O Renault Group anuncia seus dados financeiros preliminares do 1º semestre de 2025:
- Faturamento do Grupo de 27,6 bilhões de euros, um aumento de 2,5%;
- Margem operacional de 6,0% do faturamento do Grupo;
- Fluxo de caixa livre de 47 milhões de euros (incluindo uma variação das necessidades de capital de giro significativamente negativa estimada em aproximadamente -900 milhões de euros, sem incluir o efeito dos impostos).
Estes resultados foram impactados por uma performance do mês de junho inferior ao previsto, com:
- Volumes ligeiramente aquém das expectativas;
- Maior pressão comercial associada à queda das vendas no varejo e performance abaixo do esperado da atividade de veículos comerciais leves, em um mercado em forte recuo na Europa;
- Nível de recebíveis impactado por diferenças nos timings de faturamento nos últimos dias do mês.
A variação das necessidades de capital de giro significativamente negativa no 1º semestre de 2025 é explicada por:
- Um nível de produção no fechamento de 2024 superior ao nível do fechamento de junho de 2025;
- Nível de estoques do Grupo em alta em comparação com o fechamento de dezembro de 2024, devido aos volumes aquém das expectativas no mês de junho. Apesar disso, os estoques totais do Grupo (nível do Grupo e rede de concessionárias independentes) ficaram em 530.000 veículos no fechamento de junho, uma queda em comparação com o fechamento de março de 2025 (560.000 veículos).
A fim de considerar a deterioração da dinâmica do mercado automotivo, com maior pressão comercial por parte dos concorrentes e antecipação da continuidade do mercado varejo em queda, o Renault Group prevê agora, para o exercício fiscal de 2025:
- Margem operacional em torno de 6,5% (contra ≥7% anteriormente)
- Fluxo de caixa livre entre 1,0 e 1,5 bilhão de euros (contra ≥2 bilhões de euros anteriormente)
Neste contexto, o Renault Group mantém uma rigorosa política comercial, priorizando a criação de valor e não os volumes, para proteger seus lançamentos. O Renault Group também está reforçando seu plano de redução de custos em curto prazo e acelerando suas iniciativas nos níveis mais estruturais. Este plano se baseia principalmente em uma redução das despesas gerais e administrativas (SG&A), custos de produção e P&D. Os detalhes serão comunicados durante a apresentação dos resultados semestrais.
Para enfrentar os desafios de uma concorrência a cada dia mais acirrada no mercado, o Renault Group conta com bases sólidas:
- Um modelo econômico flexível e ágil, para satisfazer as necessidades do mercado de veículos com motorização a combustão, híbridos e elétricos, seja qual for o ritmo da transição energética;
- Uma gama de veículos atrativos destinada aos mercados europeus e internacionais, amparada por sete lançamentos e duas reestilizações em 2025, complementando os 10 lançamentos e duas reestilizações de 2024;
- Foco no canal mais lucrativo de vendas no varejo na Europa (+15 pontos acima da média do mercado);
- Uma estratégia rigorosa de valor residual[1], entre 4 a 13 pontos superior em comparação com seus pares europeus;
- Sólida carteira de pedidos na Europa, representando aproximadamente dois meses de vendas, refletindo o sucesso dos veículos;
- Uma rigorosa gestão dos estoques;
- Alta taxa de utilização das fábricas, com média de aproximadamente 90%.
Os dados preliminares publicados neste comunicado não foram auditados. Os resultados do 1º semestre de 2025 do Renault Group serão publicados em 31 de julho de 2025.

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