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segunda-feira, 1 de abril de 2024

AVIAÇÃO EM PAUTA // Gol retoma voos entre São Paulo e Bogotá // “A Página” inaugura livraria no Aeroporto Internacional Afonso Pena // LATAM aposta no talento da chef Júlia Tricate para embarcar o sabor do Sudeste do Brasil em seus voos internacionais // Meet & Assist abre novo serviço da Aero Service // São João é Azul: companhia anuncia campanha e patrocínio das festas juninas de Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e região // Emirates utiliza SAF em voos do aeroporto Schiphol de Amsterdã


Gol retoma os voos entre São Paulo e Bogotá 

Alberto Fajerman, assessor especial da presidência da Gol; Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura Aeroportuária da Gol; João Pita, diretor Comercial e de Cargas da GRU Airport; Luiz Teixeira, gerente comercial de Mercados Internacionais da Gol, Celso Ferrer, CEO da Gol; Carla Fonseca, vice-presidente da Gol e CEO da Smiles; Andrea Albuquerque, gerente da Gol em GRU e Frederico Pedreira, CEO da Avianca, na inauguração do voo em Guarulhos (Divulgação/Gol)


Depois de um período longo, desde 2011, da interrupção da ligação São Paulo-Bogotá, a Gol retomou o trecho saindo de Guarulhos para a capital colombiana. Os voos começam com quatro frequências semanais diretas de ida e volta e passarão a diários em julho, alta temporada de inverno.

Com o retorno de Bogotá à lista das localidades onde a Gol opera – agora são 77 cidades atendidas -, a companhia não está encurtando distâncias apenas entre o Brasil e a Colômbia. Nesta segunda-feira (1), a empresa dá início às suas operações entre Buenos Aires (EZE) e Bogotá (BOG), com quatro voos por semana de ida e volta, o que acaba por formar, com a Argentina, uma triangulação providencial de destinos entre os mais destacados da América do Sul.

“Com a abertura da base Gol em Bogotá, passamos a atender 12 destinos no exterior, fortalecendo o processo de expansão e consolidação internacional da companhia. Bogotá é, ainda, o primeiro destino internacional da Gol atendido por dois países, Brasil e Argentina. Abrem-se, dessa forma, novas oportunidades para que marcas do grupo Gol Smiles, como Smiles e Smiles Viagens. A alta conectividade doméstica e internacional em Bogotá traz aos passageiros muitas possibilidades de viagens a curta ou longa distância”, afirmou Celso Ferrer, CEO da Gol.

“A Página” inaugura livraria no Aeroporto Afonso Pena 

Foto: Divulgação/CCR Aeroportos


Curitiba – Agora os passageiros do Aeroporto Afonso Pena podem viajar e viver histórias incríveis enquanto aguardam o embarque. Calma que a gente te explica essa novidade, a livraria “A Página”, inaugurada no coração do aeroporto Afonso Pena, de Curitiba, oferece desde diversas opções de leitura, até inúmeros itens de papelaria e presentes criativos para mimar amigos e familiares.

A Página é uma rede de livrarias com 11 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As livrarias contam com um ambiente moderno, acolhedor e espaços instagramáveis para registrar sua viagem em grande estilo. Além disso, outro fator importante é a área para os pequenos leitores e os frequentes lançamentos de livros com a presença de autores renomados.

A nova atração do aeroporto Afonso Pena atua, ainda, no segmento educacional público e privado, oferecendo soluções no ensino de idiomas, livros didáticos e paradidáticos, educação financeira, convênios escolares e feiras literárias.

Para o sócio proprietário Murilo Cosmo, a nova unidade vai muito além da questão comercial, pois marca uma intersecção entre literatura e viagens, além de representar o compromisso com a cultura e o aprendizado. ”A inauguração desta nova livraria não apenas enriquece a experiência dos passageiros que passam pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, mas também fortalece o compromisso de Curitiba com a promoção da cultura e da educação. A Página Livrarias não é apenas um local para comprar livros; é um refúgio para aqueles que buscam inspiração, entretenimento e conhecimento em cada página virada”, afirma.

LATAM aposta no talento da chef Júlia Tricate para embarcar o sabor do Sudeste do Brasil em seus voos internacionais


 

Vaca Atolada de Primeira é o sexto prato selecionado do "Sabor à Brasileira", programa da LATAM que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras

 

Prato estreia em 1º de abril no cardápio das cabines Premium Business e Economy dos voos internacionais longos da LATAM que decolam do Brasil

 

São Paulo, 1º de abril de 2024 - A LATAM está apostando no talento da chef de cozinha Júlia Tricate para representar o sabor do Sudeste brasileiro e assinar o sexto prato do Sabor à Brasileira, programa que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras. 


A partir de 1º de abril, os passageiros de voos LATAM com mais de 7 horas que decolam do Brasil poderão desfrutar da Vaca Atolada de Primeira (brisket - também conhecido como peito bovino - braseado com purê de mandioca, farofa de biju, couve refogada e vinagrete de feijão fradinho) tanto nas cabines Premium Business quanto na Economy.

 

Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do LATAM Airlines Group, a escolha da chef paulistana tem forte conexão com o propósito que deu origem ao programa Sabor à Brasileira"A chef Julia tem uma história admirável de coragem que representa o brasileiro. É um talento que tem cada vez mais conquistado seu espaço ao transpor barreiras como a do empreendedorismo feminino. Queremos reconhecer esta trajetória e dar luz ao seu talento, que ilustra tão bem a riqueza da culinária do Sudeste brasileiro", explica o executivo.

 

O programa Sabor à Brasileira fortalece o caráter diverso, inclusivo e multicultural da LATAM, dando protagonismo aos produtos locais da América Latina. No caso do Brasil, reforça a brasilidade da LATAM e está vinculado diretamente ao Sem Fronteiras, a assinatura de marca da companhia aérea que fortalece o seu compromisso com o País. 


A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil. Todas as regiões do Brasil já foram representadas: Nordeste (Baião de Dois ao Mar, da chef Nara Amaral), Sudeste (Galinhada das Deusas, da chef Manuelle Ferraz), Norte (Amazônia Encantada, da chef Débora Shornik), Centro-Oeste (Pintado Pantaneiro, da chef Ariani Malouf) e Sul (Porco Catarina, da chef Janete Borges).

 

JÚLIA TRICATE: TALENTO BRASILEIRO

 

Sexta escolhida pela LATAM para representar os sabores do Brasil, a chef paulistana Júlia Tricate escolheu a própria capital paulista para romper a barreira do empreendedorismo e transformar em negócio sua paixão pela gastronomia. Ao lado de seu marido, o chef Gabriel Coelho, Júlia vem se destacando com o De Segunda Restaurante, o De Primeira Botequim e, agora, com o De Primeira Quintal, todos tendo como conceito comida para partilhar, com ingredientes frescos, diversos e sazonais que se unem para criar pratos que, por vezes, revisitam receitas clássicas de família.


CONFIRA A RECEITA DA VACA ATOLADA DE PRIMEIRA DA CHEF JULIA TRICATE
 

INGREDIENTES:
 

PARA O PRATO

  • Brisket braseado (também conhecido como peito bovino)
  • Glace de carne reduzido (caldo à base de ossos de boi e legumes)
  • MODO DE PREPARO: Cozinhe o brisket de forma que fique macio, porém ainda com certa textura. Ele não deve ser desfiado e prensado, apenas cozido. Sirva com glace de carne reduzida.

PARA O PURÊ DE MANDIOCA:

  • Mandioca
  • Leite
  • Manteiga
  • Sal e pimenta do reino
  • MODO DE PREPARO: Cozinhe a mandioca em água com sal e pimenta do reino até ficar bem macia. Escorra a mandioca e bata com sal, pimenta do reino, leite e manteiga até que fique um creme liso e homogêneo.

PARA A FAROFA DE BIJU

  • Cebola fatiada bem fina
  • Molho de pimenta
  • Suco de limão
  • Manteiga
  • MODO DE PREPARO: Em uma frigideira, doure a cebola fatiada fina e o alho na manteiga. Adicione a farinha de biju e doure bastante. Finalize com sal, pimenta do reino, molho de pimenta e um pouco de suco e raspas de limão.

PARA A COUVE

  • Azeite ou manteiga
  • Couve manteiga
  • Alho
  • Sal
  • Pimenta
  • MODO DE PREPARO: Em uma frigideira, coloque o azeite e doure o alho rapidamente. Acrescente a couve rasgada e tempere com sal e pimenta. Assim que murchar tire da panela.
     

PARA O VINAGRETE

  • Feijão fradinho
  • Sal e pimenta do reino
  • Azeite e suco de limão
  • Cebola roxa picada
  • Alho cru ralado bem fino
  • Tomate (preferência mais verde) em cubos pequenos
  • Salsinha, cebolinha e coentro picados
  • MODO DE PREPARO: Cozinhe o feijão até que esteja al dente. Escorra e reserve. Tempere com cebola roxa picada, tomate em cubos, alho cru ralado bem fino, sal, pimenta do reino, ervas frescas picadas, azeite e suco de limão.

Conheça o Meet & Assist, novo serviço da Aero Service


O grupo Aero Service acaba de lançar um novo serviço disponível no aeroporto de Guarulhos com ponto de apoio para os clientes, o Meet & Assist. A empresa preza pelo compromisso com o conforto, segurança e praticidade, e oferece uma experiência personalizada e completa para os passageiros que valorizam a eficiência em suas viagens.

No Meet & Assist os clientes são recebidos por um dos atendentes da empresa, que os aguarda na saída da aeronave. Desde o momento da chegada há uma comunicação constante e eficaz, garantindo que todas as necessidades sejam atendidas.

O serviço vai além do convencional. Além de acompanhar os passageiros até a esteira de bagagens e auxiliar com o despacho, a Aero Service também oferece suporte na obtenção do cartão de embarque e etiquetas de bagagem, garantindo uma transição tranquila pelo aeroporto. Em caso do passageiro ter acesso à sala VIP, proporciona o acompanhamento até o local, assegurando um ambiente de espera confortável. Também facilita todo o processo em casos de conexão.

Matheus Aquino e Joseane Azevedo (ao centro),
 com funcionárias da Aero Service

Para aqueles que embarcam, os atendentes ficam disponíveis horas antes do voo, verificando detalhes como horário e reserva, para garantir uma partida sem contratempos. A equipe facilita o processo de embarque desde o ponto de encontro até a entrada do finger, proporcionando uma experiência contínua e sem interrupções.

No momento do desembarque, os clientes são recebidos novamente pelos atendentes, que os acompanham até a saída do aeroporto, garantindo que suas necessidades sejam atendidas até o último momento. Caso haja um serviço de transporte agendado, o time da empresa coordena tudo, proporcionando uma transição suave para o próximo destino.

Esse serviço é ideal para um perfil variado de passageiros, desde idosos, jovens que viajam sozinho, executivos, passageiros que voam pela primeira vez ou qualquer pessoa que deseja evitar as burocracias dos aeroportos e ter uma experiência de viagem facilitada e tranquila.

Ponto de apoio

Além dos serviços oferecidos, a Aero Service conta com um Ponto de Apoio exclusivo para os clientes do Meet & Assist. Localizado estrategicamente, oferece uma gama de serviços adicionais, como impressão de documentos e armazenamento de bagagens, garantindo uma experiência completa desde a chegada até a partida.

Com uma infraestrutura moderna e equipada, o ponto de apoio foi projetado para atender todas as necessidades dos passageiros, proporcionando conforto, conveniência e eficiência em todas as etapas da viagem.

Mais informações: www.aeroservice.tur.br.


São João é Azul: companhia anuncia campanha e patrocínio das festas juninas de Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e região



São Paulo, 1 de abril de 2024 – O ritmo do forró começa a acompanhar as decisões na Azul desde muito cedo, mais especificamente agora em março, com a antecedência necessária para a companhia se organizar e tentar levar o máximo de brasileiros para as animadas e concorridas festas juninas do Nordeste. E, como todo ano, a maior companhia aérea em número de voos e cidades atendidas no país está pronta. Não só pelas novidades que planejou, mas por sua expertise em conectar os brasileiros ao Brasil.

Neste ano, o clima de São João, aliás, contagiou ainda mais toda a companhia, que será a patrocinadora oficial das duas maiores festas populares representantes dessa tradição em junho, a de Campina Grande, na Paraíba, e a de Caruaru, em Pernambuco. E não poderia ser diferente. A Azul já possui uma malha e operações diversas que favorecem a chegada de brasileiros de todos os cantos do país, e dos principais hubs de grandes centros urbanos, para os aeroportos dessas duas cidades nordestinas. Ainda assim, a aérea irá ampliar as ofertas de voos e assentos para esses destinos.

A previsão é de que, em relação ao ano passado, a Azul deva levar ainda mais Clientes para essas festas, graças ao aumento de 70% na oferta de assentos, se comparado ao ano passado. Só de operações extras para o período haverá voos diários, partindo do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e do BH Airport, em Minas Gerais, para Campina Grande. 

Haverá ainda novas rotas de Aracaju voos (SE) e de Petrolina (PE) para Campina Grande, 2 voos semanais entre essas cidades. Aracaju terá voos às quartas e aos sábados, e Petrolina terá voos às segundas e sextas. 

Já do Aeroporto Internacional de Recife, os Clientes também terão dois voos diários para o Aeroporto de Caruaru, operados por aeronave ATR, com capacidade para até 70 Clientes. Ou seja, além da mudança de frequência – de um para dois voos por dia – haverá um aumento na quantidade de assentos por voo (de 9 para 70).



O São João do Nordeste é Azul. Com este mote, a companhia aproveitou sua expertise em atender essa região do país para lançar uma campanha que é o guarda-chuva da estratégia de São João e reforça não só o posicionamento regional da empresa como também uma nova forma de promover a festa. O objetivo é motivar e atender, para além das passagens aéreas, não só os Clientes como também os agentes de viagens, parceiros da operadora de Turismo da companhia.

De acordo com Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios, a campanha O São João do Nordeste é Azul tem como objetivo aproveitar a forte atuação da companhia na região para tornar essas festas, e toda beleza e riqueza cultural que as envolvem, conhecidas e reconhecidas também pelos brasileiros de cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Norte.  

A Azul Viagens, operadora de Turismo da aérea, criou um portfólio completo e especial para as festas juninas nordestinas, que vão além de Campina Grande e Caruaru.  

São diversas opções de pacotes de viagem que incluem aéreo, hospedagem e transfer para mais de 10 festas no Nordeste, como as de Aracaju, Maceió, Natal e Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Piranhas (AL), as festas de Pernambuco e Bahia (Salvador, Porto Seguro e Cabrália). 

As tradicionais festas de São Joao são gratuitas, mas, para Campina Grande, a Azul Viagens disponibilizará alguns pacotes com ingresso para camarote.

Para realizar esse grande projeto, a Azul Viagens preparou uma capacitação especial para mais de 3.000 agentes de viagens, um hotsite contendo as informações e descrições de todas as festas e um e-book para auxiliar os agentes neste período. Além disso, a operadora ainda levará os 15 maiores vendedores dos pacotes de São João para um famtour em Campina Grande para que eles também aproveitem essa grande festa.

Para Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da operadora, o objetivo da empresa é levar cada vez mais brasileiros de todo o país para conhecer os grandes eventos regionais. 

“As regiões do Brasil possuem culturas muito fortes e distintas, precisamos fazer com que os brasileiros conheçam não só as festas culturais, mas também outros destinos que tragam uma imersão diferenciada. Para isso, a operadora tem o desafio de entender quais os melhores produtos, como eles estarão nas prateleiras de venda e como iremos capacitar nossos agentes para venderem cada um deles.”

As passagens e os combos do São João do Nordeste já estão à venda, respectivamente, nos canais oficiais e sites da Azul e da Azul Viagens, nas mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil ou diretamente com os mais de 3.000 agentes autorizados.

 


Emirates utiliza SAF em voos do aeroporto Schiphol de Amsterdã



A Emirates iniciou o uso de SAF neste mês no aeroporto Schiphol de Amsterdã segundo o seu acordo de combustível com a Neste, que fornecerá mais de 2 milhões de galões de SAF misturado ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol ao longo de 2024.

A companhia aérea acompanhará a entrega de SAF aos sistemas de abastecimento e os benefícios ambientais usando metodologias contábeis padronizadas da indústria. A parceria da Emirates com a Neste, anunciada no fim do ano passado, representa um dos maiores volumes de SAF que a companhia aérea adquiriu até agora.

 

Depois de fornecido ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol de Amsterdã, o SAF misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro. A companhia aérea também trabalha com a Neste para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto Changi de Cingapura nos próximos meses.

 

Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates, disse: “A colaboração de parceiros comprometidos como a Neste é uma das medidas práticas que tomamos para reduzir nossas emissões, representando um marco muito importante da nossa própria jornada de sustentabilidade como companhia aérea. Parcerias fortes como esta, particularmente nos principais hubs de transporte aéreo, como Amsterdã, estabelecem as bases para o trabalho com parceiros e aeroportos no sentido de aumentar o acesso e a disponibilidade de SAF em toda a nossa rede.”

 

Alexander Kueper, vice-presidente de aviação renovável da Neste, disse: “A parceria com a Emirates em sua jornada de sustentabilidade é motivo de orgulho para nós. O SAF é uma solução disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das viagens aéreas. É emocionante ver a Emirates usando o nosso Neste MY SAF no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Além disso, este é um excelente exemplo de como estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar o uso de SAF. Estamos ansiosos para realizar os próximos passos da nossa cooperação.”

 

O SAF deste acordo pode ser utilizado com segurança em motores a jato atuais e na infraestrutura de abastecimento de aeroportos e, em sua forma pura, reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80%* em comparação com o combustível de aviação convencional.

 

A Emirates usou SAF misturado com combustível de aviação pela primeira vez em um voo que partiu de Chicago em 2017. Atualmente, a companhia aérea opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF. Em outubro do ano passado, a Emirates, com o apoio de parceiros, também incorporou o uso de SAF nos sistemas de abastecimento do aeroporto de Dubai, alocando SAF para uma série de voos, incluindo um voo para Sydney.

 

No início deste ano, a companhia aérea se tornou a primeira transportadora internacional a aderir à iniciativa Solent Cluster no Reino Unido, focada em investimentos de baixa emissão de carbono com potencial para criar uma fábrica de SAF que pode produzir até 200 mil toneladas (200 kt) por ano, se entrar em operação até 2032.

 

A Emirates também contribui ativamente com vários grupos de trabalho da indústria e do governo dos Emirados Árabes Unidos e está em discussão contínua com uma série de grupos do setor para ajudar a expandir a produção e o fornecimento de SAF. A companhia aérea, em parceria com a GCAA (autoridade de aviação dos Emirados Árabes Unidos), desempenha um papel ativo no desenvolvimento do roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos Emirados Árabes Unidos, com o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura do país e do Fórum Econômico Mundial, além de contribuir para o desenvolvimento do Roteiro Nacional de Combustíveis de Aviação Sustentáveis dos Emirados Árabes Unidos, que visa transformar o país em um centro regional para combustíveis de aviação alternativos, com a ambição de produzir 700 milhões de litros de SAF até 2030.

 

Unindo entidades da aviação, governamentais, regulatórias, acadêmicas, de produção de combustível e a cadeia de valor do fabricante, a Emirates é participante fundadora do consórcio de pesquisa Air-CRAFT dos Emirados Árabes Unidos, que se dedica ao desenvolvimento, à produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF) para a indústria.

 

*Quando usado puro (ou seja, sem mistura) e calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA.


Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira





Museu Guimarães Rosa comemora 50 anos 




Cordisburgo está a apenas 130 Km de Belo Horizonte. Há exatos 50 anos, o Museu Casa Guimarães Rosa foi inaugurado com uma cerimônia que reuniu uma multidão – de autoridades do mundo político, como o então governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, e o prefeito da cidade, Geraldo José Martins, a anônimos e curiosos atraídos pela novidade. 

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde, e a filha de Guimarães Rosa, Vilma Guimarães Rosa, também estiveram presentes. “Foi uma grande movimentação, tinha muita gente.” As recordações daquele sábado, 30 de março de 1974, em Cordisburgo, ainda estão vivas para Ronaldo Alves.

A vida de Ronaldo seria muito diferente sem o Museu Casa Guimarães Rosa. Foi ali que ele, adolescente, despertou para a cultura e para a literatura rosiana. Desde 2006, ele é o coordenador do MCGR, cargo que também ocupou de 1993 a 1997. “O Museu é minha segunda casa, fez parte da minha formação intelectual, como educador e também como cidadão”, diz o professor de história.



Cravado no número 744 da avenida Padre João, no Centro da pequena cidade de 8 mil habitantes do sertão mineiro, o histórico espaço, gerido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult), completa cinco décadas no dia 20 de março, com novidades e motivos para celebrar.

O Museu Casa Guimarães Rosa foi contemplado no edital “Resgatando História”, do governo federal, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e receberá recursos para recuperação da edificação. O contrato foi assinado no fim de fevereiro. Ao todo, são R$ 7 milhões para quatro museus em Minas Gerais: Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, e Museu Mineiro, em Belo Horizonte, além do MCGR.

Existe também um plano de expansão do Museu, que poderá ocupar o imóvel vizinho, transformado em uma espécie de centro de estudos da obra de Guimarães Rosa. O projeto está em fase de captação e busca patrocínios. Outra proposta em vista é a criação do ambiente digital do MCGR no metaverso, em sintonia com a perspectiva da museologia contemporânea.

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância, entre 1908 e 1917. O edifício é composto pela residência onde habitava a família do escritor e pela venda mantida pelo pai do autor de “Grande Sertão: Veredas”, “seu” Florduardo, ou simplesmente “seu Fulô”.

Em 272,77 metros quadrados e dez cômodos, documentos, fotografias e objetos do acervo do Museu refletem aspectos da vida pessoal de um dos maiores autores da literatura brasileira, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores. No Museu, onde o visitante poderá conhecer o universo mágico do sertão mineiro, há uma coleção de aproximadamente 200 peças e cerca de 1.200 documentos textuais, dentre os quais se destacam registros pessoais como certidões, correspondências, discursos e originais manuscritos ou datilografados.

Documentário, exposição e Semana Rosiana -Os 50 anos do Museu vão nortear a programação da tradicional Semana Rosiana, em Cordisburgo. O evento chega à sua 36ª edição e será realizado entre 7 e 14 de julho. A programação contará com palestras, mesas-redondas, exibição de documentários, apresentações musicais e teatrais, narrações do Grupo Miguilim e caminhada ecoliterária.

“Será uma Semana Rosiana muito especial. São 50 anos de um museu totalmente vivo, próximo ao público, à comunidade, com uma programação diversa, trabalhando várias linguagens. Com o museu, Cordisburgo entra na rota turística e recebe pessoas do Brasil inteiro e também de outros países”, destaca a Diretora de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Pollyanna Lacerda. Em 50 anos, o Museu recebeu mais de 656 mil visitantes – 30.852 em 2023 –, segundo dados da instituição.

Na esteira das comemorações, foi inaugurada, em meados deste mês, a exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argilogravura: um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da arte em cerâmica”, do artista e educador Fábio Brasileiro. 

A mostra celebra o centenário de Poty, gravurista que criou as ilustrações para os principais livros do escritor mineiro entre os anos de 1956 e 1983, e passeia pela literatura de Rosa. As obras de Brasileiro exploram as metáforas do fogo, da luz e da iluminação presentes na literatura de João Guimarães Rosa e podem ser vistas até 28 de abril.



O curta-documentário “A Casa da Palavra”, em fase de produção e captação de recursos que viabilizem o projeto, é outra iniciativa que festeja o importante espaço em Cordisburgo. Para a produtora, roteirista e codiretora Marília Silveira, o filme conta “uma história inspiradora e poética de resistência, memória e paixão por uma obra e por um lugar”.

“Buscamos registrar quantas histórias e estórias uma casa centenária pode nos contar e com que forças ela pôde resistir por tanto tempo nesta modernidade líquida em que estamos mergulhados. No filme, a casa onde nasceu João Guimarães Rosa é personagem protagonista e nos conta, com a ajuda de Brasinha, pesquisador e 'embaixador do sertão rosiano', as estórias que viu, viveu, ouviu e ecoam até hoje”, acrescenta Marília.

Brasinha, citado pela produtora, é José Osvaldo dos Santos. Ele tinha 22 anos quando o Museu Casa Guimarães Rosa foi inaugurado. Emocionado, Brasinha teve a sensação de que Guimarães Rosa estava voltando para sua Cordisburgo, para a casa onde passara a infância. 

“A casa perdura por todo esse tempo, está em pé, continua contando histórias. Será sempre a casa de Guimarães Rosa, um local histórico e turístico. Temos um carinho muito grande por ela”, comenta Brasinha, apaixonado pela obra rosiana, lida “de cabo a rabo” por ele.

Casa de Cordisburgo - Além de manter vivo o legado de Guimarães Rosa por meio de atividades que encontram linguagens variadas, da música à literatura, da contação de histórias às oficinas sobre patrimônio histórico, um aspecto que merece ser sublinhado é a relação que o Museu construiu com a população de Cordisburgo nesses 50 anos. Não importa a faixa etária: ali, todos se sentem em casa.

“A relação do Museu com a cidade é a grande marca dessa trajetória de cinco décadas. A partir de 1996, quando a Dra. Calina Guimarães (prima de Guimarães Rosa) cria o Grupo Miguilim, isso ficou ainda mais forte”, afirma Ronaldo Alves. O coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa destaca o vínculo do MCGR com as escolas e os grupos folclóricos e culturais de Cordisburgo. “O sucesso de um museu acontece se ele tem relação com a cidade, com a comunidade”, acrescenta.

Diretora da Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima, Edilene Oliveira Bruno diz que o Museu é fundamental para que os projetos da instituição de ensino dêem certo. Nessa troca de conhecimento entre a escola e a histórica casa da avenida Padre João, número 744, um novo universo se descortina: “Os alunos, das crianças aos adultos, ficam encantados. Muitos nunca haviam tido a possibilidade de visitar um museu até entrarem ali. Mergulhamos na literatura de Guimarães Rosa e reconhecemos aquele espaço como uma casa literária nossa, tão importante para Cordisburgo”.

Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes



A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro , localizada a 470 Km da capital mineira, recebeu no dia 27 de março, o reconhecimento do Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes, este é o sexto no país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, 

Para inscrever a candidatura ao título de geoparque, a equipe do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro reuniu outros atributos da região ao detalhado dossiê da Unesco. Adotando uma estratégia regional, foi além dos dinossauros e ressaltou a importância e relevância da Expozebu no cenário agropecuário, considerada a maior feira de gado zebu do mundo; o patrimônio histórico e cultural da região e ainda a espiritualidade de Francisco Xavier, o Chico Xavier, que jogou luz sobre o espiritismo e a cidade de Uberaba, onde viveu por 43 anos.



Com a divulgação do Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes, a cidade de Uberaba passa a se juntar aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), elevando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização de seu patrimônio geológico e cultural.



O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros, ao potencial agropecuário, Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier, que nasceu em Pedro Leopoldo e depois foi para Uberaba.



A certificação pela Unesco coloca a cidade de Uberaba na rede de geoparques no mundo, territórios que têm sua história e cultura preservadas e utilizadas de forma sustentável para gerar desenvolvimento econômico e social. 

São locais propícios para estudos científicos, educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural. “A chancela vai facilitar a captação de recursos e incrementos essenciais para aumentar o fluxo de turistas na região, impulsionando setores como o comércio e serviços.



A conquista da chancela de Geoparque Global da Unesco requer um longo processo, que envolve a participação de pesquisadores, autoridades e comunidades locais e regionais, como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba, um conjunto de esforços contínuo para consolidar o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território.

Foi elaborado uma pesquisa por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos: geologia e Uberaba, um, gestão, geoturismo, patrimônio cultural, patrimônio natural, comunicação, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.



Por meio desse trabalho também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. 

Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente relacionadas às boas práticas na gestão do geoparque.

O projeto foi apresentado na Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.


Aeroporto na década de 80



BH Airport na década 21

Quando integrantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram fazendas e plantações no Vetor Norte de Belo Horizonte, em uma missão secreta para encontrar a melhor área para a construção de um novo aeroporto, no final da década de 70, os mineiros ainda não sabiam, mas ali seria erguido um dos hubs de conexões mais importantes do Brasil: o BH Airport.

A área de 15 milhões de metros quadrados do município de Lagoa Santa escolhida por conta de sua boa topografia, por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras, seu fácil acesso a uma via expressa e por seu distanciamento seguro de zonas habitadas, receberia, anos mais tarde, a maior pista de pouso e decolagem construída até então no Brasil, além de um terminal moderno, por onde circulariam 90 mil passageiros no primeiro ano de operação.



Hoje, prestes a completar 40 anos, no próximo dia 28 de março, o BH Airport se consolida como referência nacional e internacional na qualidade de prestação de serviços aeroportuários, tendo recebido 10,5 milhões de passageiros e movimentado 28 mil toneladas de carga em 2023. Por meio de quase 70 destinos nacionais e internacionais, o BH Airport conecta Minas Gerais ao mundo e contribui para a conectividade e o crescimento econômico do Estado, empregando cerca de 6 mil pessoas.



“Celebrar os 40 anos do BH Airport é comemorar quatro décadas de incentivo ao desenvolvimento de Minas Gerais, por meio da indução do turismo e toda a sua cadeia e da atração de novas empresas interessadas na conectividade proporcionada pelo terminal. Nos últimos 10 anos, sob a concessão da BH Airport, também avançamos na prestação de serviços e hoje funcionamos como um grande centro comercial com um mix comercial de 130 lojas, além de serviços à população do entorno, como emissão de documentos, passaporte emergencial e Correios. Também somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido por seu compromisso com a satisfação do cliente pelo programa Airport Customer Experience Accreditation”, afirma Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport.

Sustentabilidade em pauta -Nos últimos anos, o BH Airport também vem se destacando no Brasil e no mundo por suas práticas em prol do meio ambiente e foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Em 2023, o BH Airport se tornou o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation. Além disso, recebeu por três vezes seguidas o reconhecimento de aeroporto verde, pelo Green Airport, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).

“Estamos comprometidos com o legado positivo que queremos deixar não apenas para a comunidade local e para a economia mineira, mas também para o mundo. Nesse sentido desenvolvemos diversas ações de mitigação de impacto ambiental, como o projeto 400Hz + PCA, que que fornece energia elétrica certificada como de fonte renovável, durante os serviços de embarque e desembarque das aeronaves. Além disso, substituímos empilhadeiras movidos a GLP e diesel pelas elétricas. No total, a redução das emissões de carbono já acumula mais de 5 mil toneladas, o que representa 48% das emissões que o BH Airport registrava no ano base em 2017”, afirma Daniel Miranda.

O melhor aeroporto do Brasil

Todos esses avanços fizeram do BH Airport uma referência em atendimento e deu ao terminal o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos. A medição é realizada anualmente pela Anac, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.

Além disso, o BH Airport alcançou a primeira posição no ranking dos melhores aeroportos no Brasil que atendem entre 5 e 10 milhões de passageiros. A classificação é da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros, referente ao quarto trimestre de 2023, conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos. O aeroporto alcançou a nota 4,56, em uma escala de 1 a 5, considerando diversos aspectos, como atendimento, infraestrutura, limpeza, segurança e conveniência.



Pista no início das operações



Pista atual com ampliações

História: 4 décadas de transformação -Ao longo dos últimos 40 anos, o BH Airport viveu significativas transformações, evoluindo de um saguão inicialmente vazio e considerado apenas um “ponto turístico” pela população curiosa, para se tornar um dos aeroportos mais importantes do país, sendo o terceiro maior do Brasil em número de destinos. 

Nessa trajetória, se destaca a última década sob a concessão da BH Airport, quando o aeroporto ganhou uma infraestrutura mais moderna, bonita e funcional. Os investimentos na modernização das instalações foram superiores a R$ 1 bilhão.

Conheça os principais marcos: 1ª década: 1984 - 1994 -Período marcado pela escolha do local de instalação na região metropolitana de Belo Horizonte, área que mais tarde foi dividida em dois municípios, conferindo ao aeroporto a inusitada característica de estar localizado em duas cidades: 63% em Confins e 37% em Lagoa Santa.

A região foi escolhida por ter uma localização estratégica próxima a uma via expressa e por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras. Os anos 80 também foram o período de construção do terminal, que contou com 1.700 operários.

2ª década: 1994 - 2004 -O aeroporto passa a ser visto como um ponto turístico pela população, que frequentava o terraço panorâmico e passeava pelo terminal para experimentar equipamentos que eram novidade na época, como escadas rolantes e elevadores.

Foi nos anos 90, também, que o aeroporto começou a oferecer destinos internacionais, sendo a primeira rota recorrente oferecida pela companhia LAB: Belo Horizonte - Santa Cruz De La Sierra (Bolívia).



Esse foi um período de crescimento econômico no Brasil, o que contribuiu para o aumento da demanda por viagens aéreas.

3ª década: 2004 – 2014 -Período com marcos importantes, como a chegada do centro de manutenção da GOL com mais de 145 mil metros quadrados divididos em três hangares. Em 2005, o terminal passou a receber 120 voos diários, o que representava um aumento de 85%, em relação ao início da operação.



Nessa época também foi criada a Linha Verde, a via expressa que conecta o centro de BH ao aeroporto. Em 2012 a Infraero, que administrava 100% o aeroporto, iniciou a reforma no terminal 1 para atender a demanda da Copa do Mundo.

4ª década: 2014 - 2024-Em 2014 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou o contrato de concessão do aeroporto à concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR, uma das principais empresas de concessão de infraestrutura na América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurich. Hoje, a concessionária tem 51% de participação no aeroporto, sendo os outros 49% da Infraero.

Nesse período destaca-se a construção do Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano, além da ampliação da pista de pousos e decolagens. Também houve a entrega da primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1, que foi assumida pela nova administração, mediante o reembolso da Infraero. Essa infraestrutura elevou a qualidade do atendimento aos passageiros. 

A última década também foi marcada pela pandemia da Covid-19, que afetou a indústria global da aviação, com reduções significativas nas operações e uma série de desafios financeiros para o setor aéreo. Desde 2022 o setor vive uma retomada gradual na movimentação de passageiros.

Superando os desafios, em 2023, o BH Airport aumentou em 30% o número de destinos, chegando a 66 no total. Considerando os voos internacionais, o crescimento foi de quatro vezes, passando de 2 para 8 destinos atendidos.

Outras curiosidades- Os primeiros voos do BH Airport foram cargueiros e a primeira aeronave a pousar no terminal foi um Boeing da Vasp, no dia 10 de novembro de 1982, antes mesmo da inauguração oficial;
Em março de 1983 o primeiro avião internacional pousou em Confins: um Boeing Varig, que vinha de Roma.

Ele trazia 35 toneladas de equipamentos que seriam instalados no aeroporto;
Em 1984 iniciaram os primeiros voos regulares, ano que encerrou com o marco de 90 mil passageiros em 946 aviões que pousaram e 943 que decolaram;
As primeiras companhias aéreas a operarem no terminal foram: Vasp, Varig, Cruzeiro do Sul e Transbrasil;
Em janeiro de 1984 um voo chamou a atenção no BH Airport: ele trazia João da Mata Ataíde, vencedor da São Silvestre em 1983. Era a 4ª vez que um brasileiro vencia a corrida;
O primeiro voo internacional saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi em julho de 1984. Era um Boeing fretado da Vasp com destino a Orlando, nos Estados Unidos.
Em 2023, o BH Airport foi reconhecido pela Anac como o aeroporto mais sustentável do Brasil e pela Airport Carbon Accreditation como o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil.
O BH Airport quadruplicou o número de voos internacionais, passando de 2 para 8 destinos atendidos em 2023.

Aeroporto em números - Capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano;
26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
9 esteiras para devolução de bagagens;
17 canais de inspeção de passageiros;
27 elevadores e 14 escadas rolantes;
625 vagas de estacionamento;
44 posições para aeronaves;
40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
40 mil toneladas/ano de capacidade atual de carga;

Sobre o BH Airport - Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Oratórios em exposição de histórias



O Museu Mineiro joga luz em sua reserva técnica e apresenta ao público a exposição “Preciosidades do Acervo: Oratórios”. A mostra exibe, até 27 de abril, um conjunto de oratórios datados dos séculos XVII a XIX, cujo valor estético impressiona pela riqueza de detalhes, independentemente da fé professada pelos visitantes. “Preciosidades do Acervo: Oratórios” é mais do que uma exposição tradicional, é um programa expositivo que propõe trazer para deleite do público peças do acervo do Museu Mineiro que estão acondicionados na reserva técnica por diversas razões, sejam elas por escolhas curatoriais ou pelo estado de conservação.



“É sempre uma experiência gratificante para a equipe do museu poder expor objetos que estiveram guardados por algum tempo. Uma exposição é sempre uma oportunidade de trazer ao público parte do conhecimento e da experiência que estiveram restritas aos profissionais do museu ou a estudiosos do acervo”, diz Vinícius Duarte, historiador e coordenador do Museu Mineiro. 

“Preciosidades do Acervo: Oratórios” faz parte da programação do Minas Santa 2014, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Nesta exposição, os oratórios se projetam com o protagonismo que lhes é devido, apesar de serem considerados por alguns como mero complemento de imagens e conjuntos de arte sacra. A mostra se configura, de certa forma, como uma extensão da exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, estabelecendo um diálogo com a coleção de imaginária religiosa exposta na sala das colunas.



Oratórios centenários com diferentes formatos e finalidades -Os oratórios podem assumir diversos formatos em função da finalidade para os quais foram produzidos. Os oratórios de tipo maquineta se apresentam sob a forma de caixas retangulares lisas ou chanfradas, produzidos em madeira e vidro, e decorados externamente com elementos curvilíneos e rocalhas. 

O interior desses oratórios é geralmente policromado e pode apresentar subdivisões em níveis: na base, apresentam uma cena da natividade ou presépio e, na parte superior, a representação do calvário. Em alguns casos, trazem ainda imagens dos santos de devoção pessoal de seus antigos proprietários.



Há, ainda, o oratório de salão, espécie de móvel desenvolvido para ser colocado sobre uma mesa, prestando-se a atender às demandas de devoção familiar. São oratórios de grandes proporções que se assemelham a retábulos, podendo apresentar um sacrário e nichos para a inserção de santos.

Nesta exposição, a equipe curatorial formada por Vinícius Duarte, Saulo Marques e Deise Silveira, funcionários e pesquisadores do acervo do museu, optou por não inserir santos nos nichos dos oratórios de salão. 

A proposta é possibilitar a apreciação do oratório per se, incitando os visitantes a observarem detalhes da confecção destes objetos, tanto da fatura da madeira quanto da policromia que apresentam em seu interior ou externamente.

A reserva técnica de um museu: finalidades e desafios- A reserva técnica do Museu Mineiro reúne centenas de objetos de diferentes tipologias: pinturas, gravuras, desenhos, medalhas, moedas, esculturas, móveis, objetos de uso pessoal, achados arqueológicos e uma infinidade de outras peças. 

Muitos destes objetos já estiveram expostos em outras circunstâncias, tanto no Museu Mineiro quanto em outras instituições congêneres do Brasil e do exterior que, vez por outra, solicitam peças para compor exposições temáticas em suas galerias.

O fato de um objeto do acervo não estar exposto não quer dizer, em definitivo, que ele não tenha valor histórico, artístico ou cultural. Pelo contrário, muitas vezes, objetos excessivamente preciosos ou delicados podem não figurar numa mostra justamente por exigir, por exemplo, equipamentos que reproduzem condições climáticas e de luminosidade muito diferentes daquelas do ambiente natural.

“Várias razões levam esses objetos a não estarem em exposições de longa duração: seu estado de conservação, a falta de espaços expositivos suficientes para expor todo o acervo, o fato de não terem sido selecionados pela curadoria para compor a mostra ou o fato de não dialogarem diretamente com esta ou aquela proposta expositiva, por exemplo”, explica Vinícius Duarte.

Conheça o Museu Mineiro

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

Sala das Sessões do Museu Mineiro Endereço (Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários)

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta, das 12h às 19h

Sábados e Domingos, das 11h às 17h

E-mail: museumineiro@secult.mg.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/

Santa Casa BH amplia leitos para pacientes do SUS



A Santa Casa de BH é o maior hospital da capital mineira e atende pacientes de Minas Gerais e outros estados. Com o objetivo de aprimorar os serviços e oferecer, cada vez mais, saúde de ponta para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa BH anunciou a conclusão da reforma de uma das alas da internação pediátrica, que ampliou o número de leitos de 30 para 36 e mais um leito-dia, além de trazer diversas outras melhorias. 

A nova estrutura foi apresentada em um evento realizado dia 28 de março, no 3º andar do Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, onde funciona o serviço. Ao todo, a obra durou em torno de oito meses e contou com investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões, custeados pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), projeto Troco Solidário (executado em parceria com o Super Nosso), além de doadores físicos e jurídicos.

A gerente do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Camila Costa, explicou que a reforma entregue é a primeira parte de um projeto maior, que prevê, também, a revitalização de mais uma ala. “O objetivo da instituição é aperfeiçoar continuamente o serviço, cumprindo com rigor todos os padrões regulatórios e elevando a excelência dos atendimentos. 

Nesse sentido, a reforma que estamos entregando é um importante passo. Com a nova estrutura, vamos oferecer um ambiente ainda mais acolhedor, humanizado, sustentável e seguro para os pacientes pediátricos e suas famílias”, ressalta Camila. 



Além dos seis leitos a mais que irão aumentar a capacidade de atendimento da Pediatria, a gerente destaca a importância do leito-dia, que será destinado a crianças e adolescentes que precisam de alguns tipos de atendimento que tem previsão de alta para o mesmo dia. “Será possível absorver casos que não requerem internação, como a realização de exames, medicações, assistência multidisciplinar e pequenos procedimentos, contribuindo para o aumento do acesso de pacientes e para a diminuição de permanência”, pontua Camila.

A reforma da ala pediátrica do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH incluiu, ainda, outras melhorias que beneficiarão tanto os pacientes quanto os profissionais. Foram adquiridas camas mais modernas, que possibilitam, em um mesmo tipo de mobiliário, atender um intervalo maior de idades, otimizando a gestão de leitos e a organização do setor; as portas das enfermarias estão mais amplas, o que proporciona mais agilidade na movimentação de camas e berços, caso necessário. A ala foi adaptada para receber pacientes e acompanhantes cadeirantes e com deficiências motoras e foram feitas, ainda, melhorias no refeitório de funcionários.

Outras intervenções foram fundamentais para melhorar a ambiência da Pediatria como um todo, como a ampliação das enfermarias e o aprimoramento da chamada beira-leito - sistema que permite gerenciar as demandas assistenciais dos pacientes de forma mais efetiva, refletindo em mais produtividade e humanização.

A inauguração da nova ala da Pediatria contou com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores e demais gestores, corpo clínico e assistencial, bem como diversos parceiros e voluntários. Tornando o momento ainda mais emocionante, o coral da instituição, “Voz e Coração”, fez uma apresentação especial, estrelada pelos pacientes mirins da Santa Casa BH.

Durante o seu discurso, o provedor aproveitou para agradecer o envolvimento da sociedade na concretização desse antigo sonho. “Com esta inauguração, estamos mostrando que acesso pode vir junto com qualidade. Apesar de todos os esforços dos nossos colaboradores, sem a participação da sociedade, não conseguiríamos fazer tudo isso. Essa conquista é resultado da credibilidade e da transparência das ações da Santa Casa BH e isso traz a confiança de que todo recurso que entra aqui chega na ponta, beneficiando quem mais precisa. Esperem que, no futuro, mais espaços como esse serão entregues. Juntos, iremos conseguir alcançar o nosso ideal, que é levar saúde de ponta para todos”, finalizou Roberto Otto.

Ao final da inauguração, todos foram convidados a conhecer as novas instalações da Pediatria e os parceiros e apoiadores do projeto foram surpreendidos com cartinhas feitas pelos pacientes, que soltaram a imaginação em forma de desenhos e palavras de agradecimento.

O Instituto Materno Infantil -Uma das 10 unidades da Santa Casa BH - maior complexo hospitalar de Minas Gerais - o Instituto Materno Infantil trata, com excelência, mulheres, gestantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes, oferecendo assistência multidisciplinar, com profissionais altamente capacitados para atuar em casos de alta complexidade.

Além da Internação Pediátrica, os serviços do instituto incluem uma maternidade referência em partos de alto risco em Minas Gerais, o Centro de Parto Normal Irmã Dulce, uma Unidade Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, ambulatórios e CTI’s Pediátricos.

Pousada Arte da Natureza tem experiências gastronômicas exclusivas em Bonito

A Pousada Arte da Natureza, situada no coração de Bonito (MS), oferece experiências gastronômicas diferenciadas, integrando comodidade e natureza. A oferta varia de um café da manhã tropical completo a pratos a la carte em ambientes diversificados, proporcionando momentos únicos para os hóspedes.

Disponibilizado das 06h30 às 09h30, o café da manhã do empreendimento é um dos mais famosos da cidade e ocorre no salão e deck da ala dos Apartamentos Excellence. Esta refeição, incluída na diária, oferece uma ampla seleção de itens, destacando-se pela qualidade e variedade.

Além disso, a pousada também conta com o café da manhã flutuante, exclusivo para hóspedes das categorias Apartamento Superior com Piscina Privativa, Suíte Exclusive com Piscina Privativa Superior e Suíte Exclusive com Piscina Privativa Térrea. Essa opção deve ser solicitada com antecedência de 24 horas e é cobrada à parte.

Bares das piscinas: combinação de lazer e gastronomia 

A Pousada Arte da Natureza conta com três piscinas externas, sendo que cada uma delas tem um bar molhado próprio. Ou seja, os hóspedes podem curtir esses espaços de relaxamento com opções gastronômicas de qualidade, incluindo drinks, pratos, lanches e porções. O menu à la carte está disponível das 10h30 às 20h30.

Uma viagem gastronômica no Restaurante Old West -Já o Restaurante Old West apresenta uma proposta de cozinha internacional com temática do "velho oeste". 

Fundado originalmente em 1983 na cidade de Curitiba/PR e estabelecido na pousada em 2020, o restaurante propõe um cardápio a la carte que combina especialidades de steaks, pratos mexicanos e receitas exclusivas adaptadas para a culinária sul-mato-grossense.

O ambiente funciona diariamente das 18h15 às 22h30, e está localizado na área dos Apartamentos Premium e Superior com Piscina Privativa. 

Além das opções gastronômicas, a Pousada Arte da Natureza tem estrutura ideal para descobrir um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil com conforto e comodidades na medida certa.

O complexo da pousada inclui três piscinas externas, uma destacada pela sua extensa lateral de vidro, considerada a maior da América do Sul, além de uma piscina interna aquecida e seis hidromassagens externas. A área de lazer também conta com uma cachoeira artificial e uma cortina d’água, totalizando mais de 720 m² dedicados a atividades aquáticas. Para o conforto dos hóspedes, uma das piscinas externas e cinco hidromassagens são aquecidas a 35ºC.

Na estrutura de acomodações, a pousada oferece 104 apartamentos equipados com ar condicionado, banheiro privativo, TV LED, frigobar, cofre e varanda. Destaque também para as categorias Suíte Exclusive e Apartamento Superior, que oferecem piscinas privativas.

Pousada Arte da Natureza -Endereço: Rua Santana do Paraiso, 1027 – Alvorada, Bonito/MS WhatsApp: (67) 3255-2730 Telefone: (67) 4042-1973 informações: pousadaartedanatureza.com.br.

Prado na Bahia destaque no turismo



Prado, na Costa das Baleias, Bahia, é um lugar que encanta pela sua capacidade única de trazer uma sensação de bem-estar, transformando o estado de espírito e proporcionando uma profunda sensação de paz.



Com uma população de cerca de 28 mil habitantes, esta cidade no extremo sul baiano é um refúgio tranquilo que se destaca pelos seus 84 km de praias deslumbrantes, onde rios se encontram com o mar e falésias em tons brancos e terrosos emolduram o cenário, criando uma atmosfera de desconexão e contentamento. Ao contrário de destinos vizinhos mais movimentados, como Porto Seguro, Prado é um convite ao sossego e à conexão com a natureza. 

Uma maneira excepcional de explorar a beleza desta região é através de um tour pelas praias do litoral norte da cidade. As visitações começam na praia das Falésias, localizada a apenas 6 km do centro. Do mirante natural, é possível admirar a grandiosidade das falésias em tons brancos e terrosos que se estendem ao longo da costa, em uma paisagem que também se repete na vizinha praia das Amendoeiras.

Prado é conhecido não apenas pela beleza de suas praias, mas também pelas águas cristalinas, calmas e mornas, tornando-se um destino ideal para viagens a dois, onde casais podem desfrutar de momentos tranquilos e relaxantes em meio à natureza. Além das praias, o destino oferece uma variedade de opções de passeios, como o fascinante arquipélago de Abrolhos, situado a 70 km da costa. Durante os meses de julho a novembro, ocorre a temporada de avistamento das baleias jubarte, que chegam à região para procriar, proporcionando espetáculos acrobáticos emocionantes para os sortudos visitantes.

Outra atração imperdível é o Parque Nacional do Descobrimento, onde está localizado o Monte Pascoal, o primeiro ponto de terra avistado por Pedro Álvares Cabral ao se aproximar da costa brasileira em 1500. O parque oferece trilhas em meio à exuberante Mata Atlântica preservada, sendo possível acessá-lo pela cidade de Itamaraju, que fica a aproximadamente 82,5 km de distância de Prado.

Para os amantes de aventura e mergulho, os Recifes de Guaratiba é parada obrigatória. Durante a maré baixa, esses recifes de corais emergem e formam piscinas naturais repletas de vida marinha, proporcionando experiências inesquecíveis, como avistar tartarugas marinhas nadando livremente.

Onde ficar: A Pousada Casa de Maria (www.pousadacasademaria.com.br) é uma das melhores opções de hospedagem para o turista que viaja para Prado. O estabelecimento possui arquitetura rústica e, ao mesmo tempo, contemporânea, e fica a 250 metros da praia de Novo Prado e a 600 metros do centro da cidade.



Oferece 24 apartamentos, todos devidamente equipados com ar-condicionado, Smart TV, frigobar livre, ventilador de teto e cofre digital, além dos itens do banheiro como amenities, secador de cabelo e espelho de aumento flexível. Os quartos e suítes da Casa Maria são decorados com bom gosto e oferecem conforto e comodidade após um dia de aventuras. Muitos quartos também têm varandas privadas com vistas deslumbrantes.

Na área de lazer, a pousada tem piscina, sauna, e um aconchegante bar e restaurante e um espaço fitness, que conta com estação completa de musculação.

Estabelecimento Pet Friendly, a pousada proporciona ao cliente experiência de se hospedar num estabelecimento sustentável, aconchegante, com serviços de qualidade e vivências únicas.

Informações para a coluna enviar para 
@sergiomoreira63





Volkswagen Polo é o carro mais vendido do Brasil em 2024

 

Volkswagen Polo

São Bernardo do Campo, 1º de abril de 2024 - O Volkswagen Polo acaba de conquistar a liderança de vendas no Brasil, sendo o veículo mais comercializado do País em 2024, considerando todos os segmentos de mercado. O hatch Volkswagen Polo já soma 27.263 unidades vendidas de janeiro a março deste ano. A Volkswagen também é a marca que mais cresce em volume de vendas em 2024, com 76.834 unidades já comercializadas neste ano; em relação ao mesmo período de 2023 (59.724 unidades de jan-mar), foram 17.110 unidades a mais.


Esse volume de vendas representa um crescimento de 29% da Volkswagen do Brasil em 2024 x 2023 (jan-mar), acima da indústria, que cresceu 11% no mesmo período. A marca Volkswagen também está consolidada na vice-liderança de mercado com 15,9% de market share no acumulado de 2024 e 17,5% no mês de março.

Volkswagen T-Cross

Volkswagen é líder entre os SUVs

A marca Volkswagen mantém a liderança no segmento de SUVs com sua Família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4. Os modelos já somam 27.577 unidades emplacadas em 2024.

O T-Cross fechou março na liderança de vendas entre todos os SUVs do mercado, com 5.463 unidades comercializadas no mês. No acumulado do ano, o T-Cross (foto abaixo) já soma 12.860 unidades vendidas no País.

Volkswagen T-Cross

Saveiro é Top 10 no mês

Em março, a Volkswagen Saveiro fechou no Top 10 entre os modelos mais vendidos, considerando todos os segmentos. Foram 4.607 unidades da picape vendidas em março e 12.365 no acumulado deste ano.

“O Volkswagen Polo vem se consolidando como o carro preferido dos brasileiros e tornar-se líder nacional de vendas, considerando todos os segmentos de mercado, demonstra a força do nosso hatch. O Polo é um fenômeno de vendas, que somado à liderança da Volkswagen no segmento de SUVs, com a Família SUVW (T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4), faz da marca a fabricante de automóveis que mais cresce em volume de unidades comercializadas no Brasil em 2024, assim como já foi em 2023. Seguimos acelerando e aumentando a presença da VW nos corações e nas garagens dos brasileiros”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

Volkswagen Polo


Mais moderno, tecnológico e equipado, o carro mais vendido do Brasil atende vários tipos de consumidores com sua gama extensa de versões, que inclui Polo Track, TSI, Comfortline, Highline e o esportivo Polo GTS.

O mais novo integrante do line-up é o Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta. O modelo, desenvolvido e testado junto a clientes do segmento de agronegócios, traz suspensão elevada dianteira e traseira, e dispõe de dois kits exclusivos de acessórios.

Com 22 anos de estrada, o Novo Polo trouxe modernidade ao segmento dos hatches. Tem em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades.

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