A Ford vai investir US$ 3,5 bilhões na nova fábrica de baterias LFP em Marshall, Michigan.
Ela faz parte do investimento global de mais de US$ 50 bilhões da marca para liderar a revolução de veículos elétricos
As baterias LFP são excepcionalmente duráveis, usam menos materiais de alto custo e vão equipar vários veículos de passageiros e picapes de próxima geração da Ford.
A Ford anunciou a construção da primeira fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) dos Estados Unidos apoiada por uma montadora, com um investimento de US$ 3,5 bilhões, que permitirá oferecer aos clientes uma segunda tecnologia de baterias dentro da sua linha de veículos elétricos.
A nova fábrica, chamada BlueOval Battery Park Michigan, será instalada em Marshall, Michigan, e vai iniciar a produção em 2026. Ela será uma subsidiária totalmente controlada pela Ford, com possibilidade de expandir a capacidade de produção.
Com esse investimento de US$ 3,5 bilhões, a Ford e seus parceiros em tecnologia de baterias já somam um investimento de US$ 17,6 bilhões na produção de veículos elétricos e baterias nos EUA desde 2019, como parte do compromisso da empresa de investir mais de US$ 50 bilhões em veículos elétricos globalmente até 2026.
“Estamos comprometidos em liderar a revolução dos veículos elétricos e isso significa investir em tecnologia e empregos que nos manterão na vanguarda dessa transformação global na indústria”, disse Bill Ford, presidente executivo da Ford. “Também estou orgulhoso por termos escolhido nosso estado natal, Michigan, para este importante centro de produção de baterias.”
Com a diversificação e localização da cadeia de fornecimento de baterias, a Ford vai melhorar a disponibilidade de veículos elétricos para os clientes e fortalecer a demanda. A empresa trabalha para produzir 600.000 veículos elétricos por ano até o final deste ano e 2 milhões globalmente até o final de 2026, como parte do seu plano Ford+.
A introdução de baterias LFP permitirá à Ford aumentar a produção de veículos elétricos e oferecer mais opções aos clientes, ajudando também a sua divisão de veículos elétricos, Model e, a atingir a meta de uma margem EBIT de 8% até 2026.
As baterias LFP, além de serem mais baratas de produzir que as de níquel-cobalto-manganês (NCM), também permitirão reduzir os custos logísticos e tarifários com a sua localização nos EUA.
Produção em escala
Ao oferecer o LFP como uma segunda opção química de baterias – além do NCM – a Ford permitirá aos clientes escolher um veículo elétrico com características de desempenho mais alinhadas às suas necessidades.
As baterias LFP são muito duráveis e toleram carregamentos mais frequentes e rápidos, usando menos materiais de alto custo. A sua produção em escala ajudará a Ford a conter ou reduzir os preços dos veículos elétricos para os clientes, equipando vários modelos de passageiros e picapes de próxima geração que estão em desenvolvimento.
“A linha de veículos elétricos da Ford gerou uma demanda enorme. Para atender o maior número possível de clientes, somos a primeira montadora a se comprometer a fabricar baterias NCM e LFP nos Estados Unidos”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos cumprindo os nossos compromissos com a expansão da produção de baterias LFP e NCM e milhares – e em breve milhões – de clientes começarão a colher os benefícios dos veículos elétricos Ford com tecnologias de bateria duráveis e de ponta, que se tornarão mais acessíveis ao longo do tempo.”
Antes mesmo da abertura da nova fábrica de baterias, a Ford vai introduzir baterias LFP no Mustang Mach-E este ano, e na F-150 Lightning em 2024, para aumentar a capacidade de produção e reduzir o tempo de espera dos clientes.
Como parte desse plano, a Ford firmou um acordo com a Contemporary Amperex Technology (CATL) – principal fabricante de baterias do mundo. A subsidiária pertencente integralmente à Ford fabricará as células de bateria LFP usando o conhecimento e serviços fornecidos pela CATL, que opera 13 fábricas na Europa e na Ásia. Os engenheiros da Ford integrarão essas células de bateria aos seus veículos.
Esse novo acordo com a CATL aumenta a capacidade de produção de baterias da Ford e a tecnologia disponível por meio de uma série de parcerias importantes – incluindo com a SK On e a LG Energy Solution (LGES).
Cadeia sustentável
A tecnologia de baterias LFP ajuda a reduzir a dependência de minerais críticos, como níquel e cobalto, e está alinhada ao trabalho da Ford para criar uma cadeia de fornecimento de veículos elétricos que mantenha os seus compromissos com a sustentabilidade e os direitos humanos.
A Ford já se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono globalmente em seus veículos, operações e cadeia de suprimentos até 2050. A Ford foi uma das primeiras montadoras americanas a se alinhar com a comunidade internacional para limitar os impactos do aquecimento global como parte do Acordo de Paris e se juntou ao RouteZero, coalizão global que trabalha para ter carros e vans com emissão zero globalmente até 2040 e em mercados líderes como os EUA, Europa e China até 2035. A Ford também foi a primeira montadora dos EUA a divulgar um relatório de direitos humanos.
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