Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 13 de novembro de 2011

RENAULT LEVA RELÍQUIAS E OS NOVOS AO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI

Noite de homenagens a jornalistas automotivos e ex-pilotos 



A Renault realizou na noite de terça-feira no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo a quarta edição do desfile de carros clássicos “Noite Renault”. Foram apresentadas raridades, destaque para a Voiturette 1898, uma réplica do primeiro modelo produzido pelo francês Louis Renault, fundador da marca; e para o NN Torpedo 1924 (foto abaixo), modelo que modernizou a linha Renault disponível na Europa na época, com design aerodinâmico inspirado em barcos, e homenageados diversos jornalistas especializados.




Representantes da velha-guarda pediram passagem, como Willys Interlagos (foto ao lado, dirigido pelo ex-piloto Bird Clemente), fabricado sob licença no Brasil pela Willys Overland nos anos 60, Gordini, Dauphine e os clássicos R4, que fez sucesso em mais de 100 países, além de R8, R10 e R 16. Juntos, eles contaram um pouco da evolução da marca ao redor do mundo. 

Modelos mais recentes, comercializados inclusive no mercado brasileiro, como o compacto Clio e os monovolumes Twingo e Scénic também desfilaram. Assim como os lançamentos recentes da marca no mercado verde-amarelo: o sedã Fluence e o utilitário esportivo Duster. 


Jornalismo Automotivo foi homenageado na “IV Noite Renault”


O vice-presidente da Renault 
do Brasil, Alain Tissier recebeu uma homenagem da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) por seu empenho na preservação da memória da indústria nacional. 

“O passado glorioso da Renault foi lembrado e é motivo de orgulho para todos nós. Conhecer o ontem nos permite nortear o presente e trilhar os caminhos do 
futuro”, disse Alain Tissier, que se revelou emocionado depois de dirigir pela primeira vez o Gordini “Teimoso”.

A quarta edição da “Noite Renault” marcou ainda a homenagem a personalidades do universo automotivo brasileiro, incluindo jornalistas especializados e ex-pilotos. 

Para representar a nova geração do jornalismo automotivo, que a cada dia conta com a presença cada vez maior das mulheres, a jornalista Anelisa Lopes (foto acima), do site iCarros, subiu ao palco, para comentar o atual estágio do setor automotivo brasileiro e recebeu a homenagem das mãos de Frédéric Posez, diretor de Marketing da Renault do Brasil. 

Logo após foi a vez do Jornalismo Esportivo focado no automobilismo, campo em que a Renault marcou época no Brasil com o Willys Interlagos e ainda tem forte atuação, como fornecedora de motores para as equipes Red Bull Racing (atual campeã do Mundial de Construtores), Lotus Renault GP e Team Lotus.


Simbolizando esse segmento jornalístico e esportivo, o ex-piloto Bird Clemente e o jornalista Luiz Carlos Secco (à esquerda, na foto ao lado), assessor de Imprensa especializado no setor automotivo desde os tempos da equipe Willys, foram ao palco para serem homenageados por Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil (na foto no centro). 

Renalut R16, criado em 1965, primeiro hatchback do mundo, 
foi sucesso de vendas até 1980


Ainda no momento dedicado ao jornalismo esportivo focado no automobilismo, o jornalista Rafael Munhoz, da Revista Racing (principal publicação especializada deste segmento), recebeu a homenagem em nome de Venício Zambeli, editor-chefe da Racing.

Para apresentar os principais acontecimentos da década de 90, tais como: a abertura do mercado brasileiro para novas empresas no setor automotivo e a inauguração do Complexo Ayrton Senna, instalações industriais da Renault no Brasil, o jornalista Luiz Guerrero, da revista Car and Driver, foi homenageado por Vitor Hara, titular da concessionária Renault Grand Brasil, de São Paulo.

Os anos 70 e 80, marcados por intensas mudanças culturais e políticas no Brasil, foram representados pelo jornalista Douglas Mendonça, da revista MotorShow. Filipe Pereira, gerente Regional da Renault, foi o representante da marca para entregar a homenagem ao Douglas.

O Renault Duster é o último lançamento da Renault
Josias Silveira, da revista Oficina Mecânica, apresentou ao público presente na “IV Noite Renault” os principais fatos dos anos 60, como, entre eles, a chegada do homem à lua e a realização da primeira edição do Salão do Automóvel do Brasil. Para entregar a homenagem ao jornalista, subiu ao palco Márcio Migues, diretor de Qualidade da Renault do Brasil.


Durante o evento, o jornalista Reginaldo Leme promoveu uma noite de autógrafos de seu livro sobre os "50 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo". 

A “Noite Renault” faz parte das atividades do Auto Show Collection, realizado todas as terças-feiras, no Anhembi, ponto de encontro de colecionadores e de apreciadores de veículos tunado, atraindo milhares de visitantes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.