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domingo, 7 de fevereiro de 2021

Primeiras unidades dos novos Audi RS Q3 e RS Q3, Sportback - a partir de R$ 458.990 - são entregues aos clientes. · Veículo conta com motor de cinco cilindros 2.5 TFSI e 400 cv potência. · Modelos receberam mais de 90 pedidos desde o início das vendas. · Clientes podem personalizar diversos itens do veículo antes da produção


 


As primeiras unidades dos novos Audi RS Q3 e RS Q3 Sportback chegaram ao Brasil e já começam a ser entregues aos clientes. Desde o início das vendas dos modelos no país em meados do ano passado, mais de 90 pedidos já foram efetuados. Com motor de cinco cilindros 2.5 TFSI e 400 cv de potência, esportivos podem ser adquiridos por R$ 458.990,00 na carroceria SUV e R$ 488.990,00 na carroceria Sportback, ambos por venda direta.

 

Os novos RS Q3 e RS Q3 Sportback fazem parte da renovação completa da linha de esportivos da Audi, que anunciou a chegada de nove modelos em 2020. Os clientes interessados na aquisição dos veículos têm a possibilidade de personalizar diversos itens antes da produção.

 

“Estes modelos conseguem aliar esportividade com usabilidade diária e, por isso, são tão procurados. Ao acrescentar a possibilidade de personalização de diversos itens, os clientes têm a certeza de que estão adquirindo um veículo exclusivo, inovador e com performance ímpar. São características que fazem a linha de esportivos da Audi uma das mais desejadas do mundo”, avalia Daniel Rojas, Diretor de Vendas da Audi do Brasil.

 

Design agressivo e atlético com carroceria inédita na linha

O Audi RS Q3 e o Audi RS Q3 Sportback são sinônimos de força e desempenho excepcional. Virtudes que também se refletem no design. A grade Singleframe sem contraste de cor no SUV compacto cria uma impressão ainda mais nítida. A grade preta brilhante com estrutura em favo de mel tridimensional é inserida mais profundamente e diretamente no para-choque RS com suas grandes entradas de ar laterais. 

As impressionantes lâminas em forma de bumerangue no para-choque são projetadas exclusivamente para o RS Q3. Já o Audi RS Q3 Sportback chama a atenção por sua linha de teto inclinada para baixo em forma de cupê.  Ambos os esportivos ressaltam sua vocação de alto desempenho com detalhes evidenciados sobre os arcos das rodas.

O design traseiro também ganha destaque. Com a janela traseira baixa e o spoiler em preto brilhante, o RS Q3 Sportback parece ainda mais largo do que o seu irmão. O spoiler de teto valoriza a dimensão e esportividade do SUV de alto desempenho e garante maior downforce.  

A nova geração do RS Q3 vem pela primeira vez com um sistema de escapamento esportivo RS com acabamentos em preto brilhante e ramificação dupla com grandes tubos de escape ovais em ambos os lados. Este sistema de escape fica em um para-choque RS com difusor traseiro e lâminas horizontais em preto brilhante.

Os SUVs esportivos vêm de fábrica com faróis LED Matrix com indicadores dinâmicos e acabamentos escurecidos específicos para a linha esportiva. As luzes traseiras também possuem tecnologia LED.


Interior atualizado com novo Audi MMI

O design atlético do exterior ecoa no interior do carro. A ênfase nas linhas horizontais transmite uma sensação generosa de espaço. A unidade de controle do ar-condicionado, o console central e o display sensível ao toque do MMI são inclinados em direção ao motorista. O sistema de infotainment fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro.

No novo Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, o motorista pode escolher entre diferentes tipos de design – um deles é o de desempenho do RS, que exibe a escala de velocidade de rotação com um tipo de ângulo que inclui uma tela mais limpa. Quando o motorista usa o botão do volante do modo RS para selecionar um dos dois novos modos esportivos individuais, o design de desempenho do RS exibe os valores máximos de aceleração G, por exemplo.


Direção e suspensão esportivos nos modelos de alto desempenho

Dentro da família Audi Q3, o RS Q3 e RS Q3 Sportback são os carros-chefe esportivos. Os números de desempenho para os motores compactos são atraentes: cinco cilindros, 400 cv  de potência, 480 Nm de torque e tração quattro. O motor de cinco cilindros é um clássico na história da marca. O Audi RS Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, nas duas carrocerias. Já a velocidade máxima alcança até 280 km/h.

 

A potência do motor de cinco cilindros, com seu inconfundível ronco esportivo, flui através do câmbio S tronic de sete velocidades para a tração integral quattro, que distribui a potência conforme necessário entre os eixos por meio de uma embreagem de múltiplas placas. O controle de torque seletivo da roda aperfeiçoa o manuseio seguro e ágil.

 

O Audi drive select influencia a tração quattro e outros componentes, como direção, suspensão, câmbio, características do motor e som. É possível escolher até cinco modos de condução: auto, comfort, dynamic, efficiency e individual, além dos novos modos esportivos com ajustes exclusivos – RS1 e RS2. Através do MMI, o motorista pode ajustar e salvar os dois modos RS individualmente. Simplesmente pressionando o novo botão “RS MODE” no volante fornece acesso rápido aos dois novos modos e permite que o motorista alterne entre eles.

 

A suspensão esportiva RS abaixa o veículo em até 10 milímetros em comparação com o Audi Q3 e Q3 Sportback. Sua preparação esportiva satisfaz os requisitos básicos para o excelente manuseio dos dois compactos esportivos. A direção progressiva também transmite um contato próximo com a estrada, mesmo em curvas rápidas.

 

Versões e equipamentos

Os novos Audi RS Q3 e RS Q3 Sportback trazem ainda alguns opcionais que podem ser incluídos sem custo adicional. Ao efetuar a compra, o cliente pode escolher diferentes pacotes RS de design que definem cores das costuras do cinto, alavanca do câmbio, volante e tapetes esportivos com detalhes em vermelho, azul ou preto. Ainda é possível incluir o pacote exterior que modifica molduras e acabamentos externos para alumínio, incluindo capa do retrovisor. Também é possível escolher entre cinco opções de desenho de rodas – todas 21”.

 

Entre os principais equipamentos estão o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de partida em rampa e controle de descida, carregamento de smartphone por indução se compatível com tecnologia, teto solar panorâmico, volante esportivo com base aplanada em Alcantara, porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands-free e pacote de luzes ambiente customizáveis com até 30 cores.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Calendário de publicação financeira 2021 da Stellantis. É a consolidação da união entre a FCA e a PSA avançando

A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) (“Stellantis”) anunciou hoje que os resultados do quarto trimestre e do ano completo de 2020 para a Fiat Chrysler Automobiles N.V. (FCA) e os resultados do ano completo de 2020 para a Peugeot S.A. (Groupe PSA) serão anunciados em 3 de março de 2021.

Um webcast ao vivo da apresentação, bem como dos materiais relacionados, estará acessível no website corporativo do grupo (www.stellantis.com). Uma conferência também está planejada para 3 de março de 2021. Simultaneamente a esse evento, a Stellantis comunicará as datas de anúncios para os períodos dos relatórios subsequentes.1

A Assembleia Geral Anual para a aprovação das demonstrações financeiras de 2020 da Stellantis N.V. está agendada para 15 de abril de 2021.2

1 As datas de anúncio devem estar dentro de quarenta dias a partir do final do trimestre relevante.

2 Com o único propósito de cumprir os requerimentos das Instruções nos termos do Regulamento da Borsa Italiana SpA, a empresa informa que, caso a Assembleia Geral Ordinária deliberasse dividendo relativo ao exercício financeiro de 2020, a data ex relevante ocorreria no mês de abril de 2021. Esta declaração é feita com o único propósito de cumprir os requerimentos regulatórios e não pode ser interpretada como uma antecipação em relação a qualquer distribuição de dividendos em 2021 ou nos anos seguintes.


Taxa de 0% e condições especiais são oferecidas pela Caoa Chery até o fim de fevereiro na compra do SUV Tiggo 2. Programa 100% CAOA CHERY, de Recompra Garantida, também tem bônus exclusivo no período

A CAOA CHERY anuncia condições especiais para o mês de fevereiro. Para os consumidores interessados no SUV Tiggo 2 a montadora oferece uma opção de financiamento diferenciada, com taxa de juros zero e parcelamento em até 12 vezes com 80% de entrada. Primeiro veículo lançado pela marca no Brasil, o Tiggo 2 surpreendeu os consumidores nacionais desde a estreia no mercado, com ótima receptividade do público. 

O SUV possui motor 1.5 Flex e traz como diferenciais a altura do solo, que é uma das mais altas entre os SUV´s (186 mm), espaço interno amplo, conteúdo tecnológico, design, qualidade e um pacote funcional que vai ao encontro das expectativas dos consumidores brasileiros. Produzido na fábrica da CAOA CHERY em Jacareí (SP), o Tiggo 2 é comercializado nas versões EX, Look e ACT, todas contempladas na promoção de fevereiro. 

Programa 100% CAOA CHERY com bônus especial A CAOA CHERY disponibiliza ainda bônus de R$500 para qualquer modelo adquirido até o fim do mês de fevereiro, dentro do programa de recompra garantida “100% CAOA CHERY”, em que o consumidor tem a possibilidade de estar sempre com um modelo novo na garagem com parcelas reduzidas. 

O plano de financiamento contempla todos os veículos da marca, com entrada a partir de 30% e parcelas em até 36 vezes. No final do contrato há três alternativas para o valor residual. 


Mais detalhes podem ser conferidos no site: https://caoachery.com.br/recompracaoachery. Campanha “Seguro Total” A Campanha “Seguro Total” também oferece bônus de R$ 500 aos consumidores neste mês. 

A oferta é válida para toda a Rede de Concessionárias CAOA CHERY do País, exceto para os veículos comercializados no estado do Rio de Janeiro, que terão política própria. 

Os valores do seguro para a família de SUV’s são: R$999,00 (Tiggo 2), R$ 1.999,00 (Tiggo 5X), R$ 2.099,00 (Tiggo 7) e R$ 2.999,00 (Tiggo 8). Quem financiar a compra do Tiggo 8 pelo Banco Alpha ainda ganha um desconto adicional de R$ 500. 

Para os sedans da família Arrizo, os preços do seguro são: R$ 1.199,00 (Arrizo 5) e R$ 1.899,00 (Arrizo 6). 

A promoção é vigente para todas as versões até o dia 28 de fevereiro de 2021 e também é válida para as unidades negociadas pelo sistema de vendas diretas.

Renault comemora os 60 anos, com eventos durante este ano, a icônica perua 4L, de que foram vendidas mais de oito milhões, das quais muitas ainda rodam nos países da Europa.



2021 marca o 60º aniversário do Renault 4L, um modelo que construiu uma verdadeira história de sucesso, com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, durante mais de 30 anos. Muito mais que um carro, o 4L é um verdadeiro ícone. Apesar de um contexto sanitário incerto, as comemorações deste aniversário se estenderão durante o ano, utilizando principalmente as redes sociais.

Papa Francisco não resistiu em dirigir o 4L

Para este sexagenário, foi criada uma programação oficial com inúmeros encontros mensais nas redes sociais, sempre no dia 4 e no dia 14, com conteúdos exclusivos feitos pelos fãs e para os fãs, incluindo testemunhos de colecionadores e personalidades. Tudo isso com o objetivo de nos fazer mergulhar mais uma vez na história de um carro que fez muito mais que marcar sua época.

Renault 4 L também participou de rallyes

Símbolo da cultura pop francesa, este carro do passado também é do presente e, por que não, do futuro. Esta programação oficial poderá evoluir com a inclusão de novidades, sendo complementada por ações e testemunhos feitos por iniciativa de seus fãs.
 
FEVEREIRO - Para este aniversário, a Renault recorreu ao ilustrador e designer gráfico Greg, artista de referência na área de ilustração esportiva. Greg realizou mais de uma dezena de ilustrações exclusivas do 4L em cenários e universos gráficos que representaram diferentes épocas da história do veículo compacto da Renault. Estas ilustrações serão reveladas durante todo o ano. 



O aniversário será também uma oportunidade para declarar o seu amor e dedicação ao 4L, além de conhecer as várias e belas histórias passadas ao volante deste carro mítico (a partir de 8 de fevereiro nas redes sociais).

Em sua vitrine no emblemático Atelier Renault, localizado na Avenue des Champs-Elysées de Paris, a partir de 14 de fevereiro a marca recebe um 4L em sua versão Parisienne. Esta célebre versão exibe uma carroceria com padronagem trançada e absolutamente única.

 
4L limousine 

MARÇO – Área responsável pela preservação do patrimônio da Renault, Renault Classic exibirá, 30 modelos do Renault 4 a partir de março, incluindo 12 versões icônicas, que serão dispostas em um cenário criado especialmente para a ocasião.

ABRIL -  E já que o 4L é decididamente atemporal, ele soube e saberá encantar os mais jovens… Influenciadores contarão sua própria versão do carro por meio de divertidas animações de curta-metragem, realizadas em Stop-Motion. Estes filmes utilização a coleção de miniaturas da Renault. 



MAIO - Uma coleção completa de objetos inspirados no 4L, minuciosamente selecionados e criados especialmente para os seus 60 anos, estará disponível na boutique do Atelier Renault, no n° 53 da Avenue des Champs-Elysées e em seu site de venda pela internet. 

Em maio, a Renault lançará uma série de vídeos que vai revelar os segredos do 4L por meio de diferentes modelos. Esta será também uma oportunidade para recolher os testemunhos de todos aqueles e aquelas que cresceram com o 4L, desde colecionadores até as personalidades que fizeram a história deste carro na Renault.
 


JULHO - Um verdadeiro ícone do cinema que se tornou célebre por suas várias aparições em tela grande, o 4L vai estar no tapete vermelho da 74ª edição do Festival de Cannes. A exposição “4L ícone pop” vai assumir ares de verão no Atelier Renault, na mais bela avenida do mundo, uma oportunidade para conhecer um 4L inédito e muitas outras surpresas.
 
SETEMBRO - O serviço de carsharing Zity receberá o 4L para um encontro elétrico inédito. 



NOVEMBRO - O 4L versão furgão que estava sempre pronto – fizesse chuva ou fizesse sol – reserva mais uma surpresa para você.

Outras novidades serão anunciadas no decorrer do ano.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Em seu primeiro mês, Stellantis é líder no Brasil, Argentina e América do Sul





A Stellantis, constituída em janeiro deste ano como resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e do Groupe PSA, estreou no mercado brasileiro e sul-americano ampliando a liderança de vendas de automóveis e comerciais leves.

A nova empresa registrou 45.644 emplacamentos no Brasil no primeiro mês do ano, alcançando 28,1% de participação no mercado nacional. Fiat foi a marca mais vendida no Brasil, com 30.888 unidades emplacadas e 19% de participação de mercado. Jeep ficou na quinta posição no ranking de marcas mais vendidas, com participação recorde de mercado de 7,5%.

A Stellantis também foi a empresa que mais vendeu na Argentina, com 13.698 automóveis e comerciais leves emplacados e uma participação de mercado de 29%. Com estes resultados positivos nos dois maiores mercados da América do Sul, a empresa liderou as vendas na região, com mais de 64 mil unidades e uma participação de 22,6% nas vendas sul-americanas de veículos em janeiro.



Liderança no Brasil
Em seu mês de estreia, Stellantis somou 45.644 emplacamentos no Brasil em janeiro, liderando o mercado nacional com 28,1% de participação no mercado nacional.

A empresa também posicionou cinco de seus modelos entre os 10 mais vendidos no país: Fiat Strada, Jeep Renegade, Fiat Toro, Jeep Compass e Fiat Argo.

As marcas que integram Stellantis tiveram o 
seguinte desempenho no mercado brasileiro em janeiro:

· Fiat – 30.888 veículos vendidos – 19% de participação de mercado – a marca mais vendida do Brasil

· Jeep – 12.127 veículos vendidos – 7,5% de participação de mercado

· Peugeot – 1.557 veículos vendidos – 1% de participação de mercado

· Citroën – 810 veículos vendidos – 0,5% de participação de mercado

· Ram – 304 veículos vendidos – 0,2% de participação de mercado


Fiat, a marca mais vendida do Brasil
A marca Fiat manteve o forte ritmo de vendas iniciado no ano passado e registrou a melhor participação no varejo dos últimos cinco anos. A Fiat iniciou o ano na liderança do mercado, com 30.888 unidades emplacadas e 19% de participação de mercado. Os destaques foram os modelos Argo, Mobi e Nova Strada.

O bom desempenho da Fiat Strada, com 9.232 unidades vendidas, assegurou a liderança da Fiat no segmento de picapes.

Herlander Zola, diretor do brand Fiat para a América Latina e operações comerciais Brasil, destaca que janeiro marcou o início de um ano promissor e de um ciclo desafiador a partir da constituição de Stellantis. “Temos o desafio permanente de reforçar o valor e percepção da Fiat pelo consumidor, para desenvolver todo o potencial da marca e acelerar suas vendas. A Fiat liderou o mercado brasileiro e tem três modelos entre os dez mais vendidos. Isto demonstra que nós e a rede de concessionários estamos no caminho certo”, assinala.

Jeep segue na liderança entre SUVs
A marca Jeep alcançou, em janeiro, a maior participação de sua história no mercado brasileiro. Os 12.127 veículos vendidos representam 7,5% de participação de mercado e posicionam a Jeep como a quinta marca mais vendida no Brasil. Além disto, seus dois modelos, Renegade e Compass, estão entre os 10 mais vendidos do Brasil.

Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais Jeep no Brasil, destaca: “A Jeep atingiu sua maior participação em vendas no mercado de automóveis, o que demonstra sua força. Além disso, no segmento SUV atingimos um resultado expressivo de participação de 25,3% em janeiro, mantendo a liderança e assegurando ao Jeep Renegade a posição de SUV mais vendido no Brasil. Este bom desempenho comercial reflete os atributos da marca e de uma estrutura de atendimento que traz o cliente para a marca”.



Citroën e Peugeot planejam acelerar vendas
Citroën e Peugeot estão prontas para acelerar suas vendas em 2021. As marcas, com 2,4 mil unidades vendidas no primeiro mês do ano, comemoram os 20 anos de operações da fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, com o anúncio do lançamento neste ano de um novo modelo baseado em uma variante da plataforma CMP.

“A criação de Stellantis representa um impulso importante para as marcas, que avançam com a implementação de seus planos estratégicos no Brasil”, afirma Ana Theresa Borsari, Country Manager das marcas Citroën e Peugeot no Brasil.

Ram conquista mercado e se destaca no segmento premium
A Ram encerrou o mês de janeiro com 304 unidades do modelo Ram 2500 vendidas, ocupando cada vez mais espaço no segmento premium. Quando considerado o segmento topo do mercado, Ram posiciona-se como a quinta marca em volume de vendas, com 9,4% dos veículos comercializados. E a Ram 2500 se destaca como o segundo modelo premium mais vendido no Brasil.

Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva e dos Brands Ram, Dodge e Chrysler, avalia: “Começamos o ano no mesmo ritmo acelerado que alcançamos em 2020, o melhor ano para a marca no Brasil desde 2005. Vamos ter um ano intenso, em que a Ram 1500 virá se somar à Ram 2500. Estamos otimistas para 2021”.



Stellantis lidera na Argentina e Fiat Cronos é o mais vendido
Stellantis também liderou o mercado argentino de automóveis e comerciais leves, com 13.698 unidades vendidas e uma participação de mercado de 29%. O modelo Fiat Cronos manteve a posição de carro mais vendido da Argentina, com um total de 5.242 unidades. Stellantis também liderou o segmento de SUVs, com 2.533 unidades vendidas em janeiro, o que representa 25,7% de participação no segmento.

As vendas da empresa foram compostas pela Fiat (7.116 unidades e 15,1% de participação de mercado), Peugeot (3.685 veículos, 7,8% de participação), Citroën (1.587 unidades e 3,4% do mercado) e Jeep (1.124 veículos e 2,4% de participação). Completando a gama da empresa, Ram e DS venderam cerca de 90 unidades cada.



Sobre a Stellantis
A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis. Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo.

A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma. A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.

Jeep® conquista resultado histórico em janeiro. - Marca tem participação recorde no Brasil, com 7,5% do mercado total. - Jeep® chega pela primeira vez à quinta posição no ranking geral e Lider em SUV´s. - Quarto automóvel mais vendido do país, Renegade é líder geral de SUVs. - A cada 10 SUVs médios emplacados, sete são Compass



Sinônimo de SUV, a Jeep® encerrou 2020 na liderança do segmento no Brasil pelo quinto ano consecutivo. Além de manter essa posição, a marca abriu o ano novo fazendo história mais uma vez. No fechamento de janeiro 21, a Jeep alcançou sua maior participação no Brasil em todos os tempos, com 7,5% do mercado total de automóveis, posicionando-a pela primeira vez no quinto lugar do ranking de marcas mais vendidas, além de manter a liderança de SUV´s.

No total, a Jeep teve 12.127 emplacamentos e atingiu um resultado expressivo no segmento de utilitários-esportivos com uma fatia de 25,3%, o segundo melhor índice já registrado pela marca. Atrás apenas dos 25,8% obtidos em dezembro de 2016, quando o Compass havia acabado de ser lançado e havia muito menos concorrentes com vendas significativas na categoria de SUVs.

“A Jeep não para de crescer e os números provam isso. Ser líder de um mercado cada vez mais competitivo como o de SUVs e ainda emplacar o veículo mais comercializado do segmento é reflexo dos esforços de diferentes áreas, afirma Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais Jeep no Brasil. “Vale também dizer que este ano teremos grandes novidades, para obtermos resultados ainda mais relevantes”, complementa Alexandre Aquino, diretor da Jeep para a América Latina.

Os dois modelos nacionais da marca, Renegade e Compass, ficaram entre os 10 carros mais emplacados do país no mês passado. Além de liderar entre os SUVs, o Jeep Renegade foi o quarto colocado na lista geral, com 7.091 unidades e 4,36% de participação entre todos os automóveis, um recorde na história do modelo.



O Jeep Compass não deixou por menos e seus 5.029 exemplares também representaram seu melhor market share na indústria, com 3,1% do mercado total. O que deu ao veículo o segundo melhor resultado histórico no segmento de C-SUV, com 69,2% de participação – perdendo somente para os 69,9% obtidos em dezembro de 2020. Ou seja, nos últimos dois meses, a cada 10 SUVs médios emplacados, sete foram Compass.

Fiat começa 2021 na liderança do mercado nacional. - Marca atingiu 19% de participação com o emplacamento de 30.888 unidades. - Nova Strada se consolida ainda mais em seu segmento ao anotar 77,9% da preferência entre os consumidores de picapes compactas, além de ser o segundo veículo mais vendido do país em janeiro, com 9.232 unidades





Apesar da retração de 26% das vendas de carros novos no Brasil em 2020, a Fiat foi a fabricante que mais cresceu entre suas concorrentes (2,7 p.p, chegando a 16,5% de participação de mercado). Embalada pelos bons resultados do ano passado, quando liderou o mercado nacional em setembro, outubro e novembro, a marca largou 2021 na frente ao emplacar 30.888 unidades, o que corresponde a 19% de market share, um avanço de 2,5 p.p em relação ao resultado final de 2020.

Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil, comemora os números e aponta as razões para o bom desempenho da marca: “Fizemos um trabalho diferenciado no tratamento dos leads, principalmente no período mais difícil da pandemia, aumentando significativamente a eficiência da conversão em vendas desses contatos; um portfólio de produtos mais competitivo, no qual destacamos o lançamento da nova geração da Strada, que influenciou inclusive a venda de outros veículos pelo maior fluxo de loja; além do movimento de Reposicionamento de Marca, no qual mudamos a forma de nos comunicar com o cliente final, estamos redefinindo a identidade visual dos carros (Logo Script e Fiat Flag no Argo, Cronos, Mobi e Strada) e ainda nas concessionárias. O cliente já começa a perceber uma nova Fiat, com uma entrega maior de valor a partir de todo esse conjunto de ações”.

O destaque em janeiro ficou com a Nova Strada. Com 9.232 emplacamentos, a picape atingiu um resultado histórico de 77,9% de participação no segmento (4,4 p.p a mais que em dez/20 e mesmo market share de set/20, mês no qual o modelo foi o mais vendido do Brasil. Com o resultado de janeiro, a picape foi o segundo carro mais emplacado da indústria.

Além da Nova Strada, a liderança da Fiat é decorrente do bom desempenho dos hatches Argo e Mobi e da picape Toro, que se posicionam entre os veículos mais vendidos do país.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Coluna Fernando Calmon: elétricos no rumo certo e ritmo incerto. Queda das vendas em janeiro foi irrelevante


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.134 — 4/2/21

 



Elétricos: Rumo certo, ritmo incerto


O mundo do automóvel continua em meio a um turbilhão de acontecimentos, dúvidas, previsões, novas parcerias. E tudo, obviamente, em meio a uma pandemia fica ainda mais difícil de analisar ou prever. No entanto, os planos são apresentados e merecem atenção. Afinal, com o meio ambiente não se brinca, apesar da distância entre querer e poder.

Na semana passada, a GM distribuiu nos EUA um comunicado importante. Pretende eliminar as emissões, tanto de CO2 como dos poluentes regulados, em novos veículos leves até 2035. Para isso, planeja fabricar a partir daquele ano exclusivamente modelos 100% elétricos. Até mesmo o novo logotipo da companhia tem um “m” minúsculo estilizado, que lembra um conector elétrico.

A empresa, porém, foi cuidadosa ao afirmar que continuará a melhorar seus produtos atuais. Afinal, estes representam mais de 95% de suas vendas hoje, nos EUA. Também pretende promover a aceitação dos consumidores de automóveis, crossovers, SUVs e picapes. Fica nas entrelinhas que, em um país de dimensões continentais, pode haver alguma cautela ou incerteza. Em um intervalo de 15 anos, virar a cabeça de 100% dos motoristas não será fácil.

Em outra parte do comunicado, a GM reconhece que “embora os veículos elétricos em si não emitam gases, é fundamental que sejam carregados com eletricidade gerada por fontes renováveis, como eólica e solar”. Esse ponto, aliás, tem sido negligenciado em muitas discussões. Por mais de uma vez, venho apontando os desafios que isso representa. O engenheiro Ricardo Abreu, da consultoria Bright, escreveu em artigo recente:

“Hoje, solar e eólica respondem por apenas 3% da energia total gerada no planeta e demoraremos décadas para que essa participação se torne razoável.”

No mesmo artigo, ele lembra que um híbrido a etanol produzido no Brasil é competitivo em termos de emissão de CO2 se comparado a um automóvel elétrico. Para isso deve-se avaliar todo o processo, desde a produção do veículo e seus componentes, principalmente a bateria, durante pelo menos 100.000 km em uso urbano. Antonio Filosa (Stellantis) e Pablo Di Si (VW) também já manifestaram esse ponto de vista.

Em resumo, o rumo para a era elétrica é o correto, mas o ritmo está sujeito a condicionantes de país a país.

Computação em nuvem: Novo campo da batalha

A rivalidade histórica entre as marcas da GM e da Ford acaba de se estender à nuvem. Esta é uma realidade que afeta o dia a dia de todos nós com o avanço dos gigantes da tecnologia, mudando definitivamente o modo de como vivemos ou consumimos. Amazon, Apple, Google e Microsoft cresceram a um ponto que se tornou impossível o setor industrial dispensar uma colaboração íntima.

Tudo acontece rápido. Há menos de um mês a GM estendeu sua parceria para carros autônomos, em associação com a Cruise e a Honda, à Microsoft. Esta disponibilizou sua plataforma em nuvem Azure. A colaboração será ampla desde aumentar a produtividade até encurtar o tempo para introdução de novos serviços de mobilidade.

Agora veio a resposta da Ford ao anunciar parceria com o Google e seu sistema operacional Android Auto tão popular nos smartphones, a partir de 2023. O sistema Sync da fabricante também poderá ser mais fácil de operar. O acordo inclui os serviços em nuvem. No entanto, a subsidiária Waymo, do Google, focada em carros autônomos, continuará sua colaboração com a antiga FCA, hoje Stellantis nos EUA.

A Apple, por sua vez, uma empresa que adora ser misteriosa, se aproximou da Hyundai para construir o que se especula ser um “veículo”. Pouco se sabe sobre estes planos, mas o grupo sul-coreano, depois de comemorar, parece agora algo reticente sobre os rumos do acordo. Como a indústria automobilística, nem de longe, pode reproduzir o retorno financeiro a que as “supertechs” já se acostumaram, será muito interessante observar os próximos passos.

Queda de vendas em janeiro é irrelevante

Janeiro último teve um impacto inesperado com o fechamento de todas as concessionárias da capital paulista, no último fim de semana do mês, para atender o lockdown do governo estadual. A maior região metropolitana do País responde por quase um quarto de todas as vendas do mercado brasileiro.

Conforme já ressaltei aqui, o indicador realmente relevante é o comportamento das vendas diárias, associado ao número de dias úteis, quando se executam os emplacamentos. Elas indicam as tendências e estão menos sujeitas a sazonalidades. De novo, foi o caso do mês passado com média diária de 8.196 unidades ou apenas 1,9% menos que janeiro de 2020. No ano passado, houve 22 dias úteis em janeiro e este ano, apenas 20.

As vendas de caminhões apontam para uma recuperação forte em 2021, confirmando previsões de crescimento do PIB do País. “Alguns modelos de caminhões só serão entregues em junho”, comentou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

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www.fernandocalmon.com.br

 


Bruno Crivilin, Melhor Piloto de Enduro, da equipe Honda, e Lucas Di Grassi, Melhor Piloto da categoria Fórmula Top ganharam os Capacetes de Ouro de 2020.


São Paulo (SP)
– Bruno Crivilin conquistou o terceiro Capacete de Ouro da carreira. O capixaba da equipe Honda Racing foi eleito o melhor piloto de Enduro de 2020, na 24ª edição da premiação da Revista Racing. Sem a cerimônia presencial, devido à pandemia, o anúncio dos vencedores foi realizado de forma digital na noite desta terça-feira (2/2).


Lucas Di Grassi foi apontado pelo painel de jornalistas especializados da 24ª edição do Capacete de Ouro como o melhor piloto na categoria Fórmula Top, a principal da premiação. Esta é a quinta vez consecutiva que o campeão mundial de Fórmula E conquista a honraria, considerada o Oscar do automobilismo brasileiro.
Di Grassi tem sido laureado na badalada premiação, consecutivamente, desde 2016. Juntamente com outros prêmios, o reconhecimento reforça a posição de Lucas como o melhor piloto brasileiro nos últimos dez anos.

Para homenagear os melhores pilotos do motociclismo nacional na última temporada, a publicação criou cards oficiais do prêmio. “Quero agradecer a revista Racing por ser premiado mais uma vez com o Capacete de Ouro, um dos troféus mais requisitados do Brasil no nosso meio. Estou muito feliz e firme nos trabalhos para tentar conquistar o prêmio em 2021 também”, destaca Crivilin, que acelera a motocicleta CRF 250RX.

O piloto já havia faturado o Capacete de Ouro nos anos de 2018 e 2019. Atual tricampeão brasileiro de Enduro nas categorias Enduro GP (geral) e E1, ele é medalhista de bronze no Mundial de Enduro 2020 na classe J1, para pilotos até 23 anos e com motos até 250cc.

Bicampeão do Sertões e do Brasileiro de Rally Cross Country, Tunico Maciel, que faleceu após queda na última etapa do Sertões no ano passado, recebeu uma homenagem póstuma do Capacete de Ouro 2020.

“Eu fiquei sabendo da premiação no anúncio oficial pelo Instagram, foi uma surpresa muito especial. Foi incrível ser escolhido novamente como o melhor piloto na principal categoria do Capacete de Ouro”, diz Lucas. “E isso acontece já no mês de abertura do Mundial de Fórmula E. É um incentivo muito grande neste período de concentração e preparativos para mais uma temporada importante na minha carreira. Obrigado a todos que votaram em mim. Vou fazer o meu melhor para corresponder esse reconhecimento, representando bem o nosso país na pista”, completou Di Grassi.

Em uma carreira repleta de feitos importantes em várias modalidades, Lucas figura como nome histórico na Fórmula E, na qual foi campeão na temporada 2016/2017. O brasileiro soma 32 pódios nas 69 corridas realizadas (46,4% do total, recorde absoluto) e é também o recordista de pontos conquistados (796). Lucas conquistou ainda dez vitórias na Fórmula E – o que significa que em cada sete provas, o brasileiro venceu uma.

Além do título em 2016/2017, Di Grassi foi duas vezes vice-campeão (2015/2016 e 2017/2018) e duas vezes terceiro colocado (2014/2015 e 2018/2019). Para 2021, o brasileiro continuará participando do Mundial, no qual novamente integrará a equipe Audi Sport.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

CAOA CHERY Reforça Serviço de Vendas em Domicílio. Modalidade permite atendimento individualizado, dentro dos protocolos de saúde e segurança devido a pandemia da COVID-19

 

A ação vale para todos os modelos zero quilômetros da marca, 

inclusive Tiggo 8, Arrizo 6 e Tiggo 5X.

 


Comprometida em oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes, a CAOA CHERY reforçou seu serviço de atendimento em domicílio em todo o Brasil. A medida surge como uma alternativa ao consumidor no momento em que várias cidades retomam medidas mais rígidas de distanciamento social com o fechamento ou restrição no funcionamento do comércio. O serviço, lançado em março de 2020, no início da pandemia da COVID-19, permite que os clientes recebam atendimento em casa, com a possibilidade de conhecer os carros e realizar test drive de maneira segura.

“Sabemos da importância de cumprir as determinações dos órgãos de saúde diante da pandemia. Por isso, oferecemos aos nossos clientes uma forma segura de conhecer nossos produtos e realizar suas compras. Com o contato remoto e o atendimento individual, levamos a experiência de compra da CAOA CHERY até a casa do consumidor, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança”, comenta Tai Kawasaki, Gerente Executivo Comercial da CAOA CHERY.

Todos os veículos de test drive da montadora passam por higienização completa a cada uso e os profissionais da CAOA CHERY seguem procedimentos extras de higiene, de acordo com as recomendações das organizações de saúde. No momento da visita, além de levar o carro para o test drive, o vendedor também pode consultar condições de financiamento e fazer a avaliação de veículo usado.

O serviço de atendimento à domicílio contempla todo o portfólio da CAOA CHERY para venda de veículos zero quilômetro. Para agendar uma visita, o consumidor deve entrar em contato com a CAOA CHERY pelo telefone 0800 772 4379. 

No site da empresa (https://caoachery.com.br/concessionarias), o cliente pode ainda consultar a concessionária mais próxima. A recomendação, para as cidades que enfrentam medidas de quarentena, é que o cliente consulte a loja sobre os horários de atendimento.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

BMW e MINI apresentam novidades em duas rodas para todas as idades. Demanda por bikes cresceu durante a pandemia e modelos BMW e MINI começam em R$ 873.

 

São Paulo, 2 de fevereiro de 2021 — A busca por alternativas para se locomover sem aglomeração em razão da pandemia do Covid-19 fez da bicicleta um objeto de desejo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o uso da bicicleta é uma alternativa segura de mobilidade. Isso explica o aumento de 118% nas vendas nesse segmento durante o pico da pandemia (julho/20), em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas. 

No BMW Group Brasil, o crescimento de vendas de bicicleta dobrou em comparação ao ano anterior. Com opções das marcas BMW e MINI, o consumidor pode escolher qual modelo mais se encaixa em seu dia a dia. Os produtos da marca contam com os mesmos materiais nobres utilizados nos automóveis e mais de 70 anos de experiência de produtos de altíssimo nível. As bikes desenvolvidas contam com a colaboração do Designworks, o estúdio de design inovador do BMW Group.

MINI Balance Bike 

Indicada para crianças com mais de 3 anos ou 90 centímetros de altura, a bicicleta tem plataforma, selim e guidão ajustável, com material antiderrapante para permitir maior conforto e segurança. Uma estrutura de aço, em metal na cor aqua, o guidão preto com padrão MINI Signet, e logotipo MINI branco no painel, além de bordas brancas, enfatizam o design exclusivo da bicicleta MINI. Preço sugerido: R$ 873.


MINI Folding Bike

Equipada com câmbio de oito marchas, rodas de 20 polegadas e couro na cor "conhaque" no selim e nos guidões, a bicicleta tem quadro de alumínio de alta qualidade na cor cinza escuro fosca com detalhes prateados e o logotipo da MINI. Pesando menos de 11 quilos, ela pode ser facilmente recolhida e dobrada, em poucos segundos, permitindo o seu transporte de maneira prática e funcional. Por fim, ela tem corrente revestida em material antiaderente resistente a ferrugem e impurezas, para-lamas nas rodas dianteira e traseira para proteção do ciclista a respingos e salpicos quando em terrenos molhados ou lamacentos. Preço sugerido: R$ 5.607.

BMW Cruise Bike

Com câmbio confortável, freio a disco hidráulico e manoplas esportivas para maior aderência, este modelo de entrada com quadro de alumínio inspirado no conceito das bicicletas fixas foi desenvolvido em parceria com a Designworks, que também trabalha na criação dos automóveis da BMW. Disponível em azul e preto. Preços a partir de R$ 8.886.

BMW M Bike

Com listras BMW M Motorsport, detalhes esportivos e acabamentos em carbono para redução do peso da bicicleta, a BMW M Bike traz freio a disco hidráulico e manoplas esportivas para maior aderência. Este modelo, com selim esportivo e leve, também tem participação da Designworks. Disponível na cor preta fosca. Preços a partir de R$ 12.117.

Todos os modelos podem ser adquiridos nas concessionárias autorizadas das marcas no país.

Associadas à Abeifa iniciam ano com queda de 0,4%. Na importação, com 2.010 unidades emplacadas, associadas amargaram redução de 16,5% em janeiro 2021; A produção nacional compensou o desempenho da entidade. Com licenciamentos de 2.899 unidades, obteve alta de 14,9%;Pandemia, dólar e instabilidade macroeconômica ainda preocupam setor.


As quinze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 4.909 unidades, das quais 2.010 importadas e 2.899 veículos de produção nacional, anotaram em janeiro último queda de 0,4% ante igual período de 2020, quando foram comercializadas 4.930 unidades.
 
Na importação, as 2.010 unidades vendidas significaram redução drástica de 16,5% ante as 2.407 unidades de janeiro de 2020; enquanto na produção nacional – com 2.899 unidades – houve aumento de vendas de 14,9% ante as 2.523 unidades de 2020.
 
Ante o mês de dezembro de 2020, os veículos importados registraram queda de 17%. Foram 2.010 unidades em janeiro de 2021 contra 2.422 unidades de dezembro de 2020. De outra parte, os licenciamentos de veículos aqui produzidos por associadas à Abeifa caíram 34,7%. São 2.899 unidades ante as 4.440 unidades de dezembro último.
 
“O ano de 2020 foi extremamente difícil para o nosso setor, por conta da pandemia e da desvalorização do câmbio. Agora o ano começa, para a importação, ainda muito lento, registrando reduções expressivas de vendas sobre bases fracas do ano passado”, analisa João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa.
 
Nesse sentido, a entidade reforça e insiste em seu pleito de redução da alíquota do imposto de importação, passando dos atuais 35% para 20%, porcentual equivalente à Tarifa Externa Comum do Mercosul, diante do panorama persistente de alta do dólar e do euro, principais moedas de negociação internacional de importação.
 
Participações
Em janeiro último, com 4.909 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,02% do mercado total de autos e comerciais leves (162.567 unidades). Se consideradas somente as unidades importadas, as associadas à entidade responderam por 1,24% do mercado interno brasileiro.
         

Downloads, acesse:
Emplacamento por marcas - Janeiro 2021 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Importados Janeiro 2021 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Nacionais Janeiro 2021 (PDF) - Download

Audi abre pré-venda do novo Q5e o inédito Q5 Sportback. Q5 e Q5 Sportback já podem ser configurados no site oficial da marca e estarão disponíveis em condições especiais a partir de R$ 279.990,00 e R$ 335.990,00, respectivamente, na modalidade venda direta

·       Com tração quattro de série, veículos trazem novo sistema MMI sensível ao toque, faróis LED Matrix e lanternas traseiras com assinaturas exclusivas

·       Q5 Sportback foi lançado mundialmente em novembro de 2020 e está confirmado para o mercado brasileiro

Terceiro veículo mais vendido da marca em 2019, o novo Audi Q5 entra em pré-venda no Brasil com atualizações exclusivas na versão SUV e a inédita carroceria Sportback. Com visual renovado, o modelo traz controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros LED Matrix, lanternas com três tipos de assinaturas exclusivas, carregador de celular por indução, display com tela sensível ao toque, tecnologia de assistência elétrica de 12v, suspensão Multlink e a icônica tração quattro com tecnologia ultra.

Os novos Q5 e Q5 Sportback já podem ser configurados no site oficial da marca e durante a pré-venda terão condições especiais: em fevereiro o Q5 será comercializado de R$ 309.990,00 por R$ 279.990,00, enquanto o Q5 Sportback sairá de R$ R$ 365.990,00 por R$ 335.990,00 – os valores especiais são para a modalidade venda direta. Ambos estarão disponíveis nas versões S line e S line Black, sendo que para o Q5 há ainda a versão Prestige.

“O Audi Q5 foi um dos grandes protagonistas da Audi nos últimos anos por conta da sua usabilidade diária e caráter esportivo. Sua renovação era bastante aguardada no mercado e ficamos muito felizes em trazer não somente o novo Audi Q5 como também a inédita carroceria Sportback com seu design marcante. Acreditamos que este modelo seguirá sua trajetória de sucesso no País”, avalia Daniel Rojas, Diretor de Vendas da Audi do Brasil

Design renovado e carroceria inédita

A forte identidade Q caracteriza o exterior do Audi Q5 com sua expressão de potência, robustez e segurança. Com a renovação do veículo, os designers da Audi enfatizaram ainda mais a relação entre os SUVs da marca. A nova grade Singleframe octogonal agora está mais larga e as entradas de ar laterais aumentaram de altura, ganhando formatos trapezoidais.

Já o inédito Audi Q5 Sportback, além da grade Singlaframe octogonal e faróis LED Matrix de série, possui um design especial, que oferece uma aparência dinâmica e poderosa com muita elegância e esportividade. Uma linha lateral contínua e elegante enfatiza as rodas e valoriza a tração quattro, enquanto o desenho das portas demonstra estabilidade e robustez alinhado com uma inclinação para baixo, de modo que a terceira janela lateral se estreita acentuadamente para trás.

No interior, a tela central conta com o novo display MMI, agora sensível ao toque, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca, presente agora em toda a gama de veículos SUV da Audi. Com o novo MMI, o controle giratório no console do túnel central dá lugar a um espaço de armazenamento de objetos próximo à manopla do câmbio. O modelo conta ainda com carregador de smartphone por indução para os aparelhos compatíveis com a tecnologia.

O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. As rodas são de liga-leve de 19” e 20” dependendo da versão.

Faróis LED Matrix e lanternas com novas tecnologias e assinaturas

Os novos conjuntos óticos merecem um capítulo próprio: a tecnologia de iluminação OLED de última geração está disponível como opcional tanto para o SUV quanto para o Sportback. OLEDs são diodos orgânicos emissores de luz extremamente eficientes que geram uma iluminação detalhada. Diferentemente dos LEDs convencionais, eles consistem em um material orgânico e pastoso, no qual ao se aplicar uma tensão suas moléculas emitem fótons. Através desse processo a superfície é então iluminada. Cada lanterna traseira é composta por 3 elementos luminosos, que são bem finos. Os OLEDs são divididos em diversos segmentos comutáveis e únicos, e com um arranjo tridimensional possibilita diversos desenhos de luzes.

Três diferentes assinaturas de luzes traseiras estão disponíveis no Audi Q5 e Q5 Sportback. Ao mudar o modo de seleção do Audi drive select para “Dynamic”, as luzes mudam para uma assinatura esportiva. O cluster de luz traseira OLED também é equipado com detecção de proximidade: se uma pessoa se aproxima do veículo pela parte traseira, a menos de dois metros, todos os segmentos OLED acendem. Quando o carro começa a se mover, ele retorna para a assinatura de luz original.

Controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa

Outra tecnologia presente no Audi Q5 e Q5 Sportback é o sistema de controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa que garante grande conforto principalmente quando o Audi Q5 é conduzido em viagens de longas distâncias. O controle de cruzeiro adaptativo auxilia o motorista a manter a velocidade ou a distância do veículo a sua frente. Quando um veículo posicionado na frente é reconhecido, a tecnologia pode tanto acelerar como frear o veículo, dentro do limite do sistema.

Já o aviso de saída de faixa auxilia o motorista a evitar uma troca de forma não intencional. Se o sistema estiver ativo e preparado, as faixas de rolagem forem reconhecidas pelo sistema e o motorista não tiver acionado a luz de indicação de direção, então o aviso de saída de faixa auxiliará o condutor a voltar para a faixa de rolagem, acionando o volante na direção contrária. Também é possível ativar uma vibração do volante, caso o motorista deseje. Essa funcionalidade está disponível a partir de cerca de 60 km/h.

Motor 2.0 TFSI e tração quattro com tecnologia ultra

O premiado motor 2.0 TFSI equipa as versões dos novos Q5 e Q5 Sportback. Os modelos são ajustados para entregar 249 cv de potência e torque de 370 Nm. A transmissão de ambos é a S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades que oferece rápida troca de marchas. Os modelos possuem velocidade máxima de 237 km/h e aceleram de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback contam ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts.

A tração quattro com tecnologia ultra, de série em todas as versões, direciona o torque exclusivamente para as rodas dianteiras em condições normais de direção. No momento em que a tração nas quatro rodas é necessária, duas embreagens ativam instantaneamente o eixo traseiro.

Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi drive select, com possibilidade de seis modos de direção: auto, efficiency, comfort, dynamic, offroad e individual.

Opcionais, configurador e pré-venda das versões       

Os novos Audi Q5 e Audi Q5 Sportback ainda contam com opcionais exclusivos. Para as versões S line e S line Black, é possível incluir head-up display, estribo e rodas de liga-leve 20”. Para a versão S line Black ainda é possível adicionar lanternas traseiras com tecnologia OLED, pacote exterior carbono e sistema de som Bang & Olufsen. Os modelos já estão em pré-venda e podem ser configurados pelo site oficial da marca.

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