BMW i8 Concept híbrido fará 250 km/h e poderá ter
faróis de iluminação laser
A BMW decidiu entrar a sério, aliás, como faz em qualquer de seus projetos, na construção de um carro elétrico, cuja bateria pode ser totalmente recarregada em duas horas em uma tomada padrão. Estamos falando do BMW Concept i8, um carro híbrido esportivo que atinge velocidade máxima controlada de 250 km/h e chega de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, usando os motores elétrico e de gasolina, com que faz 33 km com um litro.
Tudo começou com o Concept i3, inicialmente conhecido como
Mega City, um veículo elétrico para quatro passageiros semelhante ao ActiveE que serviu de base para o desenvolvimento do i8. O i3 será o primeiro veículo elétrico a ser comercializado pela BMW.
Na verdade, o i8 é um carro futurista. Os engenheiros estão empenhados no desenvolvimento da iluminação laser que produz um feixe quase paralelo com uma intensidade mil vezes maior do que a luz de LEDs convencionais e com menos da metade do consumo de energia e por consequência mais economia de combustível.
Elementos como as saídas de ar centrais, não só têm a tarefa de melhorar o conforto, eles também fazem parte da arquitetura do cockpit. Ao mesmo tempo, o uso de camadas também dá forma visual ao princípio de design leve no interior e, juntamente com a generosa quantidade de carbono exposta no módulo de vida, enfatiza o baixo peso do carro.
Os assentos traseiros são fixos solidamente no chão, mas à primeira vista eles parecem estar flutuando, dando a esta área do carro uma sensação de leveza e contemporaneidade. Os passageiros sentam-se numa posição típica de carros esportivos - extremamente baixos e fechados no módulo de sobrevivência (montado acima do módulo Drive).
Portas giratórios fixas aos pilares oferecem grandes aberturas que permitem o acesso a ambos os assentos dianteiros e traseiros. Quatro assentos fazem do BMW Concept i8 um veículo prático e cotidiano, que reúne toda a gama de atributos positivos BMW.
O Conceito i8 combina as vantagens dos dois sistemas diferentes. No eixo dianteiro fica o motor elétrico adotado a partir do Concept BMW i3 e modificado para desenvolver o Concept i8 híbrido, enquanto o a gasolina, de 1.5 litros de três cilindros, desenvolvido totalmente pelo Grupo BMW, gera 164 kW/220 hp e usando o turbo desenvolve até 300 Nm (221 lb-ft) de torque.
O i3 usa um motor elétrico sobre o eixo traseiro que gera uma potência de 125 kW/170 cv e um impressionante torque de 250 Nm (184 lb-ft). O veículo elétrico tem um driving range entre 85 e 100 quilômetros com uma única carga. O interessante é que o motor elétrico não é, como em diversos híbridos, uma fonte secundária de energia para o motor de combustão e sim um motor que trabalha em conjunto com o a gasolina.
O i3 poderá ser um veículo apenas elétrico usando um gerador ou Rex que aumenta o tempo de direção apenas elétrica. Trata-se de um pequeno motor de alta tensão, chamado Rex, a gasolina, super silencioso e muito suave, usado também no i8, que aciona o gerador e mantém o nível de carga da bateria, ampliando a autonomia do motor elétrico dos originais 35 km para 85 a 100 km.
O i3 poderá ser um veículo apenas elétrico usando um gerador ou Rex que aumenta o tempo de direção apenas elétrica. Trata-se de um pequeno motor de alta tensão, chamado Rex, a gasolina, super silencioso e muito suave, usado também no i8, que aciona o gerador e mantém o nível de carga da bateria, ampliando a autonomia do motor elétrico dos originais 35 km para 85 a 100 km.
Desenhados pela equipe do estilista Richard Kim, o i3 e o i8 chegam a detalhes originalíssimos como as alças da porta exterior fluírem através do vidro para se tornarem parte do descanso de braço dentro do carro.
A BMW está investindo ainda a partir da materialização do i3 e do I8 em soluções como a indicação prévia ao motorista de lugares de estacionamento existentes na área onde trafegar, sistemas inteligentes de navegação com informações locais e no planejamento da rota intermodal e de partilha de carros-serviços premium.
BMWi Ventures foi criado com este propósito. A empresa pretende expandir o portfólio de produtos de BMWi a longo prazo, com participações em prestadores de serviços altamente inovadores, como MyCityWay e ParkatmyHouse.
A posição do motorista purpose-built é voltada diretamente para a pessoa ao volante e dá o melhor acesso a todas as informações e controles. Os displays tridimensionais são cristalinos e em milésimos de segundo passam a informação relevante para a situação de condução. O interior como um todo é definido pela funcionalidade de um clássico carro esportivo BMW. O Concept i8 é o carro esportivo para uma nova geração - pura, emocional e sustentável.
As portas do BMW Concept i8 de balanço para cima como asas para despertar um fascínio inegável emocional e esportivamente. A alta resistência da célula de passageiros de carbono permite aberturas da portas que dão acesso à parte da frente e à traseira, ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário