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| 1 - Expoclassic 2025 - FNMs D11 e D-9500 - Foto Emerson Lima (Divulgação) |
Dois caminhões FNM que tiveram papel fundamental no desenvolvimento da economia brasileira serão destaque na Expoclassic 2025. Os modelos D9 e D11 ocuparão a ilha central da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Ambos são muito raros: o D9 é o único rodando no Brasil, enquanto o D11 conta com apenas 6 unidades no País. Nesta edição, a exposição estima reunir mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. Uma das novidades é a venda on-line de ingressos, que já podem ser adquiridos pelo link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025.
A FNM (pronuncia-se Fenemê), sigla para Fábrica Nacional de Motores, foi a primeira montadora brasileira de caminhões. Fundada em 1942 em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tinha inicialmente a meta de produzir motores de avião e apenas em 1949 é que começou a montagem de caminhões sob licença da italiana Isotta Fraschini e, posteriormente, da também italiana Alfa Romeo.
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| FNM D-9500 - Foto Emerson Lima (Divulgação) |
Após o seu auge nas décadas de 1960 e 1970, período em que tornou-se a maior fabricante de caminhões pesados do Brasil, em 1977 foi adquirida pela Fiat, passando a chamar-se Fiat Diesel. Em 1985, após 78 mil unidades terem deixado a linha de montagem, a produção dos caminhões FNM foi encerrada pela Fiat.

FNM D11 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)
O caminhão FNM vermelho e branco que estampa o cartaz da Expoclassic 2025 é um D-9500 cabine Brasinca, fabricado em 1955. É o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Equipado com motor diesel italiano de 9.5 litros e 6 cilindros em linha, desenvolve 130 cv de potência e 60 kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio manual de 4 marchas.
A transmissão, aliás, conta com duas alavancas: uma para as marchas principais e outra menor, no painel, para as reduzidas. Como a segunda alavanca fica do lado direito do volante, é preciso que o motorista utilize as duas mãos e, em algumas circunstâncias, até mesmo o cotovelo para fazer as mudanças.
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| FNM D-9500 - Foto Emerson Lima (Divulgação) |
Essa coreografia é uma atração à parte na condução do caminhão, exigindo habilidade e sincronia. Ao lado, há uma segunda alavanca com a função “freio de montanha”. Durante muitos anos, este exemplar do D-9500 foi utilizado no transporte de madeira para exportação na cidade de Perolândia, em Goiás.
Paixão pelos caminhões FNM teve início da infância
Osvaldo Strada começou a colecionar caminhões em 1998, movido por uma paixão surgida ainda na infância. “Meu pai era caminhoneiro e teve vários modelos FNM. Fui junto com ele em muitas viagens Brasil afora”, recorda. Hoje, a sua coleção tem 31 caminhões antigos: 21 FNM, 2 GMC, 3 Volvos, 3 Scanias, 1 Fiat e 1 Mercedes-Benz. Os veículos estão cuidadosamente guardados em um pavilhão localizado em Pilar do Sul, cidade próximo de Sorocaba e distante 152 km da capital paulista.
As restaurações levam em média um ano e o empresário mantém um estoque de peças para futuros projetos e eventuais consertos dos modelos prontos. Afinal, ele não abre mão de dirigir os seus caminhões, viajando por diversos Estados para participar de encontros. “Apesar de antigos, os FNM são estáveis na estrada e muito bons de dirigir, chamando bastante a atenção por todos os lugares em que passam”, revela Osvaldo Strada.
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| Foto Diego da Rosa (Divulgação) |
Dezenas de caminhões e ônibus estarão expostos na Expoclassic
Como já é de costume, os pesados marcarão novamente presença na Expoclassic. No segundo pavimento, dezenas de caminhões e ônibus antigos estarão expostos, permitindo aos apaixonados uma verdadeira viagem no tempo.
Entre eles estará o veículo-destaque da Expoclassic 2024, o caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95, fabricado em 1986 pela montadora E-One. Bastante raro, é o único desse modelo no Brasil. Seus números são impressionantes: 475 cv de potência e 30 toneladas de peso. O exemplar pertence a um sócio do Veteran Car Club Novo Hamburgo que reside em Porto Alegre.
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| FNM D-9500 - Foto Emerson Lima (Divulgação) |
“Esse veículo estará novamente na mostra a pedido do público, pois foi uma das sensações do ano passado”, revela Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora da mostra automotiva.
Além de ônibus e caminhões, estarão expostos carros, motos e bicicletas fabricados há 30 anos ou mais. Dezenas de estandes irão comercializar peças e objetos antigos. O parque temático automotivo Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro deste ano, terá um estande especialmente decorado na Expoclassic 2025.
Um dos modelos expostos será o Ford Tudor 1930, que foi totalmente restaurado e está em perfeito estado de conservação. Na praça de alimentação da Fenac, há restaurantes e lanchonetes com opções de refeições, lanches e bebidas.
Informações adicionais sobre a Expoclassic 2025 podem ser obtidas no site www.vccnh.com.br. Siga o Veteran Car Clube no Instagram: @veterancarclubnh.

FNM D11 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)

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