Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MERCEDES-BENZ CONCEPT CLASSE A, UM CARRO COM CARACTERÍSTICAS FUTURISTAS MAS MUITO PERTO DA REALIDADE


A interpretação da Mercedes-Benz do futuro próximo dos carros compactos foi mostrada em São Paulo no 
dia 2 de fevereiro, durante a sexta edição da Top Night Mercedes-Benz, festa promovida pela marca alemã, que se destaca na temporada anual de grandes eventos da capital paulista.

“O Classe A Concept tem design dinâmico e moderno, conforto e segurança. Trata-se de um automóvel para um público aberto às novas tendências, inovações e soluções tecnológicas”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Capô longo, silhueta baixa e janelas estreitas: quem comparecer ao evento poderá constatar que as proporções do Classe A Concept são um espetáculo de dinamismo. "O Classe A Concept apresenta a nova linguagem de design da Mercedes-Benz no segmento dos compactos, uma interpretação leve e esculturada", afirma o Professor Gorden Wagener, Chefe de Design da Mercedes-Benz. "Nós usamos a expressão 'energia capturada' para a aura de dinamismo que transparece neste carro. Nossas fontes de inspiração para suas formas foram o vento e as ondas, assim como a aviação, que reunidas levaram a esta concepção totalmente 'cool'", completa o designer.



Novo motor turbo a gasolina, câmbio de sete marchas com dupla embreagem
Não é apenas no visual, mas também em tecnologia que o Classe A Concept indica uma nova era para os carros compactos da Mercedes-Benz. Com tração dianteira, o modelo conta com um motor a gasolina de quatro cilindros da nova série M270.

Graças à injeção direta e à turbo-alimentação, ele alcança alto desempenho com o mínimo de emissões e consumo de combustível. Outros pontos de destaque deste motor totalmente de alumínio são a alta pressão de injeção, que pode atingir até 200 bar e os injetores piezo-elétricos, com respostas extremamente rápidas.

A versão usada no Classe A Concept tem dois litros e desenvolve 155 kW (210 hp). A unidade BlueEFFICIENCY é combinada a uma nova transmissão Mercedes-Benz com dupla embreagem, com três eixos e sete marchas, que são trocadas automaticamente sem interrupção da força de tração. Por isso, o comportamento do carro é especialmente econômico, esportivo e confortável.

Design exterior: bordas definidas e livre interação entre superfícies
Uma das principais características da nova linguagem de design da Mercedes-Benz é a expressiva interação entre linhas e superfícies - o que os designers definem como concepção "limpa". Graças às superfícies côncavas e convexas, cujo jogo modula a luminosidade, foi gerada uma peça escultural sem precedentes.

O Classe A Concept utiliza com muita ênfase o tema visual reunindo bordas definidas e superfícies interativas que a Mercedes-Benz mostrou pela primeira vez no F 800 Style. A vista lateral é estruturada em três linhas bem definidas: a borda frontal forma uma linha em queda na direção da traseira, enquanto uma ombreira muscular sobre o eixo traseiro reforça o espírito cupê do carro. 

Outra linha se estende para cima, à frente do arco da roda traseira, em uma curva envolvente. Esses traços dão profundidade e dinamismo ao perfil lateral. As maçanetas das portas são embutidas e saem para fora ao comando de um botão elétrico.

A estrutura incomum dos espelhos retrovisores externos, em forma de asa, sugere fluidez e leveza. Outro detalhe que sobressai é a saia lateral aberta, que cria um incomum efeito de luz e sombra. Lembrando o rotor de uma turbina, as rodas de 20 polegadas reforçam a impressão de que o Classe A Concept foi moldado pela ação do vento.

A dianteira do modelo atrai irresistivelmente. O logotipo da marca parece estar cercado por um céu estrelado. Onde normalmente haveria aberturas ou barras, a grade do radiador mostra pontos prateados distribuídos sobre linhas pretas. O mesmo tema é usado no design das rodas.

A traseira, visualmente larga, mostra força e também é enriquecida pelas superfícies côncavas e convexas intercaladas e as bordas acentuadas. As lanternas posteriores dão continuação às linhas dos ombros até a traseira, reforçando a sensação de largura do carro com sua orientação horizontal. O "lábio" aerodinâmico nas lanternas de trás aumenta a eficiência, ao mesmo tempo em que o difusor cria uma força aerodinâmica vertical para ajudar a manter o carro na pista.



Interior: inspiração aeronáutica
O interior do Classe A Concept, banhado pela luz do grande teto panorâmico, também parece vir de outro planeta. Muitos dos seus detalhes incomuns foram inspirados pela engenharia aeronáutica, ao mesmo tempo em que refletem as idéias esculturais internas do "Mercedes-Benz Aesthetics No. 2". Vários grupos de componentes foram reduzidos a um mínimo: o painel e o console central, por exemplo, são estruturas enxutas de alumínio escovado. O resultado é um efeito de design transparente, leve e biônico.

Um detalhe extremamente atraente, dentro do Classe A Concept, é como o painel assume o formato de uma asa de avião, com seu revestimento translúcido e flexível. Graças a um tecido sofisticado, revestido de partículas de cromo num processo que utiliza vapor, a estrutura celular biônica do painel continua visível. 

O design é inspirado numa asa de aeronave recoberta de pano, cuja estrutura interna é perceptível externamente. Iluminação faz o painel de instrumentos parecer ainda mais futurista. 


Graças ao fundo translúcido de alta tecnologia e à inexistência de uma estrutura convencional de apoio, ele parece flutuar livremente. Suas linhas continuam até penetrar nos painéis das portas como os jatos de vapor que se formam nas aletas de um jato.

Da mesma forma, o formato das entradas de ar no painel também é inspirado nos motores de um jato. As aberturas translúcidas mudam de cor de acordo com a temperatura selecionada pelos ocupantes no sistema de climatização do carro: ficam azuis se o ar que estiver entrando for mais fresco e vermelhas se o aquecimento estiver ativado.
Os grandes mostradores do painel de instrumentos, inspirados na saída de um motor a jato, também são vermelhos. A unidade central de controle é desenhada como um painel de combate de voo de alta tecnologia, no formato de um controlador de fluxo. Com apoio lateral bastante saliente e apoios de cabeça envolventes, os assentos lembram o banco de um piloto em um jato de combate.


Tons de prata e titânio combinam com o tom leve e elegante de bege no interior do carro. Toques em magenta contrastam com a pintura prata "alubeam" (acabamento exclusivo da Mercedes-Benz), que segue o contorno dinâmico como prata líquida.

O Classe A Concept faz uso de materiais modernos, como o revestimento high-tech do painel ou o couro, que é metalizado através de uma semi-anilina com pigmentos metálicos e recebe relevos, ou ainda camurça de alta qualidade. 





Tudo isso estabelece uma ligação entre a tradição dos 125 anos da marca Mercedes-Benz e sua busca constante pela evolução. Sistema COMAND Online com design gráfico revolucionário facilita o uso de aplicações para smartphones

É possível integrar totalmente um smartphone aos sistemas operacionais do Classe A Concept. Quando o telefone é inserido no recesso presente no console central, é automaticamente sincronizado com o sistema multimídia COMAND. 

Todas as funções do telefone, incluindo rádio via internet, e-mail e acesso a redes sociais, como Twitter ou Facebook, aparecem como aplicativos na tela de 17,8 cm e podem ser controladas por meio de um botão rotativo que funciona como um mouse.

A apresentação visual dos elementos da tela é única, com uma aparência profunda e tridimensional criada pelas linhas magenta semelhantes a raios laser. Este mostrador, próximo a entrar em produção, foi criado por designers e engenheiros no laboratório de desenvolvimento da Mercedes-Benz em Palo Alto, nos Estados Unidos. Os menus no Classe A Concept podem ser vistos tanto em inglês como em mandarim.



Faróis com fibras óticas têm efeito único
Um efeito muito especial é criado pelas luzes do Classe A Concept: os inovadores faróis de alta performance, totalmente em LEDs, repetem o padrão estrelado da grade do radiador, com numerosos pontos luminosos. As luzes de utilização diurna consistem de 90 fibras óticas com cobertura de alumínio, dispostas em forma de asa dentro do farol. Como tentáculos, as fibras formam fontes luminosas difusas, criando um contraste entre luz suave e concentrada.

De qualquer perspectiva, um efeito inusitado é criado pelos indicadores de direção em LEDs, que parecem flutuar livremente dentro dos faróis, como uma bolha de ar em um frasco de perfume. As lanternas indicadoras são montadas em seis câmaras acima da unidade do grupo ótico de perspex e seus refletores revestidos com vapor metálico são invisíveis.

Já em produção em série no Mercedes CLS, os faróis de LEDs de alta performance do Classe A Concept combinam o Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) com a tecnologia LED. O módulo projetor destes faróis LED não é redondo, mas mais achatado e esportivo. Esta aparência esportiva é reforçada pelo alojamento em fibra de carbono fosca, que contrasta com o alumínio cercando o módulo de projeção.

Fibras óticas revestidas de alumínio também são usadas nas lanternas traseiras. Cento e vinte pontos de iluminação com fibras óticas formam cada um dos conjuntos de luzes traseiros em forma de C, criando um efeito visual inédito, com seu brilho sutil. Quando os freios são acionados, eles se iluminam conforme o necessário. 

Nas frenagens, a linha luminosa contínua entre as duas lanternas traseiras também tem a intensidade aumentada, fazendo o Classe A Concept parecer ainda mais largo. As luzes de direção são elementos embutidos no centro das lanternas. A base das lanternas traseiras é de fibra de carbono, com vários elementos vermelhos criando impressão de profundidade.


Novos sistemas de assistência e frenagem reduzem o risco de colisões traseiras
O pioneirismo da Mercedes-Benz em segurança aparece no Classe A Concept demonstrando outro marco na democratização da tecnologia automotiva: o carro conceito é equipado com um sistema de alerta de colisão baseado em radar com Brake Assist (assistência de frenagem) adaptativa - o primeiro no mundo em um carro compacto. Este sistema emite um alerta sonoro e visual a um motorista potencialmente desatento e prepara o sistema Brake Assist para dar uma resposta imediata assim que o condutor pisar com força no pedal do freio.

Diferentemente de outros sistemas disponíveis no mercado para a categoria dos compactos, o novo Brake Assist COLLISION PREVENTION ASSIST não é um sistema voltado a minimizar os efeitos de pequenas colisões urbanas - ele protege contra colisões traseiras em qualquer condição de uso do carro. 

A Mercedes-Benz espera que o novo sistema de segurança tenha um efeito positivo e significativo nas estatísticas de acidentes. Segundo detalhadas análises de dados sobre acidentes, os especialistas em segurança da Mercedes-Benz estimam que a tecnologia baseada em radar possa evitar cerca de 20% das colisões traseiras, reduzindo a gravidade de outros 25%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.