| Sede da COP30, Belém (PA) passa a receber três voos semanais de Bogotá a partir de outubro, fortalecendo a conectividade internacional da Região Norte do país (CRÉDITO: EMBRATUR-SEBRAE/DIVULGAÇÃO) |
Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional na região Norte
A nova rota é fruto de esforços coordenados entre Embratur e Avianca com objetivo de atrair turistas latino-americanos para a região Norte do Brasil; os bilhetes aéreos já estão disponíveis para compra
28/7/2025 - Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste ano, Belém (PA) acaba de ganhar voos diretos ligando a capital paraense a Bogotá, na Colômbia. Anunciada pela Avianca, a nova rota inicia operação em outubro e marca mais um avanço no trabalho da Embratur para ampliar a conectividade aérea internacional e incentivar o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil.
A rota, que contará com três frequências semanais, reforça também a preparação da cidade paraense para sediar a conferência climática da ONU. Os voos são resultado da atuação coordenada entre a Embratur, do Governo do Pará e da Avianca, como parte de uma parceria contínua e estratégica voltada à promoção do Brasil no exterior.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o lançamento da rota Belém-Bogotá também faz parte da estratégia da Embratur e do Ministério do Turismo de diversificar e descentralizar os portões de entrada de turistas no país, direcionando atenção para destinos fora do eixo tradicional, como a região Norte.
“Se queremos fazer com que cada vez mais estrangeiros visitem e vivam as experiências do Brasil, ampliar a nossa conectividade internacional é um passo essencial. A Avianca tem sido uma parceira estratégica nesse trabalho e agora estabelecemos essa segunda conexão com a região Norte do nosso país, ampliando possibilidades de geração de negócios, empregos e renda vinculados ao turismo ”, destacou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que ampliar a conectividade aérea tem sido um trabalho constante do governo federal, ação que já vem promovendo excelentes resultados. “Nós já vivemos um novo turismo no país! Estamos batendo todos os recordes de visitação e a criação de novas rotas tem sido essencial para avançarmos na atração de turistas de todo o mundo. O voo Bogotá - Belém será fundamental para ajudar a atender a demanda crescente da capital paraense, principalmente, no período da COP30. Mais um passo para alcançarmos a marca de 10 milhões de visitantes internacionais nos destinos brasileiros até o final do ano", destacou Sabino.
“Estamos consolidando mais uma conquista na estratégia de turismo do nosso Estado. Nosso objetivo é posicionar o Aeroporto Internacional de Belém como um hub de distribuição de voos, referência para a Amazônia e para o Norte do Brasil”, declarou o governador Helder Barbalho ao celebrar o anúncio.
Com aeronaves Airbus A320, a nova rota terá voos de Belém para Bogotá às terças, quintas e sábados, partindo às 8h50 e chegando às 11h15 (horários locais). No sentido contrário, os voos partem de Bogotá às segundas, quartas e sextas às 23h05, com chegada prevista em Belém às 5h40.
“Graças ao trabalho conjunto com o Governo do Pará, estamos muito felizes em anunciar uma nova rota para continuar conectando o Brasil com a América Latina e o mundo, desta vez a partir de Belém, a porta de entrada da Amazônia. Na Avianca, contamos hoje com cerca de 50 frequências semanais que conectam São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus a mais de 80 destinos em 25 países das Américas e da Europa, via Bogotá. Sem dúvida, essa nova operação permitirá que milhares de visitantes de diferentes partes do mundo cheguem facilmente a Belém, especialmente com vistas à COP30 e também no futuro, pois essa rota tem o propósito de conectar o Norte do Brasil – e por isso veio para ficar”, disse Frederico Pedreira, CEO da Avianca.
Parceria
Nos últimos meses Embratur e Avianca colaboraram em diversas ações, como a assinatura de protocolos de intenções, ativações em feiras internacionais, campanhas de marketing cooperado e identificação de novas oportunidades para fortalecer a presença internacional do Brasil.
Além de ampliar a conectividade entre a Colômbia e o Brasil, a Avianca desempenha um papel estratégico ao facilitar o acesso de turistas de mercados-chave da América do Norte e Central ao Brasil.
Turismo em Belém
Em 2024, Belém recebeu cerca de 122 mil turistas internacionais, sendo um dos principais destinos da região Norte. A expectativa é que, com a nova rota, esse número cresça consideravelmente, fomentando ainda mais o turismo ecológico, cultural e gastronômico da capital paraense.
Mercado da Colômbia para o Brasil
No primeiro semestre de 2025, mais de 84 mil turistas colombianos visitaram o Brasil. Ao longo de 2024, o turismo de entretenimento — impulsionado por shows, festivais e grandes eventos — teve um papel estratégico na ampliação da oferta e na crescente procura por destinos brasileiros pelos turistas colombianos. Além de atrair visitantes internacionais, esse segmento contribuiu significativamente para a valorização da diversidade cultural do país.
O Brasil também se consolida como um destino atrativo para grupos corporativos da Colômbia, com um perfil cada vez mais propenso a incluir atividades de lazer além do período de compromissos profissionais.
Avianca inicia as vendas de bilhetes para a nova rota Belém-Bogotá
- A Avianca abre a venda de bilhetes para a nova rota direta Belém-Bogotá, que inicia operações em 27 de outubro de 2025 e pela primeira vez conecta a capital do Pará com a Colômbia por meio de Bogotá.
- Essa rota fomentará o turismo e os negócios entre Brasil e Colômbia, posicionando Belém como ponto estratégico no norte do Brasil, diante da COP30.
- A operação terá três voos semanais em Airbus A320, com mais de 1.000 assentos por semana.
Por sua vez, o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, destacou que a ampliação da conectividade aérea tem sido um trabalho constante do governo federal, uma ação que já está gerando excelentes resultados: “Já estamos vivendo um novo turismo país! Estamos batendo todos os recordes de visitas, e a criação de novas rotas tem sido essencial para avançar na atração de turistas de todo o mundo. O voo Bogotá-Belém será fundamental para ajudar a atender a crescente demanda da capital paraense, especialmente durante o período da COP30. É um passo a mais para alcançar a meta de 10 milhões de visitantes internacionais nos destinos brasileiros até o final deste ano”.
"Estamos aqui reunidos para consolidar mais uma conquista na estratégia turística do nosso Estado. Nosso objetivo é posicionar o Aeroporto Internacional de Belém como um hub de distribuição de voos, com referência para a Amazônia e para o Norte do Brasil", disse o governador Helder Barbalho ao comemorar o anúncio.
Itinerários da rota Belém-Bogotá*:
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*Horários locais. **Operação sujeita à aprovação do governo.
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Lounge VIP do evento Expert XP teve um pouco da experiência dos Lounges LATAM em aeroportos (Divulgação LATAM) |
As ativações no Lounge VIP tiveram como foco o check-in, o serviço de bordo e as milhas LATAM Pass
Cada detalhe do Lounge foi desenvolvido para criar conexão emocional e despertar o desejo de pertencimento à comunidade LATAM Pass, buscando levar ao evento um pouco da experiência das categorias Premium Business e Premium Economy da companhia. “Para esta edição do Expert XP, o LATAM Pass desenvolveu uma extensão da experiência de ser parte do ecossistema LATAM. Trouxemos no lounge VIP do evento um pouco da jornada do passageiro além de benefícios concretos e interações memoráveis com o público presente”, comenta Mariana Karrer, Head de Marketing da LATAM Brasil.
Os visitantes credenciados puderam participar de diversas ativações da companhia no Lounge VIP LATAM, como se cadastrar no programa LATAM Pass, com a possibilidade de solicitação de portabilidade de status de outros programas de fidelidade. A experiência no Expert XP também incluiu uma imersão no serviço de bordo da LATAM, com atendimento diferenciado, opções de snacks e, para completar, uma roleta interativa ofereceu aos participantes a chance de ganhar prêmios instantâneos, como 10.000 milhas, tags de mala e porta-passaportes.
O Lounge VIP da LATAM no evento foi inspirado nas salas próprias projetadas pela companhia para entregar uma experiência completa ao cliente nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Santiago, Bogotá, Buenos Aires e Miami. As Salas VIPs da LATAM oferecem uma experiência superior ao passageiro mais fiel à companhia e que quer viajar com mais conforto, seja com fins corporativos ou de lazer. Elas contam com instalações, como duchas, business center, wi-fi, sala de descanso, sala de entretenimento, guarda volumes, e salas de reunião.
Mais informações disponíveis em:
www.latamairlines.com/br/pt/
Lounge VIP do evento Expert XP teve um pouco da experiência dos Lounges LATAM em aeroportos (Divulgação LATAM)
COMPROMISSO COM A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
A LATAM foi destaque internacional ao conquistar importantes prêmios em 2025. No APEX Best Awards, realizado em Dublin (Irlanda) em junho, foi eleita “A Melhor Companhia Aérea da América do Sul” com base na avaliação de mais de 1 milhão de passageiros do app Tripit.
Poucos dias depois, no World Airline Awards 2025, conhecido como o “Oscar da Aviação”, promovido pela Skytrax, venceu novamente como “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” (pela 6ª vez consecutiva) e “Melhor Staff da América do Sul” (pelo 4º ano seguido), em votação com mais de 22 milhões de passageiros de 100 nacionalidades.
Em abril, no PAX Readership Awards, a LATAM foi reconhecida em quatro categorias: “Melhor Catering da América do Sul” (com destaque para os programas “Sabores que Transportam” e “Sabor à Brasileira”), “Melhor Entretenimento e Conectividade (com Wi-Fi em mais de 240 aeronaves), “Melhor Interior de Cabine (com assentos que reclinam 180° e portas deslizantes na Premium Business) e Melhor Lounge da América do Sul (Santiago, o maior da região, com estrutura completa para lazer e trabalho).
O LATAM PASS ESTÁ DE CARA NOVA
Milhas que não expiram: Com a reformulação do programa, as milhas não expiram, desde que o cliente continue acumulando milhas com a LATAM. Antes da reformulação, as milhas expiravam depois de dois anos. A partir de agora, a cada vez que o consumidor acumular milhas comprando uma passagem com a companhia, todas as milhas serão revalidadas por mais três anos. Basta que durante este período o cliente compre uma passagem aérea para que as milhas sejam revalidadas por mais três anos, e assim por diante. Ou seja, desta forma, as milhas não expiram.
Acúmulo e resgate de milhas no programa: Agora os clientes poderão acumular milhas também quando compram outros serviços, além de passagens aéreas com a LATAM, como, por exemplo, um upgrade de cabine, bagagem adicional ou seleção de assentos. Mais do que isso, os clientes também poderão utilizar suas milhas para resgatar serviços complementares. A implementação será gradual, começando, por exemplo, com o resgate da bagagem adicional e depois incluindo os demais serviços.
O mínimo para pontos qualificáveis foi eliminado, e a maneira de qualificação foi simplificada, além do aumento na quantidade de pontos qualificáveis acumulados pelo sócio ao voar.
Mais facilidade para atingir as Categorias Elite: a reformulação também elimina a categoria Gold Plus, agilizando o progresso do cliente no programa. Para os clientes Gold que buscaram alcançar os benefícios do Gold Plus no ano seguinte, os benefícios serão honrados em 2025. No entanto, futuramente, o programa contará apenas com as categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature.
Por fim, a LATAM aumentou a quantidade de milhas qualificáveis para cada real ou dólar gasto. Antes, voos domésticos acumulavam 2,5 milhas por real. Na reformulação do programa, serão 3 milhas se a tarifa for Light ou Standard e 4,5 milhas em Full ou Premium Economy. Nos voos internacionais, o acúmulo na tarifa Full ou a Premium Business passam de 6 para 9 milhas por dólar americano.
LATAM anuncia Recife-Buenos Aires/Ezeiza e alcança marca de 10 rotas Brasil-Argentina
Nova operação internacional em Pernambuco fortalece conectividade do Nordeste com a América do Sul e amplia investimentos da companhia no estado
A nova rota Recife–Buenos Aires reforça a estratégia da LATAM de crescer de forma sustentável em Pernambuco. Atualmente, a companhia opera uma média de 100 voos semanais no estado nas rotas Recife-Brasília, Recife-Fortaleza, Recife-Congonhas, Recife-Guarulhos, Recife-Galeão, Recife-Santiago (inaugurada em 2024), Petrolina-Guarulhos e Fernando de Noronha-Guarulhos (inaugurada em 2025).
TAAG marca presença na 40ª edição da FILDA com foco em inovação e experiência do cliente
A TAAG – Linhas Aéreas de Angola participou na 40ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que aconteceu de 22 a 27 de julho, na Zona Econômica Especial, reforçando o seu compromisso com a inovação, a digitalização de serviços e a aproximação com o público.
A presença da companhia na FILDA destacou-se pelo foco na modernização tecnológica e na promoção do turismo nacional e regional. Durante o evento, a TAAG apresentou as versões mais recentes do seu site e aplicação mobile, com design mais intuitivo, novas funcionalidades e maior agilidade nos processos de reserva, check-in e gestão de voos. Essas melhorias visam proporcionar uma experiência digital mais fluida e conveniente para seus clientes.
O estande da TAAG contou com a participação de figuras públicas, como Calado Show, Anselmo Ralph e Stela Blindada, que interagirão com os visitantes e fortalecerão a presença da marca nas plataformas digitais. Houve, ainda, sessões especiais com agências de viagens, parceiros institucionais e uma mostra gastronómica com comidas e bebidas típicas angolanas, como maruvo, kissangua e suco de múcua.
Com a sua participação na FILDA 2025, a TAAG reafirmou o seu papel como agente estratégico na mobilidade aérea, promovendo Angola como destino de turismo e negócios, e fortalecendo laços com clientes, parceiros e instituições.
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