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quinta-feira, 26 de julho de 2012

FERNANDO CALMON LEMBRA O LANÇAMENTO DE NOVOS MODELOS DE CARROS COMPACTOS QUE COM CERTEZA AQUECERÃO O MERCADO DESSE SEGMENTO. A COLUNA "ALTA RODA" REVELA QUE O GRAND SIENNA É O PRIMEIRO PRODUTO DA INTEGRAÇÃO FIAT-CHRYSLER

Alta Roda 


nº 691- 26/7/12


Fernando Calmon

AGITAÇÃO NÃO PARA   

Semana passada foi muito movimentada. Dois lançamentos (três modelos) e uma prévia indicam que 2012 passa para a história como o ano mais profícuo em termos de novidades. E ainda há outras boas notícias neste segundo semestre. A Volkswagen abriu os “trabalhos” com apresentação simultânea do que chamou Novo Gol e Novo Voyage. 


Na realidade, modificações de meia vida que se tornaram quase padrão mundial. Em geral ocorre de três a quatro anos após o lançamento de uma nova geração, que tem ciclos em torno de sete anos no exterior, porém poucas vezes obedecidos, no Brasil. Gol e Voyage, lançados em 2008 (junho e setembro, respectivamente), ainda não haviam recebido o alinhamento ao estilo mundial da Volkswagen.


Os carros, de fato, ficam parecidos uns com os outros, mas a fórmula parece adequada, pois a marca está em expansão de vendas no mundo. Nova arquitetura eletrônica permitiu recursos interessantes, como sinalização de frenagem de emergência. O motor de 1 litro/76 cv apresenta curva de torque melhorada, perceptível aos mais sensíveis, e consumo médio de combustível 4% menor. Economia pode chegar a 8%, ao agregar itens opcionais específicos.


Mais equipamentos desde a versão básica, com aumento simbólico de R$ 86 no preço, é a estratégia para segurar a liderança de 25 anos (1987-2011). Gol parte de R$ 27.990 e o Voyage, de R$ 29.990. Vêm de série com comandos elétricos de vidros dianteiros, travas de portas e porta-malas, além de limpador/lavador/desembaçador traseiros, entre outros. Bem útil é a opção de caixa de elevação do assoalho, no porta-malas do Voyage. Preços das versões mais caras: R$ 38.290 (Gol) e R$ 40.890 (Voyage). O Gol de duas portas chega ainda este ano, em outubro.


Hyundai fez pré-apresentação, em sua nova fábrica de Piracicaba (SP), do compacto hatch HB20. Ainda sem dados sobre o produto, a revelar apenas em 12 de setembro. Primeiras entregas começam 30 dias depois. Versão pseudo -aventureira será exibida no Salão do Automóvel, em outubro. Já o sedã, no primeiro trimestre de 2013, continua escondido.


Em ambiente fechado, o hatch de quatro portas (não existirá versão de duas portas) foi examinado. Faróis e lanternas traseiras marcam estilo arrojado, sem exageros. Interior bem projetado, acabamento e materiais muito bons, além de espaço semelhante aos dos compactos “normais” do segmento. Porta-malas, aparentemente, equivale ao do Gol ou Palio.


Rodar em uma pequena pista impecável, com apenas duas curvas, e ainda camuflado, não é ideal. Motor de 1 litro, igual ao do Kia Picanto (80 cv), tem disposição, timbre de escapamento agradável e claramente percebido como um três-cilindros. Motor de 1,6 litro, também flex e já usado nos Kias Cerato e Soul, mostra forte pegada em baixas rotações, mas potência original de 130 cv pod ter sido um pouco reduzida para diminuição de consumo. Uma das versões, básica, tinha airbag apenas para motorista e sem freios ABS.


Fiat fechou a semana com o Novo Punto, atualização do seu compacto anabolizado de 4,06 m de comprimento. Essa estilização chega depois de cinco anos e é a mesma apresentada na Europa em 2009. A frente recebeu nova grade e friso largo cromado; atrás, carreira de LEDs nas lanternas. Interior, no entanto, é quase todo novo e ponto alto do carro.


Além de espaçoso, novos materiais e bancos dianteiros com assentos de maior apoio lateral na versão esportiva T-Jet, deixam o Punto em posição privilegiada. Motor de 1,4 litro/88 cv, da versão de entrada Attractive, melhorou em desempenho e está mais econômico em média 8%, embora a Fiat, a exemplo da VW, sonegue os dados.


Apesar da maior taxa de compressão, potência e torque permaneceram iguais. Ideal para a massa do carro continua sendo o motor de 1,6 l/117 cv, da versão Essence. Preços vão de R$ 38.750 a R$ 55.750. Airbag duplo e ABS são de série nas quatro versões, todas mais equipadas, e sem aumento de preço (T-Jet, R$ 2.000 mais barato), como regra geral. Houve, apenas, variação em torno de R$ 700, cerca de metade do que se cobrava antes para airbags frontais/ABS.  


RODA VIVA


PRIMEIRA integração industrial Fiat e Chrysler na América do Sul começa na Venezuela. A coluna também adianta que Grand Siena é o produto escolhido, mas com a marca Dodge. Aliás, Dodge Dart lançado nos EUA (base Alfa Romeo Giulietta) é candidato certo para produção no Brasil, a exemplo da China, onde se chama Fiat Viaggio.


HYUNDAI Brasil implanta rede de distribuição específica para seus três produtos piracicabanos (HB20). Novas concessionárias venderão apenas estes compactos, sem importados ou aqueles produzidos em Anápolis (GO) pela Hyundai CAOA. Rede atual, por sua vez, não comercializará, nem dará assistência aos HB20. Estranho, mesmo.


CONSULTORIA inglesa Jato aponta os 10 mais vendidos na Europa, no primeiro semestre: Golf, Fiesta, Polo, Corsa,Focus, Clio, Astra, Mégane, Nissan Qashqai (único crossover) e BMW Série 3 (único médio-grande). __________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

quarta-feira, 25 de julho de 2012

FORD PARTICIPA DO PRÓXIMO RALLY DOS SERTÕES COM UM NOVO CAMINHÃO DISPOSTA A VENCER


O assessor de Imprensa da Ford do Brasil, Célio Galvão, anuncia que a Ford participará do 20° Rally dos Sertões com o Novo Cargo 1933, a primeira versão desse pesado com tração 4X4 no mundo. 

Célio Galvão ressalta que o Rally dos Sertões é uma das mais desafiantes competições off-road do planeta, que começará no dia 19 de agosto, em São Luís, Maranhão, o rali exigiu uma preparação especial pela equipe Ford Racing Trucks/Território 4X4 do “Monstro”, uma alusão à força e ao visual agressivo do caminhão Cargo para esta prova. 

O assessor da Ford sugere que se assista o filme na página www.youtube.com/fordcaminhoes, que mostra na mídia social a apresentação oficial da equipe Ford Racing Trucks/Território 4X4. O vídeo que mostra o trio Edu Piano, Sólon Mendes e Carlos Sales, os maiores vencedores dos Sertões na categoria caminhões, destaca a potência, robustez, versatilidade e o conforto do Cargo 1933 “Monstro”.



Célio Galvão é 
assessor de Imprensa da
Ford Brasil

O NOSSO COLUNISTA ROBERTO NASSER REVELA QUE A FIAT, QUE ACABA DE REVITALIZAR O PUNTO, E A VW QUE DEU UMA RENOVADA NO GOL E NO VOYAGE, VÃO ENFRENTAR NOVOS CONCORRENTES, O JAPONÊS, ETIOS, E O COREANO, HB20. AS NOVIDADES NÃO FICAM POR AÍ: A GM VAI PRODUZIR UM CONCORRENTE DO ECOSPORT E DO DUSTER PARA ESQUENTAR AINDA MAIS O MERCADO DOS SUVs COMPACTOS. TUDO ISSO E MUITO VOCÊ, LEITOR, ENCONTRA "DE CARRO POR AÍ"




End eletrônico: edita@rnasser.com.brFax: 55.61.3225.5511

Coluna Nº 3012 - 25 de julho de 2012

Questão atual. Japonês e 
coreano provocam alemão e italiano

Não é dissenso econômico ou diplomático, apenas mercadológico. O fantástico mercado brasileiro para a italiana Fiat e a alemã Volkswagen terá dois novos concorrentes na faixa que influencia 50% dos compradores, a dos compactos. Nela, de fábricas novas, a Toyota e novo modelo, o Etios, e da coreana Hyundai o HB20.

Líder, a Fiat atualiza sua modelia; VW, 2ª. colocada, com produto ainda o mais vendido, faz o mesmo com Gol e seu desdobramento Voyage.

Nas marcas, linha comum, evolução sem revolução, em especial no conteúdo de serviços propiciados pelas facilidades da eletrônica. Redução de metragem de fios, substituição de cabos elétricos por sistemas eletrônicos, confortos aos usuários. E naturais mudanças estéticas para diferenciar a evolução, provocar compradores ao conforto de uso e à atualização do produto automóvel, cuja substituição hoje mais representa estar em dia com a moda.

VW Gol e Voyage
Mudaram bastante na identificação visual, faróis e lanternas maiores e, rubrica atual da marca, a pintura de acabamento, dita Preto Piano, brilhante, refletiva, traço comum com demais carros da marca – Gol e Voyage existem apenas no Brasil. 

Internamente reacerto no painel, detalhes como regulagem milimétrica e com clic nas saídas de ar, e mudanças internas no estofamento. Nos bancos, o passo ecológico de utilizar, na faixa central, tecido com fios desenvolvidos à base de garrafas PET.

A preocupação ecológica chegou aos motores. O 1.0 de quatro cilindros, bloco em ferro, agora ditos 1.0 TEC – de tecnologia para economia de combustível - substituiu materiais para gastar menos energia no funcionar. Pistões, vedadores, e retentor do volante-motor são em material com menor atrito. As válvulas foram afinadas para diminuir o peso suspenso. Pequenas providências, economizam até 4%, melhoram o torque em rotações inferiores, tornam-no mais agradável no conduzir. As soluções também foram apostas ao 1.6.

Alterações elétricas com implemento ao uso de eletrônica, com os sistemas em barra presa ao terminal positivo da bateria, economizam fios, complicações, permitem refinamentos operacionais, como substituir o sistema de décadas da alavanca de pisca pisca, trapizonga eletro mecânica, por outro, acionador de alguma minhoca eletrônica e o toque na alavanca faz piscar três vezes. Mesma facilidade, a pressão mais forte ou continuada no pedal do freio, faz piscar as luzes traseiras, equipamentos antes exclusivos a veículos de maior preço.

Pontos importantes, em Gol e Voyage 1.0 a opção BlueMotion, um pacote de soluções ecológicas capaz de economizar até 8% em combustível. E, aos motores 1.6, a transmissão automatizada I-Motion.

  Quanto Custa R$
                                                           I-Motion
Gol 1.0                            27.990            ---
Gol 1.6                            31.890       34.490
Gol 1.6 Power                38.290       40.890
Voyage 1.0                     29.990         ---
Voyage 1.6                     34.590       37.190
Voyage 1.6 Comfortline      


VW Gol e Voyage, aprimoramentos.
Punto, valorizar o que era bom
Revitalizar o Punto, líder de mercado com 35 mil unidades anuais, aquém do que sua formulação estética e funcional suporiam, foi a missão adotada pela Fiat. Deu ao carro trato geral, iniciando por levar os bigodes, hoje a cara familiar da marca, à nova modelia. Diminuiu a grande e maserática tomada de ar frontal, reduziu seu aspecto belicoso, atenuando com os novos traços. Caminho simples, ser levado pelo rio da tecnologia. 

Assim, coisas práticas, disponíveis, aportaram ao Punto: fora, luzes de LED nas lanternas traseiras, novos faróis frontais. Dentro re leitura total em desenho e materiais. No geral, manter a política adotada pela Fiat: melhorar o conteúdo de confortos e serviços, incluindo a sintonia entre os usuários e a Internet. Além do sistema Blue and Me, há para os solitários apoiados em comunicação externa, uma possibilidade: o rádio pode ligar para número de serviço Fiat, fornecendo, no painel, as atualizações de Twitter e Facebook – responder é para o grupo de risco, os que digitam mensagens dirigindo.

Na mecânica, mudanças. A Fiat possui as motorizações mais modernas do país. O 1.4, menor da linha, agora é Fire Evo, inovando no comando de válvulas com angulação variando de acordo com condições e demanda, mudando personalidade e consumo.

Os 1.6 e 1.8, 16 válvulas, projetos BMW acertados pela Fiat, dão o tom. Adequados, bom de torque, a eles se conecta o sistema Dualogic Plus, de automatização do câmbio, criação da Magneti Marelli, melhor do tipo, de uso suave, sem trancos. Refeito e reprogramado, oferece interpretar o que está acontecendo para adequar a marcha própria, ou manobrar sem necessidade de acelerar, ou sair na subida sem que o carro volte ao se aliviar o pedal de freio.

No topo dos produtos, o T-Jet, 1.4 turbo, com botão fazedor de mágicas, em três posições permite dirigir com economia; andar normalmente, ou programar para arrancar com vontade, a hora da testosterona.

Quanto custa R$
                                                              I-Motion
Gol 1.0                            27.990               ---
Gol 1.6                            31.890             34.490
Gol 1.6 Power                  38.290            40.890
Voyage 1.0                      29.990                ---
Voyage 1.6                       34.590            37.190
Voyage 1.6 Comfortline      

Punto, incrementado, melhor
Sem surpresa, o Hyundai daqui será o HB20
A Hyundai de Piracicaba confirmou, seu automóvel compacto, a ser produzido a partir de setembro será HB 20. A marca emprega combinações alfa numéricas em seus modelos básicos e, por obviedade, H é de Hyundai; B, de Brasil; e o 20 se refere ao carro, da 2ª. família de produtos.

Como a Coluna informou anteriormente, a base gerará hatch família de 4 portas e, em 2013 sedã e um SUV looking, um quase utilitário esportivo. Motorização comum: 1.0 e 1.6, flex. Neste, opção de transmissão automática. O HB20 mira o Gol, líder no segmento.

A Hyundai inicia separando sua operação da outra, da CAOA, em Anápolis,GO, onde monta o finado Tucson e pequenos caminhões, indicando a unidade de Piracicaba de primeira fábrica Hyundai no Brasil, com 69 mil m2 de área construída; mais de 1.000 funcionários.

Como a CAOA, além de importar, montar, também vende 70% do volume da marca, o convívio entre a Hyundai Hyundai e a CAOA Hyundai será peculiar. A rede de concessionários ligada à Hyundai Hyundai venderá apenas o HB20 e produtos a serem montados em Piracicaba. Será formada por novos aderentes e optantes entre as empresas que vendem os carros importados através da CAOA Hyundai. 

A rede CAOA Hyundai venderá veículos montados em Goiás e importados, até o vencimento do contrato de cessão dos direitos de produção e importação – ou se a Hyundai Hyundai negociar com a Hyundai do B o cancelamento do contrato. Aí a empresa coreana voltará a ser senhora de sua marca. Vendas em outubro, inauguração em novembro.

Trax, o EcoSport da GM pero hecho en Mexico
O rentável filão dos utilitários esportivos compactos, caminho aberto pelo Ford EcoSport, seguido pelo Renault Duster, terá novo frequentador, um Chevrolet. A GM investirá US$ 420 milhões para fazer um SUV compacto e outros dois produtos: picape para voltar ao segmento de maior peso; e caixa de transmissão mecânica com duas embreagens. O investimento criará 1.000 empregos.

A novidade, de acordo com o enfoque, é boa, ruim ou péssima. Boa pela concorrência no mercado onde os representantes são caros; ruins para o Brasil pois investimentos e produção não serão aqui, onde o governo federal cria dificuldades para forçar a volta do uso de componentes nacionais, mas em San Luis Potosí e Guanajuato, México. 

A fábrica, como fez a Nissan, mira o Brasil como principal mercado. E é péssima para os metalúrgicos de São José dos Campos, SP, onde a empresa descontinuou a dupla Meriva e Zafira e incentiva demissões mesmo com a benesse oficial da redução de IPI e barreira contra os importados, e metalúrgicos fazem greve para entender o porquê do desrespeito ao acordo oficial.

Questão maior, entretanto, sustenta discussões no Vale do Paraíba: é o que pretende a GM, e qual o significado da sequência de medidas, diminuindo de tamanho – sua participação em vendas no mês passado perdeu 1,5%; reduzindo a nacionalização de seus produtos, importando componentes como motores, transmissões, latas estampadas, carros inteiros; desistiu da fábrica de transmissões em Santa Catarina; cortou o Brasil da possibilidade de receber investimentos para novos produtos.
A GM encolherá, reduzindo sua atividade e empregos no Brasil, comprando peças e produtos no exterior, exportando divisas, diminuindo sua ação?

GM Trax. Brasil perdeu produção para o México
Roda-a-Roda
Voz do dono – Mal acabaram os brindes pela assunção, a VW acelerou a Porsche, e fará mais três produtos: o Pajun, sedã menor que o Panamera, competidor com a Serie 5 BMW; ressuscitou o projeto do 960, motor entre eixos, V8, bi turbo, 600 cv, dois lugares, concorrente de Ferrari V8; e o utilitário esportivo Macan, cujo protótipo chamado Cajun, compacto, com plataforma de VW Tiguan e Audi Q 3. Quer vender 200 mil unidades em 2018. Projeto de peito, vendeu 117.000 em 2011.

Idem – Pouco antes da VW incorporar a Porsche em seu portfolio, uma de suas marcas, a Audi, assumiu as italianas e míticas motocicletas Ducati. A Audi controla a Lamborghini, opera na Itália, e fica menos atrapalhada a gestão. Quitou a compra e nomeou mandão o CEO da Audi, Rupert Stadler.

Brasil – O Dacia Duster, aqui Renault, iniciou vendas na Inglaterra. Versão de entrada, 1.6, com ABS, eletrônica para frenagem de emergência e dois air bags a R$29.200. No Brasil, pelado em segurança, R$ 51,8 mil. Há diferenças de impostos, mas, ainda assim, considerando elevado frete, custos internacionais, deixa injustificável o preço aqui praticado.

Ficamos assim - Não há justificativa, mas explicação. Preço justo é o máximo que o cliente se dispõe a pagar. Acha caro? Sente-se explorado? Pare de comprar. Como se diz no Goiás, cumbinado num é caro.

Trabalho – A Fiat contratará 600 trabalhadores para prensas, funilaria,pintura, e ampliar produção em 150 unidades, chegando a 3.150/dia. O corpo funcional ascenderá a 19.200 funcionários, gerando novos empregos nos fornecedores.

Porquê - O mercado doméstico consome 16 mil unidades/dia, e a Fiat quer acompanhar sem perder os 22,2% de participação de sua liderança.

Mais um – Dia 27, cimentação da pedra fundamental da fábrica Sinotruk Brasil em Lages, SC. Facilidades do Governo do Estado e presença da empresa mãe, a China National Heavy Duty Truck Group Corporation. Prevê montar 5.000 caminhões no primeiro ano, iniciando com peças importadas e agregação de partes e mão de obra nacionais.

Acordo – Iveco e Makro fizeram acordo que, tão óbvio, é simples: a Iveco exporá nas lojas desta veículos com perfil da clientela do atacadista – comércio varejista, alimentação, conveniência. Como aluguel, duas unidades para sorteio entre os clientes do Makro.

Teoria – Foca na assertiva do famoso marqueteiro Milton Nascimento, cantada em Bares da Vida: “o artista deve ir onde o povo está”. Nas lojas de São Bernardo do Campo, S Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Salvador, Recife e Curitiba, mercados de metade das vendas da Iveco.

Mercado – Passou batido para as montadoras brasileiras os Jogos Olímpicos em Londres. Olimpíadas anteriores motivaram séries especiais – Voyage Los Angeles em 1984, Monza Barcelona 1992, Gol e Parati Atlanta 1996.

Amigos – Frota que mais cresce, a Fiat resolveu tratar como amigos os mecânicos de oficinas independentes. Descontos, bom trato, acesso a literatura técnica especializada, a política dá certo e ano passado registrou 70 mil notas fiscais para oficinas clientes. Quer superar os resultados, dará prêmios por resultado, picape Strada Working e visitas à fábrica.

Escala – Para aproveitar a movimentação do recente filme da trilogia Batman, a Candide fez réplica do Batmóvel em escala, comandada por rádio. R$ 89,90. Mais ? www.candide.com.br.
     
História – Para comemorar 10 anos de operação o grupo Alfa Romeo Br se materializará em automóveis e colecionadores. Sábado, 28, encontros em todo o país, transmissão de informações e imagens pelas redes sociais. Em Brasília, no Museu Nacional do Automóvel.

GentePatrick Pelata, francês, 56, diretor da Renault mundial, fora. OOOO Responsabilizado por mal explicado caso de espionagem industrial na marca, afastado da vice presidência, virou diretor informal. OOOO Após 16 meses, bem indenizado, deixa a empresa. OOOO


E a Fiat, quem diria, democratizou as 16 válvulas
Nascida para a ser a menor, a Fiat associou seu nome aos carros pequenos e à inventividade das versões –furgoneta, picape, 147 Vogue – mas, curiosamente, foi pioneira e bem sucedida nos motores com 16 válvulas no Tempra, seu carro grande para o conceito da marca no Brasil. 

Era o mais atualizado sedã, em época de transição entre os velhos produtos e a novidade dos importados, e quando a injeção eletrônica causava versões de preço elevadíssimo nos concorrentes VW Santana e no Chevrolet Monza.

Bem lançado, o Tempra provocou a Fiat tornar acessível o motor com 16V em 1993. Era charmoso, ótimo em ergonomia, tinha garantia de 2 anos ou 50 mil km – e teve enorme apoio. Patrocinadora da transmissão do Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos dois 16V como Pace Car passearam amplamente no circuito antes da largada. 

A TV transmitiu e a longa publicidade graciosa marcou a prova. Não ficaria aí. Ayrton Senna, vencendo em carro com o câmbio quebrado, acabou a corrida, sentou-se à janela do Tempra, corpo para fora, bandeira brasileira à mão, deu consagradora volta no circuito, devidamente transmitida pela TV, identificando o carro com velocidade e vitória.

As vendas do Tempra duplicaram em 1993, mostrando-o superior relativamente aos concorrentes, hesitantes para investir no sistema. Foi a democratização das 16 válvulas.

Senna, vencedor do GP de Interlagos, comemora no Tempra 16V

RALI DE REGULARIDADE MITSUBISHI MOTORSPORTS INVADE GOIÂNIA EM AGOSTO. VEJA COMO SERÁ A APRECIE AS FOTOS DAS SUVS OFF-ROAD EM PLENA AÇÃO. INSCREVA-SE E PARTICIPE



No dia 4 de agosto, os motores da Nação 4x4 vão roncar em Goiânia (GO), na quarta etapa, da 18ª temporada, do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports.

"Estamos retornando a Goiânia e preparamos uma prova incrível e muito desafiadora. Um dos diferenciais desta etapa será as subidas e descidas, já que o percurso passa por muitos trechos de serra", destaca Detlef Altwig, diretor técnico dos ralis Mitsubishi.

A largada será no Shopping Flamboyant, um dos locais mais movimentados da cidade e com fácil acesso para o público e competidores. A prova segue em direção a Santa Barbara de Goiás, passando pela famosa Trindade.

Um dos destaques será a passagem por uma criação de búfalos, onde é produzida uma deliciosa mussarela de búfala, muito apreciada em toda a região.

Os competidores ainda terão pela frente a Serra da Jiboia e passarão por estradas sinuosas, canaviais e muitos riachos. Serão cerca de 200 quilômetros para a categoria Graduados (duplas mais experientes), 180 km para a Turismo (experiência intermediária) e 160 km para a Light (iniciantes).


Disputa acirrada
Após três etapas neste ano, em São Pedro (SP), Joinville (SC) e Londrina (PR), a disputa está muito acirrada nas categorias Graduados e Turismo.

Com o segundo lugar em Londrina, Alfredo e Camilo Turcatto, de São Paulo, lideram na Graduados, com 59 pontos. Mas Luis Roberto e Luis Felipe Eckel, de São Bento do Sul (SC), seguem logo atrás, com 57 pontos. Renato Ferreira Martins e Breno de Almeida Rezende, de Belo Horizonte (MG), completam as três primeiras posições, com 50 pontos.

Na Turismo, Fernando Isao Tokita e Wagner Uchima, de São Paulo, venceram a última etapa e abriram vantagem na categoria. "Era tudo o que buscávamos desde o início do ano e agora estamos brigando de igual para igual no campeonato", disse Fernando, que disputa o Mitsubishi Motorsports há quatro anos. Na segunda colocação estão Camilo Martins e Loraine Tavares Lima, Conceição de Macabu (RJ), com 53 pontos, seguidos por Celso Watashi e Helio Watashi, de Mogi das Cruzes (SP), com 49.



Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.mitsubishimotors.com.br. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, por carro, que serão destinados a associações da cidade.

Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 750 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994.

Acompanhe as novidades do Mitsubishi Motorsports através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/nacao4x4). Para mais informações e inscrições, acesse:www.mitsubishimotors.com.br.

O Mitsubishi Motorsports Sudeste tem patrocínio de Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamentos, Estapar, Mangels, MVC Artecola, Farmais, Automotiva Usiminas, Transzero, Unirios, Seara, Pirelli, Redecard, Dupont, Consórcio Embracon, Daslu Homem e Artfix.

Programação da 4ª etapa - Goiânia (GO)

03 de agosto - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Oliveira´s Place
Endereço: Rua T-36, nº 3588 - Setor Bueno - Goiânia (GO)

04 de agosto - Sábado
Local: Área de eventos do Flamboyant Shopping
Endereço: Av. Jamel Cecílio, 3300 - Quadra B-32

7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: Oliveira´s Place
Endereço: Rua T-36, nº 3588 - Setor Bueno - Goiânia (GO)


FORD LANÇA NOS ESTADOS UNIDOS O MUSTANG RTR 2013, COM MAIS DE 600 CV.


O assessor de Imprensa da Ford Brasil, Célio Galvão acabou de divulgar que a companhia apresentou nos Estados Unidos o novo Mustang RTR 2013, com 632 cv,uma versão personalizada assinada pelo piloto Vaughn Gittin Jr, campeão mundial de Drift, estilo de competição em que os pilotos provocam derrapagem, muito popular nos Estados Unidos e Japão. 

Como mostra o vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=LRmWlo7zmc8, a personalização inclui acessórios que dão um visual extremamente esportivo e "apimentam" o desempenho do famoso "muscle car", que na versão V8 supercharger chega a até 632 cv.




FÁBRICA DA FIAT EM POMIGLIANO D’ARCO É PREMIADA


A fábrica da Fiat em Pomigliano d’Arco, na Itália, recebeu o conceituado prêmio internacional Automotive Lean Production 2012 na categoria OEM, após um processo de análise e avaliação por um comitê de especialistas selecionados pela revista alemã Automobil Produktion e pela empresa de consultoria Agamus Consult.

Desde 2006, mais de 700 fábricas de produção em mais de 15 países diferentes, como Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Itália, participaram do processo de seleção para receber o cobiçado troféu, um dos mais significativos na Europa.

Todo ano, depois da análise inicial dos questionários respondidos pelas fábricas nos vários países, uma seleção dos candidatos ocorre em um total de cinco categorias. Esse processo também inclui verificações no local, reuniões específicas e entrevistas, para investigar e confirmar os dados coletados nos questionários.

FIAT LANÇA CAMPANHA INSUPERÁVEIS 2012


Sempre buscando a qualidade de seus produtos e melhoria da manutenção da frota circulante de automóveis da marca, a Fiat inicia sua campanha Insuperáveis 2012, que tem como objetivo principal incentivar o mercado de Peças e Acessórios Genuínos Fiat, com foco no reparador independente e estímulo as equipes de vendas dentro das concessionárias.

Sucesso no ano passado com mais de 70.000 notas fiscais lançadas e a participação de mais de 4.500 reparadores independentes de todo país, a campanha consolida o trabalho da Fiat junto aos reparadores de todo o Brasil. Ela teve início em 2009 e a cada ano trás novidades para este público. Este ano serão 5 meses de campanha, o período de participação é de 02 de julho até 30 de novembro de 2012.

Para participar e acumular pontos, o reparador deve se cadastrar no site www.reparadorfiat.com.br e acessar o link da campanha. O reparador irá cadastrar as notas fiscais de compras de peças e acessórios genuínos Fiat, e a cada R$ 1,00 o reparador recebe um ponto que poderá ser trocados por prêmios do catálogo da campanha, que pode ser consultado no site do Insuperáveis 2012.

No final da campanha os reparadores concorrem a um Fiat Strada Working zero km, e os 48 reparadores que alcançarem maior desempenho em número de pontos ganham uma viagem para conhecer a fábrica da Fiat em Betim, além de participar do evento de encerramento da campanha.

Líder de mercado nos últimos 10 anos e consequentemente detentora da frota que mais cresceu no Brasil na década, a Fiat busca constantemente novas tecnologias e formas de aprimorar seus carros, seus serviços e principalmente, seu atendimento, tanto nas concessionárias como junto aos seus parceiros reparadores independentes, tendo uma relação próxima e canais de comunicação exclusivos com estes clientes, oferecendo sempre informações e treinamento aos reparadores.

Vale ressaltar que as Peças Genuínas são rigorosamente testadas e aprovadas dentro dos mais rígidos critérios técnicos da Fiat, visando garantir a qualidade, segurança, durabilidade e facilidade de reparação.

terça-feira, 24 de julho de 2012

AUDI CHEGA AO BRASIL COM TRÊS NOVAS VERSÕES DO NOVO S5: SPORTBACK, COUPÉ E CABRIOLET, EQUIPADAS COM O MOTOR 3.0 TFSI V6 DE 333 CV. PREÇOS VARIAM DE R$ 355.900 E R$ 387.900. FOTOS MOSTRAM AS BELAS MÁQUINAS ALEMÃS


São Paulo, 24 de julho de 2012 - A Audi está lançando no Brasil a linha esportiva do A5, o novo Audi S5 - nas versões Sportback, Coupé e Cabriolet. O motor 3.0 TFSI V6 de 333 cv de potência e 440 Nm de torque agora é utilizado em toda a linha de modelos S5 - no S5 Sportback, no S5 Cabriolet e no S5 Coupé. 


Na versão cupê, o propulsor substitui o V8 4.2 litros. Com o motor V6 equipado com compressor mecânico Roots o consumo de combustível foi reduzido em 20%, com média de 12,35 km/l. O resultado também tem desempenho superior: o S5 Coupé acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos; o modelo Sportback em 5,1 segundos; e o Cabriolet em 5,4.


O câmbio S tronic de sete velocidades é de série em todos os três modelos, assim como a suspensão esportiva, auxiliada por amortecedores controlados eletronicamente; a tração integral quattro; a direção dinâmica; e rodas de liga leve de 18 polegadas. Os novos Audi S5 chegam com os seguintes preços: Sportback por R$ 355.900; Coupé por R$ 360.900; e Cabriolet por R$ 387.900.

Audi S5 Sportback:
esportividade particularmente elegante


Nos novos modelos, a sigla "S" significa esportividade e também eficiência elevada - características presentes no DNA da marca Audi. O novo Audi S5 Sportback, um cupê de cinco portas alimentado por um eficiente motor V6, carrega a letra S aliando alto desempenho a comodidade, conforto e espaço, tornando o modelo o mais versátil de sua categoria. A esportividade e a praticidade caminham lado a lado no novo Audi S5 Sportback, modelo inédito no mercado brasileiro, que chega com preço de R$ 355.900.

Potência e controle


O motor que equipa o Audi S5 Sportback é o 3.0 TFSI V6, que gera potência máxima de 333 cv entre 5.500 e 7.000 rpm. O torque máximo é de 440 Nm, disponível dentro da faixa de rotação entre 2.900 e 5.300 rpm. O propulsor garante ainda mais potência e desempenho à versão esportiva do A5 Sportback, originalmente equipada com um 2.0 TFSI de 211 cv e 350 Nm de torque (no modelo Ambition). Um inovador sistema de supercompressão, acionado mecanicamente com intercooler, é utilizado para transformar o motor de seis cilindros em uma usina de força compacta e com consumo moderado.


O esportivo é equipado com o câmbio S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem, que pode ser operado no modo automático - com trocas mais rápidas do que em uma transmissão convencional - ou no modo manual, por meio de shift paddles no volante multifuncional.

O resultado é um desempenho que promete agradar os motoristas que preferem andar na frente: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Para garantir total controle, o veículo conta com a segurança e a tecnologia da tração integral quattro de série, que, em situações normais, distribui o torque para as rodas em 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro, aumentando a eficiência dinâmica do veículo. O modelo vem ainda equipado, de série, com suspensão esportiva e direção dinâmica.


Outro destaque para melhor dirigibilidade e eficiência é o Audi Drive Select, item de série que oferece ao motorista quatro modos de condução: Comfort, Dynamic, Auto e Individual. O sistema possibilita selecionar o modo de condução mais atraente, modificando características de direção, acelerador, câmbio e módulos de controle do amortecimento.

Além de versátil e potente, o novo Audi S5 Sportback é econômico: graças ao sistema de injeção direta de combustível, o veículo tem média de consumo combinada (cidade-estrada) de 12,35 km/l. As emissões de CO2também são reduzidas: 190 g/km na medição combinada cidade-estrada.

Design esportivo e elegante

O desenho do novo Audi S5 Sportback deixa evidente as intenções esportivas, a começar pelas rodas de liga leve de 18 polegadas (com pneus 245/40), com pinças de freio que levam a logomarca S do carro. Os retrovisores externos, eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos (com função antiofuscamento automática e memória), ganharam capa em alumínio, para se diferenciarem do modelo convencional.

Outros diferenciais são o spoiler traseiro, o acabamento das soleiras das portas em estilo exclusivo S, para-choques esportivos, escapamento duplo e ovais em ambos os lados, saídas de ar redesenhadas e frisos decorativos brilhantes. Para completar o apelo esportivo, o modelo recebeu o logotipo "S" nas laterais dianteiras, na traseira e na grade frontal.

Na frente, destaque para os faróis bi-xenônio, com faixa de LED, que conferem ao modelo uma aparência inconfundível. A montadora oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina.

Na traseira, lanternas com tecnologia LED redesenhadas são um verdadeiro atrativo para os olhos e combinam o aspecto dinâmico do veículo com uma traseira bem definida. O S5 Sportback pesa 1.745 kg; tem 4,71 m de comprimento; 1,85 m de largura; e 1,38 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,81 m e a capacidade do porta-malas é de 480 litros.

Interior diferenciado e 
sofisticado, com mais conforto e conveniência


A esportividade também está bastante presente no lado interno: a começar pelo volante esportivo multifuncional em couro, de três raios com shift paddles, passando pelo acabamento em alumínio escovado fosco e chegando aos bancos esportivos da linha S, com ajustes elétricos, que permite melhor posição de dirigir.


Os ocupantes de trás também se sentem em um esportivo, graças ao banco traseiro bipartido, e não inteiriço. O revestimento dos bancos é em couro Napa Fina, com emblema S5 gravado em baixo relevo na dianteira. O banco do motorista é memorizável. O modelo vem ainda equipado com computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático e sensor de luz e chuva.


O S5 Sportback permite uma configuração exclusiva do acabamento interno, com a escolha da cor dos bancos, onde o preto pode predominar ou ser combinado com vermelho, cinza e marrom. Para o exterior são 12 opções de cores: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano, Prata Prisma e Azul Estoril.

Tecnologia e Segurança
Além da esportividade, a Audi aposta em tecnologia e segurança para oferecer a melhor experiência ao dirigir. Nesse quesito, destacam-se os airbags laterais dianteiros e de cabeça, o programa de estabilização eletrônica (ESP), além de freios ABS de última geração, suspensão esportiva e direção dinâmica. O modelo vem ainda com sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e com travamento central com controle remoto à distância.

Sistemas de informação e entretenimento

Entre os equipamentos de entretenimento, o S5 Sportback oferece aos ocupantes Audi Music Interface,com DVD Player, rádio com MMI (Multi Mídia Interface) com sistema de navegação, Bluetooth e sistema Bang & Olufsen, que proporciona uma experiência auditiva única aos ocupantes do carro.

O novo Audi S5 Coupé tem silhueta fascinante, com linhas alongadas nas seções laterais e teto liso. As rodas de liga leve de 18 polegadas, com logo S5 nas pinças de freio frontal que cintilam através dos raios das rodas, reforçam a sua esportividade. O modelo chega ao mercado brasileiro custando R$ 360.900.

A dianteira do cupê de duas portas ostenta a recém-desenhada grade singleframe Audi, com logo S5 e faróis de neblina com contornos aluminizados e faróis bi-xenônio com faixa de LED.


Mais leve (1.675 kg) e um pouco menor (4,64 m de comprimento e 1,36m de altura, com entre-eixos de 2,75 m) que a versão Sportback, o S5 Coupé com a mesma motorização da família acelera mais rápido: faz de 0 a 100 km/hora em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima, de 250 km/ hora, é limitada eletronicamente. Igual ao Sportback, o consumo combinado de combustível é de 12,35 km/litro e o valor combinados das emissões de CO2, de 190g/km.

Além dos equipamentos que já fazem parte do modelo Sportback, a versão Coupé ganhou teto solar panorâmico elétrico Open Sky. São 11 opções de cores externas: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano e Azul Estoril

Audi S5 Cabriolet: feito para ir além


Um alto grau de esportividade, graças à silhueta alongada do novo Audi S5 Cabriolet, ficam evidentes no design exterior do modelo conversível, equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas (com pneus 245/40). 

São 10 opções de cores externas: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano. O modelo chega ao Brasil com preço de R$ 387.900.

Equipado com o mesmo motor que o Sportback e o Coupé, esta versão acelera de 0 a 100 km/hora em 5,4 segundos, com máxima de 250 km/hora, limitada eletronicamente. O consumo combinado (cidade-estrada) é pouco diferente dos outros modelos: 11,7 km/l, e os valores combinados de emissões são de 199g/km. O modelo, que pesa 1.880 kg, tem as seguintes dimensões: 4,64 m de comprimento; 1,85 de largura; 1,38 m de altura e entre-eixos de 2,75 m.

Destaque para a capota elétrica, com quatro opções de cores (preto, marrom, vermelho e cinza), totalmente automática - que se abre ou fecha em apenas 15 segundos, podendo ser acionada com o carro em movimento em velocidades até 50 km/hora. 

O espaço no compartimento de bagagem é de 380 litros. O capô completamente revestido com manta acústica assegura maior conforto sonoro aos ocupantes do carro. Além dos equipamentos de conforto, conveniência e segurança equivalentes aos das outras versões, o S5 Cabriolet vem equipado com travamento central com controle remoto à distância.

Cilindros6 Cilindros
Cilindrada3197 cm³
Potência195 / 265 kw / hp
Torque330 Nm
CâmbioTiptronic de 6 velocidades
TraçãoQuattro
Aceleração 0 - 100 km/h6.4 seg
Velocidade Máxima250 km/h
Consumo na cidade13 L/100km
Consumo na estrada6.7 L/100km
Consumo combinado9 L/100km
Peso1570 kg
Comprimento4625 mm
Largura1854 mm
Altura1372 mm
Entre eixos2751 mm
Capacidade do tanque de combustível64 L
Capacidade do porta-malas455 L
Motorização3.2 L
*Os valores indicados foram determinados de acordo com os procedimentos de medição recomendados (Diretriz EG 715/2007 e EWG 80/1268 na versão atualmente em vigor) e devem ser utilizados meramente para fins de referência.

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