A história da Toyota no Brasil começa em 1958, há 67 anos, como parte de sua estratégia de expansão global da marca. Foi aqui que a empresa instalou a primeira operação fora do Japão e iniciou a produção do lendário Bandeirante, que teve mais de 100.000 unidades produzidas no país – muitas delas continuam em operação até os dias atuais.
Em 1998, a Toyota iniciou a fabricação nacional do Corolla, o modelo com maior volume de unidades fabricadas no Brasil, com 1,5 milhão de carros produzidos desde então. Nos anos seguintes foram produzidos outros modelos icônicos, como o Toyota Fielder, veículo que redefiniu o segmento de peruas, e o Etios, que desempenhou um papel fundamental ao transformar a operação brasileira em um polo exportador.
Atualmente, além do Corolla ainda são fabricados no Brasil o SUV Corolla Cross e o Yaris hatch, este último destinado exclusivamente à exportação. Até o fim do ano, a unidade de Sorocaba iniciará a fabricação de um novo modelo compacto híbrido flex pleno, reforçando o protagonismo da marca com eletrificação.
O marco de 3 milhões de unidades produzidas é fruto da qualidade, durabilidade e confiabilidade dos veículos da marca, além do reconhecido pós-vendas. O cliente Toyota é servido por um amplo estoque de peças de reposição e equipe qualificada, o que possibilita a devolução para o mesmo dia de mais de 90% dos veículos que visitam as concessionárias. Além disso, a Toyota é pioneira ao oferecer garantia de 10 anos para seus veículos.
COMPROMISSO COM O BRASIL
O marco histórico acontece em meio a um dos momentos mais especiais da história da Toyota no Brasil: recentemente a empresa anunciou o maior ciclo de investimentos da história da marca no país, totalizando R$ 11,5 bilhões.
Este investimento será destinado a construção de uma nova fábrica em Sorocaba, permitindo a ampliação da capacidade de produção de veículos e motores, além da introdução de novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex plena da marca, visando manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações.
“Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Evandro Maggio.
A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais suas operações no país. O foco principal é impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação adaptadas ao contexto local e às necessidades dos clientes. Com o ciclo de investimento, a empresa busca se desafiar a conquistar novos mercados e seguir crescendo sua produção nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário