São Paulo, fevereiro de 2023 - Entre os tradicionais boletos do início do ano está o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA. Com o objetivo de mapear e entender as escolhas dos brasileiros diante deste imposto, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, divulga um levantamento que identificou as formas de pagamento escolhidas pelos usuários e clientes do site.
Realizado em janeiro com 5.012 participantes, o estudo mostra que cerca de 54% dos proprietários já iniciaram o pagamento do tributo; desses, 68% optaram pelo pagamento à vista. O número mostra um crescimento de 16 pontos percentuais em relação a 2022, quando apenas 38% afirmaram que já haviam iniciado o pagamento no início do ano. Dentre as principais razões para as pessoas terem quitado o IPVA à vista estão o aproveitamento do desconto de 3%, razão justificada por 61% das pessoas, ou planejamento financeiro para a quitação à vista, com 33% das respostas.
Dentre os 32% que optaram pelo parcelamento do tributo, a modalidade preferida foi a quitação em cinco vezes sem juros, escolhida por também 68% dos respondentes. Justificativas para isso foram o aumento do IPVA, causado pela subida dos preços de veículos (43% das respostas), planejamento financeiro de sempre parcelar esse custo (30%), necessidade de adaptação devido a custos extras de início de ano (27%) ou pelo desconto à vista ser muito baixo (8%).
Dentre aqueles que ainda não fizeram o pagamento do IPVA, 57% afirmam que pretendem pagá-lo via parcelamento em cinco vezes sem juros.
Influência do IPVA na hora da compra
Quando questionados sobre a pretensão de compra ou troca de carro neste ano, 78% dos respondentes afirmaram que sim, uma demonstração clara de que o mercado automotivo no Brasil continua com uma demanda elevada.
No entanto, sejam aqueles que não possuem um automóvel atualmente e pretendem adquirir um, ou aqueles que pretendem trocar seu veículo, a questão financeira segue sendo fundamental, já que quase 70% consideram o item IPVA uma questão importante na tomada de decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário