Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO // Leonardo entrega a primeira aeronave de transporte tático C-27J Spartan para a Eslovênia // Cinema a bordo: Azul conta quais os 10 filmes mais assistidos durante os seus voos em 2023 // Diretora do programa de fidelidade da Azul dá dicas para seus 16 milhões de clientes



Dezembro de 2023 – A Leonardo entregou ao Ministério da Defesa da Eslovênia o primeiro dos dois aviões C-27J Next Generation, contratados após o Acordo Governamental Itália-Eslovênia (G2G), assinado em 17 de novembro de 2021. 


A aeronave está equipada com dispositivos e instrumentos avançados, incluindo um cockpit de vidro com cinco telas multifuncionais coloridas, um radar para missões de transporte tático, sistemas de comunicação, um sistema de satélite, proteção balística e winglets que aumentam ainda mais seu desempenho aerodinâmico.


Dentro do âmbito do Acordo G2G entre os dois países, a Leonardo e a Diretoria de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria Geral de Defesa / Diretoria Nacional de Armamentos assinaram dois contratos nos últimos dois anos, cada um deles incluindo uma aeronave, além de serviços logísticos e de treinamento. 

A escolha do C-27J pelo Ministério da Defesa da Eslovênia atende plenamente a diversas necessidades operacionais em termos de transporte e capacidades de projeção em operações internacionais. Isso se soma ao apoio à comunidade nacional para missões de resgate, auxílio em desastres e combate a incêndios. 

O programa esloveno pretende utilizar o C-27J na nova configuração para combate ao fogo, equipado com o sistema de última geração MAFFS II (Modular Airborne Fire-Fighting System) da United Aeronautical Corporation, líder mundial em sistemas de aplicação aérea de combate a incêndios.




A arquitetura do C-27J Next Generation assegura uma solução econômica para todos os requisitos operacionais táticos expressos pelo mercado, garantindo, entre outras coisas, interoperabilidade com outras aeronaves de transporte de categoria superior. 

Para atender às necessidades dos operadores, a arquitetura modular da aeronave permite a integração de sistemas de reabastecimento em voo, autoproteção, comunicações seguras e sistemas de proteção balística para operar em ambientes de alta ameaça, transportando materiais, veículos leves e pessoal. 

Graças à versatilidade da plataforma, o C-27J pode ser rapidamente reconfigurado, por meio de kits e sistemas de missão roll-on/roll-off, na configuração necessária para realizar missões de defesa e proteção civil, de acordo com as demandas emergentes do mercado.


Com mais de 90 unidades encomendadas para operar nos contextos geográficos, ambientais e operacionais mais desafiadores, o Spartan da Leonardo continua a crescer em capacidade e desempenho, graças ao seu design e versatilidade intrínseca, sendo capaz de realizar missões de transporte militar com máxima eficácia e competitividade de custos, lançamento de paraquedistas e materiais, apoio tático às forças terrestres, operações de forças especiais, patrulha marítima (MP), comando-controle-comunicações (C3), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), bem como operações de assistência humanitária/aero-médica e apoio a populações impactadas por desastres ambientais.


Cinema a bordo: Azul conta quais os 10 filmes mais assistidos durante os seus voos em 2023 

  

Sucessos de bilheteria estão entre os preferidos pelos lientes e marcaram a Experiência Azul de viagem ao longo do ano



São Paulo, 28 de dezembro de 2023 – A Azul, maior companhia aérea do país em número de voos e destinos atendidos, também é reconhecida por oferecer atendimento e serviços de excelência e capazes de proporcionar as melhores impressões durante toda a viagem aos seus Clientes– desde a compra da passagem até o desembarque no destino final. Essa Experiência Azul, que pode ser vivida a cada voo da aérea, inclui muito entretenimento a bordo, com shows e atrações em sua TV ao Vivo ou, para os mais cinéfilos, uma série de filmes atualizada constantemente.


Durante 2023, alguns títulos foram os preferidos do público para serem assistidos nas alturas. Na lista dos 10 mais vistos a bordo durante o ano, figuram muitos lançamentos -- alguns recém-saídos das telonas. Confira, abaixo, os filmes queridinhos dos Clientes da Azul, em ordem crescente:


1 – King Richards: Criando Campeãs  

O filme conta a história das irmãs Serena e Venus Williams, desde suas infâncias, até se tornarem grandes tenistas. O longa rendeu ao ator Will Smith, que interpreta o pai das atletas no papel-título, o Oscar de melhor ator na premiação de 2022.


2 - John Wick 4: Baba Yaga  

Um dos principais lançamentos de 2023, o filme conta o capítulo final da saga do assassino de aluguel homônimo ao filme, interpretado pelo ator Keanu Reeves. Na história, o personagem é procurado pelo mundo todo e, para conquistar sua liberdade, precisa enfrentar inimigos.


3 – Adão Negro  

Baseado nas histórias em quadrinhos da DC Comics, o filme explora as origens do anti-herói, revelando seu passado escravocrata e como ele foi possuído por poderes mágicos, se tornando um feiticeiro, porém utilizando seus poderes para o mal.


4 – Um Ingresso para o Paraíso  

A comédia romântica com grandes nomes no elenco, como Julia Roberts e George Clooney, conta a história da filha do casal, que decide se casar abruptamente e, a partir daí, ocasiona o reencontro de seus pais, que se unem para tentar evitar o casamento.


5 – A Baleia  

O aclamado drama dirigindo por Darren Aronofsky, retrata a hi
stória de Charlie, um professor de inglês obeso, que vive de forma reclusa e tem um relacionamento delicado com sua filha. Brendan Fraser, que interpreta o protagonista, foi o vencedor do Oscar 2023, na categoria Melhor Ator.




6 – Elvis  

A cinebiografia do astro da música Elvis Presley foi uma das preferidas dos Clientes. A película mostra a trajetória do astro da música e sua relação conturbada com o empresário.


7 – Batman  

O filme de 2022, com Robert Pattinson no papel do super-herói, mostra Bruce Wayne – nome real de Batman – como herói da cidade fictícia Gotham. A história trata da relação com seus aliados de confiança e dos planos deles para acabar com a corrupção no local.


8 – Matrix Resurrections 

O novo filme da franquia Matrix continua a contar para os espectadores a saga de Neo (Keanu Reeves), 20 anos depois dos primeiros acontecimentos, para libertar pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas.


9 – Bandido  

O longa biográfico conta a história de Gilbert Galvan Jr (conhecido como “The Flying Bandit”), criminoso que possui o recorde de mais roubos consecutivos na história do Canadá. Estrelado por Mel Gibson, é baseado no livro de mesmo nome, lançado em 1996.


10 – Pets: a vida secreta dos bichos  

O público infantil também aproveitou o entretenimento a bordo. A animação de 2022 é continuação do primeiro filme lançado em 2016, que conta a história de dois cachorros que se tornam amigos de um coelho branco nas ruas de Nova York.   


 Diretora do programa de fidelidade da Azul dá dicas para seus 16 milhões de clientes 

  

  

São Paulo, dezembro de 2023 – O TudoAzul, programa de fidelidade da Azul, completou seu 14º aniversário em agosto deste ano com números expressivos no mercado, novidades e diferenciais que fizeram a unidade de negócio conquistar novos Clientes – 4 milhões a mais só nos últimos três anos, em plena crise mundial de saúde. Atualmente, o programa tem mais de 16 milhões de Clientes e consegue oferecer promoções e vantagens competitivas, de acordo com o nível de engajamento de cada Cliente, além de produtos que oferecem benefícios exclusivos, como o Clube e o cartão de crédito Azul Itaú – este reconhecido na mídia especializada como o melhor cartão co-branded do Brasil. 

 

Com um investimento frequente em parcerias e inovações, hoje, o programa de fidelidade da Azul tem ampliado não só os perfis de Clientes, mas as possibilidades de acúmulo de pontos. Os Clientes podem trocar seus pontos por passagens aéreas para os mais de 150 destinos para os quais a Azul voa, além de 3.000 outras localidades (graças aos parceiros aéreos internacionais da Azul), por mais de 500 mil produtos de vários segmentos, no marketplace Shopping TudoAzul, ou por pacotes, hotéis e produtos na operadora de turismo Azul Viagens. 

 

São muitas as formas de um Cliente utilizar todos esses diferenciais oferecidos e, pensando nisso, Cristina Yoshida, diretora do programa, faz questão de compartilhar as estratégias essenciais para que os Clientes possam usufruir do potencial máximo do TudoAzul. 

 

Confira o que todo mundo precisa saber para viajar mais e gastar menos: 

  

  • Planeje sua viagem e pague mais barato: as companhias aéreas geralmente disponibilizam assentos para venda com até 1 ano de antecedência. Quanto antes o cliente reservar, mais chances de encontrar passagens em pontos mais baratas. 

  

  • Além das passagens aéreas (no caso da Azul, para os mais de 160 destinos Azul ou 3.000 destinos com companhias aéreas parceiras), há infinitas opções para usar seus pontos TudoAzul: bagagem extra, marcação de assento, Espaço Azul, upgrade de cabine, hotéis, passeios, traslados, aluguel de carro, ingressos, pacotes de viagens completos, ou mais de 500 mil produtos em nossos parceiros do Shopping TudoAzul. 

  

  • Quer viajar e não tem pontos na conta? Reserve sua passagem aérea sem pontos através do produto Tarifa Congelada. Além de encontrar preços mais baixos por comprar com antecedência, os Clientes TudoAzul garantem seus assentos no voo pelo preço atual e tem até 11 meses para juntar os pontos. 

  

  • Se for possível, concentre os pagamentos em um ou poucos cartões de crédito. Não importa se é o pagamento de uma conta de R$5 ou R$1.000. Além de poder organizar melhor suas despesas, a atitude rende mais pontos no seu dia a dia. 

  

  • Quando for fechar uma compra de e-commerce, cheque se a loja tem parceria com o seu programa de fidelidade. Mas não só. Hoje existe uma variedade de parcerias no mercado que permitem acumular pontos desde uma compra de roupas, artigos de ginástica, utilitários domésticos e eletrônicos... tudo gera pontos. A diversificação é tão grande que, graças a uma parceria com uma imobiliária nos Estados Unidos, por exemplo, o programa TudoAzul permite que Clientes ganhem até 500 mil pontos com compra e venda de imóveis na Flórida. 

  

  • Se possível, ganhe status dentro do programa de fidelidade. Como? Voando mais, transferindo pontos de seus bancos, comprando pacotes na Azul Viagens (hotéis, cruzeiros, passeios) ou sendo um assinante do Clube TudoAzul – são formas de ser um cliente Diamante, Safira ou Topázio, no TudoAzul. Esse status garante mais descontos (de até 15%) na compra de passagem em pontos ou na troca por produtos do shopping TudoAzul. 

 

  • Ser membro do TudoAzul é gratuito. Mas, é possível fazer parte do Clube TudoAzul, um programa de assinatura. Neste caso, os clientes recebem pontos e benefícios todo mês, além de promoções exclusivas.  Isso também garante descontos diferenciados nas passagens e no shopping. 

 

 

COLUNA DE AVIAÇÃO // Emirates cria carta de vinhos para todos os seus voos pelo mundo // Curaçao, Avianca e Copa organizam eventos em Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG) // LATAM alcança recorde de 58% dos passageiros do aeroporto de Guarulhos, o seu maior hub no Brasil // Aeroporto de Joinville deve receber mais de 17 mil pessoas entre Natal e Ano Novo


Emirates divulga carta de vinhos de classe mundial para 2024

 

São Paulo, dezembro de 2023: A Emirates apresenta neste mês uma nova carta de vinhos excepcionais a bordo de voos globais, depois de investimentos em vinhos e champanhes que ultrapassaram AED 186 milhões no ano anterior. Como parte de um investimento contínuo na experiência a bordo, a Emirates possui a adega mais abrangente entre todas as companhias aéreas – incluindo instalações dedicadas na França que abrigam atualmente cerca de 6 milhões de garrafas de vinho fino, algumas das quais serão servidas somente após 2037.

Novos vinhos finos a bordo das aeronaves Emirates

 

Nos próximos meses, a Emirates apresentará uma seleção dos melhores vinhos brancos da Borgonha, incluindo os prestigiosos vinhos Premier e Grand Crus, como Montrachet 2011, Chevalier Montrachet 2013 e Corton Charlemagne 2014, além de alguns vinhos tintos excepcionais da Borgonha da marca Grand Crus como Échezeaux, Clos Vougeot e Chambertin.

 

A Emirates também está planejando introduzir vários vinhos classificados como First Growth de Bordeaux nos próximos anos das renomadas propriedades de Château Mouton, Château Margaux, Château Haut-Brion, Château Cheval Blanc e Château d’Yquem. First Growth refere-se ao nível mais alto da classificação de Bordeaux de 1855, quando os castelos foram classificados com base na qualidade, preço e reputação, conforme solicitado pelo Imperador Napoleão III.

 

Atualmente, a Emirates oferece 36 variedades diferentes de vinhos e champanhes franceses a bordo de suas aeronaves.

 

Critérios para seleção de vinhos da Emirates

 

Os rigorosos critérios para a seleção de vinhos adotados pela Emirates incluem um processo muito detalhado, que seleciona vinhos de destaque tanto no solo quanto na altitude, testando continuamente os resultados. 


Os principais fatores considerados incluem o conteúdo da fruta, a acidez, os níveis de tanino e a influência do carvalho. Igualmente fundamental para a Emirates é a maturidade do vinho, que afeta diretamente os níveis de tanino. 


Muitos dos vinhos selecionados são desenvolvidos para serem apreciados após um envelhecimento significativo, por isso a adega da Emirates inclui vinhos da safra de 2003. 


Os vinhos Bordeaux para a Business Class passam por um período mínimo de envelhecimento de 8 a 10 anos, enquanto os da First Class apresentam um período mínimo de envelhecimento de 12 a 15 anos, que ocorrem nas instalações profissionais mantidas na França. 


Os vinhos são selecionados quando estão prontos para serem servidos a bordo e estrategicamente posicionados em todo o mundo. Como parte de sua promessa Fly Better, a Emirates trabalha para garantir que os clientes possam saborear os vinhos na sua melhor fase.

 

Vinhos de classe mundial em todas as cabines

 

Cada uma das quatro cabines da Emirates apresenta uma seleção de vinhos diferente, que é atualizada a cada duas semanas para garantir variedade aos passageiros frequentes.

 

Na Economy Class, a Emirates oferece um vinho tinto e um vinho branco, ambos de qualidade excepcionalmente alta. As adições recentes incluem vinhos ‘AOP Biodynamic’ das marcas M. Chapoutier, Domaines Baron de Rothschild, um Sauvignon Blanc sul-africano campeão do programa de sustentabilidade e vinho tinto da Gabb Family e Antinori Santa Cristina. 


AOP é um padrão da União Europeia (UE) semelhante ao sistema AOC francês, que enfatiza a origem geográfica dos vinhos e os métodos de produção específicos. Os vinhos Biodynamic enfatizam a agricultura holística e sustentável e intervenção mínima pós-colheita, resultando em vinhos conhecidos pela sua expressão terroir.

 

Na Premium Economy, a Emirates serve espumante vintage, vinho tinto premium e vinho branco premium, incluindo Château Lagarde 2011, Cloudy Bay Sauvignon Blanc e Domaine Chandon 2016, um espumante exclusivo servido a bordo da Premium Economy da Emirates.

 

Na Business Class e na First Class, a Emirates serve vinhos de seis regiões: Reino Unido e Estados Unidos, Europa, África, Oriente Médio, Australásia e Ásia. Com isso, a Emirates pode oferecer vinhos alinhados às preferências dos passageiros destas regiões, permitindo que os viajantes provem vinhos excepcionais das regiões que vão visitar. A Emirates também oferece vinhos do Porto premium, incluindo vinhos do Porto Tawny vintage, como o Graham’s de 1979 e o Dow’s de 1981.

Desde 2006, a Emirates investiu mais de 1 bilhão de dólares no seu programa de vinhos. Em 2022, a Emirates também investiu 2 bilhões de dólares para melhorar a experiência do cliente a bordo, incluindo um programa massivo para modernizar mais de 120 aeronaves com interiores mais recentes, além de uma série de iniciativas, incluindo novos cardápios com pratos requintados e veganos, um cardápio de lanches de cinema, caviar ilimitado na First Class e um programa de treinamento especializado em hospitalidade para tripulantes de cabine, ajudando-os a criar momentos memoráveis para os clientes.


Curaçao, Avianca e Copa organizam eventos em Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG)

Aproximadamente 80 agentes e operadores foram treinados sobre o destino e conheceram detalhes sobre as operações das duas companhias aéreas parceiras.

São Paulo (SP), dezembro de 2023 - O Escritório de Turismo de Curaçao segue com a promoção do destino pelo Brasil. Após passar por um roteiro pelo Nordeste, no final de novembro, desembarcou, novamente, em Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). 

As duas capitais foram escolhidas para receberem um treinamento em parceria com as companhias aéreas Avianca e Copa Airlines. "O intuito dos eventos com as companhias aéreas parceiras foi de atualizar o trade sobre as novas frequências e saídas para Curaçao da Avianca e da Copa Airlines, além de apresentar os serviços de bordo e as aeronaves utilizadas em ambas as rotas"; comenta Janaína Araújo, representante de Curaçao no Brasil. 

No dia 29 de novembro, a capital mineira recebeu 50 pessoas entre agências e operadoras como CVC, Visual Turismo, Diversa Turismo, Orinter, Incomum Viagens, Rextur Advance, Snow Operadora, Abreu Viagens, BRT operadora, Flytour e Confiança Consolidadora. 

Todos conheceram detalhes da operação das duas companhias aéreas, além de novidades da hotelaria de Curaçao. A Avianca tem 3 voos por semana que conectam BH com Bogotá em 4h. 

"O mercado de Belo Horizonte e Minas como um todo está muito aquecido, tanto que nossos voos que conectam a capital mineira e Bogotá estão sempre cheios. Atualmente, temos uma frequência de 3 voos por semana. E promover Curaçao é muito importante, pois muitos que viajam até a ilha podem usar os serviços da Avianca", reforça Luciana Longo, Gerente Comercial da Avianca. Já a Copa Airlines voa diariamente entre Belo Horizonte a Curaçao, através de conexão no aeroporto do Panamá.

Já em 30/11 foi a vez de Manaus receber convidados para uma atualização sobre o destino caribenho e as companhias aéreas que, também, têm operação com saídas desde a capital do Amazonas. Por lá passaram 30 agentes de viagem e operadores das empresas BWT Operadora, Orinter, Befly, CVC e Skyteam. A Copa possui quatro voos semanais entre Manaus a Curaçao, através de conexão no aeroporto do Panamá

Curaçao é um destino aspiracional e está de volta ao radar dos brasileiros com suas lindas praias, além da cultura e arquitetura que também atraem muitos turistas. Nossas operações conectam Manaus e Belo Horizonte a este destino por meio de um serviço de qualidade, com conforto, pontualidade e preços competitivos no mercado. Ficamos muito felizes em participar destes eventos e fortalecer nossa relação com operadores e agentes de viagem, que são nossos grandes parceiros”, comenta Fabiano Dias, executivo de vendas para as regiões de Belo Horizonte, Manaus e Recife da Copa Airlines.




LATAM alcança recorde de 58% dos passageiros do aeroporto de Guarulhos, o seu maior hub no Brasil
 

Liderança da companhia no aeroporto paulista cresce de forma consistente e sustentável desde 2017, segundo ANAC
 

São Paulo, 28 de dezembro de 2023 - A LATAM acaba de alcançar a marca histórica de 58% da demanda de passageiros domésticos (em RPK¹) em Guarulhos (São Paulo). A participação recorde da companhia no aeroporto paulista diz respeito aos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgados para o ano de 2023 (acumulado de janeiro a novembro). 


Atualmente, o aeroporto de Guarulhos é o maior hub (centro de conexões) da LATAM no Brasil, onde opera diariamente mais de 170 voos para outros 46 aeroportos brasileiros e 90 aeroportos no exterior em voos diretos e indiretos.

 

Quando a LATAM foi criada, escolhemos Guarulhos para ser a porta de entrada do mundo no Brasil e também a partir de onde iríamos distribuir de forma eficiente os passageiros por todo o País. Por isso, a nossa liderança neste aeroporto só cresce de forma consistente e sustentável desde 2017”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

 

Em 2023, a LATAM começou a utilizar Inteligência Artificial de forma pioneira em Guarulhos para aprimorar o seu atendimento no aeroporto. A IA começou a ser aplicada pela LATAM tanto em suas operações de solo quanto no seu check-in. Também foi no aeroporto paulista que a LATAM abriu em 2023 pelo menos 4 novas rotas domésticas e internacionais: Guarulhos-Passo Fundo, Guarulhos-Sinop, Guarulhos-Los Angeles e Guarulhos-Joanesburgo.
 

O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

 

Com 40% de todo o mercado brasileiro, a LATAM encerrará 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, segundo a ANAC. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a LATAM também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
 

Já nos voos internacionais, a LATAM é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.
 

AS PERSPECTIVAS DA LATAM NO BRASIL EM 2024

 

Em dezembro de 2023, a LATAM alcança a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%. Para o próximo ano, aliás, a LATAM já anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País.

 

A LATAM é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK¹ considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.
 

¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.



Aeroporto de Joinville deve receber mais de 17 mil pessoas entre Natal e Ano Novo

CCR Aeroportos, que administra o terminal, projeta movimentação intensa entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro

Joinville, 20 de dezembro de 2023 – Milhões de brasileiros aproveitam as festas de final de ano para viajar, seja para visitar amigos e familiares ou para conhecer novos ligares. Boa parte deste público opta por viajar de avião, elevando a média de passageiros nos aeroportos do país. No Aeroporto de Joinville, a CCR Aeroportos, empresa que administra o terminal, projeta movimentação acentuada durante o período que compreende o Natal e o Réveillon.

A estimativa é que cerca de 17.126 mil pessoas embarquem e desembarquem no Aeroporto de Joinville entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro. Parte destes passageiros que vão desembarcar na cidade vão aproveitar os atrativos da região, como o passeio de barco pela Baía da Babitonga, Estrada Dona Francisca e vários atrativos naturais e culturais da região.

A movimentação esperada em 2023 é 43% maior que as mesmas datas do ano passado, quando 11.958 mil passageiros passaram pelo terminal.

Neste período, que vai desde a sexta-feira antes do Natal até o primeiro dia útil de 2024, serão 404 operações de pouso e decolagem. De acordo com o/a gerente do Aeroporto de Joinville, Elisangela Bastos, a equipe está preparada para proporcionar uma experiência de viagem segura e agradável aos passageiros.

“Estamos comprometidos em garantir que cada passageiro tenha uma jornada tranquila e desfrute das belezas e opções de lazer que a região oferece durante este feriado", declara Elisangela Bastos, gerente do Aeroporto de Joinville.

Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 530 mil pessoas entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.


 

Novo Mercedes-Benz GLS: conforto e luxo de primeira classe com motor híbrido de 381cv e torque 50.986 kg, por R$ 979.900,00


A Mercedes-Benz lança o novo GLS SUV no Brasil e completa a renovação de toda a sua linha de modelos utilitários esportivos de luxo. Contando com um novo design exterior e interior, tecnologia hibrida leve e alto nível de equipamentos de série, o novo GLS eleva o conforto, a conectividade e o luxo para o próximo nível. Tudo isso com espaço para até sete ocupantes em três fileiras de assentos.

Com a chegada do novo GLS, um total de nove novos SUV’s foram apresentados em 2023 no Brasil: os compactos GLA e GLB. Os dinâmicos GLC SUV e Coupé. Os multiusos GLE SUV e Coupé e agora o espaçoso e luxuoso GLS.

Os novos Mercedes-Benz GLS podem ser reconhecidos pela grade do radiador ainda mais marcante. As quatro lâminas horizontais são galvanizadas na cora prata de alta qualidade. O para-choque também é mais proeminente. Ele apresenta entradas de ar integradas, combinadas com um contorno em preto brilhante. 


Na traseira o destaque é o interior dos conjuntos de lanternas com três blocos horizontais. Uma nova roda de liga leve de 21 polegadas de raios múltiplos com acabamento de alto brilho faz parte da lista de inovações.

A geração atualizada do sistema de infoentretenimento MBUX traz um novo visual para os displays. Os displays podem ser personalizados com a ajuda de três estilos diferentes (clássico, esportivo, discreto) e três modos (Navegação, Assistência, Serviço). Com o "clássico", o condutor pode escolher pelo design com dois tubos com todo o conteúdo entre os dois displays redondos. 

"Esportivo" é dominado pela cor vermelha, com um design dinâmico para o conta-giros central. No estilo "discreto", o conteúdo é reduzido ao essencial. Além disso, ambos os displays podem ser mostrados em sete esquemas de cores em conjunto com a iluminação ambiente. 


O resultado é uma impressionante experiência visual no interior. O display central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.

O "Modo Off-Road" na geração atual do MBUX transforma conteúdos especiais, como inclinação, inclinação lateral, bússola e ângulo de direção, em uma experiência visual. Graças ao pacote de estacionamento padrão com câmera 360 graus, ele oferece a função "capô transparente". 

Quando o modo off-road está ativo, o display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo. A visão é composta pelas imagens da câmera 360°. Com o "capô transparente", obstáculos como pedras grandes ou buracos profundos à frente podem ser mais bem reconhecidos.

O interior do veículo se torna ainda mais digital e inteligente, pois tanto o hardware quanto o software deram grandes passos: numerosas funções do veículo e de conforto podem ser controladas nas telas de LCD em visões de display brilhantes. 

Os tamanhos dos visores do condutor e central, cada um medindo 12,3 polegadas, foram mantidos. O visor central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.



Por meio do assistente de voz "Olá Mercedes" os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação. Isso inclui atender uma chamada telefônica, por exemplo. 

“Olá Mercedes” também explica as funções do veículo ao ouvir o comando "Ajuda" e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros, por exemplo, além de reconhecer a posição dos ocupantes. Outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as persianas, também podem ser controladas por comando de voz.

O sistema de áudio premium Burmester® Surround Sound agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio imersivo Dolby Atmos (via USB). Um total de 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e uma potência do sistema de 590 watts são outras características do sistema de som surround Burmester®. 

O Apple CarPlay e o Android Auto agora estão disponíveis sem fio. Duas portas USB que entregam 100 W de potência estão disponíveis no descanso de braço traseiro como opções de carregamento.

Para os assentos traseiros, dois displays totalmente integrados de 11,6 polegadas, trazem mais conforto e comodidade durante qualquer percurso. Conectados com o sistema multimídia MBUX, os ocupantes podem assistir a filmes, navegar na Internet ou até conectar um vídeo game.



Motorização Hibrida Leve de 6 cilindros

Para o Brasil, será oferecido, a versão única GLS 450 4MATIC com um motor à gasolina de 6 cilindros de 3.0 litros e que gera 381 cv de potência e 500 NM de torque. Completa o conjunto mecânico o reconhecido câmbio automático de 9 velocidades (9G-Tronic) e a tração integral nas quatro rodas (4MATIC).

Assim como os modelos GLE SUV e GLE Coupé lançados recentemente, os novos GLS estão eletrificados, trazendo agora um motor híbrido leve por meio de um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48 volts.

O ISG combina motor de partida e alternador em um único motor elétrico potente, sendo instalado entre o motor e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida quase imperceptível do motor durante a função start/stop.


O sistema 4MATIC de tração nas quatro rodas e uma relação de marcha projetada para tração permitem uma alta capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. O engate de reboque totalmente elétrico é particularmente conveniente: através de um botão na tampa traseira ou em um painel no visor central, o ponto de engate juntamente com a tomada para a eletrônica do trailer é girado para fora e automaticamente fixado na posição de operação. Após o uso, ele se retrai para sua posição de repouso atrás do para-choque igualmente sem esforço.

Uma característica especial também é fornecida para aqueles que não usam o engate para rebocar um trailer, mas para transportar bicicletas, por exemplo: o engate do trailer tem dois parafusos extras para transportar com segurança um suporte de bicicletas. Sua capacidade de carga é de 100 kg, possibilitando que bicicletas elétricas também sejam carregadas nesse ponto.

Equipado com o pacote de suspensão a ar AIRMATIC, um sistema de amortecimento adaptativo pneumático, traz como resultado prático aos ocupantes uma suspensão inteligente, capaz de se ajustar automaticamente às condições de condução, velocidade e carga.



Segurança e tecnologia máxima

O Pacote de Assistência à Condução contém diversas funções, como por exemplo, o Assistente de Distância Ativa DISTRONIC, Assistente de Direção Ativa e Assistente de Sinalização de Trânsito. O Pacote de Estacionamento com câmera de 360° ajuda o condutor a manobrar em vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares.

Fábrica de Tuscaloosa: uma história de sucesso

Quando a fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa foi fundada em 1995, o local foi a primeira grande fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Cerca de dois terços da produção anual são exportados, tornando a Mercedes-Benz U.S. International (MBUSI) uma das maiores exportadoras de automóveis nos Estados Unidos. 

Desde 1997, cerca de quatro milhões de veículos saíram da linha de montagem na fábrica em Tuscaloosa. Somente em 2021, aproximadamente 260.000 SUVs foram produzidos lá.

A fábrica de Tuscaloosa utiliza métodos de produção digital, sustentável, eficiente e flexível de última geração. O local segue o modelo da "Factory 56" em Sindelfingen, que representa o futuro da fabricação automotiva na Mercedes-Benz. 

A Mercedes-Benz investiu em produção flexível em estágios iniciais, utilizando o ecossistema de produção digital de última geração MO360. Isso permite que a Mercedes-Benz em Tuscaloosa produza modelos com motores a combustão, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos em grande quantidade em paralelo.



Principais equipamentos de série

GLS 450 4MATIC SUV

Acabamento interno em madeira

Ar-condicionado THERMOTRONIC de 4 zonas dianteiro e traseiro

Iluminação ambiente de 64 cores

Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento PARKTRONIC

Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves

MBUX

Ativação por voz “Hey Mercedes”

Duas telas de 12,3”

Carregamento sem fio para aparelhos celulares

Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto) 

Widescreen Cockpit

Burmester® Surround Sound System (13 alto-falantes e 590W de potência)

Sistema de Navegação

Head-Up display

Realidade aumentada

Sistemas de direção semiautônoma

Assistente Ativo de Distância DISTRONIC

Assistente Ativo de Frenagem

Assistente Ativo de Manutenção de faixa

Assistente Ativo de Ponto Cego

Proteção de Pedestres

Suporte para manobras evasivas

Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória

Teto solar panorâmico

Faróis LED MULTIBEAM (84 Leds High-performance)

Terceira fila de assentos

Fechamento das portas servo-assistido eletricamente


 

Principais dados técnicos

GLS 450 4MATIC SUV

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

6 em linha

2.999

381/5.800

500/1.800-5.000

9G-TRONIC

6,1

250

2.525

275/45 R21 (D) e 315/40 R21 (T)

355-2.400

90 / 9

5.209 / 2.157 / 1.823

O novo Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 979.900,00.

 



 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.