Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 29 de junho de 2021

Jeep® lança minidocumentário com as influenciadoras do canal “Mundo sem Muros” no Dia do Orgulho LGBTQIA+. - Produção leva a refletir sobre o sentido de liberdade. - Marca produziu a sua primeira campanha sem gênero no Dia dos Namorados

 


No Dia do Orgulho LGBTQIA+, a Jeep® mostra que para a marca não existem barreiras para ser livre. Depois de estrear a sua primeira campanha sem gênero no Dia dos Namorados, a Jeep agora traz para suas redes sociais um minidocumentário estrelado pelo casal de influenciadoras Renata Rodrigues e Aline Fortuna do canal “Mundo sem Muros”, que levam a refletir sobre a liberdade de estar onde quiser e com quem quiser. Confira: https://www.instagram.com/p/CQrZibYDCLB/.


A produção faz parte do “Aventura sem Filtro”, projeto que desde 2019 tem como objetivo incentivar criadores de conteúdo e blogueiros a compartilharem suas aventuras e viagens a bordo de seus Jeeps. Nesta edição, o destino escolhido por Renata e Aline são as Serras Gaúchas. A bordo do Jeep Compass Série S, elas compartilham paisagens paradisíacas e convidam o público a refletir sobre a sensação de liberdade. As influenciadoras nos guiam, de forma natural, a contemplar a liberdade de ser quem se é e estar com quem se ama.


“Liberdade é um dos pilares da Jeep. Levamos esse lema como um estilo de vida e, obviamente, em todas as nossas campanhas. No Dia do Orgulho LGBTQIA+ não poderia ser diferente, então preparamos o minidocumentário como uma forma de expressar que não existem barreiras para ser livre”, Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a região da América do Sul.

A ação foi criada em parceria com a agência Fbiz e faz parte da estratégia de social media da marca, assim como a campanha de Dia dos Namorados, que foi um sucesso e emplacou os posts mais curtidos e engajados da Jeep em 2021. 


 

Dia dos Namorados

No último dia 12 de junho, a Jeep inovou ao trazer uma trinca de posts de Dia dos Namorados com casais hétero, lésbico e gay. Levando a aventura para a data comemorativa, a marca compartilhou histórias de jeepeiros apaixonados e usou a hashtag #TrilhaDesNamorades. Os posts foram dos mais curtidos, compartilhados e engajados da Jeep neste ano, somando mais de 25 mil likes e 2.300 comentários. Durante o período, a conta do Instagram da marca ainda obteve aumento significativo nas taxas de interações com 1.417% a mais que na semana anterior. Confira os três posts abaixo: 

https://www.instagram.com/p/CQBPQiyr5sY/

https://www.instagram.com/p/CQBj0uKLV2d/ 

https://www.instagram.com/p/CQBxo4vrPu8/  

Acompanhe os canais da Jeep:

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil    

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/ 

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/  

Julio Campos e Léo Torres seguem na liderança da GT Sprint Race 2021 Com o quinto lugar na primeira corrida e a vitória na segunda, que aconteceram neste domingo (27) em Interlagos, a dupla curitibana mantém posicionamento na classificação da temporada.




São Paulo, SP – Na terceira etapa do campeonato 2021 da GT Sprint Race, realizado neste fim de semana (25 a 27 de junho), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Julio Campos e Léo Torres do GTSR#04 se mantiveram na liderança da competição, pela classe PRO, com 79 pontos. Os curitibanos, integrantes da GT Sprint Squad, ficaram em quinto lugar na primeira corrida e venceram a  segunda corrida deste domingo, 27, e a soma das pontuações conquistadas no evento colocou a dupla no mais alto lugar do pódio.

“Foi uma etapa bem difícil, por estarmos correndo com peso extra. Além disso, estávamos com um problema de freio que bloqueava as rodas e atrapalhou meu desempenho, sofrendo entre a quinta e quarta posições. Mas o Júlio foi extremamente bem. Foi uma briga limpa, legal e, com isso, seguimos na liderança”, pontua Léo Torres, que pilotou o GTSR#04 na primeira corrida.

"Descobrimos o problema do freio pouco antes do Léo entrar na pista e por isso decidimos, em equipe, por trocar o sistema de pastilhas e disco, por segurança. A estratégia deu certo. Nas primeiras voltas, eu acalmei os freios e, a partir de então, o carro desenvolveu. Consegui andar bem perto dos líderes, porém cauteloso e já no final acelerei e, apesar do lastro, conquistamos a vitória", conta Julio Campos, cujo resultado conservou a dupla na liderança da classe PRO.

O próximo compromisso da dupla na GT Sprint Race será a etapa de Cascavel (#TripleX) nos dias 16 a 18 de julho no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Os pilotos Léo Torres e Julio Campos (GTSprintSquad) contam com patrocínio da Realsmart, Concept Locadora, Link Monitoramento, PepperSim e Progressiva - Proteção Veicular, e apoio da Adesipar e Daytona Rodas e Pneus.

 


Resultado da primeira corrida:

1) #82 Gerson Campos, PRO, a 26min05s394, 12 voltas

2) #793 Adalberto Baptista, PROAM, a 0s002

3) #11 Weldes Campos, PRO, a 3s616

4) #19 Luciano Zangirolami/Nathan Brito, PRO, a 3s916

5) #04  Léo Torres / Julio Campos, PRO, a 6s227

6) #25 Eduardo Trindade/Sérgio Ramalho, PRO, a 7s266

7) #01 Alex Seid/Marcelo Henriques, PRO, a 7s557

8) #21 Beto Cavaleiro / Thiago Camilo, PRO, a 16s931

9) #03 Pedro Ferro, PROAM, a 18s000

10) #161 Antonio Junqueira/Pedro Costa, PROAM, a 20s799

11) #17 Walter Lester, AM, a 22s536

12) #37 Luis Debes, AM, a 25s805

13) #33 Emílio Padron, AM, a 26s981

14) #73 Francesco Franciosi, PROAM, a 27s062

15) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, AM, a 28s368

16) #9 Eduardo Pavelski / Gabriel Casagrande, PRO, a 53s463

17) #90 José Vitte, AM, a 1min03s277

18) #35 Pedro Aizza, PROAM, a 1min23s773

19) #72 Giovani Girotto, AM, a 1 volta

20) #13 Rafael Dias, PROAM, DQ

Melhor volta: #19 Luciano Zangirolami, 1min50s810, 139,991km/h

Resultado da segunda corrida:

1) #04  Julio Campos / Léo Torres, PRO, 26min12s438, a 13 voltas

2) #9 Gabriel Casagrande / Eduardo Pavelski, PRO, a 0s057

3) #82 Gerson Campos, PRO, a 2s578

4) #19 Nathan Brito / Luciano Zangirolami, PRO, a 3s394

5) #13 Rafael Dias, PROAM, a 4s779

6) #35 Pedro Aizza, PROAM, a 14s480

7) #73 Francesco Franciosi, PROAM, a 15s083

8) #793 Adalberto Baptista, PROAM, a 22s830

9) #161 Pedro Costa / Antonio Junqueira, PROAM, a 31s776

10) #03 Pedro Ferro, PROAM, a 31s788

11) #37 Luis Debes, AM, a 52s828

12) #17 Walter Lester, AM, a 1min02s081

13) #33 Emílio Padron, AM, a 1min16s629

14) #31 Adriano Ramos / Caê Coelho, AM, a 1min22s184

15) #01 Marcelo Henriques / Alex Seid, PRO, a 1 volta

16) #90 José Vitte, AM, a 1 volta

17) #21 Thiago Camilo / Beto Cavaleiro, PRO, a 2 voltas

18) #11 Weldes Campos, PRO, a 4 voltas

Não completaram 75% da prova:

19) #72 Giovani Girotto, AM, a 10 voltas

20) #25 Sérgio Ramalho / Eduardo Trindade, PRO, DQ

Melhor volta: #13 Rafael Dias, 1min51s843, a 128,247 km/h

Classificação do torneio GT Sprint Race Brasil:

PRO

1) #04 Julio Campos /Léo Torres, 79 pontos

2) #82 Gerson Campos, 63

3) #11 Weldes Campos, 58

4) #9 Gabriel Casagrande/Eduardo Pavleski, 57

5) #1 Alex Seid/Marcelo Henriques, 52

6) #19 Nathan Brito/Luciano Zangirolami, 52

7) #25 Eduardo Trindade/Sérgio Ramalho, 45

8) #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, 26

AM

1) #17 Walter Lester, 79 pontos

2) #37 Luis Debes, 75

3) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, 60

4) #33 Bruno Campos, 50

5) #33 Emilio Padron, 30

6) #90 José Vitte, 24

7) #72 Giovani Girotto, 22

8) #07 Pedro Bezerra, 16

PROAM

1) #73 Francesco Franciosi, 70 pontos

2) #3 Pedro Ferro, 69

3) #161 Pedro Costa/Antonio Junqueira, 65

4) #35 Pedro Aizza, 58

5) #793 Adalberto Baptista, 55

6) #13 Rafael Dias, 51

7) #3 Lourenço Beirão, 39

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 –  02 de Maio – Velocitta - Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Mais informações no Instagram: @GTSprintSquad

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Vanessa Castanho assume a Citroën na América do Sul. Para escrever os próximos capítulos de sucesso da sua história na América do Sul, a Citroën nomeou Vanessa Castanho como a nova Responsável pela marca Citroën na região.


Com o principal objetivo de consolidar a presença da Marca na América do Sul, ampliando seu crescimento nos mercados em que atua. Vanessa terá sob sua responsabilidade o desenvolvimento de produtos, a performance, a rentabilidade e a imagem da Marca na região, que contempla as filiais do Brasil e da Argentina, além do desenvolvimento da Citroën em mais dez países da região, junto aos seus importadores locais: Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.

Nascida em São Paulo, casada e mãe de um filho, Vanessa Castanho é formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. A executiva possui uma trajetória de mais de 24 anos de experiência no setor automotivo, ocupando diversas funções executivas sênior em atividades de Vendas, Marketing, Produto, Relações Governamentais e Desenvolvimento de Negócio, sendo, inclusive, a primeira mulher a ocupar uma função de Direção de Vendas na indústria automotiva brasileira. Na Stellantis desde maio de 2020, Vanessa já ocupava uma posição de liderança na região antes de assumir a sua atual função.

Vanessa Castanho é a primeira mulher a pilotar a operação da Citroën no perímetro América do Sul e, para este desafio, conta com uma equipe eficiente, criativa, multicultural e diversa, com integrantes de diferentes nacionalidades, culturas, gêneros e gerações. “Uma gestão com base na diversidade é fundamental para uma marca tão humana como a Citroën. Na minha equipe de líderes tenho 50% mulheres e 50% homens, de diferentes idades, países, culturas. E não tenho dúvidas de que isso nos fará alcançar grandes resultados”, comentou a nova Responsável pela Citroën na América do Sul.

A Citroën é uma marca que continua se adaptando às necessidades dos mercados, mas mantendo sempre a sua originalidade e a sua audácia.

“A Citroën é uma marca centenária, inovadora, humana, que proporciona uma mobilidade acessível para todos e se conecta diretamente com o que temos de mais importante: os nossos clientes. Eles nos inspiram diariamente! E os nossos valores precisam estar em cada produto e em cada ação da nossa Marca na região”, comentou Vanessa Castanho.

“Vivemos um momento muito importante na Citroën, com uma estratégia totalmente adequada às necessidades dos clientes brasileiros e sul-americanos. Temos um plano bem definido para nossos veículos de passeio e também para a nossa linha de comerciais leves. A Citroën é a Marca que traz design, tecnologia e acessibilidade para todos os clientes! Vou aproveitar toda a minha experiência, entusiasmo e energia para acelerar o crescimento da marca na região”, completou Vanessa.

Vanessa se reporta diretamente à Antonio Filosa, Presidente da Stellantis na América do Sul.

Novo pack Xtreme Recon do Jeep® Wrangler leva a capacidade 4x4 a novos níveis. - A apresentação será no Camp Jeep do Salão do Automóvel de Chicago 2021 no dia 14 de julho. - O pack Xtreme Recon do Jeep® Wrangler, exclusivo para o mercado norte-americano, oferece pneus de 35 polegadas direto da fábrica, aumentando ainda mais os ângulos de entrada e saída, a distância do solo e a profundidade para passar em água do icônico Wrangle

Auburn Hills, Michigan (EUA) - A capacidade 4x4 da Jeep® 4x4 é lendária. Este ano, para comemorar seu 80º aniversário, a Jeep mais uma vez eleva o nível com a introdução de um novo pack off-road para o Jeep Wrangler chamado Xtreme Recon, que será lançado no Salão do Automóvel de Chicago em 14 de julho.

"Pela primeira vez na história, o novo pack Jeep Wrangler Xtreme Recon contará com pneus de 35 polegadas instalados diretamente de fábrica. Ouvimos nossos clientes e vimos como esta é uma das modificações mais populares em seus Wrangler. É por isso que agora vamos oferecer este novo pacote junto com a possibilidade de ter uma relação de arrastre (crawl ratio) de 100: 1, disponível pela primeira vez na indústria e no próprio showroom de nossos revendedores”, afirma Jim Morrison, vice-presidente da marca Jeep na América do Norte.

O novo pack Xtreme Recon do Jeep Wrangler inclui pneus para todo tipo de terreno BF Goodrich KO2 LT315/70R17C de 35 polegadas, rodas Beadlock de 17”x 8”, relação final (axle ratio) de 4.56:1 e kit de elevação de fábrica de 1,5” com amortecedores exclusivamente calibrados

Esses acréscimos resultam nos melhores números da categoria em ângulos de entrada e saída, distância ao solo e profundidade para passar em água: ângulo de entrada: 47,4 graus; ângulo ventral: 26,7 graus; ângulo de saída: 40,4 graus; distância do solo: 12,9 polegadas e profundidade: 33,6 polegadas (85 cm).

Os clientes do mercado norte-americano interessados já podem solicitar o Jeep Wrangler com pack Xtreme Recon que está disponível para as versões Rubicon de 4 portas e Rubicon 392. A produção na planta de Toledo (Ohio) começará em agosto.

Uma nova relação final de 4.88: 1 também estará disponível para o Wrangler Rubicon, que, combinada com una transmissão manual de seis velocidades, proporciona a melhor relação de arrastre (crawl ratio) de seu segmento com 100: 1, permitindo aumentar o torque e o controle dos pneus ao passar sobre obstáculos em uma condução off-road. A relação final de 4.88: 1 estará disponível para pedidos posteriormente em 2021 no mercado norte-americano.

Fiat Toro ultrapassa a marca de 300 mil unidades vendidas no Brasil. • Modelo segue inovando no mercado nacional com sua primeira grande mudança para manter a liderança do segmento que ela mesma criou




Sucesso de vendas desde o seu lançamento, em 2016, a Fiat Toro acaba de ultrapassar a importante marca de 300 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Inovadora, a picape inaugurou um novo segmento no setor automotivo ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.

O modelo coleciona recordes de vendas ano a ano e, definitivamente, é um veículo que mudou a história da marca. A aprovação do consumidor é comprovada com os resultados de participação de mercado: 85,2% no segmento C e 19,4% entre todas as picapes. Até esta quarta-feira (23/6), a Nova Toro era a segunda picape mais vendida do Brasil no mês (4.350 unidades), atrás apenas da Nova Strada (7.411 unidades), líder entre os comerciais leves.



A Fiat Toro conquistou o consumidor brasileiro ao tornar-se referência em design – vencedora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais – e versatilidade, agradando públicos com diferentes interesses e necessidades.

Com características que reúnem conforto, praticidade (ampla caçamba de 937 litros e capacidade de transportar cinco pessoas e uma tonelada de carga total) e inovação (inédita tampa de abertura lateral), o modelo atende desde a utilização familiar para uso urbano e em estradas asfaltadas, como também para quem precisa para trabalho mais pesado em estradas de terra e fazendas.

Produzida na planta industrial de Goiana (PE), dentro do conceito de indústria 4.0 e seguindo um rígido padrão de qualidade, o veículo passou por sua mais importante mudança em abril. 



A Nova Fiat Toro trouxe:

· Desenho ainda mais moderno e um interior totalmente renovado;

· Motor inédito com tecnologia global (Turbo 270 Flex com 185 cv, o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil (270 Nm);

· Estreia do Fiat Connect///Me na gama da marca, uma plataforma completa de serviços conectados e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, além de carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1”;

· Conteúdo de tecnologia e segurança de última geração com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, além de faróis FULL Led e Cluster Full Digital de 7”.



Com todas essas mudanças, a Nova Fiat Toro está pronta para manter a liderança de seu segmento, apresentando como uma das picapes mais modernas do Brasil.

Jeep® celebra mês do meio ambiente com “Mergulho no TAMAR”. - Campanha realizada nas redes sociais valoriza os profissionais que estão envolvidos diariamente nas atividades do projeto. - Além da apresentação de profissionais participantes, serão divulgados dois vídeos no IGTV da marca até o fim do mês: “Resgate de ovinhos” e “Soltura de tartaruga”. - Iniciada oficialmente em 2018, parceria entre Jeep® e TAMAR ressalta a importância da conservação da biodiversidade

Respeito e valorização da preservação ao meio ambiente são algumas das preocupações e ações da Jeep® para um mundo melhor. No mês dedicado ao meio ambiente, a marca divulga uma série de conteúdos nas suas redes sociais oficiais valorizando o trabalho e desempenho dos profissionais que atuam no Projeto TAMAR, parceiro da marca, contanto histórias reais do dia a dia das pessoas que participam do programa em prol da conservação marinha. A ação “Mergulho no TAMAR” é realizada em parceria com a agência F.Biz.

Os posts começaram no Dia Internacional da Tartaruga Marinha e seguem até o fim do mês. Ao todo, serão quatro conteúdos: dois posts apresentando os profissionais e outros dois vídeos principais no IGTV mostrando como são realizadas as atividades no projeto, enfocando o envolvimento de cada um deles.

O primeiro post apresenta a coordenadora do Projeto TAMAR, Nina Marcovaldi, e a pesquisadora Nathalia Berchiere. Elas estarão também no vídeo “Resgate de ovinhos”. Publicado em 25 de junho, o filme vai abordar como é o dia em que é realizado o resgate dos ovos de tartaruga na praia, além de falar sobre os cuidados e procedimentos para a ação. Todos estarão a bordo de um Jeep Compass. Ambas contarão um pouco sobre suas dedicações ao TAMAR e suas vidas.

Já o segundo post apresenta a dra. Thais Pires, pesquisadora que está na linha de frente do resgate de ovos de tartaruga e utiliza um Jeep Wrangler para realizar seu trabalho, além do surfista e biólogo Itamar Santana, que atua de forma ativa no projeto. O segundo vídeo com ambos os profissionais, “Soltura de tartaruga”, que será divulgado em 30 de junho, mostra os detalhes de como é feito o importante trabalho do processo de soltura das tartarugas ao mar. 

Parceria fortalece ações ambientais

 A Jeep oficializou a parceria com o Projeto TAMAR no início de 2018 para apoiar ações de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas no Brasil. A marca ofereceu nove veículos dos modelos Wrangler, Renegade e Compass, todos com tração 4x4, para auxiliar a realização das atividades dos profissionais que atuam no projeto.

 Ao longo dos últimos anos, a iniciativa sempre buscou o incentivo da conservação da biodiversidade. A expectativa é facilitar o trabalho da equipe, proporcionando mais segurança e conforto nos deslocamentos de difícil acesso para o acompanhamento da desova e nascimento dos filhotes de tartarugas pelo litoral brasileiro.

O apoio da Jeep ao projeto TAMAR é uma das ações da marca que fortalece a preservação ao meio ambiente. Entre outras iniciativas, a Jeep auxilia na recuperação da Mata Atlântica, com o Programa de Biodiversidade, em Goiana (PE). A Mata Atlântica é o bioma nativo da região em que está instalado o Polo Automotivo da Jeep. Já foram plantadas 112 mil mudas na região e a meta é alcançar, até 2024, o plantio de 208 mil mudas, criando 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.

Acompanhe os canais da Jeep:

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil    

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/ 

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/   

 

Ficha Técnica:

Título: Mergulho no TAMAR

Anunciante: Stellantis

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen e Paulo Loeb

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Head de Estratégia Criativa: Livia Lanzoni

Criação: Bruna Paniago e Bernardo Medina

Conteúdo: Carlos Damazo e Giulia Perrone

Montagem/Edição: Fernando Alves e Vitor Araujo

RTVC: Aline Fernandes e Eriana Simões

Motion: Alexandre Arantes e Wesley Silva

Planejamento: Sara Silva, Thiago Neves, Guilherme Cipolla, João Roa, Maria Farnettani, Danrley Rosa, Paulo Luciano, Beatrice Mestre, Renata Mora.

CMO: Carolina Buzetto

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Demarche, Bruno Giorgetto, Thaís Fontenelle, Renata Caderno e Guilherme Paiva.

Direção: Isaac Pereira

Direção de Fotografia: Thiago Souza Dourado

Colorista: Leandro Lamezi

Pós-Produção: Hogarth Worldwide

Atendimento Pós-Produção: Mônica Silveira

Coordenação de pós: Douglas Terciano

Produtora de Som: Hogarth Worldwide

Atendimento Produtora de Som: Mônica Silveira

Produção de Som: Fadel Dabien, Thiago Prates e Lucas Moreno

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira

 

Chevrolet S10 Hign Country avaliada pelo Blog mostrou ser uma picape com conforto, desempenho, bom acabamento, segurança. Vale fazer o test-drive


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Testar carros nacionais e importados é trabalho dos jornalistas automotivos que ficam com os veículos por uma semana para poderem oferecer a seus leitores as dados e características de cada um. Às vezes ficamos com pena de devolvê-los tão rapidamente à montadora. A picape Chevrolet S10 Hign Country, 2021, preta, cabine dupla, 4x4, automática de seis marchas, motor 2.8, turbo diesel de 200 cv e generosos 51 kgfm de torque, testada pelo Blog é um desses carros.



Andei 599 km na estrada, pelas praias da região Oceânica, onde tirei as fotos na praia de Charitas, Niterói, no Parque o Flamengo, no Rio (foto acima), e subindo a serra até à simpática e agradável cidade serrana de Lumiar (foto ao lado) e no Rio de Janeiro, suficientes para ter uma ideia sobre a picape. O carro é confortável, tem bom desempenho e é muito silencioso, a ponto de o barulho do motor diesel, com os vidros fechados, passar quase despercebido. 


Confesso, contudo, que senti falta de alguns itens que acho imprescindíveis num carro top de linha da categoria da Hign Country, que custa mais de R$ 252 mil (com três anos de garantia): ajuste de profundidade do volante, botão de partida, nem star/stop, chave presencial, freio de mão elétrico, espelho no para-sol do motorista, melhor apoio de braço para motorista e carona, bastando tornar móvel a tampa da porta objetos entre os bancos da frente e paddle shift, para troca de marchas no volante, que se justifica pelo desempenho da picape.

Mesmo se tratando de um carro de campo, de trabalho, graças à suspensão  independente, com braços sobrepostos na dianteira e feixe de molas semi elípticas de dois estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados na traseira, preparados para suportar carga de 1,108 ton., no asfalto liso o conforto é de um carro de luxo, ótimo para viagens longas. Mesmo nos percursos na cidade, absorve bem os desníveis do piso. Óbvio que em estrada de terra irregular, onde andei, a ondulação e buracos grandes, são sentidos com balanços. O segredo para obter maior maciez da suspensão com a caçamba vazia é diminuir em 5 libras a pressão dos pneus. 




Segurança
O item segurança também recebeu melhorias importantes. A direção elétrica foi recalibrada e deixou a S10 Hign Country mais leve e firme e muito estável - como se você não estivesse dirigindo uma picape de mais de duas toneladas -, mesmo em curvas, velocidade alta e circunstâncias adversas. Foi essa segurança que senti ao descer a estrada Nova Friburgo - Rio de Janeiro, de noite enfrentando nevoeiro cerrado, chuva intensa e vento.


Outro sistema instalado nesta versão da S10 é a frenagem autônoma de emergência de alerta de colisão que avisa a parada inesperada do veiculo da frente, ou aparecimento de um pedestre: os freios são acionados automaticamente diminuindo a gravidade de eventual colisão ou mesmo evitá-la e o motorista é avisado por um sinal luminoso projetado no para-brisas. A picape conta ainda com seis air bags - frontaislaterais dianteiros e de cortina.  Além disso, a Chevrolet reforçou a estrutura da picape que a deixou até 20% mais resistente, por exemplo, em caso de uma batida frontal.



A S10 modelo 2021 ganhou uma nova frente, totalmente diferente do modelo anterior, que a deixou mais robusta e altiva e com um design bem atraente. Agora, conta com uma nova grade e um eficiente novo conjunto ótico. O símbolo Chevrolet mudou do centro da grade para o canto direito e um pouco menor. O nome Chevrolet largo agora reina charmoso e imponente ao longo de uma barra no alto da grade pintado de preto, entre os faróis. 



O conjunto ótico tem faróis full led, luz também de led de presença e abaixo, nos cantos, os faróis de nevoeiro, também em led. Na traseira, as lanternas em led ocupam verticalmente os cantos da tampa da caçamba, de 1.081 litros, agora com amortecedor, impedindo que desabe. ASSISTA O VÍDEO: 




As rodas de liga leve são de 18" com pneus 265/50.



Na frente, o para-choque foi redesenhado e o ângulo de ataque da picape foi beneficiado em dois graus, de 27 graus para 29 graus, em relação ao modelo anterior. 



Outro ganho importante neste modelo foram as mudanças no motor diesel, com nova calibração e a instalação da turbina usada na Colorado, vendida nos EUA. A potência e o torque continuam com 200 cv, a 3.600 rpm, e o 51 kgfm, a partir das 2.000 rpm, respectivamente, mas a recalibração garante rotações mais baixas em velocidades mais altas, o que representa mais economia. A velocidade máxima de 180 km/h, no entanto, ficou 0,2 segundos mais rápida. A velocidade máxima é de 180 km/h e a picape vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 s. Já consumo do tanque de 76 l de Diesel é de 8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.



A altura da S10 proporciona uma visão privilegiada do trânsito, mas não significa que haja dificuldade de acesso ao interior que é facilitado pelo estribo largo e decorativo e o suporte na coluna do para-brisa. Ao abrir as portas o vidro desce alguns centímetros para aliviar a pressão dentro do carro e tornar mais fácil o fechamento da porta. Este é o tipo de sistema que todos os carros deviam ter.



O entretenimento a bordo é hoje um item imprescindível em qualquer carro e a Chevrolet possui um sistema de multimídia eficiente, intuitivo e super amigável. O MyLink que permite a projeção sem fio do smartphone para Android Auto e Apple CarPlay. 





Vem com WI-FI (4G) nativo 12 vezes mais estável do que o do celular, funciona até 15 metros do carro, ótimo para locais onde o celular tem sinal fraco ou não tem sinal. O chato é a taxa mensal cobrada pelo serviço.  




A tela do MyLink de 8", sensível ao toque, projeta a câmera de ré digital de alta resolução com ótima que tem ótima visão à noite e pode ser ligada com a picape em movimento para checar o reboque. O sistema tem conexão via Bluetooth e entradas USB para gadgets, mas sem carregador de celular por indução (sem uso de cabo).



A picape traz alerta de pressão de pneus no painel, assistente de partida e de descida de rampas, computador de bordo, correção de saída involuntária da faixa, capota marítima na caçamba, ar-condicionado automático, travas e vidros elétricos e chave do tipo canivete. 



Tem ainda controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de obstáculos na dianteira e na traseira, câmera atrás, rack de teto, acionamento automático dos faróis (com regulagem de altura) e dos limpadores de para-brisa, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, tecnologia OnStar, com contato on line 24 h.


Espaço é o que não falta na S10 Hign Country, e nas demais versões. O carro que acomoda cinco passageiros com conforto, mede  5,4 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 3,1 m de distância entre os eixos. 



Já a caçamba tem 2,32 m de comprimento, 1,53 m de largura e 44 cm de altura. 



No banco traseiro, o encosto do assento do meio oferece um amplo encosto de braço com porta copos. 



As cores disponíveis são branco Summit, azul Eclipse, preto Ouro Negro, cinza Topazio, vermelho edible Berries e prata Switchblade. As cores carregam custos adicionais de acordo com a configuração, exceto o vermelho Edible Berries.



Opinião final: a picape S10 Hign Country é uma boa aquisição para quem anda muito na estrada e no campo. Tem boa capacidade de carga e se sai muito bem na cidade, graças ao excelente desempenho. 






ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.