Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Casa do Turismo de BH lança portal
A Casa do Turismo de Belo Horizonte promoveu dia 24 de junho, o lançamento do novo Portal Visite Belo Horizonte, durante reunião do Conselho da entidade e para convidados no evento realizado no Ouro Minas Dolce by Wyndham.
O Portal VISITE BELO HORIZONTE – uma plataforma inovadora criada para projetar ainda mais a nossa capital como referência em eventos, turismo e negócios. O Portal terá robusto banco de dados para organizadores e produtores, além de roteiros de pontos turísticos e programações diárias para o turista que chega à capital mineira www.visitebelohorizonte.com.
Em um movimento estratégico para fortalecer sua posição no cenário nacional e internacional, o setor de turismo mineiro celebra o lançamento do portal Visite Belo Horizonte (www.visitebelohorizonte.com).
O evento reuniu, lideranças do trade turístico, autoridades políticas , jornalistas, empresários de diversos setores em um ambiente de celebração e perspectivas promissoras para a capital mineira com a realização de eventos.
A secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega entre Alexandre Brandão e Peter Mangabeira
A presidente da ABIH MG, Flávia Badaró e Erica Drumond
A presidente da Casa do Turismo de Belo Horizonte, Erica Drumond, proprietária do Ouro Minas Hotel, emocionou a todos ao compartilhar sua visão:
Ela reforçou a importância desta nova plataforma para Minas Gerais, destacando que iniciativas como o Portal Visite Belo Horizonte impulsionam o turismo, atraem investimentos e colocam o estado em um novo patamar de visibilidade e competitividade.
Flávia Badaró, Erica Drumond e a presidente da Abrasel MG, Karla Rocha, Adriana Queiroga . da Abrasel MG, brindando o momento especial para BH
Na sequência, Érica abriu o coração ao lembrar o legado de seu Pai, ao falar do novo espaço do Hotel.
“Ainda não é a inauguração oficial, mas eu queria abrir este espaço para o nosso trade, porque ele nasceu para isso: para receber bem, para inspirar. Este lugar carrega a história do meu pai, que foi um visionário e sempre acreditou no potencial de Belo Horizonte. Cada detalhe aqui é uma homenagem a ele, como o nosso José Café Bar, criado para oferecer experiências sofisticadas e memoráveis. Hoje, ao ver este encontro acontecendo aqui, sinto um orgulho imenso e a certeza de que estamos contribuindo para um futuro ainda mais grandioso para a nossa cidade.”
O vice-presidente ABAV MG, Alexandre Brandão, Clayton Begido, do BH Airport e o presidente da ABAV MG, Peter Mangabeira
O Gestor de Conectividade e Aviação, da BH Airport, Clayton Begido, em seu pronunciamento deu uma grande notícia ao turismo da capital mineira, com a cessão de uma loja no andar térreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, onde será destinada para a divulgação de atrações turísticas, apoio as empresas do turismo e um ponto de apoio para as pessoas que chegarão a Belo Horizonte e terão no local as boas-vindas e o que a cidade oferece para os turistas.
Ele também reforçou a importância de um Convention & Visitors Bureau atuante para o crescimento de BH:
“É fundamental ter um Convention & Visitors Bureau que apresente e venda a cidade, não só para outras regiões do Brasil, mas principalmente para o exterior. Um bureau que seja um agregador de eventos, que traga mais demanda para Belo Horizonte e para Minas Gerais. Ter uma associação privada que reúne órgãos públicos, mas com uma mentalidade empresarial voltada para atrair investimentos, passageiros e clientes, só fortalece a capital e todo o estado.”
O presidente da ABAV-MG, Peter Mangabeira, e o vice-presidente Alexandre Brandão ressaltaram o impacto estratégico dessa ferramenta para fortalecer Belo Horizonte no cenário nacional e internacional.
A presidente da ABIH-MG, Flávia Badaró, também destacou que o portal será um poderoso impulso para a hotelaria mineira.
Um evento memorável, cheio de conexões e oportunidades, mostrando que Belo Horizonte está pronta para voos ainda maiores – agora com uma plataforma que vai levar o nome da nossa capital ainda mais longe no turismo e nos negócios!
Minas é destaque em voos da Azul
O turismo e realização de eventos na capital e pelo interior mineiro está impulsionando os voos da empresa Azul, colocando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como destaque .
Minas Gerais segue se consolidando como um dos principais mercados da Azul no país. No primeiro semestre deste ano, a companhia aérea transportou 2,3 milhões de Clientes em voos domésticos e internacionais com origem em cidades mineiras, um crescimento de 21,3% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho no estado foi mais que o dobro da média nacional da Azul, que registrou alta de 8,4% no número total de passageiros embarcados no mesmo intervalo, de acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, segundo maior hub da Companhia, foi o grande destaque: 2,06 milhões de Clientes passaram pelo terminal nos seis primeiros meses de 2025, volume 23,8% maior que o registrado em 2024. As três rotas com maior fluxo de Clientes em Minas Gerais foram a partir de Confins para Campinas, Recife e Congonhas.
Presente em 15 cidades mineiras, a Azul manteve uma média de 4,2 mil voos mensais no estado no primeiro semestre deste ano, com oferta de mais de meio milhão de assentos, conectando Clientes de todas as regiões de Minas ao Brasil e ao exterior.
“A Azul vem otimizando sua malha para atender às necessidades dos nossos Clientes e também fazer uso eficiente da frota, sempre focada no seu compromisso de ampliar sua conectividade e estimular a regionalidade, presente no DNA da Companhia. O crescimento expressivo de Clientes a bordo de nossas aeronaves mostra que estamos no caminho certo, unindo a qualidade do serviço da Azul com a eficiência operacional”, afirma Abih Shah, presidente da Azul.
No mês de junho, 351,8 mil Clientes foram transportados pela Azul em voos com origem em Confins, número 16,2% superior ao registrado no mesmo mês de 2024, segundo a Anac. A performance do mês reforça o bom momento da companhia no estado, que tem papel estratégico na malha aérea da Azul.
Azul supera marca de 15,6 milhões de Clientes transportados no Brasil no semestre - Em nível nacional, a Azul transportou 15,68 milhões de Clientes entre janeiro e junho de 2025, crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número representa um acréscimo de 1,22 milhão de Clientes, impulsionado por uma malha mais eficiente e otimizada. A companhia operou cerca de 155 mil voos no semestre, com aumento de 6,5% na oferta de assentos.
Somente em junho, foram 2,65 milhões de passageiros embarcados, sendo 2,52 milhões em voos domésticos e 129 mil em internacionais.
Daiane dos Santos no Meeting Festuris
Palco de conteúdo do 37º Festuris, em Gramado, já atrai participantes de várias regiões do país
A ginasta Daiane dos Santos, um dos grandes nomes do esporte brasileiro, está confirmada como painelista do Meeting Festuris deste ano, que ocorre durante a 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. O anúncio de sua presença no palco de conteúdo coincide com a abertura oficial da venda de ingressos para o evento, que reúne lideranças inspiradoras do turismo, empreendedorismo e esporte em uma programação de alto nível.
As vendas do 1º lote se iniciam nesta terça-feira, dia 22, direto no site do Festuris. Entre os dias 14 e 21, aconteceu uma pré-venda com uma promoção exclusiva de "venda às cegas", e o público respondeu com entusiasmo: dezenas de ingressos foram vendidos já no primeiro dia.
Os dez primeiros inscritos garantiram suas vagas ainda pela manhã, no primeiro dia. A inscrição número 1 vem da cidade de Salvador do Sul (RS) e a segunda ocorreu em Pompéu (MG). Outros participantes do top 10 são oriundos de Brasília (2), Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Canoas (RS), Palmeira das Missões (RS) e Itatiba (SP), demonstrando o alcance nacional do evento.
PRESENÇA IMPACTANTE
Daiane dos Santos leva ao Meeting sua trajetória inspiradora no esporte. Campeã Mundial de Ginástica Artística e bicampeã da Grande Final da Copa do Mundo, a atleta participou de quatro Olimpíadas e é considerada uma referência global na ginástica. Fora das quadras, Daiane é formada em Educação Física, pós-graduada em Gestão Esportiva, comentarista da TV Globo e do SporTV, colaboradora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Embaixadora da ONU Mulheres e idealizadora do projeto social e desportivo Brasileirinhos.
Durante sua palestra, a ex-ginasta deve abordar valores fundamentais do esporte, como superação, disciplina e inclusão social, conectando essas temáticas ao turismo, educação e responsabilidade social.
Sua explanação será na manhã do dia 7 de novembro, e as 30 primeiras inscrições poderão participar de um encontro com Daiane dos Santos.
INGRESSOS - A venda do 1º lote começa oficialmente no dia 22 de julho, ao valor de R$ 360 por pessoa. O 2º lote será disponibilizado em 1º de outubro, com ingressos a R$ 450. Estudantes e 60+ têm direito a 50% de desconto em ambos os lotes. Profissionais de imprensa têm acesso gratuito. Os pagamentos podem ser feitos via PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.
Mais informações podem ser obtidas com Julia Bervanger, pelo telefone/WhatsApp: (54) 99955.4934.
Turistas estrangeiros gastam R$ 23 bilhões no Brasil
Com investimentos nas redes hoteleiras, construção de novos hotéis, chegada de mais voos internacionais, o mercado do turismo brasileiro está vivendo um excelente momento .
O país registrou, de janeiro a junho deste ano, a entrada de US$ 4,187 bilhões (cerca de R$23 bilhões )em receitas geradas por turistas estrangeiros exclusivamente por atividades turísticas, um crescimento de quase 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. Também é o segundo maior da história.
O Brasil está, cada vez mais, no centro das atenções dos turistas estrangeiros, resultado das nossas ações de melhoria de infraestrutura, segurança jurídica e promoção turística. A expectativa é continuar crescendo e atingir a marca de 10 milhões de turistas internacionais ainda neste ano.
O valor equivale a R$ 23,1 bilhões, segundo cotação do dia do Banco Central. Esse montante é fruto dos gastos dos 5.332.111 de turistas internacionais que visitaram o Brasil no período. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, pelo Banco Central (Bacen), e analisados pelo Ministério do Turismo.
No recorte exclusivo de junho, o Brasil alcançou a entrada de US$ 539 milhões provenientes dos gastos de visitantes de outros países. O valor equivale a R$ 2,97 bilhões, segundo a cotação do dia do Banco Central, e representa um aumento de quase 8% em relação ao mesmo mês de 2024.
Para efeito de comparação, o valor dos gastos de turistas estrangeiros registrado em junho, de R$ 2,97 bilhões, daria, por exemplo, para comprar, 198 milhões de águas de coco.
O desempenho do turismo internacional no país reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. O documento, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, busca consolidar destinos brasileiros nos mercados globais estratégicos e reposicionar a imagem do Brasil no exterior, valorizando a diversidade cultural, natural e a sustentabilidade do turismo brasileiro.
Os objetivos do “Plano Brasis” incluem o aumento do número de visitantes internacionais no país, a elevação da receita gerada a partir do turismo receptivo e a distribuição equilibrada do fluxo turístico no território nacional, entre outros.
Passeios pelo Mar de Minas
O Mar de Minas está com uma grande novidade com a realização da primeira experiência no dia 18 de junho , em um dos trechos do Cruzeiro Mar de Minas, que ligará Fama a Capitólio pelo Lago de Furnas, partindo da Marina Fama, com diversos pontos de paradas em Alfenas, Carmo do Rio Claro, Guapé, Pimenta e São José da Barra. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Sul de Minas, valorizando as belezas naturais, incentivando a economia regional, integrando os atrativos turísticos do entorno e fortalecendo a identidade do Mar de Minas como um destino nacional de referência.
De acordo com a presidente do Circuito Turístico do Lago de Furnas, Thayse de Castro, o Cruzeiro Mar de Minas representa uma proposta inovadora para o turismo da região. O projeto contará com roteiros de até cinco dias de navegação, com paradas em pontos de interesse ambiental, histórico e comunitário. A iniciativa valoriza o turismo sustentável e vivencial, promovendo a identidade territorial e gerando renda para as comunidades locais.
“Nosso objetivo é desenvolver o Lago de Furnas e transformá-lo em um produto turístico presente nas prateleiras do turismo de Minas Gerais, do Brasil e do mundo! Nosso público-alvo são turistas nacionais e estrangeiros, famílias, grupos, viajantes ecológicos e culturais, além dos próprios moradores da região, que muitas vezes ainda não conhecem a fundo esse patrimônio natural. Queremos mudar essa realidade e incentivar o hábito da navegação entre quem vive no entorno. É essencial que nossa população conheça, valorize e desfrute dessas paisagens incríveis que pertencem a todos nós”, ressaltou.
Ainda segundo Thayse, além dos cenários de tirar o fôlego, os roteiros oferecerão uma experiência gastronômica completa, com degustação de queijos artesanais, cachaças premiadas, vinhos, cafés especiais, geleias, pescados da região, entre outros sabores típicos. Por questões de segurança e acessibilidade, a capacidade máxima será de 20 pessoas por trajeto.
A primeira experiência contou com a presença de Thayse de Castro; do vice-prefeito de Fama, Elielton Alves; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Cultura e Turismo de Fama, Douglas Prado; de Diego Batista, assessor parlamentar do deputado federal, Odair Cunha; do agente de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Alfenas, Roberto Dias de Alencar; do assessor de Comunicação da Prefeitura de Alfenas, Edvar Feitosa; da turismóloga e gestora do Circuito Turístico do Lago de Furnas, Franciana Assis; da geografa e produtora cultural do Circuito Turístico do Lago de Furnas, Jennifer Aguiar; de um dos sócios da embarcação, Anderson Reis Silva; do administrador da Marina de Fama, Rogério Oliveira e do coordenador e comandante, Maicon Luiz; do responsável pelo buffet, Yury Ferreira; do cinegrafista, Reginaldo Marques; do fotógrafo, Marcos Faria; da jornalista, Ana Luísa Alves e da acompanhante do Douglas Prado, Aline Moreira.
Para o vice-prefeito de Fama, Elielton Alves, a experiência foi simplesmente inesquecível. “Estar em meio às águas do Lago de Furnas, cercado por paisagens de tirar o fôlego, é algo que nenhuma foto ou palavra consegue traduzir por completo. Desde o embarque, tudo foi cuidadosamente planejado: uma estrutura segura, confortável e um roteiro pensado nos mínimos detalhes. As paradas estratégicas, especialmente para apreciar o pôr do sol refletido no lago, foram momentos mágicos que vão ficar na memória”, enfatizou.
Segundo Elielton, mais do que um passeio, foi uma imersão na cultura mineira com sabores autênticos, histórias locais e o carinho das comunidades por onde a embarcação passou. “É um turismo diferente, sensorial, tranquilo, cheio de significado e autenticidade. Recomendo de olhos fechados a todos que desejam explorar um outro lado de Minas, longe dos destinos óbvios. O Mar de Minas é um verdadeiro tesouro nacional, e agora, acessível por um cruzeiro que respeita e valoriza tudo o que esse território tem de melhor”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Cultura e Turismo de Fama, Douglas Prado, essa primeira experiência, ainda que inicial, já representa um avanço expressivo para o turismo regional. “Nosso objetivo era mobilizar pessoas dispostas a acreditar e investir nesse novo roteiro, e encontramos no Anderson, um verdadeiro entusiasta da ideia. Essa iniciativa marca o início de uma transformação no turismo náutico do Sul de Minas, sobretudo porque nasceu de uma demanda concreta: conectar Fama a Capitólio. O Lago de Furnas, por sua grandiosidade e simbolismo, foi naturalmente escolhido como elo dessa conexão”, explicou.
Ainda segundo o secretário, foi possível perceber a riqueza da rota, tanto em belezas naturais quanto em possibilidades culturais e econômicas. “Queremos que mais pessoas se envolvam, se encantem e abracem essa causa. Agradecemos imensamente ao Circuito Turístico do Lago de Furnas, ao secretário de Turismo e Cultura de Capitólio, Cristiano Lopes e ao secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que elaborou um roteiro técnico e completo, no qual estamos nos baseando e aprimorando. Este dia é mais do que um teste: é um passo firme rumo ao futuro do nosso turismo. Estamos confiantes no sucesso desse projeto que une inovação, integração regional e desenvolvimento sustentável”, concluiu.
De acordo com um dos sócios da embarcação, Anderson Reis Silva, o cruzeiro é um marco para o turismo náutico em Minas Gerais. “Sempre acreditamos no potencial do Lago de Furnas e agora conseguimos tirar do papel um sonho antigo: oferecer uma experiência completa, segura e sustentável, que conecta paisagens únicas, cultura local e gastronomia regional. Mais do que transportar pessoas, queremos contar histórias, criar memórias e fortalecer a economia das comunidades ribeirinhas. O Mar de Minas precisa ser vivido de dentro d’água — e essa é a proposta do nosso cruzeiro”, disse.
O assessor parlamentar Diego Batista, que representou o deputado federal, Odair Cunha, conta que a experiência reforça o enorme potencial turístico de Furnas. “Essa iniciativa se conecta diretamente ao Projeto de Lei nº 2130/2024, de autoria do deputado, que propõe a criação da Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) ‘Mar de Minas’. O objetivo é claro: fomentar o desenvolvimento econômico sustentável da região, aliando incentivo ao turismo e à economia local com a preservação ambiental. Ver esse projeto ganhando forma na prática é um passo importante rumo à valorização e ao fortalecimento da nossa identidade mineira e de todo o potencial que o Lago de Furnas representa”, reiterou.
Por Ana Luísa Alves
Fundação de Arte de Ouro Preto realiza parceria com projetos culturais
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) está recebendo inscrições de iniciativas que se alinhem com os objetivos da instituição por meio do Edital de Chamamento Público nº 04/2025, que visa selecionar propostas para formar um Banco de Projetos Culturais com Potencial de Cooperação com a Faop.
Esse edital não oferece repasse de recursos financeiros, mas permite que projetos culturais sejam desenvolvidos em parceria com a Faop, por meio de um Termo de Cooperação Cultural. Isso significa que os projetos selecionados poderão contar com apoio institucional, uso de espaços da Faop, divulgação e outras formas de colaboração. Para o presidente da Faop, Wirley Reis, a proposta é ampliar a presença da Faop em diferentes territórios do estado, fortalecendo políticas públicas de preservação, formação e difusão cultural.
“O lançamento deste edital reafirma o compromisso da Faop com a democratização da cultura em Minas Gerais. Nossa intenção é ampliar o potencial da instituição na estruturação de políticas que valorizem e reconheçam a diversidade cultural do povo mineiro. Ao capilarizar as ações e fortalecer projetos que já atuam em prol da cultura em todo o estado, reafirmamos nosso papel de zelar pela identidade cultural de Minas e de nossa gente”, comentou.
A iniciativa é voltada a organizações da sociedade civil interessadas em desenvolver ações conjuntas com a Fundação.
Podem participar pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos), que atuem na área cultural e tenham projetos já inscritos ou aprovados em mecanismos públicos de fomento, como Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Leis municipais de incentivo à cultura, Plataformas de fomento, como a Plataforma Semente, entre outras.
Além disso, as propostas devem estar alinhadas com as áreas de atuação da Faop, que envolvem promoção e acesso à cultura, formação e intercâmbio artístico-cultural; preservação do patrimônio cultural, e assessoria técnica especializada em arte e patrimônio.
O que é um Banco de Projetos? É um cadastro formado pelas propostas culturais que forem aprovadas na seleção. Esses projetos ficam aptos a serem chamados para assinatura de termo de cooperação cultural com a Faop, por meio do marco regulatório de fomento cultural (Lei 14.903/2024), de acordo com a disponibilidade da instituição e o alinhamento com sua programação.
Nem todos os projetos aprovados no banco serão necessariamente executados, mas estarão aptos para possível convocação, de acordo com critérios de prioridade e viabilidade definidos no edital.
Como funciona a inscrição? As inscrições são feitas online, em fluxo contínuo, ou seja, sem data final definida, por meio de um formulário eletrônico que estará disponível no site da Faop.
Será necessário preencher o formulário com informações sobre: O projeto (objetivo, público, ações previstas etc.), a instituição proponente (dados jurídicos e documentos obrigatórios) e
comprovação de inscrição do projeto em leis de incentivo ou plataformas públicas.
A lista completa dos documentos exigidos está disponível no edital.
Como será feita a seleção? A cada dois meses, as propostas serão analisadas por uma comissão técnica da Faop, que irá avaliar critérios como: Compatibilidade com a missão da Faop; Qualidade e viabilidade do plano de trabalho; Impacto sociocultural do projeto; Ações de acessibilidade e formação de público; atividades de retorno social previstas (oficinas, exposições, atividades gratuitas etc).
Cada proposta receberá uma pontuação. Serão aprovadas aquelas que atingirem pelo menos 70 pontos.
O que a FAOP oferece? Se o projeto for selecionado e posteriormente convocado para cooperação, a Faop poderá oferecer: uso de espaços físicos da Fundação, inclusão do projeto na programação institucional, apoio institucional para articulação e divulgação, apoio técnico não financeiro, conforme viabilidade.
A Faop não oferecerá recursos financeiros para a realização dos projetos, e o proponente deve ter o projeto aprovado ou inscrito em um mecanismo público de fomento. A parceria será formalizada por meio de um Termo de Cooperação, sem transferência de verbas públicas, e apenas propostas com execução prevista em Minas Gerais poderão participar.
Informações e dúvidas: fomento@faop.mg.gov.br
Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira
Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

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