São Paulo, agosto de 2025 - A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou no dia 18 de julho a portaria 17.476 que estabelece as regras para o transporte aéreo de animais de estimação e cães-guia. Segundo o texto da agência reguladora, o transporte de animais está sujeito às regras específicas de cada companhia aérea, mas existem diretrizes gerais obrigatórias que devem ser respeitadas. Confira os detalhes da nova portaria a seguir:
O passageiro pode levar seu cão ou gato na cabine do avião, desde que atendam aos requisitos da companhia (como limite de peso, tipo de caixa de transporte e condições que o animal encontrará nessa caixa de transporte), que podem variar entre as empresas.
Por isso, sempre é bom conferir todos os requisitos antes da viagem. Para garantir a segurança de todos os passageiros em caso de turbulência ou qualquer outro incidente, esses animais devem ser acomodados em uma caixa de transporte adequada, que caiba embaixo do assento da frente.
O principal motivo é a segurança de todos os passageiros e do próprio pet. Uma caixa fora dos padrões ou um pet solto - ou mal acondicionado - pode causar diversos riscos em casos de turbulências ou situações de emergência, como a necessidade de evacuação dos passageiros. No caso de uma turbulência severa, o pet pode se deslocar e atingir outros passageiros, além de se machucar também.
O pet deve ser levado em uma caixa de transporte adequada, resistente, ventilada e segura. A caixa deve permitir que o animal fique em pé e se mova no espaço interno (sem bater nas paredes da caixa), sem ultrapassar as dimensões máximas definidas pela operadora.
Características para uma caixa de transporte adequada:
● Material resistente: bolsa flexível ou caixa rígida.
● Ventilação adequada: a caixa deve oferecer boa circulação de ar em todos os lados. A ventilação evita o superaquecimento e reduz o estresse.
● Travas seguras: o fechamento precisa ser firme, com travas que garantam que a porta não abra acidentalmente.
● Piso impermeável: o fundo da caixa deve ser à prova de vazamentos para evitar incidentes durante o voo.
● Conformidade com Normas das Companhias Aéreas: verifique as dimensões máximas permitidas para o transporte na cabine por sua companhia aérea, já que elas podem variar.
Animais de médio ou grande porte ou que ultrapassem os limites de peso e tamanho exigidos para o transporte na cabine devem necessariamente ser acomodados no porão.
Para viajar em um avião (na cabine ou no porão), é necessária apresentação de Certificado Veterinário ou atestado emitido por um médico veterinário atestando a saúde do pet com prazo de validade determinado pela companhia aérea (geralmente de 10 dias). A carteira de vacinação deve estar atualizada e incluir imunização contra raiva.
Sim. A companhia aérea pode recusar o transporte na cabine se entender que isso pode colocar em risco a segurança do voo. Nestes casos, há a opção de levar o pet no porão da aeronave.
Entretanto, a companhia aérea pode se reservar o direito de não transportar o animal no porão se constatar que isso pode colocar em risco a integridade do pet, considerando o tamanho, a idade, a distância da viagem, o tempo de voo, a existência de outro animal a bordo, o horário em que o voo será realizado, ou além do estado de saúde do animal etc.
Cada companhia aérea opera com variações em seus regulamentos. Confira os pontos principais:
● Limite de peso: geralmente o peso máximo permitido para o pet viajar na cabine é de 8 a 10 quilos (incluindo a caixa de transporte). Acima desse limite, o embarque ocorrerá no porão.
● Reservas: é necessário informar a companhia aérea com antecedência, pois o número de pets por voo é limitado tanto para o porão quanto na cabine.
● Taxas: o transporte na cabine ou no porão geralmente envolve o pagamento de uma taxa adicional, cujo valor varia de acordo com a companhia aérea e o destino.
O que diz a Abear
Para o diretor de Operação e Segurança da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Raul de Souza, a segurança é um item inegociável para as companhias aéreas e a portaria da Anac vem justamente para aperfeiçoar as normas dos voos domésticos.
“Ao estabelecer diretrizes sobre o transporte de pets, a agência reguladora aumenta o nível de segurança e deixa claro os compromissos dos passageiros e das companhias aéreas. Desse modo, além de evitar imprevistos durante o voo, os pets serão transportados com muito mais conforto e segurança”, afirma Raul.
Cuidados com seu pet
Embora seja cada vez mais comum vermos tutores viajando com seus pets, é fundamental ter em mente que certos riscos à segurança e ao bem-estar dos pets e dos demais passageiros podem surgir caso as regras não sejam seguidas.
Se o pet não se adapta à caixa de transporte, ele pode ficar estressado. Por isso, é importante que o tutor acostume o animal previamente com a caixa. Outros possíveis problemas de saúde que os animais podem enfrentar são as mudanças de pressão ou temperaturas extremas durante o voo podem oferecer riscos, principalmente para animais braquicefálicos (cães e gatos de focinho curto).
Se o seu pet for desta raça, consulte um veterinário sobre estratégias de segurança, já que algumas companhias aéreas não permitem seu transporte em razão do risco decorrentes de problemas respiratórios.
Cães-Guia: de acordo com a legislação brasileira (Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência), os cães-guia que acompanham pessoas com deficiência visual são permitidos na cabine de passageiros sem custo adicional, independentemente do voo ou companhia aérea. Para isso:
- É necessário apresentar um documento validando o treinamento do cão-guia.
- O animal deve estar devidamente equipado (com arreios, por exemplo) e sob controle do tutor.
- Não há necessidade de transporte em caixa, mas o cão deve permanecer aos pés do passageiro durante o voo.
Pets de Apoio Emocional
Já os pets de apoio emocional não possuem as mesmas prerrogativas legais dos cães-guia.
Saiba as regras de cada companhia aérea para transporte de pets nos links abaixo:
05/08/2025 – O Rio Grande do Norte e a Argentina vão ficar mais próximos até o fim do ano. O estado potiguar receberá, a partir de 30 de dezembro, uma nova rota aérea internacional conectando a capital argentina, Buenos Aires, a Natal. O trecho será operado pela JetSMART, companhia aérea de baixo custo, e vai ampliar a malha aérea entre a América do Sul e a Região Nordeste.
As passagens já estão disponíveis no site, com preços a partir de R$ 866 por trecho, mais taxas e impostos, e a operação parte com sete voos semanais. Na baixa temporada, A JetSMART é reconhecida por oferecer opções de viagem com foco na eficiência e em passagens mais acessíveis, permitindo que mais turistas argentinos visitem a capital Potiguar e outros destinos do estado.
“Com esta nova rota, a JetSMART continua avançando em seu plano de oferecer mais e melhores opções de conectividade para brasileiros e argentinos, que desejam viajar pelo continente. Esta expansão foi possível graças ao nosso investimento contínuo no Brasil e na Argentina, à chegada de mais aeronaves e o desenvolvimento de novas rotas que acompanham a necessidade dos passageiros, sinalizou Verónica Marambio, Gerente de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Comercial da JetSMART.
As negociações que deram origem ao novo voo foram finalizadas pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), e pela Zurich Airport Brasil, demonstrando o potencial de colaboração entre diferentes esferas públicas e privadas para fortalecer o turismo internacional no Brasil.
De acordo com a governadora Fátima Bezerra, “o Rio Grande do Norte vive um momento excepcional no turismo internacional, os dados apontam um crescimento acima de 50%, no primeiro semestre deste ano. O início dessa rota direto para Argentina, fruto da parceria com a Embratur e Zurich, promoverá ainda mais esse aumento. Nossa gestão trabalha sempre no sentido de envidar esforços, com ações estratégicas da Emprotur e Secretaria de Turismo, e também na permanente busca por melhorias na na Infraestrutura e Segurança Pública, o que torna o Rio Grande do Norte um destino convidativo”.
A Embratur intermedia, desde o início da atual gestão, negociações entre companhias aéreas, aeroportos e destinos brasileiros para fortalecer a conectividade internacional do país. Procurada pela JetSMART, a Agência facilitou as conversas entre a empresa e o potencial destino, o que resultou na concretização desta conexão para o Rio Grande do Norte.
Diante da nova rota que surge em direção ao Brasil, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta que “o trabalho da Embratur, integrando companhias aéreas, aeroportos e destinos, para trazer mais turistas internacionais para o Brasil, tem sido essencial no fomento de novos negócios, entrada de divisas na nossa economia e geração de emprego e renda para milhares de brasileiros”.
A chegada de argentinos no Brasil no primeiro semestre deste ano foi de mais de 2,3 milhões, 94,1% a mais que no mesmo período do ano passado, quando o registro foi de pouco mais de 1,1 milhão de entradas. E a chegada de turistas internacionais no Rio Grande do Norte nesse intervalo apresentou um crescimento de 55%. Considerando somente a entrada de argentinos em solo potiguar, o crescimento é de 137%.
Prestes a receber o novo voo, a Zurich Airport Brasil, administradora da principal porta de entrada aérea do Rio Grande do Norte, também comemora a chegada da rota.
“A chegada da JetSMART reforça nosso compromisso em posicionar o Rio Grande do Norte como uma das principais portas de entrada do turismo internacional no Brasil. Ampliamos as opções de viajantes sul-americanos que buscam sol, praia e experiências únicas no Nordeste brasileiro e contribuímos para desenvolver a vocação turística do estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
A nova rota terá um momento especial de celebração no dia 27 de setembro, durante a Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, com um evento promovido pela Embratur, Governo do Rio Grande do Norte e Zurich Airport Brasil.
A JetSMART continua expandindo sua presença no Brasil, com 11 rotas internacionais conectando o país a destinos estratégicos na América do Sul. A companhia aérea opera voos do Rio de Janeiro para Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Mendoza e Córdoba, além de rotas entre Foz do Iguaçu e Santiago, Recife e Buenos Aires, e de Florianópolis para Buenos Aires e Santiago — estas duas últimas de forma sazonal. São Paulo também oferece voos sazonais para Santiago.
A nova área proporcionará mais conforto e oferecerá novos serviços. A quantidade de portões de embarque e o volume de passageiros atendidos no local permaneçam os mesmos, mas o maior espaçamento entre os acessos garantirá melhor circulação, ambientes mais amplos para aguardar os voos e um leque maior de opções comerciais. O total de assentos aumentará de 213 para 339, e o número de lojas e opções gastronômicas subirá de duas para 11.
Os passageiros agora poderão dispor do espaço de serviços de beleza e bem-estar Bluma, da livraria Aerobook, da drogaria Farmais, das lojas Fuel e Loft, além de opções de alimentação como A Saideira, Heladeria Havana, Hot Dog Club, La Guapa, Nescafé e No Ar.
Com a ampliação do espaço, também houve uma reorganização dos pontos de parada dos ônibus. Agora, os veículos ficam estacionados em frente aos respectivos portões de embarque, facilitando o acesso e a orientação dos usuários.
Atualmente, a sala de embarque remoto recebe, em média, 15 mil passageiros por dia, o que equivale a cerca de 45% de todos os embarques realizados no Aeroporto de Congonhas.
Com investimento de R$ 30 milhões, a expansão da sala de embarque remoto não faz parte das obrigações contratuais de concessão, mas foi necessária para oferecer mais conforto aos usuários e garantir maior eficiência operacional até a conclusão total das obras de modernização do Aeroporto de Congonhas, que incluem a construção de um novo terminal. As obras de melhorias imediatas e não obrigatórias somam um total de R$ 150 milhões e também contemplam intervenções nos sistemas de ar-condicionado, nas instalações elétricas e hidráulicas, recuperação dos pavimentos das taxiways e da pista e reforma dos banheiros, entre outras.
“Essa ampliação foi pensada para atender melhor aos passageiros, proporcionando mais espaço, comodidade e serviços enquanto aguardam seus voos. Nosso compromisso é oferecer uma experiência cada vez mais agradável e eficiente para todos que passam por Congonhas”, afirma Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas.
Novo Aeroporto de Congonhas
A atual sala de embarque remoto será utilizada até junho de 2028, quando será inaugurado o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas. Com a ampliação das atuais 12 para 19 pontes de embarque (fingers), mais de 70% dos usuários utilizarão as pontes. O embarque remoto passará a ser realizado no hangar tombado pelo Patrimônio Histórico, que será totalmente restaurado.
As mudanças fazem parte do projeto de R$ 2,4 bilhões para a transformação do Aeroporto de Congonhas nos próximos três anos. Após as obras, São Paulo terá um aeroporto mais confortável, seguro, sustentável e espaçoso para embarques e desembarques.
Aeroporto de Joinville oferece uma nova opção de voo direto para São Paulo com a GOL
Joinville, agosto 2025 - O Aeroporto de Joinville passa a contar com mais uma opção de rota direta para São Paulo. Operado pela GOL, o voo parte diariamente, a partir das 6h, com destino ao Aeroporto de Congonhas (CGH), em uma aeronave Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros.
A operação inclui ainda um voo diário vindo de Congonhas, que chega ao aeroporto catarinense por volta das 23h, ampliando a conectividade entre as duas cidades e oferecendo mais flexibilidade para quem precisa viajar a trabalho ou a lazer.
Com a retomada dessa rota, a cidade amplia suas opções de conectividade aérea com a capital paulista, um dos destinos mais procurados por quem sai de Joinville. A frequência diária e o horário da decolagem oferecem ainda mais praticidade para quem precisa chegar cedo a São Paulo, seja para compromissos profissionais, conexões ou passeios.
Flybondi anuncia expansão na América do Sul
com voos ao Paraguai e inclui trecho de Buenos Aires a Encarnación
O novo destino representa um marco para a Flybondi e para a cidade: será a primeira vez que a empresa operará voos regulares no Aeroporto Internacional de Encarnación Tte. Amín Ayub, expandindo assim sua presença regional e reafirmando seu compromisso com a conectividade na América do Sul.
A Flybondi operará quatro voos semanais em agosto, às segundas, quartas, sextas e domingos; e, a partir de setembro, operará voos às segundas, quartas e sextas-feiras. As idas de Buenos Aires acontecerão às 17h, com chegada em Encarnación às 18h40, e do Paraguai às 19h40, com a chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza, na capital argentina, às 21h25.
A Flybondi continua expandindo sua rede de conectividade internacional e foca no crescimento do turismo regional com uma proposta baseada em acessibilidade, liberdade de voo e uma experiência simples, segura e eficiente.
A companhia opera atualmente 27 trechos (16 domésticos, 4 interprovinciais e 7 internacionais para o Brasil), conectando 15 destinos domésticos e 5 internacionais. Graças à sua proposta de oferecer a liberdade de voar, mais de 16 milhões de passageiros já escolheram a companhia aérea, e 20% deles voaram pela primeira vez na vida.



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