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quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

COLUNA DE AVIAÇÃO // 15 anos da Azul: embarque em mais uma viagem com a gente - desta vez, pelo tempo // Governo do Estado, prefeitura do Rio e RioGaleão anunciam investimento de R$ 270 milhões no Aeroporto Internacional Tom Jobim // Air Europa aumenta em 5% a sua oferta de inverno e anuncia novas rotas e frequências para 2024 // O poder das milhas nos bastidores das viagens de luxo // O poder das milhas nos bastidores das viagens de luxo // Aeroporto de Jacarepaguá é campeão de buscas na Azul Conecta em 2023

15 anos da Azul: embarque em mais uma viagem com a gente - desta vez, pelo tempo


As unidades de negócio que decolaram com a Azul nos últimos 15 anos

● A unidade de logística completou 14 anos em agosto.

● É líder no mercado nacional de transporte de cargas há 2 anos.

● Tem mais de 320 pontos de atendimento no Brasil e atende mais de 5.000 cidades no país.

● Especialista em transportar as mais inusitadas cargas, de vestido de noiva e pedras semipreciosas a radiofármacos e ar de mineração.

● Cresceu na pandemia com o boom do e-commerce.

● Colaborou com o controle da COVID-19, com o transporte de insumos hospitalares, vacinas e médicos.

● Transformou vidas e modernizou a logística do Brasil.

● A performance da companhia com a entrega dos clientes é de 99%, ou seja, tudo que é conduzido é entregue 99% dentro do prazo determinado. Nas principais capitais brasileiras, mais de 60% das entregas são realizadas entre 24 e 48 horas.

● O programa de fidelidade da Azul completou 14 anos em agosto.

● Começou como um sistema de cashback e, em 2013, fez a transição para modelos de pontos.

● Com os pontos acumulados, os clientes têm uma infinidade de opções, além da troca de passagens, para resgate: é possível trocar por bagagem extra, marcação de assento, acesso ao Espaço Azul, upgrade de cabine, hotéis, passeios, traslados, aluguel de carro, ingressos, pacotes de viagens completos ou mais de 500 mil produtos no Shopping TudoAzul.

Também é possível utilizar os pontos em companhias aéreas parceiras, ampliando para 3.000 as opções de destinos aos clientes.


● Possui a Tarifa Congelada (que permite que o cliente assegure a reserva de emissão de passagens por um período que pode ir de 48 horas a até 11 meses), produto reconhecido pelo International Loyalty Awards, um prêmio que celebra a excelência, inovação e melhores práticas no setor de fidelidade de todo o mundo.

● Em 2023, completou a marca de 16 milhões de clientes.

● Possui o melhor cartão cobranded do mercado, eleito por diversos prêmios do segmento.

● Nasce com a missão de levar as belezas do Brasil ao brasileiro, com diversas opções de viagens e pacotes turísticos.

● A operadora de Turismo da Azul chegou, neste ano, à marca de 100 lojas em funcionamento, com unidades em todas as regiões do Brasil e uma nos Estados Unidos.

Primeiros aviões da Azul a operar em Viracopos

Mantém uma forte presença no interior de São Paulo e também em Minas Gerais, seguindo uma estratégia de atender à grande demanda de clientes que estão próximos aos hubs da companhia, respectivamente os aeroportos de Viracopos e Confins.

● A Azul Viagens oferece mais de 140 mil hotéis em todo o mundo e conta com a oferta exclusiva de pacotes para destinos internacionais como Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Paris e Curaçao.

● As opções de viagem também exploram o oceano, graças às parcerias com as empresas Norwegian Cruise Line, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, Royal Caribbean, Princess Cruises, Oceania Cruises, Regent Seven Seas e Ibero Grand Amazon. 

● A Azul Viagens realiza, ao longo do ano, encontros de capacitação de agentes de viagens por todo país, por meio de famtour, blitz e roadshows, como o Agente Tá On, maior evento de treinamento e de relacionamento com fornecedores, parceiros e agentes. Já passou por capitais como Belém, Curitiba e Goiânia, mas foi em Campinas que realizou sua maior edição em 2023, com mais de 1000 agentes reunidos – e a primeira com um dia exclusivo de ofertas ao público, com entrada gratuita.

● Completou 3 anos em agosto e atende a mais de 60 destinos no país.


● É a unidade responsável pela aviação regional da companhia, com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan, que chegam a lugares remotos e pousam em pistas incomuns, como as de cascalho e grama.

● 51% desses destinos possuem menos de 100 mil habitantes de acordo com último censo.

● Atende a diversos destinos que nunca foram atendidos pela aviação moderna e recente.

● Possui rotas turísticas, como a Rota das Emoções, e outras mais focadas no mercado corporativo, como a que liga Congonhas (CGH) a Jacarepaguá (RRJ).


 Primeira a realizar a pintura aeroespacial com tinta camaleão na cauda de um avião, pintura capaz de mudar as tonalidades de cor entre ciano e roxo, dependendo do ângulo de onde é vista.

● Responsável pelo fomento de demanda nas cidades, que, com pouco tempo de operação, passaram a ser atendidas pela Azul em aeronaves de maior capacidade. Exemplo: Patos de Minas e Araxá, em Minas Gerais.

● Criada em abril deste ano. 

● Fornece serviços de manutenção, habilidades e expertise para outras empresas não apenas no Brasil, mas também em outros países do mundo. 

● Realiza manutenção pesada, manutenção de linha, reparo e revisão de componentes. 

● Oferece reparos para componentes aeronáuticos, como rodas, freios, baterias, estruturas, interiores, equipamentos aviônicos, sistemas de oxigênio, equipamentos de segurança e emergência.

● A mais nova unidade de negócio também realiza diferentes testes e ensaios não-destrutivos.

● Em setembro, participou da MRO Brasil 2023, principal evento do setor no Brasil. Os visitantes que estiveram no local puderam conversar com os representantes do TecOps, e, de quebra, apreciar o troféu “Paul Cousins Award”, de “Melhor Equipe de Manutenção Internacional”, conquistado pelos profissionais da unidade, durante a versão internacional do evento, MRO Americas 2023.

● Oferece serviços nos hangares da Azul em Pampulha (Belo Horizonte) e Campinas, sendo este último reconhecido como o maior e mais moderno da América Latina, com 35 mil metros quadrados e três anos de operação.


Sobre a Azul 

A Azul  é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, aproximadamente mil voos diários, para 160 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 16.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. 

Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. 

Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.


Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões; o presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro; o presidente da Gol Linhas Aéreas, Celso Ferrer; o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier; o diretor de Relações Internacionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Fábio Campos

Governo do Estado, prefeitura do Rio e RioGaleão anunciam investimento de R$ 270 milhões 

no Aeroporto Internacional Tom Jobim


Uma parceria entre o governo do Estado, a prefeitura do Rio de Janeiro e a RIOgaleão, anunciou a criação de um fundo de investimento de R$ 270 milhões para investimento no setor aeroportuário do Rio de Janeiro. 


Desse valor, R$ 120 milhões sairão dos cofres públicos estadual e municipal e R$ 150 milhões serão destinados pela RIOgaleão, concessionária responsável por operar o aeroporto. A expectativa é que o acordo gere 684 mil empregos no Estado do Rio de Janeiro ao longo de 10 anos, sendo 300 mil só na capital fluminense. 


  • Esse é o resultado da união de esforços entre o governo do estado e a prefeitura do Rio, que entenderam a importância do Galeão não só para o turismo, mas para toda a economia do estado. Vencemos a narrativa de que fortalecer o Galeão mataria o Santos Dumont. Pelo contrário, precisamos do equilíbrio para que os dois aeroportos sobrevivam, aumentando o fluxo de passageiros e a geração de emprego e renda, como prevê o plano estratégico Turismo RJ + 10 anos – disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.


A expectativa é tornar a cidade do Rio ainda mais atraente para companhias aéreas que já operaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim ou que têm interesse em atuar, além de incorporar na capital fluminense uma prática de promoção local exercida pelos principais destinos turísticos mundiais.


  • A portaria que limita os voos no Aeroporto Santos Dumont já começou a vigorar e, então, iniciamos a retomada da importância do Galeão. Hoje, anunciamos a criação de uma espécie de fundo de investimento de promoção do Rio, com parte de recurso privado e parte da Prefeitura e do governo do estado. Isso vai permitir uma maior promoção do Rio de Janeiro, para que possamos trazer mais companhias internacionais e voos domésticos. Temos aqui as três empresas aéreas brasileiras anunciando seu compromisso com a retomada do Galeão - afirmou Eduardo Paes.

Como contrapartida ao suporte dado pelo acordo, também estarão todos os incentivos já oferecidos pela concessionária, como descontos tarifários para pousos, permanência e incentivos de marketing. 

De acordo com o presidente da RioGaleão, Alexandre Monteiro, a concessionária espera alcançar 14 milhões de passageiros em 2024, um crescimento de 77,2% em relação a 2023. O aeroporto recebeu ainda 24 novas rotas e 10 novos destinos entre setembro de 2023 e janeiro de 2024.

- Esse é o começo da arrancada do Galeão. O Rio de Janeiro tem a possibilidade de ser um centro de conexão de voos domésticos e internacionais. O crescimento da malha aérea já está acontecendo. O número de assentos já atingiu praticamente 100% do patamar pré-pandemia. Na última semana, operamos, em média, entre 300 e 310 voos diários domésticos e internacionais, com cerca de 43 mil passageiros por dia. Nos destinos internacionais já recuperamos praticamente todos, agora falta aumentar a frequência e a disponibilidade de assentos. Não tenho dúvida de que isso vai acontecer ao longo de 2024 – declarou o Monteiro. 



Air Europa aumenta em 5% a sua oferta de inverno e anuncia novas rotas e frequências para 2024 

  

São Paulo, janeiro de 2024 - A Air Europa encara a temporada de inverno com uma previsão muito positiva. A empresa, que já anunciou um reforço de 23.700 lugares em dezembro para responder à elevada procura para as férias de Natal e Ano-Novo, vai aumentar a sua oferta de lugares em 5% nestes meses devido ao aumento das vendas esperado ao longo do primeiro trimestre de 2024.


Embora tenham passado poucos dias desde o início da temporada de inverno, as projeções da companhia aérea estão em linha com o aumento da atividade que fez de 2023 o melhor ano de sua história. Isto é apoiado, sobretudo, pelo forte desempenho do mercado nas rotas de longa distância entre a Europa e a América, que são o elemento diferenciador da oferta da Air Europa.


A crescente oferta de assentos será possível graças a um aumento progressivo no tamanho da frota, à abertura de novas rotas e à disponibilidade de frequências adicionais conectando Madri a outros destinos na América Latina.


A Air Europa espera concluir a chegada de quatro novos Boeing 787-9 Dreamliners em breve, além dos dois recebidos em dezembro, o que lhe permitirá ter mais de 20 Dreamliners até o final do primeiro trimestre do próximo ano. Além disso, a partir de maio, está prevista a chegada do novo Boeing 737 MAX, o mais avançado em sua categoria, com o qual as rotas de curto e médio distância serão reforçadas. Até o final do ano, a empresa terá quatro unidades desse modelo e contará com cerca de trinta aeronaves 737.


Com o novo ano, a companhia aérea voltará a marcar presença no Norte de África, operando a rota entre Madri e Tunísia, com três frequências semanais, bem como duas frequências, no mesmo período, para Marraquexe. Antecipando-se ao verão, a rota Madri-Veneza será reativada em junho, com duas frequências diárias para uma das cidades com maior procura turística na Europa.


A América Latina continuará a ser a origem e o destino de muitos passageiros da Air Europa. Em linha com o aumento de voos para esta região, tanto Caracas quanto Assunção verão seu número de frequências semanais aumentar para cinco, enquanto outra frequência será adicionada para totalizar seis entre Madri e Medellín e entre a capital espanhola e o Panamá, a partir deste mês de dezembro.


Este aumento significativo das operações, tanto na Europa como na América, faz parte dos objetivos definidos no Plano Estratégico da empresa, que consolida o papel fundamental da Air Europa no hub aeroportuário Madrid-Barajas. A partir desta posição, a companhia aérea continuará a desempenhar um papel fundamental na conectividade transatlântica.


Sobre a Air Europa 

Com atuação desde 1986, a Air Europa é uma companhia aérea espanhola, membro da aliança SkyTeam. A frota da empresa é composta por 50 aeronaves, que estão entre as mais modernas e sustentáveis do setor, como os modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737, que garantem eficiência e comodidade aos passageiros. 


A Air Europa voa a mais de 55 destinos em todo o mundo e conta com uma posição estratégica no hub do aeroporto Adólfo Suárez Madrid-Barajas, conectando a Europa e a América. 


A companhia se destaca por seu sólido compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, assim como por sua aposta na inovação, por meio da incorporação de tecnologias mais avançadas para a digitalização e otimização dos processos. A Air Europa ainda figura atualmente entre as empresas aéreas mais pontuais do continente europeu.


O poder das milhas nos bastidores das viagens de luxo

Ao pensar em viagens, o luxo muitas vezes parece ser um privilégio reservado apenas para alguns. No entanto, o uso estratégico de milhas é uma tendência que está democratizando experiências exclusivas. 

Viajantes estão descobrindo maneiras criativas de transformar suas viagens comuns em aventuras luxuosas, navegando pelos bastidores dos programas de fidelidade para garantir upgrades, estadias em hotéis prestigiados e acesso aos cobiçados lounges VIP.

De acordo com André Brito, fundador do Milhas ao Vivo, curso que ensina as melhores técnicas para maximizar o ganho de milhas, acumular pontos é mais do que um simples passatempo. “É uma estratégia cuidadosa para potencializar cada viagem. Por meio de um planejamento estratégico e conhecimento aprofundado dos programas de fidelidade das companhias aéreas e cartões de crédito, viajantes experientes estão desbloqueando um mundo de oportunidades”, revela.

Upgrades exclusivos e conforto inigualável

Histórias de viajantes que trocaram suas milhas por upgrades de assento não são incomuns. “De voos econômicos a experiências de classe executiva, as milhas são a moeda que permite que essas pessoas desfrutem de conforto, luxo e serviço personalizado durante suas jornadas pelo mundo”, declara.

O especialista aponta, ainda, que os programas de fidelidade não se limitam apenas às companhias aéreas. “Muitos cartões de crédito oferecem parcerias com redes de hotéis de luxo, permitindo que os viajantes troquem suas milhas por noites em suítes com benefícios exclusivos e vistas panorâmicas, que tornam cada estadia uma experiência memorável”, pontua.

Acesso aos Lounges VIP e mimos exclusivos

Um dos benefícios mais valorizados pelos conhecedores das milhas é o acesso aos lounges VIP em aeroportos ao redor do mundo. “Esses viajantes têm entrada garantida em espaços exclusivos, oferecendo desde refeições gourmet até chuveiros luxuosos e áreas de relaxamento, proporcionando um refúgio tranquilo antes do voo. Muitas pessoas descrevem que essa experiência eleva toda a viagem, tornando-a ainda mais memorável”, relata.

Para André, as viagens de luxo não precisam ser exclusividade de poucos privilegiados. “O uso estratégico de milhas está abrindo portas para experiências antes consideradas inacessíveis. Viajantes estão aprendendo os segredos por trás dos programas de fidelidade, transformando cada viagem comum em uma nova aventura”, declara.

As histórias compartilhadas por esses viajantes demonstram como as milhas podem ser mais do que apenas pontos acumulados, mas chaves que abrem as portas para um mundo de possibilidades, elevando o conceito de viagens. “As milhas estão se tornando uma ferramenta poderosa, transformando sonhos de luxo em realidade, um voo de cada vez”, finaliza o especialista.

Despacho de bagagem de mão: 

polêmica que visa a segurança

Rafael Verdant*

Vídeos virais, por intermédio de redes sociais, quase nunca revelam o contexto exato do que está acontecendo, trazendo à tona episódios de forma superficial, e baseados quase sempre na opinião inicial de quem os assiste. Inúmeros exemplos são vídeos compartilhados diuturnamente, de funcionários de empresas aéreas, conferindo a adequação da bagagem de mão de passageiros na fila de embarque de aeroportos. São vários formatos, de diversas empresas e diferentes lugares do mundo, que mostram quase sempre a constatação de alguma irregularidade. Nessas ocasiões, o passageiro é orientado a despachar a bagagem e arcar com o pagamento do valor devido pelo serviço.

Quase sempre o intuito do comissário - ou o porquê de uma companhia aérea orientar tal verificação - fica subjugado em uma opinião vazia e desbalizada, sobre um suposto interesse comercial de precificação do serviço. Porém, essa atuação e orientação, quase sempre, visa a segurança da operação aérea, e principalmente busca proteger aquele passageiro que tenta despachar bagagem fora dos padrões.

Existem regras gerais e objetivas, para voos nacionais e internacionais, que disciplinam, geralmente, dimensões máximas e peso limite da bagagem de mão, os quais precisam ser observados pelo passageiro. 

A bagagem de mão pode ter 55 cm x 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos), e deve respeitar o limite de 10 kg. Porém, é importante mencionar que a depender do equipamento (aeronave operada pela empresa aérea) e país de destino, essa limitação poderá variar, sendo fundamental que o passageiro sempre cheque, com a empresa aérea, quais são os limites para o despacho da bagagem de mão.  

Com a modernização da legislação brasileira, a consequente adequação às regras internacionais e o início da cobrança para despacho de bagagem de porão, muitas pessoas passaram a priorizar viajar com bagagens de mão, apenas. A implicação prática do aumento de passageiros com bagagem de mão é o necessário aumento do controle e observância das regras aeronáuticas.

Não há sadismo do funcionário, muito menos interesse comercial da empresa aérea.  Como dito, o controle de dimensões e limitação de peso da bagagem de mão envolve, prioritariamente, a segurança da operação aérea, que é extremamente delicada e envolve muitas variáveis.

Primeiro, a existência de dimensões máximas se dá pelo simples controle de espaço, ou seja, a bagagem de mão deve ter volume capaz de ser acomodado no bagageiro da aeronave, em vistas que passageiros não podem viajar com malas ou qualquer outro item em seu colo. 

Para além da possibilidade de acomodação, há uma limitação física dentro da aeronave, portanto, deve-se permitir ao maior número de passageiros essa acomodação. Logo, uma bagagem de mão não poderia ocupar o local destinado a dois ou três passageiros.

Embora não seja a nossa situação sob exame, por vezes, não obstante serem seguidas todas as regras, não existem compartimentos suficientes para todos os passageiros, e nessa situação há uma orientação para despacho de bagagem de mão, que é feito de forma gratuita, e por vezes, até mesmo no portão de embarque da aeronave.

Ainda, dentro de um padrão de aeronavegabilidade, é feito um cálculo de peso da aeronave, incluindo, obviamente, o peso da aeronave, seu combustível, reservas de água, produtos de catering, e, certamente, médias de peso de tripulantes e passageiros, e de bagagens. 

Por isso, e não só, há que se ter um controle de peso, pois, a depender de uma quantidade excessiva de bagagens fora do peso recomendado, podemos ter como implicância natural a desestabilização da aeronave.

Todos os compartimentos de carga, internos, são homologados e certificados para comportar determinado peso, sendo certo que ao se ultrapassar aquele limite, pode-se colocar em risco a abertura ou rompimento desses compartimentos, colocando também em risco de lesão os passageiros ali acomodados.

Voltando aos vídeos virais que geram críticas às empresas aéreas, para além do controle de segurança, aquele passageiro que tenta embarcar fora das condições, também, tenta deixar de pagar pelo serviço que é oferecido de despacho de bagagem. 

Nessa situação, a empresa pode fazer a cobrança pelo serviço ou até mesmo negar o embarque do passageiro que se recursar a fazer o pagamento de sua bagagem, lembrando, sempre, que o Comandante é autoridade máxima no voo, e a ele cabe decidir e determinar o embarque e desembarque de bagagens e passageiros.

* Rafael Verdant é advogado, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Direito Processual Civil e Gestão Jurídica pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e líder do contencioso estratégico do Albuquerque Melo Advogados.


Aeroporto de Jacarepaguá é campeão de buscas na Azul Conecta em 2023. A Azul Conecta atende mais de 60 cidades, sendo mais da metade delas com população inferior a 100 mil habitantes   


São Paulo, janeiro de 2024 – A Azul Conecta, empresa responsável pela operação regional da Azul Linhas Aéreas, divulgou que o aeroporto de Jacarepaguá, situado na zona oeste do Rio de Janeiro, liderou o ranking de destinos mais buscados em 2023. A companhia atende mais de 60 cidades, sendo mais da metade delas com população inferior a 100 mil habitantes.   

   

Em novembro de 2022, a Azul Conecta inaugurou uma rota estratégica que conecta os aeroportos de Congonhas e Jacarepaguá, oferecendo um acesso mais rápido à Barra da Tijuca, localizada a cerca de 30 quilômetros do centro do Rio de Janeiro. Um ano após o início dessa operação, a empresa transportou 18.500 Clientes nesta rota. A frequência de voos inclui sete operações diárias de segunda a sexta, além de quatro aos sábados e seis aos domingos.  

   

Celebrando três anos de operações, a Azul Conecta expandiu seu alcance em 81% desde 2020. Em 2023, sete novos destinos foram adicionados à sua rede: Araxá (MG), Cajazeiras (PB), Manhuaçu (MG), Vitória (ES), Blumenau (SC), Salinas (MG) e Linhares (MG).  

  

Confira abaixo os destinos mais procurados na Azul Conecta em 2023:   

  • Rio de Janeiro - Jacarepaguá (RRJ)
  • São Paulo - Congonhas

  • Belém

  • Campo dos Goytacazes

  • Belo Horizonte

  • Manaus

  • Rio de Janeiro (SDU)

  • Curitiba

  • Recife

  • Breves (PA)


Sobre a Azul Conecta       

Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta possui 8 bases operacionais tendo como sede a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan/ Caravan EX, sendo 3 modelos exclusivamente cargueiros, a Azul Conecta voa para mais de 80 destinos no país, atuando no fortalecimento da conectividade da malha aérea da Azul. Releases completos em: https://www.voeazul.com.br/br/pt/imprensa/sala-de-imprensa. Para mais informações, visite: https://ri.voeazul.com.br.  

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira





Museu de congonhas completa 8 anos



Localizado a apenas 70 Km da capital mineira, Congonhas é conhecida como uma das cidades mais conhecidas do mundo pelas obras do mestre Aleijadinho. São trabalhos de Aleijadinho reconhecidas pelos detalhes dos trabalhos de sua genialidade na arte barroca. 

O Museu de Congonhas, é o primeiro "museu de sítio" do Brasil, que oferece informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do Patrimônio Mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que é o principal ponto turístico de Congonhas e conhecido mundialmente. 

O Santuário foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.



O Museu é voltado tanto para os que buscam o turismo cultural quanto para aqueles que procuram o turismo religioso, pois se alinha com as modernas tendências de promoção da qualificação urbana associada à vocação histórica da cidade. 

Além disso, ele monitora e avalia o estado de conservação de todo o Patrimônio Mundial do complexo e articula redes e projetos de estudo sobre o barroco e a pedra-sabão. 



O prédio que abriga o Museu, foi projetado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna e, embora apresente uma arquitetura contemporânea, se harmoniza com a paisagem de uma cidade do interior mineiro. Com 3.452,30 m², ele dispõe de salas de exposição, biblioteca, auditório, espaço educativo, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.



O Museu de Congonhas acredita que o papel dos museus no mundo contemporâneo está intrinsecamente associado à sua missão educativa, e não somente à ideia restrita de uma instituição que administra coleções artísticas. Dessa forma, o espaço de Congonhas se constitui em um local de construção de conhecimento e de interpretação do mundo, tendo o patrimônio, a arte e a fé como principais pilares para direcionar a experiência educacional.

Visitas guiadas são oferecidas pelo museu a grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio, e podem ser realizadas de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 15h30. Nas quartas-feiras, as visitas guiadas só estão disponíveis às 15h30. Durante esses 8 anos de vida já passaram pelo local mais de 300 mil pessoas. Setembro, quando se comemora o Jubileu da cidade, é quando se tem um maior número de visitantes.

Aleijadinho Virtual



Dando continuidade às comemorações de oito anos de vida do museu, uma atração superespecial, que tem levado os visitantes a demonstrações de admiração, foi montada pelos responsáveis pelo espaço. Trata-se do projeto Aleijadinho Virtual, que cria uma experiência de realidade virtual, dando destaque à figura de Aleijadinho - o maior artista do Brasil Colônia e do Barroco Americano -, e à sua majestosa obra artística. A experiência tem 15 minutos de duração, e estará disponível até dia 14 deste mês. Ela será inscrita em festivais de VR (Realidade Virtual) nacionais e internacionais, aumentando seu alcance de mídia e potencial de formação de público, tanto no Brasil quanto no exterior.



O trabalho de realidade virtual foi criado pelo Studio KWO XR, que se dedica desde 2015 a pesquisas, produção e conteúdos, sendo uma empresa pioneira no desenvolvimento de projetos em realidade virtual e aumentada no Brasil. Ao longo desses anos já criou mais de 80 projetos para clientes como Rede Globo, Rede Record, Coca-Cola, Grupo Votorantim, Washington Post, Brooksfield, Tetrapack, Festival MIMO, entre outros. Seus profissionais são especializados em construir experiências imersivas e interativas, que utilizam tecnologia de ponta para promover narrativas com significado e profundidade para o público.



Cristiane Nobre ( diretora de Turismo), Dr. Cláudio Souza ( Prefeito de Congonhas), Lilian Gonçalves ( diretora de comunicação), Lana Mércia ( Presidente de Fumcult), Geordane Silva( siperintendente de desenvolvimento econômico), Lourdes Maria ( coordenadora do Museu de Congonhad) e Hugo Castelani ( diretor de Patrimônio)

A press trip idealizada pela diretora de Turismo Cristiane Nobre, a coordenadora do Museu de Congonhas, Lourdes Maria e a Presidente da Fumcult, Lana Mércia, juntamente com o Prefeito Municipal, Dr. Cláudio Souza e os atores responsáveis pelo turismo de Congonhas, receberam no dia 4 de janeiro, jornalistas, blogueiros e influencers mineiros para o primeiro evento do ano dirigido à área: uma visita guiada ao Museu de Congonhas, o primeiro "museu de sítio" do Brasil.



A ex-secretária de Turismo de MG, deputada estadual e federal Maria Elvira, o prefeito Dr, Cláudio Souza e a diretora de Turismo, Cristiane Nobre.

Carnaval movimenta BH



A nova sonorização da folia de Belo Horizonte, que promete transformar a festa da capital mineira em uma das mais tecnológicas do país, será apresentada nos dias 13 e 14 de janeiro, no Ensaio Geral do Carnaval 2024, evento produzido pela Do Brasil Live Marketing, que vai reunir 24 blocos do Carnaval de BH, na Avenida dos Andradas, na altura do número 4.000, região Leste da capital, das 10h às 20h. 

O novo sistema de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Cemig. Oito dos principais grupos carnavalescos da cidade farão parte da festa: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então Brilha, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. Cada um vai convidar outros dois blocos para o inédito encontro.

Viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Ensaio Geral será uma simulação do Carnaval: gratuito, na rua, com trios elétricos, blocos emblemáticos e suas baterias e alas de dança. 

Um evento em que o público poderá participar e antecipar as comemorações da já famosa folia belo-horizontina. A sonorização inédita representa uma das novidades para 2024. Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos pelo Governo de Minas Gerais para o recurso.

A potência cultural e turística do Carnaval da capital estimula a economia da criatividade e gera emprego e renda. Em 2023, a folia de BH, considerada a mais segura do Brasil, reuniu cerca de 5 milhões de pessoas na cidade, em aproximadamente 500 blocos, movimentando cerca de R$ 720 milhões, de acordo com levantamento divulgado pela Belotur. 

“Essa tecnologia vai propiciar conforto aos foliões, além de ser um respeito aos artistas que fazem do Carnaval de BH algo tão bonito. É a primeira vez que o Governo do Estado abraça o evento desta maneira, mas vale ressaltar que nós já contribuímos com todo suporte de segurança, fazendo de Minas o estado mais seguro do Brasil. E não há maneira melhor de atrair turistas do que garantir que ele esteja seguro durante as festividades”, afirmou a secretária-adjunta Bárbara Botega.

A taxa de ocupação de hotéis em BH aumentou 5%, se comparada a 2019 (antes da pausa exigida pela covid-19), alcançou 68,92% e, no sábado e domingo, chegou a 80%. Para atender à demanda gerada pela festa, foram criadas mais de 20 mil vagas de empregos temporários, de forma direta e indireta, sobretudo nos setores de alimentação fora do domicílio, hospedagem e transportes. 

Para 2024, a expectativa é que, entre moradores e turistas, 5,5 milhões de pessoas estejam nas ruas para o Carnaval da capital. Em torno de R$ 900 milhões serão injetados na economia de BH, com geração de 24 mil empregos temporários.

A secretária-adjunta de Estado de Comunicação, Bárbara Botega, ressaltou que o trabalho em conjunto do estado com os atores envolvidos no Carnaval visa fortalecer a festa em Belo Horizonte, além de dar mais conforto ao público. “Essa parceria entre a Prefeitura de BH e o Governo de Minas é histórica e mostra que o diálogo é imprescindível. Quando todos conversam e tem um objetivo comum, tudo se realiza.



Então, com a força do diálogo e da escuta, temos transformado o Carnaval e vamos colocar Belo Horizonte como uma referência nacional e internacional. Principalmente com essa inovação, que vai melhorar a qualidade de som dos blocos, atendendo à demanda antiga, tanto dos músicos, quanto do público que acompanha o cortejo”, destacou.

"Visamos a nacionalização do Carnaval e dos nossos artistas, melhorias na qualidade da infraestrutura, atração de turistas e descentralização. Entendemos o Carnaval como política de Estado, conforme compromisso do Governo de Minas que, agora junto à PBH e aos blocos, fará o Ensaio Geral e a testagem de som. Isso será, certamente, o início de um novo tempo no nosso Carnaval, e terá impacto direto na geração de emprego e renda, na potência que é a economia da criatividade", acrescentou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Nova sonorização
O novo projeto de sonorização da folia belo-horizontina, demanda dos principais blocos da cidade, traz equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios, como tradicionalmente ocorre. As avenidas sonorizadas terão trio elétrico que atenderá todos os blocos do trajeto, o que diminui os impactos de deslocamento e as possibilidades de atraso. A ideia é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos que arrastam foliões por ruas e avenidas, ampliando o alcance sonoro dos trios.



Com torres amplificando o som em todo o trajeto, os foliões vão conseguir acompanhar o cortejo com qualidade técnica incomparável e inédita, sem prejuízo em nenhum ponto. Os trios ainda serão mais baixos, permitindo maior contato de regentes e banda com a bateria.

Para aprimorar a experiência sonora nas ruas da capital em fevereiro, o Ensaio Geral, encontro que convida o público a iniciar oficialmente o Carnaval na cidade, é fruto de um longo planejamento estratégico para transformar a folia de BH, uma das maiores do país e importante motor da economia da criatividade na capital, gerando emprego e renda e estimulando o turismo.

Economia
A potência cultural e turística do Carnaval da capital estimula a economia da criatividade e gera emprego e renda. Em 2023, a folia de BH, considerada a mais segura do Brasil, reuniu cerca de 5 milhões de pessoas na cidade, em aproximadamente 500 blocos, movimentando cerca de R$ 720 milhões, de acordo com levantamento divulgado pela Belotur. 

“Essa tecnologia vai propiciar conforto aos foliões, além de ser um respeito aos artistas que fazem do Carnaval de BH algo tão bonito. É a primeira vez que o Governo do Estado abraça o evento desta maneira, mas vale ressaltar que nós já contribuímos com todo suporte de segurança, fazendo de Minas o estado mais seguro do Brasil. E não há maneira melhor de atrair turistas do que garantir que ele esteja seguro durante as festividades”, afirmou a secretária-adjunta Bárbara Botega.

A taxa de ocupação de hotéis em BH aumentou 5%, se comparada a 2019 (antes da pausa exigida pela covid-19), alcançou 68,92% e, no sábado e domingo, chegou a 80%. Para atender à demanda gerada pela festa, foram criadas mais de 20 mil vagas de empregos temporários, de forma direta e indireta, sobretudo nos setores de alimentação fora do domicílio, hospedagem e transportes. Para 2024, a expectativa é que, entre moradores e turistas, 5,5 milhões de pessoas estejam nas ruas para o Carnaval da capital. Em torno de R$ 900 milhões serão injetados na economia de BH, com geração de 24 mil empregos temporários.



Carnaval da Liberdade- Em 2023, o Carnaval de Belo Horizonte integrou o programa Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas Gerais, e teve de forma inédita o Atrium da Liberdade. 

A Praça da Liberdade se tornou um espaço de descanso e recuperação para os foliões com ações de relaxamento e entretenimento para toda a família, registrando a circulação de cerca de 400 mil pessoas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. 

Foram quatro dias de programação realizada na Praça da Liberdade pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Pelo estado, o Carnaval da Liberdade também foi realizado em 224 municípios com 291 eventos, potencializando a folia em todas as regiões mineiras. Ao todo, foram mais de 11,6 milhões de foliões e uma movimentação financeira de R$ 1,5 bilhão, com 41,6 mil empregos gerados no período carnavalesco. Em 2024, a expectativa é que o fluxo turístico seja de 12,1 milhões de pessoas em todo o estado, com 50 mil empregos gerados e R$ 1,8 bilhão – aumento de 20% em relação a 2023 – movimentados na economia da criatividade.

Para a folia deste ano, a Cemig, em parceria com o Governo de Minas, lançou o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, um incentivo de R$ 5 milhões para projetos artísticos com temática carnavalesca aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A medida atende às demandas de agentes culturais de BH e todo o estado e representa uma importante ação de descentralização de recursos para a folia em Minas.

Vila Galé inicia nova temporada da campanha ‘12 meses, 12 pratos’


Filé à Osvaldo Aranha é o prato especial do mês de janeiro

A rede Vila Galé iniciou a nova temporada da campanha “12 meses, 12 pratos”, que oferece por um preço promocional comidas inspiradas na gastronomia de diversas regiões do Brasil durante todos os meses do ano. As iguarias estão disponíveis no cardápio do almoço e jantar pelo valor* especial de R$ 50 no Vila Galé Salvador e Fortaleza e R$ 60 reais no Vila Galé Paulista e Rio de Janeiro. Os restaurantes são abertos ao público e não necessitam de reserva prévia.

“A experiência gastronômica é um diferencial da Vila Galé e a escolha dos pratos foi pensada para conectar o cliente com todas as regiões do país. Levamos em consideração, que embora a formação da culinária brasileira já existisse com a chegada dos europeus; foi ali que ela se difundiu e recebeu mais influências da África. Nesse sentido, temos uma variedade de pratos a cada mês, sempre com influências Europeia, Indígenas e Africana”, explica Clodoaldo Ramos, Chef Executivo da rede Vila Galé no Brasil.

Neste mês de janeiro, o público pode degustar o “Filé à Osvaldo Aranha”, que é referência da gastronomia carioca e leva o nome de um diplomata gaúcho. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, Osvaldo Aranha popularizou a refeição ao fazer o pedido frequentemente em restaurantes. O prato é composto por um bife suculento de filé-mignon coberto com alho torrado, acompanhado de batata frita, arroz e farofa à base de farinha de mandioca.

No mês de fevereiro, o prato promocional é uma deliciosa peixada com leite de coco e legumes. A programação ainda conta com bobó de camarão, carne de sol com queijo coalho, arrumadinho de bacalhau, entre outras. Confira todos os pratos disponíveis em cada mês e a história de cada um no site da Vila Galé.

Sobre o Grupo Vila Galé

A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Açores e Madeira), 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas) e um em Cuba (Cayo Paredón Grande).

Neste ano, o grupo se prepara para inaugurar o Vila Galé Figueira da Foz, em Portugal, e o seu primeiro empreendimento na Espanha, o Vila Galé Isla Canela.

Febtur Nacional endossa manifesto setorial a favor do diálogo franco com o poder público

As medidas compensatórias anunciadas pelo PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), lei de 2021 vetada e novamente tramitada e aprovada no ano passado (2022), foram totalmente invalidadas pela Medida Provisória 1202 (2023), conforme proposta pelo Ministério da Fazenda e que foi sancionada pela Presidência da República às vésperas da virada do ano.

“É preciso colocar a casa em ordem”, argumenta o titular da pasta, Fernando Haddad, que busca a reposição das perdas do erário, decorrentes de benefícios tributários até então garantidos pelo Congresso Nacional para 17 setores. Entre eles, CNAES (Classificação Nacional de Atividade Econômica) correspondentes aos principais elos da cadeia produtiva do setor de viagens, turismo e eventos – comprovadamente prejudicado com a Pandemia C-19, mas ignorado pela MP.

Além de ignorar os R$ 513 bilhões de perdas setoriais acumuladas, a MP trata de direcionar desoneração progressiva da folha de pessoal para outros CNAES. Estes CNAES concentram apenas poucas empresas devedoras de tributos com valores iguais ou superiores a R$ 10 milhões cada.

O elitismo pragmático induz à miopia. O ideal é incentivar a maioria (médias e pequenas empresas) a investir cada vez mais na formalização das relações de trabalho e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida a milhões de trabalhadores informais.

Em justa manifestação, representando milhares de pequenas e médias empresas, a totalidade das entidades empresariais e sindicas representativas da sociedade civil organizada, unida, requer a abertura de diálogo franco. E fundamentado no potencial do setor de turismo, viagens e eventos para atuar como efetivo vetor estratégico do desenvolvimento sustentável brasileiro.

Entre elas, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Febtur Nacional.


A fé que canta e dança da reliogidade em Ouro preto

Ouro Preto está a apenas 90 Km de Belo Horizonte, cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, preserva a história da religiosidade do barroco, além do charme de subidas e descidas das ladeiras nas ruas de pedras. Para celebrar o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito é uma bela manifestação cultural e religiosa movida pela fé e alegria, tradição de descendência negra em Ouro Preto. A festa encanta a todos que passam pelas ladeiras ouro-pretanas. O festejo começou dia 6 e vai até o dia 14 de janeiro. 

A programação do Reinado conta com várias atividades, como missas, palestras, shows, com alguns destaques: show "Senhora Negra Aparecida", com a cantora Silvia Gomes, na Casa da Ópera, no dia 10 de janeiro, às 20h; além disso, os dias mais festivos serão os domingos, dia 7, quando acontece a abertura das festividades com a benção ao Reinado nas Escadarias da matriz de Santa Efigênia, e dia 14, o grande dia festivo, com o encerramento do evento, que contará com a recepção em Ouro Preto várias Guardas de Congo convidadas.

Serão 25 Guardas de Congo ou Congado que desfilarão pelas ladeiras históricas, trajando vestimentas coloridas, cada uma carregando sua bandeira, de acordo com o seu santo de devoção. As Guardas convidadas são de várias cidades de Minas: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Coronel Fabriciano, Rio Piracicaba, Barbacena, João Monlevade, Belo Vale, Betim, Vargem Sant'Ana (Belo Vale), São Domingos das Dores, Igarapé, entre outras.

Kedison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e diretor de Promoção da Igualdade Racial de Ouro Preto comentou sobre a relevância dessa tradição. "O Reinado, que é patrimônio imaterial de Ouro Preto, fortalece a memória e a fé ancestral deixada pelos nossos antepassados, vem para abençoar e mostrar a importância do patrimônio afro-cultural-religioso em nosso município", disse o Capitão.

A festa do Reinado é uma realização da Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Paróquia de Santa Efigênia, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e tem patrocínio do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto - FUNPATRI.

Sobre a origem da Festa do Reinado- Segundo a tradição oral, ainda no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei no Congo antes de ser vendido como escravizado, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia.

No dia de Reis, 6 de janeiro, Chico Rei e sua família foram conduzidos em um grande Cortejo festivo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica, embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. 

Foi assim criada a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida em várias cidades de Minas Gerais. Em 2019 é decretado o registro do ofício de Reinado de Nossa Senhora de Rosário e Santa Efigênia como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ouro Preto. Um momento histórico para a cidade, para os congadeiros e para os devotos de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.

Confira aqui a programação completa da "Fé que canta e dança" e não perca essa linda festa!

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Volkswagen é a primeira fabricante de alto volume a oferecer o ChatGPT como item de série que apresentará no CES 2024



Wolfsburg, Alemanha - A Volkswagen vai apresentar no CES, a mais importante feira mundial de eletrônicos, realizada entre 9 e 12 de janeiro, os primeiros veículos em que o chatbot ChatGPT, baseado em inteligência artificial, é integrado ao seu assistente de voz. No futuro, os clientes terão acesso contínuo ao banco de dados de inteligência artificial em constante crescimento em todos os modelos Volkswagen equipados com o assistente de voz "IDA" e terão os conteúdos pesquisados lidos para eles enquanto dirigem.
 

O Cerence Chat Pro da parceira tecnológica Cerence Inc. é a base da nova função, que oferece uma integração inteligente única do ChatGPT em nível automotivo. A Volkswagen será a primeira fabricante de alto volume a oferecer o Chat GPT como item de série a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos veículos de produção.
 

O novo chatbot é oferecido juntamente com a última geração de informação e entretenimento nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, além dos recém-lançados Tiguan e Passat, e o novo Golf. Viabilizada pelo Cerence Chat Pro, a integração do ChatGPT alinhada ao assistente de voz da Volkswagen proporciona uma grande variedade de novas capacitações que vão muito além do controle de voz. 

O assistente de voz IDA pode, por exemplo, ser usado para controlar os sistemas de informação e entretenimento, navegação e ar-condicionado, ou para responder perguntas sobre assuntos gerais. 

No futuro, a Inteligência Artificial (IA) fornecerá informações adicionais em resposta às perguntas que forem além disso como parte de suas capacitações em contínua expansão. Isso pode ser útil em vários níveis durante uma viagem de carro: enriquecer conversas, esclarecer dúvidas, interagir em linguagem intuitiva, receber informações específicas sobre o veículo e muito mais, tudo sem precisar usar as mãos.
 

Para a pessoa atrás do volante, nada muda. Não há necessidade de criar uma nova conta, instalar um novo aplicativo ou ativar o ChatGPT: o assistente de voz é ativado com a saudação "Hello IDA" (“Olá IDA”) ou pressionando um botão no volante. 

O sistema automaticamente prioriza se uma função do veículo deve ser executada, um destino deve ser procurado ou a temperatura deve ser ajustada. Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema da Volkswagen, será automaticamente encaminhado para a Inteligência Artificial e será respondido com a voz familiar da Volkswagen.
 

O ChatGPT não tem acesso a qualquer dado do veículo: perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o máximo nível de proteção de dados. Isso é facilitado pelo Cerence Chat Pro, que auxilia uma grande variedade de fontes, incluindo o ChatGPT, a permitir que o IDA forneça respostas adequadas e relevantes para praticamente qualquer dúvida imaginável. 

O recurso também prioriza a segurança e a integração sem descontinuidade com uma miríade de capacitações do IDA, facilitando o uso para os motoristas.
 

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"A Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e a tornou acessível para muitos. Isto está simplesmente integrado ao nosso DNA. Como consequência, somos agora a primeira fabricante automotiva a tornar essa tecnologia inovadora um item de série em veículos dos segmentos compacto para cima. 

Graças à integração do ChatGPT e à forte colaboração de nossa parceira Cerence, estamos oferecendo aos nossos motoristas um valor adicional e acesso direto à ferramenta de pesquisa baseada na Inteligência Artificial.

Isso também reforça a força inovadora de nossos produtos", afirma Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen, encarregado do Desenvolvimento Técnico.



"Estamos orgulhosos por utilizar nossa experiência automotiva e nossa longa parceria com a Volkswagen para oferecer aos seus clientes inovações que impulsionam a IA generativa e grandes modelos de linguagem - mesmo depois deles terem adquirido um veículo”, diz Stefan Ortmanns, CEO da Cerence. 

"Com o Cerence Chat Pro, a VW é empoderada com uma integração do ChatGPT em nível automotivo que oferece uma flexibilidade inigualável, customização e facilidade de desenvolvimento enquanto prioriza a segurança e usabilidade pelos motoristas. Ao olharmos para o futuro, a Volkswagen e a Cerence irão explorar sua colaboração para projetar uma nova experiência de uso baseada num grande modelo de linguagem como base para a nova geração do assistente de bordo dos carros da Volkswagen."
 

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

GWM anuncia preço - R$ 150 mil -, sem aumento de imposto e taxa zero de juros para ORA 03 Skin. Condição é válida para a opção de financiamento com 50% de entrada e 24 parcelas. Cliente também pode incorporar ao financiamento a compra do Wallbox WEG. Promoção inclui ainda a recarga grátis durante o ano de 2024 e o pacote Tranquilidade da GWM

8 de janeiro de 2024 – Em janeiro será possível comprar um GWM ORA 03 Skin (sem teto solar), no valor de R$ 150 mil, com entrada de 50% mais 24 parcelas fixas com taxa zero de juros, em qualquer concessionária da marca ou no Mercado Livre, mediante depósito de R$ 9 mil, que pode ser pago por Pix ou boleto. 

A promoção é válida até 31 de janeiro ou até o fim dos estoques. Outra vantagem é que é possível incluir no valor do financiamento a aquisição de um Wallbox WEG.

Além disso, o cliente ganha recarga de bateria grátis em mais de 1.000 postos em todo o Brasil durante todo o ano de 2024, por meio de vouchers, de uso pessoal e intransferível. Para saber mais detalhes sobre o uso do voucher e os pontos de recarga, basta acessar o site da GWM.

“Não bastasse ele ser a referência do segmento em segurança, design, equipamentos e desempenho, agora o ORA 03 também oferece condições de compra únicas no mercado, que vão permitir que muitos consumidores possam, enfim, comprar seu primeiro carro elétrico”, explica Alexandre Oliveira, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM.


Ao adquirir o ORA 03, o comprador também ganha o Pacote Tranquilidade da GWM, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kWh, tag de pedágio GWM Veloe por um ano, financiamento com recompra garantida, a conveniência do serviço Tomorrow Assistance, com oficina remota e carro cortesia, e a proteção total da bateria por dois anos mesmo em caso de acidentes (além da garantia de fábrica por 8 anos ou 200 mil km para a bateria e de cinco anos sem limite de quilometragem para o veículo).

SOBRE A GWM

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. 

A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo. 


Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá em 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, com veículos eletrificados e conectados.

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