Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 30 de março de 2021

COLUNA MECÂNICA ONLINE® - Que motocicleta devo comprar?


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


30 | MARÇO | 2021 


Tarcísio Dias


Acertando na compra da sua próxima motocicleta


O tema abordado em nossa coluna anterior foi sobre os cuidados na compra do seu próximo carro, agora vamos mudar de quatro para duas rodas, considerando as dicas mais importantes ao escolher sua próxima motocicleta, indo além do custo e benefícios.

Com o crescimento dos serviços de delivery e também por uma opção mais econômica e segura que o transporte público em relação a transmissão do vírus da COVID-19, foi crescente o aumento da quantidade de motos em circulação e novos adeptos das duas rodas.

Para aqueles que estão pensando em trocar ou adquirir uma moto, seja para o transporte no dia a dia ou como instrumento de trabalho, é indispensável considerar alguns pontos específicos de cada finalidade e modelo antes de decidir pela compra.

Um recente artigo da Laquila destacou os principais aspectos que precisam ser considerados ao escolher uma motocicleta.

Facilidade de manutenção – Primeiro passo ao escolher uma moto é ter certeza de que ela terá uma manutenção viável. Observe se a marca tem presença local, o que vai facilitar o pós-vendas, o que normalmente é mais complicado quando a moto vem de outro país.



Nova ou seminova? - Antes de fechar o negócio é importante definir necessidades e gastos. O perfil do comprador é fator decisivo na hora dessa decisão. Uma moto novo resulta em gastos mais altos de documentação e emplacamento, porém em geral as montadoras oferecem de 2 a 5 anos de garantia, o que vai livrar o piloto de gastos com manutenção nesse período.

Por outro lado, há a depreciação do mercado, que faz com a moto perca valor ao ser retirada da concessionária. Além de ser também uma questão de orçamento, por exemplo, com o mesmo valor investido você pode comprar uma moto nova com todas as vantagens da quilometragem zero e ao mesmo tempo consegue adquirir uma alternativa mais potente ou com mais opcionais pelo mesmo preço, porém seminova.

Finalidade - Entender os requisitos necessários de cada objetivo para a moto pode ser decisivo no momento de escolher o modelo. “Hoje há no mercado diversos tipos de motos, big trail, custom, street, superesportiva, etc., para viajar por exemplo o ideal é apostar em uma big trail ou uma custom, pelo conforto proporcionado por esses formatos. Já pra trabalho e dia a dia, talvez uma street se encaixe melhor”, explica Bruno Neves, consultor comercial e de desenvolvimento da Laquila.  

Conforto - No momento da compra muitos acabam esquecendo de checar um aspecto bastante importante: a altura do condutor em relação a moto. “É um ponto que influencia bastante no conforto e ergonomia na hora da pilotagem. Para uma pessoa muito alta por exemplo, uma moto esportiva poder trazer dificuldades ao pilotar já que ela precisaria ficar com o corpo muito curvado. Nesse caso o ideal é buscar modelos mais distantes do chão, e que permitam que os braços fiquem mais esticados. Para não ter erro, o indicado é sempre subir na moto prestando atenção nesses aspectos e se possível fazer um test drive”, adverte o profissional.


Custo e benefícios - É imprescindível estar atento a procedência da moto, principalmente se a compra for de um modelo seminovo. Para isso, o ideal é levar a motocicleta até uma oficina de confiança para uma avaliação”, diz. 

Identificar os defeitos e exigências de manutenção podem significar um desconto na negociação. “Recorrer a um profissional de confiança garante que você pague um preço justo. Ao comparar com a tabela fip e subtrair os gastos com troca de peças necessárias e demais manutenções a curto prazo, é possível garantir o melhor custo-benefício na hora da compra”, completa o especialista.

Não esqueça: Além das características da motocicleta, é importante lembrar que para garantir total conforto e segurança é necessário que o piloto adquira, também, itens pessoais de segurança que vão muito além apenas do uso de capacete. 

No Brasil a cultura de utilizar todos os itens individuais indicados para segurança no trânsito diariamente ainda é pouco difundida, mas um kit completo de segurança pode englobar, além do capacete, jaqueta, calça, bota, luva, joelheiras e protetores de coluna e pescoço. 

A dinâmica de pilotagem das motos faz com que todo o corpo do condutor esteja exposto e vulnerável, fazendo com que até mesmo o impacto de pequenas quedas represente um risco à integridade física, o uso dos equipamentos indicados é a maneira mais eficaz de neutralizar esses riscos.

Mecânica Online

Jeep Day - O dia 4/4, ou melhor, 4x4 é celebrado no mundo inteiro e já é conhecido oficialmente como Jeep Day. Em São Paulo já virou até lei, desde 2005. Mas você quer saber por que esse dia é tão importante? Desde que a gente nasce a vida traz um monte de desafios. E a gente passa cada aventura para vencê-los, que o caminho passa a ser uma verdadeira recompensa. Por isso, nesse 4x4, pare e pense, planeje sua próxima aventura ou vai sem planejar mesmo, só vai.

Feio - VW engana o mundo com falsa mudança de nome para “Voltswagen” nos EUA. Empresa fez brincadeira de mau gosto em antecipação ao dia da mentira, em lance de marketing para divulgar eletrificação e tentar superar o “dieselgate”. 

Feio 2 - Com ares de seriedade, a empresa divulgou em um comunicado oficial, retirado do site no fim do dia, que a mudança de nome para Voltswagen era “uma declaração pública dos próximos investimentos futuros da companhia em eletromobilidade”. Seria justo concluir, portanto, que tais investimentos são falsos. O erro foi tão grande que nem a data acertaram. Lamentável.

===============================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.