Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A RENAULT ABRE EM SUAS FÁBRICAS NA FRANÇA UM CAMINHO DE RESPEITO E GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE: ESTÁ INSTALANDO PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM 400 MIL M2, QUE REPRESENTA O CONSUMO DE UMA CIDADE DE 15 .000 HABITANTES. A MONTADORA ESTUDA A INSTALAÇÃO DESSES PAINÉIS NAS SUAS FÁBRICAS NO BRASIL



Nesta semana, a Renault está inaugurando um total de 40 hectares de painéis fotovoltaicos simultaneamente em seis de suas plantas industriais na França. 

Através desta estratégia, a Renault mantém o seu compromisso em favor do meio ambiente. Esta iniciativa é também uma solução inovadora para proteger os veículos novos antes de sua saída das fábricas.

Também estão sendo feitos estudos de viabilidade na Eslovênia, Marrocos, Brasil, Colômbia, Chile e Romênia. Na planta de Busan, na Coreia do Sul, um parque de 300.000 m2 tem finalização prevista para dezembro de 2012.


O espaço possui uma área de 400.000 m2 (o equivalente a 60 campos de futebol) de painéis fotovoltaicos, o que configura o maior parque mundial em toda a indústria automobilística. 

Estes painéis estão distribuídos em seis plantas cobertas (certificadas ISO 14 001) em Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon (centros de entrega e expedição e estacionamentos de funcionários).


O total deste parque de painéis fotovoltaicos equivale a uma potência total de 59 MW, o que permite uma produção de eletricidade de 52.600 MWh por ano, e que configura o equivalente de consumo anual de eletricidade de uma cidade de 15.000 habitantes. Em média, as centrais solares fotovoltaicas apresentam potências da ordem de 1 MW.

Os parques de painéis fotovoltaicos permitem reduzir a quantidade de CO2 emitida pela produção de energia elétrica em 2.200 toneladas por ano (cálculo realizado com base na matriz energética francesa), o que representa aproximadamente 550 vezes a volta ao redor da Terra por um veículo térmico emitindo em média 100 g de CO2 / km ou ainda uma frota de aproximadamente 1.500 veículos perfazendo 15.000 km / ano cada um.

O parque fotovoltaico da Renault é uma vitrine do know-how do Grupo no campo de energias renováveis. Assim, através de organismos de avaliação não financeira, a Renault está classificada há vários anos entre as empresas mais “virtuosas” por sua gestão ambiental e, principalmente, por sua “estratégia de carbono”. Em 2011, a Renault se mantinha no pelotão de frente segundo o ranking dos institutos SAM, Carbon Disclosure Project e Oekom Research.

Esta iniciativa representa também uma solução inovadora para proteger os veículos novos antes de sua distribuição para a rede de concessionárias, reduzindo os riscos de deterioração em caso de intempéries. O projeto do painel fotovoltaico prevê a resistência a impactos, principalmente aqueles causados por granizo.

O projeto fotovoltaico é fruto de um trabalho conjunto entre a Renault, mentora e piloto do projeto, na qualidade de arrendadora, e suas parceiras Gestamp Solar e Coruscant (apenas para a planta de Cléon) na qualidade de donas da obra e arrendatárias.

Instalações semelhantes estão previstas para construção em outros países, como na Espanha, graças ao acordo com a empresa Cenit Solar, com aproximadamente 100.000 m2 de painéis fotovoltaicos previstos nas fábricas de Valladolid e Valencia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.