Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 1 de abril de 2024

AVIAÇÃO EM PAUTA // Gol retoma voos entre São Paulo e Bogotá // “A Página” inaugura livraria no Aeroporto Internacional Afonso Pena // LATAM aposta no talento da chef Júlia Tricate para embarcar o sabor do Sudeste do Brasil em seus voos internacionais // Meet & Assist abre novo serviço da Aero Service // São João é Azul: companhia anuncia campanha e patrocínio das festas juninas de Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e região // Emirates utiliza SAF em voos do aeroporto Schiphol de Amsterdã


Gol retoma os voos entre São Paulo e Bogotá 

Alberto Fajerman, assessor especial da presidência da Gol; Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura Aeroportuária da Gol; João Pita, diretor Comercial e de Cargas da GRU Airport; Luiz Teixeira, gerente comercial de Mercados Internacionais da Gol, Celso Ferrer, CEO da Gol; Carla Fonseca, vice-presidente da Gol e CEO da Smiles; Andrea Albuquerque, gerente da Gol em GRU e Frederico Pedreira, CEO da Avianca, na inauguração do voo em Guarulhos (Divulgação/Gol)


Depois de um período longo, desde 2011, da interrupção da ligação São Paulo-Bogotá, a Gol retomou o trecho saindo de Guarulhos para a capital colombiana. Os voos começam com quatro frequências semanais diretas de ida e volta e passarão a diários em julho, alta temporada de inverno.

Com o retorno de Bogotá à lista das localidades onde a Gol opera – agora são 77 cidades atendidas -, a companhia não está encurtando distâncias apenas entre o Brasil e a Colômbia. Nesta segunda-feira (1), a empresa dá início às suas operações entre Buenos Aires (EZE) e Bogotá (BOG), com quatro voos por semana de ida e volta, o que acaba por formar, com a Argentina, uma triangulação providencial de destinos entre os mais destacados da América do Sul.

“Com a abertura da base Gol em Bogotá, passamos a atender 12 destinos no exterior, fortalecendo o processo de expansão e consolidação internacional da companhia. Bogotá é, ainda, o primeiro destino internacional da Gol atendido por dois países, Brasil e Argentina. Abrem-se, dessa forma, novas oportunidades para que marcas do grupo Gol Smiles, como Smiles e Smiles Viagens. A alta conectividade doméstica e internacional em Bogotá traz aos passageiros muitas possibilidades de viagens a curta ou longa distância”, afirmou Celso Ferrer, CEO da Gol.

“A Página” inaugura livraria no Aeroporto Afonso Pena 

Foto: Divulgação/CCR Aeroportos


Curitiba – Agora os passageiros do Aeroporto Afonso Pena podem viajar e viver histórias incríveis enquanto aguardam o embarque. Calma que a gente te explica essa novidade, a livraria “A Página”, inaugurada no coração do aeroporto Afonso Pena, de Curitiba, oferece desde diversas opções de leitura, até inúmeros itens de papelaria e presentes criativos para mimar amigos e familiares.

A Página é uma rede de livrarias com 11 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As livrarias contam com um ambiente moderno, acolhedor e espaços instagramáveis para registrar sua viagem em grande estilo. Além disso, outro fator importante é a área para os pequenos leitores e os frequentes lançamentos de livros com a presença de autores renomados.

A nova atração do aeroporto Afonso Pena atua, ainda, no segmento educacional público e privado, oferecendo soluções no ensino de idiomas, livros didáticos e paradidáticos, educação financeira, convênios escolares e feiras literárias.

Para o sócio proprietário Murilo Cosmo, a nova unidade vai muito além da questão comercial, pois marca uma intersecção entre literatura e viagens, além de representar o compromisso com a cultura e o aprendizado. ”A inauguração desta nova livraria não apenas enriquece a experiência dos passageiros que passam pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, mas também fortalece o compromisso de Curitiba com a promoção da cultura e da educação. A Página Livrarias não é apenas um local para comprar livros; é um refúgio para aqueles que buscam inspiração, entretenimento e conhecimento em cada página virada”, afirma.

LATAM aposta no talento da chef Júlia Tricate para embarcar o sabor do Sudeste do Brasil em seus voos internacionais


 

Vaca Atolada de Primeira é o sexto prato selecionado do "Sabor à Brasileira", programa da LATAM que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras

 

Prato estreia em 1º de abril no cardápio das cabines Premium Business e Economy dos voos internacionais longos da LATAM que decolam do Brasil

 

São Paulo, 1º de abril de 2024 - A LATAM está apostando no talento da chef de cozinha Júlia Tricate para representar o sabor do Sudeste brasileiro e assinar o sexto prato do Sabor à Brasileira, programa que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras. 


A partir de 1º de abril, os passageiros de voos LATAM com mais de 7 horas que decolam do Brasil poderão desfrutar da Vaca Atolada de Primeira (brisket - também conhecido como peito bovino - braseado com purê de mandioca, farofa de biju, couve refogada e vinagrete de feijão fradinho) tanto nas cabines Premium Business quanto na Economy.

 

Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do LATAM Airlines Group, a escolha da chef paulistana tem forte conexão com o propósito que deu origem ao programa Sabor à Brasileira"A chef Julia tem uma história admirável de coragem que representa o brasileiro. É um talento que tem cada vez mais conquistado seu espaço ao transpor barreiras como a do empreendedorismo feminino. Queremos reconhecer esta trajetória e dar luz ao seu talento, que ilustra tão bem a riqueza da culinária do Sudeste brasileiro", explica o executivo.

 

O programa Sabor à Brasileira fortalece o caráter diverso, inclusivo e multicultural da LATAM, dando protagonismo aos produtos locais da América Latina. No caso do Brasil, reforça a brasilidade da LATAM e está vinculado diretamente ao Sem Fronteiras, a assinatura de marca da companhia aérea que fortalece o seu compromisso com o País. 


A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil. Todas as regiões do Brasil já foram representadas: Nordeste (Baião de Dois ao Mar, da chef Nara Amaral), Sudeste (Galinhada das Deusas, da chef Manuelle Ferraz), Norte (Amazônia Encantada, da chef Débora Shornik), Centro-Oeste (Pintado Pantaneiro, da chef Ariani Malouf) e Sul (Porco Catarina, da chef Janete Borges).

 

JÚLIA TRICATE: TALENTO BRASILEIRO

 

Sexta escolhida pela LATAM para representar os sabores do Brasil, a chef paulistana Júlia Tricate escolheu a própria capital paulista para romper a barreira do empreendedorismo e transformar em negócio sua paixão pela gastronomia. Ao lado de seu marido, o chef Gabriel Coelho, Júlia vem se destacando com o De Segunda Restaurante, o De Primeira Botequim e, agora, com o De Primeira Quintal, todos tendo como conceito comida para partilhar, com ingredientes frescos, diversos e sazonais que se unem para criar pratos que, por vezes, revisitam receitas clássicas de família.


CONFIRA A RECEITA DA VACA ATOLADA DE PRIMEIRA DA CHEF JULIA TRICATE
 

INGREDIENTES:
 

PARA O PRATO

  • Brisket braseado (também conhecido como peito bovino)
  • Glace de carne reduzido (caldo à base de ossos de boi e legumes)
  • MODO DE PREPARO: Cozinhe o brisket de forma que fique macio, porém ainda com certa textura. Ele não deve ser desfiado e prensado, apenas cozido. Sirva com glace de carne reduzida.

PARA O PURÊ DE MANDIOCA:

  • Mandioca
  • Leite
  • Manteiga
  • Sal e pimenta do reino
  • MODO DE PREPARO: Cozinhe a mandioca em água com sal e pimenta do reino até ficar bem macia. Escorra a mandioca e bata com sal, pimenta do reino, leite e manteiga até que fique um creme liso e homogêneo.

PARA A FAROFA DE BIJU

  • Cebola fatiada bem fina
  • Molho de pimenta
  • Suco de limão
  • Manteiga
  • MODO DE PREPARO: Em uma frigideira, doure a cebola fatiada fina e o alho na manteiga. Adicione a farinha de biju e doure bastante. Finalize com sal, pimenta do reino, molho de pimenta e um pouco de suco e raspas de limão.

PARA A COUVE

  • Azeite ou manteiga
  • Couve manteiga
  • Alho
  • Sal
  • Pimenta
  • MODO DE PREPARO: Em uma frigideira, coloque o azeite e doure o alho rapidamente. Acrescente a couve rasgada e tempere com sal e pimenta. Assim que murchar tire da panela.
     

PARA O VINAGRETE

  • Feijão fradinho
  • Sal e pimenta do reino
  • Azeite e suco de limão
  • Cebola roxa picada
  • Alho cru ralado bem fino
  • Tomate (preferência mais verde) em cubos pequenos
  • Salsinha, cebolinha e coentro picados
  • MODO DE PREPARO: Cozinhe o feijão até que esteja al dente. Escorra e reserve. Tempere com cebola roxa picada, tomate em cubos, alho cru ralado bem fino, sal, pimenta do reino, ervas frescas picadas, azeite e suco de limão.

Conheça o Meet & Assist, novo serviço da Aero Service


O grupo Aero Service acaba de lançar um novo serviço disponível no aeroporto de Guarulhos com ponto de apoio para os clientes, o Meet & Assist. A empresa preza pelo compromisso com o conforto, segurança e praticidade, e oferece uma experiência personalizada e completa para os passageiros que valorizam a eficiência em suas viagens.

No Meet & Assist os clientes são recebidos por um dos atendentes da empresa, que os aguarda na saída da aeronave. Desde o momento da chegada há uma comunicação constante e eficaz, garantindo que todas as necessidades sejam atendidas.

O serviço vai além do convencional. Além de acompanhar os passageiros até a esteira de bagagens e auxiliar com o despacho, a Aero Service também oferece suporte na obtenção do cartão de embarque e etiquetas de bagagem, garantindo uma transição tranquila pelo aeroporto. Em caso do passageiro ter acesso à sala VIP, proporciona o acompanhamento até o local, assegurando um ambiente de espera confortável. Também facilita todo o processo em casos de conexão.

Matheus Aquino e Joseane Azevedo (ao centro),
 com funcionárias da Aero Service

Para aqueles que embarcam, os atendentes ficam disponíveis horas antes do voo, verificando detalhes como horário e reserva, para garantir uma partida sem contratempos. A equipe facilita o processo de embarque desde o ponto de encontro até a entrada do finger, proporcionando uma experiência contínua e sem interrupções.

No momento do desembarque, os clientes são recebidos novamente pelos atendentes, que os acompanham até a saída do aeroporto, garantindo que suas necessidades sejam atendidas até o último momento. Caso haja um serviço de transporte agendado, o time da empresa coordena tudo, proporcionando uma transição suave para o próximo destino.

Esse serviço é ideal para um perfil variado de passageiros, desde idosos, jovens que viajam sozinho, executivos, passageiros que voam pela primeira vez ou qualquer pessoa que deseja evitar as burocracias dos aeroportos e ter uma experiência de viagem facilitada e tranquila.

Ponto de apoio

Além dos serviços oferecidos, a Aero Service conta com um Ponto de Apoio exclusivo para os clientes do Meet & Assist. Localizado estrategicamente, oferece uma gama de serviços adicionais, como impressão de documentos e armazenamento de bagagens, garantindo uma experiência completa desde a chegada até a partida.

Com uma infraestrutura moderna e equipada, o ponto de apoio foi projetado para atender todas as necessidades dos passageiros, proporcionando conforto, conveniência e eficiência em todas as etapas da viagem.

Mais informações: www.aeroservice.tur.br.


São João é Azul: companhia anuncia campanha e patrocínio das festas juninas de Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e região



São Paulo, 1 de abril de 2024 – O ritmo do forró começa a acompanhar as decisões na Azul desde muito cedo, mais especificamente agora em março, com a antecedência necessária para a companhia se organizar e tentar levar o máximo de brasileiros para as animadas e concorridas festas juninas do Nordeste. E, como todo ano, a maior companhia aérea em número de voos e cidades atendidas no país está pronta. Não só pelas novidades que planejou, mas por sua expertise em conectar os brasileiros ao Brasil.

Neste ano, o clima de São João, aliás, contagiou ainda mais toda a companhia, que será a patrocinadora oficial das duas maiores festas populares representantes dessa tradição em junho, a de Campina Grande, na Paraíba, e a de Caruaru, em Pernambuco. E não poderia ser diferente. A Azul já possui uma malha e operações diversas que favorecem a chegada de brasileiros de todos os cantos do país, e dos principais hubs de grandes centros urbanos, para os aeroportos dessas duas cidades nordestinas. Ainda assim, a aérea irá ampliar as ofertas de voos e assentos para esses destinos.

A previsão é de que, em relação ao ano passado, a Azul deva levar ainda mais Clientes para essas festas, graças ao aumento de 70% na oferta de assentos, se comparado ao ano passado. Só de operações extras para o período haverá voos diários, partindo do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e do BH Airport, em Minas Gerais, para Campina Grande. 

Haverá ainda novas rotas de Aracaju voos (SE) e de Petrolina (PE) para Campina Grande, 2 voos semanais entre essas cidades. Aracaju terá voos às quartas e aos sábados, e Petrolina terá voos às segundas e sextas. 

Já do Aeroporto Internacional de Recife, os Clientes também terão dois voos diários para o Aeroporto de Caruaru, operados por aeronave ATR, com capacidade para até 70 Clientes. Ou seja, além da mudança de frequência – de um para dois voos por dia – haverá um aumento na quantidade de assentos por voo (de 9 para 70).



O São João do Nordeste é Azul. Com este mote, a companhia aproveitou sua expertise em atender essa região do país para lançar uma campanha que é o guarda-chuva da estratégia de São João e reforça não só o posicionamento regional da empresa como também uma nova forma de promover a festa. O objetivo é motivar e atender, para além das passagens aéreas, não só os Clientes como também os agentes de viagens, parceiros da operadora de Turismo da companhia.

De acordo com Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios, a campanha O São João do Nordeste é Azul tem como objetivo aproveitar a forte atuação da companhia na região para tornar essas festas, e toda beleza e riqueza cultural que as envolvem, conhecidas e reconhecidas também pelos brasileiros de cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Norte.  

A Azul Viagens, operadora de Turismo da aérea, criou um portfólio completo e especial para as festas juninas nordestinas, que vão além de Campina Grande e Caruaru.  

São diversas opções de pacotes de viagem que incluem aéreo, hospedagem e transfer para mais de 10 festas no Nordeste, como as de Aracaju, Maceió, Natal e Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Piranhas (AL), as festas de Pernambuco e Bahia (Salvador, Porto Seguro e Cabrália). 

As tradicionais festas de São Joao são gratuitas, mas, para Campina Grande, a Azul Viagens disponibilizará alguns pacotes com ingresso para camarote.

Para realizar esse grande projeto, a Azul Viagens preparou uma capacitação especial para mais de 3.000 agentes de viagens, um hotsite contendo as informações e descrições de todas as festas e um e-book para auxiliar os agentes neste período. Além disso, a operadora ainda levará os 15 maiores vendedores dos pacotes de São João para um famtour em Campina Grande para que eles também aproveitem essa grande festa.

Para Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da operadora, o objetivo da empresa é levar cada vez mais brasileiros de todo o país para conhecer os grandes eventos regionais. 

“As regiões do Brasil possuem culturas muito fortes e distintas, precisamos fazer com que os brasileiros conheçam não só as festas culturais, mas também outros destinos que tragam uma imersão diferenciada. Para isso, a operadora tem o desafio de entender quais os melhores produtos, como eles estarão nas prateleiras de venda e como iremos capacitar nossos agentes para venderem cada um deles.”

As passagens e os combos do São João do Nordeste já estão à venda, respectivamente, nos canais oficiais e sites da Azul e da Azul Viagens, nas mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil ou diretamente com os mais de 3.000 agentes autorizados.

 


Emirates utiliza SAF em voos do aeroporto Schiphol de Amsterdã



A Emirates iniciou o uso de SAF neste mês no aeroporto Schiphol de Amsterdã segundo o seu acordo de combustível com a Neste, que fornecerá mais de 2 milhões de galões de SAF misturado ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol ao longo de 2024.

A companhia aérea acompanhará a entrega de SAF aos sistemas de abastecimento e os benefícios ambientais usando metodologias contábeis padronizadas da indústria. A parceria da Emirates com a Neste, anunciada no fim do ano passado, representa um dos maiores volumes de SAF que a companhia aérea adquiriu até agora.

 

Depois de fornecido ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol de Amsterdã, o SAF misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro. A companhia aérea também trabalha com a Neste para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto Changi de Cingapura nos próximos meses.

 

Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates, disse: “A colaboração de parceiros comprometidos como a Neste é uma das medidas práticas que tomamos para reduzir nossas emissões, representando um marco muito importante da nossa própria jornada de sustentabilidade como companhia aérea. Parcerias fortes como esta, particularmente nos principais hubs de transporte aéreo, como Amsterdã, estabelecem as bases para o trabalho com parceiros e aeroportos no sentido de aumentar o acesso e a disponibilidade de SAF em toda a nossa rede.”

 

Alexander Kueper, vice-presidente de aviação renovável da Neste, disse: “A parceria com a Emirates em sua jornada de sustentabilidade é motivo de orgulho para nós. O SAF é uma solução disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das viagens aéreas. É emocionante ver a Emirates usando o nosso Neste MY SAF no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Além disso, este é um excelente exemplo de como estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar o uso de SAF. Estamos ansiosos para realizar os próximos passos da nossa cooperação.”

 

O SAF deste acordo pode ser utilizado com segurança em motores a jato atuais e na infraestrutura de abastecimento de aeroportos e, em sua forma pura, reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80%* em comparação com o combustível de aviação convencional.

 

A Emirates usou SAF misturado com combustível de aviação pela primeira vez em um voo que partiu de Chicago em 2017. Atualmente, a companhia aérea opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF. Em outubro do ano passado, a Emirates, com o apoio de parceiros, também incorporou o uso de SAF nos sistemas de abastecimento do aeroporto de Dubai, alocando SAF para uma série de voos, incluindo um voo para Sydney.

 

No início deste ano, a companhia aérea se tornou a primeira transportadora internacional a aderir à iniciativa Solent Cluster no Reino Unido, focada em investimentos de baixa emissão de carbono com potencial para criar uma fábrica de SAF que pode produzir até 200 mil toneladas (200 kt) por ano, se entrar em operação até 2032.

 

A Emirates também contribui ativamente com vários grupos de trabalho da indústria e do governo dos Emirados Árabes Unidos e está em discussão contínua com uma série de grupos do setor para ajudar a expandir a produção e o fornecimento de SAF. A companhia aérea, em parceria com a GCAA (autoridade de aviação dos Emirados Árabes Unidos), desempenha um papel ativo no desenvolvimento do roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos Emirados Árabes Unidos, com o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura do país e do Fórum Econômico Mundial, além de contribuir para o desenvolvimento do Roteiro Nacional de Combustíveis de Aviação Sustentáveis dos Emirados Árabes Unidos, que visa transformar o país em um centro regional para combustíveis de aviação alternativos, com a ambição de produzir 700 milhões de litros de SAF até 2030.

 

Unindo entidades da aviação, governamentais, regulatórias, acadêmicas, de produção de combustível e a cadeia de valor do fabricante, a Emirates é participante fundadora do consórcio de pesquisa Air-CRAFT dos Emirados Árabes Unidos, que se dedica ao desenvolvimento, à produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF) para a indústria.

 

*Quando usado puro (ou seja, sem mistura) e calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.