Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 30 de março de 2021

COLUNA MECÂNICA ONLINE® - Que motocicleta devo comprar?


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


30 | MARÇO | 2021 


Tarcísio Dias


Acertando na compra da sua próxima motocicleta


O tema abordado em nossa coluna anterior foi sobre os cuidados na compra do seu próximo carro, agora vamos mudar de quatro para duas rodas, considerando as dicas mais importantes ao escolher sua próxima motocicleta, indo além do custo e benefícios.

Com o crescimento dos serviços de delivery e também por uma opção mais econômica e segura que o transporte público em relação a transmissão do vírus da COVID-19, foi crescente o aumento da quantidade de motos em circulação e novos adeptos das duas rodas.

Para aqueles que estão pensando em trocar ou adquirir uma moto, seja para o transporte no dia a dia ou como instrumento de trabalho, é indispensável considerar alguns pontos específicos de cada finalidade e modelo antes de decidir pela compra.

Um recente artigo da Laquila destacou os principais aspectos que precisam ser considerados ao escolher uma motocicleta.

Facilidade de manutenção – Primeiro passo ao escolher uma moto é ter certeza de que ela terá uma manutenção viável. Observe se a marca tem presença local, o que vai facilitar o pós-vendas, o que normalmente é mais complicado quando a moto vem de outro país.



Nova ou seminova? - Antes de fechar o negócio é importante definir necessidades e gastos. O perfil do comprador é fator decisivo na hora dessa decisão. Uma moto novo resulta em gastos mais altos de documentação e emplacamento, porém em geral as montadoras oferecem de 2 a 5 anos de garantia, o que vai livrar o piloto de gastos com manutenção nesse período.

Por outro lado, há a depreciação do mercado, que faz com a moto perca valor ao ser retirada da concessionária. Além de ser também uma questão de orçamento, por exemplo, com o mesmo valor investido você pode comprar uma moto nova com todas as vantagens da quilometragem zero e ao mesmo tempo consegue adquirir uma alternativa mais potente ou com mais opcionais pelo mesmo preço, porém seminova.

Finalidade - Entender os requisitos necessários de cada objetivo para a moto pode ser decisivo no momento de escolher o modelo. “Hoje há no mercado diversos tipos de motos, big trail, custom, street, superesportiva, etc., para viajar por exemplo o ideal é apostar em uma big trail ou uma custom, pelo conforto proporcionado por esses formatos. Já pra trabalho e dia a dia, talvez uma street se encaixe melhor”, explica Bruno Neves, consultor comercial e de desenvolvimento da Laquila.  

Conforto - No momento da compra muitos acabam esquecendo de checar um aspecto bastante importante: a altura do condutor em relação a moto. “É um ponto que influencia bastante no conforto e ergonomia na hora da pilotagem. Para uma pessoa muito alta por exemplo, uma moto esportiva poder trazer dificuldades ao pilotar já que ela precisaria ficar com o corpo muito curvado. Nesse caso o ideal é buscar modelos mais distantes do chão, e que permitam que os braços fiquem mais esticados. Para não ter erro, o indicado é sempre subir na moto prestando atenção nesses aspectos e se possível fazer um test drive”, adverte o profissional.


Custo e benefícios - É imprescindível estar atento a procedência da moto, principalmente se a compra for de um modelo seminovo. Para isso, o ideal é levar a motocicleta até uma oficina de confiança para uma avaliação”, diz. 

Identificar os defeitos e exigências de manutenção podem significar um desconto na negociação. “Recorrer a um profissional de confiança garante que você pague um preço justo. Ao comparar com a tabela fip e subtrair os gastos com troca de peças necessárias e demais manutenções a curto prazo, é possível garantir o melhor custo-benefício na hora da compra”, completa o especialista.

Não esqueça: Além das características da motocicleta, é importante lembrar que para garantir total conforto e segurança é necessário que o piloto adquira, também, itens pessoais de segurança que vão muito além apenas do uso de capacete. 

No Brasil a cultura de utilizar todos os itens individuais indicados para segurança no trânsito diariamente ainda é pouco difundida, mas um kit completo de segurança pode englobar, além do capacete, jaqueta, calça, bota, luva, joelheiras e protetores de coluna e pescoço. 

A dinâmica de pilotagem das motos faz com que todo o corpo do condutor esteja exposto e vulnerável, fazendo com que até mesmo o impacto de pequenas quedas represente um risco à integridade física, o uso dos equipamentos indicados é a maneira mais eficaz de neutralizar esses riscos.

Mecânica Online

Jeep Day - O dia 4/4, ou melhor, 4x4 é celebrado no mundo inteiro e já é conhecido oficialmente como Jeep Day. Em São Paulo já virou até lei, desde 2005. Mas você quer saber por que esse dia é tão importante? Desde que a gente nasce a vida traz um monte de desafios. E a gente passa cada aventura para vencê-los, que o caminho passa a ser uma verdadeira recompensa. Por isso, nesse 4x4, pare e pense, planeje sua próxima aventura ou vai sem planejar mesmo, só vai.

Feio - VW engana o mundo com falsa mudança de nome para “Voltswagen” nos EUA. Empresa fez brincadeira de mau gosto em antecipação ao dia da mentira, em lance de marketing para divulgar eletrificação e tentar superar o “dieselgate”. 

Feio 2 - Com ares de seriedade, a empresa divulgou em um comunicado oficial, retirado do site no fim do dia, que a mudança de nome para Voltswagen era “uma declaração pública dos próximos investimentos futuros da companhia em eletromobilidade”. Seria justo concluir, portanto, que tais investimentos são falsos. O erro foi tão grande que nem a data acertaram. Lamentável.

===============================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Saiba mais sobre o desenvolvimento da plataforma Adventure Intelligence by Jeep Connect



A Adventure Intelligence by Jeep Connect será uma das novidades do Jeep Day 2021. Depois de dois vídeos divulgados nas últimas semanas mostrando um pouco sobre toda a conveniência, assistência e conveniência que os usuários da Jeep passarão a poder contar no Renegade em breve, agora é a vez de abordar como foi seu desenvolvimento. O sistema foi feito globalmente e os times de Design e Engenharia do Brasil contribuíram com esse processo.

A Adventure Intelligence, que estará nos veículos da Jeep por aqui, foi feita pensando especialmente nas necessidades do consumidor da América do Sul. Com o objetivo de garantir a melhor experiência, a Jeep incluiu a participação dos clientes em todas as etapas do desenvolvimento, desde as pesquisas até os testes de usabilidade. 

“Esse é um trabalho sem data para acabar. A gente vai continuar aprendendo com nossos clientes sobre o uso do aplicativo e dos softwares para que a gente possa oferecer a experiência ideal em todos os momentos, dentro ou fora do carro. Estamos cada vez mais próximos do lançamento da Adventure Intelligence, quando contaremos sobre todas as funcionalidades incríveis que foram pensadas para proporcionar uma experiência cada vez melhor para os clientes Jeep”, afirma Leandro Alvarenga, líder de Design de Experiência do Usuário da Stellantis para a América do Sul. 

Eric Granado mantém rotina intensa de treinos para o Espanhol de Superbike. Competição começa dia 10 de abril



Barcelona (Espanha) – Há mais de um mês morando na Espanha, Eric Granado está em preparação para disputar o Campeonato Espanhol de Superbike 2021, que começa nos dias 10 e 11 de abril, no Circuito de Jerez de la Frontera. Integrante da Team Honda Laglisse, o brasileiro mantém uma rotina bastante intensa, que inclui treinos físicos e com moto. 

Nos últimos dias (26, 27 e 28/3), o piloto realizou sessão de testes com a CBR 1000RR-R Fireblade SP, modelo que chegará em breve ao mercado nacional.  “Esse segundo teste foi bastante positivo, desta vez em Jerez, mesmo local da abertura do campeonato. Tem sido um início de trabalho muito bom com a equipe. Primeiro em Almería, em fevereiro, e agora nesse fim de semana. Estou conseguindo evoluir a cada dia e me adaptando cada vez mais à moto. Faltam apenas duas semanas para iniciarmos a competição e estou mais motivado do que nunca para esse novo desafio”, diz o tetracampeão do SuperBike Brasil na principal categoria. 
 
O Team Honda Laglisse conta também com os pilotos espanhóis Jordi Torres e Javier Airtime, além do francês Phillip Le Gallo, sendo que os tempos dos testes não foram divulgados. O chefe da equipe, fundada em 1984 e dona de 25 títulos do FIM CEV Repsol e um Campeonato Mundial na Moto3, é Jaime Avilés.

Embora a fase ainda seja de adaptação ao novo estilo de vida, Eric Granado conta que conseguiu se encaixar bem nesse primeiro momento, mesmo com um obstáculo climático. “Por enquanto está muito frio por aqui, algo que não estou acostumado. É diferente pedalar e fazer os treinos do dia a dia com baixas temperaturas, mas estou conseguindo superar”, destaca o brasileiro.


 

Todo mundo sabe que competir fora do Brasil exige muitos sacrifícios, mas o fato de já ter vivido na Espanha tem ajudado o brasileiro. “Tenho amigos aqui, o que faz com que eu me sinta um pouco em casa. Mesmo assim, é outro país, com outros costumes e cultura. Não é fácil ficar longe da família, da minha namorada e de todos com quem convivia. Mas tudo isso faz parte desse novo desafio e desse importante momento da minha carreira”, evidencia Granado, que tem patrocínio da Honda Brasil.
 
Sobre a pandemia, ele comenta que na Espanha a situação está muito melhor que em outros países da Europa e no Brasil. “As restrições estão bem mínimas. Já estamos com uma vida praticamente normal por aqui. É claro que tem todos os cuidados sanitários, como uso de máscara e álcool gel. Nada está limitando os treinos e a preparação. Nenhuma atividade recente foi cancelada até o momento por causa da Covid-19”, comenta o piloto de 24 anos.
 
Em relação aos treinos físicos, Eric Granado conta com dois profissionais. “Faço a preparação com meu personal, que é um treinador específico para piloto. É um trabalho voltado para a motovelocidade e para os pontos que preciso focar mais. Está sendo muito bom e estou conseguindo evoluir fisicamente. Com o fisioterapeuta, o trabalho não só me recupera, como me fortalece alguns pontos, como meu ombro, depois de uma lesão que tive”, ressalta.
 
Assim como fazia no Brasil, Granado já conseguiu treinar supermoto na Espanha. “Ainda não deu para praticar o flat track nem motocross, por conta da agenda que está bem apertada. Já o supermoto, treinei três vezes. É uma modalidade muito completa. A gente anda em kartódromo e eu tenho uma CRF 450R, que é uma moto muito potente para esse tipo de pista, o que exige bastante fisicamente. Isso me ajuda a aprimorar e melhorar o controle de derrapagem, fundamental na preparação para as provas de superbike”, explica.


 

Calendário Campeonato Espanhol de Superbike 2021
1ª etapa – 10 e 11 de abril – Jerez
2ª etapa – 15 e 16 de maio – Navarra
3ª etapa – 19 e 20 de junho – Aragão
4ª etapa – 17 e 18 de julho – Barcelona/Catalunha
5ª etapa – 28 a 29 de agosto – A confirmar
6ª etapa – 23 e 24 de outubro – Valência
7ª etapa – 30 e 31 de outubro – Jerez

segunda-feira, 29 de março de 2021

VW nomeia Roger Corassa vice-presidente de Vendas e Marketing Brasil e Sétimo Spini será o novo diretor-adjunto de Pós-Vendas da VW para a Região SAM (América do Sul, Central e Caribe


  Roger Corassa (à esq.) será o novo VP de Vendas e Marketing da VW do Brasil; Sétimo Spini será o novo diretor adjunto de Pós-Vendas da Região SAM.

São Bernardo do Campo - A Volkswagen do Brasil anuncia Roger Corassa como novo vice-presidente de Vendas e Marketing da marca no Brasil. O executivo será responsável pelas estratégias de Vendas, Pós-Vendas, Desenvolvimento da Rede e Marketing da empresa, que prepara para esse ano o lançamento do VW Taos, completando a ofensiva de SUVs no País.

Com sólida e reconhecida experiência na indústria automotiva, gerenciando áreas comerciais e financeiras de diferentes regiões e em diversas posições, Roger atuou por 26 anos na FCA Fiat Chrysler Automobiles, trabalhando com marcas como Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM.

Ele iniciou sua carreira na empresa como técnico de controle de vendas, desenvolvendo-se e tornando-se posteriormente diretor de operações comerciais, de 2014 a 2018. Desde 2019 atuava como vice-presidente de Desenvolvimento de Rede para a América Latina da FCA. Graduado em Administração de Empresas, possui pós-graduação em Marketing e especialização em gestão de redes de distribuição.

Novo diretor de Pós-Vendas

Sétimo Spini será o novo diretor adjunto de Pós-Vendas da VW para a Região SAM (América do Sul, Central e Caribe), a partir de 01/04/2021, sendo transferido da Audi do Brasil. Com 26 anos de experiência profissional em empresas como BMW Group Brazil, Divisão de Carros da Volvo (Ford Motor Company), Chrysler do Brasil e Fiat, Sétimo atuava desde 2013 como diretor de Pós-Vendas e de Logística da Audi do Brasil.

Graduado em Engenharia Mecânica, possui pós-graduações em Gestão Empresarial Avançada e em Engenharia Automobilística.

domingo, 28 de março de 2021

BMW X7 Dark Shadow Edition esgota no Brasil. Edição limitada foi reservada por meio da plataforma FARFETCH em parceria de luxo inédita com a BMW do Brasil. O modelo reúne exclusividade, luxo, tecnologia, sofisticação e Puro Prazer de Dirigir BMW.

 


Todas as cinco unidades do icônico BMW X7 M50i Dark Shadow Edition anunciadas para o mercado nacional estão vendidas. Com reserva exclusiva pela plataforma FARFETCH, em uma parceria inédita com a BMW do Brasil, o SAV (Sports Activity Vehicle) premium pôde ser adquirido de forma totalmente digital pelo consumidor brasileiro. A parceria inédita e inusitada entre uma marca de moda e uma empresa automobilística reforça o posicionamento de inovação, luxo e tecnologia, que são pilares de ambas as marcas.

Os clientes que perderam a edição limitada podem adquirir o BMW X7 M50i, com outras opções de cores, revestimentos e equipamentos do SAV de luxo bávaro, à venda nas concessionárias BMW do Brasil.

Campanha “Aventura Garantida” apresenta linha Jeep Authentic Accessories, Garantia Adicional e Proteção de Pneus da marca - Campanha mostra algumas das mais de 260 opções de Jeep Authentic Accessories para customização, além dos serviços dos Pacotes de Serviços Jeep. - Filmes exibem esportes que os Jeepeiros amam como surfe, escalada e mountain bike




Surfe, escalada e mountain bike são alguns dos esportes que reforçam o espírito Jeep, que se apoia nos quatro pilares da marca: aventura, liberdade, paixão e autenticidade. Para serem praticados, é preciso tomar certos cuidados, como usar os equipamentos corretos e ter a orientação de especialistas que auxiliem na prática. Com um veículo Jeep, não é diferente. Este é o insight para a nova campanha da Jeep com a Mopar, marca de pós-vendas da Jeep, Fiat, Ram, Chrysler e Dodge. Criada em parceria com a agência Fbiz, a campanha digital “Aventura Garantida” mostra a importância de procurar especialistas e serviços de qualidade para deixar o seu veículo pronto para a hora de praticar seu esporte favorito. São três filmes com versões de 15” e 30”, abordando diferentes universos que os Jeepeiros amam. Os vídeos já estão disponíveis no canal oficial da marca no YouTube.


“Um surfista pode deixar a sua prancha mais personalizada, um cliclista precisa de sua bike sempre preparada e o aventureiro de escalada precisa sempre estar com o seu equipamento seguro. Na hora de cuidar dos equipamentos que utilizam para esses esportes, os praticantes buscam por proteção, especialistas no assunto e serviços de qualidade. Para cuidar de um modelo Jeep, o ‘equipamento de aventura de trilhas’, a lógica não deve ser diferente. A linha de Jeep Authentic Accessories traz inúmeras opções para deixar seu carro mais parecido com o seu tipo de aventura, além de mais bem cuidado para curtir o off-road com mais segurança”, afirma Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a região da América Latina.

De maneira dinâmica e com a comunicação que conversa diretamente com o público, o primeiro filme da campanha mostra as facilidades que um amante do surfe pode equipar o seu Jeep. No segundo vídeo, entra a turma que curte levar a bike para a trilha, mas sempre se preocupando proteção, por isso há relação com o serviço de Garantia Adicional da marca. Já o terceiro, aborda a aventura da escalada correlacionando com a Proteção de Pneus Jeep.

“Todo surfista tem o seu shaper de confiança. Todo ciclista conhece um profissional que cuida da sua bike como se fosse dele. E, claro que, para cuidar do seu Jeep, o principal vetor de todas essas aventuras, não poderia ser diferente. Até porque ninguém entende mais desse assunto do que quem faz os próprios Jeeps e seus acessórios. Por isso, para um assunto tão importante para a categoria - o pós venda - mostramos que o espírito Jeep está em todos os momentos: antes, durante e depois das aventuras dos seus donos. E por isso trouxemos esse paralelo direto entre os nossos produtos – desde acessórios originais até garantias adicionais – e a alma de qualquer aventureiro”, conta Fabiano Pinel, Diretor de Criação na F.biz.

No total, são mais de 260 opções Jeep Authentic Accessories para customizar e deixar o Jeep do seu jeito, além da segurança, cuidado e proteção por mais tempo com a Garantia Adicional e a Proteção de Pneus. As instalações do Jeep Authentic Accessories devem ser realizadas em uma das mais de 200 concessionárias Jeep de todo o país, que também fornecem todos os serviços de pós-vendas.

A Garantia Adicional Jeep oferece planos de 12 ou 24 meses adicionados à garantia de fábrica de três anos. A extensão da garantia de fábrica é oferecida através do parceiro Assurant, que traz 2 tipos de cobertura: ampla ou motor e câmbio.

Já o serviço de Proteção de Pneus, exclusivo para a Jeep e Fiat, garante a substituição de até dois pneus por evento em até duas ocasiões no ano nos casos de danos e avarias. Ele não é renovável e deve ser adquirido apenas antes da retirada do veículo na concessionária pelo cliente no momento da aquisição do carro. Para este serviço, o parceiro é a Chubb, a maior seguradora de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto do mundo, com presença em mais de 54 países e territórios.

Em uma estratégia totalmente digital, após cada divulgação dos vídeos da campanha, um influenciador domina os Stories da Jeep e dá mais informações sobre o assunto. A primeira foi a surfista e campeã brasileira Julia Santos (@juliasantos1) e os outros contaram com a atleta de aventura Shubi Guimarães (@shubiguima).



Os vídeos já estão disponíveis:

Jeep Authentic Accessorieshttps://www.youtube.com/watch?v=MI_reXc7srE

Garantia Adicional Jeep: https://www.youtube.com/watch?v=xCVOL5viU4c

Proteção de Pneus Jeep: https://youtu.be/VagFvX925Jw

Acompanhe os canais da Jeep:

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/

FICHA TÉCNICA

Título: Equipamentos de Aventura

Anunciante: Jeep

Produto: Pós Venda Jeep

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Diretora de Criação Associada: Daniele Rodrigues

Criação: Bianca Agnelli, Pedro Gait, Bernardo Medina, Giulia Perrone, Carlos Damazo e Camila Gusson

RTVC Angelo Pende

Motion: Dereck Denis

Planejamento: Sara Silva, Annahy Laira, Edson Luis, Guilherme Cipolla, João Roa, Maria Paula Miura

CMO: Carolina Buzetto

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Demarche, Mariana Oliveira e Renata Caderno

Produtora: Hogarth

Direção: Madê Picchi

Direção de Fotografia: Thais Taverna

Produção Executiva: Gabriela Carvalho

Gestão de produção: Beatriz Basílio

Assistentes Executivas: Karoline Brito e Jefferson Brito

Assistente de Atendimento Produtora: Mirna Abaurre, Camila Galassi e Camila Assis

Colorista: Leandro Lamezi

Montagem: Fabio Bortoletto

Finalização: Yasmin Uehara

Pós Produção: Diogo Castro

Produtora de Som: Canja Audio Culture

Atendimento Produtora de Som: Guga Costa

Direção de som: Lucas Sfair, Eduardo Karas, Filipe Resende

Produção de Som: Levi Mynssen, Pedro Souza

Locução: Lucas Sfair

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Sarah Albuquerque, Rúbia Santos, Tatiana Diniz, Livia Lira, Paula Salerno.

VW e Fundação Grupo VW oferecem formação profissional no Paraná. Ação faz parte do projeto Carretas do Conhecimento Digital e acontecerá no formato on-line - São mais de 1.600 vagas gratuitas para 30 localidades em 19 municípios, em parceria com o Senai-PR

  

  Da esquerda para a direita: Everson Buch, coordenador de Educação e Gerência de Ações Móveis do Senai-PR; Waldemir Amaro, gerente de Ações Móveis  do Senai-PR; Leandro Lemos de Oliveira, Plant Manager e António Cabrita, gerente de Manufatura da Fábrica da VW em São José dos Pinhais/PR.

A Volkswagen do Brasil anuncia hoje mais uma parceria com o Governo do Estado do Paraná, voltada ao desenvolvimento social e educacional de comunidades por meio da oferta de cursos profissionalizantes: o projeto Carretas do Conhecimento Digital, que será gerenciado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Senai-PR. O início das atividades está previsto para o dia 12 de abril.

“Esta é mais uma iniciativa de responsabilidade social que fortalece a relação da Volkswagen do Brasil com a população do Paraná. Neste contexto de pandemia, o projeto Carretas do Conhecimento será realizado em versão digital, oferecendo cursos profissionalizantes semipresenciais para incentivar a empregabilidade e o empreendedorismo em comunidades. Com isso, esperamos contribuir para a retomada da atividade econômica e a inclusão social dos cidadãos paranaenses, sem descuidar dos protocolos de saúde durante a pandemia”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Esse apoio é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela empresa com o Governo do Paraná em 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais. No dia 24 de fevereiro, também como parte deste Protocolo, foi inaugurado o Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Erasto Gaertner.

"Encerramos 2020 como o segundo estado que mais abriu novas vagas com carteira assinada e começamos 2021 com recorde histórico na geração de empregos. Isso é fruto de parcerias com a iniciativa privada, como esse projeto com a Volkswagen do Brasil, e de um trabalho de orientação das Agências do Trabalhador. A formação profissional melhora as possibilidades de contratação no mercado de trabalho. Com a adaptação ao formato digital vamos ainda mais longe", destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade na qual o Senai-PR está ligado, ressalta que o projeto mostra a responsabilidade que o setor industrial tem com a capacitação profissional dos paranaenses. “Iniciativas como esta da Volkswagen do Brasil comprovam o compromisso da indústria com a geração de oportunidades para a população. O fato de o Senai-PR ter sido escolhido para operacionalizar esse projeto é motivo de orgulho para nós e um reconhecimento da qualidade do ensino técnico que ofertamos”, afirma.

Da esquerda para direita: Everson Buch, coordenador de Educação e Gerência de Ações Móveis do Senai-PR; Paulo Antonio Lukesic, gerente de Recursos Humanos da Fábrica da VW em São José dos Pinhais/PR; Leandro Lemos de Oliveira, Plant Manager da Fábrica da VW em São José dos Pinhais/PR; e Waldemir Amaro, gerente de Ações Móveis do Senai-PR.

Carretas do Conhecimento Digital
Desde 2019, a Volkswagen do Brasil, em parceria com o Governo do Paraná, a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR, realiza o projeto Carretas do Conhecimento. No primeiro semestre de 2021, em virtude da pandemia da COVID-19, as atividades serão predominantemente on-line. A depender do contexto da pandemia, 100% das atividades irão ocorrer à distância, com os alunos assistindo às aulas de casa e o professor ministrando os cursos ao vivo, de dentro da carreta. Cada carreta é uma escola móvel com infraestrutura completa para cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Os estudantes receberão chips 4G, para garantir que mesmo quem não tenha acesso prévio à Internet consiga participar das aulas.

O projeto prevê, ainda, a possibilidade de um formato semipresencial, desde que as condições sanitárias permitam. Nesse caso, as aulas teóricas – que correspondem a 75% do curso – continuarão a ser on-line. Já as atividades práticas serão feitas nos laboratórios das escolas fixas do Senai nas 30 localidades selecionadas, respeitando-se rígidos protocolos de saúde, como testes rápidos de COVID-19, medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social.

Entre as nove opções oferecidas, estão cursos nas áreas de mecânica automotiva, panificação, costura e informática, entre outras. As aulas têm início previsto para 12 de abril e as matrículas estão sendo realizadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com as 19 prefeituras participantes. 

Acesse a página da Secretaria para mais informações e inscrições.


sábado, 27 de março de 2021

Caoa Chery realiza alterações na fábrica de Jacareí para produzir um novo SUV que ficará entre o Tiggo 2 e o Tiggo5X. Será o Tiggo 3X Plus?



A Caoa Chery se prepara para mais um importante lançamento no mercado nacional. Na contramão da crise, a montadora segue investindo em novos produtos e na unidade fabril de Jacareí (SP), onde será produzido este novo modelo que chega para ampliar a gama de SUVs da marca. 

A fábrica já passa por atualizações com mudanças na área de armação da carroceria, na linha principal de solda e na montagem final, que envolve toda a parte de eletrônica e softwares do veículo.

   

A novidade não foi revelada, mas poderá ser o Tiggo 3X Plus, que roda na China, mas é apenas especulação.

A pré-produção tem início ainda neste mês e toda a equipe produtiva passa por treinamentos e atualizações para receber o novo carro, que ocupará a posição entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X e promete ser mais um exemplo de Qualidade, Tecnologia e Design no portfólio da montadora. A perspectiva da Caoa Chery é que novas contratações ocorram até o final do semestre para reforçar a produção de Jacareí.

 

Sobre a Caoa Chery

A Caoa Chery nasceu em novembro de 2017 como fruto de uma parceria entre a Caoa e a chinesa Chery, que deu início a uma nova montadora 100% nacional. A união fez surgir um gigante brasileiro que, em apenas três anos de história, se consolidou na 11ª posição no ranking das montadoras nacionais. Com produtos de alto valor agregado, desenvolvidos com base nos pilares da Qualidade, Tecnologia e Design, a Caoa Chery também se destaca pelos serviços de Vendas e Pós-Vendas, sendo referência no mercado nacional. Hoje, a marca produz no Brasil os SUV’s Tiggo 5X, Tiggo7 e Tiggo 8 na planta de Anápolis, e os modelos Tiggo 2, Arrizo 5 e Arrizo 6 na fábrica de Jacareí. Além de comercializar o Arrizo 5e, modelo elétrico, importado da China.

 

sexta-feira, 26 de março de 2021

Concessionárias VW permanecem abertas para serviços essenciais no País

 

São Bernardo do Campo, 26 de março de 2021 - A Volkswagen do Brasil reforça que, na maioria das cidades do País onde as oficinas de manutenção de veículos são consideradas como serviço essencial, as instalações das mesmas na Rede de Concessionárias VW permanecem abertas para atender seus clientes.

O atendimento aos clientes respeita todos os protocolos de saúde e prevenção à COVID-19. A orientação é que o cliente agende seu atendimento pelo nosso site (www.vw.com.br) ou baixe o App MeuVW através do QR Code ou nas lojas de aplicativo de celular.

Dirija o Taos pela realidade aumentada. O cliente "entra" no SUV VW e vê detalhes da cabine como a iluminação e o painel digital

 


São Bernardo do Campo (SP) - O Taos ainda não chegou ao mercado, mas graças à digitalização da Volkswagen é possível ver todos os detalhes do SUV na palma da mão. A marca coloca no ar a partir de hoje (26) a opção de configuração do Taos no aplicativo VW Experience, que utiliza a realidade aumentada para projetar o novo SUV da marca, seja em miniatura ou em tamanho real, permitindo inclusive que o usuário interaja com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simular que está dirigindo o modelo.

"O aplicativo de realidade aumentada é um sucesso, com quase 300 mil downloads em cerca de 100 países, considerando o T-Cross e o Nivus. Por isso, para o Taos, decidimos colocar no ar esse recurso com uma antecedência ainda maior para o lançamento do modelo, assim os clientes já podem ir descobrindo o novo SUV e já preencherem a intenção e compra, caso tenham interesse”, afirma Fábio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e Novos modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.

O VW Experience é mais um dispositivo de conveniência para o cliente, que passa a ter uma forma diferenciada de ver um carro. É possível, por exemplo, visualizar o Taos em qualquer superfície plana, seja na vaga de garagem, em uma mesa de jantar ou na varanda. O Volkswagen Experience vem para complementar as várias ferramentas digitais que a Volkswagen oferece, como o DDX, o Meu VW, reforçando a robustez da digitalização na marca.

O Volkswagen Experience está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android. E o melhor: após ser instalado, ele não precisa de internet para funcionar.

Exterior

Além de escolher a proporção que o carro aparece na tela (para ajustar o tamanho do carro basta fazer sobre a carroceria o movimento de pinça com os dedos na tela), o aplicativo permite abrir virtualmente todas as portas do veículo - incluindo capô e porta-malas. Para fazer isso é só clicar em cima da área que você quer abrir (há indicações onde é possível interagir com o veículo ou ter mais informações sobre aquele detalhe).

Médio grande

A interação no interior do veículo segue a mesma usabilidade da parte externa. O cliente, onde estiver, pode "entrar" no Taos e ver todos os detalhes da cabine, explorando itens como a iluminação ambiente, o novo volante, o painel digital Active Info Display e o VW Play, por exemplo. O sistema permite uma visão de 360º da cabine e conta com marcações em azul nos locais que têm informações adicionais.

“Test drive”

O VW AR oferece, ainda, a opção de colocar o Taos em movimento. É possível, por exemplo, manobrar o veículo em uma vaga de estacionamento. Para acionar essa função basta apertar o ícone com a forma de um volante no meu.

Usabilidade simples e intuitiva

O menu na tela principal do aplicativo traz cinco atalhos: "Versões", "Rodas", "Cores", "Detecção de Pedestres" e "Tenho interesse".

Como o Taos está previsto para chegar às lojas entre maio e junho, neste momento, apenas a versão Lauching Edition do SUV estará disponível no ícone “versões”. Futuramente, as demais configurações do modelo serão disponibilizadas no app.

No ícone "rodas" são exibidas os detalhes do conjunto de 18 polegadas, de série em todas as configurações do Taos. Na aba "cores" é exibida a tonalidade Bege Mojawe, cor de lançamento do modelo. Assim como as outras opções de versões, as demais cores disponíveis para o Taos serão reveladas em breve.

O ícone "Detecção de pedestre” é mostrada uma animação sobre a tecnologia inovadora do SUV Volkswagen, que por meio de sensores, identifica o trânsito de pedestres à frente do veículo.

Audi amplia concessionárias e-tron e confirma para abril o início da pré-venda do RS e-tron GT. ● Audi e-tron GT e RS e-tron GT estão confirmados para o Brasil e versão esportiva terá início de pré-venda no fim de abril. ● Empresa vai ampliar de 14 para 21 o número de concessionárias com bandeira e-tron no País. ● Rede de recarga AC da Audi é a mais potente instalada por um fabricante e já tem 70 pontos em funcionamento no Brasil

 



São Paulo, 26 de março de 2021 – Os novos veículos 100% elétricos Audi e-tron GT e Audi RS e-tron GT, apresentados ao mundo em fevereiro deste ano, já estão confirmados para o Brasil e a versão esportiva agora possui data de pré-venda: os interessados em adquirir os modelos poderão efetuar seus pedidos no fim de abril com possibilidades de personalização. Para preparar a chegada do modelo, a Audi do Brasil já concluiu a instalação de 70 estações de recarga em pontos estratégicos no Brasil e também está ampliando o número de concessionárias com bandeira e-tron de 14 para 21.

 

Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “o Audi e-tron GT é a nova referência para a marca. Toda a experiência acumulada nos mais de 100 anos de história da marca em termos de tecnologia, inovação, conforto, design e esportividade está aplicada nestes modelos, que trazem uma experiência emocionante em todos os sentidos”.

 

Infraestrutura de recarga e rede de concessionárias

Em fevereiro de 2020 a Audi anunciou investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos, que contempla a instalação de até 200 pontos até 2022. Do total, 70 pontos já foram instalados e outros 28 serão implantados em breve em 14 shoppings da rede Iguatemi no Brasil. Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a empresa ainda se aliou à EDP, Porsche e Volkswagen para instalar estações de recarga ultra rápida em estradas e rodovias pelo território brasileiro.

 

A rede de concessionárias também está se estruturando para a chegada dos novos modelos 100% elétricos: a Audi do Brasil está ampliando de 14 para 21 o número de Audi Centers que possuem a bandeira e-tron no País. As concessionárias localizadas em Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Manaus, Natal, Juiz de Fora e no bairro do Itaim, em São Paulo, agora se juntam às praças de Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e outras quatro na capital paulista (Jardins, Tatuapé, Lapa e Alphaville).

 

Cada uma conta com representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde atendimento personalizado até a manutenção necessária com equipe altamente treinada. Todas as concessionárias também possuem pontos de carga rápida DC de 24 kW e pelo menos um veículo e-tron para test-drive.

 



Audi e-tron GT e RS e-tron GT: nova referência da marca

O Audi e-tron GT representa o próximo estágio evolucionário da Audi: ele tem as proporções ideais. Em outras palavras: uma longa distância entre eixos, grandes rodas e silhueta plana. Sua linguagem passa a ser o ponto de partida para os futuros modelos elétricos da Audi. Tem distância entre eixos de 2,90 metros, 4,99m de comprimento, 2,16m de largura e somente 1,41 m de altura. O coeficiente de arrasto é de 0,24.

 

O novo modelo totalmente elétrico da Audi oferece desempenho dinâmico nas duas versões de motor: o e-tron GT quattro acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o modelo RS precisa de 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h e 250 km/h, respectivamente.

 

No exterior, os faróis e as lanternas são elementos que destacam suas características. As assinaturas das luzes de LED na frente e na traseira apresentam uma modelação pronunciada tridimensional e enfatizam seu visual. Na versão RS, os faróis com a tecnologia Audi Laser light oferecem apresentação de luzes na dianteira e traseira nos momentos das funções Coming e Leaving Home. No interior, o e-tron GT mostra a definitiva sensação de gran turismo destacando esportividade, conforto e extensão em igual medida. O foco mais forte é no motorista, inspirado pela ideia de “monoposto”, uma característica dos modelos esportivos da Audi e do e-tron GT em particular.

 

O e-tron GT é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi produzido na Alemanha – e-tron e e-tron Sportback são fabricados na planta de Bruxelas, na Bélgica. Ele é fabricado na linha de Böllinger Höfe, na planta de Neckarsulm. A produção do Audi e-tron GT quattro e RS e-tron GT em Böllinger Höfe tem pegada zero de carbono. A chegada dos modelos no Brasil está confirmada para o segundo semestre e a pré-venda terá início no fim de abril.

Ram 2500 fica mais competitiva na linha 2021. Maior picape do Brasil ganha novo plano de manutenção programada. Depois de um ano recorde, modelo continua crescendo em vendas. Custa R$ 397.990,00

 


Está chegando às 50 concessionárias da rede Ram a linha 2021 da Ram 2500 Laramie. A maior picape do País continua oferecendo seus atributos como força, capacidade, luxo e tecnologia e ficou ainda mais atraente para o seu consumidor graças a um novo plano de manutenção, também válido para as unidades dos anos/modelo 2019 e 2020.



A partir de agora, as revisões programadas passam a ser anuais (antes eram a cada seis meses) ou a cada 24 mil km, o que ocorrer primeiro. É o maior intervalo de quilometragem do mercado e além disso, houve redução de 11% no valor total do pacote de revisões. 

Os novos preços (sujeitos a alterações) são os seguintes:

12 meses ou 24 mil km – R$ 2.118

24 meses ou 48 mil km – R$ 2.932

36 meses ou 72 mil km – R$ 2.523

A importância dessa iniciativa na linha 2021 é amplificada ao se considerar o atual desempenho comercial da Ram 2500. Logo depois do melhor ano da história da picape, com 1.475 emplacamentos, 2021 começou ainda mais forte. Este primeiro bimestre apresentou 419 unidades registradas, 13% a mais do que no mesmo período de 2020.

“A marca Ram está em um momento especial, mantendo um viés de alta após a venda recorde do ano passado e com um novo modelo prestes a desembarcar, a 1500 Rebel”, afirma Breno Kamei, diretor da marca Ram para a América Latina. “E temos muito mais para oferecer, tanto em termos de produto quanto no relacionamento cada vez mais próximo com nosso público. Aguardem novidades.”


Nenhuma outra caminhonete vendida no Brasil é tão capaz quanto a Ram 2500 Laramie. O motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros e seis cilindros em linha proporciona a força que a faz rebocar até 7,8 toneladas. São 365 cv e 110,7 kgfm, que a colocam como a picape de maior torque no país e a segunda mais potente, atrás apenas dos 400 cv da Ram 1500 Rebel. A 2500 tem ainda uma ótima capacidade de carga, de 1.088 kg, mas entrega muito mais do que capacidade de trabalho.


Extremamente espaçosa e bem acabada, a cabine da Ram 2500 Laramie oferece muito luxo e tecnologia, a exemplo da central multimídia com tela de toque de 12 polegadas e inúmeros recursos. Entre os destaques estão a câmera 360°, a exclusiva câmera de caçamba e o sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos.


Disponível em sete cores de carroceria (uma sólida, três metálicas e três perolizadas) e dois acabamentos internos (marrom com bege ou preto), a Ram 2500 Laramie tem preço público sugerido a partir de R$ 397.990.












ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.