Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Rampage é picape oficial da Yamaha Racing no Sertões 2025. Modelo é veículo de apoio da equipe oficial da Yamaha na competição, que se inicia oficialmente no próximo domingo (27). Parceria também é válida para as competições de motovelocidade, motocross e rally disputadas pela fabricanteb japonesa no Brasil.

 


A Rampage, primeira picape da Ram desenvolvida e produzida fora da América do Norte, é o veículo oficial da Yamaha Racing Brasil no Sertões 2025, que realiza a largada oficial no próximo domingo (27) em Goiânia (GO). A parceria da Ram com a fabricante de motocicletas se iniciou em 2024 e foi renovada para 2025 nas competições sobre duas rodas no País: motovelocidade, motocross e no rally, como é o caso do Sertões. 

O acordo entre as marcas inclui o fornecimento de picapes Rampage para apoiar as operações nas diversas competições em que a Yamaha Racing Brasil está presente. No Sertões, a equipe oficial vai contar com toda a força, capacidade e tecnologia da Rampage como veículo de apoio durante a competição, que neste ano passa pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. 

Neste ano, a equipe oficial da Yamaha Racing Brasil vai para a disputa com três pilotos. Um deles é o experiente Ricardo Martins, que já soma 15 participações no Sertões e um título na classificação geral em 2020. Além de Martins, vão representar a equipe Gabriel Bruning, vice-campeão geral em 2023, e Gabriel Lucas Soares, contratado nesta temporada. 

O desfalque do time para o Sertões 2025 é o francês Adrien Metge, campeão em 2021 e no ano passado. Recuperando-se de uma lesão, Metge está em Goiânia apoiando a equipe nos bastidores. 

Um dos pontos altos da participação da Yamaha Racing Brasil na competição deste ano é a presença feminina com a piloto Janaina Souza, brasileira radicada em Portugal. Janaina, que tem concentrado o desenvolvimento da carreira no exterior, participa do Sertões neste ano a bordo de uma Yamaha Ténéré 700, competindo na categoria Big Trail. 

O Sertões 2025 se encerra no dia 3 de agosto, quando os competidores cruzam a linha de chegada na Praia do Francês, localizada no município de Marechal Deodoro, em Alagoas. 

Foto: Yamaha Racing Brasil/Cook Filmes 

Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon


Nº 1.361 — 25/7/2025




Primeiro semestre apontou

novos líderes de segmentos



Apesar de o mercado de automóveis, SUVs e comerciais leves ter crescido apenas 5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado, a concorrência continuou acirrada no primeiro semestre entre 16 segmentos (incluídos os dois subsegmentos de híbridos e elétricos que ainda representam pouco, mas merecem atenção).

Enquanto a maioria dos modelos continuou a confirmar uma posição tranquila, deve-se ressaltar que também houve mudanças e reconquistas. Um exemplo é o Corolla Cross que voltou a comandar os SUVs médio-compactos e até abriu uma boa vantagem de 5 pontos percentuais sobre o Compass. Quanto aos SUVs médio-grandes o modelo chinês GWM H6 assumiu a ponta do segmento à frente do Toyota SW4. E o Cayenne recuperou sua liderança nos SUVs grandes.

Entre as picapes médias (capacidade de carga de 1.000 kg), a Toro sustentou sua posição à frente da Hilux por uma diferença pueril de 184 unidades. Até o final do ano a Toyota talvez recupere a liderança sobre o único modelo do segmento a utilizar construção monobloco. Outra disputa apertada: H6 e Pulse, embora o SUV da Fiat seja um híbrido básico (semi-híbrido) e o modelo chinês um híbrido pleno e mais caro.

Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas em 16 categorias. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (poucas opções) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos dentro dos segmentos. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Hatch subcompacto: Mobi, 45%; Kwid, 36%; Dolphin Mini, 18%. Sem ameaça ao líder.

Hatch compacto: Polo, 29%; Argo, 23%; HB20, 19%; Onix, 18%; City, 3,8%, C3, 3,2%; 208, 2,1%; Yaris, 1,8%. Polo aumentou vantagem.

Sedã compacto: Onix Plus, 25%; Virtus, 20%; HB20S, 17,4%; Cronos, 17%; City, 10%; Versa, 6%; Yaris, 5%. Onix Plus ainda firme. 

Sedã médio-compacto: Corolla, 57%; King, 22%; Sentra, 9%. Corolla cedeu 11 p.p.

Sedã médio-grande: BMW Série 3/4, 65%; Mercedes Classe C, 21%; Accord, 4%. Sem resistência aos BMW.

Sedã grande: Seal, 77%; Panamera, 12%; Série 5, 5%. Seal elétrico tranquilo.

Esportivo: Mustang, 58%; BMW M2, 22%; Challenger, 8%. Mustang mantém.

Esporte: 911, 47%; 718 Boxster/Cayman, 37%; Corvette, 4%. Domínio Porsche fácil.

SUV compacto: T-Cross, 15%; HR-V, 10,5%; Creta, 10,3%; Tracker, 9%; Fastback, 8%; Kicks, 7,6%; Nivus, 7,4%; Renegade, 6,8%; Pulse, 6,7%; Kardian, 3,4%. T-Cross avançou.

SUV médio-compacto: Corolla Cross, 30%; Compass, 25%; Tiggo 7, 13%. Corolla Cross volta a liderar.

SUV médio-grande: H6, 24%; SW4, 16%; Tiggo 8, 14%. H6 novo líder.

SUV grande: Cayenne, 21%; BMW X5/X6, 19%; XC90, 12%. Cayenne reconquista.

Picape pequena: Strada, 58%; Saveiro, 27%; Montana, 9%. Líder continua muito firme.

Picape média (carga 1.000 kg): Toro, 21,2 %; Hilux, 21%; Ranger, 15%. Toro por um fio.

Híbridos: H6, 15%; Pulse, 14%; Song Pro, 13%. Liderança ameaçada.

Elétricos: Dolphin Mini, 42%; Dolphin, 20%; EX30, 10%. BYD domina neste nicho.


Toyota acelera: dois lançamentos ainda em 2025


Maior fabricante de veículos do mundo, a Toyota não costuma antecipar o que vai lançar no Brasil. Evandro Maggio, presidente da subsidiária, tem uma visão mais aberta. Já para agosto confirmou a nova versão de entrada do Corolla, o GLI híbrido, com preço menor, porém descarta ser um carro despojado. A fabricante preferiu escolher a opção menos cara e não a intermediária XEi como estratégia de atrair mais compradores para quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens de um híbrido.

Mais importante é a estreia em outubro do aguardado Yaris Cross, já à venda no Chile, e que está em início de produção na fábrica de Sorocaba (SP). Suas dimensões são próximas às do T-Cross, líder entre os SUVs compactos. O grande apelo do novo produto está no acréscimo de um híbrido flex pleno com evidentes vantagens.

O Yaris Cross híbrido deverá ter potência combinada de 115 cv. Entretanto, o torque combinado tecnicamente não pode ser medido e nem somado (12,5 kgf·m no motor flex e 14,4 kgf·m no elétrico). O porta-malas de 471 L, na versão convencional ou 446 L, na híbrida (a confirmar se pelo padrão correto VDA) é um dos destaques do novo SUV. Contudo a distância entre eixos de 2.620 mm é 31 mm menor que o modelo da VW, o que deixa o concorrente com um pouco mais de espaço para ocupantes do banco traseiro.

Todavia, o aspecto novidade conta a favor da marca japonesa. E mais ainda os números de consumo e alcance, mesmo com um tanque de apenas 36 litros. Segundo o site Carros na Web, o novo SUV híbrido compacto deverá receber homologação Inmetro de 13 km/l (E) e 19 km/l (G), em cidade e 11 km/l (E) e 16 km/l (G), em estrada. Quanto ao alcance pode chegar a 468 km (E) e até surpreendentes 684 km (G), na cidade; na estrada, 396 km (E) e 576 km (G).

Maggio confirmou que as obras de ampliação da fábrica de Sorocaba (SP) estarão concluídas no segundo semestre de 2026. A capacidade de produção crescerá para 275.000 unidades/ano. Já a unidade fabril de Indaiatuba (SP) será desativada. O executivo nada adiantou sobre interessados nesta fábrica inaugurada há quase 30 anos, apesar de especulações que alguma marca chinesa possa se candidatar à compra e providenciar as devidas reformas.


Dia do Motorista comemorado em 25 de julho


A data foi criada por decreto federal em 21 de outubro de 1968 para coincidir com o dia de São Cristóvão. O santo da igreja católica é considerado o protetor dos motoristas profissionais e amadores.

Uma prova de que essa homenagem ocorre também fora do Brasil, é a revista institucional da Porsche editada na Alemanha. Trata-se da Christoforus que em latim significa literalmente “que carrega Cristo”. Cristóvão era um homem forte que ajudou Cristo, ainda menino, a atravessar um rio. O menino revelou a ele ser Jesus e que carregava o mundo, tornando a travessia cada vez mais penosa.

Melhorar a segurança de trânsito tem importância ainda maior na semana em que se comemora o Dia do Motorista. Recentemente a Agência Câmara de Notícias informou que a Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta para alterar o Código de Trânsito Brasileiro em um ponto importante. Muda de infração média para grave o ato de atirar de dentro de um veículo objetos ou substâncias em vias públicas.

Prevê multa em dobro quando houver potencial de provocar incêndios. Um exemplo é arremessar bituca de cigarro ainda acesa no acostamento com o risco de atingir a vegetação e dar causa a nuvens de fumaça. Arrastadas pelo vento, estas podem encobrir a visibilidade nas estradas e causar graves acidentes.

Não se espera celeridade na tramitação. A proposta será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para tornar-se lei, precisa de confirmação na Câmara e Senado.

Outra iniciativa da Câmara, agora neste mês, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e com longa tramitação a enfrentar, permite e regulamenta pelo Código de Trânsito Brasileiro a circulação de carros autônomos nas vias públicas. Em algumas cidades americanas carros sem motorista já podem rodar. O Brasil ainda está muito distante de um trânsito convencional mais seguro. Pensar, desde já, em veículos que independem de alguém ao volante parece extremamente prematuro.


_______________________________

www.fernandocalmon.com.br


quinta-feira, 24 de julho de 2025

Meeting Festuris será o palco de conteúdo que vai inspirar, provocar e preparar profissionais do setor para o futuro da indústria do turismo que terá como palestrantes Daine dos Santos, Maurice Padovani e Cristiane Mors


Daiane dos Santos

Texto: Fernando Gusen

De 6 a 9 de novembro, Gramado/RS se transforma no epicentro das grandes ideias, tendências e conexões do turismo mundial. Dentro da programação do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, o Meeting Festuris será o palco de conteúdo que vai inspirar, provocar e preparar profissionais do setor para o futuro da indústria do turismo.

São conteúdos pensados para provocar reflexões, gerar insights estratégicos e conectar o público com o que realmente importa: o futuro do turismo com propósito. E mais, instigar os inscritos a reimaginarem o amanhã, conforme dita o tema do evento neste ano. Veja quem já confirmou presença no palco de conteúdo do Festuris:

Daiane dos Santos – campeã mundial de ginástica artística

Campeã Mundial de Ginástica Artística, bicampeã da Grande Final da Copa do Mundo da modalidade, multi-Campeã da Copa do Mundo, participou de quatro Olimpíadas e é referência Mundial na Ginástica Artística e no esporte. É formada em Educação Física e Pós-Graduada em Gestão Esportiva, além de comentarista da Tv Globo e do SporTV para as Olimpíadas; colaboradora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Embaixadora da ONU Mulheres; Palestrante sobre valores ligados ao esporte; e idealizadora e Coordenadora-Geral do Projeto social e desportivo Brasileirinhos.

Maurice Padovani - diretor Executivo da PRIMETOUR Viagens & Experiências

Maurice atua há mais de 20 anos no turismo de alto padrão, unindo visão estratégica, excelência em experiência do cliente e curadoria de marcas. É sócio-diretor da Primetour, onde lidera as áreas de Luxo, Marketing e Estratégia, além de ser publisher da Luxury Travel Magazine e referência nacional no setor. Formado em Turismo (PUC-Campinas), com MBA em Marketing (FGV) e especialização em Inovação pelo MIT, é também palestrante, professor e presença constante nos principais eventos globais da indústria. Reconhecido pela Panrotas como um dos profissionais mais influentes do turismo no Brasil, Maurice é um nome de peso quando o assunto é luxo, inovação e futuro do mercado.

Cristiane Mors - diretora de Vendas e Marketing da Rede Laghetto

Formada em Comunicação Social - Relações Públicas, com Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas, possui ampla experiência em relacionamento com clientes, adquirida ao longo de sua trajetória profissional, atuando em empresas de grande porte, inclusive multinacionais. Vivência de 26 anos na área de vendas. Destes, 18 anos foram de atuação em Hotelaria e Turismo, em cargos de Gestão.

Encontro Festuris confirma Daiane dos Santos como painelista e abre 1º lote de ingressos. Palco de conteúdo do 37º Festuris, em Gramado, já atrai participantes de diversas regiões do país



A ginasta Daiane dos Santos, um dos grandes nomes do esporte brasileiro, está confirmada como painelista do Meeting Festuris deste ano, que ocorre durante a 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. 

O anúncio de sua presença no palco de conteúdo coincide com a abertura oficial de venda de ingressos para o evento, que reúne lideranças do turismo, empreendedorismo e esporte em uma programação de alto nível.

As vendas do 1º lote se iniciaram nesta terça-feira, dia 22, direto no site do Festuris. Entre os dias 14 e 21, aconteceu uma pré-venda com uma promoção exclusiva de "venda às cegas", e o público respondeu com entusiasmo: promoções de ingressos foram vendidas já no primeiro dia.

Os dez primeiros inscritos garantiram suas vagas ainda pela manhã, no primeiro dia. A inscrição número 1 vem da cidade de Salvador do Sul (RS) e a segunda ocorreu em Pompéu (MG). Outros participantes do top 10 são oriundos de Brasília (2), Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Canoas (RS), Palmeira das Missões (RS) e Itatiba (SP), demonstrando o alcance nacional do evento.

 

APRESENTAÇÃO IMPACTANTE

Daiane dos Santos leva ao Meeting sua trajetória inspirada no esporte. Campeã Mundial de Ginástica Artística e bicampeã da Grande Final da Copa do Mundo, o atleta participou de quatro Olimpíadas e é considerado uma referência global na ginástica. Fora das quadras, Daiane é formada em Educação Física, pós-graduada em Gestão Esportiva, comentarista da TV Globo e do SporTV, colaboradora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Embaixadora da ONU Mulheres e idealizadora do projeto social e esportivo Brasileirinhos.

Durante sua palestra, a ex-ginasta deve abordar valores fundamentais do esporte, como superação, disciplina e inclusão social, conectando essas temáticas ao turismo, educação e responsabilidade social.

Sua explicação será na manhã do dia 7 de novembro, e nas 30 primeiras inscrições poderá participar de um encontro com Daiane dos Santos.

 

INGRESSOS - A venda do 1º lote começa oficialmente no dia 22 de julho, ao valor de R$ 360 por pessoa. O 2º lote será disponibilizado em 1º de outubro, com ingressos a R$ 450. Estudantes e 60+ têm direito a 50% de desconto em ambos os lotes. Profissionais de imprensa têm acesso gratuito. Os pagamentos podem ser feitos via PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.

Mais informações podem ser obtidas com Julia Bervanger, pelo telefone/WhatsApp: (54) 99955.4934.

 

SERVIÇO :

O que : Encontro Festuris

Onde : Gramado (RS)

Quando : 7 de novembro/25

Palestra confirmada : Daiane dos Santos

Ingressos : a partir de R$ 360

Contato : (54) 99955.4934 – Júlia Bervanger


Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Arquivo Pessoal

terça-feira, 22 de julho de 2025

Lisboa de barco. Um destino para ser explorado a partir do Tejo

Além das colinas, dos mirantes panorâmicos e dos bairros históricos que caracterizam Lisboa, há também uma relação intrínseca do destino com o rio Tejo . Este não é apenas um marco visual da paisagem urbana, mas um componente essencial da identidade histórica, cultural e econômica local.

Assim, Lisboa oferece uma variedade de experiências no Tejo , que permitem descobrir a cidade a partir de uma perspectiva única e diferenciada, incluindo desde cruzeiros panorâmicos ao pôr do sol, passeios guiados, até experiências privadas e tours.


O ponto de partida para explorar o destino a partir da água pode ser a Estação Sul e Sueste, junto ao Terreiro do Paço, hoje um espaço renovado e animado para o emblemático rio. Combina arquitetura histórica com uma moderna área de lazer, onde se encontram cafetarias ao céu aberto, um centro interpretativo sobre o Tejo e diversas ofertas de passeios de barco.

Outra sugestão é a Fragata D. Fernando II e Glória , a última embarcação portuguesa totalmente à vela, que transporta os visitantes para a vida a bordo no século XIX. Situado a 30 minutos do centro, esse navio-museu ancorado foi cuidadosamente restaurado e está disponível para visitas na margem sul do Tejo , oferecendo uma experiência imersiva da história marítima nacional.

Atualmente também funciona como núcleo museológico e meio de turismo fluvial, o Varino Liberdade é um barco tradicional do Tejo , construído em 1945 e restaurado em 1988. Com capacidade para 40 pessoas, a atração funciona entre os meses de março e outubro e navega por zonas ecológicas, como a Reserva Natural do Estuário do Tejo.


Por fim, o Cais das Colunas, uma das entradas mais simbólicas da história de Lisboa , não poderia ficar fora dessa seleção. Com seus degraus em mármore tocando o Tejo e as duas colunas que lhe dão o nome, o local foi palco de recepções e desembarques reais durante séculos. Situado bem de frente ao Arco da Rua Augusta , destaca-se como um espaço tranquilo e singular, ideal para contemplar a beleza do rio e do pôr do sol.

Lisboa Card

Com o Lisboa Card , explorar Lisboa torna-se mais simples e conveniente, permitindo aos visitantes desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer de forma prática e sem limites. Além de ofertas de acessos, o passe turístico concede descontos de até 50% em diversas atrações culturais e serviços voltados aos viajantes.

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Actualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como objectivo principal melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, melhorar a qualidade e competitividade. Informações:

www.visitlisboa.com

https://www.instagram.com/visit_lisboa/

https://www.facebook.com/visitlisboa

https://twitter.com/TurismodeLisboa

Kardian authentic é a nova versão para vendas diretas que custa R$ 119.900


Renault do Brasil apresenta uma nova versão do Kardian, a authentic. Com preço de R$ 119.990, o modelo traz com o eficiente motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm, maior torque entre os concorrentes diretos, aliado à transmissão automática EDC de dupla embreagem úmida, além de um excelente nível de equipamentos.

Ofertado na modalidade de vendas diretas, o modelo está disponível para todos os clientes e poderá ser incluído no programa de descontos que contempla Pessoas com Deficiência (PCD), tendo direito à todas as isenções e descontos para a categoria.

“Essa versão amplia as opções de aquisição do Kardian no Brasil, trazendo um pacote de equipamentos bem competitivo e toda a modernidade do SUV mais premiado do segmento”, explica Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.

Moderno e bem-equipado

Com design moderno e elegante, o interior do Kardian alia conforto e praticidade. Todas as informações sobre a condução são mostradas na interface do painel de instrumentos digital de 7”.

A central multimídia de 8” com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela, com uma resposta rápida aos comandos do usuário.

De série, a versão authentic traz os principais equipamentos de segurança e comodidade, como seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controlador de velocidade, limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiro, entre outros itens. A versão traz inéditas calotas Flexwheel na cor preta.

Um dos destaques do Kardian é a funcionalidade das barras de teto. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

A generosa distância entre eixos (2,60 m), a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade.

O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida

O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.

Festa da Colônia de Gramado terá edição extra, em 2025, em parceria inédita com a Oktoberfest. Iniciativa pioneira um dos maiores eventos da cidade, oferecendo cultura, gastronomia e entretenimento em um único local, com entrada franca para a Festa da Colônia e beneficiando diretamente 200 produtores rurais.

Gramado, RS – Em uma iniciativa sem precedente para o calendário de eventos de Gramado, a Festa da Colônia terá uma segunda edição em 2025, planejando de forma integrada à Oktoberfest. Fruto de uma parceria histórica entre a organização da Oktoberfest de Gramado, a Secretaria de Agricultura, a Gramadotur e a Emater, a ação promete movimentar a cidade de 25 de setembro a 5 de outubro de 2025, no Expogramado.

Durante a realização da Oktoberfest, toda a estrutura tradicional da Festa da Colônia será montada na área externa do Expogramado, com acesso totalmente gratuito para moradores e turistas. O público poderá circular gratuitamente pelo espaço, que contará com os tradicionais fornos de pães e cucas, bier gartens, restaurantes com gastronomia típica, feiras de produtos coloniais e palcos com shows de bandas locais e regionais.

Esta edição especial da Festa da Colônia beneficiará diretamente cerca de 200 famílias de produtores rurais de Gramado, que terão um novo e importante ponto de venda para seus produtos, gerando renda extra em um período de grande fluxo turístico.

A Festa da Colônia funcionará em horários estendidos para atender a todos os públicos: de segundas às quartas, das 11h às 22h; nas quintas-feiras, das 11h à meia-noite; sextas e sábados, das 11h às 03h da manhã; e aos domingos, das 11h à meia-noite. A parceria foi confirmada em reunião na última sexta-feira, dia 4 de julho, entre a organização do evento, Gramadotur, Emater e Secretaria de Agricultura.

Enquanto a Festa da Colônia ocupa uma área externa, os pavilhões do Expogramado serão o palco da Oktoberfest, com uma programação intensa que inclui 32 bandas, com destaque para grupos folclóricos e musicais alemães, atrações artísticas, culturais e grandes shows nacionais já confirmados: Alexandre Pires (26 de setembro), Clayton e Romário e Danilo e Davi (27 de setembro) e Maiara e Maraisa (04 de outubro).

Entradas e acesso

Os ingressos para os dias de shows nacionais na Oktoberfest já estão à venda na plataforma Bilheteria Digital. O primeiro lote promocional para o Espaço Arena Prost tem o valor de R$ 55,00.

Haverá dias com entrada totalmente gratuita para a Oktoberfest. A cobrança de ingressos aos pavilhões será praticada apenas nos dias de shows.

Marcos Slongo, diretor da Oktoberfest de Gramado, celebra uma parceria como um marco para a cidade e, principalmente, para a comunidade do interior.

“Estamos extremamente orgulhosos de viabilizar esta parceria. É uma ação que une forças e celebra o que Gramado tem de melhor: nossa cultura, nossa gastronomia e nossa gente. Proporcionar uma segunda edição da Festa da Colônia em 2025, durante um evento de alcance nacional como a Oktoberfest, é uma oportunidade única para que nossos produtores rurais possam comercializar seus produtos e conquistar uma renda extra significativa”, destaca o empresário.

Os produtores rurais não terão custo para participar. A participação é gratuita, como contrapartida do evento para o desenvolvimento da cidade. "Queremos que o agricultor seja o grande protagonista junto com a Oktoberfest. Temos certeza de que será uma experiência que vai marcar a história da cidade e alavancar a economia através de oportunidade de renda para os nossos produtores rurais", celebra Eliezer Lima, secretário de Agricultura de Gramado.

A Oktoberfest Gramado 2025 é uma realização do Grupo Austral, Delta Entretenimento, Tours e Ugioni Shows.

Serviço:

  • O quê: Oktoberfest e Edição Extra da Festa da Colônia de Gramado

  • Quando: 25 de setembro a 05 de outubro de 2025

  • Onde: Expogramado (Av. Borges de Medeiros, 4111 - Centro, Gramado/RS)

  • Mais informações: @oktoberfest_gramado (Instagram)

  • Ingressos Oktoberfest (Shows Nacionais): Plataforma Bilheteria Digital

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // Boeing prevê demanda global de quase 2,4 milhões de novos pilotos comerciais, técnicos e tripulantes de cabine nos próximos 20 anos //


    Boeing prevê demanda global de quase 2,4 milhões de novos pilotos comerciais, técnicos e tripulantes de cabine nos próximos 20 anos

  • O foco contínuo da indústria em treinamento inovador e desenvolvimento de carreira é fundamental para lidar com a escassez de pilotos e técnicos
  • Avanços em tecnologias de inteligência artificial, além de realidade virtual e mista, vão aprimorar e complementar o treinamento para transformar a preparação da força de trabalho da aviação

São Paulo, 22 de julho de 2025 — Impulsionada por mercados emergentes e mudanças na composição das frotas, a Boeing projeta uma demanda contínua por profissionais da aviação à medida que a frota comercial global se adapte às demandas dos viajantes. A Previsão para Pilotos e Técnicos 2025 (Pilot and Technician Outlook - PTO) da Boeing prevê que o setor precisará de cerca de 2,4 milhões de novos profissionais até 2044 para atender ao aumento do longo prazo das viagens aéreas.


A Boeing, que divulgou sua previsão anual de 20 anos durante a EAA AirVenture Oshkosh, afirma que as companhias aéreas precisamrão de contratações e treinamentos substanciais para sustentar a frota comercial global, incluindo:

  • 660 mil pilotos
  • 710 mil técnicos de manutenção
  • 1 milhão de tripulantes de cabine

“À medida que a demanda por tráfego aéreo comercial continua superando o crescimento econômico e a frota global se expande para atender a essa demanda, nossa indústria manterá a frota voando com segurança e eficiência, apoiando o desenvolvimento da força de trabalho para companhias aéreas em todo o mundo”, afirma Chris Broom, vice-presidente de Soluções de Treinamento Comercial da Boeing Global Services. 


"A indústria está investindo em tecnologias, incluindo realidade mista - uma combinação imersiva de ambientes físicos e digitais que aprimora o aprendizado prático e a consciência situacional. A Boeing está apoiando os clientes com produtos e serviços de treinamento em aviação digitalmente avançado para atender às suas necessidades. O alicerce de nossa abordagem permanece na metodologia de treinamento e avaliação baseada em competências, garantindo a excelência na formação em aviação.”


Segundo o PTO, a Boeing também projeta que, até 2044:

  • Dois terços dos novos colaboradores serão para reposição devido à rotatividade, enquanto um terço apoiará o crescimento da frota comercial.
  • A demanda por novos profissionais será impulsionada principalmente por aeronaves de corredor único.
  • Como em anos anteriores, Eurásia, China e América do Norte continuam impulsionando a demanda por mais da metade dos novos profissionais da indústria.
  • Sul e Sudeste Asiático são as regiões com crescimento mais rápido para novos funcionários, com uma demanda prevista para mais que triplicar em 20 anos.

O PTO inclui as seguintes projeções para as necessidades do setor até 2044:


RegiãoNovos pilotosNovos técnicosNova tripulação de cabineTotal de novas contratações
Global660.000710.0001.000.0002.370.000
África23.00024.00027.00074.000
China124.000131.000171.000426.000
Eurásia149.000165.000236.000550.000
América Latina37.00042.00055.000134.000
Oriente Médio67.00063.000104.000234.000
América do Norte119.000123.000193.000435.000
Nordeste Asiático23.00027.00042.00092.000
Oceânia11.00012.00018.00041.000
Sul da Ásia45.00045.00051.000141.000
Sudeste da Ásia62.00078.000103.000243.000


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.