Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MESMO AMEAÇADO, MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA GANHA GALAXIE LANDAU 1981


Fonte: Correio Braziliense
Rogelio Golfarb (E), diretor de Assuntos Corporativos da Ford, e Roberto Nasser, idealizador e curador do Museu do Automóvel (Ford/Divulgação)
Rogelio Golfarb (E), diretor de Assuntos Corporativos da Ford, e Roberto Nasser, idealizador e curador do Museu do Automóvel


O acervo de 50 veículos históricos do Museu do Automóvel de Brasília acaba de ganhar mais um integrante. A Ford entregou para a instituição um Galaxie Landau 1981 em condições originais.

O Galaxie foi o primeiro automóvel Ford fabricado no Brasil e ficou conhecido por introduzir novidades como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica.


A unidade doada foi usada até 2009 no Laboratório de Emissões do Campo de Provas da Ford em Tatuí (SP), para calibração de dinamômetros. Durante 28 anos, seu motor V8 5.0 foi acionado diariamente para aquecer os rolamentos e permitir o cálculo de atrito do equipamento. "Apesar do terrorismo, da insensibilidade e da falta de interesse do poder público, as pessoas continuam acreditando na continuidade do Museu, daí o fluxo de doações", explicou Roberto Nasser, idealizador curador do Museu.

O Landau chega no momento em que o Museu do Automóvel aguarda uma definição sobre seu destino. No fim do ano passado, terminou o prazo dado pela Secretaria de Patrimônio da União para que o Museu deixe o edifício no Setor de Garagens Norte, próximo ao Memorial JK.

No entanto, segundo Nasser, o oficial de Justiça não pode cumprir o mandado, por "falta de condições logísticas". "Ele teve sensibilidade para não jogar na chuva todo o acervo. São livros, revistas, mais de 10 mil documentos. Mais de 2 mil metros quadrados com material histórico. Não há como guardar isso em qualquer lugar", afirma.


Ainda no fim do ano passado, Nasser se encontrou com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que pediu alguns dias para dar um jeito na situação. "Por conta dos estragos provocados pela chuva, que estão tomando muito tempo do ministro, não houve uma resposta. Eu não me recuso a devolver o prédio, mas se for expulso, acabou o Museu. Não é como uma sapataria, na qual basta carregar tudo para outro lugar", disse.

Quanto ao GDF, Nasser afirma que o secretário de Turismo, Luiz Otávio Neves, enviou um ofício se compromentendo a dar uma solução. Vale ressaltar que a lei orgânica do Distrito Federal proíbe o fechamento de museus.

Salve o museu
Um abaixo-assinado, que já conta com mais de 5 mil assinaturas, pode ser preenchido pela internet para ajudar a salvar o museu. Basta entrar no site http://www.museudoautomovel.org.br/e clicar na imagem Vamos salvar o Museu do Automóvel. Apesar dos problemas, o local continua aberto à visitação, exceto a biblioteca, de terça-feira a domingo de 11h às 17h. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.