Coluna nº 0218 - 12 de janeiro de 2018
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O preço do Fiat Cronos
Que tal pagar uns R$ 64.000 pela
versão Precision, motor 1.8, transmissão automática de seis velocidades, topo do
novo sedã Fiat, o Cronos?
Dia 9, iniciou produzir o carro
nas eradas instalações recém adaptadas em Cordoba, Argentina, e prepara-se a
exibi-lo em Mar Del Plata, local onde os vizinhos festejam o verão. Lá estará,
com outros fabricantes e importadores de veículos, estande, mocinhas
sorridentes, folhetos, test-drives.
Para não perder a oportunidade
festiva, correu a divulgar fotos de exterior e painel antes de exibi-lo
publicamente, e da apresentação oficial, em fevereiro. E abriu lista de
encomendas, listando três versões – veja o quadro.
Embora os valores estejam em
pesos e tenham diferentes imposições tributárias é possível, a grosso modo,
projetar o preço da versão superior, 1.8 automática, em torno dos R$ 64.000.
Base de cálculo tomou os preços em pesos e comparou-os aos do novo Polo, hatch.
A diferença nas versões de topo de um e outro oferecem referência percentual e
daí o valor provável.
O divulgar fotos e dados e o
abrir lista de pré-venda, exibe outra característica do mercado argentino. Além
de ser base produtora de picapes - Toyota HiLux, Ford Ranger, VW Amarok, e
neste ano Nissan Courier, Renault Alaskan e Mercedes Classe X -, e mercado
sempre visto como média de ¼ do volume de vendas registrado em nosso país,
Argentina vem ocupando espaço institucional no setor: lá, mês passado, VW
anunciou planos e produtos para reverter a perda de vendas e mercado... no
Brasil. Agora o fez antecipar divulgação.
Sinergia
Cronos tem partes de Argo/Toro,
Renegade/Compass, notáveis no painel, motores e transmissões comuns a outros da
marca: inicialmente motores 1.3, 8v, 99cv e E.torQ 1.8 16V, 130 cv. Caixa
mecânica, cinco velocidades e automática Aisin com seis.
Próximo ano, motor 1.4
Turbo. Precision será versão de topo, e
deve rever previsão de preços sondados em exposição fechada a pequeno grupo de
jornalistas, entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.
Quanto
Para balizar valores e compactar
com hatch VW Polo, preços argentinos são:
Fiat Cronos
preço
|
VW
Polo preço
|
DRIVE
1.3 GSE MT5: $ 321.300
|
Trendline
1.6 manual
$ 336.214
|
PRECISION
1.8 16V MT5: $ 357.000
|
Highline
Manual 1.6 $ 429.256
|
PRECISON
1.8 16V AT6 $ 412.000
|
Highline
1.6 Tiptronic
$
450.706
|
Preços do Cronos indicam boa
disposição para conquistar clientes, exibindo motor de maior cilindrada. Nas
versões de topo, com transmissão automática custa em torno de 9% abaixo do VW
Polo Highline 1.6, também automático. com preço sugerido em R$ 69.915. Aplicada
a diferença, versão de topo, Precision 1.8 automática, custaria em torno dos
citados R$ 64.000.
Fiat Cronos
Roda-a-Roda
Caminho – Vendas do Alfa Giulia deram consistente salto no
mercado norte-americano, um dos trampolins para viabilizar o automóvel – e
marca.
De 528 unidades, em 2016, superou 14 mil ano passado. Volume em ascensão,
passando de excentricidade com o 4C, as concorrentes de Audi, BMW e Mercedes.
Mais – Número deve se expandir com a chegada do
SUV Stelvio, e de versão maior, concorrente do agora primo Cherokee – hoje Fiat
e Jeep fazem parte do mesmo grupo, o FCA, e por isto não se duvide de
intimidades mecânicas a partir da comunização de plataformas.
Metade – Meio ciclo de vida, o Citroën C4 Lounge
terá re-estilização para modelia 2018. Coisa pouca e típica: grade, faróis,
para choques frontais. Atrás, pequenos retoques. Dentro, maior conectividade e
infodiversão.
Moto propulsão sem novidades, motor L-4, 1.6 turbo, caixa
automática seis velocidades. Carro bom, vende desproporcionalmente menos a
estilo, conteúdo e preço.
Caça – Hyundai fará 600 unidades de versão
especial, a HB20 R spec Limited, marcada por soleiras numeradas e bancos em
couro vermelho com logo da versão. Fevereiro. Tipo quem não tem novidade caça
com versão.
Líder – Segmento de maior crescimento em 2017, o SAV –
tipo utilitário de atividade esportiva, classificação criada pela BMW -, teve
produto da marca como líder. O X1 montado em Santa Catarina vendeu 3.443
unidades.
Tempo – Expectativas de insuflar produção dos jipes
Stark, da ora cearense TAC, e anunciado lançamento de picape e versões flex,
sem prazo para viabilização pela chinesa Zoyte, compradora do negócio.
II – Due Diligence, termo técnico para levantamentos físicos e
contábeis apurando real situação de ativos, valores a receber e pagar, impostos
devidos, indicou dívidas e Zoyte aguarda situação real para assumir a TAC – ou
não.
Stark, da TAC. Produção e novos lançamentos freados (foto TAC)
Mais? – Chinesas Shaanxi Automotive Group,
fabricante de ônibus e Shuaguang Group, a SG, com amplo leque – auto peças,
automóveis, picapes, ônibus - pediram agenda ao Ministério do Desenvolvimento
para manifestar interesse em instalar-se no País. Sondam incentivos.
Ainda não – Razões desconhecidas, governos
brasileiro e argentino delongam exigência de automóveis portarem o sistema
eletrônico ESP, um salva-vidas controle eletrônico de estabilidade. Estava
ajustado para ser na virada do ano, mas foi postergado para 1º de janeiro de 2020.
Protesto – O Latin NCAP – programa de
avaliação de veículos novos para a América Latina -, protestou formal e contundentemente
à Presidência da Nação na Argentina, chamando a decisão de desafortunada e
lamentável.
Lá - Contesta o fato dos veículos serem
desobrigados usar tal equipamento, de fábrica nos países de origem, dizendo dos
acidentes a ser evitados, citando desnível de segurança entre mercados maduros
e AL ser de 20 anos.
Rolou – Rota 2030, programa para a indústria
automobilística, de redação não acordada, furou o cronograma, deixou lapso pós
fim do projeto anterior Inovar-Auto. Surgirá depois da votação da Reforma da
Previdência, nova referência temática e cronológica para o País.
Governo – Irônicos observadores da cena
brasiliense dizem se o governo montar grupo de trabalho para criar um cavalo
de corridas o resultado será, no máximo, um dromedário manco. Teme-se – sem
trocadilho - pelo resultado.
Em tempo - Positivamente uma das
medidas foi assumida pelo Denatran – pois, de sua área: obrigatoriedade para
inspeções de segurança veicular.
Aliás – Exceção está nos Veículos de Coleção,
dispensados de tal verificação. Há petições inter néticas para incluir na
isenção os quase antigos. Coisa improvável, embora não impossível nestes dias
de barganha política.
Movimento – Visando crescer como terceiro
grupo automobilístico, Renault deu dois passos internacionais importantes.
Com
sócios básicos, Nissan e Mitsubishi, criou fundo de US$ 1bi para financiar
desenvolvimento e implantação de programas de mobilidade.
Mais – Mudou fórmula associativa com a chinesa
Brilliance, pela Renault Brilliance Jimbei Automotive, Ltd, para
desenvolvimento e vendas mundiais de comerciais leves sob marcas Renault,
Jinbei e Huasong: 150 mil até 2020.
Pesquisa – Para entender qual a percepção da marca
entre formadores de opinião, inglesa de óleos Castrol faz pesquisa junto a
jornalistas especializados.
Passo básico para traçar estratégia de comunicação.
Voto pelo retorno do Castrol R e TT Competição, olorosas e sumidas diferenças
da marca.
Felipe Nasr, pole-position. Competente. (foto IMSA)
Lugar –
Brasiliense Felipe Nasr – ou Nasser, como assumiu pronunciar -, com o
patrocínio da Petrobrás cortado por conta da Lava Jato -, mostrará talento
no Weatertech Sportscar Championship, principal evento da Imsa, em
Daytona Beach, Florida, EUA, dias 27 e 28. Nas provas de classificação cravou o
melhor tempo entre 50 concorrentes, conduzindo Cadillac DPi.
Projeto – Cadillac? O pico do luxo da GM? É,
mesma marca, buscando clientes mais novos, e corrida de automóveis é atividade
para mostrar-se mais jovem. Dentre classificados, quatro primeiros lugares são
Cadillac DPi, e dentre concorrentes, oito são brasileiros.
Festa – Norte-americanos são capazes de fazer festa
até em enterro. Transformaram as provas de classificação em evento próprio,
enchendo Daytona e cidades adjacentes. Na corrida, mais.
História – André Chum, brasileiro, comprou Fusca Itamar 1993, último
ano de produção; pesquisou; achou esquisito o número do chassis ser superior ao
dado como último exemplar.
Fez invejável trabalho para descobrir: após o último
houve o último último. Está ótimo, historiado por Alexander Gromow em
Rolo – Há anos brasiliense Fundação Memória dos
Transportes, após ir ao CONFAZ, o conselho dos secretários da Fazenda, obteve do
governo do Distrito Federal isenção de pagamento de IPVA para veículos com mais
de 15 anos. Distribuiu a decisão do DF nacionalmente e maioria dos estados a
adotou.
Exceção - Minas, não. Cartorialmente exigiu laudo do
Instituto do Patrimônio para informar se o veículo teria a idade para a
isenção.
Caso foi resolvido por instâncias de Antônio Monte, da Associação
Mineira de Antigomobilismo, através do deputado Duarte Bechir, aprovando
projeto para isentar os veículos de coleção e retirando do tal instituto a
competência para emitir laudos.
Gente – Tatiana Carvalho, comunicóloga, retorno.
OOOO Deixou a Fiat para MBA
e doutorado, experiência em outros temas, e voltou.
OOOO Ficará no escritório
paulista da marca.
OOOO
Desafio. FCA em re estruturação na área entrelaçando comunicação, brand e
publicidade.
OOOO Começa com lançamento do Cronos.
OOOO
Albéric Chopelin, francês, pedreira.
OOOO VP Sênior,
Diretor de Vendas e Marketing Groupe PSA – chamará M’sieur apenas o presidente
mundial.
OOOO Coordenará vendas de todas as marcas do grupo –
Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall, automóveis e comerciais, todo o mundo,
cuidando para não ser engolido pela sócia chinesa Dongfeng.
OOOO Após
mais de século de administração familiar, PSA trouxe para salvá-la o português
Carlos Tavares, então VP da vitoriosa concorrente Renault. OOOO
Mercedes Classe C, mais vendido entre importados Premium
Mercedes, mais vendido entre os Premium
Número sensível, 12.474 unidades, Mercedes vendeu
38,3% nos segmentos onde participa. No total, os 7.361 produtos montados na
fábrica de Iracemápolis, SP, foram responsáveis por 61,2% das vendas, com
liderança pelos Classe C comercializando 4.061 automóveis – 36,3% do total.
Outro indutor das boas vendas foi pequeno SUV GLA,
com 3.570 unidades – 29% dentre o total dos Mercedes automóveis e variações, e
quase metade do volume de produção nacional. A atualização de itens internos e
externos auxiliaram acelerar vendas.
Outros fatores responsáveis pela liderança da marca
foi a presença de modelos importados, Classe A, GLC, GLC Coupé, GLE Coupé, SLC,
auxiliando fazer liderança em seus segmentos e compondo o total nas vendas; e a
corajosa disponibilidade dos produtos de performance elaborada, como são as
versões AMG, elevando a marca como líder no segmento de elevada performance.
No
ano comemorativo de meio século, mudando o foco para popularizar o rendimento
extra, marca assinalou 621 unidades vendidas, 14% a mais relativamente a 2016 e
superior aos 10% de expansão nas vendas de automóveis, em parte pela expansão
de sua rede de concessionários, de 38 para 55, incluindo 12 especializados nos
AMG.
Quer resultados maiores em 2018, especialmente por
novidades em produtos e por apurar os serviços dos concessionários às demandas
e expectativas dos clientes.
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