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domingo, 5 de fevereiro de 2012

MERCEDES-BENZ CONCEPT CLASSE A, UM CARRO COM CARACTERÍSTICAS FUTURISTAS MAS MUITO PERTO DA REALIDADE


A interpretação da Mercedes-Benz do futuro próximo dos carros compactos foi mostrada em São Paulo no 
dia 2 de fevereiro, durante a sexta edição da Top Night Mercedes-Benz, festa promovida pela marca alemã, que se destaca na temporada anual de grandes eventos da capital paulista.

“O Classe A Concept tem design dinâmico e moderno, conforto e segurança. Trata-se de um automóvel para um público aberto às novas tendências, inovações e soluções tecnológicas”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Capô longo, silhueta baixa e janelas estreitas: quem comparecer ao evento poderá constatar que as proporções do Classe A Concept são um espetáculo de dinamismo. "O Classe A Concept apresenta a nova linguagem de design da Mercedes-Benz no segmento dos compactos, uma interpretação leve e esculturada", afirma o Professor Gorden Wagener, Chefe de Design da Mercedes-Benz. "Nós usamos a expressão 'energia capturada' para a aura de dinamismo que transparece neste carro. Nossas fontes de inspiração para suas formas foram o vento e as ondas, assim como a aviação, que reunidas levaram a esta concepção totalmente 'cool'", completa o designer.



Novo motor turbo a gasolina, câmbio de sete marchas com dupla embreagem
Não é apenas no visual, mas também em tecnologia que o Classe A Concept indica uma nova era para os carros compactos da Mercedes-Benz. Com tração dianteira, o modelo conta com um motor a gasolina de quatro cilindros da nova série M270.

Graças à injeção direta e à turbo-alimentação, ele alcança alto desempenho com o mínimo de emissões e consumo de combustível. Outros pontos de destaque deste motor totalmente de alumínio são a alta pressão de injeção, que pode atingir até 200 bar e os injetores piezo-elétricos, com respostas extremamente rápidas.

A versão usada no Classe A Concept tem dois litros e desenvolve 155 kW (210 hp). A unidade BlueEFFICIENCY é combinada a uma nova transmissão Mercedes-Benz com dupla embreagem, com três eixos e sete marchas, que são trocadas automaticamente sem interrupção da força de tração. Por isso, o comportamento do carro é especialmente econômico, esportivo e confortável.

Design exterior: bordas definidas e livre interação entre superfícies
Uma das principais características da nova linguagem de design da Mercedes-Benz é a expressiva interação entre linhas e superfícies - o que os designers definem como concepção "limpa". Graças às superfícies côncavas e convexas, cujo jogo modula a luminosidade, foi gerada uma peça escultural sem precedentes.

O Classe A Concept utiliza com muita ênfase o tema visual reunindo bordas definidas e superfícies interativas que a Mercedes-Benz mostrou pela primeira vez no F 800 Style. A vista lateral é estruturada em três linhas bem definidas: a borda frontal forma uma linha em queda na direção da traseira, enquanto uma ombreira muscular sobre o eixo traseiro reforça o espírito cupê do carro. 

Outra linha se estende para cima, à frente do arco da roda traseira, em uma curva envolvente. Esses traços dão profundidade e dinamismo ao perfil lateral. As maçanetas das portas são embutidas e saem para fora ao comando de um botão elétrico.

A estrutura incomum dos espelhos retrovisores externos, em forma de asa, sugere fluidez e leveza. Outro detalhe que sobressai é a saia lateral aberta, que cria um incomum efeito de luz e sombra. Lembrando o rotor de uma turbina, as rodas de 20 polegadas reforçam a impressão de que o Classe A Concept foi moldado pela ação do vento.

A dianteira do modelo atrai irresistivelmente. O logotipo da marca parece estar cercado por um céu estrelado. Onde normalmente haveria aberturas ou barras, a grade do radiador mostra pontos prateados distribuídos sobre linhas pretas. O mesmo tema é usado no design das rodas.

A traseira, visualmente larga, mostra força e também é enriquecida pelas superfícies côncavas e convexas intercaladas e as bordas acentuadas. As lanternas posteriores dão continuação às linhas dos ombros até a traseira, reforçando a sensação de largura do carro com sua orientação horizontal. O "lábio" aerodinâmico nas lanternas de trás aumenta a eficiência, ao mesmo tempo em que o difusor cria uma força aerodinâmica vertical para ajudar a manter o carro na pista.



Interior: inspiração aeronáutica
O interior do Classe A Concept, banhado pela luz do grande teto panorâmico, também parece vir de outro planeta. Muitos dos seus detalhes incomuns foram inspirados pela engenharia aeronáutica, ao mesmo tempo em que refletem as idéias esculturais internas do "Mercedes-Benz Aesthetics No. 2". Vários grupos de componentes foram reduzidos a um mínimo: o painel e o console central, por exemplo, são estruturas enxutas de alumínio escovado. O resultado é um efeito de design transparente, leve e biônico.

Um detalhe extremamente atraente, dentro do Classe A Concept, é como o painel assume o formato de uma asa de avião, com seu revestimento translúcido e flexível. Graças a um tecido sofisticado, revestido de partículas de cromo num processo que utiliza vapor, a estrutura celular biônica do painel continua visível. 

O design é inspirado numa asa de aeronave recoberta de pano, cuja estrutura interna é perceptível externamente. Iluminação faz o painel de instrumentos parecer ainda mais futurista. 


Graças ao fundo translúcido de alta tecnologia e à inexistência de uma estrutura convencional de apoio, ele parece flutuar livremente. Suas linhas continuam até penetrar nos painéis das portas como os jatos de vapor que se formam nas aletas de um jato.

Da mesma forma, o formato das entradas de ar no painel também é inspirado nos motores de um jato. As aberturas translúcidas mudam de cor de acordo com a temperatura selecionada pelos ocupantes no sistema de climatização do carro: ficam azuis se o ar que estiver entrando for mais fresco e vermelhas se o aquecimento estiver ativado.
Os grandes mostradores do painel de instrumentos, inspirados na saída de um motor a jato, também são vermelhos. A unidade central de controle é desenhada como um painel de combate de voo de alta tecnologia, no formato de um controlador de fluxo. Com apoio lateral bastante saliente e apoios de cabeça envolventes, os assentos lembram o banco de um piloto em um jato de combate.


Tons de prata e titânio combinam com o tom leve e elegante de bege no interior do carro. Toques em magenta contrastam com a pintura prata "alubeam" (acabamento exclusivo da Mercedes-Benz), que segue o contorno dinâmico como prata líquida.

O Classe A Concept faz uso de materiais modernos, como o revestimento high-tech do painel ou o couro, que é metalizado através de uma semi-anilina com pigmentos metálicos e recebe relevos, ou ainda camurça de alta qualidade. 





Tudo isso estabelece uma ligação entre a tradição dos 125 anos da marca Mercedes-Benz e sua busca constante pela evolução. Sistema COMAND Online com design gráfico revolucionário facilita o uso de aplicações para smartphones

É possível integrar totalmente um smartphone aos sistemas operacionais do Classe A Concept. Quando o telefone é inserido no recesso presente no console central, é automaticamente sincronizado com o sistema multimídia COMAND. 

Todas as funções do telefone, incluindo rádio via internet, e-mail e acesso a redes sociais, como Twitter ou Facebook, aparecem como aplicativos na tela de 17,8 cm e podem ser controladas por meio de um botão rotativo que funciona como um mouse.

A apresentação visual dos elementos da tela é única, com uma aparência profunda e tridimensional criada pelas linhas magenta semelhantes a raios laser. Este mostrador, próximo a entrar em produção, foi criado por designers e engenheiros no laboratório de desenvolvimento da Mercedes-Benz em Palo Alto, nos Estados Unidos. Os menus no Classe A Concept podem ser vistos tanto em inglês como em mandarim.



Faróis com fibras óticas têm efeito único
Um efeito muito especial é criado pelas luzes do Classe A Concept: os inovadores faróis de alta performance, totalmente em LEDs, repetem o padrão estrelado da grade do radiador, com numerosos pontos luminosos. As luzes de utilização diurna consistem de 90 fibras óticas com cobertura de alumínio, dispostas em forma de asa dentro do farol. Como tentáculos, as fibras formam fontes luminosas difusas, criando um contraste entre luz suave e concentrada.

De qualquer perspectiva, um efeito inusitado é criado pelos indicadores de direção em LEDs, que parecem flutuar livremente dentro dos faróis, como uma bolha de ar em um frasco de perfume. As lanternas indicadoras são montadas em seis câmaras acima da unidade do grupo ótico de perspex e seus refletores revestidos com vapor metálico são invisíveis.

Já em produção em série no Mercedes CLS, os faróis de LEDs de alta performance do Classe A Concept combinam o Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) com a tecnologia LED. O módulo projetor destes faróis LED não é redondo, mas mais achatado e esportivo. Esta aparência esportiva é reforçada pelo alojamento em fibra de carbono fosca, que contrasta com o alumínio cercando o módulo de projeção.

Fibras óticas revestidas de alumínio também são usadas nas lanternas traseiras. Cento e vinte pontos de iluminação com fibras óticas formam cada um dos conjuntos de luzes traseiros em forma de C, criando um efeito visual inédito, com seu brilho sutil. Quando os freios são acionados, eles se iluminam conforme o necessário. 

Nas frenagens, a linha luminosa contínua entre as duas lanternas traseiras também tem a intensidade aumentada, fazendo o Classe A Concept parecer ainda mais largo. As luzes de direção são elementos embutidos no centro das lanternas. A base das lanternas traseiras é de fibra de carbono, com vários elementos vermelhos criando impressão de profundidade.


Novos sistemas de assistência e frenagem reduzem o risco de colisões traseiras
O pioneirismo da Mercedes-Benz em segurança aparece no Classe A Concept demonstrando outro marco na democratização da tecnologia automotiva: o carro conceito é equipado com um sistema de alerta de colisão baseado em radar com Brake Assist (assistência de frenagem) adaptativa - o primeiro no mundo em um carro compacto. Este sistema emite um alerta sonoro e visual a um motorista potencialmente desatento e prepara o sistema Brake Assist para dar uma resposta imediata assim que o condutor pisar com força no pedal do freio.

Diferentemente de outros sistemas disponíveis no mercado para a categoria dos compactos, o novo Brake Assist COLLISION PREVENTION ASSIST não é um sistema voltado a minimizar os efeitos de pequenas colisões urbanas - ele protege contra colisões traseiras em qualquer condição de uso do carro. 

A Mercedes-Benz espera que o novo sistema de segurança tenha um efeito positivo e significativo nas estatísticas de acidentes. Segundo detalhadas análises de dados sobre acidentes, os especialistas em segurança da Mercedes-Benz estimam que a tecnologia baseada em radar possa evitar cerca de 20% das colisões traseiras, reduzindo a gravidade de outros 25%.



NOVA MERCEDES-BENZ SLK 55 AMG CHEGA AO BRASIL, POR US$ 239 MIL, NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO. É O MAIS POTENTE SLK JÁ FABRICADO


A edição de 2012 da Top Night Mercedes-Benz contará com mais uma grande atração – a apresentação nacional d. Lançada mundialmente no Salão de Frankfurt de 2011, a nova Mercedes-Benz SLK 55 AMG foi apresentada ao público em São Paulo no último dia 2 deste mês de fevereiro. 


O veículo chegará ao Brasil no primeiro semestre deste ano para se juntar ao A Concept como as grandes estrelas da marca no mundo. Custará U$ 239 mil (R$ 430.000,00 - US$ a R$ 1,80).


A nova 55 AMG é a mais potente SLK de todos os tempos produzida pela Mercedes-Benz. Seu novo motor V8 naturalmente aspirado de 5,5 litros com desativação de cilindros combina máximo desempenho com o menor consumo de combustível possível. 

Com potência máxima de 421 cv e torque máximo de 540 Nm, a SLK 55 AMG supera todos os seus concorrentes diretos. As emissões de CO2, de 195 g/km, são 30 por cento inferiores às de sua antecessora.




O alto nível do comportamento dinâmico é garantido pela suspensão esportiva AMG com sistema de direção Direct-Steer, sistema de frenagem seletiva Torque Vectoring Brakes e programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios, assim como o sistema de freios AMG de alta performance.

A nova SLK 55 AMG mostra sua individualidade ao primeiro olhar: rodas exclusivas AMG de liga leve de 18”, carroceria com design AMG exclusivo com spoiler diferenciado e duas saídas de escape duplas cromadas na traseira complementam as proporções clássicas deste roadster, acrescentando simultaneamente um toque atlético. O design expressivo da SLK 55 AMG é simultaneamente atraente e inconfundível.

A SLK 55 AMG é a materialização perfeita da nova proposta da marca, "Driving Performance" (Desempenho na Condução): no segmento de Roadsters compactos de alto desempenho não há nada que se compare à sua combinação de sensibilidade dinâmica de condução, esportividade superior, alta tecnologia inigualável e baixo consumo de combustível. A SLK 55 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).




Principais dados em resumo:
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 421 cv a 6.800 rpm
Torque máximo: 540 Nm a 4.500 rpm
Emissões: de CO2 195 g/km
Aceleração: 0 - 100 km/h 4.6 s
Velocidade máxima: 250 km/h - limitada eletronicamente
Comprimento: 4,146 m
Largura: 2,006 m
Altura: 1,3 m

O motor V8 mais eficiente em consumo do mundo combina os mais baixos valores de consumo com a alta potência e a experiência sonora que apenas um V8 de grande cilindrada pode proporcionar.

Alinhada à sua estratégia "AMG Performance 2015", com sua nova unidade V8 a Mercedes-AMG está cumprindo sua promessa de continuar a reduzir tanto o consumo quanto as emissões de seus novos modelos durante os próximos anos, ao mesmo tempo em que alcança novas marcas com o apelo da marca central por "Driving Performance". 


Simultaneamente, a AMG também demonstra responsabilidade social através do M152.
AMG Cylinder Management
O sistema AMG Cylinder Management de desativação de cilindros completamente novo, desenvolvido pela Mercedes-AMG, é responsável por grande parte da eficiência apresentada: os cilindros dois, três, cinco e oito são cortados sob carga parcial, o que reduz o consumo consideravelmente. Esta tecnologia também é usada, de forma semelhante, nos motores V8 de 750 hp da Fórmula 1. 

Como a eficiência também tem um papel-chave na categoria mais alta do automobilismo de competição, dois ou quatro dos oito cilindros são desligados nas curvas de baixa velocidade, nas fases de entrada do Safety Car ou nos pit stops.

A função de desligamento de cilindros está ativada ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 800 e 3.600 rpm, caso o motorista selecione o modo de transmissão "C" - Eficiência Controlada. 

O menu principal da AMG no painel de instrumentos informa ao condutor quando a desativação de cilindros está ativada e quando o motor está funcionando com quatro ou com oito cilindros. 

Mesmo ao utilizar apenas quatro cilindros, o torque disponível permanece em não menos que 230 Nm, o suficiente para garantir aceleração suficiente na maioria das condições de utilização do carro. Assim que o motorista necessitar de mais potência, acima do regime de carga parcial, os cilindros dois, três, cinco e oito são reativados.

A troca entre a operação com quatro e oito cilindros é instantânea e imperceptível, não prejudicando de forma alguma o conforto dos ocupantes. A uma rotação de 3.600 rpm, o processo de ativação não demora mais que 30 milésimos de segundo.

Válvulas fechadas, alimentação de combustível e ignição desativadas
Isto é possível graças à interação inteligente entre o altamente eficiente sistema de gerenciamento do motor, com 16 elementos hidráulicos de compensação, e um complexo sistema de suprimento de óleo no cabeçote. 

Os elementos de compensação são integrados no cabeçote e mantém as válvulas de admissão e escapamento dos cilindros dois, três, cinco e oito fechadas quando o sistema de desativação é acionado.

Ao mesmo tempo, a alimentação de combustível e a ignição dos mesmos é desativada. Isto não apenas permite que as perdas de carga dos quatro cilindros desativados sejam reduzidas, mas também aumenta a eficiência dos quatro cilindros que permanecem em funcionamento. Isto acontece porque o ponto de operação é modificado para a faixa de maior carga. 

Os elementos de compensação são compactos e leves, permitindo uma operação precisa do trem de válvulas e rotações do motor até 7.200 rpm.




Ampla variação: transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC
A força do motor é transferida para as rodas traseiras através da transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC, que dispõe de três diferentes modos de operação: "Eficiência Controlada" (C), Sport (S) e Manual (M). A função automática de dupla-debreagem (punta-taco) nas reduções, assim como a breve e precisa interrupção da ignição e injeção durante as acelerações a plena carga, reduz os tempos de trocas de marchas e aumentam o apelo emocional quando o carro é guiado de forma esportiva. 

Um amortecedor torsional duplo tipo turbina, com pêndulo centrífugo, que se adapta à rotação do motor, ajuda a minimizar as vibrações durante a operação em quatro cilindros e reforça a impressão de conforto experimentada pelos ocupantes do veículo.
Três gerações: a SLK feita pela AMG
A nova SLK 55 AMG já é a terceira geração deste exclusivo e dinâmico roadster feito pela AMG. Tudo começou em 2001, com a SLK 32 AMG. O seu motor V6 AMG com compressor, de 3,2 litros, produzia 354 cv e torque máximo de 450 Nm - assim a SLK 32 AMG era o mais potente veículo entre os concorrentes. 

No final de 2004, ele foi seguido pela SLK 55 AMG. Com seu motor AMG V8 5,5 litros, que desenvolvia 360 cv e 510 Nm de torque, ela também assumiu a posição de ponta em seu segmento. Nenhum outro veículo em sua classe oferece um motor de oito cilindros e alta cilindrada. A Mercedes-AMG manteve a coerência com esta filosofia no modelo sucessor.

Lançamento
Como acontece desde a primeira edição, o evento contou com uma exposição de fotos assinada por Luiz Tripolli. Desta vez, o renomado fotógrafo se inspirou na temática da água – remetendo a práticas e tecnologias sustentáveis usadas pela Mercedes-Benz – para clicar onze personalidades ao lado de supermáquinas da marca.

A sexta edição da Top Night Mercedes-Benz aconteceu no último dia 2 de fevereiro, na Casa Fasano, e reforçou, com estilo, a temporada de eventos badalados e de luxo da capital paulista.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

CHERY VENDEU 643 MIL VEÍCULOS NO MUNDO EM 2011 E CRESCE HÁ 11 ANOS CONSECUTIVOS NA CHINA E BATE NOVO RECORDE DE EXPORTAÇÃO



A fábrica chinesa de veículos Chery se consagrou em 2011, pelo 11º ano consecutivo, como a maior fabricante de veículos independente da China. A montadora encerrou o ano com 643 mil unidades  vendidas dentro e fora de seu país. 


No mercado externo, as vendas alcançaram aproximadamente 160.200 unidades, o que representa um aumento anual de 73% e ultrapassa a marca histórica da montadora conquistada em 2008, atingindo um novo recorde da fabricante.

Em 2011, a Chery intensificou seu plano de internacionalização com anúncio de novas plantas, incluindo o Brasil e Venezuela, e adotou modelos de operação de companhias multinacionais, como, por exemplo, a joint venture com a Valeo para produção e fornecimento de produtos voltados à iluminação automotiva.

No ano passado, três modelos Chery foram destaque no mercado externo. O sucesso desses veículos está ligado ao design internacional desenvolvido em parceria com estúdios consagrados mundialmente, como Pininfarina, e a busca constante pela qualidade.






Prova disso, foi o nível de aceitação no mercado internacional do Chery Cielo (foto), batizado de A3 na China, um dos modelos mais exportados pela marca em 2011. O modelo ostenta uma aparência que agrada a todos os públicos do mundo e apresenta padrões internacionais de segurança, além de motor potente e econômico.



Outros dois modelos que ganharam ênfase no mercado internacional foram o Face, batizado de A1 na China, e o Tiggo (foto), ambos comercializados no Brasil, assim como o Cielo. O Face conquistou níveis de popularidade principalmente no mercado da América do Sul. 


Já o Tiggo, que até o momento recebeu 50 certificados MVTA (Motor Vehicle Type Approval – certificado de teste de padrões para a circulação de veículos na Europa), esteve acima dos padrões internacionais em relação à aparência, acabamento, controle e segurança. 

Em 2011, as exportações do Tiggo chegaram ao topo da lista dos modelos da Chery pela primeira vez e fortaleceram a imagem da marca no mercado internacional.

Além das vendas para o mercado interno e externo, algumas áreas da Chery tiveram papel fundamental no desempenho da empresa durante o ano. A área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa aplicou mais de 6 mil patentes e ganhou mais de 4 mil, desfrutando de uma liderança confortável na indústria automobilística da China.

Sua inovação técnica não ficou presa ao desenvolvimento e ao design de produtos, mas foi estendida também ao campo técnico de testes. No centro de testes automotivos da Chery – o maior e mais funcional centro de tecnologia automotiva da Ásia – existem laboratórios de partes automotivas, conservação de energia e proteção ambiental, testes de estrada, powertrain, segurança passiva, materiais e medida, e uma faixa de teste de controle e estabilidade, que vão ao encontro da necessidade dos 30 novos modelos desenvolvidos e 2 milhões veículos fabricados todo ano.




Seguindo o cenário positivo da fabricante, as vendas dos veículos Chery no Brasil triplicaram em relação a 2010. Foram 21.682 emplacamentos em 2011, o que rendeu à montadora a conquista de duas posições no ranking da Fenabrave. O modelo QQ foi o principal responsável pelo aumento na quantidade de vendas, com 9.923 emplacamentos no acumulado do ano.
Chery Tera que ainda não chegou ao Brasil

FIAT NOVO UNO POR R$ 70,00



A linha Fiat Toys acaba de lançar modelo Novo Uno, por R$ 70,00 para crianças de mais de dois anos. O brinquedo foi produzido pela Grow, que traz produtos inspirados nos automóveis da montadora, lança o Uni Duni Baby.

Todo feito em vinil e decorado com as cores azul, laranja e amarelo, para entreter as crianças, o Uni Duni Baby também emite sons de buzinas, motor de carro e alarme, uma verdadeira diversão para os pequenos que ainda não podem ter um carro de verdade. Possui ainda rodas livres para que a criança possa movimentar o carrinho de um lado para outro.

“O Uni Duni Baby é mais um produto que lançamos com o objetivo de estabelecer uma comunicação lúdica, aproximando a Fiat das famílias e das crianças. O carrinho entretém e leva aos pequenos uma alegria de gente grande”, diz Rosália Andrade, coordenadora do projeto Fiat Toys.

O Uni Duni Baby já está à venda na loja virtual Fiat Fashion (www.fiatfashion.com.br) e em lojas de brinquedos de todo o país.

Preço sugerido: R$ 70,00


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

BMW DO BRASIL PATROCINA O TORNEIO MUNDIAL DE TÉNIS DA RIVIERA


A BMW do Brasil está patrocinando o Torneio Internacional Feminino da Riviera de São Lourenço, que acontece de 4 a 12 de fevereiro, nas quadras da Academia Riviera Tênis. As 13 das 300 melhores tenistas do mundo já garantiram a vaga para disputar na categoria ITF o prêmio de US$ 25 mil, além de pontos para o ranking mundial de profissionais.


Três brasileiras têm vaga garantida na lista de 20 jogadores com ingresso direto: as paulistas Roxane Vaisemberg e Vivian Segnini e a pernambucana Teliana Pereira. Os organizadores reservam quatro convites para outros tenistas nacionais de destaque e as últimas oito vagas serão determinadas pelo qualificatório.

Os fãs do tênis poderão ainda conferir o estande da BMW, onde dois modelos da marca estarão expostos durante o campeonato: o BMW 550i, que tem motor a gasolina de oito cilindros denominado BMW TwinScrollPower Turbo e o qual desenvolve uma potência de 407 hp, e o BMW M3 Fire Orange, o esportivo V8 da marca que oferece 420 hp, 7 marchas e kit performance com rodas aro 19’’ em preto fosco, teto e acabamento interno de fibra de carbono, além da cor predominante e arrojada, o vibrante laranja.

O Torneio Internacional da Rivieira tem entrada franca e conta com apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude. Recebe patrocínio de BMW do Brasil, Guarani, Inapel, Artefacto Beach & Country, Sobloco Construtora e Sabel, e apoio da CBT/Correiros. A promoção fica por conta do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

O BMW Group
O BMW Group é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos do mundo com as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa mundial, o BMW Group opera 25 instalações de montagem e produção em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Durante o ano contábil de 2011, o BMW Group vendeu 1,67 milhões de veículos e mais de 113.000 motos em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para 2010 foi de 4,8 bilhões de euros sobre rendimentos equivalentes a 60,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2010, o BMW Group apresentou força de trabalho de aproximadamente 95.500 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi construído através de pensamento duradouro e ações responsáveis. A empresa estabeleceu sustentabilidade ecológica e social em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade abrangente de produtos e um claro comprometimento com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia. Como resultado dos seus esforços, o BMW Group foi classificado como líder de indústria pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (Dow Jones Sustainability Indexes) nos últimos sete anos.

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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MESMO AMEAÇADO, MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA GANHA GALAXIE LANDAU 1981


Fonte: Correio Braziliense
Rogelio Golfarb (E), diretor de Assuntos Corporativos da Ford, e Roberto Nasser, idealizador e curador do Museu do Automóvel (Ford/Divulgação)
Rogelio Golfarb (E), diretor de Assuntos Corporativos da Ford, e Roberto Nasser, idealizador e curador do Museu do Automóvel


O acervo de 50 veículos históricos do Museu do Automóvel de Brasília acaba de ganhar mais um integrante. A Ford entregou para a instituição um Galaxie Landau 1981 em condições originais.

O Galaxie foi o primeiro automóvel Ford fabricado no Brasil e ficou conhecido por introduzir novidades como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica.


A unidade doada foi usada até 2009 no Laboratório de Emissões do Campo de Provas da Ford em Tatuí (SP), para calibração de dinamômetros. Durante 28 anos, seu motor V8 5.0 foi acionado diariamente para aquecer os rolamentos e permitir o cálculo de atrito do equipamento. "Apesar do terrorismo, da insensibilidade e da falta de interesse do poder público, as pessoas continuam acreditando na continuidade do Museu, daí o fluxo de doações", explicou Roberto Nasser, idealizador curador do Museu.

O Landau chega no momento em que o Museu do Automóvel aguarda uma definição sobre seu destino. No fim do ano passado, terminou o prazo dado pela Secretaria de Patrimônio da União para que o Museu deixe o edifício no Setor de Garagens Norte, próximo ao Memorial JK.

No entanto, segundo Nasser, o oficial de Justiça não pode cumprir o mandado, por "falta de condições logísticas". "Ele teve sensibilidade para não jogar na chuva todo o acervo. São livros, revistas, mais de 10 mil documentos. Mais de 2 mil metros quadrados com material histórico. Não há como guardar isso em qualquer lugar", afirma.


Ainda no fim do ano passado, Nasser se encontrou com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que pediu alguns dias para dar um jeito na situação. "Por conta dos estragos provocados pela chuva, que estão tomando muito tempo do ministro, não houve uma resposta. Eu não me recuso a devolver o prédio, mas se for expulso, acabou o Museu. Não é como uma sapataria, na qual basta carregar tudo para outro lugar", disse.

Quanto ao GDF, Nasser afirma que o secretário de Turismo, Luiz Otávio Neves, enviou um ofício se compromentendo a dar uma solução. Vale ressaltar que a lei orgânica do Distrito Federal proíbe o fechamento de museus.

Salve o museu
Um abaixo-assinado, que já conta com mais de 5 mil assinaturas, pode ser preenchido pela internet para ajudar a salvar o museu. Basta entrar no site http://www.museudoautomovel.org.br/e clicar na imagem Vamos salvar o Museu do Automóvel. Apesar dos problemas, o local continua aberto à visitação, exceto a biblioteca, de terça-feira a domingo de 11h às 17h. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia).

ROBERTO NASSER - DE CARRO POR AÍ


O jornalista Roberto Nasser, um dos mais brilhantes profissionais da área automotiva do Brasil, e idealizador e curador do Museu do Automóvel de Brasília, escreve a coluna DECARROPORAÍ que passamos a publicar no Blog pela importância das opiniões e informações sempre atualizadas de Nasser no setor automotivo.


DE CARRO POR AÍ - 512/03

edita@rnasser.com.br Fax: 55.61.3225.5511 Coluna 0512 01.fev.2012

Unidos do Telhado, o bloco do adeus
A proximidade do Carnaval, o retorno à atividade econômica, a expansão de negócios, farão presença nos próximos dias com novos lançamentos – e, consequentemente, forçarão o desaparecimento dos produtos a ser substituídos. A parcela legal, exigindo colocação de almofadas de ar e ABS leva ao fim os carros de projetos antigos, incapazes de receber tais equipamentos. Juntos, passeando à beira do perigo, fossem bloco carnavalesco seriam, sem dúvida, os Unidos do Telhado.
Bloco bem fornido e, por ordem alfabética:

Citroën
C3 – Sucessor pronto, ao aguardo da coragem da ordem de entrar no mercado, com a curiosidade concorrer com o modelo mais vendido da linha. O atual deve ser mantido em paralelo;

Chevrolet
Com a linha de produtos mais antiga, adota soluções com produtos montados sobre plataformas superadas, importação de modelos ou de peças para agregá-las aqui. Seu bloco é o maior.
Agile – Não sairá de produção, mas os argentinos trabalham em mudanças para dar-lhe fôlego de fim de vida, em 2014;
Classic – órfão da família Corsa, merecido pelos compradores que o sufragam, quase 20 anos de produção antecipa a saída por razões de espaço industrial e pela falta de futuro sem os itens de segurança;
Meriva – a ser substituído por outro monovolume de produção nacional, o Spin.
Picape S 10 – exaurida, substituída nos próximos dias; utilitário esportivo Blaser;
Zafira – vencida pelos anos e baixas vendas somará seu espaço de mercado com a Meriva em apenas um produto, o projeto PM7 agora chamado Spin.

Fiat
Continua o processo substitutivo da linha de automóveis e comerciais leves sobre a plataforma desenvolvida no Brasil. Desafio é trocar e manter a liderança.
Siena – Sai de produção trocado pela nova linha, maior, diferenciada, saltará o modelo 2012, apresentado, com a urgência do consumo, como modelo 2013;
Siena Fire – velho modelo 2004, também varrido pela reformulação da linha. Março;

Ford
EcoSport - Case da indústria nacional, chegará ao fim do ciclo neste semestre, substituído pelo modelo novo, global, apresentado em janeiro;
Fiesta – idem, substituído pelo recém apresentado Fiesta ST, até o final do ano;
Fusion – Muito melhorado, elegante e equipado relativamente ao modelo atual. Terceiro trimestre;
Picape Ranger – trocado por novo modelo, mostrado mundo afora. Novas versões, motores gasolina e diesel Ford, para concorrer em todas as faixas. Maio;

Nissan
Desfruta o êxito de bom projeto de crescimento de mercado e quer atacar no segmento onde tem pouca exposição, o de picapes. Revitalizará o Frontier, fugindo da degola legal que barrará todos diesel não enquadrados na nova legislação de emissões.
Frontier – nova série, liderada por motor revisto. O 2.5 26V turbo evolui em potência. A versão de entrada salta de 144 para 163 cv, potência da versão superior, e esta pula de 172 a 190 cv.

Peugeot
Único projeto verdadeiramente novo em sua linha, o 308 será apresentado próximos dias. O 408 turbo colocado à venda é versão do bom sedã;

Toyota
Corolla revisto até o final do ano. O preço inexplicavelmente elevado promove venda da linha atual com desconto de R$ 4 mil.

VW
Picape Amarok – Nova edição, mais potente e com rica transmissão automática com oito velocidades. Março;

Na prática é o seguinte. Se for comprar um dos subidos ao telhado, barganhe.

Os argentinos com carro próprio, em Genebra
8 de março, abertura do Salão de Genebra, os argentinos farão surpresa ao mundo: apresentarão o Projeto Cisitalia 2015. Para quem conhece história, design e automobilismo será agradável surpresa. O Cisitalia foi marco de estética e mecânica, liderada pelo multi industrial Piero Dusio, criando o caminho da formulação esportiva básica iniciada no pós Guerra juntando gente criativa como Dante Giacosa na formulação mecânica, Giovanni Savonuzzi como estilista e construtor. Eram da Fiat: engenheiro chefe de automóveis, projetista-chefe de aviões, para serviços em horas ociosas. Piero Taruffi foi o piloto de fábrica.

Engenhoso, multi ativo, fornecedor de fardas ao Exército, fabricante de bicicletas para uma Itália pobre, foi o primeiro a preparar-se para o fim da II Guerra, tendo produto novo, pioneiro, brilhante em mercado onde se retocavam os produtos dos anos ’30.

Projeto maior que o sonho, Duzio ajudou a indenizar a liberação do professor Porsche, preso na França como criminoso de Guerra, e foi o entusiasmo de Dusio querendo o melhor do melhor e o criativo austríaco dando asa aos sonhos, em especial um Fórmula 1 com tração nas quatro rodas, que o levaram à falência. Mudou-se para a Argentina em seu insandecido projeto de implantação de indústria automobilística e lá produziu 172 unidades.

Conta o bom sítio argentino Autoblog.com.ar, a idéia ressurge com Carolina, sua filha mais nova, e o marido, festejado arquiteto Alberto Diaz Lima, adquirentes aos demais herdeiros os direitos e acervo. Projeto iniciado com a contratação de Néstor Salerno, habilidoso reprodutor de esportivos clássicos para fazer inicial e não vendida série de seis unidades; acordo com o milanês IED, Istituto Europeo di Design, e com Leónidas Anadón, artesanal produtor argentino da mais perfeita réplica do mundo, a Pur Sang Bugatti 35. Projetou e construirá os motores e transmissões com lay out antigo, atualizados tecnologicamente para rendimento e segurança.

A fábrica argentina já reuniu o ferramental para fazer, artesanalmente, os componentes específicos.

De acordo com o arquiteto Diaz Lima, a apresentação mostrará produto e projeto, que passa e a instalação de fábrica em Modena, Itália. Neste ano, construção na Argentina de complexo industrial; cultural, com o Museo Cisitalia, único no mundo; e turístico, com hotel boutique. Italianos, cinco modelos. Argentinos, veículos com linhas antigas e de um utilitário esportivo.

Vínculo histórico, consultor do projeto é Sergio Alberto Lugo, o Dottore Cisitalia, maior especialista mundial na marca.
Curioso ou interessado em investir? www.cisitalia.com

Montadoras aumentam exportação de divisas
Dados oficiais do Banco Central indicam ter as montadoras operando no Brasil enviado US$ 5,58B às matrizes em 2011. Valor alto numerica, percentual e relativamente à atividade, 36,1% superior ao mandado em 2010, embora a produção tenha crescido apenas 0,5% - 2010, 3.381.728; 2011, 3.406.150.

Na prática, em 2011, sob rubricas diversas, a indústria automobilística pagou às matrizes, o equivalente a US$ 1.630, aproximados R$ 2.825/veículo. O volume não combina com os produtos, protegidos da concorrência dos estrangeiros através de elevados impostos mais 30% de delta de punição e, por isto, com baixa tecnologia, e retoques locais sobre plataformas antigas.

A remessa ocorre em ano estável para as matrizes das rentabilíssimas empresas locais. Em 2009 havia temor de terem ultrapassado a base legal em tentativa para salvar as controladoras. O exercício 2010 mostrou-as banindo a crise, mais cristalizadas, mas os repasses nacionais foram elevados, incrementados em 2011.

Dados de indústria automobilística no Brasil são de pouca clareza, pois a maioria se transformou em sociedade limitada, dispensando publicizar números de seus resultados. Tradicionalmente a indústria exporta grandes volumes de dinheiro e já enfrentou algumas CPIs e investigações a respeito. Um dos itens, o pagamento de assistência técnica provocou mudança na legislação ante a desconfiança de se tratar de remessa sem corresponder à prestação de serviços pelas matrizes.

Os repasses de 2011 coincidem com as medidas, afagos e proteções baixados pelos Ministérios da Fazenda, Ciência e Tecnologia, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – a criação da barreira adicional e a gestação da permissão de reter parte do imposto sobre produtos industriais pagos pelos compradores e a chegar desfalcado aos cofres oficiais – um presente pago por nós contribuintes.

Consumidor
José Luiz Gandini, presidente da Abeiva, a associação dos importadores, pratica ativamente o Jus Esperneandi – brincadeira de advogados para o Direito de Espernear. Não perde oportunidade de protestar, buscar bom senso no Governo. Insiste sem resposta, quer informação lógica aos números que apresenta: o muro alfandegário é erigido apenas para os importadores sem fábrica. Os com fábrica no Brasil importam muito mais: 651.047 unidades, 19% do mercado doméstico. Os sem fábrica, 199.366 unidades, ou 5,82% do bolo.

Gandini propôs ao governo uma espécie de cota, conceito nunca admitido, desde que o governo José Sarney -1985-1990- sinalizou para a abertura das importações. Sugere que 200 mil unidades – volume assemelhado às importações em 2011 - possa ser trazido pagando apenas os elevados impostos vigentes até 17 de dezembro, quando se aplicou aos importados o adicional de 30 pontos.

Gandini lembra ao governo que não quer ser lembrado, que a presença dos importados refreia o ânimo dos elevados preços locais sobre carros sem conteúdo – o Fator Habib, nome do empresário que trouxe os chineses JAC equipados e forçou reduções nos concorrentes locais.

Roda-a-Roda
P’ra valer – A Volkswagen marcou para final de março iniciar vender nova edição do picape Amarok, brasileira incoerência de automóvel grande, diesel, transmissão automática. Como a Coluna antecipou nacionalmente, atrativa transmissão automática ZF com 8 velocidades e potência elevada a 180 cv.
Na real – O racionalismo alemão não entendia como alguém compra um veículo destes, diesel, em versão de topo, exigindo transmissão automática. Capitulou. Para enfrentar Nissan, Mitsubishi, Toyota – e proximamente Ford Ranger e Chevrolet S 10 – promoveu casamento entre câmbio e motor, este com adicionais 10% em potência.

Definição – Indústrias como a BMW e a Chrysler tem interesse em fazer veículos no Brasil para enfrentar o adicional do IPI criado pelo governo, dificultando a entrada dos importados e punindo o consumidor, contribuinte, eleitor, condenando-o a carros nunca evoluídos.

Luz - Entretanto o próprio governo federal, criador da barreira, não sabe dar solução à vontade dos investidores. Imagina-se em fevereiro surjam regra e tabela equilibrando imposição de impostos com índice de nacionalização. Tais números definirão produtos de BMW, Land Rover e Chrysler, e dirão como fazer aos apressados JAC, Chery e Hyundai-Piracicaba.

Proteção – A medida protecionista do governo federal não é apenas cortina pesada para esconder e proteger a incapacidade nacional de competir no exterior, condenando o país a ser secundário no mundo. Mais ampla, também reduzirá o IPI sobre os carros nacionais – não repassada ao consumidor.

Mercado – A Fiat tenta aumentar espaço para exportações enviando o picape Strada à Europa. Como aqui, cabines simples, estendida, dupla; decoração Working, Trekking e Adventure. Motorização específica, diesel 1.3 16V 95 cv de potência. Quer transmitir aos europeus a moda brasileira deixando de ver picape como carro de entregas leves e de agricultor. Se conseguir ...

Re-call – Diz a Volkswagen ter percebido em testes de laboratório a possibilidade de trincas nos pontos metálicos de ancoragem dos cintos de bancos traseiros do SpaceFox – Suran, na Argentina. Consertará graciosamente nos revendedores os 6.731 carros com defeito. Dê uma olhada no sítio www.vw.com.br ou tel 0800 019 5775

Melhores – Sorrisos em Itu, sede da importadora da Kia: o pequeno Picanto e o utilitário esportivo Sportage foram premiados na 14ª. Edição dos Melhores Carros promovida pelo com sítio Best Cars. É importante. Quando se fala em coreano a idéia é de Hyundais e, no caso, o Sportage superou o I 35.

Ungidos – Saiu a lista dos fabricantes considerados praticantes do índice de 65% entre peças e gastos nacionais – uma espécie de conceito da Zona Franca de Manaus aplicado nacionalmente.

Negócio – A Renault iniciou entregar as quase 1,3 mil unidades do utilitário Kangoo Express feita aos Correios.

Acompanhante – Vai à praia de carro? Convite o Wurth. O alemão, com sobrenome Cavity Wax, é cera em spray para proteger carroceria de ferrugem. Aplicou, secou, protegeu. Vale para qualquer chapa metálica.

Mais uma – Outra fábrica de pneus no Brasil. Agora a Sumitomo Rubber, com pedra fundamental em Fazenda Rio Grande, na grande Curitiba. Pr.: investimento de R$ 560M; 1.500 empregados; 2.000 pneus para camionete/mês; inauguração 2013.

Deu certo – Crescendo em interesse, o 2o Salão Bike Show realizado no Rio de Janeiro, mostrou acerto em fórmula, local e prazo. Os 48 mil visitantes, importadores e fabricantes presentes, lançamento de produtos como o Scooter Bee 50 Alan e o pneu Michelin Commander II garantiram a próxima edição: última semana janeiro 2013.



FIAT FATURA EM 2011 QUASE R$ 137 BILHÕES. MAIS 66 % DO QUE EM 2010


O Grupo Fiat-Chrysler fechou o ano de 2011 com receitas de 59,6 bilhões de euros (R$ 136.484.000.000,00 - valor obtido ao câmbio de hoje do euro, R$ 2,29)  um crescimento de 66% em relação ao ano de 2010, quando as operações automotivas do grupo não incluíam a Chrysler. O lucro da gestão ordinária foi de 2,4 bilhões de euros (R$ 54,96 bilhões), apesar das  condições atípicas de mercado, que esteve particularmente fraco na Europa no segundo semestre do ano.

 A margem comercial do grupo alcançou 4% e o lucro líquido foi de 1,7 bilhão de euros (cerca de R$ 3,893 bilhões). A dívida industrial líquida foi reduzida para 5,5 bilhões de euros (R$ 12,595 bilhões) e a liquidez total atingiu 20,7 bilhões de euros (R$ 4.740.300.000,00), bem acima da meta. A produção total  das empresas do grupo somaram cerca de 4 milhões de veículos. O comunicado dos resultados foi divulgado hoje na sede do grupo em Turim, na Itália.
 


Receitas por setor
As receitas totais atingiram 59,6 bilhões de euros, com alta de 66% em relação a 2010 e tiveram acréscimo em todos os setores, com destaque para as marcas de luxo e de veículos esportivos. A Fiat Group Automobiles (FGA, que inclui a Fiat Automóveis no Brasil) registrou receitas de aproximadamente 28 bilhões de euros, com vendas de 2.032.900 automóveis e comerciais leves vendidos (-2,4% em comparação com o ano anterior). 

O crescimento de 7,6% na venda de comerciais leves no ano compensou apenas parcialmente a queda de 4,6%  na venda de automóveis, impactada pela contínua fraca demanda na Itália. Registrou-se o volume recorde de 772.700 veículos no Brasil, representando um aumento de 1,5% sobre 2010.

Chrysler contribuiu para o resultado com receitas de 23,6 bilhões de euros  (R$ 54,044 bilhões) nos sete meses entre junho e dezembro, com vendas mundiais de dois milhões de unidades ao longo do ano, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.

As marcas de luxo e esportivas (Ferrari e Maserati) registraram crescimento significativo, especialmente a Ferrari, que fechou o ano com receitas de 2,3 bilhões de euros (R$ 5,267 bilhões), um aumento de 17,3% em relação ao ano anterior.


As receitas da Maserati atingiram 588 milhões de euros, resultado alinhado com  2010. • O setor de componentes e sistemas de produção realizou receitas de aproximadamente 12 bilhões de euros, com um aumento de 10,1% em relação a 2010. Todos os negócios apresentaram sólido crescimento, com destaque para Magneti Marelli, com crescimento de 8,5% em suas receitas, que atingiram 5,9 bilhões de euros. Lucro da gestão ordinária por setor.

O lucro da gestão ordinária atingiu 2,392 bilhões de euros, com uma margem de 4%. Excluindo a Chrysler, o lucro da gestão ordinária foi de 1,047 bilhão de euros (1,1 bilhão de euros em 2010), com margem de 2,8% sobre as receitas (3,1% no ano

• Fiat Group Automobiles atingiu um resultado da gestão ordinária de 430 milhões de euros (607 milhões de euros em 2010). A maior eficiência na produção compensou apenas parcialmente o impacto na queda de volumes na Europa , os investimentos em publicidade relacionados aos novos modelos e os maiores custos de Pesquisa & Desenvolvimento para os próximos lançamentos de modelos.

• As marcas de luxo e esportivas foram beneficiadas por maiores volumes. Ferrari registrou lucro de 312 milhões de euros (303 milhões em 2010) enquanto Maseratti cresceu 67% com lucro da gestão ordinária de 40 milhões de euros.

 • O lucro anual da gestão ordinária dos negócios de Componentes e Sistemas de Produção  foi de 348 milhões de euros  (um crescimento de 40% sobre 2010), com Magneti Marelli praticamente dobrando seus resultados com lucro de 181 milhões de euros contra 98 milhões de euros no ano anterior.


Perspectivas para 2012
A Fiat-Chrysler permanece totalmente comprometida com a direção estratégica definida nos planos quinquenais delineados em novembro de 2009 para a Chrysler e abril de 2010 para a Fiat. Tendo revisto as condições econômicas e comerciais nas quatro regiões operacionais que englobam suas atividades, o Grupo Fiat-Chrysler  confirma as expectativas de desempenho na América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico.

Como consequência do nível de incerteza sobre a atividade econômica na Zona do Euro, o Grupo formulou seus objetivos em faixas de desempenho, proporcionais à evolução da situação econômica europeia. Assim, o Grupo projeta receitas acima dos 77 bilhões de euros, lucro da gestão ordinária entre 3,8 e 4,5 bilhões de euros, lucro líquido entre 1,2 e 1,5 bilhão de euros e endividamento líquido entre 5,5 e 6 bilhões de euros.

JAGUAR E LAND ROOVER CONSAGRAM-SE COMO AS GRANDES VITORIOSAS, EM SUAS CATEGORIAS, DO PRÊMIO BEST CAR 2012, DA ALEMANHA



Pelo quarto ano consecutivo, a Jaguar comemora a escolha do seu sedan XF como “Melhor Veículo Importado Médio” por 45,6% dos leitores da revista alemã Motor und Sport Best Car Awards. 20,7% dos leitores elegeram também o novo Range Rover Evoque como o “Melhor Veículo Importado Off-Road” e prestigiaram a marca colocando nos cinco primeiros lugares do prêmio Best Car 2012 modelos da outra marca inglesa.
A premiação leva em conta a opinião dos leitores da revista Auto Motor und Sport, que são convidados todos os anos a votar nos seus veículos preferidos em 10 diferentes categorias. A revista é considerada a mais importante publicação do gênero da Alemanha.

Os organizadores da edição 2012 do Best Car, promovido pela Motor und Sport, convidaram leitores de outros países a votar em mais de 300 diferentes modelos de veículos, o que resultou em mais de 116 mil votos compilados entre 19 diferentes revistas automotivas de 16 países diferentes.

O novo Range Rover Evoque ficou no topo da lista da categoria "Veículos Importados Off Road" ao alcançar 20,7% do total de votos na categoria. Seu design extremamente ousado e sua ampla capaciade off road foram citados como as principais razões que levaram o veículo a conquistar tantos votos.

Os modelos Range Rover Vogue, Range Rover Sport, Defender e Discovery 4 fincaram-se nos segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente, na mesma categoria "Veículos Importados Off Road".

O Jaguar XF ao alcançar tamanha votação de 45,6% da esmagadora maioria dos leitores obteve resultado foi ainda melhor do que o modelo conquistou nos quatro anos anteriores. O mercado alemão reconheceu as qualidades do Jaguar XF, que foi o importado premium e o Jaguar mais vendido no país, em 2011.
 

NOVO FIAT STRADA FABRICADO NO BRASIL JÁ ESTÁ À VENDA NA EUROPA


O Novo Fiat Strada acaba de chegar aos concessionários europeus. Produzido em Betim, MG, o Novo Fiat Strada avaba de chegar às concessionárias europeias segundo a Assessoria de Imprensa da Fiat "para seguir os passos do veículo de transporte líder na América do Sul, com aproximadamente 127.800 veículos vendidos em todo o mundo".
Na Europa, a picape Strada chega equipada com o motor MultiJet 1.3 16V de 95 cv de potência, a gasolina e diesel. Ela será vendida em três versões (Working, Trekking, Adventure) e com três tipos de cabine (Simples, Estendida, Dupla), totalizando seis versões diferentes. 

Com essa gama bem variada, o modelo atenderá desde profissionais que estão procurando um veículo puramente comercial, a quem deseje um carro de uso misto ou só para lazer.

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