 |
| Representantes do governo do Uruguai, da Azul, do aeroporto de BH e do governo de MG (Foto divulgação Airport BH) |
Azul cria nova rota de Belo Horizonte, a partir de 4 de março, para Montevidéu para atender demanda por viagens de lazer e negócios
São Paulo, 12 de fevereiro de 2026 – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, aposta na atual e crescente demanda de Clientes em suas operações em Confins (MG) para fazer decolar sua nova rota internacional para Montevidéu.
Um evento realizado ontem, em espaço do restaurante Parrilla del Mercado, de Belo Horizonte, com 70 convidados e autoridades, marcou o anúncio oficial dos voos semanais que vão interligar as capitais mineira e uruguaia a partir de 04 de março. O objetivo foi promover o destino, muito procurado pelos brasileiros, e reforçar a importância dessa conexão para os dois países.
Na ocasião, representantes da Azul; da operadora de Turismo da companhia, a Azul Viagens; do BH Airpoirt, em Confins; assim como autoridades do Brasil e do Uruguai, comemoraram a parceria que tem permitido uma grande movimentação de passageiros em voos domésticos e também internacionais a partir de Minas Gerais, especialmente de BH/Confins.
Em 2025, a Azul disponibilizou mais de 5,8 milhões de assentos em Minas Gerais – distribuídos por 15 aeroportos no estado, o que representou uma alta de aproximadamente 7% em comparação à oferta do ano anterior, de 5,42 milhões de assentos. Esse desempenho da Azul foi impulsionado, principalmente, pelas operações no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (BH Airport). As três rotas da Azul com maior volume de Clientes transportados no ano passado foram Campinas-Confins, Recife–Confins, Confins–Congonhas. E, com base nesses resultados e em outras operações para além das fronteiras, a companhia planeja continuar investindo nesta base mineira.
“Os investimentos nessa nova operação para o Uruguai a partir de Confins ajudam a aumentar as opções de viagens dos nossos Clientes de todo o país, e não apenas dos mineiros. O BH Airport é hoje um hub - atualmente, o 2º hub da companhia – e isso permite nos apoiar com inúmeras conexões da nossa malha aérea dentro do país, ampliando as possibilidades de cada Cliente com o planejamento de sua viagem. E agora com essa rota para o Uruguai, um destino muito procurado por nossos Clientes tanto para lazer quanto negócios”, comemora Ricardo Bezerra, gerente geral Comercial da Azul.
A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, também comemorou, com a apresentação de números que podem motivar ainda mais os clientes a tentarem uma experiência completa de viagem para o Uruguai, que vai além dos voos. Segundo Patrícia Gomes, gerente Comercial sênior da Azul Viagens, o crescimento dos números de vendas envolvendo o destino – reconhecido por suas belas paisagens, sua gastronomia e vinhos, bem como os serviços oferecidos aos Clientes pela operadora no país vizinho antecipam o sucesso dessa rota para os dois países.
“A Azul Viagens tem parceria com mais de 40 hotéis no Uruguai e oferece os mais variados pacotes personalizados que podem incluir passeios que vão desde o city tour a jantar com show e visitas a vinícolas com degustação de vinhos e almoço”, explica. A executiva também conta que esse destino internacional apresentou um crescimento, do ano passado para este, até o momento, de 66% em faturamento e 82% em passageiros. “Desse faturamento, Minas Gerais foi responsável por 24% dessa receita”, completa.
“Celebramos o início da operação para Montevidéu como mais um avanço relevante na estratégia de expansão internacional do BH Airport. Essa nova rota amplia as conexões de Minas Gerais com a América do Sul, aproxima mercados, incentiva o turismo e fortalece o ambiente de negócios, gerando impactos positivos para diversos setores da economia. Atuamos de maneira estruturada para fortalecer o nosso terminal como um hub de conexões com o Brasil e o exterior. A entrada de Montevidéu nesse portfólio reforça nosso compromisso com o crescimento sustentável, criando oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado e expandido a oferta de voos para os passageiros”, salienta o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.
Brasil - Uruguai
Os voos entre o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, e Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai, serão operados duas vezes por semana em aeronaves Embraer E2 com capacidade para transportar até 136 clientes. As decolagens acontecerão às 10h15 do aeroporto de Confins, em Minas Gerais, quartas e domingos. A volta será realizada nos mesmos dias, com a decolagem do Uruguai às 15h40.
Autoridades do Brasil e do país vizinho no evento destacaram a importância dos novos voos para a movimentação do Turismo, dos negócios e o fortalecimento dos laços entre os dois países.
"É uma estratégia do governo de Minas, desde 2019, fortalecer o BH Airport, nosso Aeroporto Internacional de Confins, que tem uma estrutura extraordinária, como um hub logístico e turístico do estado. Conseguir as parcerias para trazer esses voos internacionais e restabelecer essas oportunidades, depois da pandemia, para o nosso ambiente de negócio e para além do Turismo, da nossa cultura, é uma prioridade dessa gestão. E por isso, hoje, a gente está aqui para celebrar a possibilidade de um voo direto para o Uruguai, um país que tem uma conexão comercial diferenciada com o Brasil e com Minas Gerais. Somos parceiros, continuaremos parceiros e vamos criar mais conexões diretas de Belo Horizonte para o mundo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, para divulgar Minas Gerais e, ao mesmo tempo, expandir essa rede de negócios", explicou Mila Correa, secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Já o Diretor Nacional de Turismo do Uruguai, também presente no evento, fez questão de dizer que sua participação foi incentivada pelo Ministério do Turismo do seu país. "É muito importante estarmos aqui. Quero parabenizar a Azul, aeroporto e governo, por essa boa notícia. Um sonho que se concretizou mais rapidamente do que imaginamos. Estes voos vão permitir que possamos trabalhar ainda mais com Minas Gerais; com a Azul, já estamos conversando sobre algumas ações concretas. E queremos transmitir aqui o nosso compromisso de colaborar com tudo o que for possível", afirmou Cristian Pos Dalmás, diretor nacional de Turismo do Uruguai.
"Esses voos são uma oportunidade de conectar duas cidades muito parecidas. Essa conexão foi um sonho do Consulado durante muitos anos. O desafio é estimular a rentabilidade desses voos e, para isso, podem contar com o Consulado, com o Ministério, para trabalharmos em conjunto para que essa rota seja um sucesso", completou Luis Darío Ávila Mendina, cônsul do Uruguai.
Atualmente, a Azul oferece voos regulares que ligam Montevidéu também ao aeroporto do Recife (PE). A Companhia também opera para o balneário de Punta Del Este, com opções de voos saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
 |
| Foto divulgação Emirates |
Emirates lança menu de Carnaval inspirado
em pratos brasileiros
São Paulo, 12 de Fevereiro de 2026 - A Emirates apresenta o clima do Carnaval brasileiro aos céus com uma seleção exclusiva de pratos inspirados na cultura brasileira e entretenimento a bordo nos voos entre Dubai e o Brasil, proporcionando aos passageiros um pequeno gosto de um dos eventos mais festejados do calendário cultural do país. A programação especial estará disponível para os viajantes nos voos de ida e volta do Brasil, entre 13 e 21 de fevereiro.
Os passageiros de todas as classes nos voos da Emirates entre Dubai e São Paulo, assim como entre Dubai e Rio de Janeiro, poderão experimentar pratos tradicionais e que exaltam a culinária brasileira. Os passageiros que seguirem viagem do Rio de Janeiro para Buenos Aires também terão acesso às festividades a bordo.
Na Primeira Classe e na Classe Executiva, os passageiros terão um cardápio inspirado na tradicionalidade brasileira, incluindo costela bovina braseada servida com molho de alho, arroz ao pesto de coentro, abobrinha assada, pimentões e chips de banana-da-terra. Na Premium Economy, o cardápio servido a bordo conta com bochecha de vitela braseada com acompanhamentos semelhantes ao prato anterior, enquanto os passageiros da Classe Econômica poderão saborear o “Picadinho de Carnaval”, um prato de carne servido com arroz feito com coentro, banana-da-terra assada e pimentão grelhado.
A sobremesa nos voos com destino ao Brasil terá como destaque um cheesecake de brigadeiro, coberto com ganache e acompanhado de creme inglês feito com coco e baunilha, com calda de goiaba e maracujá, uma homenagem ao doce preferido do brasileiro.
Os passageiros que viajarem pelo A380 para São Paulo, também poderão experimentar um bolo de banana especial e uma seleção de outras guloseimas enquanto estiverem no lounge a bordo da aeronave.
Na viagem de volta do Brasil para Dubai, a festa do Carnaval continua com mais pratos locais para saborear. Na Primeira Classe e na Classe Executiva, será servido filé mignon grelhado com molho de pimenta-biquinho, couve refogada, abóbora assada, palmito e arroz à moda brasileira com feijão e legumes. Já os passageiros da Premium Economy terão em seu cardápio costela bovina braseada com molho de pimenta-biquinho e acompanhamentos locais, enquanto os passageiros da Classe Econômica poderão aproveitar uma carne bovina ao molho de cebola com arroz branco, couve refogada, farofa, pimenta-biquinho e feijão preto.
Nas viagens com destino a Dubai, as opções de entrada são: peixe branco defumado com molho de coentro e relish de manga, juntamente com uma salada de couve-flor na Premium Economy e Econômica.
Para a sobremesa, tortinhas de frutas acompanhadas de brigadeiro e molho de manga na Primeira Classe e Executiva, e nas um classes Premium Economy e Econômica, manjar branco.
No Lounge a Bordo do A380, nos voos saindo de São Paulo, os passageiros poderão degustar bolo de laranja com cobertura de chocolate branco e espetinhos de frutas frescas.
Para complementar as celebrações, o ice, sistema de entretenimento de bordo da Emirates, oferece até 16 filmes brasileiros, incluindo 'Estômago 2: O Poderoso Chef', 'Saudosa Maloca' e 'De Repente, Miss!'. Juntamente com essas adições, o catálogo conta com mais de 240 filmes de Hollywood dublados em português, além de 48 playlists e álbuns de música latino-americana, destacando artistas brasileiros icônicos como Sergio Mendes e Gilberto Gil, além de outros sucessos contemporâneos.
Air Europa/divulgação
| Air Europa amplia suas alianças aéreas e aumenta as rotas disponíveis para seus clientes para mais de 400 • A companhia aérea fechou acordos com Hainan Airlines, SAS e Smart Wings em 2025 e reativou o seu relacionamento com a Avianca.
• A Air Europa já tem acordos, tanto de codeshare como de SPA, com quase uma centena de empresas, o que lhe permitiu reforçar a sua posição como ponte entre a Europa e a América.
|
A Air Europa fechou 2025 com um aumento significativo na sua atividade em aliança com outras companhias aéreas, o que lhe permitiu aumentar as rotas à disposição dos seus clientes para mais de 400. A empresa adicionou quatro novos acordos no último ano que facilitam as ligações a outros destinos através da emissão de bilhetes combinados. Tudo isto tem contribuído para aumentar a sua atividade, especialmente nas operações de longo curso, consolidando a sua posição estratégica a partir do hub Madrid-Barajas como ponte entre a Europa e a América Latina.
No ano passado, o acordo com a Avianca foi reativado e novas parcerias foram estabelecidas com a Hainan Airlines, SAS e Smart Wings. Com SAS e Smart Wings, a Air Europa ampliou significativamente a sua presença no Norte e Centro da Europa, especialmente nos aeroportos de Copenhague e Praga. Já com a Hainan Airlines, a companhia passou a contar com parcerias com onze aéreas chinesas, alinhando-se à estratégia da China de criar um corredor preferencial entre o seu continente e as Américas, no qual a Air Europa contribui por meio de sua ampla rede de destinos.
Atualmente, a empresa possui quase cem acordos com outras companhias aéreas, que permitem operar 168 rotas codeshare, sendo metade delas para o continente americano. Esses acordos não só oferecem mais opções de escolha aos clientes, como também aumentam o volume de passageiros para os destinos próprios da Air Europa.
Os codeshares proporcionam vantagens significativas aos passageiros, como a possibilidade de despachar a bagagem até o destino final, evitando procedimentos intermediários, e o acesso às salas VIP dos aeroportos para clientes Business, garantindo maior conforto nas conexões. No compromisso de aprimorar a experiência do passageiro, a Air Europa também trabalha para que os clientes possam obter o cartão de embarque para o destino final diretamente pelo site da companhia, simplificando o processo e tornando a viagem mais eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário