Coluna nº 0418 - 26 de janeiro de 2018
________________________________________________
VW Virtus, atual, bem formulado
VW
regula Virtus para o mercado
É um
automóvel invulgarmente bem acertado: espaçoso internamente, desenho muito
feliz sugerindo atualidade e dinamismo, pioneiro no uso de inteligência
artificial – tira, ao motorista, qualquer dúvida sobre o Manual do Proprietário
-, motor pequeno, 1.0, turbo, 128 cv e 200 Nm de torque, transmissão
automática, ou 1.6 aspirado, 117 cv, caixa mecânica de cinco velocidades.
Tem
dimensões assemelhadas ao Jetta, agora descontinuado. Anda rápido e no caso do
motor 1.0 gasta pouco. Incomum reunião.
Projeto
bem desenvolvido, com a marca dos irmãos Pavone, gêmeos designers em
franca ascensão: um toca área internacional a partir da Alemanha, outro é
responsável pelos produtos para a América Latina, como Virtus e Polo.
Como
explicação empregam plataforma modular MQB, uma espécie de grande Lego permitindo
aduzir e retirar partes, de modo a conformar base de diferentes dimensões,
como, por exemplo, aumentar a distância entre eixos ou o balanço traseiro para
fazer o sedã Virtus ou reduzi-la para o Polo, aplicar soluções de informática,
agregar sistemas de segurança. Por projetar, admite dois desdobramentos em
desenvolvimento final: um SUV e um picape.
Bem
situando a concorrência, além do estilo atual, flexibilizando conceitos
estéticos alemães, oferece-se como maior ante concorrentes GM Prisma, Hyundai HB.
Como noção, tem, sem aparentar, as dimensões do VW Jetta, agora descontinuado.
Porta as condições para ser o queridinho do mercado.
Na área
do charme, tentando seguir o programa interativo da GM adotou a inteligência
artificial para dar mais facilidades aos usuários.
Tem porte e segurança de
veículos de classes superiores, graças ao emprego de aços de grande
resistência, e itens de segurança como quatro bolsas de ar, frenagem
pós-colisão, detector de fadiga do motorista e controle de estatibilidade.
Focado no
desejo do consumidor, mecânica exibe a conformação prática e de menor preço com
o motor 1.6 aspirado, ou o caminho do futuro aplicando 1.0 três cilindros.
Suspensão para deseducadas ruas e estradas sul americanas. Rodas em três
medidas: aro 15”, de ferro, versão de entrada; 16” como equipamento básico, e
17” opcional e para as de topo.
Parte de
infodiversão com o atrativo sistema de interação das respostas ao Manual, tela
de 20 cm. Segurança a mais recente geração do ESP, o programa de estabilidade.
Argumentos
de venda, menor custo no pacote de peças para consertos, seguros, revisões, com
atrativo aos compradores da primeira leva da versão Highline, sem custos para
as três iniciais.
Quanto custa
VW Virtus
|
|
Versão
|
R$
|
MSI (motor 1.6, mecânico cinco marchas)
|
59.990
|
Comforline 200 TSi (turbo, automático seis marchas)
|
73.490
|
Highline 200 TSI
|
79.990
|
Finalmente, o Amarok V6
Volkswagen no Brasil toma providências finais para
festas de apresentação de nova versão de seu picape Amarok: motor V6, 3.0,
diesel – o mais potente do segmento no País.
Ao contrário do divulgado, linhas
não sofrerão mudanças, sendo o produto exatamente idêntico ao já vendido na
Argentina, onde produzido há seis meses.
Diferença para o modelo atualmente à venda, com
motor diesel, L-4, 2,0 litros, 180 cv de potência e, a nova opção tem o mesmo
ciclo operacional, mas o motor V6, deslocando 3,0 litros, produz 224 cv e porta-auxiliar eletrônico capaz de gerar mais 20 cv por pequenos períodos.
Transmissão idêntica à da versão de topo, automática com oito marchas, primeira
reduzida. Versões com diferentes decoração e conteúdo: Trendline,
Highline, e Highline Extreme. Preço em torno da versão Highline estará em torno
de R$ 215 mil. Fevereiro, 22.
Roda-a-Roda
Emodinâmico – Combinação alfa numérica SQ5 3.0,
TFSI parece endereço em Brasília, mas descreve o novo Audi: SUV, tração quatro rodas
pelo sistema Quattro, motor V6, 3,0 litros de capacidade. 354 cv em potência, e
500 Nm de torque.
Dinâmico – Complementando a feição emocional, dinamicamente
se impõe: de 0 a 100 km/h em 5,4s. Velocidade final cortada a 250 km/h.
Epicurismo mecânico para melhorar a combustão, substituiu o compressor
mecânico da geração anterior por dois turbos, e os coletores de escape das duas
bancadas estão ligados diretamente à carcaça do turbo.
Surpresa, preço R$
397.990 e opcionais: pintura metálica/perolizada R$ 2.000; Sistema Side-assist
e câmera 360 graus a R$ 12.000.
Audi SQ5
Velocidade – Na Argentina,
consequência do ritmo imposto ao país por um presidente empresário, norma legal
determina, licenças e homologações obrigatórias para novos veículos deverão
demorar no máximo 50 dias. No Brasil tempo médio é de 180. Lá, homologação de
testes e emissões correm junto. Aqui, separadas.
Tentativa – Indústrias automobilísticas do Mercosul
tentam fazer a homologação por um associado valha para os outros. Órgãos
nacionais não aderiram.
Lotus – Legendária marca inglesa, agora com controlada
malaia, volta à Argentina inaugurando loja. Não será na cidade autônoma de
Buenos Aires, mas em Martinez, San Isidro, beiradas da capital. Representante é
Daniel Buteller, conhecido no Brasil: foi da GM; diretor da Mercedes;
presidente da Audi.
Mais – Produtos e preços em grande arco: Elise Sport,
136 cv e Evora Sport, 410 cv, de US$ 90 mil a 240 mil. No Brasil, graças ao
programa Inovar-Auto e à visão torta de tratar importados como inimigos, não há
mais representante.
Surpresa – Sempre cercada de versões sobre sua inviabilidade, absorção ou fracionamento para venda, a FCA, englobando Fiat e
Chrysler apresentou balanço extremamente positivo.
O que? - Reduziu à metade a dívida industrial, agora
em E 2,4Bi; cresceu margem de lucro de 6,4%; lucro líquido de E 3,8 bilhões, 16%
antes do EBIT, o resultado pré-impostos.
Nos EUA, lucro de 7,9%; América Latina
ajudou solidamente. Em marcas, Maserati cresceu 65%, cumprindo o Plano
Quinquenal, agora em seu último ano de cumprimento.
Ocasião - Toyota fez encontro restrito para comemorar
seus 60 anos de Brasil; falar de bons resultados em vendas e participação; dar
oportunidade ao ministro Marcos Jorge de Lima, da Indústria, Comércio Exterior
e Serviços contar à imprensa sobre o projeto Rota 2030 e a decisão de reduzir
os impostos sobre híbridos e elétricos 7% - como os 1.0.
Antecipação – Medida estava prevista no texto propositivo
do Rota 2030, programa balizador para a indústria automobilística nos próximos
12 anos, e foi institucionalizada. Híbrido elétrico mais vendido no País é o
Toyota Prius.
Yaris - De passagem anunciou iniciar produzir o
Yaris em junho, vendendo-o em agosto. Hatch e sedã,
concorrentes de Hondas Fit e City, motorização assemelhada – 1,5 litro, situado
mercadologicamente entre o Etios e o Corolla.
Toyota Yaris, produção, em junho
Storm
– Ford
apresentará início fevereiro nova versão do EcoSport. Chama-la-á Storm,
buscando sugerir habilidades para enfrentar situações difíceis.
Será feita
sobre a plataforma para tração 4x4, mas nada tem de especial, exceto decoração,
faixas e, moda atual, detalhes em preto.
Eco Storm
Mais
– Ford apresentará versão entre SAV e Crossover sobre plataforma Ka.
Depois – Fiat adiou lançamento do Cronos. Agora, pós
Carnaval, dia 22.
Segurança – Latin NCAP, organismo dedicado a avaliar
segurança dos carros vendidos na América Latina, em sua mais recente rodada de
testes, conferiu cinco estrelas a ocupantes adultos e infantis ao VW Virtus.
Chevrolet Ônix, então reprovado, aplicou reforços estruturais, e requerendo
submissão a novos testes, ascendeu a três estrelas nos testes de impacto para
adultos e crianças.
Lição – A quem do ramo, bela aula de direito os votos
contra o recurso do ex presidente Lula contra sua condenação.
Linguagem clara,
de conhecimento geral, longe do hermetismo das discussões e votos nos tribunais
superiores, e de caminhar na perigosa trilha do exibicionismo, como vem fazendo
seus ministros.
Levaram a sério o espanhol Ortega y Gasset,
filosofando: clareza é uma cortesia do legislador com seu povo.
Jurisprudência – Se vitoriosa, a argumentação lulo-petista apresentada pós-condenação pelo recebimento de um apto triplex em vantagens
indevidas, somente será considerado ladrão o que, após furto ou roubo de
veículo, transferi-lo para seu nome... Tristes tempos, aparentemente em rota
final.
Melhor ? – Estudo conduzido pela Ford Europa concluiu,
com base e aferição científicas, dirigir um carro esportivo diariamente para,
por exemplo, ir ao trabalho, oferece mais emoções que torcer pelo time de
futebol; ver um episódio do Game of Thrones; beijar a pessoa
amada. Explica alguns mal educados ricos.
Na veia – No mercado automobilístico atual, marca
fora dos EUA ou da China estará com futuro comprometido. PSA – Peugeot,
Citroën, DS, Opel, Vauxhall – tem negócios industriais na China e plano de, em
10 anos, estar no mercado norte-americano. Instalou-se em Atlanta.
Jogo duro – Para transitar com crianças em transporte
escolar, em estradas de difícil trânsito, Marcopolo desenvolveu o miniônibus
Volare V8L 4x4: tração 4x2, 4x4 com reduzida; maior altura do solo; proteção ao
carter do motor e tanque de diesel. Motor Cummins 3,8 Euto V, 152 cv. Leva 31
estudantes.
Festa – Comemorando o 20 de janeiro, Dia Nacional
de Fusca, mais de 1.000 colecionadores da marca reuniram-se no São Bernardo
Plaza Shopping, na cidade onde foi montada a maioria dos fuscas no Brasil.
Horácio, o Fusca verde Hippie, 1974, do colecionador Ervin Moretti, é o Fusca mais conhecido no meio.
Gente – Mudanças
na PSA Brasil.
OOOO Carlos Gomes, português responsável pela volta
aos lucros, transferido.
OOOO Promoção: número 1 na China, maior
mercado mundial.
OOOO Patrice Lucas, francês, o substituirá.
OOOO Nas
marcas Peugeot, Citroën e DS, quando operacional, contração.
OOOO
Paulo Solti, ex Citroën e quase DS será planejador de produto para a América
Latina.
OOOO Ana Theresa Borsari, então diretora geral da Peugeot
assumirá as três marcas.
OOOO Revendedores preocupados.
OOOO Atribuem
a Da. Theresa a criação do Peugeot 207 Mercosul, início da queda de vendas da
marca, e pela participação na Stock Car, com publicidade enganosa atribuindo
vitória de motor Chevrolet como se fosse Peugeot.
OOOO Sir Stirling
Moss, piloto inglês, 88, aposentadoria.
OOOO Larga folha de
vitórias em muitas categorias, incluindo Mille Miglia, 1955, com Mercedes SLR.
OOOO Sempre ativo em eventos de automóveis antigos, em férias, em
Singapura, contraiu infecção toráxica e se recupera lentamente. OOOO
________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário