Conservar a bateria do carro elétrico maximizar a durabilidade e manter a sua vida útil deve ser a maior preocupação do proprietário em função do alto valor da bateria, que pode representar 40% do valor do carr e com certeza impacta a revenda.
Outro ponto de atenção está na taxa média de degradação das baterias, estimada em 2,3% ao ano, podendo variar significativamente de acordo com o modo de uso, segundo estudo recente da Geotab.
Carga de energia
A forma como a energia é recarregada no dia a dia durante a utilização de um automóvel que possui bateria elétrica é crucial. O uso constante e inadequado de carregadores ultrarrápidos pode gerar maior estresse térmico, acelerando a degradação da bateria em curto prazo.
O hábito de manter a carga nos extremos (0% ou 100%) pode acelerar a degradação da bateria do carro elétrico. Manter o carregamento entre cargas moderadas é uma das práticas mais recomendadas por especialistas.
Condições externas, como temperaturas elevadas, influenciam a performance e o envelhecimento do pack de baterias, exigindo práticas simples de conservação para reduzir a exposição do veículo a ambientes adversos.
“Em um mercado ainda em amadurecimento, a informação se torna uma forte aliada para acelerar e aquecer o mercado da mobilidade elétrica no país. Quando o consumidor entende como cuidar da bateria, o carro elétrico deixa de ser uma aposta e passa a ser um investimento consciente”, conclui Ricardo Ceruli.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário