Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Um Citroën ano 1956, duas aventureiras e 40 mil km de histórias Começou a “Aventura Citroën Terra América”! A travessia panamericana a bordo de um Traction Avant partiu do Conservatoire Citroën



Partindo do Consertoire Citroën, em Paris, a Travessia Panamericana vai percorrer toda a América, entre o Alasca e o Ushuaia. Ao volante de um Traction Avant 11B, produzido em 1956.

No espírito das expedições da Citroën, essa viagem inédita através do tempo e da história das Américas pretende sensibilizar as pessoas para a situação dos 21 povos indígenas encontrados ao longo dos 40 mil km percorridos, em 14 países que serão atravessados em três etapas, entre julho de 2021 e janeiro de 2023.

Parceiro oficial e principal patrocinador, a Citroën apoia essa expedição, disponibilizando a experiência da “L’Aventure Citroën”, a associação responsável pelo legado da marca, pela preparação do carro e pelo apoio técnico durante a aventura.

Primeiro ponto alto: a partida do Traction

Com parceria da Citroën e da associação L’Aventure Citroën, a extraordinária expedição tem o propósito de atravessar o continente americano de Norte a Sul, a bordo de um Traction Avant produzido nos anos 50. O projeto, batizado de “Aventura Citroën Terra América”, vai conduzi-las do Alasca à Terra do Fogo, ao encontro de 21 povos indígenas ao longo da famosa Panamericana, a estrada mais longa do mundo.

ANDRÉ CITROËN E O LEGADO DAS EXPEDIÇÕES

As Expedições Citroën do século passado representaram uma página importante da história automobilística e da aventura humana. Imaginadas e promovidas por André Citroën a partir dos anos 20, essas expedições evidenciam a importância do automóvel como um meio de explorar o mundo e aproximar os povos. A “Aventura Citroën Terra América” partiu em 26 maio do Conservatoire Citroën, um lugar simbólico onde é conservada a mais importante coleção internacional de veículos da Citroën. Dentre as 280 peças expostas, o Traction Avant e os veículos que participaram das famosas Expedições ganharam um lugar de destaque nesse dia.     

‘Hoje começa um desafio nos moldes daqueles organizados por André Citroën! Batizada de “Aventura Citroën Terra América”, esta expedição tem todos os ingredientes que fazem sonhar, a exemplo das Expedições Citroën do passado”, comentou Stéphane Barbat, Responsável pelas Parcerias na Citroën.

 “A missão da nossa Associação é preservar, compartilhar e manter viva a fabulosa história da Citroën, que desde 1919 revoluciona o automóvel. É um imenso prazer acompanhar esse projeto e poder contar com o apoio dos clubes ao redor do mundo. ”, disse Xavier Crespin, Diretor Geral da Associação L’Aventure Peugeot, Citroën e DS

O Traction Avant é um automóvel lendário, que reúne num mesmo veículo as soluções mais modernas existentes na época: além do modo de transmissão, uma estrutura monobloco inteiramente de aço, freios hidráulicos e uma suspensão com quatro rodas independentes. Lançado em 1934, a robustez e a simplicidade mecânica do Traction Avant fazem dele um extraordinário carro de aventura até hoje, mais de 80 anos depois. E como se não bastasse, a simpatia que ele suscita só aumenta com o passar do tempo, na França e em todo o mundo. 

“O charme estético do Traction Avant é um verdadeiro trunfo que vai favorecer os contatos espontâneos e positivos!”, afirmou Fanny Adam, Responsável pela expedição “Aventura Citroën Terra América”.

A AUDACIOSA TRAVESSIA DAS AMÉRICAS 

Essa viagem inédita de 40 mil quilômetros por 14 países faz parte dos genes da marca Citroën: uma expedição automobilística em escala humana. Ao volante do lendário Traction Avant, veículo icônico da indústria automotiva francesa, a dupla de exploradoras irá ao encontro dos povos nativos da América que defendem uma visão do mundo mais ética, responsável e solidária. 

“O fato de nosso projeto estar associado à Citroën, à associação L’Aventure Citroën, à concessionária Citroën de Vannes e à “Amicale Citroën Internationale”, que reúnes os clubes Citroën fora da França, é um orgulho e uma responsabilidade para nós. Agradeço a todos pela confiança e a ajuda preciosa. ” Fanny Adam, Responsável pela expedição ”Aventura Citroën Terra América”. 

Além desses encontros e dos depoimentos que elas vão colher e divulgar, as duas aventureiras vão percorrer uma estrada lendária, de contrastes sociológicos, geográficos e climáticos: a Panamericana! Elas vão viajar pelas suntuosas paisagens naturais das Américas, pelos sítios históricos das civilizações Maya e Inca, por megalópoles, bem como por estradas e caminhos pacatos. Um verdadeiro paralelo entre a civilização moderna e a cultura nativa. 

‘A audácia ao serviço do ser humano, estes são os valores inscritos nos genes da Marca. É um prazer, como principal patrocinador dessa expedição, podermos nos associar à L’Aventure Citroën e acompanhar Fanny Adam ao longo de seu projeto de travessia do continente americano, ao encontro dos povos indígenas, a bordo de um Traction Avant. ”, disse Stéphane Barbat, Responsável pelas Parcerias na Citroën. 

UMA AVENTURA HUMANA FORA DO COMUM, COM UMA DUPLA 100% FEMININA

Fanny Adam, idealizadora do projeto e responsável pela expedição, é uma jovem empreendedora curiosa e determinada. Sensível à causa das populações indígenas, ávida por viagens e encontros insólitos, esta Doutora em Ciências vai mergulhar numa travessia fora do comum, que optou por fazer a bordo de um Traction Avant. Ela deve a descoberta e a paixão pelo modelo a Gérard d’Aboville, que fez a travessia solitária a remo do Atlântico em 1980 e a do Pacífico em 1991 e correu vários ralis, incluindo três Paris-Dakar, sendo um deles de moto. Gérard dirige um Traction Avant desde os 18 anos. Um carro que Fanny, sua colega, teve a oportunidade de conhecer e tomar emprestado para correr um rali de regularidade e percorrer estradas europeias. Gérard ajudou muito na preparação técnica do veículo para essa aventura fora de série. 

Na primeira etapa da expedição, a copiloto será Gaëlle Paillart, responsável pelas imagens. Esportiva e apaixonada por viagens, ela possui uma sólida formação científica. As viagens esportivas se tornaram um modo de vida para ela. Gaëlle será a primeira copiloto a embarcar a bordo da expedição “Aventura Citroën Terra América”, no trecho entre Prudhoe Bay e Los Angeles. 

Era será substituída por Maéva Bardy, que assumirá a função de copiloto e responsável pelas imagens da expedição até o Ushuaia. Maéva percorre o planeta há anos como jornalista, repórter de imagens e realizadora de documentários. Sensível à natureza e ao meio ambiente, Maéva participa regularmente de expedições científicas como correspondente.


PARA SEGUIR A AVENTURA

O Traction Avant embarcou no começo de junho em um navio rumo ao Alasca. Fanny Adam e sua companheira de equipe devem reencontrar o veículo no início de julho, no ponto de partida da expedição, situado em Prudhoe Bay, a 70°N. A primeira etapa será realizada na América do Norte, de julho a setembro de 2021. As etapas seguintes (América Central e América do Sul) seguirão no mesmo espírito, num formato que não é o de uma corrida e que não tem uma data de chegada predeterminada: na América Central, de janeiro a maio de 2022, e na América do Sul, de outubro de 2022 a janeiro de 2023. 

A Citroën transmitirá as principais etapas da “Aventura Citroën Terra América”. Graças às imagens compartilhadas pela dupla, poderemos acompanhar a viagem, com seus desafios mecânicos, suas surpresas, seus desvios para visitar as atrações naturais ou urbanas mais importantes e seus encontros inesperados. Em cada país atravessado pela expedição, os clubes automobilísticos tradicionais, como a “Amicale Citroën Internationale”, estarão a postos para fornecer apoio logístico e, se necessário, estabelecer contatos locais em função das situações. A equipe terá, em alguns trechos, a companhia de outros Traction Avant, bem como de veículos clássicos, com belos encontros em perspectiva! 

O percurso poderá ser acompanhado em tempo real, graças à navegação de bordo: como no caso da regata “Vendée Globe”, você poderá seguir ao vivo, via satélite, a progressão do veículo no mapa e viver uma experiência imersiva inédita da expedição, com imagens, vídeos e relatos enviados regularmente ao longo do trajeto: https://terramerica.fr/suivre-expedition-terramerica/ 


Ficha técnica do Traction Avant ‘Aventura Citroën Terra América’

A equipe da l’Aventure Citroën escolheu este Citroën Traction Avant 11B Grand Raid por suas qualidades, adquiridas ao longo de anos de preparação para provas de cross-country. Este Citroën Traction11B, saído da fábrica de Javel em abril de 1956, foi comprado em 2005 por Robert Muller, um fornecedor de peças mecânicas especiais para carros de ralis, que adaptou especialmente o veículo para efetuar grandes expedições durante 15 anos, ao lado de associações como a Tractions sans Frontières, Globe Drivers, Traction Euro-Travel e La Traction Universelle. Assim, entre 2006 e 2017, o veículo percorreu o mundo: Austrália, Marrocos, Rússia, Itália, Europa do Norte, Argentina, Malásia, Tailândia, Cordilheira dos Andes, Sardenha, Córsega, Grécia, Portugal, Sicília. Ano após ano o carro foi sendo aperfeiçoado, beneficiando-se com a experiência de todos os participantes dessas expedições. O resultado final é considerado o que há de melhor nesse quesito. Depois de todas essas viagens, o carro foi inteiramente revisado e o motor refeito (5.000 km na compra).

Modificações ‘Grand Raid’: Carroceria: reforços gerais / Motor e caixa de câmbio: DX2, 5 rolamentos, 5 marchas / Radiador de grande capacidade e ventilação dupla / Sistema elétrico: 12 volts, alternador, ignição eletrônica / Bomba elétrica de combustível e tanque de aço inoxidável de 70 litros / Reforço de triangulação no eixo dianteiro / direção hidráulica / freios a disco dianteiros, assistência hidráulica e fluido de silicone, com circuito de aço inoxidável / Suspensão original com barra de torção, amortecedores reforçados / Bancos de veludo do Citroën BX com encosto de cabeça / Diversos: cintos de segurança, iluminação externa potente, para-brisa laminado, isolamento térmico e acústico / Malas de armazenamento aparafusadas à carroceria / Aquecedor auxiliar.

Com essa preparação e equipado com um kit de peças de reposição fornecidas pela equipe da l’Aventure Citroën, o Traction Avant está pronto para enfrentar a Panamericana!

A marca Citroën

Desde 1919, a Citroën desenvolve automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a serenidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma vasta gama de modelos, desde o Ami - um objeto de mobilidade elétrica pensado para a cidade -, até sedans, SUVs e veículos comerciais leves, a maioria deles disponível com motorizações híbridas ou elétricas. Marca pioneira em serviços e na atenção dispensada aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e possui uma rede de 6.200 pontos de venda e serviços em todo o mundo. Sala de imprensa Citroën: https://br-media.citroen.com

Sobre a Associação L’Aventure Citroën

L’Aventure Citroën faz parte da associação sem fins lucrativos L’Aventure Peugeot Citroën DS, cuja missão é preservar, desenvolver e promover o legado das marcas Peugeot, Citroën e DS Automobiles, na França e no mundo.

L’Aventure, são mais de 200 anos de história e cinco universos: L’Aventure Peugeot, L’Aventure Citroën, L’Aventure DS Automobiles, L’Aventure Automobile em Poissy, e o Centro de Arquivos de Terre Blanche, além de dois locais dedicados ao patrimônio e abertos ao público, o Musée de L’Aventure Peugeot em Sochaux e o Conservatoire Citroën & DS em Aulnay-sous-Bois. Para atender as expectativas e as necessidades dos colecionadores, a Associação fornece serviços de documentação (para a confecção de carteiras de habilitação de coleção, por exemplo), de manutenção e de restauração de veículos antigos, e comercializa peças de reposição para carros clássicos.

As equipes da L’Aventure trabalham com e para os seus membros, os clubes de colecionadores e todos os entusiastas. A associação está aberta a todos, proprietários ou não de um carro de coleção. Todos os fãs das marcas e de sua história podem se associar. Todos podem contribuir com a preservação e a valorização desse patrimônio excepcional, associando-se à L’Aventure Peugeot Citroën DS. www.laventurepeugeotcitroends.fr  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.