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Carlos Galmarini, gerente de Imprensa da Ford Argentina, recebeu os troféus conquistados pelo New Fiesta |
O carro conquistou ainda o "Prêmio Carro do Ano", da Argentina, em eleição realizada por jornalistas especializados daquele país, à semelhança do que é feito promovido no Brasil pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). Principal prêmio do mercado argentino, o título foi conferido pela Associação de Periodistas de La Industria Automotriz (PIA). Entre as razões apontadas na justificativa dos votos estão a inovação do design Kinetic do hatch global e o seu padrão diferenciado de tecnologia, com sistema multimídia Sync, motor Sigma 1.6 de alumínio, sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa.
O New Fiesta Hatch superou os modelos Renault Fluence, Peugeot 408, Volkswagen Vento, Citroen C3 Picasso e Toyota Corolla. Participaram da votação todos os novos modelos de carros da linha 2011 lançados comercialmente na Argentina entre 1º de novembro de 2010 e 31 de outubro deste ano.
New Fiesta mais seguro no Brasil
Com o New Fiesta Hatch 2012 conta com controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), recurso avançado de segurança ativa que atua junto com os freios ABS para ajudar o motorista a manter o controle do carro em situações críticas, como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência. Alguns condutores se assustam com o barulho do freio ABS parecendo que algo está se quebrando quando pisam fundo no pedal. Esse barulho esquisito é causado pelo óleo do freio circulando na tubulação deslocando esse óleo para as rodas tracionadas, garantindo a frenagem.
As funções do controle eletrônico de estabilidade são controladas por uma central eletrônica, que trabalha conectada com módulos eletrônicos e sensores. A velocidade do veículo, por exemplo, é determinada por sensores instalados em cada uma das rodas. Já os dados de inclinação, aceleração e giro do carro são captados por sensores instalados na carroceria. Outro sensor na coluna de direção informa a posição e movimentação do volante, para reconhecer a trajetória desejada pelo motorista.
O software do sistema de controle eletrônico de estabilidade monitora e compara essas informações em questão de milissegundos. Quando percebe um desvio entre a trajetória desejada e o comportamento do veículo, atua para estabilizá-lo e colocá-lo de volta no curso desejado.
"Essa atuação é feita pela aplicação dos freios em uma ou mais rodas, individualmente, ou mesmo reduzindo o torque do motor. Dessa forma, diminui a velocidade, mantendo o controle e a estabilidade do veículo", continua o especialista.
O controle de tração tem um funcionamento similar ao controle de estabilidade, porém seu objetivo é evitar que as rodas derrapem em uma condição de aceleração, geralmente em baixas velocidades. Em superfícies com pouca aderência – como pista molhada, por exemplo – é comum as rodas patinarem quando se acelera para colocar o veículo em movimento.
"Quando o sistema detecta perda de tração em uma das rodas, ele atua reduzindo temporariamente a potência do motor ou aplicando o freio sobre a roda sem tração para evitar que ela patine", explica Campos.
O motorista fica sabendo quando o sistema está funcionando por meio de uma luz no painel, que se acende toda vez que o ESC ou o controle de tração entram em ação. Esse sistema é um dos itens avaliados pelos organismos internacionais para avaliar o padrão de segurança dos automóveis. A sua disponibilidade no New Fiesta, junto com 7 airbags e o sistema de classificação do ocupante, contribuiu para o carro ser classificado com o nível máximo, "Top Safety Pick", pelo Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos.
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