-As fotos publicadas , são dos objetos da Clara Nunes que estão no museu na cidade de Caetanópolis. Algumas peças deverão estar em exposição na capital mineira.

Programa gratuito de aceleração vai selecionar 30 pequenos negócios de moda autoral da capital mineira



Para identificar e alavancar novas marcas mineiras que reúnam originalidade e potencial para expandir o mercado da moda, o Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para o edital do programa Minas Moda Autoral. Trinta pequenos negócios da capital mineira - ligados aos segmentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias - serão selecionados para participar do programa gratuito de aceleração em 2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro neste link.

Podem se inscrever empreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) formalizados (com CNPJ) em Belo Horizonte e que atuam nos segmentos da moda autoral, que priorizam a originalidade, personalização e criatividade dos seus designs.

"Assim como na primeira edição do programa, realizada em 2022, os selecionados passarão por uma imersão em seu propósito inicial, percebendo a necessidade de reinventar seus negócios. Nosso objetivo é tornar os pequenos empreendimentos da moda autoral aptos para enfrentar os desafios atuais do setor, permitindo-lhes acessar novos mercados, construir uma identidade e um posicionamento da marca, compreender as necessidades do seu público-alvo, comunicar-se de forma eficaz com seus clientes, além de estimular a criatividade no processo de desenvolvimento de coleções e novos produtos", afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Após a avaliação das informações do formulário e do material enviado para inscrição, os classificados farão um pitch de seus negócios - uma apresentação presencial rápida de 5 minutos – para uma banca de jurados, que vai escolher as 30 empresas aptas a participarem do programa. Os selecionados serão divulgados no dia 5 de fevereiro.

Para a secretária municipal adjunta de desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, a intenção é transformar a capital mineira em um “celeiro” da moda autoral.

“O programa é o primeiro passo para uma ‘resistência’ à forma como a moda foi pensada durante tanto tempo, respeitando as diferenças e diversidades, que também se somam. A moda tem muitas faces e é um mercado gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Por isso, que nossa iniciativa vai além da moda industrial, feita em alta escala, queremos dar oportunidade para potencializar os pequenos negócios da cidade que investem em produtos exclusivos e que destacam toda a nossa mineiridade”, enfatiza Chyara Pereira.

Programação-Durante quatro meses de aceleração – fevereiro a junho de 2024 -, o programa Minas Moda Autoral oferece workshop, mentorias coletivas e consultorias individuais on-line e presenciais, com carga horária de 56 horas por empresa.

As capacitações serão divididas em quatro etapas. A primeira delas será sobre o processo criativo de moda, voltado para o desenvolvimento da criatividade, habilidades manuais, descoberta de estilos e talentos pessoais, além da capacidade de pesquisa. Na próxima fase de criação, os participantes serão estimulados a desenvolver novos produtos de uma coleção baseada em pontos estratégicos para comercialização, análise de dados, viabilidade produtiva e direcionamento da identidade estética. 



Já na terceira etapa do programa, serão apresentadas estratégias de comunicação e posicionamento da marca, potencializando a identidade da empresa, a geração de valor e o relacionamento com os clientes em diferentes canais. Por último, mas não menos importante, será feito um mapeamento e gestão das atividades do processo de desenvolvimento de produtos, análise sobre a conformidade da proposta de valor oferecida ao mercado, além da adequação da oferta para o consumidor.

Integra Moda

O programa Minas Moda Autoral compõe a estratégia estadual do Sebrae Minas para o segmento: o Integra Moda. A iniciativa é direcionada para as expertises de diferentes segmentos da moda, com o objetivo de fomentar o setor no estado e fortalecer os polos produtivos, por meio de inteligência de dados, melhoria na gestão dos pequenos negócios e incentivo a políticas públicas que beneficiem o setor, afirmando Minas Gerais como “Estado da Moda” e rota de comércio.

“Nesse trabalho, o papel do Sebrae Minas é entender o movimento do segmento e da sociedade e apresentar aos pequenos empresários o que há de mais novo em tendências, mercado, gestão, marketing, entre outros temas. Para alcançar esse objetivo, é preciso construir com parceiros, como a Prefeitura de Belo Horizonte, programas direcionados para modalidades do segmento, respeitando e ativando as vocações locais”, justifica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Edital Programa Minas Moda Autoral 2024

Inscrições gratuitas até dia 21 de janeiro pelo https://prefeitura.pbh.gov.br/desenvolvimento/minas-moda-autoral

Divulgação da primeira etapa de classificação: 24 de janeiro

Realização da banca julgadora presencial: 30 e 31 de janeiro

Anúncio dos selecionados: 5 de fevereiro

Programação de atividades: de fevereiro a junho de 2024

Reveillon Intercity Expo

O Intercity BH Expo está preparando uma festa de Réveillon extraordinária para receber 2024 com muita alegria, inovação e paixão pelo futebol!

O Tema Inovador do Futebol & Anos 80:

Este ano, vamos além do convencional, unindo o fascínio pelo futebol com a nostálgica e animada Banda Retrô BH, trazendo os hits que marcaram os anos 80. Uma combinação perfeita de esporte e música para uma noite inesquecível!



-Atrações com a Banda Retrô BH: Reviva os clássicos dos anos 80 e dance até o amanhecer.

- Espaço Amplo e Aconchegante: Desfrute de um ambiente confortável para receber o novo ano com estilo.

- Temática Inédita: Este Réveillon, trazemos uma abordagem inédita ao falar sobre o tema de futebol na virada do ano, unindo a paixão pelo esporte com as boas energias do novo ano que se inicia.



Diversão para Todos:Além das atrações principais, teremos fogos indoor espetaculares, um Espaço Kids para os pequenos e uma atmosfera contagiante de celebração.

Hospedagem Exclusiva:Ao garantir seu pacote, você terá a oportunidade única de se hospedar no Intercity BH Expo e ficar no epicentro dessa festa extraordinária.

Venha torcer por um ano novo repleto de festa, união e boas energias!

Garanta Seu Pacote - Últimos Convites Disponíveis:

Reserve agora em www.sympla.com.br ou ligue para (31) 97171-8650. Não perca a chance de participar desta celebração única! veja reservas


Seja parte da história do Réveillon 2024 no Intercity BH Expo. Junte-se para uma noite de pura magia!

Hotel Intercity BH Expo, Av. Amazonas, 7.702 | Gameleira | Belo Horizonte

Marta Rossi entre os 100+ Poderosos do Turismo

                        Foto Gustavo Merolli


A fundadora e CEO do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi, faz parte da seleção dos 100+ Poderosos do Turismo. O destaque é da Revista Panrotas, na 13ª edição da lista, que ranqueia as maiores lideranças e empresas do turismo.

Marta Rossi, natural da cidade de Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, sempre teve o turismo correndo em seu DNA. Ela iniciou a sua carreira profissionalmente no meio turístico na década de 80. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, fundou a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, no ano seguinte, nasceu o Festuris.

“É uma lista para homenagear pessoas, os profissionais da indústria de Viagens e Turismo. É uma lista B2B, pois acreditamos na força da cadeia produtiva. O Turismo é sim multicanal, e isso não vai mudar, mas a Panrotas é uma empresa que há 50 anos está do lado do agente de viagens, do profissional. Somos 100% B2B e não teria como nossa lista ser diferente”, explica o editor-chefe da Panrotas e chief communication officer, Artur Luiz Andrade.

Para a empresária, é uma honra receber esta indicação de um veículo de comunicação que tem o respeito do trade turístico nacional. “Estar entre as grandes personalidades que contribuem e constroem para o desenvolvimento do setor de turismo e eventos me deixa orgulhosa e honrada. Além de ser um grande estímulo para que eu continue sempre produzindo mais e melhor. Aliás, é isto que eu busco todo dia, ser uma pessoa melhor, assim como uma executiva comprometida, realizadora e capaz de transformar”, pontua.

Em 2023, juntamente com seu sócio, Eduardo Zorzanello (filho de Silvia), Marta realizou a 35ª edição do Festuris em Gramado, que ocorreu de 9 a 12 de novembro. O evento reuniu 15 mil participantes, contou com 2,7 mil marcas em exposição e 40 países internacionais representados. Foram 27 mil m² de área construída, 400 estandes, 7 palcos de conteúdo, e 710 profissionais da imprensa inscritos.

Vistos para americanos, australianos e canadenses podem ser eletrônicos



Os Estados Unidos é o segundo país maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Nos 10 primeiros meses de 2023, 530.690 norteamericanos visitaram o Brasil (11% do total). No mesmo período, recebemos 66.338 canadenses (16º maior emissor) e 38.544 australianos (17º maior emissor).

Os turistas americanos, australianos e canadenses que desejam conhecer o Brasil já podem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa, por meio do endereço eletrônico: https://brazil.vfsevisa.com – o documento será exigido para os cidadãos dos três países nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres a partir do dia 10 de janeiro. A Embratur e o Ministério do Turismo atuam na produção e distribuição de informações sobre o procedimento de emissão do visto a todos os operadores turísticos e companhias aéreas que vendem, nesses três países, passagens e pacotes para o Brasil.

O conteúdo foi produzido para ser distribuído em multiplataformas, em formato de vídeo, peças de redes sociais, hotsite, e-mail marketing e cartaz, que será fixado nos postos diplomáticos do Brasil. O pacote de material demonstra o elevado grau de praticidade e conveniência da emissão do visto, que será 100% eletrônico e dispensa comparecimento do interessado a consulados brasileiros.

O requerente fará por via digital toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente, via e-mail. Para entrar no Brasil, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto. O visto eletrônico custará US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para norteamericanos, 5 anos para canadenses e australianos

E-visa-A operação do sistema digital do visto está sob a responsabilidade da empresa VFS Global, contratada pelo Ministério de Relações Exteriores. A retomada da cobrança do visto atende a determinação do Decreto n.º 11.515, de 2/5/2023, que restabeleceu o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, tendo em conta a exigência de vistos para cidadãos brasileiros entrarem nesses países.

Nos EUA, a Embratur oficializou em junho o retorno ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento. Através dos canais internos de comunicação da entidade, a Agência se comunica com todo o trade turístico norteamericano. No Canadá e Austrália, a estratégia também é informar o trade e companhias aéreas que comercializam pacotes e passagens para o Brasil.

O Hotel Ibis Maringá , do grupo Accor, é o primeiro hotel do Brasil a receber a certificação socioambiental Green Key

A Accor, líder global em hospitalidade, comprometida com o desenvolvimento sustentável, conquistou a certificação socioambiental Green Key na unidade do ibis Maringá, no Estado do Paraná. Este é o primeiro hotel do Brasil a conquistar o selo internacional.



O Ibis Maringá, do grupo Accor, é o primeiro hotel do Brasil a conquistar o selo internacional Green Key | Foto:Fred Suzuki

No início deste ano, a Accor anunciou sua parceria com as associações globais Green Key e o Green Globe, ambos com seus padrões reconhecidos pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Esses programas de certificação avaliam os negócios nos quatro pilares da sustentabilidade: gestão sustentável, impactos ambientais, impactos culturais e impactos socioeconômicos, confirmados por auditoria independente de terceiros das práticas hoteleiras.

Com mais de 4.400 estabelecimentos certificados em 60 países, o Green Key é o principal selo de excelência no campo da responsabilidade ambiental e operação 
sustentável dentro da indústria de turismo e hospitalidade. No Brasil, o Programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O processo de certificação propõe um grande número de critérios, divididos em 13 temas principais que abordam aspectos relacionados à gestão ambiental, conservação de energia, gestão de resíduos, conservação da água, entre outras práticas sustentáveis.


O Ibis Maringá, do grupo Accor, é o primeiro hotel do Brasil a conquistar o selo internacional Green Key | Foto:Fred Suzuki

A conquista da primeira certificação Green Key no Brasil é um reconhecimento do compromisso da Accor e do hotel ibis Maringá com práticas ambientalmente responsáveis, gestão eficiente de recursos e responsabilidade social. Com a certificação, o hotel ibis Maringá já figura no mapa de hotéis certificados globalmente no ‘Green Key Sites’ e posteriormente, também constará nos demais sites das OTAs vinculadas ao programa Green Key.



Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas - Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre o avanço do Grupo Accor no seu compromisso para transformação sustentável. “Há muitos anos, a Accor está comprometida com o desenvolvimento sustentável. Em 2020, estabelecemos nosso compromisso de contribuir para zerar as emissões de carbono globalmente até 2050 e reduzir nossas emissões absolutas em 46% (Escopo 1 e 2) e em 28% (Escopo 3) até 2030. Ao incentivar a certificação sustentável de nossos hotéis, garantimos a transparência e confiabilidade de nossas ações para investidores, clientes e demais stakeholders, reduzindo riscos e aumentando a performance de nossos hotéis”.

Fernanda Caride, gerente do ibis Maringá, comemora o título de primeiro hotel do país a receber a certificação. "Esta conquista é um reconhecimento merecido e um testemunho do compromisso do ibis Maringá em liderar pelo exemplo e promover a sustentabilidade em todas as nossas operações. A certificação Green Key reafirma nosso compromisso em ser uma força positiva para o meio ambiente e a comunidade, e serve como uma inspiração para outras empresas na indústria do turismo”.


Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, comenta sobre essa grande conquista do programa. “Estamos firmemente convencidos que os esforços para reduzir a pegada ambiental na indústria hoteleira desempenham um papel crucial na preservação das belezas naturais de nosso país. Observamos um interesse crescente entre turistas, gestores de estabelecimentos turísticos e autoridades públicas nessa direção. Motivados por essa demanda crescente, decidimos relançar o Green Key no Brasil, promovendo práticas sustentáveis em toda a indústria. Além de ser um indicador de comprometimento das instituições com a sustentabilidade, o programa responde de maneira proativa à crescente demanda de turistas conscientes que buscam opções de hospedagem com valores ambientais, sociais e responsáveis”.

Finn Bolding Thomsen, Diretor Internacional da Green Key, complementa: “Estou muito feliz por ter o ibis Maringá agora certificado com Green Key. Será o primeiro hotel certificado Green Key no Brasil e o primeiro hotel Accor certificado Green Key nas Américas. Acredito que o ibis Maringá será um excelente modelo para outros hotéis do Brasil e da região das Américas que queiram aderir ao programa Green Key”.

A cerimônia de entrega da certificação foi realizada no dia 6 de novembro, no saguão do hotel ibis Maringá. Estiveram presentes autoridades locais, executivos da rede hoteleira e representantes do selo Green Key no Brasil.

A ACCOR-A Accor é um grupo líder mundial em hospitalidade que oferece experiências em mais de 110 países em 5.500 empreendimentos, 10.000 bares e restaurantes, instalações de bem-estar ou espaços de trabalho flexíveis. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 40 marcas de hotéis, do luxo ao econômico, bem como Lifestyle com Ennismore. A Accor está empenhada em tomar medidas positivas em termos de ética e integridade nos negócios, turismo responsável, desenvolvimento sustentável, divulgação da comunidade e diversidade e inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA tem sede na França e está listada publicamente na Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter mais informações, visite www.group.accor.com ou siga-nos em X, Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.

O ibis-Desde 1974, o ibis é uma marca pioneira, aberta e acolhedora para todos. Os hotéis ibis são amados por viajantes e moradores locais por seu estilo contemporâneo, centros sociais vibrantes, quartos que parecem um lar, bares animados, opções gastronômicas satisfatórias e experiência de check-in móvel fácil. A marca é conhecida por sua paixão por música ao vivo, oferecendo aos hóspedes listas de reprodução selecionadas para cada estado de espírito e acesso a shows exclusivos com músicos promissores. Não importa em que parte do mundo o hóspede viaje, o ibis sempre parece ser o lugar certo para estar. Com mais de 1.260 hotéis em mais de 65 países, o ibis é reconhecido em todo o mundo como a marca líder em hospitalidade econômica. O ibis faz parte da Accor, um grupo líder mundial em hospitalidade com mais de 5.500 propriedades em mais de 110 países, e uma marca participante do ALL - Accor Live Limitless - um programa de fidelidade de estilo de vida que oferece acesso a uma ampla variedade de prêmios, serviços e experiências.

Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63  

sábado, 9 de dezembro de 2023

Jô suplanta finalistas e crava a pole position para decisão da Super. Atual líder do campeonato, Felipe Tozzo parte da quarta posição em Interlagos, enquanto Thiago Rizzo é o nono.

A definição do pole position para a categoria Super da Copa Truck em Interlagos, palco da Grande Final da temporada 2023, teve um piloto que não concorre ao título obtendo a posição de honra. Jô Augusto, piloto da Volkswagen, foi confirmado com o melhor tempo após um defeito na cronometragem, que não computou sua volta e atribuiu a Evandro Camargo o P1. No entanto, após protesto e revisão, o erro foi consertado e o piloto do caminhão #81 pôde, finalmente, comemorar.

"E muito gratificante largar na pole em São Paulo, perto da familia, da torcida, dos patrocinadores. Já estava feliz com o meu resultado, mas marcar a pole foi mais legal ainda. Depois de um ano bem difícil, quero terminar com em alta", comenta.

A Evandro, coube se contentar com o segundo lugar. "Foi um balde de água fria, pois comemoramos, demos entrevistas e mudou tudo em meia hora. Mas o que é certo é certo, o Jô foi mais veloz e mereceu a pole. Estamos largando na frente de todos nossos concorrentes diretos pelo título e isso que nos interessa", destaca.

Kleber Eletric - (Duda Bairros)

Atual líder do campeonato, Tozzo trocou o motor quebrado na sexta e conseguiu o P4, atrás do destaque da sessão, Kleber Eletric, o terceiro com o único Scania do grid. Daniel Kelemen, que teve uma quebra de cardan, sai em P4, com Thiago Rizzo em nono e Bia Figueiredo em décimo.

O grid completo está no PDF em anexo.

A largada da etapa final da Copa Truck está marcada para o meio dia de amanhã, com transmissão ao vivo da Band, SporTV, CATVE.com e do streaming oficial da categoria no YouTube.

Confira a programação completa de amanhã:

DOMINGO, 10 DE DEZEMBRO - Abertura dos portões: 08h00

08h00 - NASCAR Brasil - Warm Up
08h15 - Copa Truck - Warm Up
08h30 - NASCAR Brasil - Corrida 1
09h23 - AMG Cup - Corrida 1
10h10 - Visitação Aos Boxes
10h40 - Desfile de Caminhões
12h00 - Copa Truck - Corrida 1
12h33 - Copa Truck - Corrida 2
13h50 - NASCAR Brasil - Corrida 2
14h33 - HRacing Cup Corrida 2
15h23 - AMG Cup - Corrida 2

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.