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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VOLVO BUSES JÁ VENDEU MAIS DE 1.000 ÔNIBUS HÍBRIDOS E VENCE PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE



A Volvo Buses venceu pela segunda vez - a primeira foi em 2009 - o PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade). Única montadora de veículos a receber esta distinção duas vezes em 21 anos de existência do prêmio, a Volvo já havia recebido o PNQ, em 2008, com a premiação "Destaque em processos".

A adoção do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) vem contribuindo decisivamente para manter e melhorar o sistema de gestão da Volvo do Brasil. o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

A Volvo foi ainda considerada, por duas vezes, em 2008 e em 2011, a melhor empresa para se trabalhar no Brasil em rigorosa pesquisa feita pelas revistas Exame e Você S/A, da editora Abril e foi reconhecida várias vezes como a "Mais Admirada" entre as montadoras de caminhões do País.

Reconhecida internacionalmente como uma das instituições que são referência mundial nesta área, ao lado da norte-americana Malcolm Baldrige e da EFQM (Europeun Foudation for Quality Management), a FNQ mantém um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial. 


“Ser indicado ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) é o mais alto reconhecimento no Brasil da gestão de uma empresa pela qualidade”, destaca Roger Alm, presidente da Volvo Latin America.

“Fazemos parte de um grupo industrial com um histórico de busca pela excelência que remonta à fundação da empresa na década de 20. No Brasil, a Volvo sempre se empenhou em manter e ampliar a qualidade da sua gestão”, acrescentou.

Volvo vende híbridos para a Suécia

Depois de vender para Curitiba os primeiros ônibus híbridos da cidade, a Volvo Buses entregou uma segunda encomenda de mais 29 para a operadora Keolis de transporte urbano de Gotemburgo, na Suécia, que já conta com uma frota de 54 híbridos. Em junho deste ano, a Volvo Buses entregou 25 ônibus híbridos para a operadora Göteborgs Spårvägar.


"É maravilhoso que a Keolis esteja escolhendo uma tecnologia moderna, menos poluente, e que teremos mais ônibus híbridos circulando em Gotemburgo", diz Martin Spjern, gerente do mercado sueco na Volvo Buses.

Karl Orton, diretor técnico da Keolis, da Suécia revelou que o consumo de combustível e a “pegada” ambiental dos ônibus híbridos são quase 40% menores do que a dos ônibus a diesel, têm baixo custo de manutenção e se mostraram altamente competitivos quando os comparamos aos ônibus movidos a gás", disse.

Os Volvo 7900 são a última geração de modelos híbridos da marca. Comparado com um ônibus diesel equivalente, o 7900 híbrido proporciona um consumo de combustível e um impacto ambiental 39% menor. As emissões de materiais particulados e de óxidos de nitrogênio são reduzidas pela metade, e o nível de ruído é muito menor.

Outra vantagem do híbrido Volvo é que ele é cerca de 500 quilos mais leve que o modelo anterior, o que permite o transporte de um número maior de passageiros. A Volvo já vendeu quase mil ônibus híbridos em todo o mundo. 

Eletricidade e biodiesel
O ônibus híbrido da Volvo funciona com o motor elétrico até atingir uma velocidade de 20 quilômetros por hora. Este período de arrancada do veículo é inteiramente a base da eletricidade, silenciosa e livre de emissões. 

Em velocidades mais altas, o ônibus recebe energia adicional de um pequeno motor diesel de 4 cilindros movido a biodiesel. A energia gerada durante a frenagem do motor é armazenada nas baterias e utilizada para alimentar o motor elétrico e os sistemas auxiliares dos ônibus.


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