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segunda-feira, 28 de junho de 2021

Chevrolet S10 Hign Country avaliada pelo Blog mostrou ser uma picape com conforto, desempenho, bom acabamento, segurança. Vale fazer o test-drive


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Testar carros nacionais e importados é trabalho dos jornalistas automotivos que ficam com os veículos por uma semana para poderem oferecer a seus leitores as dados e características de cada um. Às vezes ficamos com pena de devolvê-los tão rapidamente à montadora. A picape Chevrolet S10 Hign Country, 2021, preta, cabine dupla, 4x4, automática de seis marchas, motor 2.8, turbo diesel de 200 cv e generosos 51 kgfm de torque, testada pelo Blog é um desses carros.



Andei 599 km na estrada, pelas praias da região Oceânica, onde tirei as fotos na praia de Charitas, Niterói, no Parque o Flamengo, no Rio (foto acima), e subindo a serra até à simpática e agradável cidade serrana de Lumiar (foto ao lado) e no Rio de Janeiro, suficientes para ter uma ideia sobre a picape. O carro é confortável, tem bom desempenho e é muito silencioso, a ponto de o barulho do motor diesel, com os vidros fechados, passar quase despercebido. 


Confesso, contudo, que senti falta de alguns itens que acho imprescindíveis num carro top de linha da categoria da Hign Country, que custa mais de R$ 252 mil (com três anos de garantia): ajuste de profundidade do volante, botão de partida, nem star/stop, chave presencial, freio de mão elétrico, espelho no para-sol do motorista, melhor apoio de braço para motorista e carona, bastando tornar móvel a tampa da porta objetos entre os bancos da frente e paddle shift, para troca de marchas no volante, que se justifica pelo desempenho da picape.

Mesmo se tratando de um carro de campo, de trabalho, graças à suspensão  independente, com braços sobrepostos na dianteira e feixe de molas semi elípticas de dois estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados na traseira, preparados para suportar carga de 1,108 ton., no asfalto liso o conforto é de um carro de luxo, ótimo para viagens longas. Mesmo nos percursos na cidade, absorve bem os desníveis do piso. Óbvio que em estrada de terra irregular, onde andei, a ondulação e buracos grandes, são sentidos com balanços. O segredo para obter maior maciez da suspensão com a caçamba vazia é diminuir em 5 libras a pressão dos pneus. 




Segurança
O item segurança também recebeu melhorias importantes. A direção elétrica foi recalibrada e deixou a S10 Hign Country mais leve e firme e muito estável - como se você não estivesse dirigindo uma picape de mais de duas toneladas -, mesmo em curvas, velocidade alta e circunstâncias adversas. Foi essa segurança que senti ao descer a estrada Nova Friburgo - Rio de Janeiro, de noite enfrentando nevoeiro cerrado, chuva intensa e vento.


Outro sistema instalado nesta versão da S10 é a frenagem autônoma de emergência de alerta de colisão que avisa a parada inesperada do veiculo da frente, ou aparecimento de um pedestre: os freios são acionados automaticamente diminuindo a gravidade de eventual colisão ou mesmo evitá-la e o motorista é avisado por um sinal luminoso projetado no para-brisas. A picape conta ainda com seis air bags - frontaislaterais dianteiros e de cortina.  Além disso, a Chevrolet reforçou a estrutura da picape que a deixou até 20% mais resistente, por exemplo, em caso de uma batida frontal.



A S10 modelo 2021 ganhou uma nova frente, totalmente diferente do modelo anterior, que a deixou mais robusta e altiva e com um design bem atraente. Agora, conta com uma nova grade e um eficiente novo conjunto ótico. O símbolo Chevrolet mudou do centro da grade para o canto direito e um pouco menor. O nome Chevrolet largo agora reina charmoso e imponente ao longo de uma barra no alto da grade pintado de preto, entre os faróis. 



O conjunto ótico tem faróis full led, luz também de led de presença e abaixo, nos cantos, os faróis de nevoeiro, também em led. Na traseira, as lanternas em led ocupam verticalmente os cantos da tampa da caçamba, de 1.081 litros, agora com amortecedor, impedindo que desabe. ASSISTA O VÍDEO: 




As rodas de liga leve são de 18" com pneus 265/50.



Na frente, o para-choque foi redesenhado e o ângulo de ataque da picape foi beneficiado em dois graus, de 27 graus para 29 graus, em relação ao modelo anterior. 



Outro ganho importante neste modelo foram as mudanças no motor diesel, com nova calibração e a instalação da turbina usada na Colorado, vendida nos EUA. A potência e o torque continuam com 200 cv, a 3.600 rpm, e o 51 kgfm, a partir das 2.000 rpm, respectivamente, mas a recalibração garante rotações mais baixas em velocidades mais altas, o que representa mais economia. A velocidade máxima de 180 km/h, no entanto, ficou 0,2 segundos mais rápida. A velocidade máxima é de 180 km/h e a picape vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 s. Já consumo do tanque de 76 l de Diesel é de 8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.



A altura da S10 proporciona uma visão privilegiada do trânsito, mas não significa que haja dificuldade de acesso ao interior que é facilitado pelo estribo largo e decorativo e o suporte na coluna do para-brisa. Ao abrir as portas o vidro desce alguns centímetros para aliviar a pressão dentro do carro e tornar mais fácil o fechamento da porta. Este é o tipo de sistema que todos os carros deviam ter.



O entretenimento a bordo é hoje um item imprescindível em qualquer carro e a Chevrolet possui um sistema de multimídia eficiente, intuitivo e super amigável. O MyLink que permite a projeção sem fio do smartphone para Android Auto e Apple CarPlay. 





Vem com WI-FI (4G) nativo 12 vezes mais estável do que o do celular, funciona até 15 metros do carro, ótimo para locais onde o celular tem sinal fraco ou não tem sinal. O chato é a taxa mensal cobrada pelo serviço.  




A tela do MyLink de 8", sensível ao toque, projeta a câmera de ré digital de alta resolução com ótima que tem ótima visão à noite e pode ser ligada com a picape em movimento para checar o reboque. O sistema tem conexão via Bluetooth e entradas USB para gadgets, mas sem carregador de celular por indução (sem uso de cabo).



A picape traz alerta de pressão de pneus no painel, assistente de partida e de descida de rampas, computador de bordo, correção de saída involuntária da faixa, capota marítima na caçamba, ar-condicionado automático, travas e vidros elétricos e chave do tipo canivete. 



Tem ainda controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de obstáculos na dianteira e na traseira, câmera atrás, rack de teto, acionamento automático dos faróis (com regulagem de altura) e dos limpadores de para-brisa, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, tecnologia OnStar, com contato on line 24 h.


Espaço é o que não falta na S10 Hign Country, e nas demais versões. O carro que acomoda cinco passageiros com conforto, mede  5,4 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 3,1 m de distância entre os eixos. 



Já a caçamba tem 2,32 m de comprimento, 1,53 m de largura e 44 cm de altura. 



No banco traseiro, o encosto do assento do meio oferece um amplo encosto de braço com porta copos. 



As cores disponíveis são branco Summit, azul Eclipse, preto Ouro Negro, cinza Topazio, vermelho edible Berries e prata Switchblade. As cores carregam custos adicionais de acordo com a configuração, exceto o vermelho Edible Berries.



Opinião final: a picape S10 Hign Country é uma boa aquisição para quem anda muito na estrada e no campo. Tem boa capacidade de carga e se sai muito bem na cidade, graças ao excelente desempenho. 






2 comentários:

  1. Excelente texto com informações precisa, como sempre!

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    1. Rosemilton, boa noite. Muito obrigado. O elogio vindo de um especialista e de um jornalista consagrado me deixa muito envaidecido.

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