Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Em ano de virada, eletrificados superam todas as previsões e fecham 2023 com 94 mil emplacamentos. Veículos plug-in batem os HEV e consolidam nova tendência. BEV mais que dobram. Toyota Cross XRX Hybrid foi o eletrificado mais vendido, seguido pelo I/BYD Song Plus GS DM. Já entre os 100% elétricos, o campeão de vendas foi o BYD Dolphin GS


Toyota Cross XRX Hybrid foi o mais vendido entre os híbridos em 2023
(Foto divulgação)


Num ano exuberante para a eletromobilidade no Brasil, as vendas de veículos leves eletrificados bateram todas as previsões e terminaram 2023 com 93.927 emplacamentos -  um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245). Só em dezembro, as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 (+191%), superando todos os recordes mensais da série histórica da ABVE Data.

Os números de 2023 consolidam uma virada do mercado de eletrificados no Brasil, no rumo dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV). Os plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de eletrificados leves no ano, com 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 ainda dominavam esse segmento.

Em dezembro, os plug-in atingiram nada menos do que 70% das vendas totais de eletrificados (11.371, de um total de 16.279), puxados pelo excelente desempenho da BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.

BYD Song Plus GS DM foi o segundo mais vendido entre os híbridos
(Foto Blog do Arnaldo Moreira)


CONSOLIDAÇÃO

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o ótimo resultado de 2023 reflete um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que provocou uma antecipação das vendas no último bimestre. “Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”.

Para a ABVE, esse amadurecimento deverá se consolidar com o lançamento, em dezembro, do Mover - Mobilidade Verde e Inovação, o novo programa do governo federal para o setor automotivo. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, disse Ricardo Bastos.

Em sua avaliação, essa tendência de crescimento deverá se manter, mesmo com o aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados. "Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas", concluiu o presidente da ABVE.

O BYD Dolphin foi o carro mais vendido em 2023 entre os 100% elétricos
(Foto Blog do Arnaldo Moreira)


Veja nos gráficos, abaixo, todos os números detalhados sobre o balanço da ABVE em 2023.

VEÍCULOS ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL POR TECNOLOGIA - JAN/DEZ 2023

ELETRIFICADOS NO BRASIL POR TECNOLOGIA – DEZ 23

ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL – MAIS VENDIDOS POR MODELO – JAN/DEZ 23

ELETRIFICADOS LEVES POR GRUPO DE MODELOS JAN/DEZ 23

ELETRIFICADOS LEVES POR FABRICANTE JAN/DEZ 23

SÉRIE HISTÓRICA
Vendas/emplacamentos de veículos eletrificados leves no Brasil  - 2012/dezembro 2023

 

FONTE: ABVE Data
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV).  Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




Concessão do Parque das Águas em Caxambu



Está aberta desde o dia 29 de dezembro, a consulta pública sobre a concessão do Parque das Águas de Caxambu, no Sul de Minas. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela gestão do espaço, a consulta ficará disponível até 8 de março de 2023, no site da Codemge.

O objetivo da iniciativa é que entidades da sociedade civil, turistas e investidores, assim como a população em geral, contribuam com as definições do edital a ser elaborado para concessão do parque. De acordo com o comunicado feito pela Codemge, a concessão tem o intuito de aprimorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão.



O primeiro edital publicado com essa finalidade foi suspenso em abril deste ano, atendendo a um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Prefeitura de Caxambu e de deputados estaduais, pedindo melhorias no documento. 

Ele previa a administração, conservação, operação, manutenção, exploração econômica e realização de investimentos no Parque das Águas de Caxambu e no Balneário Hidroterápico, mas os direitos minerários não estavam incluídos no processo.

Além da consulta pública, já foram incluídas na proposta algumas alterações como garantia da passagem gratuita para os moradores, previamente cadastrados, do bairro Bosque; impedimento de mudança no nome do parque, sendo obrigatório manter o nome Parque das Águas de Caxambu; maior clareza e delimitação do objeto da concessão, de forma a deixar mais evidente que o direito minerário, a mata (próxima ao parque) e a envasadora não fazem parte da concessão.




Outra mudança está relacionada ao prazo para entrega das obras de restauro e modernização dos equipamentos, reduzido de 12 para três anos. A garantia de acesso gratuito da população de Caxambu às fontes do parque, das 7h às 9h, foi mantida.

Entre as ações a serem realizadas pelo futuro concessionário está o investimento de R$ 5 milhões na gestão, operação e manutenção, bem como na execução de obras e serviços de engenharia no parque durante os 30 anos de vigência do contrato. A água e as fontes poderão ser usadas para manutenção do parque e do próprio balneário, porém a Codemge continuará com a responsabilidade pelo direito minerário no local.

Tradicional Vesperata



Diamantina está a 290 Km de Belo Horizonte. Entre suas atrações históricas e culturais, está a tradicional Vesperata que leva o público as belezas de assistir ao ar livre o show musical. A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX.

Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas. As vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.
Patrimônio Cultural de Minas Gerais.



Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.



Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local:

A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.

Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.

Cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.

Calendário de 2024: consulte as agências de viagens para o pacote de hospedagem, visitas e para a Vesperata
Abril - 13 e 20;
Maio - 04 e 18
Junho - 08 e 22;
Julho - 06, 13 e 27
Agosto - 03, 17 e 31;
Setembro - 14 e 28 e outubro - 12 e 19.



Passadiço da Casa da Glória, uma das atrações de Diamantina

Feriados movimentam o turismo


O brasileiro que é brasileiro já termina o ano pensando no outro, não é verdade? E 2024 promete vários feriados nacionais, uma excelente oportunidade para tirar do papel aquela tão sonhada viagem pelo Brasil.

A tradicional data de Corpus Christi (30 de maio) já é certa para um feriadão estendido. É que o dia cairá em uma quinta-feira e a portaria estabelece a sexta-feira como ponto facultativo. Já a Proclamação da República (15 de novembro) será em uma sexta-feira, e o Dia do Servidor Público Federal (28 de outubro), em uma segunda-feira.

O Natal (25 de dezembro), o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o novíssimo feriado de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, cairão no meio da semana, na quarta-feira, mas continuam prometendo movimentar o turismo. Há, ainda, o período de Carnaval, com três dias na semana, e a Paixão de Cristo (29 de março), sempre nas sextas-feiras.



O turismo sempre organiza o mercado para os feriados, veja as datas do próximo ano, veja as datas para viajar, organize seus planos, consulte as agências de viagens

1º de janeiro (segunda-feira) - Confraternização Universal (feriado nacional)
12 de fevereiro (segunda-feira) - Carnaval (ponto facultativo)
13 de fevereiro (terça-feira) - Carnaval (ponto facultativo)
14 de fevereiro (quarta-feira) - Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
29 de março (sexta-feira) - Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril (domingo) - Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio (quarta-feira) - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
7 de setembro (sábado) - Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro (sábado) - Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
28 de outubro (segunda-feira) - Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo)
2 de novembro (sábado) - Finados (feriado nacional)
15 de novembro (sexta-feira) - Proclamação da República (feriado nacional)
20 de novembro (quarta-feira) - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
25 de dezembro (quarta-feira) - Natal (feriado nacional)

Virada da Mineiridade



O ano de 2024 começou com muita alegria, luzes, música e esperança de dias melhores. Cerca de trinta mil pessoas se reuniram no Circuito Liberdade para celebrar a chegada de 2024 na segunda edição da Virada da Liberdade, que chegou com inovações tecnológicas e maior infraestrutura para receber turistas de todo o país, consolidando Belo Horizonte como atração de fim de ano no cenário nacional. 

A Praça da Liberdade e seu entorno foi o palco de uma linda festa que uniu artes visuais, música, dança, cozinha mineira, manifestações afromineiras e um surpreendente show de 300 drones neste domingo (31/12).

Antes da contagem regressiva comandada pela atriz Nany People, a cantora Aline Calixto lembrou a intérprete mineira Clara Nunes (1942-1983) e, da sacada do Palácio da Liberdade, saudou o público: “Que 2024 nos traga energia, força, sabedoria e muita saúde, amor e paz. 

Nosso mundo precisa de paz”, comentou Calixto. Em seguida, a também mineira Nany People, muito emocionada, anunciou os últimos segundos de 2023. “Minas não sai da gente. Esse lugar inspira ideias, mineirices. É com muito prazer que estou aqui. Muito obrigado pelo carinho, pelo amor”, disse.



O esperado show de drones coloriu o céu da capital mineira nos primeiros momentos do Ano Novo. Imagens que remetem à mineiridade, como do copo lagoinha, do congado, da capa do disco “Geraes”, de Milton Nascimento, da Igrejinha da Pampulha e da bandeira de Minas Gerais aparecem no espetáculo. Projeções, fogos de baixo ruído, show de luzes e videomappings completaram a festa.

Concebida como um produto turístico que ressalta as potencialidades culturais de BH, a Virada da Liberdade é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, para posicionar a capital mineira entre os principais destinos turísticos do país no período de fim de ano, estimulando a economia da criatividade e a geração de emprego e renda. Segundo a CDL/BH, o período de Natal e Réveillon será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na cidade.



Com patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Municípios (AMM), FECITUR – Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Virada da Liberdade coroou a chegada de 2024 e emocionou o público que lotou a Praça da Liberdade.

“Em Minas, a cultura é fator de desenvolvimento. Esse espaço (Praça da Liberdade) é o espaço da humanidade, o Palácio da Liberdade também, ele está aberto à população, um lugar tão importante na nossa formação. Desejo a todos a liberdade de sermos quem somos”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“A Praça da Liberdade é o palco da Virada, traz alegria para a cidade. A cidade não pode ser só dos carros, da confusão do dia a dia. Tem que ter alegria e esses grandes eventos trazem isso”, comentou o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis. Gerente de Comunicação e Marketing da Cemig, Hannah Drummond diz que a Virada da Liberdade coloca a capital mineira no mapa dos grandes réveillons do país. “O Réveillon é um grande evento, todas as pessoas são bem-vindas, tem muitos turistas. Com a Virada da Liberdade, BH se consolida como um território para esse tipo de evento”.



Diversidade marca programação- A Virada da Liberdade ofereceu atrações para todas as idades. O evento começou às 18h deste domingo (31/12) para o público infantil, no espaço Alamedas, na Praça da Liberdade. As famílias curtiram a Viradinha com o Bloquim duBem, que faz a festa antecipada para os pequenos. 

Na sequência, no Cozinha Viva Mineira, cozinheiras mineiras convidadas pela chef Ana Motta prepararam releituras de pratos mineiros tradicionais ao vivo para o público presente, que ao final pôde degustar as receitas.



A gerente de produção Tatiana Ferreira mora em Luz, mas amigos a convenceram a passar o Réveillon em Belo Horizonte. “Eu já tinha buscado em redes sociais e gostei muito da divulgação do evento. Gostei de tudo desde a hora em que cheguei, fiquei bastante surpresa”, comentou. 

O radiologista Juan Cardoso também recorreu às redes sociais para se informar sobre a Virada da Liberdade. Aliás, foi por meio delas que ele ficou sabendo de tudo sobre o evento. “Achei bem bonito o movimento, é a primeira vez que venho. Achei as decorações lindas e que 2024 seja maravilhoso”, disse Cardoso.

Arley Armstrong juntou o útil ao agradável: conheceu as luzes da Praça da Liberdade e viu 2024 chegar na Virada da Liberdade. Para o almoxarife e criador de conteúdo, a festa reflete a diversidade cultural existente em BH: “Acho bacana demais, inclui vários estilos presentes na capital. Tem rap, samba, música eletrônica, gastronomia”.



Também no espaço Alamedas, a tradição da benção, fortemente difundida em Minas Gerais, tomou conta da Virada da Liberdade como uma celebração do sincretismo religioso mineiro, com o Bloco Afro Magia Negra apresentando as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé do Brasil em Minas Gerais. 

O grupo realizou um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca. O Afoxé Illê Odara também encantou o público da Virada da Liberdade no setor Alamedas, onde um cortejo do Samba Queixinho levou alegria e magia aos presentes.

No Palco Minas, montado na avenida Brasil, o samba e o rap agitara, o último dia do ano com o Pagoda das Mina, DJ Camis, Rap 100 Kô, Samba da Baixinha, com Andrezza Duarte, e, por fim, subiu ao palco a cantora e compositora Adriana Araujo. 

No Palco Gerais, na Praça José Mendes Júnior, a programação contou com Baile da Dri, da cantora Adrianna, DJ Vini Brown, Bloco da Calixto, Swing Safado e SArah Guedes. Para os apreciadores da música digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, proporcionou uma experiência que trouxe também artes visuais com DJ Mel, VJ Pedreiro e VJ 1MPAR.

Congresso do Edersul

Será realizado nos dias 27 e 28 de junho de 2024, em Capitólio , o IX CONGRESUL - Congresso Sul Mineiro de Municípios.



O IX CONGRESUL contará como Presidente da Comissão Científica, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e como Presidente, o Prefeito de Capitólio e Vice-presidente da ALAGO, Cristiano Silva.



Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo e Presidente da Comissão Científica do IX CONGRESUL e Braz Pagani

Os principais painéis terão como temas:

* a importância do agronegócio no turismo gastronômico e rural

* A importância da comunicação no desenvolvimento dos Lagos de Furnas e Peixoto

* A infraestrutura dos municípios dos Lagos de Furnas e Peixoto na consolidação dos turismos náutico, de negócios, rural, gastronômico e lazer

* A importância do debate jurídico na modernização das outorgas e legislação dos Lagos de Furnas e Peixoto

* O saneamento e a qualidade das águas dos Lagos de Furnas e Peixoto



Braz Pagani, Presidente EDERSUL e Cristiano Silva, Prefeito de Capitólio e Presidente do IX CONGRESUL

À frente do evento temos a EDERSUL - Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas, representada pelo seu Presidente, Braz Pagani



IX CONGRESUL buscando soluções para o desenvolvimento da região Sul Mineira! Em breve informações sobre inscrições.

 Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63 

Chevrolet inicia comemoração de seus 99 anos com condições especiais e realiza ação com a Alexa. Ação oferece descontos exclusivos para Tracker, Onix, Montana e S10, além de upgrade de equipamentos por apenas R$99,00.



São Caetano do Sul - Para começar as comemorações de seus 99 anos de atuação no Brasil, a Chevrolet retoma a famosa campanha “Breca Varejo”. Dessa vez, além de descontos exclusivos para Tracker, Onix, Montana e S10, a marca ainda oferece um upgrade de versões e equipamentos nos carros comprados durante a ação por apenas R$ 99,00. As condições especiais são válidas de 2 a 6 de janeiro em todas as concessionárias da marca no país.

 

Com o objetivo de maximizar o alcance do “Breca Varejo”, a Chevrolet realiza uma campanha com duas ações especiais que interagem com a Alexa - assistente virtual desenvolvida pela Amazon e que funciona por meio de comando de voz. Os filmes da campanha incluirão mensagens finais que ativam automaticamente o dispositivo, proporcionando uma experiência interativa e divertida. Além disso, quando os usuários pedirem a famosa “Dica do Dia” para sua Alexa, ela responderá trazendo mensagens relacionadas aos 99 anos da Chevrolet e as ofertas da marca. Nos dispositivos que possuem display, banners sobre o assunto também serão exibidos. Ao navegar no site da Amazon, o público também encontrará anúncios sobre o tema.

 

A ação marca o início da celebração dos 99 anos da Chevrolet no Brasil, que vai nos permitir ter uma interação ainda mais próxima com os consumidores. A inação com a Alexa reforça a conexão da marca com atributos importantes para nós, como tecnologia e conectividade”, comenta Rodrigo Perencin, gerente de marketing de varejo da GM.

 

A campanha é assinada pela WMcCann.

Novos tempos na Stock Car. A partir de 2025 os sedans serão substituídos por SUVs e a Chevrolet competirá com a Tracker



Com o propulsor V8 substituído por um 2.1 turbo com faixa semelhante de potência (500 cavalos) e novas transmissão, chassi e suspensão para ficar mais leve e ágil, substituindo o Cruze, esse será o novo carro que a Chevrolet está preparando para competir na Stock Car em 2025. Acredite será um SUV Tracker, marcando um novo capítulo do automobilismo brasileiro. 2024, será o último em que veremos sedans e hatchs correndo nas pistas da Stock Car. Os SUVs dominarão a principal categoria do automobilismo nacional.


A Tracker será o carro de corrida mais avançado já concebido até então, construído com um aço específico, inovações em conectividade e captação de dados com foco em desempenho e segurança, além de atributos para elevar ainda mais o nível de competitividade. Ficará mais veloz e estável. Um exemplo será a adoção da asa móvel em fibra de carbono, mesmo conceito utilizado pela Fórmula-1.


“Este carro é um divisor de águas na nossa história. Muita pesquisa e tecnologia foram empregadas para que tenhamos o carro mais seguro, performático e tecnológico na nossa história. Ele vai levar muito mais emoção, não só para os pilotos, mas também aos nossos fãs", destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.


A arquitetura eletrônica do Stock Car também será atualizada e contará com recursos digitais que permitirão ao fã, por exemplo, acompanhar a corrida pela perspectiva do piloto que ele quiser ou buscar um ângulo de visão alternativo para conferir uma determinada disputa por posição.

Um passado de glórias

Opala, Omega, Vectra, Sonic, Astra e Cruze. Esses foram os consecutivos representantes da Chevrolet nas pistas ao longo dos 44 anos da Stock Car. Todos esses modelos possuem uma característica em comum: são sedãs. Tradição que será quebrada a partir da temporada 2025 da mais famosa categoria do esporte a motor no país.

“Os SUVs já representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio e evoluíram muito em design, tecnologia e dinâmica veicular. O Chevrolet Tracker é referência nesse sentido, motivando a decisão de levá-lo também às pistas. O intuito é trazer ainda mais emoção e apelo para a Stock Car”, destacou Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul.

Imagens digitais do Tracker Stock Car estão sendo divulgadas. O veículo físico assim como mais detalhes do projeto será compartilhado oportunamente pela organização da categoria e pela Chevrolet.

Aliás, a Chevrolet é a marca mais vencedora da Stock Car, sendo campeã 36 vezes, mérito principalmente da dedicação dos mais talentosos pilotos, mecânicos e equipes presentes no país.

Antes da confirmação do Tracker na principal categoria do automobilismo nacional, o SUV mais vendido da América do Sul ganhou a versão RS, de apelo esportivo, e que terá divulgação especial nos autódromos. 

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Dakar 2024: BBR Motorsport terá os brasileiros Gunter Hinkelmann /Fabrício Bianchini no elenco. Equipe terá reforço de Marcelo Tiglia Gastaldi/Carlos Sachs (Brasil), Rodrigo Varela/Ênio Bozzano (Brasil) e Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (Espanha) na maior e mais desafiadora prova cross-country do mundo.




São Paulo, SP
- A competição de rali mais tradicional do planeta promete ser a disputa mais longa e mais difícil já realizada desde a mudança para a Arábia Saudita, o Dakar 2024 terá a sua 46ª edição partirá deserto adentro. 

A primeira de 12 provas (especiais) será a realização do prólogo na cidade de AlUla, na primeira sexta-feira do ano em 28 quilômetros de percurso. Duas semanas depois, em 19 de janeiro, a chegada, em Lambo, com o trajeto atravessando a Arábia Saudita e, depois, voltando ao oeste do país.

Pela equipe francesa BBR Motorsport estarão representantes brasileiros entre os competidores dos veículos leves estão: Gunter Hinkelmann/Fabrício Bianchini (#343/ Challenger), Marcelo Tiglia Gastaldi/Carlos Sachs (#318 / Challenger), Rodrigo Varela/Ênio Bozzano (#416/SSV) e a dupla espanhola Cristina Gutierrez/Pablo Moreno Huete (#306/Challenger).



Gunter e Fabrício desembarcarão em terras sauditas no dia 03 de janeiro para o início das atividades prévias da largada propriamente dita, entre elas, as vistorias técnicas e administrativas, shakedown, largada promocional e prólogo que definirá a ordem de largada da primeira etapa.

“Estamos muito felizes em representar o Brasil pela primeira vez em uma das mais importantes competições mundiais do off road. Essa é uma prova dura e longa, mas estamos embalados pelos bons resultados ao longo de 2023, não podemos subestimar o enorme desafio que temos pela frente, mas vamos em busca do pódio”, disse o piloto Gunter Hinkelmann.

O Dakar é o maior rali off-road do mundo e acontece sob regulamento do W2RC, o Mundial organizado pela FIA que conta com cinco etapas. A distância total percorrida pelos competidores do Dakar 2024 é de 7.891 km, nos quais 4.727 km são de especiais cronometradas. 

A novidade em 2024 é a criação de uma etapa de 48 horas em que os competidores têm até às 16h para alcançarem um dos oito acampamentos para passar a noite. Assim, recebem duas horas para reparos nos veículos e têm suprimentos para dormir e completar a especial a partir das 7 horas da manhã do dia seguinte.

O Dakar 2024 conta com 778 inscritos divididos em oito categorias: motos, quadriciclos, carros, Challenger (UTVs T3), SSV (UTVs T4), Caminhões, M1000 (veículos protótipos) e Clássicos (veículos antigos).



A MSL Rally é patrocinada pela MSL Corporate e conta com apoio de Sparco e Motul.

EQUIPE BBR MOTORSPORT:

Driver: Gunter Hinkelmann

Co-Driver: Fabrício Bianchini

Car: UTV T3 Max /FIA Taurus - MCE-5

Category: Challenger

Number: #343

Partners: Motul / ⁠Espaço Terapêutico 333 /⁠ MSL Group / ⁠Sparco


Driver: Rodrigo Varela

Co-Driver: Enio Bozzano

Car: Can-Am Maverick

Category: SSV

Number: #416

Partners: Monster Energy / Divino Fogão


Driver: Marcelo Tiglia Gastaldi

Co-driver: Carlos Sachs

Car: Taurus T3 Max - MCE-5

Category: Challenger

Number: #318

Partners: Nova Era Supermercados / Pátio Gourmet / Baja.Tek / Sachs Eventos


Driver: Cristina Gutierrez

Co-Driver: Pablo Moreno Huete

Car: Taurus T3 Max

Category: Challenger

Number: #306

Partners: Redbull / BF Goodrich / KMC / Santander / Sparco


BBR SPONSORSHIP: Motul Matador / Milwaukee Tools France / One Bond / Norton

ROTEIRO DAKAR 2024

05/01 - Prólogo - Alula > Alula

Deslocamentos > 130 km - Especial > 28 km

06/01 - Etapa 1 - Alula > Al Henakiyah

Deslocamentos > 127 km - Especial > 405 km

07/01 - Etapa 2 - Al Henakiyah > Al Duwadimi

Deslocamentos > 192 km - Especial > 470 km

08/01 - Etapa 3 - Al Duwadimi > Al Salamiya

Deslocamentos > 293 km - Especial > 440 km

09/01 - Etapa 4 - Al Salamiya > Al-Hofuf

Deslocamentos > 332 km - Especial > 299 km

10/01 - Etapa 5 - Al-Hofuf > Shubaytah

Deslocamentos > 609 km - Especial > 118 km

11 e 12/01 - Etapa 6 - SUPER ETAPA - 48h - Shubaytah > Shubaytah

Deslocamentos > 234 km - Especial > 584 km

13/01 – Dia de descanso – Riad

14/01 - Etapa 7 - Riade > Al Duwadimi

Deslocamentos > 390 km - Especial > 483 km

15/01 - Etapa 8 - Al Duwadimi > Saudar

Deslocamentos > 220 km - Especial > 458 km

16/01 - Estágio 9 - Hail > Al Ula

Deslocamentos > 222 km - Especial > 417 km

17/01 - Etapa 10 - Al Ula > Al Ula

Deslocamentos > 238 km - Especial > 371 km

18/01 - Etapa 11 - Al Ula > Yanbu

Deslocamentos > 107 km - Especial > 480 km

19/01 - Etapa 12 - Yanbu > Yanbu

Deslocamentos > 153 km - Especial > 175 km.

Fotos: Edo Bauer,

Kia Brasil mantém preços, apesar do aumento do imposto de importação. Veículos híbridos importados passam a ter alíquota do imposto majorada para 15%, mas a Kia segurará o repasse até 31 de janeiro

 

Novo Sportage

A Kia Brasil manterá os preços praticados em dezembro último dos modelos Niro, Sportage e Stonic até o dia 31 de janeiro de 2024, embora o aumento da alíquota do imposto de importação, para 15%, passe a vigorar a partir de dia 1º. 



A empresa comunicou ainda que o caminhão leve Bongo, fabricado no Uruguai, também terá seu preço reduzido até o final deste mês. 



Além dessa medida, José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, estendeu os bônus promocionais de varejo praticados em dezembro até 15 de janeiro de 2024.



No ano que completou 70 anos de Brasil, VolksWagen bate recorde de vendas do Polo. ao acumular 111.247 unidades emplacadas no ano passado e 17.999 unidades apenas em dezembro. VW fecha o ano de 2023 com 15,8% de participação no mercado e crescimento de 2,1% em relação a 2022. T-Cross também é destaque como o SUV mais vendido do Brasil, com 72.445 mil unidades vendidas de janeiro a dezembro;

 

São Bernardo do Campo (SP) 2023 foi realmente especial para a Volkswagen do Brasil. No ano em que completou 70 anos no País, a marca encerrou o período como a montadora que mais cresce no País, com 345.039 unidades emplacadas entre janeiro e dezembro – destas, 43.578 no último mês do ano. Na comparação com o ano anterior, 2022, são quase 80 mil emplacamentos adicionais. O resultado positivo de vendas significa 15,8% de participação em 2023, além de um crescimento de 2,1% no acumulado do ano.

Polo é líder entre os carros de passeio

Preferido dos brasileiros, o Volkswagen Polo se consolidou como o veículo de passeio mais vendido do País: foram 111.247 unidades emplacadas no ano passado e 17.999 unidades apenas em dezembro.

O Novo Polo é um sucesso desde o seu lançamento, quando foram comercializadas 7 mil unidades em menos de 2 horas. O Polo Track, novo hatch de entrada que substituiu o Gol, trouxe modernidade a um dos segmentos mais importantes do País e também caiu no gosto dos brasileiros.

Volkswagen também lidera entre os SUVs

A Volkswagen do Brasil também é líder no segmento de SUVs no País em 2023 com sua família SUVW, o que representa mais de 45% do mercado nacional.

Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan. Os modelos somaram 141.331 unidades comercializadas, de acordo com resultados preliminares. Destaque também para o T Cross, que é o SUV mais vendido do Brasil, com 72.445 unidades emplacadas neste ano, sendo 7.792 em dezembro.

“Os resultados de vendas que tivemos com Polo, como o carro de passeio mais vendido do País, e com toda a nossa linha SUVW no ano de 2023 foram verdadeiramente surpreendentes. É uma satisfação enorme poder confirmar que nosso hatch se consolidou, vendeu mais de 110 mil unidades, e oferece a melhor combinação de tecnologia, design, economia de combustível e custo-benefício do segmento. Também somos líderes no segmento de SUVs. Nossos SUVWs são modernos, seguros e desejados, e ocuparam as garagens de muitos brasileiros no ano passado. Isso tudo reforça o grande avanço da nossa marca na preferência dos consumidores do Brasil, e com o maior crescimento em 2023”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.




Nove lançamentos em 2023

A Volkswagen do Brasil teve uma verdadeira ofensiva de produtos no ano passado: foram nove lançamentos em diversos segmentos. O Novo Polo GTS foi o primeiro a estrear no ano. Com novo design, também foi o primeiro da linha a trazer a tecnologia de faróis IQ.Light, com iluminação em LED Matrix. Equipado com motor 250TSI, 1.4l turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o modelo aparece com rodas de 18 polegadas de série, freios a disco nas quatro rodas e cinco opções de cores.

Na sequência veio o Novo Virtus, que se renovou em conforto, tecnologia e sofisticação. Com o maior espaço interno do segmento, o sedã da Volkswagen chegou em 2023 com extensa lista de itens de série que contempla painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional. 

O modelo também recebeu design refinado, com dianteira e traseira mais imponentes, com destaque para inéditos faróis e lanternas em FULL LED em todas as versões. Equipado com motores turbo 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI, a nova era para o três-volumes veio reforçada pelas novidades na cabine e pacote amplo de tecnologia e segurança, com ACC, AEB e seis airbags de série. O sedã também recebeu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.

O Polo 1st Edition celebrou a chegada de um novo ícone em edição comemorativa e numerada: apenas 1.000 unidades disponíveis para o Brasil e América Latina. A versão especial fez do Polo Track um modelo ainda mais atrativo ao entregar lataria pintada na cor Vermelho Sunset, teto em Preto Ninja, emblema comemorativo e vários outros detalhes únicos, enquanto o interior trazia acabamentos e revestimentos exclusivos da versão.

O Novo Polo Track foi um grande destaque do ano: é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen. Em uma tarefa mais do que especial, o modelo chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. 

Ele se juntou ao segmento como o hatch de entrada mais atrativo do mercado brasileiro e trouxe em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB. O design do Polo Track alia modernidade e robustez, atendendo aos mais exigentes consumidores de todas as regiões do Brasil.

A versão especial do SUV mais vendido do Brasil veio com nome e sobrenome: T Cross The Town. Foi a primeira vez que o T Cross ganhou uma edição especial desde o seu lançamento. A versão incluía itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17”, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido e badge exclusivo The Town.

A Volkswagen também lançou seu primeiro SUV elétrico no Brasil em 2023. O ID.4 faz parte da ofensiva de 15 novos produtos da marca no Brasil até 2025, com base na estratégia ACELERA VW. O elétrico está disponível pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, em versão única Pro. O SUV oferece pacote extenso de equipamentos e itens inéditos como Memory Park Assist Plus, bancos ergoActive e rodas de 21 polegadas.

Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.

O Tiguan voltou em 2023! Em versão única R-Line e com sete lugares, modelo trouxe design exclusivo e tecnologias inéditas, como o conjunto de iluminação IQ.Light Matrix. Com o sistema ativo Travel Assist, o Tiguan Allspace (foto abaixo) tem nível elevado de assistências e é o modelo mais seguro do segmento. O maior integrante da família SUVW retoma seu posto de precursor da ofensiva da Volkswagen, que possui a linha de SUVs mais completa do mercado.

O ID. Buzz estreia no Brasil para reviver a liberdade. Em lote limitado de 70 unidades, que comemora as sete décadas da Volkswagen do Brasil, a Kombi elétrica já está disponível no País, exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado. 

Cheia de tecnologia e 100% elétrica, a Nova Senhora está disponível na versão Pro, que oferece faróis com tecnologia LED Matrix e também lanternas traseiras 100% em LED, interior “vegano” com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos e muito mais. 

Conectado, versátil e espaçoso, o ID. Buzz chega ao Brasil dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi. O utilitário mais emocional da família ID. se juntou ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos, feitos sobre plataforma MEB, conectando o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen.


Preta e branca são as cores de carro mais buscadas nos últimos 11 meses no Brasil


São Paulo, dezembro de 2023 - A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, anuncia os rankings das cores de carros novos e seminovos mais buscadas pelos usuários da plataforma de janeiro a novembro de 2023.

Entre os veículos zero quilômetro, a cor mais procurada é a preta, seguida por branca e cinza, no segundo e terceiro lugares, respectivamente, de acordo com dados do Webmotors Autoinsights. Já entre os modelos seminovos, a branca é a cor que lidera as pesquisas, à frente da preta (2°) e da prata (3°).

Confira abaixo as dez cores de carros novos e usados mais procuradas pelos usuários brasileiros de janeiro a novembro deste ano na plataforma:

Ranking das cores de carros 0Km mais buscados de janeiro a novembro no Brasil:

  1. Preta
  2. Branca
  3. Cinza
  4. Prata
  5. Azul
  6. Vermelha
  7. Verde
  8. Laranja
  9. Amarela
  10. Roxa

Ranking das cores de carros usados buscados de janeiro a novembro no Brasil:

  1. Branca
  2. Preta
  3. Prata
  4. Cinza
  5. Vermelha
  6. Azul
  7. Verde
  8. Marrom
  9. Bege
  10. Amarela

GWM inaugura concessionária em Guarulhos (SP). Linhas Haval e ORA já estão disponíveis para a realização de test-drive na concessionária. Com a nova unidade, GWM já soma 70 pontos de venda em todo o País

 


A GWM Brasil acaba de inaugurar uma concessionária em Guarulhos, em São Paulo, pertencente ao Grupo Original. O novo empreendimento fica na Avenida Antônio de Souza, 590, no bairro Jardim Santa Francisca.

“Mais uma concessionária GWM inaugurada em uma importante região do estado de São Paulo. Em breve, nossa marca estará em todas as capitais do Brasil. Para isso, contamos com os 28 grupos que compõem a rede de distribuição da GWM e cobrem 100% das cidades brasileiras”, afirma Alexandre Oliveira, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM.


Atualmente, a GWM possui 28 lojas em shoppings e 42 concessionárias em mais de 50 cidades. Todas as concessionárias oferecem o GWM Delivery, um serviço único e inédito no Brasil, que atende gratuitamente qualquer endereço das 5.570 cidades do País. No GWM Delivery, o veículo é levado em um caminhão, acompanhado do motorista e de um embaixador da marca, que realiza a entrega técnica ao cliente.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Gala “Os Putos do Fado” traz novos talentos ao Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Convidada especial Katia Guerreiro // “A Viagem” de Pedro Dyonysyo

 


O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 21h30, a 2ª edição da Gala “Os Putos do Fado”. Estarão em palco seis jovens fadistas:

Carolina Varela Ribeiro, Catarina Dionísio, Francisco Moreira, Manuel Siqueira, Mel e Miguel Xavier. Um espectáculo, a não perder, com direcção musical de Ângelo Freire e que terá como convidada especial Katia Guerreiro.


Após o expressivo êxito registado no ano de estreia, a segunda edição da Gala “Os Putos do Fado”, regressa ao Salão Preto e Prata. Será uma noite especial que dará a conhecer, a todos os amantes do fado, os novos e promissores talentos da música nacional.

Com diferentes estilos interpretativos, os fadistas Carolina Varela Ribeiro, Catarina Dionísio, Francisco Moreira, Manuel Siqueira, Mel e Miguel Xavier asseguram um espectáculo único. A apadrinhar estes jovens fadistas nesta segunda gala, teremos connosco uma fadista com uma notoriedade incrível: Katia Guerreiro.


O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, no próximo dia 27 de Janeiro, às 21h30, “Os Putos do Fado”. M/6. 

Preços: De 20 a 25€.

As reservas podem ser efectuadas pelo link abaixo:

https://blueticket.meo.pt/Event/10157/OS-PUTOS-DO-FADO--2%C2%AAGALA


Espectáculo agendado para o próximo dia 28 de Janeiro


Casino Estoril propõe no Salão Preto e Prata

“A Viagem” de Pedro Dyonysyo

O Salão Preto e Prata do Casino Estoril recebe, no próximo dia 28 de Janeiro, a partir das 17 horas, um original e emocionante espectáculo intitulado “A Viagem”, de Pedro Dyonysyo.

Um avô e um neto partem numa viagem ferroviária no espaço e no tempo onde a imaginação e a realidade se cruzam a cada momento. As paisagens sonoras originais que cada diálogo evoca inspiram-se na imensidão da beleza da vida, das memórias, emoções, tradições, aprendizagens, dos valores, do princípio, do fim e do recomeço porque “a máquina não pára”.

Um espectáculo emocionante, original, educativo e inesquecível dentro e fora do palco com 20 actores, 8 músicos, sexteto de cordas, duas cantoras convidadas e projeção de vídeo para colorir cada canção, alguns realizados com centenas de figurantes.

Assistir ao espectáculo “A Viagem” é como assistir a um filme com princípio meio e fim, mas com a acção a desenrolar-se ao vivo e à frente dos espectadores. O conteúdo é recomendado para todas as idades acima dos 6 anos, sendo por isso também um bom programa familiar.

O Salão Preto e Prata do Casino Estoril recebe, no próximo dia 28 de Janeiro, a partir das 17 horas, o espectáculo “A Viagem” de Pedro Dyonysyo. M/6. Preço: 12€.

As reservas podem ser efectuadas:

https://ticketline.sapo.pt/evento/a-viagem-77831

Distinguido com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, o Casino Estoril abre às 15h00 e encerra às 03h00. O acesso é livre, sendo que a partir das 22 horas, é para maiores de 14 anos, e maiores de 10 anos acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo é para maiores de 18 anos.

 

A publicação da Medida Provisória 1.205, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação - Programa MOVER é uma excelente notícia para toda a cadeia da indústria automobilística brasileira.

Programa Mover tem como meta  tem como objetivos incentivar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a descarbonização

O MOVER dá continuidade a dois programas já publicados anteriormente, o InovarAuto em 2012 e o Rota 2030 em 2018, que vêm sucessivamente estabelecendo políticas públicas para o setor, trazendo obrigações e proporcionando previsibilidade para as empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como em melhorias funcionais, de eficiência e em segurança veiculares. Graças à continuidade das políticas públicas, os veículos produzidos hoje no Brasil estão entre os mais econômicos e seguros do mundo. 

Nesta nova etapa, o Programa MOVER tem como objetivos incentivar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a descarbonização, a melhoria contínua da eficiência energética e da segurança veicular, o estímulo à produção de novas tecnologias, a promoção do uso de biocombustíveis e outras energias alternativas, a capacitação da mão de obra e o alinhamento a uma economia de baixo carbono.

Nos próximos meses, por meio de Decretos e Portarias, o Poder Executivo deverá publicar a regulamentação detalhada do novo Programa, quando então teremos uma noção mais clara das novas exigências sobre os produtos a serem comercializados no país. 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, ANFAVEA, agradece ao Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, SINDIPEÇAS, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, AEA e a toda a cadeia produtiva do setor automotivo, na certeza de que estaremos todos envolvidos na execução desse programa.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.