Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 15 de novembro de 2011

FÁBRICAS JÁ SE PREOCUPAM COM ACIDENTES COM PEDESTRES. FIAT FREEMONT GANHOU A CLASSIFICAÇÃO DE CINCO ESTREÇAS PELOS SISTEMAS DE SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS E DE PROTEÇÃO AOS PEDESTRES EM EVENTUAIS ATROPELAMENTOS


O SUV Fiat Freemont conquistou a classificação de segurança cinco estrelas do Euro NCAP, a mais alta nota que o consórcio independente concede desde 1997 após testar a segurança dos veículos. 

São seis airbags de série (dois dos quais Multifases), proteção dos passageiros fornecida pela carroceria, capô, portas e barra transversal do painel de instrumentos, além dos assentos e da coluna de direção.

Uma atenção especial foi dada à proteção dos pedestres. O Freemont  conta com um sistema inovador que detecta o impacto contra a perna do pedestre. 

Em apenas milésimos de segundo, ele levanta o capô para oferecer uma superfície sem pontos rígidos sob ela, o que minimiza o risco de ferimentos na cabeça do pedestre.

Os resultados atingidos coincidem com a adoção dos dispositivos eletrônicos mais avançados que aumentam a segurança do veículo ao ajudar constantemente o motorista a reduzir o risco de acidentes.

O SUV Freemont tem assentos dianteiros equipados com um mecanismo que move o apoio para cabeças em conjunto com a cabeça dos passageiros da frente em caso de colisão traseira. Isso reduz consideravelmente o risco de ferimentos causados pelo impacto (efeito chicote).

A classificação é ainda mais importante considerando que, desde 2009, o Euro NCAP adota um novo esquema composto por quatro áreas de avaliação: Passageiro Adulto, Passageiro Criança, Proteção dos Pedestres e uma nova área: auxílio à Segurança. 

Funções para evitar e mitigar ferimentos, como lembrete de cinto de segurança, ESP e limitador de velocidade, também são classificadas. A cada ano, atingir as cinco estrelas se torna mais difícil (2009, 2010-2011, 2012).

Milhares de horas de simulações virtuais, testes em componentes e subsistemas, mais de 200 simulações de impacto no simulador de teste de colisão por deslizamento Hyge e mais de 80 testes de impacto (frontal, lateral, capotamento e manobras bruscas, com várias velocidades, tipos diferentes de obstáculos e as diversas necessidades de proteger fisicamente os passageiros) foram conduzidos. 

O Freemont é vendido nas versões Emotion, a partir de R$ 81.900,00 e Precision, a partir de R$ 86.000,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.