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quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Novo BMW Panoramic iDrive revoluciona a condução do veículo. Pacote de tecnologia visionária para o Neue Klasse celebra estreia mundial no CES 2025


O BMW Group apresenta a experiência de direção e seu futuro na Consumer Electronics Show (CES) 2025 em Las Vegas. A BMW está proporcionando a primeira oportunidade de experimentar a versão próxima à produção do novo BMW iDrive - com seu ponto central, o BMW Panoramic Vision - no evento. O software que sustenta tudo isso é o novo BMW Operating System X, que atua como o hub de inteligência por trás do novo conceito de display e operação. O sistema operacional, com seu design moderno e com estilo, será introduzido em todos os novos modelos BMW a partir do final de 2025.
 

"Alta tecnologia encontra operação altamente intuitiva - um quarto de século de trabalho pioneiro e liderança tecnológica em conceitos operacionais foi canalizado para o novo BMW Panoramic iDrive", diz Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Desenvolvimento.
 

"As bases são fornecidas pelo novo BMW Operating System X. Com este avanço, estamos dando a um dos melhores e mais completos sistemas de infotainment do mundo, ainda mais capacidade e, mais uma vez, estabelecendo o padrão da indústria na interação multimodal. A partir do primeiro modelo Neue Klasse produzido em série no final deste ano, o novo BMW Panoramic iDrive fará parte de todos os futuros modelos BMW".

 

Quatro elementos, um objetivo: foco consistente no motorista, no estilo característico da BMW
 

O novo BMW iDrive une quatro elementos centrais em um conceito único de display e operação

  • BMW Panoramic Vision - um conceito de Head-Up Display recém-desenvolvido pela BMW para projeção de conteúdo - reflete informações visíveis do pilar A ao pilar A em uma superfície impressa em preto na seção inferior do para-brisa. Essa informação é visível para todos os ocupantes.

As informações de direção mais importantes são projetadas diretamente na linha de visão do motorista no lado esquerdo do BMW Panoramic Vision (em carros com direção à esquerda), acima do volante. O motorista pode personalizar o conteúdo nas áreas central e direita do BMW Panoramic Vision por meio do display central. A integração do BMW Panoramic Vision cria um efeito 3D para o motorista e os passageiros.

  • O novo BMW 3D Head-Up Display (opcional) acima do BMW Panoramic Vision agora mostra informações integradas de navegação e condução autônoma diretamente no campo de visão do motorista. O conteúdo no BMW Panoramic Vision e no BMW 3D Head-Up Display é apresentado de forma bem coordenada.

O nível de inovação alcançado pelas duas tecnologias de Head-Up Display é ressaltado por várias solicitações de patente do BMW Group resultantes do desenvolvimento dessas tecnologias de projeção.

  • No display central com tecnologia de backlight da matriz, a familiar estrutura de menu atualizada com QuickSelect garante a operação ideal das funções e conteúdo por toque. A operação é muito fácil e conveniente, pois o display de design de corte livre está localizado próximo ao volante em uma posição ergonomicamente ideal. O conteúdo selecionado (widgets) pode ser transferido para o BMW Panoramic Vision com um deslize no display central. Até seis widgets são possíveis e podem ser arranjados conforme desejado no BMW Panoramic Vision.
     
  • O novo volante multifuncional usa a abordagem shy-tech da BMW, na qual os botões relevantes são iluminados para destacar as funções disponíveis. O volante serve como o controle físico, e seus botões fornecem feedback tátil ativo. Os botões têm uma superfície bem entalhada, o que os torna extremamente fáceis de localizar e significa que o motorista pode pressioná-los sem precisar desviar o olhar da estrada. A disposição dos botões segue o princípio familiar de que as funções de assistência ao motorista ficam posicionadas no lado esquerdo do volante e as funções de controle de conteúdo no lado direito.

A combinação desses quatro elementos reinterpreta a abordagem habitual da BMW de "mãos no volante, olhos na estrada", com a qual a BMW estabelece o padrão de foco no motorista e apresenta uma forma única de operação intuitiva, amigável ao usuário e ergonomicamente otimizada. 


O BMW Panoramic iDrive sempre fornece ao motorista as informações certas no lugar certo e na hora certa. O sistema continua a abordagem de usar uma combinação ideal de controles analógicos e digitais por meio do uso de interruptores, botões, controle por toque e por voz. Existem interruptores táteis para os limpadores de para-brisa, indicadores de direção, espelhos externos, controle de volume, câmbio de marcha e descongeladores de janelas. 


Outras funções são otimizadas para operação usando controle de toque/voz ou por meio do volante multifuncional, como funções de telefone, sistemas de controle de mídia, navegação, condução assistida, personalização de displays, seleção de MyModes e muito mais.
 

Além dos aprendizados baseados em dados sobre o uso de BMW Operating Systems em toda a frota global, que agora já ultrapassa 22 milhões de veículos BMW conectados, a fase de desenvolvimento do novo BMW Panoramic iDrive também incluiu diversos estudos realizados nos laboratórios de usabilidade do BMW Group, nos quais cerca de 3.000 clientes participaram. 


Cada decisão sobre os diversos aspectos da lógica de operação é, portanto, baseada em dados e tomada de maneira estruturada. Nesse contexto, o escopo ampliado de personalização da experiência do usuário também foi alinhado com as preferências e necessidades dos consumidores.

 

BMW Operating System X: inteligente, versátil e preparado para o futuro

O novo BMW Operating System X representa uma atualização do sistema operacional, utilizado em diversos modelos BMW, e é um desenvolvimento totalmente interno da BMW. Assim como o BMW Operating System 9, ele é baseado em uma estrutura de software do Android Open Source Project (AOSP). 


Ele oferece uma capacidade ainda maior de atualização e upgrade do que o sistema predecessor, tornando-o adequado tanto para o futuro quanto compatível com versões anteriores. Ele está pronto para acomodar funções adicionais e manterá os veículos equipados com o novo BMW Panoramic iDrive na vanguarda da tecnologia por um longo período.
 

“O conceito geral do novo BMW Panoramic iDrive com o Operating System X é resultado de um grande avanço tecnológico,” explica Stephan Durach, Vice-Presidente Sênior da Connected Company do BMW Group. “Ele oferece operação intuitiva, experiências emocionalmente atraentes e personalização específica. O novo BMW iDrive com o Operating System X demonstra o potencial de um veículo definido por software.”
 

A inteligência expandida do BMW Operating System X torna possível combinar o BMW Panoramic Vision, o BMW 3D Head-Up Display (opcional), a tela central e o volante multifuncional de tal forma que as experiências físicas e digitais se fundem. Por exemplo, ao receber uma chamada, um gráfico aparece no BMW Panoramic Vision. Ao mesmo tempo, um símbolo no botão relevante do volante, que não estava previamente visível, é iluminado em verde, indicando a opção de atender a ligação pressionando o botão ou rejeitá-la deslizando para o lado direito do volante.
 

Quando um destino de navegação é inserido por controle tátil ou comando de voz, os alertas de orientação de rota são exibidos no BMW 3D Head-Up Display e mais informações sobre estradas e cruzamentos são mostradas no BMW Panoramic Vision. Uma visão geral do mapa completo pode ser exibida na tela central a qualquer momento para uma orientação em maior escala.
 

A personalização do conteúdo alcança um novo nível com o BMW Operating System X. As telas no Panoramic Vision podem ser adaptadas às preferências pessoais. Além disso, os motoristas agora também têm a opção de escolher suas próprias configurações para atributos de direção, como resposta e características de direção no My Mode "Personal". 


Além disso, as imagens escolhidas pelo usuário podem ser carregadas como papéis de parede para a Tela Central e o esquema de cores da Iluminação Ambiente e o design da interface do usuário podem ser ajustados de acordo com suas preferências particulares, criando uma experiência de direção ainda mais personalizada.
 

O BMW Intelligent Personal Assistant responde da maneira habitual ao comando " Olá, BMW" ou pode ser acionado pressionando o botão respectivo no volante multifuncional. As capacidades do BMW Intelligent Personal Assistant estão sendo constantemente aprimoradas e serão levadas a um nível completamente novo para a Neue Klasse através da integração de Large Language Models (LLM). 


O uso desta tecnologia se concentra inicialmente na navegação, permitindo que o cliente dê comandos de voz mais extensos usando linguagem natural: por exemplo, "Leve-me a uma estação de recarga que esteja próxima a uma loja de alimentos". No estande do parceiro tecnológico Amazon no CES 2025, os visitantes poderão ter uma primeira impressão dessas capacidades usando uma versão beta desta versão do BMW Intelligent Personal Assistant em um BMW X3.
 

Assim como os sistemas de infotainment atuais da BMW, o BMW Intelligent Personal Assistant pode - se o motorista desejar - fazer sugestões proativas com base no comportamento do usuário. 


Essa inteligência se expande ainda mais com o BMW Operating System X. Em situações relevantes, o BMW Intelligent Personal Assistant destaca os sistemas de assistência ao motorista que são raramente utilizados. 


Como uma espécie de lembrete, o sistema sugere ativar o Sport Mode em rotas adequadas se o motorista já tiver ativado o modo anteriormente. Se o motorista não responder ou ignorar essas sugestões proativas várias vezes, o sistema aprende e deixa de fazer sugestões a partir de então.
 

O BMW Operating System X mantém a capacidade de integração de aplicativos de terceiros da geração anterior de infotainment. Até o momento, a BMW ConnectedDrive Store oferece mais de 60 aplicativos em todo o mundo para o BMW Operating System 9. A seleção continuará a crescer, por exemplo, com aplicativos de produtividade como o serviço de videoconferência Zoom.

 

Design e tecnologia para uma experiência única de usuário e condução

O novo BMW Panoramic iDrive é escalável e será integrado em todos os novos modelos BMW - em todos os segmentos de veículos e com todas as tecnologias de sistemas de propulsão - a partir do final de 2025.
 

A experiência de condução é o centro das atenções. O motorista deve se sentir confortável e ter total controle sobre o veículo. Este princípio se reflete no design do novo BMW Panoramic iDrive. Uma atenção especial é dada aos detalhes: a interface do usuário foi projetada da maneira mais intuitiva e adaptativa possível para garantir uma interação sem problemas. O resultado é uma experiência holística aprimorada por uma combinação harmoniosa de som, luz e design inovador. Cada viagem se torna um momento especial de conexão entre o ser humano e seu veículo.
 

"A tecnologia e as preferências dos clientes estão mudando mais rápido do que nunca. O design de experiências digitais e sonoras está desempenhando um papel cada vez mais importante", diz Adrian van Hooydonk, Vice-Presidente Sênior de Design do BMW Group. "O novo BMW Panoramic iDrive não apenas torna nossos veículos mais inteligentes e fáceis de usar, mas também permite uma personalização muito mais ampla, tornando cada novo BMW um carro único para o usuário."
 

Outro elemento na experiência holística proporcionada pelo BMW Panoramic iDrive é a nova experiência de som HypersonX nos modelos da Neue Klasse. Desenvolvida pelo BMW Group Sound Design Studio, ela compreende 43 sinais de som e sons de condução especiais para o Personal Mode e o Sport Mode. O espectro multidimensional adapta os sons precisamente à situação de condução em questão e, ao fazê-lo, cria uma interação emocional entre o motorista e seu BMW.
 

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Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
 

Em 2023, o BMW Group vendeu mais de 2,55 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.
 

O sucesso do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável, desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

 

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Stellantis faz parceria com a dSPACE para acelerar o desenvolvimento de veículos baseados em nuvem

 


  • A parceria com a dSPACE fornecerá à Stellantis uma plataforma de simulação avançada para impulsionar inovações de software mais rápidas e de maior qualidade
  • O desenvolvimento, a integração e a validação baseados em nuvem permitem que os engenheiros da Stellantis iniciem os testes e o desenvolver software até um ano antes da disponibilidade do hardware de produção
  • As soluções dSPACE são parte integrante do Stellantis Virtual Engineering Workbench (VEW), otimizando os ciclos de desenvolvimento de software

 

AMSTERDÃ, 7 de janeiro de 2024 – A Stellantis, uma das principais montadoras do mundo, e a dSPACE, líder em soluções de simulação e validação, anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) não vinculativo com o objetivo de acelerar o desenvolvimento baseado em nuvem dos veículos Stellantis.

A colaboração integrará a plataforma VEOS da dSPACE para testes Software-in-the-Loop (SIL) no Stellantis Virtual Engineering Workbench (VEW), permitindo um desenvolvimento mais rápido e escalável de recursos focados no cliente.

O VEW capacita os engenheiros da Stellantis em todo o mundo a refinarem o software desde as fases iniciais do desenvolvimento, aproveitando os ambientes virtuais para desenvolver, integrar, testar e otimizar até um ano antes que o hardware esteja disponível. Em suas novas plataformas de tecnologia, 80-85% dos testes são realizados em plataformas SIL, utilizando metodologias de integração e testes contínuos, o que permite a entrega de software de novos veículos em menos de dois anos, reduzindo significativamente o tempo de lançamento no mercado e melhorando a qualidade do produto.

A estratégia de software da Stellantis é baseada em três plataformas de tecnologia alimentadas por IA – STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive, que serão lançadas em veículos selecionados em 2025. Essas plataformas, desenvolvidas na VEW, garantem a entrega ágil de recursos nas 14 marcas icônicas da Stellantis.

"A integração das ferramentas dSPACE em nosso Virtual Engineering Workbench nos permitirá entregar funcionalidades inovadores de forma mais rápida, atendendo às expectativas dos clientes e aprimorando sua experiência de direção", disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. "Essa colaboração é fundamental para concretizar nossa visão de veículos inteligentes e conectados, proporcionando aos clientes melhorias contínuas por meio de atualizações over-the-air."

"O uso de nossos produtos nas novas plataformas de tecnológicas da Stellantis nos permite coletar informações e feedback direto dos clientes. Essa colaboração próxima nos ajudará a aprimorar nossos produtos de software e fornecer a cadeia de ferramentas mais sofisticada e eficiente para a validação de SDVs, permitindo a integração antecipada e a combinação perfeita de métodos de teste SIL e HIL ", disse Carsten Hoff, CEO da dSPACE.

O Stellantis VEW conta com um cockpit virtual inovador, que ajuda a acelerar os ciclos de desenvolvimento em até 100 vezes em comparação com os métodos tradicionais. Com mais de 3.800 usuários diários ativos e exclusivos, ele exemplifica o compromisso da Stellantis com a inovação, sustentabilidade e entrega de experiências de alta qualidade aos clientes.

A implementação do Memorando de Entendimento (MOU) não vinculativo proposto está sujeita a um acordo definitivo.

Primeiras turmas do Ford iniciam as aulas na Bahia. O objetivo do programa é capacitar os alunos para o mercado de trabalho na área de tecnologia, que tem uma grande carência de profissionais

 


As primeiras turmas do Ford <Enter> Bahia, programa gratuito de capacitação profissional para pessoas de baixa renda, iniciaram as aulas esta semana em Salvador. O objetivo do programa é capacitar os alunos para o mercado de trabalho na área de tecnologia, que tem uma grande carência de profissionais, e criar oportunidades para o seu desenvolvimento e ascensão social por meio da educação.

Os 50 alunos dessa primeira fase, divididos em duas turmas, participam das aulas presenciais em duas unidades do SENAI: o CIMATEC Orlando Gomes, no bairro de Piatã, e o CIMATEC Digital, no Pelourinho. Eles foram selecionados entre mais de 800 candidatos. O programa vai oferecer 300 vagas em 2025, com abertura de inscrições de novas turmas ao longo do ano.

O Ford <Enter> foi criado pela Ford e pelo Ford Philanthropy, frente filantrópica da empresa, e é desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI-SP e Rede Cidadã. Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa de 300 horas inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.

Os alunos recebem ainda ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo SENAI. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. A Rede Cidadã é responsável pela formação comportamental dos alunos e também vai apoiar a sua inserção no mercado de trabalho, com a busca ativa de vagas.

            “O Ford <Enter> dá aos participantes a oportunidade de construir uma carreira qualificada, desenvolver o seu potencial e conquistar uma vida melhor por meio da educação. Ele faz parte do compromisso social da Ford de promover o desenvolvimento das comunidades onde está presente”, diz Roberta Madke, gerente de Responsabilidade Social da Ford América do Sul.

A Ford tem hoje na Bahia a sede do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da América do Sul, com um time de mais de 1.500 especialistas que trabalha em projetos globais e é responsável pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades presentes nos carros da marca no mundo.

Honda apresenta estreia mundial dos protótipos Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV na CES 2025

 


 ASSISTA O VÍDEO:
https://youtu.be/4sIFhyG6cLc?si=nxizgO0cUwmnUUuA

  • A Honda apresentou a estreia mundial de dois protótipos de modelos da Honda 0 Series, Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV.
  • A Honda apresentou seu sistema operacional original para veículos, o ASIMO OS, que será instalado nos modelos Honda 0 Series

  • A Honda expandirá rapidamente a aplicação global da sua condução automatizada Nível 3 (função eyes-off) por meio da Honda 0 Series, esforçando-se para se tornar a primeira fabricante de automóveis do mundo a permitir a condução sem a necessidade de olhar em todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.

  • Honda e Renesas Electronics Corporation anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver um sistema em um chip de alto desempenho para a próxima geração de modelos Honda 0 Series que a Honda lançará no final da década de 2020.

  • A Honda irá acelerar as suas iniciativas na área de serviços de energia, incluindo a oferta de novos serviços de energia por meio do Sistema de Gestão de Energia Doméstica.


LAS VEGAS, Nevada, EUA, 07 de janeiro de 2025 – A Honda apresentou hoje a estreia mundial de dois modelos protótipos na CES 2025, Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV, representando dois modelos Honda 0 Series que serão introduzidos nos mercados globais a partir de 2026. A Honda também apresentou seu sistema operacional inédito e exclusivo de veículos, o ASIMO OS, para os modelos Honda 0 Series.

Honda 0 Saloon
Ao avançar ainda mais o modelo conceito apresentado no ano passado na CES 2024, o protótipo Honda 0 Saloon foi desenvolvido em preparação para um lançamento no mercado agendado para 2026. Embora mantenha o design de estilo exato do modelo conceito, a versão protótipo apresenta uma altura mais baixa, estilo esportivo que distingue o Saloon de outros modelos elétricos à primeira vista e um espaço interior maior do que as pessoas podem imaginar com base nas dimensões exteriores.

O Honda 0 Saloon, principal modelo da Honda 0 Series, será baseado na recém-desenvolvida arquitetura EV dedicada e contará com uma série de tecnologias de próxima geração que incorporarão a abordagem de desenvolvimento da Honda 0 Series Thin, Light, and Wise (na tradução livre: Fino, Leve e Sábio).

Na CES 2025, a Honda está focada na introdução de certas tecnologias e recursos que contribuem para o valor “Wise” (na tradução livre, Sábio) do Honda 0 Saloon. Isto inclui as tecnologias de condução automatizada altamente confiáveis ​​apoiadas pela tecnologia de condução automatizada Nível 3, que a Honda colocou em uso prático pela primeira vez no mundo, bem como a “otimização ultra pessoal” que oferecerá uma experiência de mobilidade personalizada para cada usuário, o que se tornará possível com o sistema operacional ASIMO OS.

O modelo de produção do Honda 0 Saloon está programado para ser introduzido primeiro no mercado norte-americano em 2026 e depois nos mercados globais, incluindo Japão e Europa.

Honda 0 Series | WISE EXPERIENCE
 



Honda 0 SUV
Com base no modelo conceito Space-Hub revelado na CES 2024, propondo o novo valor dos EVs (sigla em inglês para electric vehicles, que na tradução livre significa veículos elétricos) como um “espaço” para as pessoas que a Honda quer oferecer com os seus futuros modelos EV, a Honda apresentou o protótipo de um SUV EV de tamanho médio, que será o primeiro modelo da Honda 0 Series. Ao aplicar a abordagem “Fino, Leve e Sábio” a um SUV, o espaço interior foi aumentado ainda mais e foi possível proporcionar uma cabine espaçosa com um campo de visão excepcionalmente claro e irrestrito e ainda grande flexibilidade.

Assim como acontece com o Honda 0 Saloon, o Honda 0 SUV contará com uma ampla variedade de tecnologias de próxima geração que incorporam a abordagem de desenvolvimento “Thin, Light and Wise” da Honda 0 Series. Este modelo oferecerá o valor de um espaço “em constante evolução” por meio da “otimização ultra pessoal” e da experiencia do usuário (UX) digital possibilitada pelo sistema operacional ASIMO OS. Além disso, o Honda 0 SUV aplicará uma estimativa de postura de alta precisão e controle de estabilização com base em sensores giroscópios 3D, tecnologia que a Honda acumulou pelo desenvolvimento de suas tecnologias robóticas originais, para permitir dinâmicas conforme a vontade do motorista em vários tipos de superfícies de estrada.

O modelo de produção do Honda 0 SUV está programado para ser introduzido primeiro no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2026 e depois nos mercados globais, incluindo Japão e Europa.

Honda 0 SUV
 



ASIMO OS
Os modelos Honda 0 Series serão equipados com o ASIMO OS, um sistema operacional original para veículos desenvolvido pela Honda. ASIMO era um robô humanoide capaz de realizar caminhada autônomo, desenvolvido como parte da pesquisa tecnológica fundamental da Honda com o objetivo de ajudar as pessoas enquanto coexistem com outras pessoas na sociedade. A Honda iniciou a pesquisa e o desenvolvimento da robótica em 1986 e introduziu o ASIMO em 2000. O ASIMO tornou-se um ícone no campo da robótica entre os anos 2000 e 2010 e foi amado por pessoas em todo o mundo durante um longo período.

A Honda deu o nome ASIMO a este sistema operacional de veículo, a tecnologia central para alcançar o valor “Wise” (Sábio) da Honda 0 Series, com a determinação de se esforçar para tornar a Honda 0 Series um ícone entre os veículos elétricos da próxima geração, que irá surpreender e inspirar as pessoas em todo o mundo, assim como fez o ASIMO.
 


Mesmo depois do desenvolvimento do ASIMO, a Honda tem avançado ainda mais nas suas tecnologias robóticas, tais como as tecnologias ASIMO que reconhecem ambientes externos e tecnologias de controle de comportamento autônomo que permitem ao ASIMO agir enquanto compreende as intenções das pessoas à sua volta. Ao combinar essas tecnologias robóticas com tecnologias de inteligência avançadas para a Honda 0 Series, a Honda se esforça para oferecer o valor dos veículos definidos por software (SDVs) exclusivos da marca.

Como uma plataforma de software, o ASIMO OS aplicará o controle integrado de unidades de controle eletrônico (UCEs) para sistemas de veículos, como sistemas de direção automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista (AD/ADAS) e sistema de infoentretenimento no veículo (IVI).

Ao atualizar constantemente o software do veículo baseado no sistema operacional ASIMO OS por meio de atualizações over the air (sigla OTA, em inglês, que significa “via a ar” na tradução para português, referindo-se à capacidade de entregar ao cliente as atualizações remotas do software), mesmo após a compra do veículo, as funções e serviços serão continuamente avançados de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário. As funções e serviços sujeitos a constantes atualizações incluem aqueles que valorizam o “espaço” e a experiência do usuário (UX) digital, que garante uma experiência de mobilidade divertida e confortável, além do controle integrado de dinâmicas exclusivo da Honda, que determina a alegria de conduzir, permitindo ao condutor sentir-se em sintonia com o veículo.

A Honda está planejando instalar o ASIMO OS nos modelos da Honda 0 Series, incluindo modelos de produção do Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon.

Tecnologia de direção automatizada (AD - Automated Driving)
Em 2021, a Honda se tornou a primeira montadora do mundo a colocar em uso prático equipamentos de direção automatizada de Nível 3 com o lançamento do novo Legend equipado com Honda SENSING Elite, que se qualificou para direção automatizada de Nível 3 (função eyes-off, que permite a condução sem que o motorista esteja olhando para a via) e direção condicional com automação em áreas limitadas.

A Honda desenvolveu o Honda SENSING Elite para colocar esta tecnologia AD em uso prático, antecipando todas as condições e cenários de condução com base na premissa de que, além de reduzir o número de colisões de trânsito na sociedade, o Honda AD deve eliminar completamente os acidentes de trânsito que as pessoas consideram que “um motorista humano poderia evitar.”

A Honda acredita que o uso generalizado da tecnologia eyes-off levará à concretização de zero colisões de trânsito fatais no futuro. Com base nesta crença, a Honda irá se esforçar para oferecer veículos de condução autônoma acessíveis a mais clientes em todo o mundo por meio da Honda 0 Series.

Para este fim, a Honda aplica uma tecnologia original de inteligência artificial (IA) da Honda que combina a tecnologia de aprendizagem não supervisionada*1 do Helm.ai e os modelos de comportamento de condutores experientes, que permitem à IA aprender com menores quantidades de dados e expandir de forma eficiente a gama de situações em que a direção automatizada e assistência ao motorista podem estar disponíveis.

Além disso, a Honda aplicará a sua IA cooperativa original desenvolvida por meio da investigação sobre pessoas e mobilidade para melhorar ainda mais a precisão do comportamento cooperativo, como ceder o direito de passagem a outros na estrada, o que é difícil mesmo para um condutor humano. Ao aplicar estas tecnologias avançadas, a Honda irá criar um sistema de assistência ao condutor altamente confiável, capaz de responder de forma rápida e adequada a situações inesperadas, como um animal entrando na faixa de rodagem ou um objeto caindo na estrada.

Os modelos Honda 0 Series serão equipados com um sistema que permite ampliar o leque de condições de condução onde estará disponível assistência ao condutor e condução automatizada Nível 3. Essa expansão começará com a tecnologia eyes-off disponível no congestionamento de tráfego nas rodovias e continuará por meio das atualizações OTA (over the air) das funções.

Com a condução automatizada de Nível 3, o veículo será responsável pela condução, o que permitirá a um condutor humano realizar uma “segunda tarefa” no caminho para o seu destino, seja assistindo a um filme ou participando remotamente numa reunião. A Honda irá avançar ainda mais nas suas tecnologias e tornar-se a primeira fabricante de automóveis a expandir a aplicação de funções de desviar o olhar para todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.

*1 O aprendizado não supervisionado é um dos métodos de aprendizado de máquina que oferece suporte à IA. Ao contrário da aprendizagem supervisionada, através da qual a IA aprende as respostas corretas derivadas de dados de entrada rotulados, a aprendizagem não supervisionada permite que a IA aprenda sem receber as respostas corretas e deriva por si só os padrões e características únicas dos dados não rotulados.


Desenvolvimento de sistema em um chip (sigla em inglês SoC, System on Chip) dedicado ao Honda Série 0

Na coletiva de imprensa da Honda realizada na CES 2025, a Honda e a Renesas Electronics Corporation (Renesas) anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver um sistema em um chip (SoC) de alto desempenho para concretizar os futuros SDVs (sigla em inglês para veículos definidos por software) que a Honda pretende alcançar com os modelos da Honda 0 Series.
 


Para a próxima geração de modelos Honda 0 Series, que serão lançados no final da década de 2020, a Honda adotará uma arquitetura E&E centralizada que combina múltiplas UCEs (unidades de controle eletrônico), responsáveis ​​pelo controle dos sistemas do veículo, em uma única UCE central. A UCE principal, que serve como coração do SDV (sigla em inglês para veículos definidos por software), gerencia vários sistemas do veículo, como AD/ADAS (sigla em inglês para sistemas de direção automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista), controle do powertrain e recursos de conforto, tudo em uma única UCE. Para conseguir isso, a UCE requer um SoC (sigla em ingles para sistema em um chip) que proporcione um desempenho de processamento superior ao dos sistemas tradicionais, ao mesmo tempo que minimiza qualquer aumento no consumo de energia.

Para atender a esses requisitos, a Honda e a Renesas irão elaborar um sistema que utiliza tecnologia de chiplet multi-die*2 para combinar a série genérica de sistema em chip R-Car X5 de quinta geração (Gen 5) da Renesas com um acelerador de IA otimizado para software de IA desenvolvido de forma independente pela Honda. Com esta combinação, as duas empresas pretendem desenvolver um sistema que atinja um dos melhores desempenhos de IA do setor, de 2.000 TOPS*⁴ (esparso) com eficiência energética de 20 TOPS/W.

 

*2 Tecnologia para construir um sistema combinando múltiplos chips (matrizes) com diferentes funções
*3 Tera Operations Per Second (TOPS) é uma métrica de desempenho de processamento de IA e mede o número de operações que podem ser realizadas por segundo. Baseado em um modelo de IA esparso.

Serviço de Energia
Para oferecer modelos da Honda 0 Series que proporcionem alegria e liberdade de mobilidade a mais pessoas com impacto ambiental zero, a Honda irá desenvolver e oferecer novos serviços de energia baseados em dois conceitos fundamentais: 1) construir uma rede de carregamento que permita aos clientes desfrutar da liberdade de mobilidade sem estresse e 2) permitir que as pessoas desfrutem de uma vida diária limpa e inteligente utilizando baterias EV.

Quanto ao estabelecimento da rede de carregamento, a Honda está se esforçando para criar uma sociedade em que os clientes da Honda 0 Series nunca tenham problemas para recarregar os seus veículos. Para este fim, na América do Norte, oito fabricantes de automóveis*4 estabeleceram uma joint venture para criar uma rede de carregamento chamada IONNA. O objetivo é incluir pelo menos 30.000 estações de carregamento de alta qualidade até 2030. Além disso, ao adotar o Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) para a porta de carregamento dos modelos Honda 0 Series, a Honda continuará progredindo na expansão da rede de carregamento para garantir que os proprietários terão acesso a mais de 100.000 estações de carregamento até 2030.

Além disso, em linha com a introdução dos modelos Honda 0 Series, a Honda também está considerando um novo serviço de carregamento que aproveita esta ampla rede. Ao incorporar tecnologias da Amazon Web Services, Inc.(AWS), como Amazon Bedrock, a tecnologia de IA generativa da AWS, na tecnologia inteligente da Honda, e ao analisar dados obtidos da Honda 0 Series e da extensa rede de carregamento, a Honda se esforçará para fornecer uma experiência de cobrança personalizada para cada indivíduo em termos de localização de instalações de cobrança e simplificação do pagamento.

Para alcançar a neutralidade de carbono, é essencial utilizar ainda mais as energias renováveis, juntamente com a popularização dos EVs. Para o carregamento doméstico, que deverá representar aproximadamente 80% de todo o carregamento de veículos elétricos*5, a Honda irá avançar ainda mais o Honda Smart Charge, um serviço de carregamento para proprietários de veículos elétricos que a Honda oferece atualmente na América do Norte, combinando Home Energy Management System da Honda que está sendo co-desenvolvido com a Emporia Corp., o sistema Vehicle Grid Integration (VGI) do ChargeScape, uma joint venture de software que a Honda estabeleceu com a BMW e a Ford. Por meio destas iniciativas, a Honda começará a oferecer novos serviços que contribuem para a redução dos custos de eletricidade e das emissões de CO2 aos clientes na América do Norte e outros mercados a partir de 2026.

Com este serviço, a frota coletiva de modelos Honda 0 Series também servirá como uma central elétrica virtual e executará um plano de recarga personalizado para cada usuário. Para ser mais específico, um modelo Honda 0 Series irá carregar-se a si próprio selecionando horas do dia em que os custos de eletricidade são baixos e a energia renovável pode ser utilizada, e descarregará a eletricidade para uso doméstico durante períodos em que os custos de eletricidade são elevados, gerindo assim, de forma inteligente, a conta de luz de toda a casa.

Além disso, quando há escassez de eletricidade, a eletricidade armazenada nos modelos Honda 0 Series pode ser fornecida à rede elétrica, contribuindo assim para a estabilização do fornecimento de eletricidade e permitindo aos proprietários obter algum rendimento com os seus EVs. A degradação da bateria, que pode ser uma preocupação devido às repetidas cargas e descargas, também é minimizada através do uso da tecnologia de gestão de baterias que a Honda acumulou por meio do desenvolvimento de veículos híbridos-elétricos.

*4 American Honda Motor, uma subsidiária da Honda nos EUA, BMW Group, General Motors, Hyundai Motors, Kia Corporation, Mercedes-Benz Group, Stellantis N.V., Toyota Motor.

*5 Pesquisas internas da Honda

 
Coletiva de imprensa da Honda na CES 2025 (transmissão ao vivo/arquivo): Link

domingo, 5 de janeiro de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO!// Avianca encerrou 2024 com cerca de 50 aviões equipados com sistema braille, que no primeiro semestre de 2025 chegará a toda a frota de A320 // LATAM é uma das 5 companhias aéreas mais pontuais do mundo // Contratações de pilotos da LATAM no Brasil superam em 70% o previsto para 2024 e investimento em treinamentos bate recorde // Azul Viagens capacita mais de 5 mil agentes de viagens em 2024 e celebra balanço positivo // Azul fecha o ano com 20 novas aeronaves incorporadas à sua frota // TAAG celebra parceria com a AERCAP para incorporação de um Boeing 787-9 à sua frota // Azul inaugura voos diretos entre Florianópolis e Assunção durante a alta temporada // Frota da LATAM no Brasil cresce 13% em dois anos com 25 novas aeronaves direto de fábrica // LATAM Pass revela três novos benefícios para clientes viajarem o mundo em 2025

 


Avianca encerrou 2024 com cerca de 50 aviões equipados com sistema Braille, que no primeiro semestre de 2025 chegará a toda a frota de A320


Com a proposta de contribuir para uma aviação mais acessível, a Avianca encerrou 2024 com 48 aviões equipados com sistema Braille para facilitar a experiência dos viajantes com deficiência visual.


Esse anúncio ocorre como marco do Dia Mundial do Braille, que é parte do programa Avianca Acessível, que busca eliminar barreiras na aviação, adaptando o serviço da companhia aérea às necessidades de pessoas com deficiência, fazendo com que sua experiência seja simples e cômoda, e também aproximando mais as equipes da Avianca de seus clientes.


O projeto de Braille teve início em 2023 como uma ideia da equipe de manutenção da Avianca. Dessa forma, durante o segundo semestre deste ano, foi realizado um teste piloto. Esse teste consistiu na instalação, em seis aviões A320 que cobrem rotas nacionais e internacionais, de novos marcadores de fila com maior contraste e visibilidade para pessoas com baixa visão, assim como a numeração em Braille para pessoas cegas.


Os elementos em Braille floram desenhados em conjunto e sob a orientação do Instituto Nacional de Cegos (INCI) e foram desenvolvidos no Centro de Manutenção Aeronáutica de Ríonegro (MRO), mediante protocolos de alta qualidade e detalhismo.

 

Para 2025, a companhia aérea planeja completar a instalação desse sistema em toda a frota de A320, somada à inclusão da sinalização em braille no interior dos banheiros de seus aviões, cobrindo a rede de rotas doméstica e internacional e abarcando o maior número possível de viajantes por meio dessa iniciativa. Com essas ações, a Avianca reafirma seu compromisso de liderar uma transformação na indústria aérea rumo a una experiência de viagem mais inclusiva e acessível para todos.

O Brasil recebeu este ano 6,621 milhões de turistas estrangeiros e estima captar 8,1 milhões até 2027. O movimento na comemoração do reveillón chegou a de 22,1 milhões




O Brasil acaba de bater o recorde de turistas internacionais visitando o país. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para as viagens de lazer ou de negócios. Esse número supera o marco histórico de 2018, quando 6.621.376 estrangeiros estiveram por aqui. Com esse avanço, o Brasil se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.

O número de visitantes alcançado em 2024, supera o total de chegadas internacionais registradas em 2018, ano que até então marcava o melhor valor na série histórica, iniciada em 1970.

O desempenho brasileiro reforça a maturidade do turismo nacional em atrair visitantes internacionais, como apontou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do Governo Federal, temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, destacou.

O resultado supera anos importantes na recepção desses turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país.

AÇÕES - Na atração dos turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior - agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil lançou também a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

FUTURO - Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. O número já impacta em recorde em assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Réveillon 2024/2025 confirmou os bons números registrados pelo turismo no ano anterior. Isso porque, pelo menos 22,1 milhões de pessoas celebraram a virada do ano em algum destino de norte a sul do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. A região Sudeste concentrou boa parte do público, com destaque para o Rio de Janeiro, que reuniu mais de 5 milhões de pessoas e realizou uma das maiores festas de réveillon da história.

A tradicional queima de fogos em Copacabana atraiu mais de 2,6 milhões de pessoas, que acompanharam também shows com grandes nomes da música nacional. Em São Paulo, estima-se que pelo menos 3,5 milhões de pessoas passaram a virada do ano no estado. Apenas na Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da capital, o público foi de cerca de 2 milhões.

No Espírito Santo, as festividades atraíram milhões de pessoas em destinos como Guarapari e Vila Velha. Em Brasília (DF), 200 mil pessoas assistiram à queima de fogos e a shows nacionais. Sinop, no Mato Grosso, reuniu 35 mil pessoas para brindar a chegada de 2025. Já em Bonito (MS), o número de turistas foi estimado em 15 mil.

O Nordeste também contou com grandes celebrações. No Ceará, 1 milhão de pessoas presenciaram a virada do ano na capital do estado. Recife (PE) registrou público semelhante, com o maior Réveillon de sua história. Em Aracaju (SE), 200 mil pessoas participaram das festividades. Luís Corrêa (PI) reuniu 50 mil pessoas no litoral piauiense para celebrar a chegada do novo ano.

Na região Norte, Manaus (AM) recebeu 150 mil pessoas, enquanto Belém (PA) contabilizou 40 mil. Ainda no Pará, Santarém foi o destino escolhido por 50 mil pessoas para curtir a virada. Em Rio Branco (AC), a estimativa de público foi de pelo menos 70 mil. Já Boa Vista (RR) reuniu cerca de 100 mil pessoas.

O Sul também registrou bons números. O litoral paranaense recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas. Balneário Camboriú (SC) foi cenário para 2 milhões de brasileiros e estrangeiros celebrarem a entrada de 2025. Em Porto Alegre (RS), 200 mil pessoas participaram das festividades.

ALTA TEMPORADA - Recentemente, os Ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias aéreas do país, anunciaram a ampliação de cerca de 18 mil voos durante a temporada de verão. O número de assentos disponíveis também aumentará: serão 29,8 milhões, um acréscimo de 12% (3,2 milhões) em relação ao ano anterior.

A iniciativa faz parte da renovação do programa Conheça o Brasil: Voando, que visa ampliar e diversificar a malha aérea do país.

A nova etapa do programa, lançado em setembro de 2023, inclui a expansão da oferta de stopover, modalidade que permite ao passageiro visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem.

Além disso, as companhias aéreas adesivarão o selo do programa em até 30% dos aviões, farão a plotagem de até 10% das aeronaves com imagens do Brasil e veicularão mensagens sonoras incentivando viagens para destinos nacionais.

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