Maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, a Expoclassic começa nesta sexta-feira (22/8) e prossegue até domingo (24) em Novo Hamburgo (RS), estimando reunir mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. O melhor de tudo é que o evento ocorre com qualquer condição climática, faça sol ou faça chuva, pois os pavilhões da Fenac (Rua Araxá, 505, bairro Ideal) dispõem, inclusive, de ar-condicionado.
A 22ª edição da exposição conta, ainda, com 350 carros antigos à venda, mercado de peças, praça de alimentação e shows musicais, como a tradicional apresentação da banda The Travellers, às 16 horas do domingo. O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido na bilheteria ou antecipadamente, pelo link www.tktr.com.br/evento/
Na manhã desta quinta-feira, dezenas de clássicos formaram até um congestionamento nas ruas de acesso à Fenac. À tarde, a maioria dos veículos já estava devidamente posicionada em seu local de exposição. O modelo mais antigo da Expoclassic 2025 é um Ford Modelo T ano 1915.
No estande do Parque Temático Automotivo Model A Village, previsto para ser inaugurado no início de 2026 em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, estão dois outros veteranos da Ford: Tudor 1930 e Phaeton Deluxe 180A, também fabricado em 1930 e popularmente conhecido entre os colecionadores como A180.
Uma ala composta por Ferraris antigas promete ser uma das sensações da Expoclassic 2025. Quatro unidades marcam presença: 308 GTSI ano 1982 (equipada com motor V8 3.0 litros de 225 cv e câmbio manual 5 marchas), Mondial Spider 1983 (motor V8 3.0 litros de 214 cv e câmbio manual de 5 marchas), Testarossa ano 1989 (motor boxer 12 cilindros 3.9 litros de 385 cv de potência e câmbio manual 5 marchas) e F355 Berlinetta ano 1996 (motor V8 3.5 litros de 380 cv e câmbio manual de 6 marchas).
Também há ilha temática dos modelos da Alfa Romeo, montadora italiana fundada em 1910 e que neste ano celebra seus 115 anos. Não faltam os esportivos nacionais que marcaram época, como Volkswagen Gol GTi, Chevrolet Kadett GSi, Ford Escort XR3 e Fiat Uno 1.6 R. Uma ala especial celebra os 50 anos do início de produção da Caravan.
Caminhões FNM ocupam a ilha principal
Logo no acesso, os fãs se deparam com dois exemplares da extinta Fábrica Nacional de Motores, a FNM (pronuncia-se Fenemê), primeira montadora brasileira de caminhões. Os veículos pertencem ao empresário Osvaldo Strada e vieram de São Paulo especialmente para participar do evento.
Ambos estampam o cartaz oficial da Expoclassic 2025 e são muito raros. O FNM vermelho e branco D-9500 cabine Brasinca 1955 é o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Já o FNM verde do folder é um D11 cabine Metro fabricado em 1958. Há apenas 6 desses no Brasil.
Os fãs de veículos pesados não podem deixar de conferir dezenas de caminhões e ônibus no segundo pavimento da Fenac, onde também estão montados 150 estandes especializados na venda de peças automotivas, acessórios e objetos antigos. Na praça de alimentação, há restaurantes e lanchonetes com opções de refeições, lanches e bebidas.
PROGRAMAÇÃO DA EXPOCLASSIC 2025:
23 de agosto (sábado):












Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário