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sábado, 10 de novembro de 2012

NOVA FORD RANGER É ELEITA NA EUROPA A PICAPE INTERNACIONAL DO ANO 2013. NO BRASIL, A RANGER ESTÁ DISPONÍVEL EM DIVERSAS VERSÕES, INCLUINDO A EQUIPADA COM O MOTOR DURATORQ 3.2 DIESEL DE 200 CV


A Nova Ford Ranger venceu o prêmio de Picape Internacional do Ano 2013, concedido por um júri de jornalistas na Europa. A escolha foi unânime e os participantes justificaram seu voto elogiando a performance da picape em estrada e fora de estrada, a linha forte de motores, a sua segurança e capacidade de carga e reboque. O prêmio foi entregue pelo presidente do júri, Pieter Wieman, durante a feira Fleet Transport, em Dublin, na Irlanda.



A Nova Ranger foi eleita após uma extensa bateria de testes realizada no campo de provas de Millbrook, em Bedfordshire, na Inglaterra. A picape da Ford conquistou 47 pontos - mais que a soma da segunda e terceira colocadas, Isuzu D-Max e VW Amarok.

"A Ford Ranger é muito versátil e oferece uma combinação perfeita de conforto em estrada com estabilidade e capacidade off-road", disse Jarlath Sweeney, representante irlandês do juri internacional de jornalistas. 




Ele destacou também a variedade da linha, com carrocerias que estão entre as mais espaçosas da categoria, os motores eficientes e econômicos e a opção de tração 4x2 e 4x4.

"A Ford Ranger é ótima para o trabalho e para o lazer, os clientes vão sentir a diferença assim que puserem as mãos na direção", disse Paul Randle, diretor de Veículos Comerciais Globais da Ford Europa. 


Esse prêmio, segundo ele, é um reconhecimento ao trabalho dos nossos times globais de produto e anunciou que há muito mais por vir, com o lançamento dos novos modelos da Transit em 2013.

Totalmente nova desde a plataforma, a Nova Ranger oferece a maior capacidade de carga e de reboque da categoria, além de inovar no conforto e nos recursos de assistência ao motorista. Ela é também a primeira picape a conquistar a classificação cinco estrelas do Euro NCAP, programa europeu de avaliação de segurança veicular.


No Brasil, a Nova Ranger tem uma linha completa e avançada e moderna de picapes médias. Conta com os motores mais potentes da categoria - o Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e o Duratec 2.5 Flex de quatro cilindros, com 173/168 cv - e novas transmissões de seis velocidades, automática e manual, na versão diesel. 



Entre outros equipamentos, oferece ar-condicionado digital de dupla zona, GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, freios ABS com EBD e seis airbags.






sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PETROBRAS FAZ TESTES FINAIS COM BIODIESEL B20 NO RIO DE JANEIRO PARA AVALIAR A EFICIÊNCIA E O IMPACTO NOS MOTORES DO AUMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE BIODISEL DE 5% PARA 20% DE DIESEL

A Petrobras está finalizando nesta sexta (9/11) a etapa de testes de desempenho de veículos com o uso de B20, mistura de 20% de biodiesel no diesel, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Essa fase é parte das avaliações finais após os testes de campo realizados em diferentes regiões do país. A frota, composta por oito veículos, já rodou 100 mil quilômetros desde 2011, passando por Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, em circuitos urbanos e rodoviários, e submetida a diferentes condições climáticas.

A próxima fase será a avaliação de emissões e do desempenho dos motores em bancada de testes, seguida de análise do comportamento das peças e componentes. Todos os resultados serão comparados com os obtidos em veículos semelhantes, submetidos às mesmas condições de teste, porém usando o B5. A fase de avaliação de motores pelos fabricantes começa na próxima semana.

O objetivo do projeto de pesquisa é avaliar o comportamento dos motores com a utilização do B20. Hoje, o óleo diesel comercializado no país recebe, obrigatoriamente, uma adição de 5% de biodiesel (B5). Após essa etapa de testes, que ocorre em uma pista do Exército em Barra de Guaratiba, os motores dos veículos - modelos Ford Ranger (tecnologia Euro III) e Ford Transit (tecnologia Euro IV) - serão enviados aos fabricantes. A frota possui quatro veículos com B20 e quatro com B5.

Iniciado em setembro de 2010, o projeto - conduzido pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) - é realizado em parceria com a Petrobras Biocombustível, a Petrobras Distribuidora, a Universidade de Salvador (Unifacs) e conta com a participação da Ford, Michelin, SENAI/Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), da MWM International, da Mahle Metal Leve, da Continental e da TI Automotive.

Testes de desempenho - A avaliação nos veículos é feita por meio de ensaios de retomada e aceleração, e consistem na medição do tempo necessário ao veículo para sair de uma velocidade e alcançar uma outra, em aceleração máxima. As distâncias, as velocidades e os tempos de deslocamento são medidos com precisão por meio de um sensor ótico instalado na lateral do veículo. O equipamento utilizado, um Correvit Acqua L350, conta também com sistemas de aquisição de dados e de controle automático dos pontos de início e de fim da aceleração.

BMW RECEBEU O PRÊMIO GOLDEN STEERING WHEEL PELO SUCESSO DO SÉRIE 3 ENTRE OUTROS TROFÉUS


México D.F., 9 de novembro de 2012 – A versão mais recente do BMW Série 3 foi distinguida na categoria de automóveis de porte médio e superior, com o prêmio "Golden Steering Wheel 2012”, pela quinta vez na história do modelo.  Norbert Reithofer, presidente do Conselho de Administração  de BMW AG recebeu o troféu (foto).

A marca alemã também recebeu o prêmio "Golden Advertising Steering Wheel", pela campanha de mercadotécnica do BMW xDrive. Adicionalmente, o BMW Serie 6 Gran Coupé obteve o terceiro lugar na categoria de "Conversíveis e Coupés". Esses prêmios elevaram a BMW ao status de fabricante de automóveis de maior êxito neste ano de 2012..

Há 30 anos, o BMW Série 3, vem conquistando com regularidade um lugar entre os vencedores del "Golden Steering Wheel". "Considero queo sucesso do BMW Serie 3 está no seu espírito. Um carro com personalidade e com alto índice de perfeição, graças ao desempenho dinâmico e eficiência e seu atraente designer", justificou Norbert Reithofer.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A RENAULT ABRE EM SUAS FÁBRICAS NA FRANÇA UM CAMINHO DE RESPEITO E GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE: ESTÁ INSTALANDO PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM 400 MIL M2, QUE REPRESENTA O CONSUMO DE UMA CIDADE DE 15 .000 HABITANTES. A MONTADORA ESTUDA A INSTALAÇÃO DESSES PAINÉIS NAS SUAS FÁBRICAS NO BRASIL



Nesta semana, a Renault está inaugurando um total de 40 hectares de painéis fotovoltaicos simultaneamente em seis de suas plantas industriais na França. 

Através desta estratégia, a Renault mantém o seu compromisso em favor do meio ambiente. Esta iniciativa é também uma solução inovadora para proteger os veículos novos antes de sua saída das fábricas.

Também estão sendo feitos estudos de viabilidade na Eslovênia, Marrocos, Brasil, Colômbia, Chile e Romênia. Na planta de Busan, na Coreia do Sul, um parque de 300.000 m2 tem finalização prevista para dezembro de 2012.


O espaço possui uma área de 400.000 m2 (o equivalente a 60 campos de futebol) de painéis fotovoltaicos, o que configura o maior parque mundial em toda a indústria automobilística. 

Estes painéis estão distribuídos em seis plantas cobertas (certificadas ISO 14 001) em Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon (centros de entrega e expedição e estacionamentos de funcionários).


O total deste parque de painéis fotovoltaicos equivale a uma potência total de 59 MW, o que permite uma produção de eletricidade de 52.600 MWh por ano, e que configura o equivalente de consumo anual de eletricidade de uma cidade de 15.000 habitantes. Em média, as centrais solares fotovoltaicas apresentam potências da ordem de 1 MW.

Os parques de painéis fotovoltaicos permitem reduzir a quantidade de CO2 emitida pela produção de energia elétrica em 2.200 toneladas por ano (cálculo realizado com base na matriz energética francesa), o que representa aproximadamente 550 vezes a volta ao redor da Terra por um veículo térmico emitindo em média 100 g de CO2 / km ou ainda uma frota de aproximadamente 1.500 veículos perfazendo 15.000 km / ano cada um.

O parque fotovoltaico da Renault é uma vitrine do know-how do Grupo no campo de energias renováveis. Assim, através de organismos de avaliação não financeira, a Renault está classificada há vários anos entre as empresas mais “virtuosas” por sua gestão ambiental e, principalmente, por sua “estratégia de carbono”. Em 2011, a Renault se mantinha no pelotão de frente segundo o ranking dos institutos SAM, Carbon Disclosure Project e Oekom Research.

Esta iniciativa representa também uma solução inovadora para proteger os veículos novos antes de sua distribuição para a rede de concessionárias, reduzindo os riscos de deterioração em caso de intempéries. O projeto do painel fotovoltaico prevê a resistência a impactos, principalmente aqueles causados por granizo.

O projeto fotovoltaico é fruto de um trabalho conjunto entre a Renault, mentora e piloto do projeto, na qualidade de arrendadora, e suas parceiras Gestamp Solar e Coruscant (apenas para a planta de Cléon) na qualidade de donas da obra e arrendatárias.

Instalações semelhantes estão previstas para construção em outros países, como na Espanha, graças ao acordo com a empresa Cenit Solar, com aproximadamente 100.000 m2 de painéis fotovoltaicos previstos nas fábricas de Valladolid e Valencia. 

QUEM ESTIVER NO RIO DE JANEIRO DE 4 A 6 DE MARÇO DE 2013 PODE GANHAR CONVITES GRÁTIS PARA A ÁREA VIP DO "OI VERT6 JAM" DE SKATE. BASTA SEGUIR O PERFIL @CARROMESMO, NO TWITTER. VEJA NA MATÉRIA COMO FAZER E BOA SORTE

Os seguidores do twitter oficial da Volkswagen do Brasil (@carromesmo) concorrerão a três pares de convites para a área VIP do "Oi Vert Jam", o principal torneio de skate do País.

A promoção é válida para quem mora ou estiver no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 de março, quando ocorre o evento. O sorteio será realizado no dia 22 de fevereiro, no período da tarde.

Para concorrer aos ingressos basta o interessado seguir o perfil @carromesmo no twitter e fazer o retweet da frase "@carromesmo Eu quero ser VIP no campeonato de Skate (RJ) #vwskate".

O número de RTs é ilimitado e os vencedores serão notificados via Direct Message (mensagem direta do microblog) enviada pelo perfil da Volkswagen. O ganhador deverá informar, pelo mesmo canal, dados como RG, CPF, nome completo, e-mail e telefone até 24 horas após o sorteio.

O LANÇAMENTO MAIS IMPORTANTE NO MERCADO BRASILEIRO ESTE ANO, SEGUNDO A COLUNA "ALTA RODA" FOI O CHEVROLET ONIX, QUE SUCEDE AO CELTA E DEIXA O AGILE EM MAUS LENÇÓIS. O NOVO MODELO DA GM CONSEGUE NUM MOTOR 1.0 ATINGIR 80 CV . FERNANDO CALMON NÃO CONCORDA COM NÃO DIVULGAÇÃO DE VALORES DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL PELA GM. A NORDESTE AUTOSHOW ACONTECE EM ABRIL DE 2013, REVELA TAMBÉM CALMON


Alta Roda

Nº 706 — 8/11/12

Fernando Calmon


BOM DE SAMBA

Neste ano histórico de grandes lançamentos e, principalmente, de novos fabricantes estreando no segmento de hatches compactos, o mais importante do mercado brasileiro, o Chevrolet Onix, de fato, se destaca por, digamos, o conjunto da obra. 

Comparado ao HB20 e ao Etios, outras novidades de impacto, não é mais bonito que o Hyundai, mas as linhas são bastante atraentes. Não é o mais aerodinâmico (Cx 0,35), porém ganha no espaço interno pela maior distância entre eixos (2,52 m) e largura (1,70 m).

Trata-se do verdadeiro sucessor do Celta como carro-chefe da marca, embora este continue em produção mesmo depois de 2014, quando receberá airbags e freios ABS, por obrigação legal. 

A fábrica prevê vendas médias de 12.000 unidades/mês, em 2013, cerca de 40% além do veterano que acabou de completar 12 anos de mercado com poucas alterações. Sua versão sedã, o Prisma, não é mais fabricada em Gravataí (RS) e terá o Onix sedã como herdeiro. 

Difícil ficou a sobrevivência do Agile
Derivado da plataforma mundial GSV, é 3 cm mais estreito e 11 cm mais curto que o Sonic hatch. Mas não herdou dele a coluna de direção com regulagem de distância. 

O porta-malas menor (265 l contra 280 l) do modelo mexicano deixou mais espaço para pernas no banco traseiro que o brasileiro. O quadro de instrumentos do Onix exibe simplicidade agradável, enquanto o interior é muito bem cuidado.

Interessante a tela tátil multimídia de 7 pol, MyLink (acrescenta R$ 1.200,00, a partir do segundo catálogo). Não possui GPS, mas pode importar de um celular inteligente o aplicativo de navegação BringGo, que custará R$ 100,00. 

Preço do Onix é competitivo: de R$ 29.990 (motor de 1 litro) com ABS e airbag a R$ 41.990,00 (motor 1,4-litro). Câmbio automático de seis marchas, único entre os compactos, chega em seis meses.

Uma das surpresas os engenheiros conseguiram com os motores. Em resposta às críticas de tecnologias de reco-reco usadas no Brasil, o de 1 litro alcança nada menos de 80 cv (etanol) com oito válvulas e comando simples. 

Potência igual em relação à sofisticada unidade de duplo comando variável e multiválvulas do HB20, que tem apenas mais 4% de torque. Motor de 1,4 l/106 cv (etanol) entrega mais potência e mesmo torque que o também elaborado e de maior cilindrada do Etios, de 1,5 l.
Inadmissível a GM continuar sonegando dados de consumo de combustível. Birra sem sentido em relação às regras, iguais para todos, do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que já agrega 19 fabricantes. Informa, apenas, que os motores ficaram até 6% mais econômicos em relação aos antigos. Sem a transparência dos índices, de pouco vale.

Boa a posição ao volante. Fácil regular a distância do banco por uma barra de um extremo ao outro do assento. O carro mostra-se acertado em curvas, mais para macio do que duro, tem câmbio de engates precisos e desempenho superior à média do segmento para uma massa total entre 1.012 kg e 1.067 kg. Surpreende o conforto acústico pelo isolamento triplo das portas.

Visibilidade traseira pelo espelho interno é deficiente. Abertura do porta-malas pode ser remota, por botão na chave, mas esta tem que estar fora do local da ignição. Porta-luvas pequeno, porém há vários porta-objetos, inclusive tiras de fixação no console de túnel.

RODA VIVA

AMPLIAÇÃO do acordo entre Opel (subsidiária alemã da GM) e PSA Peugeot Citroën pode levar a futura aliança ou mesmo fusão das operações. Não está claro como afetaria filiais fora da Europa, inclusive do Brasil. Carlos Ghosn já havia dito, no Salão de Paris, que “nem Renault nem Nissan teriam sobrevivido sem a aliança”, indicando a grave situação europeia.

FROTA brasileira de veículos de quatro ou mais rodas – 35 milhões de unidades, em 2011 – continua a subir. Em 2010 passou a do México e este ano pode superar a da Grã Bretanha, alçando a sexta posição na classificação mundial. Estatística se refere à frota real e não à teórica (50 milhões), divulgada pelo Denatran, que desconsidera o sucateamento.

HYUNDAI HB20 surpreende pela desenvoltura do motor de 3 cilindros/80 cv, no trânsito urbano, sem decepcionar em estrada, desde que não carregado. Mais áspero que um 4-cilindros, porém de timbre agradável, assim como a atmosfera interna. Bons freios e câmbio manual, em nível acima das suspensões, de pouco curso e que não apreciam piso irregular.

PRIMEIRO Nordeste Autoshow será de 25 a 28 de abril de 2013, em Recife (PE). Organizado pela Reed Alcântara, responsável pelo Salão do Automóvel de São Paulo, exibirá automóveis, motocicletas e barcos, além de fornecedores dos setores. O Nordeste é considerado promissor para feiras e eventos de porte.

INICIATIVA do Detran paulista merece adoção por outros Estados: aviso por carta, com antecedência de 30 dias, sobre vencimento da carteira de motorista. Se esquecido, traz sérios inconvenientes, além de multas. Há prazo adicional de 30 dias, após o vencimento, que dá flexibilidade ao motorista.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

VOLVO BUSES JÁ VENDEU MAIS DE 1.000 ÔNIBUS HÍBRIDOS E VENCE PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE



A Volvo Buses venceu pela segunda vez - a primeira foi em 2009 - o PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade). Única montadora de veículos a receber esta distinção duas vezes em 21 anos de existência do prêmio, a Volvo já havia recebido o PNQ, em 2008, com a premiação "Destaque em processos".

A adoção do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) vem contribuindo decisivamente para manter e melhorar o sistema de gestão da Volvo do Brasil. o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

A Volvo foi ainda considerada, por duas vezes, em 2008 e em 2011, a melhor empresa para se trabalhar no Brasil em rigorosa pesquisa feita pelas revistas Exame e Você S/A, da editora Abril e foi reconhecida várias vezes como a "Mais Admirada" entre as montadoras de caminhões do País.

Reconhecida internacionalmente como uma das instituições que são referência mundial nesta área, ao lado da norte-americana Malcolm Baldrige e da EFQM (Europeun Foudation for Quality Management), a FNQ mantém um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial. 


“Ser indicado ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) é o mais alto reconhecimento no Brasil da gestão de uma empresa pela qualidade”, destaca Roger Alm, presidente da Volvo Latin America.

“Fazemos parte de um grupo industrial com um histórico de busca pela excelência que remonta à fundação da empresa na década de 20. No Brasil, a Volvo sempre se empenhou em manter e ampliar a qualidade da sua gestão”, acrescentou.

Volvo vende híbridos para a Suécia

Depois de vender para Curitiba os primeiros ônibus híbridos da cidade, a Volvo Buses entregou uma segunda encomenda de mais 29 para a operadora Keolis de transporte urbano de Gotemburgo, na Suécia, que já conta com uma frota de 54 híbridos. Em junho deste ano, a Volvo Buses entregou 25 ônibus híbridos para a operadora Göteborgs Spårvägar.


"É maravilhoso que a Keolis esteja escolhendo uma tecnologia moderna, menos poluente, e que teremos mais ônibus híbridos circulando em Gotemburgo", diz Martin Spjern, gerente do mercado sueco na Volvo Buses.

Karl Orton, diretor técnico da Keolis, da Suécia revelou que o consumo de combustível e a “pegada” ambiental dos ônibus híbridos são quase 40% menores do que a dos ônibus a diesel, têm baixo custo de manutenção e se mostraram altamente competitivos quando os comparamos aos ônibus movidos a gás", disse.

Os Volvo 7900 são a última geração de modelos híbridos da marca. Comparado com um ônibus diesel equivalente, o 7900 híbrido proporciona um consumo de combustível e um impacto ambiental 39% menor. As emissões de materiais particulados e de óxidos de nitrogênio são reduzidas pela metade, e o nível de ruído é muito menor.

Outra vantagem do híbrido Volvo é que ele é cerca de 500 quilos mais leve que o modelo anterior, o que permite o transporte de um número maior de passageiros. A Volvo já vendeu quase mil ônibus híbridos em todo o mundo. 

Eletricidade e biodiesel
O ônibus híbrido da Volvo funciona com o motor elétrico até atingir uma velocidade de 20 quilômetros por hora. Este período de arrancada do veículo é inteiramente a base da eletricidade, silenciosa e livre de emissões. 

Em velocidades mais altas, o ônibus recebe energia adicional de um pequeno motor diesel de 4 cilindros movido a biodiesel. A energia gerada durante a frenagem do motor é armazenada nas baterias e utilizada para alimentar o motor elétrico e os sistemas auxiliares dos ônibus.


UM NOVO MODELO DA VOLKSWAGEN QUE SUBSTITUI O NEW BEATLE E RESGATA O NOME FUSCA CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS NESTE MÊS DE NOVEMBRO. É UM FUSCA PODEROSO, COM MOTOR DE 200 CV E CARREGADO COM MODERNA TECNOLOGIA, EM DUAS VERSÕES, MAS MAIS CARO: R$ 76.600 E 80.990. O LANÇAMENTO FOI NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO E AGORA É MOSTRADO AOS BRASILEIROS PELA INTERNET. APESAR DO NOME FUSCA, O CARRO NÃO É MAIS UM CARRO POPULAR



Um novo e simpático Fusca já está à venda nas concessionárias Vokswagen em duas versões, com câmbio manual, por R$ 76.600 e 
câmbio automático por R$ 80.990, com transmissão DSG de dupla embreagem.



O carro, em ambas as versões, vem equipado com um motor 2.0 TSI turbo, de 200 cv somente a gasolina, que leva míseros 7,3 s de 0 a 100 Km/l e atinge os 210 km/h de velocidade máxima. 



Muito diferente do tradicionalíssimo Fusca, fabricado até a década de 50 na Alemanha, e que no Brasil depois de retirado de linha voltou no governo de Itamar Franco, mas para uma curta sobrevivência. 



Anos depois, surgiu um novo modelo denominado New Beatle, nascido em 1998, que mecanicamente nada tinha a ver com o antigo Fusca e que nada herdou para o novo Fusca.

A versão de câmbio automático do Fusca. A única semelhança com o Fusca antigo está na posição do porta-luvas no painel.
A Volkswagen retoma o nome Fusca, aplicando linhas mais retrô, deixando o modelo com menos cara de "carro de titio", oferecendo além das novas linhas, um Fusca equipado com o que há de mais moderno na tecnologia automotiva. Ainda não testamos o Fusca, mas pela descrição tudo indica que trata-se de uma máquina poderosa.


É com esse espírito que a marca lança teasers para campanha publicitária do novo Fusca no Youtube. A agência AlmapBBDO acredita que filmes inusitados devem mobilizar os internautas e se tornarem “virais” nas redes sociais.

A ideia, explica a Vlokswagen, é gerar curiosidade e grande expectativa do público e aposta no inesquecível ícone da TV, Chacrinha e no jogador Rivelino. Talvez, o preço do carro - mesmo a versão mais barata - fruste essa expectativa esperada. A verdade, deve ser dita: há muito que o Fusca deixou de ser um carro popular.

O vídeo que convidamos o leitor a assistir faz parte da campanha:
http://youtu.be/RyaPNir29ik

MOTOS BMW K 1200 S E K 1200 R DEVEM PASSAR POR RECALL PARA CORREÇÃO DE UM PROBLEMA QUE PODE CAUSAR QUEDA DOS MOTOCICLISTAS. A MARCAÇÃO DEVE SER FEITA POR TELEFONE

BMW K 1200 R

A BMW Motorrad Brasil convoca os proprietários das motocicletas K 1200 S e K 1200 R, com fabricação entre fevereiro de 2006 e agosto de 2008, para comparecer a um dos concessionários autorizados para aplicação de uma rede no reservatório de fluído de freio dianteiro.

Tal medida se dá em razão da possibilidade de entrada de ar no circuito de freio dianteiro, diminuindo sua eficiência e podendo ocasionar, em situações extremas, quedas e danos físicos aos ocupantes. Ressaltamos que nestas situações o funcionamento do freio traseiro não é comprometido.

Ao todo 213 motocicletas estão envolvidas eos chassis afetados são:
  • ZN 19485 a ZN 22907
  • ZR 87616 a ZR 89899
  • ZU 42518 a ZU 43531
  • ZW 14830 a ZW 16217

A BMW Motorrad Brasil destaca que até o presente momento, nenhum acidente foi registrado no país.

O serviço pode ser agendado a partir do dia 12 de Novembro em qualquer concessionária BMW Motorrad autorizada. O tempo gasto na realização do serviço é de aproximadamente 30 minutos e não representa qualquer custo para o cliente.

Mais informações 0800-707-3578, de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 h, ou através do site www.bmw-motorrad.com.br

CACÁ BUENO CONQUISTA O TRICAMPEONATO DA COPA FIAT


Pelo terceiro ano consecutivo Cacá Bueno venceu a Copa Fiat. O piloto chegou em segundo lugar na primeira prova realizada no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Assim, somou 142 pontos no ano e conquistou o tricampeonato. Ele não chegou a disputar a segunda corrida do dia em função de indisposição física. 

André Bragantini, único que poderia tirar o título de Cacá, teve problemas com o carro no treino classificatório no sábado e largou em último lugar. André conseguiu ainda chegar em oitavo na primeira corrida e em segundo lugar na última disputa da temporada, conquistando o vice-campeonato, com 136 pontos. Christian Fittipaldi foi o terceiro da temporada 2012 da Copa Fiat, com 82 pontos.

Outro destaque das provas do Velopark foi o piloto Thiago Camilo, reforço da equipe Pater Racing, mesma de André Bragantini, nas etapas de Brasília e Porto Alegre. Em sua segunda etapa após o retorno à Copa Fiat – ele competiu em 2010, Camilo foi o mais rápido da segunda sessão de treinos livres no sábado e conquistou também o primeiro lugar no grid de largada, posição que manteve até o final da primeira corrida do domingo, garantindo o lugar mais alto do pódio. Na segunda prova, Thiago quebrou e não largou. Cesinha Bonilha, que saiu na sexta posição, foi o vencedor.


Árvore da vida 
Os participantes do Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional da Fiat Automóveis, foram envolvidos pela Copa Fiat já na semana que antecedeu às provas. Na quinta-feira (1º de novembro), o grupo de 20 jovens do curso de Eletroeletrônica da Escola de Educação Profissional SENAI Automotivo - Porto Alegre, fez uma visita à MetalMoro. 


A empresa gaúcha é responsável pelo desenvolvimento dos chassis dos veículos Linea Racing, que competem na Copa Fiat. Lá eles puderam entender como são feitos os carros e karts de competição e aprenderam sobre as tecnologias existentes para que os veículos sejam cada vez mais leves e rápidos.
 
Já no domingo, no Autódromo Velopark, além de assistirem às corridas, eles visitaram os boxes, conversaram com o piloto Popó Bueno, com Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat Automóveis, e Gregório Pesinato, engenheiro que trabalhou na preparação dos os motores da Copa Fiat e acompanha todas as provas. Os dois últimos explicaram sobre a aquisição de dados dos propulsores Fire 1.4l T-Jet de 230cv que equipam os Fiat Linea de competição. 

Assim como nas outras etapas, um dos estudantes foi sorteado para um volta rápida no Linea de competição após o final das provas. “Não tive medo em nenhum momento. Estava com muita vontade de andar e achei incrível”, comentou Murilo Delfino da Silva, de 18 anos. 



A FINAL DA MITSUBISHI MOTOSPORT NORDESTE ACONTECE NESTE SÁBADO, EM FORTALEZA. OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO AINDA PODEM FAZER A INSCRIÇÃO, HOJE, NO SITE


Belas paisagens aguardam os competidores no rali de regularidade
Faltam três dias para a cidade de Fortaleza receber a grande final do Rali de Regularidade Mitsubishi Motorsports Nordeste. 

Neste sábado (10), a capital cearense reserva muitas belezas em seu extenso litoral e promete muita adrenalina e diversão aos participantes da Nação 4x4.

As inscrições continuam abertas no site: www.mitsubishimotors.com.br.

Na quarta etapa da temporada, as categorias Graduados (pilotos mais experientes), Turismo (duplas com experiência intermediária) e Turismo Light (novatos) largarão do Centro de Eventos do Ceará, em direção ao Porto das Dunas. Nesta parte do trajeto, os participantes enfrentarão trechos com muita areia.

A etapa segue por estradas vicinais de areia e plantações de cana pelo município de Aquiraz e, logo depois, desbrava Barra Velha entre laços de uma bela fazenda de coqueiros.

"Este será um trecho inédito no Mitsubishi Motorsports, em que os participantes ficarão deslumbrados", afirma Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi. A chegada será no Centro de Eventos do Ceará.

Mitsubishi Motorsports explorará belas regiões.

Disputas pelo título
As brigas pelas primeiras colocações no Mitsubishi Motorsports Nordeste chegam à grande final a todo vapor. Isso porque os prêmios para os campeões serão viagens inesquecíveis: na categoria Graduados, o piloto vencedor participará da expedição Katerre pela Mundus Viagens, uma aventura pelos misteriosos caminhos da Amazônia; já o piloto campeão da Turismo no Nordeste ganhará uma viagem para o Atacama, no Chile, um dos locais mais bonitos do planeta, com hospedagem no Explora Atacama.

Na categoria Graduados, Omar Dantas Filho e Bruno Dantas Santos estão apenas quatro pontos a frente de Romulo Silva e Vinicius Silva, mesma distância entre os concorrentes da Turismo, na qual Aristóteles Filho e Aristóteles Neto lideram, seguidos de Nélson Cavalcanti Jr. e Flávio Lima.

Mitsubishi Pró-Brasil
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 850 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994.

Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da cidade onde as provas são realizadas.

Acompanhe as novidades do Mitsubishi Motorsports através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/MundoMit).

O Mitsubishi Motorsports Nordeste tem patrocínio do Itaú, Dupont, Gol, Mit Financiamentos, W.Truffi Blindados, Geodis, Pirelli, Borlem, Automotiva Usiminas, STP, Transzero, Mapfre, Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Adorno - Sideral, Unirios, Daslu Homem e Artfix.

Credenciamento de Imprensa
O credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por meio do imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.

Última etapa de 2012 do Mitsubishi Motorsports Nordeste será neste sábado (10)

Programação - Mitsubishi Motorsports Nordeste - 4ª etapa - Fortaleza (CE) 

9 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Fortaleza (CE)

10 de novembro - Sábado
Largada: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Fortaleza (CE)

7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light.
A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação

Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Fortaleza (CE).

Veículos 4x4 da Mitsubishi enfrentarão muitos desafios.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MITSUBISHI FECHOU, HOJE, UMA PARCERIA QUE TORNA A MARCA O VEÍCULO OFICIAL DA ORGANIZAÇÃO DO RALLY DAKAR. A EDIÇÃO 2013 DA PROVA OFF-ROAD MAIS PERIGOSA E DIFÍCIL DO PLANETA ACONTECERÁ ENTRE O PERU E O CHILE


Pajero Dakar e L200 Triton fazem parte da organização da prova


"Depois de muitos meses de preparação, o Rally Dakar está pronto para começar em Lima e ser o primeiro evento esportivo de 2013. E, para esta edição, nós da organização, vamos nos beneficiar do apoio direto da Mitsubishi Motors do Brasil com os veículos 4x4", explica Etienne Lavigne, diretor geral do Rally Dakar.

Foram 12 vitórias no maior rali do mundo, comprovando toda a força, resistência e tecnologia dos veículos. Agora, a Mitsubishi Motors dá mais um grande e pioneiro passo e torna-se o veículo oficial da organização do Rally Dakar.

Em janeiro de 2013, a marca dos três diamantes embarca em uma prova de mais de 9.000 quilômetros entre Peru e Chile, transportando com segurança e muito conforto toda a equipe do Rally Dakar, responsável pelo trajeto, fiscalização e organização da prova.

"A frota de veículos vai ser um dos elos essenciais da organização e contribuirá, sem dúvida, para o sucesso do evento. Entre Lima e Santiago, passando por três países, os veículos irão rodar mais de 9.000 quilômetros, dia e noite, em diversas condições, a fim de nos ajudar em diversas tarefas de organização do Rally Dakar", completa Etienne Lavigne, que esteve pessoalmente no escritório da Mitsubishi Motors, em São Paulo, para formalizar a parceria.


Para a competição, foram preparados 43 veículos L200 Triton e Pajero Dakar. Alguns deles receberam equipamentos de segurança iguais aos de um carro de competição, como gaiolas de proteção e itens homologados pela FIA, já que enfrentarão o mesmo trajeto dos competidores, nas mais duras condições entre dunas, estradas e montanhas.

Robert Rittscher, presidente da MMCB, com Etienne Lavigne e Stéphane Ruault
"A Mitsubishi Motors do Brasil tem o orgulho de ajudar o Rally Dakar acontecer e tem o verdadeiro DNA 4x4. A marca de maior sucesso em competições off-road não poderia estar de fora do maior rali do mundo. Além da importância do Dakar no cenário mundial, usamos a prova para desenvolver e aprimorar cada vez mais os nossos produtos e comprovar para o mundo toda a resistência de nossos veículos", afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Além disso, a Mitsubishi Motors está disponibilizando um caminhão de peças e uma equipe de profissionais altamente qualificados que acompanharão toda a prova, auxiliando os competidores que correm com veículos da marca.


Nova pintura nos carros que estarão no Rally Dakar

VOLKSWAGEN RESSUSCITOU O SANTANA, NA CHINA, COM PLATAFORMA DO POLO, MAS VAI LANÇAR O CARRO, NO BRASIL, COM DINHEIRO DO BNDES. ESSA NOTÍCIA E MUITAS OUTRAS ESTÃO NA COLUNA DO ROBERTO NASSER, DE CARROPORAÍ, ENTRE ELAS, A DECISÃO DA MITSUBISHI DE FABRICAR O LANCER EM GOIÁS. E VOCÊ SABIA QUE A JAC, ESSA QUE DÁ SEIS ANOS DE GARANTIA, FECHOU NO SALÃO DO AUTOMÓVEL PEDIDOS PARA 120 J2... E MUITO MAIS




Coluna nº 4512 - 7 de novembro de 2012


Na China, o novo Santana. Aqui em 2014
E nasceu, na China, o novo Santana – ou o Santana, de novo. Deu forma ao texto da Coluna em agosto, anunciando a brevidade do surgimento do produto, oportunidade mundial aos países com clientes emergentes, e à cobrança do mercado chinês onde, acredite, vendia muitíssimo bem até há pouco tempo.

Explicação simples, o Santana, saído do Brasil depois de largo desenvolvimento e reforços estruturais para enfrentar jogo duro, fez a passagem da China entre as classificações de rústica e emergente, aguentou desaforos de envergonhar Mercedes e Audi. É referência de resistência e continua em produção.

O novo Santana não usa a plataforma antiga, mas a do Polo, igualmente provada, e o automóvel é uma espécie de Logan que fala chinês e falará russo, a linguagem da Índia, do Brasil, afrikaner, turco, países onde economia e mercado impulsionam vendas.

Lá, motores 1.4 e 1.6, e aqui nova geração, um dos objetivos dos R$ 342 milhões emprestados pelo BNDES para produtos novos – Santana e UP!.

Novo Santana. Mesmo nome, mas sobre a plataforma do Polo.
Argentina regulamenta carros de pequena produção 
Esforço dos deputados federais Eduardo Amadeo e Paula Bertol, demanda de corajosos empreendedores, necessidade gritante, a Comissão de Indústria da Câmara dos Deputados argentina aprovou o projeto de criação de marco legal para permitir licenciar veículos de pequena produção. Lá os Autos Artesanales. Anda rápido e será apreciado pela Comissão de Transportes. Aprovado, como se imagina, irá a Plenário.

Segundo o deputado Amadeo a regulamentação imediatamente dará partida a 50 empresas, mobilizando 5.000 famílias tanto para o desenvolvimento e construção de veículos quanto para de auto peças específicas.

A situação na Argentina seria curiosa se não fosse trágica. Possui empresas e mão de obra, produz as melhores replicas da América do Sul, mas a atividade foi colocada à margem da lei há mais de dez anos, quando se derrogou a figura dos carros “AFF”- montados fora de fábrica, neologismo para os veículos artesanais e de pequena produção – proibindo fabricação e licenciamento.

Reunidos na ACIARA- Associação de Construtores Independentes de Automóveis da República Argentina – os pequenos industriais tem produção em andamento, vendendo serviços ao exterior, e projetos prontos para dar partida, incluindo um motor argentino.

Para o mercado brasileiro seria bem vinda novidade dispor de veículos especiais, foram banidos de nossa produção. Norberto Rivero, criador do Titania Paneus tem projeto avançado de veículo para disputar o Rallye Paris Dakar – corrido a partir da Argentina –, mas sua viabilização só ocorrerá se houver consumo por mercado interno. Construtores como Pedro Campo – fez o picape Eniak e o esportivo Antique -, com a licença Lotus, com Néstor.

A Argentina contorna o bloqueio produzindo réplicas sobre chassis novos de automóveis de nomeada para clientes europeus e norte-americanos; detém a única a licença de Lotus Seven fora da Inglaterra; produz a Pur Sang, imbatível réplica do Bugatti série 35. Será um novo mercado para a melhor mão de obra especializada no continente.

Nestor Salerno e o Maserati construído para o Museu Fangio

A volta do Alpine, junto com o Caterham
Há algum tempo Carlos Ghosn, brasileiro que dirige a aliança Renault-Nissan, avisou ampliar o portfólio com duas novas marcas. Uma, superior, qualidade de Mercedes-Benz. Outra, esportiva, para aproveitar a solidez do nome Alpine, marca assumida – e extinta pela Renault - e representante da França nas corridas nos anos ’70. Para esta reunia as condições: demanda de mercado por esportivo, a fábrica construída por Jean Rédélé, mítico criador da marca Alpine, em sua Dieppe natal, e tocou o projeto.

Prático, evitou misturada industrial, pois os processos de produção entre carros de larga produção e uso diferem fundamentalmente dos produtos semi artesanais, onde a intensa mão de obra é charme e pode custar caro. 


E, engenheiro sabido, queria retomar o DNA da Alpine – o segredo da relação peso-potência. Ou seja, carros leves, motores pequenos, como plotam a ecologia e os governos daqui para a frente.

Foi atrás da Lotus, nascida com este princípio, ao aprimorar a grande referência de pequenos esportivos, o MG TC, transformando-o em Lotus Seven.

A Lotus já não o tinha, passado à sua revenda exclusiva Caterham, mantendo a produção do mito e a disseminá-lo mundialmente. E a Caterham deixou de ser inglesa, assumida pelo malaio Tony Fernandes - da Asia Air, dos negócios de carros e engenharia automobilística Caterham e, até, do time inglês de futebol Queens, parceiro da Renault em torno da Fórmula 1.

Novo negócio, fábrica Alpine, para esportivos Alpine e Caterham, capital meio a meio sob a razão social Société des Automobiles Alpine Caterham. Gestão por Bernard Ollivier, engenheiro, 50, metade deles em vários postos na Renault. 


A SAAC nascerá em janeiro de 2013, e de produto e produção, apenas especulações e princípios básicos: baixo peso, motor pequeno, performance.

A Renault sinalizou ter o negócio em curso com o movimento feito no Salão de Paris, setembro, em torno dos 50 anos do lançamento do Alpine A 110. E no daqui, recém encerrado, a filial se esforçou para arranjar um exemplar do Willys Interlagos, no projeto Alpine A108, para ilustrar seu estande. Acabou com uma recriação, carro novo, e fez festa e mídia.

O mito Alpine A 110


Roda-a-Roda

Especial – Quer performance, exclusividade, solidez e responsabilidade de construção? A Mitsubishi fez 40 unidades da Carbon Series sobre o Lancer Evolution, aplicando fibra de carbono, material de Fórmula 1 em aerofólio, tomadas e saídas de ar no capô, spoiler frontal, retrovisores, extrator de ar, suporte da placa, bancos, volante, colunas, console, painel de instrumentos.

Não brinca – 10ª. geração de um vencedor de rallies, é performático sedã familiar, bem acertado, mecânica liderada pelo motor 2.0, mais potente do mundo: 16V, injeção, turbo com radiador de ar. 295 cv de potência.

Afinação – Em Catalão, GO, afia as ferramentas para produzir o Lancer. Lá desenvolveu, construiu e aplicou as partes em fibra de carbono.

Começou – Entregas em dezembro, mas no Salão do Automóvel a JAC Motors fechou 120 pedidos para o J2, carro de entrada da marca no País.

De novo – De bem com o governo, inicia novo ciclo: retomou construir fábrica na Bahia; carro menor, o J2 como veículo de entrada, completo. A relação entre peso e potência sugere ser encapetado com motor 1.4 e 108 cv.

Assim, - A JAC olhou para o umbigo e marcou cimentar a pedra fundamental aos 29 de novembro. Data da votação de carro e moto do ano pela Abiauto, associação dos jornalistas especializados, o que baixará o RSVP.

Horror – A Peugeot transferiu 75% de suas ações na GEFCO, sua empresa de logística, para a SSC Russian Railways. A russa assumirá transportar carros da PSA e da GM, sua associada. No negócio a PSA entesourou 900 milhões de euros. 100 milhões de participação nos lucros e 800 milhões pela transferência das ações.

Negócio – Iveco e Larimar, italianas, associaram-se na África do Sul para produzir caminhões e ônibus e exportar para o Continente. A Larimar, líder como transportadora rodoviária de passageiros e construtora de carrocerias de ônibus, desenvolveu tecnologia para os IVECO suportar as difíceis condições. 7.000 caminhões e 1.000 ônibus/ano.

Felino – Revendas Peugeot já vendem o novo 308 com o polivalente motor 1.6 turbo de projeto BMW, fazendo 165 cv e torque máximo de 24,5 kgmf a 1.400 rpm, atracado a câmbio automático sequencial com 6 velocidades.

Caiu – Passeando na beira do telhado, o Prisma caiu e industrialmente foi substituído pelo Chevrolet Ônix. Comprar unidade no estoque? Discuta preço.

Prêmio – Bom humor no comparativo com a concorrência deram visibilidade, crescimento de vendas, e prêmio à Nissan e sua agência de propaganda Lew’Lara\TBWA. Quer ver ? www.youtube.com/user/nissanoficial.

Maldito - Curiosamente o filminho Pôneis Malditos, mais lembrado na proposta corajosa bancada por Murilo Moreno, diretor de marketing, foi segundo prêmio.

Hora de ir – Opinião pessoal, usuário de tração nas 4 rodas e reduzida, para vencer dificuldades e terra, areia, lama, cursos d’água, o engranzamento deve ser direto, sólido, confiável, viril. Oposto ao oferecido por botõezinhos, alavanquinhas, pitoquinhos, acionando motores, relês, conectores, ligações com a central elétrica, terminais, uma renca de coisas boiolo femininas, boas para explicar porque não funcionaram na hora requerida.

Solução – Empresa de Itumbiara, Go, criou sistema mecânico, sequencial, com alavanca e tirantes para Ford Ranger, Land Rover, S10, Mahindra e permite engatar e desengatar em segundos, ao contrário dos outros. Não há para Mitsubishis, montadora mais próxima de sua sede. Razão simples: do ramo, não usa botões. Interessado? veja em www.easy-traction.com.br

Sem freios – Os brasilienses, fortes com a maior renda per capita do país, R$ 1.318 x R$ 688, são frágeis em poupança e hoje com dívida individual recordista R$ 531, 122 % acima da média nacional. Em segundo os goianos, R$ 352/habitante.

Porque - A estabilidade e bons salários do serviço público recebem maior facilidade de serviços financeiros. Em cheques, o brasiliense é inadimplente em 3,28%, no país a média é 15%.

Bom negócio – Papai Noel chegou antes para a Mercedes: vendeu 2102 veículos entre caminhões Atego 1725 4x4 para o Exército e Marinha; e 400 ambulâncias Sprinter para o SAMU.

Coração – É mineiro o coração do caminhão coreano Hyundai 78 montado em Anápolis pela CAOA, conta o eng Enrico Vassalo, presidente da FPT Industrial. Capital Fiat, mas está para negócio, vendendo a terceiros motores diesel e câmbios. Os motores são série Euro V.

Nacionalização – Para garantir índice de nacionalização e fácil reposição de peças, a chinesa Sinotruck pediu à gaúcha Fras-Le desenvolvesse pastilhas e lonas de freio para seus caminhões.

Patriotismo – O país se equilibra na perigosa decisão de garantir o abastecimento de gasolina, importando mais e pesando a balança comercial, ou segurá-la restringindo o fornecimento no fim do ano.

Problema – Questão é, em frota nova, de carros flex, o caro etanol não motiva o consumo, e aumenta o de gasolina, com produção inferior à demanda, e provoca importar, piorando a má relação entre exportações e importações, e a redução na produção interna de gasolina.

Solução - Na prática o negócio é o seguinte: quer afastar o risco do desabastecimento; melhorar a balança de pagamentos; ser patriota? Use álcool. É caro porém é melhor para a sua tranquilidade. A que ponto chegamos.

Crença – Parece pouco provável que o governo queira corrigir Petrobrás e balança de pagamento ao final do ano. Os índices econômicos são ruins e penalizar contribuinte nas férias, com racionamento e filas é montar vidraça com vidro fino.

Melhor - Vinicius de Moraes, outro, gaúcho de Sertões, 35, Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012, sobre 47 mil concorrentes em concurso da Scania. Para ser aplaudida, na prática é curso e motivação para fazer de tantos concorrentes divulgadores de boas práticas de condução.

Gente – Juliana Cabrini, jornalista, mudança, como informou a Coluna passada. OOOO Na Nissan saiu de comunicação e para relações corporativas. OOOO Em seu lugar, Marcelo Norberto Rodrigues, jornalista, fará ligação com imprensa. OOOO Celso Estrella, ecologista, assume responsabilidade social. OOOO Funcionarão no Rio de Janeiro, onde a Nissan se instala a 150 km da fábrica que constrói em Resende. OOOO A marca japonesa terá alguma ascendência cigana: sua administração passou por S. Paulo, Curitiba e, agora – ou por enquanto, - Rio ... OOOO

Ford. Novos produtos, novos prêmios.
A Ford Mercosul trocou dois produtos neste ano. Reviu o pequeno utilitário esportivo EcoSport, líder de vendas por década, mudou totalmente o picape Ranger. Projetos globais, desenvolvidos em comum por centros de excelência e design da companhia, para mercados regionais e presença mundial.

A coragem da mudança em linhas e sobre tudo em motores – e no caso do Ranger é tudo novo, sem aproveitamento do chassis – e os ganhos obtidos provocou diversos júris de jornalistas especializados premiar os novos Ford.

O EcoSport, reassumindo liderança de vendas no segmento, foi eleito melhor SUV do ano pela argentina PIA – Periodistas de la Indústria Automotriz - em soma surpreendente: 79 votos. Range Rover Evoque 29, Audi Q3 21.

Na Europa, júri de profissionais de imprensa deu ao Ranger o prêmio de Picape Internacional do Ano 2013. Após extensos testes em campo de provas, uso dentro e fora de estrada, conforto, estabilidade e capacidade off road, conseguiu 47 pontos, mais que a soma dos segundo e terceiro colocados, o Isuzu D-Max e VW Amarok.

Na Argentina o PIA e seus 200 participantes, deram ao Ranger primeira colocação – 99 pontos. Mais que a soma de todos os demais concorrentes. 2º VW Amarok – 23, 3º. Chevrolet S10 – 22.

Ranger, prêmios na Europa e Argentina. Mais pontos que a soma dos concorrentes.

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