Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Em ano de virada, eletrificados superam todas as previsões e fecham 2023 com 94 mil emplacamentos. Veículos plug-in batem os HEV e consolidam nova tendência. BEV mais que dobram. Toyota Cross XRX Hybrid foi o eletrificado mais vendido, seguido pelo I/BYD Song Plus GS DM. Já entre os 100% elétricos, o campeão de vendas foi o BYD Dolphin GS


Toyota Cross XRX Hybrid foi o mais vendido entre os híbridos em 2023
(Foto divulgação)


Num ano exuberante para a eletromobilidade no Brasil, as vendas de veículos leves eletrificados bateram todas as previsões e terminaram 2023 com 93.927 emplacamentos -  um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245). Só em dezembro, as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 (+191%), superando todos os recordes mensais da série histórica da ABVE Data.

Os números de 2023 consolidam uma virada do mercado de eletrificados no Brasil, no rumo dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV). Os plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de eletrificados leves no ano, com 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 ainda dominavam esse segmento.

Em dezembro, os plug-in atingiram nada menos do que 70% das vendas totais de eletrificados (11.371, de um total de 16.279), puxados pelo excelente desempenho da BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.

BYD Song Plus GS DM foi o segundo mais vendido entre os híbridos
(Foto Blog do Arnaldo Moreira)


CONSOLIDAÇÃO

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o ótimo resultado de 2023 reflete um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que provocou uma antecipação das vendas no último bimestre. “Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”.

Para a ABVE, esse amadurecimento deverá se consolidar com o lançamento, em dezembro, do Mover - Mobilidade Verde e Inovação, o novo programa do governo federal para o setor automotivo. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, disse Ricardo Bastos.

Em sua avaliação, essa tendência de crescimento deverá se manter, mesmo com o aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados. "Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas", concluiu o presidente da ABVE.

O BYD Dolphin foi o carro mais vendido em 2023 entre os 100% elétricos
(Foto Blog do Arnaldo Moreira)


Veja nos gráficos, abaixo, todos os números detalhados sobre o balanço da ABVE em 2023.

VEÍCULOS ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL POR TECNOLOGIA - JAN/DEZ 2023

ELETRIFICADOS NO BRASIL POR TECNOLOGIA – DEZ 23

ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL – MAIS VENDIDOS POR MODELO – JAN/DEZ 23

ELETRIFICADOS LEVES POR GRUPO DE MODELOS JAN/DEZ 23

ELETRIFICADOS LEVES POR FABRICANTE JAN/DEZ 23

SÉRIE HISTÓRICA
Vendas/emplacamentos de veículos eletrificados leves no Brasil  - 2012/dezembro 2023

 

FONTE: ABVE Data
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV).  Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.