Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ANO COMEÇA COM O LANÇAMENTO DE DIVERSOS MODELOS E MARCAS. É O DESESPERO PARA VENDER CARROS DE PE UM ANO EM BAIXA


Alta Roda 

Nº 877 — 25/2/16

Fernando Calmon


UMA BOA ISCA



Fevereiro de ano bissexto deu embalo extra para lançamentos. Depois da picape média Toro, chegaram o Toyota SW4 (modelo de marca generalista de maior valor produzido no Mercosul) e a linha Gol/Voyage 2017. 

A Volkswagen mostrou a segunda revitalização da quinta geração do hatch, que liderou o mercado por nada menos de 27 anos seguidos, além de ser o mais produzido (supera 7,8 milhões de unidades desde 1980) e exportado (mais 1,3 milhão para 60 países).

A empresa alemã resolveu aplicar o velho ditado: “Isca tem que ser boa para o peixe, não para o pescador”. 

Extirpou a assinatura “Das auto” (O carro, em alemão). Adotou política de preços sem “apanhar” dos adversários. 

Acrescentou itens de série e ainda diminuiu o preço médio sugerido do Gol em 2,5% e do Voyage, 5,7% (parte traseira sem mudanças). 

Versão de topo Highline incluiu frisos cromados frontais que agradam a boa parte do mercado (não a este colunista, avesso a artificialismos, penduricalhos e adepto da escola “forma e função”).

Há três ofertas de acabamento. Gol vai de R$ 34.890 a R$ 55.290 e Voyage, de R$ 40.990 a R$ 58.590.

O Gol mudou relativamente pouco na frente e na traseira, pois a sexta geração começa a partir do final de 2018 – quatro produtos novos; outros três serão Voyage, Saveiro e o primeiro SUV compacto da marca. 

Os distraídos podem pouco perceber a linha 2017. Mas o painel é completamente novo de ponta a ponta, tem o volante multifuncional do Golf e quadro de instrumentos cerca de um terço maior para melhor visibilidade e novas funções.

Conectividade e infotretenimento passaram a ponto de honra para a Volkswagen. Há quatro opções inclusive de tela tátil e capacitiva (zoom com os dedos) de até 6,33 pol. 

Para muitos que apreciam aplicativos de roteirização de trânsito em tempo real, criou um suporte para celular bem robusto (opcional livre) que contém entrada USB para recarregamento com fio curto.

Outro ponto forte é o motor de 1 litro, 3-cilindros o mesmo do up! MPI e que já estava no Fox desde o Bluemotion. 

São 82 cv com etanol (6 cv a mais que o de quatro cilindros que sai de linha, mas continua na versão de 1,6 L/104 cv) e ganho de eficiência energética de 11% em mJ/km. 

Apesar de ser maior e mais pesado que o up!, Gol e Voyage nitidamente têm desempenho melhor que os modelos 2016, tanto em aceleração quanto em retomadas na mesma marcha. 

Como em todo motor tricilíndrico percebem-se mais ruídos e vibrações, mas o que entrega de volta em desempenho e consumo vale a pena.

Quanto ao SUV médio-grande SW4, produzido na Argentina, a Toyota desvinculou o nome Hilux não apenas por opção de marketing. 

A carroceria é toda nova, juntamente com o painel (quadro de instrumentos, igual), o acabamento interno e mais equipamentos de série. 

Suspensão traseira tem molas helicoidais e dois braços de fixação de cada lado (na Hilux, molas semielípticas), o que melhora a dirigibilidade no asfalto e na terra, apesar de peso em ordem de marcha de até 2.130 kg. Freios são a disco ventilados nas quatro rodas (na picape de cabine dupla, tambores atrás).

Preços: R$ 205.000 (V-6 gasolina) a R$ 225.000 (L-4, diesel, 7-lugares). Logo chegará o L-4 flex a preço menor
.

RODA VIVA

DESDE o lançamento, em 2012, Peugeot afirma que o 301 feito na Espanha (sedã compacto encorpado e despojado concorrente do Logan em mercados emergentes) não se destinava ao Mercosul. Rumores na Argentina indicam que o grupo francês estuda vender lá o 301 (3-cilindros, 1,2 L). Não incluiria o Brasil, mas com os novos ares da PSA, quem sabe?

PARTICIPAÇÃO
de motores de 1 litro nas vendas de automóveis caiu ligeiramente de 34% (dezembro) para 33,7% (janeiro). 

Com a tendência de substituição de motores de quatro cilindros de baixa cilindrada por três cilindros, mais cedo ou mais tarde esse quadro mudará. 

GM, Honda e Fiat já têm projetos adiantados, além de Renault que usará motores Nissan.

ACCORD 2016 recebeu pequenas atualizações e se tornou mais competitivo em preço (R$ 156.500, versão única). 

Manteve motor V-6/280 cv que agrada pela sonoridade e desempenho. Também melhorou o acerto de suspensões mesmo em pisos irregulares. 

Ótima câmera no retrovisor direito (além da traseira) que reproduz imagens na segunda tela central.

AUDI E BMW
, nos bastidores, riram baixinho quanto à chegada da arquirrival Mercedes-Benz ao mercado de picapes de cabine dupla em 2018 em parceria com a aliança Renault-Nissan. 

Puristas, de fato, não vão gostar, mas o tempo dirá quem está certo. Sem emitir juízo de valor, há de se considerar que a M-B produz caminhões há décadas. Então não seria um despropósito. 

PROCEDÊNCIA, histórico e avaliação física completa de veículos usados reprovaram 16% dos avaliados em 2015 pela Dekra. 

Resultados altos para padrões internacionais de vistoria em carros particulares, de lojistas e de concessionárias. 68% foram irregularidades em pintura, identificação e estrutura do automóvel, inclusive chassi danificado. Preço desta inspeção é de R$ 120.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

POR R$ 106.696,00 JÁ ESTÁ À VENDA NO BRASIL A CHEVROLET CAPTIVA 2016. NA SUA NOVA VERSÃO COM ALGUMAS ALTERAÇÕES NA CARROCERIA, SEGUNDO A GM, "RESSALTANDO O CARÁCTER MUSCULOSO DO VEÍCULO E APELO AVENTUREIRO", COM ACABAMENTO DE LUXO, TEM MOTOR 2.4 DE 184 CV, CÂMBIO AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS


São Caetano do S
ul - Já está disponível nas concessionárias Chevrolet a linha 2016 do Captiva, que chega com novo acabamento interno e carroceria com visual mais aventureiro.

Por fora, a cor grafite agora decora as rodas, as capas dos retrovisores e o rack de teto. As molduras dos para-choques, das portas e dos para-lamas também ganham revestimento escuro, ressaltando o caráter musculoso do veículo. Custa R$ 106.696,00.

A cabine adota novos revestimentos premium para os bancos e para detalhes de acabamento de painéis, console e volante.



Adicionar legenda

O Captiva 2016 estreia ainda duas novas opções de cores: Cinza Ashen e Prata Switchblade, que se juntam ao Preto Global, Branco Ice e Azul Berlin.

O modelo é oferecido em versão única, com motor Ecotec 2.4L SIDI de injeção direta de combustível e 184 cavalos, transmissão automática de seis marchas, além de ampla lista de itens de série.





Destaque para o teto solar com acionamento elétrico, o freio de estacionamento elétrico acionado por botão no console central e o multimídia Chevrolet MyLink com câmera de ré e áudio streaming - esta função possibilita aos ocupantes escutar podcasts, shows e notícias captadas pelo smartphone direto no sistema de som do veículo.


São seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), cintos de segurança com pré-tensionadores, sistema Isofix e bancos de couro com apoios de cabeça dianteiros ativos (se movimentam para à frente em caso de colisão traseira, aliviando o impacto no pescoço dos ocupantes, conhecido como “efeito chicote”).

Dessa forma, o Captiva continua sendo um dos mais atrativos veículos da categoria em relação à segurança, tecnologia, espaço interno e sofisticação.

“O segmento dos SUVs é um dos mais desejados pelo consumidor brasileiro e os números mostram isso. Foi o segmento que mais cresceu no último ano”, justifica Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.


Completo
Um dos itens de série do Captiva é o sistema de acionamento remoto do motor. Por meio da tecla “Remote Start” na chave, o motorista pode ligar o veículo à distância para resfriar a cabine no calor ou para aquecer o interior e os assentos dianteiros no frio, por exemplo.

O pacote de conforto do SUV da Chevrolet inclui ainda e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de espelho retrovisor central eletrocrômico.

O acabamento premium, o amplo espaço interno e a posição elevada de guiar também são características marcantes do produto.


Já os sistemas de controle de tração e de estabilidade atuam de forma automática e ajudam a manter o SUV na trajetória desejada pelo condutor, enquanto a suspensão independente nas quatro rodas contribui para a excelente dirigibilidade e conforto, mesmo em pisos não pavimentados.

Performance
O Captiva mantém na linha 2016 o conjunto mecânico que o consagrou no mercado brasileiro. 


O motor Ecotec 2.4L SIDI garante elevada eficiência energética e baixos índices de emissões. 


Traz cabeçote e bloco em alumínio, duplo comando de válvulas continuamente variáveis e sistema de injeção direta SIDI (Spark Ignition Direct Injection).

São 184 cavalos de potência a 6.700 rpm e torque máximo de 23,8 kgfm a 4.900 rpm, um dos elevados entre os SUV aspirados da categoria.





Acoplado ao motor, a transmissão automática de seis velocidades GF6 de segunda geração é capaz de realizar reduções duplas e triplas de marcha, conferindo maior agilidade nas acelerações e retomadas. 

Para maior economia de gasolina, a função “Eco Mode” passa a efetuar as trocas em rotação mais baixas.




Para quem deseja mais interatividade, é possível realizar as mudanças de maneira manual. Basta colocar a alavanca na posição “M” e pressionar as teclas “+” ou “-“ na alavanca da transmissão.

O Captiva 2016 vem com três anos de garantia.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

NOVO GOL E NOVO VOYAGE CHEGAM MUITO MAIS MODERNOS, COM DESIGN GLOBAL, NOVO MOTOR E SISTEMA DE INFOTAINMENT MAIS INOVADOR DO MUNDO.



1. Novo Gol e Novo Voyage chegam com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no mundo; a Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento no mercado brasileiro.

2. Modelos vêm com a tecnologia global da Volkswagen, o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

3. Novo Gol “Connect”, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”, marca a estreia do Gol mais conectado da história do modelo no País; série especial destaca a conectividade com smartphones, novo painel com aplique na cor azul e novos tecidos de bancos com detalhes azulados.

4. Exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, permite carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa.


5. Modelos incorporam a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen; a evolução do design reforça o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro; novas cores e rodas exclusivas são destaques dos modelos.

6. Referência em termos de conforto e design interior, o Novo Gol e o Novo Voyage contam com painel novo e muito mais moderno; novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ar de requinte e sofisticação ao interior dos modelos.

7. Novo Gol e Novo Voyage serão equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro; o motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível, com melhora na eficiência energética de até 11%.

8. Premiado pela imprensa especializada brasileira, motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) está entre os mais eficientes do segmento, com Nota “A” (Selo Verde) no Programa de Etiquetagem do INMETRO; consagrado motor 1.6 Total Flex (104 cv), que pode ser também associado à transmissão I-Motion, completa a gama de versões do Novo Gol e Novo Voyage.

9. Versões Trendline, Comfortline e Highline estão mais equipadas, realçando a excelente relação custo-benefício dos modelos; são itens de série os novos sistemas de som (Comfortline / Highline), direção hidráulica e novos pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.

10. Novo Gol e Novo Voyage oferecem um dos menores índices de reparabilidade, de acordo com o CESVI; modelos contam com três anos de garantia total e a maior rede de concessionárias do Brasil.




O Novo Gol e o Novo Voyage estão chegando com a evolução do design mundial da marca e muito mais inovação tecnológica. 

A nova linha está trazendo o motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, um dos mais eficientes nas suas respectivas categorias no País. 

Além disso, o Novo Gol e o Novo Voyage passam a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado brasileiro. 

Os modelos, com ainda mais itens de série, serão comercializados a partir de março nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.

• Evolução do DNA mundial de design
Mais modernos, mais precisos e com mais estilo. O Novo Gol e o Novo Voyage incorporam a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen, que reforça o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro. 

Novos para-choques, novos faróis e novas lanternas destacam as linhas horizontalizadas, dando a impressão de os veículos estarem mais largos e baixos. 

O novo vinco lateral, que contorna quase toda a carroceria, contribui para realçar a precisão e o cuidado nos mínimos detalhes de design. 

Os modelos também trazem cores inéditas e rodas exclusivas, que conferem ainda mais harmonia e esportividade.

• Painel completamente novo
O Novo Gol e o Novo Voyage chegam para ser referência em termos de conforto e de design interior, com um painel novo e muito mais moderno. 

O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. 

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. 

Há também uma atenção especial às saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. 

O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.


• Novo sistema de infotainment App-Connect
Conectividade é a palavra de ordem no desenvolvimento do Novo Gol e do Novo Voyage. 

Os modelos adotam o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mercado brasileiro. 

A Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento, uma tecnologia global presente também no Novo Passat. 

Inovador, o sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. 

Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. 

E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. 

O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.

• Nova série especial Gol Connect
Para celebrar o Gol mais conectado de todos os tempos, a Volkswagen apresenta o pacote para o Gol Connect, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”, dando mais jovialidade ao modelo. 

A série especial destaca a cor azul na carroceria, no painel e novos tecidos de banco. 

O Gol Connect está equipado com a central multimídia topo de linha Discovery Media, que, além do espelhamento, oferece um sistema de navegação totalmente integrado. 

O Gol pode ser equipado ainda com o exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, que possibilita carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa. 

A nova série especial também está equipada com adesivos “Connect”, pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e rodas exclusivas de 15 polegadas, em pneus de medida 195/55 R15 “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.



• Novo motor 1.0l de três cilindros Total Flex
O Novo Gol e o Novo Voyage serão equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro. 

O motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível. 

Premiado pela imprensa especializada brasileira, o motor 1.0l de três cilindros Total Flex está entre os mais eficientes do segmento, proporcionando uma melhoria de eficiência energética de até 11%, em relação ao modelo anterior. 

Por isso, o Novo Gol e o Novo Voyage mantêm a excelente Nota “A” (Selo Verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. 

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. 

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. 

O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. 

Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade. 

Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o foco em economia de combustível.




• Motor 1.6 Total Flex de 104 cv
A versão Highline do Novo Gol e Novo Voyage vêm equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) – versão Comfortline tem opções de motorizações 1.0 e 1.6. 

O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética. 

Esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. 

Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. 

Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.

Transmissão I-Motion – O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox). O Novo Gol e o Novo Voyage I-Motion oferecem o melhor de dois mundos: o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual. Além disso, o preço do câmbio I-Motion é extremamente atraente, se comparado à transmissão automática convencional (com conversor de torque).



• Novos itens de série
O Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores. 

Desde a versão de entrada com os motores 1.0l e 1.6l até as configurações topo de linha, fazem parte da lista de série itens como direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. 

O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. 

As versões Trendline, Comfortline e Highline reforçam a excelente relação custo-benefício dos modelos, com novos sistemas de som e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, como itens de série.




• Robustez e confiabilidade
O Novo Gol e Novo Voyage, conhecidos no mercado brasileiro por sua robustez e confiabilidade, oferecem um dos menores índices de reparabilidade, de acordo com o CESVI Brasil. 

Isso se traduz em menor tempo e custo de reparo, se comparado a outros modelos do mesmo segmento de mercado. 

O Novo Gol e Novo Voyage contam com três anos de garantia total e a maior rede de concessionárias do País.

• História de sucesso no Brasil
O Gol é o veículo mais produzido, vendido e exportado da história do mercado brasileiro. 

E essa trajetória vitoriosa do Gol tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, mas ultrapassou fronteiras. 

O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País. 

O primeiro Gol chegou ao mercado em 1980. A segunda geração veio em 1995. Em 1999, foi lançada a terceira a geração, seguida pela quarta geração (2005) e pela quinta geração (2008). 

Ao longo desses 36 anos, o Gol já acumula mais de 6 milhões de unidades comercializadas, consagrando-se como o modelo de maior sucesso na história da indústria automobilística brasileira. 

Ele também é o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países. 

Já o Voyage acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao longo de sua história. 

O sedã é o derivado do Gol de maior sucesso. Lançado em 1981, o Voyage já teve mais de 300 mil unidades exportadas para 58 países. 

Passando por várias atualizações em design e conteúdo, o sedã teve em 1996 sua produção encerrada, após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar na época ao Polo Classic. 

Em 2008, após 12 anos de ausência do mercado, o Voyage ressurge desenvolvido juntamente com o Gol.

SUPERPROMOÇÃO NAS OFICINAS HYUNDAI CAOA SEGUE ATÉ O FINAL DESTE MÊS DOS MODELOS TUCSON, iX35, I30 E UTILITARIO HR TÊS PREÇOS ESPECIAIS


São Paulo, 23 de fevereiro de 2016 – Os proprietários dos modelos Hyundai produzidos pela CAOA Montadora, em Anápolis (GO), Tucson, iX35 e a camioneta HR, além do hatchback i30, importado com exclusividade pela CAOA para o mercado brasileiro, poderão usufruir de descontos especiais em diversas peças até o dia 29 de fevereiro.

Durante a promoção os preços estão em média, 40% mais baixos. Dentre os itens na promoção estão pastilhas e discos de freio e amortecedores.

O jogo de pastilhas de freios dianteiros e traseiros do i30 já instalado durante a promoção custa R$ 537,83, já o jogo de disco de freios, dianteiros e traseiros do mesmo modelo, também já instalado, tem preço de R$ 1.297,36. 

O jogo de amortecedores dianteiros e traseiros, também instalado, sai por R$ 1.611,40.

O SUV Hyundai iX35 também participa da promoção. O jogo de pastilhas de freios dianteiros e traseiros custa apenas R$ 490,79 durante a campanha. 

O jogo de disco de freios dianteiros e traseiros sai a R$ 1.286,96 e o jogo de amortecedores dianteiros e traseiros, R$ 2.534,94.

No Tucson, o jogo de pastilhas de freios dianteiros e traseiros está com preço promocional de R$ 490,79. 

O jogo de disco de freios dianteiros e traseiros está custando R$ 1.286,96 e o jogo de amortecedores dianteiros e traseiros, R$ 2.339,54.

No utilitário Hyundai HR, o jogo de pastilhas de freios dianteiros e traseiros, custa R$ 512,64 até o fim de fevereiro. 

O jogo de disco de freios, dianteiros e traseiros sai instalado por R$ 715,48 e o jogo de amortecedores dianteiros e traseiros por R$ 902,68. 

Todos os preços, nos quatro modelos, já são calculados com a instalação inclusa e o pagamento pode ser feito em até 3 vezes sem juros, no cartão.

Na troca de qualquer uma dessas peças, nos modelos participantes da promoção, os clientes ganham também a inspeção gratuita de 19 itens e podem ainda, adquirir pneus Continental em até 6 vezes sem juros e também solicitar o serviço de Oxi-sanitização em seus veículos com mais de 17% de desconto, custando R$ 149,00. 

Este serviço realiza a higienização do ar-condicionado e do interior do veículo com ozônio, eliminando maus cheiros e atuando como bactericida e fungicida.

A FIAT, FINALMENTE, INGRESSA NO RENTÁVEL MERCADO DAS PICAPES MÉDIAS COM A SUA TORO É VENDIDA A R$ 76.500, COM MOTOR FLEX , CÂMBIO DE SEIS MARCHAS E 4 X 2, E R$ 116.500, A 4 X 4 COM MOTOR DIESEL E TRANSMISSÃO DE NOVE VELOCIDADES, USADA NA RENEGADE

  
Alta Roda 

Nº 876 

Fernando Calmon



TORO CHEGA COM AMBIÇÕES



Há muito tempo a Fiat deseja entrar no lucrativo segmento das picapes médias de cabine dupla para cinco passageiros. 

Em 2007, a marca italiana desistiu de acordo com a Tata porque a picape indiana era tosca demais. 

A líder das picapes compactas, Strada, é homologada para apenas duas pessoas atrás. 

A Toro resolve essa situação e se apresenta como alternativa racional por ter 43 cm a menos em comprimento que a média dos concorrentes e a mesma capacidade nominal de uma tonelada (incluindo passageiros) na versão a diesel.

A Fiat se apresenta ao mercado de forma objetiva – vender 50.000 unidades por ano – contra os atuais seis concorrentes (S10, Hilux, Ranger, L200, Amarok e Frontier) que em 2015 representaram 116.000 veículos. 

Para tanto, mostra pelo menos dois atributos imbatíveis. A começar pelos preços – R$ 76.500 (4x2, motor flex e câmbio automático de seis marchas) a R$ 116.500 (4x4, diesel e automático nove marchas). 

Isso ocorre, entre outras razões, por herdar o trem de força do Renegade e pela grande diferença de IPI entre SUV (diesel, 25%) e picape (10%).

Sua dirigibilidade é nada menos que a referência no segmento. Estrutura monobloco e suspensão traseira independente multibraço, direção eletroassistida bem calibrada e posição de guiar mais próxima possível de um automóvel explicam essa diferença. 

Os 2,99 m de distância entre-eixos oferecem espaço para três adultos atrás que viajam com encosto em posição menos vertical que a maioria dos concorrentes. Túnel central também é mais baixo.

Estilo, outro de seus pontos fortes, nasceu aqui mesmo e se destaca por ser menos radical que o do Cherokee. 

Audacioso na medida certa chama atenção nas ruas e demonstra que a FCA brasileira atingiu níveis internacionais. 

A inteligente tampa da caçamba bipartida, bastante leve e prática, ajuda no acesso. Ela serve de base a um extensor opcional para objetos compridos muito bem projetado, aproveita as lanternas originais e inclui suporte para cópia da placa traseira.

No interior, há materiais menos nobres que os do Renegade, justificável pelo preço e eventual uso em serviço pesado. 

Destaque para desenho e anatomia dos puxadores de portas e alças de apoio nas colunas dianteiras. 

A Toro perdeu o freio de estacionamento elétrico, mas nesse ponto é como todas as outras picapes. 

Tela multimídia de apenas cinco polegadas é pequena para os padrões atuais. 

A Fiat não perdeu tempo e colocou o macaco no lugar antes 
previsto para o extintor.

A fábrica espera uma divisão de 40% para motores flex (sem possibilidade de câmbio manual, provisoriamente diz a Fiat) e 60% para diesel (nesse caso é possível câmbio manual). 

Strada de cabine dupla de três portas deve perder clientes para a Toro. 

Motor flex passou de 132 cv para 139 cv e, se já era fraco no Renegade, piorou um pouco em razão de a picape ter peso em ordem de marcha cerca de 10% maior. 

Neste caso, o automático recebeu relações de marchas mais curtas, 
sem resolver esse ponto.

Rigidez torcional é elevada e a Fiat espera conseguir cinco estrelas nos testes de impacto. 

Parodiando o ditado, não basta ser robusta precisa parecer robusta. Demanda tempo para tal, mas no uso em asfalto (mesmo ruim) já parece suficiente.



RODA VIVA


AUDI Q3 começa a sair da linha de S. José dos Pinhais (PR), mês que vem, mas motor turbo de 1,4 L será movido apenas a gasolina, como o Jetta montado em S. Bernardo do Campo (SP). 

Ao contrário do Golf (estrutura MQB) com o mesmo motor na versão flex, os dois primeiros usam arquitetura anterior (PQ35) e exigiriam investimento adicional. BMW e Mercedes são flex.

DEPOIS de a guinada econômica argentina adotar câmbio flutuante em relação ao dólar, seguindo o Brasil, aumentou a possibilidade de início de um verdadeiro livre comércio entre os dois maiores integrantes do Mercosul, a partir de julho deste ano. Acabaria o intervencionista e complicado sistema de “equilíbrio” entre importações e exportações, imposto pelo país vizinho.

PEUGEOT 308, mesmo sem estar alinhado ao modelo oferecido hoje na Europa, tem ótimos equipamentos de série e bom acabamento. 

Versão de câmbio manual e motor 1,6 l/122 cv oferece desempenho honesto para um médio-compacto. 

Já motor 1,6 turbo/173 cv (etanol) e câmbio automático 6-marchas representa a melhor relação preço-desempenho do segmento.

APESAR de o mergulho de unidades vendidas internamente, de 2015 sobre 2014, ter sido de 27% (quase um milhão de unidades) o faturamento do setor encolheu em torno de 8% apenas. 

Fabricantes com preço médio superior padeceram menos que os chamados Quatro Grandes. Estes vendem carros mais baratos e sofreram prejuízos grandes.

CORREÇÕES: Na coluna da semana passada, referência ao Kwid é sobre modelo homônimo fabricado na Índia. 

Quanto ao Gol produzido em 1995, tinha catalisador, mas carburador só incluía assistência eletrônica. 

Neste exemplo, importa a diferença de emissões de NOx: em vinte anos caiu de 1,4 g/km para apenas 0,03 g/km, ou seja, redução de 97%.
____________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

NOVA FORD RANGER É ELEITA MELHOR COMPRA NA ÁFRICA DO SUL. ESTA FOI A QUINTA VITÓRIA SEGUIDA DA PICAPE NUMA REGIÃO CONHECIDA PELA VARIEDADE E E EXIGÊNCIA DE CARROS PREPARADOS PARA OFF-ROAD


A Ford Ranger foi eleita melhor compra na África do Sul e garantiu seu lugar na edição de 2016 da lista “Top 12 Best Buys” da Car Magazine, uma das principais publicações automotivas do continente, ampliando a galeria de títulos da nova picape global que em breve estará também no Brasil. 

Esta foi a quinta vitória consecutiva da Ranger na premiação, numa região famosa pela variedade e exigência de cenários off-road.

O espaço generoso da cabine, o alto nível de equipamentos, o requinte e conforto de direção, assim como o design robusto e o desempenho foram alguns dos pontos da Ranger elogiados pela equipe editorial. "No geral, a Ford Ranger mostra a maior soma de qualidades da categoria", comentou um dos juízes.

A lista de melhores compras da Car Magazine incluiu também outros quatro modelos da Ford: Kuga, melhor SUV/crossover compacto; Fiesta ST, melhor “hot hatch” compacto; Grand Turneo Connect, melhor veículo multiuso; e Everest, SUV de melhor custo-benefício da África do Sul.

FORD CRIA PISTA REPRODUZINDO OS PIORES BURACOS DO MUNDO PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE CHASSIS E SUSPENSÃO DOS VEÍCULOS QUE PRODUZ. O TRECHO TEM DOIS KM DE EXTENSÃO E FOI CONSTRUÍDO NO CAMPO DE PROVAS DA MONTADORA NA BÉLGICA, UMA RÉPLICA DE LOMBADAS, DESNÍVEIS E BURACOS. COM ISSO OS ENGENHEIROS PRETENDEM RESOLVER PROBLEMAS CAUSADOS PELA BURACADA QUE NO BRASIL É COMUM. BASTARIA A FORD FAZER OS TESTES NAS ESTRADAS BRASILEIRAS QUE CONSEGUIRIA MELHORES RESULTADOS. OS MODELOS MONDEO, GALAXY E S-MAX, NA EUROPA E NO FUSION SPORT, NOS ESTADOS UNIDOS, JÁ ESTÃO RECEBENDO A TECNOLOGIA DE CONTROLE DE AMORTECIMENTO CONTÍNUO, QUE TANTA FALTA FAZ NOS CARROS BRASILEIROS


A Ford reuniu em um trecho de cerca de 2 km de pistas no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, uma réplica dos piores buracos, lombadas e desníveis encontrados nas estradas mais perigosas do mundo. 

Esse verdadeiro “pesadelo dos motoristas” é usado pelos engenheiros para desenvolver inovações nos sistemas de chassi e suspensão capazes de enfrentar a enorme diversidade de estradas do planeta, como mostra este vídeo.


A pista de Lommel reproduz buracos encontrados em mais de 100 trechos perigosos de estradas de 25 países. 

Os engenheiros da Ford estão sempre estudando a inclusão de novos desafios na instalação. 

Estrada de teste que a Ford pode aproveitar no Brasil 

Nos últimos três anos, eles visitaram pistas da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.

Pista de teste no Brasil.

“Esta estrada é uma galeria das superfícies mais irregulares que os motoristas podem encontrar no mundo, seja um cruzamento esburacado na China, uma rua lateral na Alemanha, um calçamento de pedra, em Paris, ou lombadas de velocidade no Brasil.

Com elas, desenvolvemos os futuros veículos para lidar melhor com os desafios do mundo real", diz Eric-Jan Scharlee, especialista técnico de durabilidade do Campo de Provas de Lommel.

Com um equipamento similar ao usado pelos sismólogos no estudo de terremotos, os engenheiros passam sobre os buracos em velocidades de até 74 km/h, enquanto sensores registram as cargas e tensões sobre a suspensão e componentes do veículo.


Uma das inovações geradas com base nesse trabalho é a tecnologia de controle contínuo de amortecimento com atenuação de buracos que a Ford está lançando em modelos como o Mondeo, Galaxy e S-MAX na Europa e no Fusion Sport nos EUA.

Ao detectar que uma roda caiu num buraco, ele ajusta a suspensão para protegê-la contra danos. 

Ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus alerta contra furos e o controle de estabilidade eletrônico ajuda o motorista a manter o controle do veículo ao desviar de obstáculos.

Segundo um estudo da Associação Americana de Antropologia, só nos Estados Unidos os buracos geram um custo estimado de US$3 bilhões por ano para os motoristas com reparos.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

FIAT DEU A PROVA MAIS CLARA DE QUE É NOS MOMENTOS DE CRISE QUE AS DIFICULDADES SÃO TRATADAS COM MAIS VIGOR E DAÍ, DEPOIS DO JEEP RENEGADE, A MONTADORA LANÇA A PICAPE TORO, QUE O LEITOR PODE CONHECER MELHOR

  

MECÂNICA ONLINE®


20/02/2016


As inovações da picape 
desenvolvida pela Fiat


Link para vídeo: https://youtu.be/aEEuGQQBOac
Acompanhar o setor automotivo nos permite conviver com pessoas que buscam inovações, tecnologias e funcionalidades. O resultado são os novos modelos que chegam em nosso mercado a cada dia.

A primeira grande novidade do ano é a picape desenvolvida pela Fiat em Pernambuco, chamada de Toro.

A Renault foi quem primeiro descobriu o espaço entre as picapes pequenas e as intermediárias, com o lançamento do Duster Oroch, mas talvez seja da Fiat a ambição de conquistar mais consumidores.


O grupo FCA vem com a mesma estratégia do Jeep Renegade contra seus concorrentes. Oferece o maior leque possível de versões e equipamentos para o cliente, agradando gregos e troianos, enquanto os concorrentes ficam limitados.

Para muitos, sair na frente pode ser a atitude correta, até mesmo nos tempos do jornalismo através da internet, mas muitas vezes, você leitor, prefere uma matéria mais completa, com análise da informação.

Ela pode até demorar um pouco mais para surgir, mas com certeza vai agradar uma quantidade maior de pessoas que buscam esse conhecimento.


E assim a Fiat oferece uma picape com duas opções de motorização (diesel e bicombustível – gasolina e etanol), tração 4x2 ou 4x4, transmissão de seis ou nove marchas, entre outras facilidades que ampliam o leque de oportunidades para o cliente.


Mas o nosso leitor é esclarecido e não vai no modismo. É preciso analisar os recursos que o veículo oferece e suas necessidades do dia-a-dia. Então vamos ao que interessa!

Quando o assunto é conforto e segurança um dos destaques é o sistema de suspensão com amortecedores Full Displacement, que equipa as versões 4x2 e 4x4.


O sistema de suspensão foi projetado para oferecer máximo conforto e estabilidade com a máxima capacidade de carga, de até uma tonelada, nas diversas condições das estradas brasileiras.

As tecnologias aplicadas nas suspensões dianteiras McPherson com braços oscilantes Double Layer produzidos com aços de alta resistência, em conjunto com as suspensões traseiras Multilink, proporcionam menor peso aos componentes mantendo a rigidez e robustez do conjunto.


O amortecedor Full Displacement complementa o sistema. Sua configuração é bitubular, com válvulas de duplo efeito que utilizam discos de alto carbono.

A abertura progressiva das válvulas promove um controle mais eficiente das forças de amortecimento, tanto na tração, quanto na compressão.

A parte frontal da Toro conta com o DRL (“Daytime Running Light”) com Guia de Luz integrada que proporciona forte personalidade e identidade singular ao veículo. Além disso, há também o conjunto de faróis equipados com lentes bicolores.

Completam o sistema de iluminação dianteiro os faróis auxiliares direcionais de alto desempenho, que proporcionam maior segurança e visibilidade em manobras.

Além dos componentes dianteiros, a Toro é equipada com lanternas traseiras com tecnologia LED e Guias de Luz, com design único e diferenciado, onde o efeito caleidoscópio completa o conjunto em grande estilo.


Destaque também para o conjunto de pedaleira híbrida, cujos pedais são construídos em plástico de alta resistência, sendo que o pedal de freio possui “alma metálica”, o que assegura menor peso ao conjunto (ganho de 20% em comparação a uma pedaleira 100% metálica) sem abrir mão da segurança.

Para o Fiat Toro a pedaleira vem com sistema de desarme do pedal do freio, que garante ainda mais segurança ao condutor em caso de colisão frontal.

Comprovando a sua vocação em desenvolver produtos de elevado conteúdo tecnológico e orientados à preservação ambiental, a Magneti Marelli equipa o modelo com o sistema de abastecimento do combustível com tanque Multilayer, cuja principal vantagem é eliminar a evaporação do combustível, reduzindo as emissões totais, além de ser mais resistente ao impacto, garantia de maior a segurança.

O modelo equipado com motor Flex conta com o pioneiro Software Flexfuel Sensor (SFS®) com a central de comando ECU (Eletronic Control Unit) Família 10 – dotada com microprocessadores de nova geração, com maior capacidade de memória e velocidade de processamento.

A ECU Família 10 realiza a leitura dos dados provenientes de diversos sensores espalhados pelo veículo com mais rapidez e atua de forma mais precisa, melhorando a dirigibilidade, economizando combustível e reduzindo emissões.

Outra tecnologia Magneti Marelli que se destaca na motorização do Fiat Toro é o novo coletor variável de admissão, cuja geometria dos dutos também colabora com a melhora na dirigibilidade ao proporcionar maior desempenho.


Um dos grandes diferenciais do Fiat Toro são os quadros de instrumentos digitais de sete polegadas ou 3,5 polegadas nas diferentes versões oferecidas.

Os produtos contam com sistema de navegação através de pictogramas que indicam as conversões; auxílio para estacionamento frontal e lateral, indicando a distância e a posição aproximada do obstáculo mais próximo; sistema de estacionamento semiautomático, que informa as ações que o motorista deve fazer numa manobra de estacionamento; entre muitos outros recursos.

O coletor de escapamento com conversor catalítico integrado responde pelos baixos índices de emissões de poluentes.

Além disso, existe um sistema completo de escapamento – tubos, silenciadores etc - com tecnologias que garantem o conforto acústico e proporcionam redução de peso e consequente a economia de combustível.

As joint ventures estabelecidas entre a Magneti Marelli e as empresas Faurecia (FMM) e Prima Sole (SPMM), exclusivamente para atender as demandas da fábrica de Goiana, em Pernambuco, fornecem importantes componentes do interior do veículo para a Toro como o painel, o console central e os painéis das portas, além de diversos componentes para o acabamento interno e externo em plásticos que conferem a percepção de robustez e qualidade superior.


Na parte externa, para-choques dianteiro e traseiro completam a gama dos componentes plásticos.

A chave tem formato canivete com telecomando. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas sem a necessidade da chave.

Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.

____________________________________
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online®(www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.