Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Novo Jaguar F-Pace chega ao Brasil este mês em duas versões com design aprimorado e luxuoso, desempenho esportivo, motor 3.0, de 340 cv, por R$ 463.750, e motor 5.0, de 550 cv, por R$ 725.950, e mais conectado, tela HD de 11,4"



São Paulo, 7 de junho de 2021 – A Jaguar, marca reconhecida por sua tradição em veículos esportivos de luxo, apresenta o novo F-PACE 2021, que chega ao mercado neste mês de junho. Aliando esportividade e desempenho, o novo F-PACE estará disponível em duas opções de motorização: a versão de 3.0L de 340 cv com 6 cilindros em linha e a versão superesportiva SVR 5.0L, com 550 cv de potência. Ambos possuem tração integral inteligente e transmissões automáticas de oito velocidades com paddle shift, garantindo ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR.


Referência em termos de tecnologia e requinte, o novo F-PACE recebeu importantes aprimorações em seu design, ganhando um interior completamente novo e incorporando o sistema de infoentretenimento Pivi Pro de última geração. Sinônimo de conectividade e tecnologia, ganhou novos itens estéticos que garantem mais luxo e refinamento. O novo design do cockpit é mais ousado, dinâmico e com maior foco no motorista. Com um novo console central, mais rápido e intuitivo, incorporou tecnologias inovadoras, como o novo sistema para carregamento de celular sem fio (opcional).




"O novo F-PACE representa um importante desenvolvimento em termos de design, traduzindo o verdadeiro DNA da marca em termos de performance e desempenho. O luxo, a atenção aos detalhes e as tecnologias de última geração fazem do veículo um grande referencial no mercado brasileiro, oferecendo aos nossos clientes a proposta de um SUV com a verdadeira essência da marca Jaguar", explica Paulo Manzano, diretor de marketing da Jaguar Land Rover Brasil.



Design premiado

Reconhecido por seu design premiado por diversas instituições pelo mundo, incluindo o World Car Design of the Year em 2017, o Jaguar F-PACE ganhou linhas mais limpas e fluidas, com um novo capô esculpido com uma protuberância mais larga e superfícies mais suaves e definidas. O novo capô também contribui para um acabamento mais marcante, reduzindo o número de linhas de fechamento na frente do carro.

Na nova grade, o veículo traz detalhes no formato de diamante, inspirados no logotipo "heritage" da Jaguar. Um novo para-choque dianteiro com entradas de ar redesenhadas e detalhes de malha escura ampliam a frente do veículo, garantindo uma presença ainda mais dinâmica. Novos faróis quádruplos totalmente em LED com a assinatura J-Blade garantem mais resolução e brilho.



Na traseira, o F-PACE recebeu lanternas afiladas de LED com desenho em chicane e um novo para-choque traseiro totalmente reprojetado e com saídas de escape atualizadas, garantindo um design mais fluido e refinado. Na versão superesportiva SVR, o veículo conta com uma série de elementos de design distintos, com um visual mais focado em desempenho. Todos os modelos possuem a opção de configuração com o Black Exterior Pack opcional, que oferece uma aparência ainda mais dinâmica com elementos sob medida feitos em Gloss Black.



Interior luxuoso e conectado

Referência no mercado de luxo desde seu lançamento, o F-PACE chega na versão 2021 com um interior totalmente aprimorado e tecnológico, que garante ao veículo mais serenidade e refinamento. O novo design do cockpit é mais ousado, dinâmico e com maior foco no motorista. Um novo console central esportivo, mais rápido e intuitivo, melhorou a interface do painel de instrumentos, além de incorporar um carregador sem fio (opcional). No coração do novo interior, está a nova tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas.




A elegante curvatura da tela foi propositalmente criada para se unir ao perfil do painel de instrumentos. Quimicamente reforçada, a tela de vidro possui dois revestimentos: um antirreflexo, que reduz o brilho diante da luz, e um segundo que facilita a limpeza de impressões digitais. Com moldura elegante feita em magnésio na cor preta acetinada, o novo F-PACE entrega um novo padrão de acabamento de alta qualidade.

A nova tela sensível ao toque opera com o sistema de infoentretenimento Pivi Pro de última geração. O sistema está mais intuitivo e permite que o motorista realize 90% das tarefas comuns com apenas dois toques na tela inicial, graças à sua estrutura de menu simplificada. A integração perfeita da nova tecnologia faz parte do novo DNA de design da Jaguar.




Para ajudar o motorista a acessar informações mais rapidamente, o novo F-PACE também possui uma tela interativa na direção, de 12,3 polegadas, com gráficos aprimorados e um layout configurável, que pode mostrar o mapeamento de navegação, mostradores digitais, mídia, informações do veículo ou detalhes do sistema de infoentretenimento. Trabalhando em conjunto com a tecnologia opcional Head-up Display, o novo F-PACE dá aos motoristas todas as informações de que precisam com menos distração.




Na cabine, o novo F-PACE recebeu materiais premium que aumentam a sensação de conforto, espaço e refinamento. Revestimentos de toque suave foram incorporados ao painel de instrumentos, apoio de braço da porta e nas laterais. Acabamentos autênticos, feitos em madeira e alumínio, apresentam-se por todo o interior do veículo, alinhando passado e futuro de maneira moderna. Para elevar a sensação de luxo, o veículo também recebeu nova iluminação interior, com uma exclusiva faixa superior de luz que circula por toda a cabine, enquanto a iluminação inferior usa um efeito de cachoeira mais suave. O novo sistema possibilita a escolha de dez cores diferentes.



O bem-estar dos ocupantes também foi aprimorado com a adição das mais recentes tecnologias para proporcionar uma experiência de viagem mais calma e confortável. Essas tecnologias incluem o sistema de cancelamento de ruído ativo – que remove ruídos indesejados da cabine – ideal para rodar em estradas mais sinuosas. Além disso, o veículo também conta com a mais recente tecnologia de ionização do ar da cabine, que foi projetada para remover alérgenos e agora também possui um sistema de filtragem capaz de capturar partículas ultrafinas – incluindo partículas PM2,5 – para melhorar a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

Os novos bancos dianteiros oferecem amortecimento mais amplo, funcionalidade melhorada para as configurações opcionais de massagem frontal e maiores áreas de aquecimento e resfriamento. 


Os assentos performance da linha SVR trazem um acabamento ímpar, ainda mais dinâmico, com um novo suporte adicional e design inspirado no logotipo da Jaguar com moldura especial na área do ombro. Os bancos e acabamentos estão disponíveis em diversas combinações de cores para todas as versões. 



O volante também recebeu atenção especial, com novo design inspirado no I-PACE, com novos botões funcionais cuidadosamente incorporados ao sistema de direção e paddle shifts feitos em liga de zinco. Altamente refinado, o volante chega em duas possíveis configurações para as versões 3.0 e com configuração exclusiva na versão SVR.



Na versão SVR, o veículo recebeu um exclusivo design de roda de liga forjada de 22 polegadas (opcional). Com cinco belos raios, a roda é finalizada em Gloss Black com detalhes em Cinza Cetim, combinando com outros acabamentos exteriores para uma aparência furtiva.



Alta performance

Sinônimo de esportividade e alta performance, o novo F-PACE chega ao mercado com duas opções de motorização. A versão 3.0 com 340 cv turbo de seis cilindros em linha e a versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged de 550 cv.


A versão 3.0 foi cuidadosamente balanceada para oferecer bom desempenho em estradas e mais conforto durante as viagens. Equipada com câmbio automático de oito marchas e paddle shift, oferece uma ótima performance levando o veículo de 0-100 km/h em apenas 6,1 segundos.

Já na versão superesportiva SVR, o DNA da Jaguar é visto de maneira plena, com uma condução mais esportiva e dinâmica. Com motor V8, o veículo teve sua curva de torque modificada, elevando sua potência máxima para 700Nm e garantindo uma velocidade máxima de 286 km/h e impressionantes 4 segundos para ir de 0-100km/h.


O veículo também recebeu um novo seletor de modos de condução, com as opções Conforto, Eco, Chuva e Dinâmico/esportivo, que podem ser escolhidos manualmente pelo motorista com base nas condições da estrada.

O sistema de freios também foi aprimorado na versão SVR. O veículo recebeu freios a disco de 395 mm (dianteiro) e 396 mm (traseiro) agora suportados por um novo Power Booster Integrado que, juntamente com uma recalibração do sistema, oferece uma frenagem mais curta e esportiva.

A tração Integral da Jaguar com Intelligent Driveline Dynamics é equipada de série nas duas versões. A tecnologia proporciona maior engajamento e desempenho ao motorista, com software preditivo e reativo, que pode distribuir torque para os eixos dianteiro e traseiro de forma independente e quase instantaneamente, melhorando a estabilidade em condições de baixa tração. O diferencial ativo eletrônico traseiro proporciona maior desempenho e maior confiança quando necessário.


A tecnologia de suspensão Adaptive Dynamics, disponível apenas na versão SVR, garante uma configuração mais dinâmica e precisa. Para isso, a tecnologia analisa constantemente entradas de aceleração, direção, acelerador e pedal de freio. Os sensores de altura em cada canto do veículo medem o movimento vertical da carroceria, ajustando continuamente a rigidez do amortecedor para maximizar o conforto e o controle. Além disso, a tecnologia permite que o motorista configure o veículo para atender às suas preferências pessoais, com uma escolha de configurações Conforto ou Dinâmico, aplicadas ao mapeamento do acelerador, pontos de troca de marcha, esforço de direção e suspensão.



Recorde histórico em Interlagos

Ressaltando o caráter superesportivo da versão SVR, a Jaguar levou o veículo no ano passado para um desafio no autódromo de Interlagos, uma das pistas de corrida mais tradicionais do mundo. O resultado não poderia ser mais surpreendente: O F-PACE SVR definiu recorde de tempo de volta para um veículo desse segmento, completando o percurso de 4,3 km em apenas 1:54,576. Esse tempo de volta foi realizado com o veículo na configuração original, ou seja, a mesma versão comercializada nas concessionárias, sem qualquer modificação.


Altamente conectado

Alinhado ao novo perfil da marca Jaguar, o novo F-PACE possui uma avançada arquitetura eletrônica apelidada de EVA 2.0, que garante que o veículo esteja sempre conectado e atualizado. O novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro chega com o sistema Apple CarPlay® e Android Auto™, e permite que os clientes conectem dois telefones simultaneamente via Bluetooth. O sistema de carregamento wireless (opcional) com amplificador de sinal telefônico permite que os ocupantes carreguem rapidamente seus smartphones. O sistema também proporciona chamadas mais claras com a ajuda de uma antena externa.



Além disso, o novo sistema PIVI PRO permite maior conectividade aos ocupantes, com uma funcionalidade onde pode ser operacionalizado por um SIM card, que permite ao motorista ver trânsito em tempo real em sua tela (mesma funcionalidade do Waze), procurar por interesses (salões de beleza, restaurantes e outros) e até o mapeamento de postos de combustíveis e estacionamentos.



A seleção de novas tecnologias de conveniência do veículo também incluiu o recurso de Software-Over-The-Air (SOTA), que garante que o F-PACE esteja sempre usando o software mais recente. Através da conectividade Wi-Fi, os proprietários podem realizar as atualizações diretamente de suas casas, sem a necessidade de levar o veículo para uma concessionária.



O veículo também conta com o Clear Exit Monitor, que alerta os ocupantes dianteiros e traseiros sobre a presença de um carro ou ciclista que se aproxima do veículo. O controle de cruzeiro adaptativo (opcional) mantém automaticamente uma distância definida do veículo à frente.



A mais recente tecnologia de câmeras também foi incorporada ao veículo, oferecendo funcionalidade 3D surround por meio de uma câmera de alta performance para auxílio nas manobras de estacionamento. Ela pode ser acessada no painel do veículo e conta com diversos tipos de configurações.




"Estamos muito orgulhosos em apresentar o novo F-PACE, um SUV altamente tecnológico, luxuoso e agora com um visual ainda mais moderno, interior completamente renovado e novo sistema de infoentretenimento. Um novo motor 6 cilindros em linha de 340 cv junta-se ao motor V8 de 550 cv, proporcionando alto desempenho e esportividade. Tudo isso aliado ao design exclusivo e premiado da Jaguar para tornar a vida de nossos clientes ainda mais extraordinária", explica Paulo Manzano, diretor de Marketing da Land Rover.


 


O novo Jaguar F-PACE chegará as revendas Jaguar neste mês, com preços a partir de R$ 463.750,00 na versão 3.0, e R$ 725.950,00 na versão 5.0 superesportiva SVR.





Um Citroën ano 1956, duas aventureiras e 40 mil km de histórias Começou a “Aventura Citroën Terra América”! A travessia panamericana a bordo de um Traction Avant partiu do Conservatoire Citroën



Partindo do Consertoire Citroën, em Paris, a Travessia Panamericana vai percorrer toda a América, entre o Alasca e o Ushuaia. Ao volante de um Traction Avant 11B, produzido em 1956.

No espírito das expedições da Citroën, essa viagem inédita através do tempo e da história das Américas pretende sensibilizar as pessoas para a situação dos 21 povos indígenas encontrados ao longo dos 40 mil km percorridos, em 14 países que serão atravessados em três etapas, entre julho de 2021 e janeiro de 2023.

Parceiro oficial e principal patrocinador, a Citroën apoia essa expedição, disponibilizando a experiência da “L’Aventure Citroën”, a associação responsável pelo legado da marca, pela preparação do carro e pelo apoio técnico durante a aventura.

Primeiro ponto alto: a partida do Traction

Com parceria da Citroën e da associação L’Aventure Citroën, a extraordinária expedição tem o propósito de atravessar o continente americano de Norte a Sul, a bordo de um Traction Avant produzido nos anos 50. O projeto, batizado de “Aventura Citroën Terra América”, vai conduzi-las do Alasca à Terra do Fogo, ao encontro de 21 povos indígenas ao longo da famosa Panamericana, a estrada mais longa do mundo.

ANDRÉ CITROËN E O LEGADO DAS EXPEDIÇÕES

As Expedições Citroën do século passado representaram uma página importante da história automobilística e da aventura humana. Imaginadas e promovidas por André Citroën a partir dos anos 20, essas expedições evidenciam a importância do automóvel como um meio de explorar o mundo e aproximar os povos. A “Aventura Citroën Terra América” partiu em 26 maio do Conservatoire Citroën, um lugar simbólico onde é conservada a mais importante coleção internacional de veículos da Citroën. Dentre as 280 peças expostas, o Traction Avant e os veículos que participaram das famosas Expedições ganharam um lugar de destaque nesse dia.     

‘Hoje começa um desafio nos moldes daqueles organizados por André Citroën! Batizada de “Aventura Citroën Terra América”, esta expedição tem todos os ingredientes que fazem sonhar, a exemplo das Expedições Citroën do passado”, comentou Stéphane Barbat, Responsável pelas Parcerias na Citroën.

 “A missão da nossa Associação é preservar, compartilhar e manter viva a fabulosa história da Citroën, que desde 1919 revoluciona o automóvel. É um imenso prazer acompanhar esse projeto e poder contar com o apoio dos clubes ao redor do mundo. ”, disse Xavier Crespin, Diretor Geral da Associação L’Aventure Peugeot, Citroën e DS

O Traction Avant é um automóvel lendário, que reúne num mesmo veículo as soluções mais modernas existentes na época: além do modo de transmissão, uma estrutura monobloco inteiramente de aço, freios hidráulicos e uma suspensão com quatro rodas independentes. Lançado em 1934, a robustez e a simplicidade mecânica do Traction Avant fazem dele um extraordinário carro de aventura até hoje, mais de 80 anos depois. E como se não bastasse, a simpatia que ele suscita só aumenta com o passar do tempo, na França e em todo o mundo. 

“O charme estético do Traction Avant é um verdadeiro trunfo que vai favorecer os contatos espontâneos e positivos!”, afirmou Fanny Adam, Responsável pela expedição “Aventura Citroën Terra América”.

A AUDACIOSA TRAVESSIA DAS AMÉRICAS 

Essa viagem inédita de 40 mil quilômetros por 14 países faz parte dos genes da marca Citroën: uma expedição automobilística em escala humana. Ao volante do lendário Traction Avant, veículo icônico da indústria automotiva francesa, a dupla de exploradoras irá ao encontro dos povos nativos da América que defendem uma visão do mundo mais ética, responsável e solidária. 

“O fato de nosso projeto estar associado à Citroën, à associação L’Aventure Citroën, à concessionária Citroën de Vannes e à “Amicale Citroën Internationale”, que reúnes os clubes Citroën fora da França, é um orgulho e uma responsabilidade para nós. Agradeço a todos pela confiança e a ajuda preciosa. ” Fanny Adam, Responsável pela expedição ”Aventura Citroën Terra América”. 

Além desses encontros e dos depoimentos que elas vão colher e divulgar, as duas aventureiras vão percorrer uma estrada lendária, de contrastes sociológicos, geográficos e climáticos: a Panamericana! Elas vão viajar pelas suntuosas paisagens naturais das Américas, pelos sítios históricos das civilizações Maya e Inca, por megalópoles, bem como por estradas e caminhos pacatos. Um verdadeiro paralelo entre a civilização moderna e a cultura nativa. 

‘A audácia ao serviço do ser humano, estes são os valores inscritos nos genes da Marca. É um prazer, como principal patrocinador dessa expedição, podermos nos associar à L’Aventure Citroën e acompanhar Fanny Adam ao longo de seu projeto de travessia do continente americano, ao encontro dos povos indígenas, a bordo de um Traction Avant. ”, disse Stéphane Barbat, Responsável pelas Parcerias na Citroën. 

UMA AVENTURA HUMANA FORA DO COMUM, COM UMA DUPLA 100% FEMININA

Fanny Adam, idealizadora do projeto e responsável pela expedição, é uma jovem empreendedora curiosa e determinada. Sensível à causa das populações indígenas, ávida por viagens e encontros insólitos, esta Doutora em Ciências vai mergulhar numa travessia fora do comum, que optou por fazer a bordo de um Traction Avant. Ela deve a descoberta e a paixão pelo modelo a Gérard d’Aboville, que fez a travessia solitária a remo do Atlântico em 1980 e a do Pacífico em 1991 e correu vários ralis, incluindo três Paris-Dakar, sendo um deles de moto. Gérard dirige um Traction Avant desde os 18 anos. Um carro que Fanny, sua colega, teve a oportunidade de conhecer e tomar emprestado para correr um rali de regularidade e percorrer estradas europeias. Gérard ajudou muito na preparação técnica do veículo para essa aventura fora de série. 

Na primeira etapa da expedição, a copiloto será Gaëlle Paillart, responsável pelas imagens. Esportiva e apaixonada por viagens, ela possui uma sólida formação científica. As viagens esportivas se tornaram um modo de vida para ela. Gaëlle será a primeira copiloto a embarcar a bordo da expedição “Aventura Citroën Terra América”, no trecho entre Prudhoe Bay e Los Angeles. 

Era será substituída por Maéva Bardy, que assumirá a função de copiloto e responsável pelas imagens da expedição até o Ushuaia. Maéva percorre o planeta há anos como jornalista, repórter de imagens e realizadora de documentários. Sensível à natureza e ao meio ambiente, Maéva participa regularmente de expedições científicas como correspondente.


PARA SEGUIR A AVENTURA

O Traction Avant embarcou no começo de junho em um navio rumo ao Alasca. Fanny Adam e sua companheira de equipe devem reencontrar o veículo no início de julho, no ponto de partida da expedição, situado em Prudhoe Bay, a 70°N. A primeira etapa será realizada na América do Norte, de julho a setembro de 2021. As etapas seguintes (América Central e América do Sul) seguirão no mesmo espírito, num formato que não é o de uma corrida e que não tem uma data de chegada predeterminada: na América Central, de janeiro a maio de 2022, e na América do Sul, de outubro de 2022 a janeiro de 2023. 

A Citroën transmitirá as principais etapas da “Aventura Citroën Terra América”. Graças às imagens compartilhadas pela dupla, poderemos acompanhar a viagem, com seus desafios mecânicos, suas surpresas, seus desvios para visitar as atrações naturais ou urbanas mais importantes e seus encontros inesperados. Em cada país atravessado pela expedição, os clubes automobilísticos tradicionais, como a “Amicale Citroën Internationale”, estarão a postos para fornecer apoio logístico e, se necessário, estabelecer contatos locais em função das situações. A equipe terá, em alguns trechos, a companhia de outros Traction Avant, bem como de veículos clássicos, com belos encontros em perspectiva! 

O percurso poderá ser acompanhado em tempo real, graças à navegação de bordo: como no caso da regata “Vendée Globe”, você poderá seguir ao vivo, via satélite, a progressão do veículo no mapa e viver uma experiência imersiva inédita da expedição, com imagens, vídeos e relatos enviados regularmente ao longo do trajeto: https://terramerica.fr/suivre-expedition-terramerica/ 


Ficha técnica do Traction Avant ‘Aventura Citroën Terra América’

A equipe da l’Aventure Citroën escolheu este Citroën Traction Avant 11B Grand Raid por suas qualidades, adquiridas ao longo de anos de preparação para provas de cross-country. Este Citroën Traction11B, saído da fábrica de Javel em abril de 1956, foi comprado em 2005 por Robert Muller, um fornecedor de peças mecânicas especiais para carros de ralis, que adaptou especialmente o veículo para efetuar grandes expedições durante 15 anos, ao lado de associações como a Tractions sans Frontières, Globe Drivers, Traction Euro-Travel e La Traction Universelle. Assim, entre 2006 e 2017, o veículo percorreu o mundo: Austrália, Marrocos, Rússia, Itália, Europa do Norte, Argentina, Malásia, Tailândia, Cordilheira dos Andes, Sardenha, Córsega, Grécia, Portugal, Sicília. Ano após ano o carro foi sendo aperfeiçoado, beneficiando-se com a experiência de todos os participantes dessas expedições. O resultado final é considerado o que há de melhor nesse quesito. Depois de todas essas viagens, o carro foi inteiramente revisado e o motor refeito (5.000 km na compra).

Modificações ‘Grand Raid’: Carroceria: reforços gerais / Motor e caixa de câmbio: DX2, 5 rolamentos, 5 marchas / Radiador de grande capacidade e ventilação dupla / Sistema elétrico: 12 volts, alternador, ignição eletrônica / Bomba elétrica de combustível e tanque de aço inoxidável de 70 litros / Reforço de triangulação no eixo dianteiro / direção hidráulica / freios a disco dianteiros, assistência hidráulica e fluido de silicone, com circuito de aço inoxidável / Suspensão original com barra de torção, amortecedores reforçados / Bancos de veludo do Citroën BX com encosto de cabeça / Diversos: cintos de segurança, iluminação externa potente, para-brisa laminado, isolamento térmico e acústico / Malas de armazenamento aparafusadas à carroceria / Aquecedor auxiliar.

Com essa preparação e equipado com um kit de peças de reposição fornecidas pela equipe da l’Aventure Citroën, o Traction Avant está pronto para enfrentar a Panamericana!

A marca Citroën

Desde 1919, a Citroën desenvolve automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a serenidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma vasta gama de modelos, desde o Ami - um objeto de mobilidade elétrica pensado para a cidade -, até sedans, SUVs e veículos comerciais leves, a maioria deles disponível com motorizações híbridas ou elétricas. Marca pioneira em serviços e na atenção dispensada aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e possui uma rede de 6.200 pontos de venda e serviços em todo o mundo. Sala de imprensa Citroën: https://br-media.citroen.com

Sobre a Associação L’Aventure Citroën

L’Aventure Citroën faz parte da associação sem fins lucrativos L’Aventure Peugeot Citroën DS, cuja missão é preservar, desenvolver e promover o legado das marcas Peugeot, Citroën e DS Automobiles, na França e no mundo.

L’Aventure, são mais de 200 anos de história e cinco universos: L’Aventure Peugeot, L’Aventure Citroën, L’Aventure DS Automobiles, L’Aventure Automobile em Poissy, e o Centro de Arquivos de Terre Blanche, além de dois locais dedicados ao patrimônio e abertos ao público, o Musée de L’Aventure Peugeot em Sochaux e o Conservatoire Citroën & DS em Aulnay-sous-Bois. Para atender as expectativas e as necessidades dos colecionadores, a Associação fornece serviços de documentação (para a confecção de carteiras de habilitação de coleção, por exemplo), de manutenção e de restauração de veículos antigos, e comercializa peças de reposição para carros clássicos.

As equipes da L’Aventure trabalham com e para os seus membros, os clubes de colecionadores e todos os entusiastas. A associação está aberta a todos, proprietários ou não de um carro de coleção. Todos os fãs das marcas e de sua história podem se associar. Todos podem contribuir com a preservação e a valorização desse patrimônio excepcional, associando-se à L’Aventure Peugeot Citroën DS. www.laventurepeugeotcitroends.fr  

domingo, 6 de junho de 2021

Moto tem falha no sistema eletrônico e Granado é retirado do grid Brasileiro era o pole position mas problema ainda não identificado pela equipe acabou com sonho da segunda vitória consecutiva

 


Não foi um domingo dos mais fáceis para o jovem brasileiro Eric Granado. Pole position para a terceira etapa do Mundial de MotoE, no Circuito da Catalunha, na Espanha, o piloto da One Racing Energy viu o sonho de conquistar a segunda vitória consecutiva na temporada terminar precocemente devido a uma falha no sistema eletrônico da moto, que não ligou quando a direção de provas ia autorizar a largada. Com o problema, Granado foi retirado do grid e teve que largar do pitlane.


“Inexplicavelmente, a moto não ligou. A equipe até agora não sabe dizer o que aconteceu”, disse Granado. “Tentei várias vezes fazer a moto funcionar. Como vi que a largada poderia ser dada comigo ali parado, e isso seria um sério risco para todos, eu ergui a mão para indicar o problema. Em seguida eu desliguei a chave geral e religuei a moto, que funcionou. Mas mesmo assim os comissários disseram que eu teria que largar do box. Não entendi por que esse procedimento, por que a largada já tinha sido adiada e eu estava ali, com a moto em condições de correr. Mas eles foram irredutíveis”, completou o brasileiro.



Desvantagem –
 “Comecei a prova com meia reta de desvantagem para o último colocado e a corrida tinha só seis voltas. Meu foco era tentar pontuar. Vim ultrapassando o pessoal e, na última volta, quanto ia passar para nono, cometi um erro e caí. No fundo, na minha cabeça, já tinha perdido a corrida para o defeito da moto na largada. Fiquei triste por esse domingo, mas o importante é que sei que estou rápido e que posso brigar pelas primeiras posições. Nada está perdido ainda em termos de campeonato. Vamos pra cima na próxima corrida, por que eu não desisto nunca”, comentou Eric.


Granado ainda registrou a melhor volta da corrida em 1min50s769, sendo mais de meio segundo mais veloz que a segunda melhor volta da prova, estabelecida pelo espanhol Miquel Pons (LCR E-Team), que foi o vencedor da corrida. Com o resultado, a liderança continua nas mãos do italiano Alessandro Zaccone (Octo Pramac MotoE), que soma 54 pontos. Mesmo sem pontuar, Granado é o quinto colocado, com 28. Já o vencedor Miquel Pons agora ocupa o quarto posto, com 36 pontos. 

A próxima etapa do Mundial de MotoE será realizada no dia 27 de junho, em Assen, na Holanda. Eric Granado compete no Mundial com apoio de Oakley, Shark, CrossFox, Thinkers, GoPro, Alpinestars, Orbea, Marazul, Edge Life Sports e Frota Assessoria.

Novo BMW i4 chega para integrar a gama de veículos elétricos da marca. Modelo, apresentado em duas versões, faz parte da estratégia do BMW Group para ampliar a mobilidade sustentável em todo o mundo. I4 eDrive40 com 340cv (250 kW) e tração integral, com autonomia estimada de 590 km (WLTP). (Valores preliminares de testes pré-homologação). I4 M50 com 544cv (400kW) e tração integral, com autonomia estimada em até 510 km (WLTP). (Valores preliminares de testes pré-homologação). Lançamento mundial acontece no final do ano.


A BMW tem orgulho de apresentar os novos modelos BMWi: o i4 eDrive 40 e o i4 M50, este último o primeiro veículo de performance totalmente elétrico da BMW M GmbH.   O i4 combina funcionalidade e espaço no design de um gran coupe com a potência da quinta geração do eDrive. O modelo chega com a melhor dinâmica e conforto para longas distâncias, além de tecnologias avançadas e zero emissões.

A tecnologia de quinta geração do BMW eDrive combina os motores elétricos, potência, sistemas de carregamento e baterias de alta voltagem (com alta performance, gerenciamento de energia e capacidade de armazenamento).  

A sustentabilidade é parte integral no desenvolvimento do BMW i4, desde a prospecção de componentes até sua produção, incluindo a reciclagem no futuro. Todos os passos na cadeia de suprimentos foram cuidadosamente avaliados para reduzir as emissões de carbono ao mínimo nível possível.  As ações do BMW Group incluem compromissos de todos os fornecedores das células de bateria a usarem somente energia de fontes renováveis. A estrutura de alumínio do motor elétrico é produzida exclusivamente com energia verde. Apenas energia hidroelétrica gerada localmente é utilizada na produção do modelo na fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha. Os materiais e design utilizados nas baterias permitem uma taxa de reciclagem de até 90%. 

As baterias de alta voltagem no i4 são compostas de quatro módulos com 72 células cada e três módulos de 12 células. Juntos, eles entregam uma autonomia estimada de 590 quilômetros no BMW i4 eDrive40 e 510 quilômetros no i4 M50.

As baterias de alta voltagem NMC-811 do BMW i4 contém menos de 10% de cobalto. O BMW Group obtém diretamente o cobalto necessário para suas células de bateria e disponibiliza o material para seus fornecedores. Da mesma forma, o lítio necessário é adquirido de maneira transparente e monitorada pela empresa na Austrália, para depois ser entregue aos fornecedores. O BMW Group assegura que condições ambientais e sustentáveis são garantidas em todo o processo de extração e que não há nenhuma violação de direitos humanos. 

O BMW i4 torna única a experiência de direção, incluindo entrega de torque máximo de forma imediata, excelente tração e estabilidade direcional, com comportamento de direção neutro, precisão total mesmo em máxima aceleração lateral, soberbo poder de frenagem e o perfeito balanço entre conforto e esportividade.  Todas estas características são entregues com zero emissões do veículo. A disposição das baterias de alta voltagem na parte inferior do assoalho reduzem o centro de gravidade para melhorar ainda mais a dirigibilidade.  Graças ao módulo da bateria, o centro de gravidade é inferior mesmo quando comparado ao BMW Série 3.

O conjunto propulsor do BMW i4 eDrive40 entrega 340 cv (250 kW) de potência entre 8.000 e 17.000 giros, com torque de 430 Nm, disponível assim que o pedal do acelerador é acionado. Já o BMW i4 M50 tem potência combinada de 544 cv e torque, também imediato, que pode chegar a 795 Nm (com a função Sport Boost ativada), acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos.

A tecnologia de chassi inclui amortecedores com ajuste de altura, suspensão traseira a ar, sistema de direção eletromecânica com função servotronic, sistema de freios integrado, DSC (Controle dinâmico de estabilidade) e atuadores nas rodas/freios para correção de falta de aderência. O BMW i4 traz um sistema de tração nas 4 rodas totalmente eletrônico, suspensão adaptativa M com ajustes individuais para molas e amortecedores, barras estabilizadoras e suportes extras às estruturas de suspensão, juntamente com uma direção esportiva com tensão variável, freios esportivos M e rodas de até 20´ de diâmetro com pneus de tamanhos distintos para rodas dianteiras e traseiras.

A tecnologia de recuperação de energia adaptativa traz maior eficiência e autonomia ao BMW i4.  Sistemas inteligentes conectam as informações de trânsito, o modo de condução e sensores de forma a apoiar o motorista com diferentes opções de controle e formas de gerenciamento. 

Os lançamentos serão um dos primeiros veículos da linha de produtos BMW a acompanhar o iDrive 8, a mais nova interação da interface motorista-passageiro-veículo da BMW, projetada para oferecer uma experiência de usuário mais natural, interativa e holística.

sábado, 5 de junho de 2021

As tecnologias inteligentes que garantem a segurança dos veículos Nissan. Por meio de sua visão Nissan Intelligent Mobility, a empresa continua inovando em seus veículos, com diferentes itens que ajudam a garantir uma condução segura

ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL: https://youtu.be/dWx69F_TSgg


América do Sul  – A Nissan busca transformar a forma como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade, incorporando tecnologias inteligentes em seus produtos para mover as pessoas em direção a um futuro melhor. Ao mesmo tempo, o Nissan Intelligent Safety Shield ou Escudo de Segurança Nissan é a representação perfeita de como a marca lança mão da inovação para que os condutores possam ter uma condução tranquila e segura.

A cada 24 segundos, uma pessoa perde a vida em um acidente de trânsito no mundo. Este dado alarmante divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) leva a reflexões sobre a importância de os condutores respeitarem os limites de velocidade de cada via, a sinalização e a distância em relação a outros veículos, bem como eventuais alertas de trânsito. Neste sentido e, além de oferecer uma condução tranquila e sem surpresas, a Nissan desenvolveu dispositivos de assistência à condução que combinam dois conceitos muito importantes: tecnologia e segurança

A empresa tem o firme compromisso de cumprir com seu objetivo de zero emissão e zero acidente. Por meio de sua visão Nissan Intelligent Mobility, a Nissan conta com dispositivos avançados cujas diferentes tecnologias monitoram, protegem e reagem automaticamente diante de situações de risco:

  • Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado Traseiro: sistema que adverte o motorista em caso de veículos e objetos que possam estar se movendo atrás dele, até uma distância de 20 metros. Os sensores monitoram a área e acionam o sinal de alerta mediante a proximidade de um veículo, para evitar uma colisão em marcha a ré.
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW): ajuda o condutor na troca de faixa de rodagem, por meio de alertas caso sejam detectados veículos na área de ponto cego do espelho retrovisor esquerdo.
  • Visão 360º Inteligente: graças às suas quatro câmeras localizadas na parte frontal e traseira e nos espelhos retrovisores laterais, oferece ao condutor uma visão periférica de 360° do veículo.
  • Assistente Inteligente de Frenagem: se for detectado um risco de colisão à frente contra um veículo ou pedestre, o sistema adverte o condutor por meio de alertas sonoros e visuais, acionando levemente o freio automático para avisar o motorista que ele deve reagir. Se este não reage a tempo, o sistema aplica automaticamente a frenagem de emergência.
  • Piloto Automático Inteligente: por meio de um radar que monitora a distância e a velocidade do veículo que se encontra à frente, o sistema ajuda o condutor a controlar e manter o espaço existente entre eles.

As tecnologias da Nissan são capazes de reconhecer a sinalização de trânsito, para manter o condutor atualizado em relação ao limite de velocidade, que é detectado durante o trajeto.

A marca japonesa busca inovar constantemente em relação à segurança de seus veículos, indo além do objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, mas também sensibilizando sobre a importância de dirigir de maneira consciente.

Para a marca, dirigir um veículo é uma experiência abrangente. Conectividade, conforto e design fazem parte da filosofia Nissan Intelligent Mobility e contribuem para que o trajeto possa ser desfrutado de forma diferente, mantendo a segurança durante toda a condução. A combinação desses recursos com o conhecimento do indivíduo torna a experiência de dirigir agradável e única.


Mercedes-AMG e Bernd Mayländer: parceria de sucesso dentro e fora da Fórmula 1.Bernd Mayländer comemora 50 anos e é um dos pilotos de corrida mais conhecidos na Alemanha. Embaixador da marca Mercedes-Benz dirige o Safety Car pelo 22º ano· Carreira de sucesso no automobilismo com vitórias em vários campeonatos de turismo

 


Bernd Mayländer é um dos pilotos de corrida mais conhecidos da Alemanha e completou no final do mês de maio 50 anos. Desde 2000, como piloto do Safety Car oficial do Campeonato Mundial FIA de Fórmula 1, Mayländer, sempre esteve no centro da questão quando a segurança é exigida em pistas de corrida ao redor do mundo. Desta forma, o piloto do sul da Alemanha - juntamente com o Mercedes-AMG GT R e, a partir de 2021, também com um Aston Martin - dá uma contribuição decisiva para reduzir os riscos em cada Grand Prix.

 

“Se você somar os diferentes aspectos de minhas funções, eu realmente encontrei o emprego dos meus sonhos”, afirma o piloto. Até hoje, Bernd Mayländer já dirigiu o Safety Car em 390 Grandes Prêmios. “Em quase metade das corridas que participei, tive que sair para a pista”, lembra ele.

 

Para ele, um fim de semana de corrida começa na quinta-feira, com uma inspeção na pista feita a pé para avaliar características relevantes para a segurança, como zebras e barreiras de segurança. No final do dia, o circuito está disponível exclusivamente para o Safety Car por uma hora. “Isso me dá a oportunidade de ganhar velocidade na pista”, diz ele.

 

Quando as coisas chegam a um ponto crítico e com os carros de Fórmula 1 alinhados atrás do “Safety Car”, Mayländer aumenta o ritmo para até quase o limite de sua capacidade e do automóvel. As principais diferenças entre o Mercedes-AMG GT R de 585 CV e os ainda mais potentes veículos de Fórmula 1 não estão tanto em suas velocidades máximas, mas em velocidades de frenagem, aceleração e curvas.


 


Seu trabalho mais incomum foi também o Grande Prêmio mais longo da história. A corrida em Montreal, Canadá, em 12 de junho de 2011 durou 4 horas, 39 minutos e 39,537 segundos devido a inúmeras interrupções. “Liderei por 34 voltas, o que foi 46,9% das voltas percorridas”. A Mercedes-Benz fornece o Safety Car oficial da Fórmula 1 desde 1996.

 

Além do Safety Car, ele também é Embaixador da marca Mercedes-Benz. “É um trabalho multifacetado. Gosto muito de dirigir os carros de corrida históricos da Mercedes-Benz ao participar da 1000 Miglia na Itália”, explica. Mas isso não é tudo: Bernd Mayländer faz parte da AMG Driving Academy, onde treina os proprietários dos veículos mais potentes da marca sobre como dirigir com segurança no limite.

 

E todas essas suas atividades exigem muito tempo. “Desde 1999, fico longe de casa cerca de 35 fins de semana por ano”, diz Mayländer. Mas, no intervalo, há dias e semanas com a família, em que ele gosta de cuidar dos gêmeos nascidos em 2018. Ele tem um desejo, mesmo com mais experiência: “Tenho certeza que vou continuar no automobilismo por muitos anos mais. Ainda amo o trabalho como no primeiro dia”.


Aprenda como dominar a sua moto no BMW Rider Experience do mês de junho. Com eventos online, cursos e workshops, a programação será marcante para os entusiastas de duas rodas.

 


O mês de junho será agitado para os amantes de aventuras em duas rodas. Com uma série de atividades que incluem os protocolos de saúde e segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), desde cursos a workshops, a agenda do Rider Experience promete proporcionar conhecimento, diversão, entretenimento e experiências para seus clientes aproveitarem ao máximo sua motocicleta BMW Motorrad.

 “Oferecemos uma jornada completa aos clientes e fãs da marca, que contam com produtos, serviços e conteúdo de qualidade e confiança. O Rider Experience é o programa oficial de experiências da BMW Motorrad Brasil que traz conhecimento e diversão, além de reforçar o relacionamento da marca com os apaixonados por motocicletas”, afirma Gabriela Cicone, responsável por Marketing e Produto da BMW Motorrad do Brasil.

 No dia 19, no Haras Tuiuti, em São Paulo, acontece o Rider Training On Road – Nível 1, curso para aprimoramento das técnicas de pilotagem e habilidades no asfalto. Além disso, uma edição especial do workshop de Mecânica Básica ocorrerá no mesmo local, com tópicos sobre ergonomia e ajuste de suspensão. Já no dia 20, na Fazenda Cristal, em Mogi Guaçu (interior de São Paulo), será realizado o Rider Training Off Road - Níveis 1 e 2, curso que explora técnicas de segurança, habilidade e equilíbrio para garantir o puro prazer de pilotar.

 O BMW Rider Experience oferece também os workshops “GPS”, módulos 1 e 2, eventos online que acontecem nos dias 29 e 30 de junho. Nestas apresentações, instrutores da marca compartilharão dicas importantes e orientações de como explorar as funcionalidades do navegador sem desviar a atenção do caminho, extraindo o máximo do sistema de navegação, mas sempre priorizando a segurança do piloto.

 Para inscrição e informações detalhadas sobre as atividades, datas, horários e custos, acesse www.bmwriderexperience.com.br.

Serviço:

 

ATIVIDADE

DATA

LOCAL

Rider Training On Road – Nível 1

19/06

Haras Tuiuti – Tuiuti / SP

Workshop – Mecânica Básica

19/06

Haras Tuiuti – Tuiuti / SP

Rider Training Off Road – Nível 1

20/06

Fazenda Cristal – Mogi Guaçu / SP

Rider Training Off Road – Nível 2

20/06

Fazenda Cristal – Mogi Guaçu / SP

Workshop GPS – Módulo 1

29/06

Online

Workshop GPS – Módulo 2

30/06

Online

 

25ª Parada do orgulho LGBT de São Paulo acontece neste domingo, 6 de junho. A programação terá oito horas de duração e apresentações musicais, entrevistas e debates



A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece neste domingo, dia 6 de junho, a partir das 14h. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será totalmente virtual por conta da pandemia do coronavírus. A programação terá oito horas de duração e apresentações musicais, entrevistas e debates.

 
Tchaka Rainha das Festas participa da 25ª Parada do orgulho LGBT
de São Paulo.  

O tema desse ano será “HIV/AIDS: Ame+ Cuide+ Viva+”. Alberto Pereira Jr.(artista social, diretor, apresentador e roteirista) e Lucas Raniel (comunicólogo e palestrante), discutem o assunto com seus públicos no YouTube e pretendem trazer uma maior conscientização sobre o vírus, tratamento e prevenção. Os médicos infectologistas Vinicius Borges e Rico Vasconcelos, e a covereadora de São Paulo Carolina Iara, que vive com HIV, também vão participar da transmissão para debater o assunto.

 
Fih e Edu, do canal Diva Depressão, serão os apresentadores da
25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Fih e Edu, do canal Diva Depressão receberão atrações musicais para entrevistas e shows exclusivos para o público em casa. O cenário fará alusão ao palco clássico do evento físico.
 
Pabllo Vittar será a responsável por encerrar o evento


A dupla também contará com uma equipe de outros 11 criadores como hosts do evento: Alberto Pereira Jr., Bielo, Jean Luca, Linn da Quebrada, Lorelay Fox, Louie Ponto, Lucas Raniel, Mandy Candy, Nátaly Neri, Spartakus e Tchaka.
 
Estão confirmados nomes como Silvetty Montilla, Gloria Groove, Majur, Pepita, Lia Clark, Sandra de Sá. Maria Gadu, Matheus Carrilho e Pabllo Vittar, que será a responsável por encerrar o evento.

A transmissão será feita em 12 canais do Youtube. Todos os influenciadores e apresentadores irão transmitir o evento em seus perfis – que também poderá ser encontrado nos canais da Dia Estúdio, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT/SP) e do YouTube Brasil.

 

Tchaka

Serviço:
25ª Parada Virtual do Orgulho LGBT de São Paulo 2021
Data: 6 de junho (domingo), a partir das 14h
Tema: HIV/AIDS: Ame+ Cuide+ Viva+
Onde assistir: Nos canais YouTube Brasil, Dia Estúdio, ParadaSP, Bielo, Diva Depressão, Jean Luca, Lorelay Fox, Louie Ponto, Lucas Raniel, Mandy Candy, Nátaly Neri, e Spartakus

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.